Terça-feira, dia 26 de maio (quase uma semana depois da minha cirurgia de tireóide).
Flores dos amigos do Mackenzie
Para quem está me lendo pela primeira vez, comecei falando sobre os meus problemas com a tireóide aqui, continuando aqui, aqui e aqui.
Estou melhorando diariamente. Devo retirar os pontos amanhã à tarde, na consulta marcada com o cirurgião, e conversar com ele sobre várias coisas que ainda me intrigam, preocupam ou incomodam.
Sabendo agora de uma prima que está se preparando para fazer a mesma cirurgia e de outra amiga que ainda precisa levar os resultados ao médico, resolvi tentar descrever a minha experiência. Creio que vale a pena para elas e outros saberem que algumas coisas podem ser consideradas “normais”, pois os médicos nos dizem muito pouco.
Vou iniciar com uma tradução da carta que escrevi em inglês para meus parentes e, depois, postar mais algumas atualizações e ponderações, o Senhor Deus permitindo.
Sugiro que continue lendo apenas se tiver interesse neste assunto. Se não tiver, use o tempo para abençoar alguém. Ainda espero concluir a série sobre “companheirismo no casamento” e, tenho certeza, surgirão outros temas.
Quinta-feira, 21 de maio (2º dia pós-cirurgia)
Querida Família:
Estou escrevendo para compartilhar que passei por minha cirurgia de tireóide na terça à tarde e que cheguei em casa quarta à noite (ontem). O hospital, os médicos e as enfermeiras foram muito agradáveis e competentes no seu jeito de ser e trabalhar, e bem-organizados também. Já na sala de recuperação, o anestesista e atendentes iam e voltavam, dizendo coisas que não me lembro mais quais eram. Percebi imediatamente que meu lábio estava rasgado e inchado, mas ninguém com quem falei admitiu que foi provocado pela cirurgia. Uma pessoa até me perguntou se eu não havia chegado assim?! (Solano dentro de pouco tempo concluiu que foi por causa dos tubos que me inseriram). Senti muito frio (como sempre acontece comigo após cirurgias), mas eles foram me aquecendo e, aos poucos, fui despertando. Ainda lá, o médico veio e me disse que a tireóide e seus nódulos foram grandes e trabalhosos para extrair, mas que não parecia haver indicação de câncer. Ele também chamou G (minha filha) e Solano para o andar cirúrgico para dizer-lhes a mesma coisa e dar mais explicações e instruções. G quase que morreu de susto com aquele pedido de reunião, em uma salinha apropriada. Pensou, lembrando dos muitos filmes de hospitais que já assistiu, que só poderiam ser más notícias, que precisavam ser dadas longe do paciente! Mas não era nada disso.
O hospital (Nove de Julho) foi muito bom. Solano recebeu instruções detalhadas e os números das extensões das pessoas que atendem no andar cirúrgico para as quais poderia ligar para saber do andamento do procedimento e também para quando eu estivesse na sala de recuperação. Além disso, também foram atualizando sobre a minha situação, ligando para o quarto e falando com minha família, para explicar o atraso em começar, onde eu estava, etc. Creio que este foi o melhor serviço que já tivemos nesta área. Uma brochura que entregaram, assim que eu entrei para a cirurgia, continha as instruções escritas, dizendo “entendemos a apreensão dos familiares e queremos ter a oportunidade de fornecer todas as informações possíveis durante o procedimento cirúrgico”. O processo de internação também foi conduzido de maneira rápida, digna e eficiente. Uma moça ligou para mim no dia anterior para pegar os principais dados e dar instruções.
As primeiras horas depois de uma cirurgia com anestesia geral sempre são meio nebulosas, mas lembro-me de ter visto D (nosso filho do meio) rapidamente. Ele precisava me dar um beijo antes de correr para encontrar A (sua esposa) que também estava lá, mas que precisou sair para tirar o carro do estacionamento que fechava às 20 horas. Foi bom revê-lo porque havia voltado de Índia/Bangladesh naquela manhã— ele foi o primeiro da nossa família a ver meu neto, o pequeno Lucas, pessoalmente (agora com quatro meses).
(Vou adicionar uma explicação aqui. Há umas poucas semanas, D soube que teria que ir para Índia, a trabalho. Pela terceira vez… Partiu numa sexta-feira para participar de um evento lá na segunda. Mas a cabeça dele e do seu irmão começaram logo a trabalhar. Índia fica ao lado do Bangladesh. Será que daria para ir lá, em termos de tempo, de finanças, de visto? No fim, ele recebeu a aprovação da firma para prolongar a estadia um pouco, e comprou passagens de ida e volta entre Delhi e Daca. Passou cinco dias com o irmão mais velho e assim pode ver e conhecer o contexto da sua vida durante estes últimos anos. Conheceu a casa, os amigos, a igreja… Andou em riquixás, no trânsito de lá, viu e cheirou a pobreza, ouviu os sons, entrou nas lojas, comeu a comida, interagiu com o povo, ouviu as chamadas a oração das mesquitas… Conheceu os cristãos de lá… Foi tão bom ver os dois irmãos rindo e brincando juntos pelo Skype, com o pequeno Lucas nos braços do tio).
Meus filhos, nora e neto em Bangladesh
Voltando à minha carta… O noivo da G também chegou, providenciou comida para eles, e depois levou-a à nossa casa para ficar com os avós. Sei que eu também comi – lembro-me vagamente de engolir gelatina e chá (sem dor) e de estranhar a oferta de bolachas. (Nesta parte foi diferente do que eu esperava—nada de papinhas e sopinhas apenas. O almoço e jantar do dia seguinte vieram com carne para cortar e mastigar.)
Solano ficou comigo na primeira noite. Eu podia falar (mas não muito) e tinha que dormir de “papo pra cima” por causa do corte na garganta (de uns 7 a 8 centímetros) mais o dreno que haviam colocado num furo abaixo disso. Odeio dormir assim—sempre me dá pesadelos—o que nunca é bom, mas que é pior quando a gente já se sente mal. Mas Solano colocou uns travesseiros em cada lado da minha cabeça para eu poder descansar com o rosto parcialmente virado e consegui pegar no sono repetidamente entre as interrupções das enfermeiras que vinham medir pressão e temperatura e injetar remédios. Creio que ele dormiu muito menos do que eu.
G voltou cedinho (havia tirado o dia para ficar comigo) e Solano saiu para trabalhar. Ficamos num bom apartamento com banheiro, armário, geladeira, TV, mesa, sofá-cama e cadeira reclinável, bem ao lado do posto de enfermagem. Assim, Solano e G apenas precisavam abrir a porta e sorrir e elas já vinham atender. Passamos o dia descansando, vendo TV e olhando revistas de noiva (com G ligando para fotógrafos—eles acertaram esta parte no sábado seguinte). Vi os filmes que Daniel havia gravado em Bangladesh—como meu netinho é lindo e sorridente! (Tinham passado para meu computador do pen drive dele). Também ouvi parte de um sermão que G gravou no meu I-pod, mas não consegui me concentrar muito bem.
Quase que fiquei uma noite a mais porque comecei a ter formigamento nas mãos e nos braços, que evidenciava deficiência de cálcio. O médico já havia prevenido que isto poderia acontecer e me disse para ficar com calma nestas horas, senão poderia piorar. (!!!) Se chegasse a ter cãibras, teria que voltar ao hospital para medirem o cálcio no sangue e me medicar. Foi o que fizeram naquela hora, pingando um produto com cálcio no soro. O formigamento diminuiu. Só que a agulha saiu da veia e eu não notei até meu braço ficar bastante inchado. Foi um susto. Mas a enfermeira imediatamente improvisou uma “bolsa térmica” com água quente numa luva descartável. Fiquei com isto até a hora de partir. Parecia um balão transparente em cima de outro, cor de pele.
(Nota posterior de Betty—Saí do hospital com o rosto de Nanny McPhee e o braço de uma boneca gordinha (com a mão parecendo estranhamente diminuta na extremidade, pois a fita que segurava o cateter havia impedido que o líquido fluísse até ela. Subsequentemente, a mão também inchou, mas no dia seguinte já estava bem melhor. Esta não é a primeira vez que isto me acontece—creio que deve ser algo bem comum até.)
Nesta primeira noite em casa, com o dreno removido, até consegui dormir um pouco melhor, mas o dia de hoje é meio desconfortável (o segundo dia normalmente é). Nada seriamente errado, apenas desconforto generalizado, e dor para engolir, mais até nas costas do que na garganta. O lábio diminuiu um pouco em tamanho, mas o branco do ferimento está enorme.
Seguindo ordens médicas, engoli nove comprimidos no café de manhã—os dois que normalmente tomo (para coração) mais o de tireóide que tomarei para sempre, omeprazol para forrar o estomago, antibiótico, três para cálcio e uma para dor. Mais uma pastilha para chupar 4 vezes ao dia, para aliviar a garganta. Estarei tomando cálcio em todas as refeições. Creio que é porque mexeram com as glândulas paratireóides (que, felizmente, não precisaram retirar) e isto causa o desequilíbrio na distribuição de cálcio.
Devo ficar em casa durante uma semana, tomando todos estes comprimidos, e depois ir ao médico para receber instruções adicionais.
Muitas pessoas ligaram e escreveram. Minha casa está cheia de flores (três buquês). Sinto-me amada e paparicada. Acabo de falar com D e T no Skype e vi novamente o pequeno Lucas. Segue o link para o site dele com imagens da visita de D a Bangladesh… Muitas de vocês já receberam o seu relato das “aventuras” da viagem toda. Já soube que andam dizendo que parecia uma “epístola de (Tia) Betty”.
Está na hora do almoço e vou parar por agora. Nossas ajudantes maravilhosas têm cuidado de tudo, até das compras que normalmente faço, e Mamãe está sempre checando para ver se preciso de algo.
Mandem notícias.
Com Amor, (Tia) Betty/ Mamãe
Pela sua carta,eu acho que trata-se de uma conceituada escritora,levando em consideração,a colocação das palavras e as frases bem distribuidas. Prabens.
Boa Tarde…
Estou muito emociada com a sua historia um pouco alem do normal porque estou com omesmo problema tenho um nodulo na tireodide e os medicos não sabem se é cancer alem disso não tem conseguido controlar os meus hormonios tireodianos. Sei muuto pouco sobre o assunto mas por favor se puder me endicar aonde encontro mais informações por favor estou muito apreensiva e ocm muito medo… Tenho só 25 anos e uma filha linda de 8 meses essa doença me assusta e muito mais a cirurgia… Não posso adimitir que em saber da sua historia estou mais tranquila. Muito saude e um exelente recuperação na Graça de Deus… que ele possa continuar a iluminar os seu coração… e vc possa continuar a atingir o coração do proximo…
Muitas e muitas Felicidades…
Pierina Modanezi
Querida Pierina:
Quando descobriram os meus nódulos, fui investigar sobre problemas com a tireoide e descobri que são muito mais comuns do que pensamos. E que muitas das minhas amigas e parentes estão em tratamento ou fizeram a cirurgia e eu nem sabia, porque estão convivendo bem.
Entretanto, sei que o susto pode ser grande. A melhor coisa para fazer é aproveitar a ocasião para repensar a sua vida, as suas atitudes, prioridades, relacionamentos. Procure um bom acompanhamento médico e converse com outras pessoas que lidaram ou que estão lidando com doenças tireoidianas. Ainda se o nódulo for canceroso, saiba que muitos canceres de tireoide (a maioria) respondem bem aos tratamentos.
Seguem alguns sites que podem lhe dar mais informações sobre a tireoide, sua função e doenças.
http://www.indatir.org.br/a_tiroide.htm
http://saude.abril.com.br/especiais/tireoide/tireoide.shtml
Espero que isto ajuda. Fique calma. Faça o tratamento.
Que Deus a abençoe e conforte, juntamente com sua filhinha. Nosso primeiro netinho tem 8 meses também e está morando conosco com os pais por alguns meses. Ele é muito precioso.
Abs, Betty
Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Venho lendo sua história, e analisando a cada detalhe que se encarrega de destacar sobre o todo o processo como um todo, lendo os comentários aqui deixados e vendo a gravidade e grandiosidade que a vida as vezes nos faz ver certas aprovações ocorrerem com as pessoas que amamos, hoje pesquiso e busco muito sobre o assunto, devido esta acompanhando todo o processo em minha noiva, ” te amo vida”,e vendo os relatos e comentários aqui retratados, e vendo o que ela pediu-me, tempo para repensar no contexto geral da vida, pois ver que muito mudou em si, muda-se realmente tudo, do comportamento a forma de ver a vida, sofro junto com ela, preferia muito que Deus tivesse colocado a sua mão antecedendo a ela, e por escolha me submetesse a todo este processo, ela vez a cirugia recentemente, ufa que susto ate mesmo por motivos de distância não poder me fazer presente no momento, mais logo em seguida estava com ela em meus braços e vendo nos olhos dela a esperança de sempre, mais ao mesmo tempo o medo do amanhã, me deixa com o coração na mão, pois me preocupo muito com ela, a amo muito, e quero a eternidade ao lado dela, já havia um tempo que havia encontrado este site mais ainda não tinha escrito, acho que hoje as palavras afloraram, e estou aqui rabiscando a vocês, e buscando ainda mais a somar para poder ainda mais acompanhar ela neste processo e claro poder somar as mesmas que escrevem este espaço, desculpa esta me utilizando, mais ao contrario de lágrimas porque não palavras, sua história é um exemplo de vida a ser seguido, até mesmo por sua força e coragem em expor sua vida, afim de somar para com a pessoas, em meu nome e de minha noiva almejo que Deus te ilumine sempre, e desde já obrigado por nos ensinar a viver a cada dia, e dar continuidade no sonho, engraçado estou escrevendo e nem sei se ela vai sonhar que aqui escreve, mais tudo bem, temo que parem nossos sonhos, sou muito guerreiro, e que esta ao lado dela para poder vençer esta fase e podermos sorrir no sol que surgirá no amanhã, as vezes me faltam palavras para ajudar-lá em continuar, vejo a tristeza as vezes a flora no coração dela, e as lágrimas partirem do meu olhar, procuro sempre esta forte e com a palavra na ponta da língua para poder sempre ousar a fazer renovar seus passos, hoje quero parabenizar não só a minha noiva que tanto a amo, e pedir que tenha fé vida, iremos vençer como também parabenizar a todas vocês que são um exemplo de coragem e força.
Parabéns, e que Deus sempre opere os seus milagres sobre todos nós e faça com que a felicidade venha como um sol nascendo sempre em nossos caminhos,obrigado a todos…irei buscar escrever mais embreve, e saber como vocês estão e dizer como estas minha vida…
Oi Bety vc gostaria de saber c faz mal a gente operada de paratireodie carregar peso apos 20 dis de operada c já podemos fazer tudo.
Olá, Ana:
Você tem tantas abreviações no seu texto que está meio dificil de lhe entender. 🙂
Mas reconheci seu endereço e percebi que já lhe respondi em outro post sobre a questão de formigamentos. Eu realmente não sou especialista nestes assuntos. Também não sei quanto peso você pretende carregar. Se é seu filho ou neto de três anos que quer ficar no braço o tempo todo… Ou se você tem um emprego num caminhão de mudanças ou de entrega de móveis… Ou trocando ar condicionadores num prédio.
Fale com seu médico sobre sua situação específica. Ou com um clínico geral com o laudo/a descrição da cirurgia e os exames na mão. Apenas ele/ela entende exatamente o que foi feito e as consequencias disto. No geral, entretanto, a gente adia o carregar peso até houver certeza que tudo sarou, não apenas fora, mas também dentro.
Abs, Betty
Adorei sua cartinha…vivenciamos coisas parecidas, fui operada em 95, eu tinha 3 nódulos, não foi maligno…não deixa de ser um sustão…e ontem meu irmão mais novo foi operado para a retirada tb da tiréoide (um nódulo), na biópsia, não sei explicar direito, mas deu atipias…mal sinal, foi operado ontem…um pouco demorado, pois deu um certo trabalho para a retirada, como o médico disse: “sabia que iria achar uma situação féia, mas achei bem pior”…terrível né? tem formas de dizer…ele tem 31 anos…meu coração está tão apertadinho, tão encolhido e tão solitário. Ele já sabe que vai fazer iodoterapia, embora a anatomia não ficou pronto, mas o médico “adiantou” que ele fará…
Minha mãe nada sabe, 70 anos, sobrevivente de um câncer de mama…drama puro, nada posso falar e falar o quê? temos que esperar o resultado…
ele está ótimo, corado, comendo as papinhas e sopinhas, e ainda arisca a comer uma pizza!!! roubou um pedacinho…crueldade
Mas há 14 anos foi tão diferente… eu parecia uma Highlander, totalmente decapitada, rsrsrsr, dores terríveis, sopinha por uns 15 dias, não conseguia engolir alimentos mais duros…a musculatura do pescoço incomodava muito, repuxava, pinicava, fiz por um ano uma dieta rigorosa para manter o peso…depois, tudo tranquilo, faço a reposição com eutirox, todo ano faço a dosagem, como o check-up de tudo…a gravidez foi muito tranquila…claro que tenho os desconfortos normais, aprendemos a conviver com isso também…
Agora me vejo com essa insegurança, medo…
Um beijo, outra hora te escrevo mais….
Olá, Rosane:
Fico triste por seu irmão. Mas é bom que ele tem você e a família para animar e ampara-lo. Também, apesar de ser câncer, é de um tipo que tem muitas chances de ser tratado. Escrevi sobre iodoterapia aqui ( http://www.cronicasdocotidiano.com/wp-admin/post.php?action=edit&post=1133 ) e estou esperando que leitores que tiveram que passar por este tratamento comentem com dicas e orientações adicionais.
Estamos numa correria–pós-casamento de nossa filha e pré-Natal, com a casa cheia de gente, portanto nem consigo blogar nem escrever muito.
O meu desejo é que a sua família possa descansar no Cristo de Natal e que, no fim de 2010, possa olhar para trás e enxergar muitas bençãos em meio às dificuldades e tristezas.
Abs, Betty
Ontem descobri que precisarei fazer a cirurgia para a retirada da glândula da tireóide, já que está com quase 5 mm, hoje estava bastante triste e preocupada, mas lendo seus posts fiquei mais aliviada. Obrigada.
Oi!! Gostei muitos das informações e “acabei” de fazer a cirurgia parcial da tireoide(estou com 4 dias), foi meio desconfortável o pós anestesiamas já estou em casa, não senti nada ( até agora) de caimbra ou formigamento, só estou um pouco angustiada por ficar com os movimentos limitados e um pouco fraca, nçao vejo a hora tirar esses pontos e voltar a minha vida normal, tenho uma menininha de 3 anos que quer colo e explico que nçao posso, isso é tçao chato!!!! Mas tento confiar em Deus e de que tudo vai passar.Bjs a todas..
descobri ontem q ue tenho q fazer tireodectomia, onde perguntei se era parcial, ele me disse que nao tem mais a parcial, q se tira tudo. agora fiquei na duvida. mas vou procurar mais informaçoes……..bjoss
Olá, Amelia:
Diferentes médicos tem práticas diferentes. Alguns pensam que é melhor tirar o mínimo possível, se não há evidência de câncer. Outros acham que, já que o hormônio sintetico funciona muito bem, que eles pouparão futuros sofrimentos e cirurgias se tirarem logo tudo, especialmente se existe câncer. Outros pedem para resolver na hora, quando realmente estão vendo e diagnosticando a sua situação específica. Se você não se sentir confortável com o médico, talvez possa consultar outro (ou outra) antes de decidir. Tenho mais sete posts falando desta cirurgia, em que muitas pessoas dialogam, e em que coloquei vários links sobre o assunto. Talvez ajude. 🙂
Abs, Betty
OLA
SOU MAIS UMA DAS MUITA QUE SE SURPREENDERAM COM ESSA “DOENÇA”, E É CLARO QUE ISSO ASSUSTA E NOS FAZ REPENSAR EM NOSSAS AITUDES, AMIZADES E VALORIZAR MUITO MAIS A VIDA, FAMILIA E AMIGOS E OLHE QUE ATÉ ESTOU PENSANDO EM VIAJAR ASSIM QUE SOBRAR UMA GRANINHA…
QUERIDA PROCURE SEMPRE(QUE POSSIVEL) MAIS DE UMA OPNIÃO POIS JA SOUBE DE MUITAS CURAS PELA FÉ E É CLARO QUE NUNCA DEVEMOS FUGIR DOS TRATAMENTOS, E TBMPRECISAMOS CURAR NOSSOS CORÇÕES, MAGOAS E RESSENTIMENTOS E É PRECISO PEDIR AJUDA SIM
DESEJO A VOCE SAUDE E PAZ EM SEU CORAÇÃO E MAIS OLHE SEMPRE PRA FRENTE. O DIA DE ONTEM JA SE FOI E ESSA VIDA AQUI ESTAMOS MESMO DE PASSAGEM,
VIVA COM ALEGRIA, DIGNIDADE E AMOR. FORÇA POIS OS SEUS TAMBEM COTAM COM VOCE!!!
A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA SEMPRE EM SEU CORAÇÃO.
Ola!Muito emocionante a sua história,estou com problemas tb na minha tireodi e estou com minha cirugia marcada dia o dia 27 deste.No momento estou me sentindo insegura com medo do pós operatório pq passei por processo cirugico faz 4 meses .Mas sua experiencia me forta.Que Deus lhe abençoe!!Um forte abraço!!Telma Maria de Andrade
Olá Pessoal!!
Me submeti a cirurgia da tiróide no dia 10 de Março 2010.
A principio estava um pouco com medo que e´ normal, mas sabia que a cirurgia seria melhor pra mim pois tinha dois nódulo na tiróide, e graças a Deus a cirurgia foi um sucesso, o pos operatório também, não precisei de usar dreno, graças a Deus deu tudo certo a única coisa que sentir foi um incômodo na garganta na primeira SEMANA mas logo fiquei bem, ja estou tomando o hormônio pra tiróide e estou me sentindo bem melhor.
QUE O SENHOR JESUS ABENÇOE A TODOS, QUE JA OPERARM E OS QUE AINDA VAO OPERAR TENHA FE QUE TUDA DARÁ CERTO COM JESUS NO BARCO NAO DEVEMOS TEMER A NADA, DEUS ABENÇOE A TODOS.
Oi, gente
Recebi o diagnóstico de um provável carcinoma papílfero há uns 15 dias atrás. Na próxima segunda feira (03 de maio) consultarei o cirurgião de cabeça e pescoço recomendado pelo meu médico. Estou muito confiante
porque slém de acompanhar muitos depoimento pela Internet, sei que o Senhor esta comigo e nada de ruím Ele permitirá que me aconteça. Muita
força para todos os que já passaram ou estão passando por isso. Saude e paz a todos. Livia Minuzzi – Brasilia
oi td bom
meu nome e rosangella
to meio assim ainda desanimada quero dizer.
descobri q final de maio se assim DEUS permitir
entrego todos os meus poblemas na mão de DEUS
pois ñ sou medico rsrsrs brincadeira pra distrair rsrs
confesso q to um pouco preocupada…afinal
e uma cirurgia né…
mas lendo todos esses depoimentos.me animou
vou operar no marçilio-dias
quero agradecer
foi muito bom pra mim ter lido todos os depoimento e insentivo
das mulheres operou tireoide
DEUS abençoe todas…
poxa valeu mesmo
to ate mas confiante…estamos todos na mão de DEUS
assim q operar retornarei
oi fico um pouco triste pelos os medicos q temos hj em dia
e preocupante…pois eu mesma tive q pedir um exame especifico
pra saber o q estaria acontecendo com minha garganta
e pra minha surpressa descobriram uma tireoide
ja vou operar pois tenho bons medicos
q fazem por onde ganhar bons elogios
confio em jesus
to confiante
ainda mas depois de ter lido esses depoimentos
ajudammmmmm muito
DEUS abençoe a todos
Olá a Paz do senhor, estava procurando sobre cirugia da tireoide quando li sua historia, emocionante e otima para quem vai passar pela mesma coisa.
dia 20 de maio estarei visitando o cirugião para marcar, a pulsão não revelou se cancer ou não, mas nós servimos um Deus que é maravilhos não é? Que bom encontrei alguém com o mesmo nome que eu. um beijo para vc, Jesus continue a te abençõar grandiosamente.
Querida Betty:
A minha punção também não indicou se havia câncer. Já foi um alívio. Confirmado pela biopsia negativa. Mas Deus nos dá forças para enfrentar o que vier. Um dia, Ele vai nos chamar para perto dele (seja de maneira rápida ou lenta, suave ou dolorosa) e vamos descobrir que o céu é muito melhor do que a terra (se somos seus filhos, através de Jesus).
Mas não estamos errados em pensar que a morte é ruim e querer evitá-la. Afinal, foi a consequencia terrível da desobediencia de Adão e Eva que perdura até hoje. Entretanto, creio que é nutrindo “intimidade com Deus”, como seu endereço de e-mail diz, que acabamos vendo as coisas da perspectiva dele e criando confiança naquilo que Ele permite e planeja para nós e para os nossos. O resultado é uma incrível paz em meio às aflições (como Paulo fala em Filipenses, capítulo 4.) Espero que isto possa ser sempre muito real para você.
Nos mantenha informado sobre o desenrolar da sua história com Deus. Abs, Betty
No dia 20 de maio de 2010 fiz cirurgia para extirpar a tiróide. Parecia ser câncer, mas não foi. A cirurgia foi ótima, e 24 horas depois já haviam tirado o dreno e eu já estava em casa. Comecei imediatamente a tomar hormônios e sei que tomarei o resto da vida. Passei bem e passo bem, graças a Deus. Minha única chateação é que minha voz ficou metálica, pareço um robô. O médico diz que ainda tenho alguns meses para melhorar a voz e talvez depois eu recorra a um fonoaudiólogo, pois canto em Coral e me faz uma falta enorme poder cantar… Escuto as músicas, quero acompanhar e não posso, e isso me entristece… Até porque eu costumava rezar cantando quando saía de carro sozinha, e agora não posso, até choro de vontade de cantar para meu Deus…
Mas Deus é grande e, como já tenho 74 anos, devo mesmo é contar com a oportunidade de cantar em algum Coral no céu, para onde pretendo ir…(mas, como diz meu marido, não tenho pressa…)
Olá, Mafalda:
Não sei se você observou, mas tenho dez posts sobre tireóide. No texto e nos comentários, você encontrará mais pensamentos sobre a recuperação da voz. Eu mesma demorei meses para ficar boa. No começo, ninguém me reconhecia no telefone. Agora, amigos de trinta anos atrás sabem quem está falando. Mas demorou meses.
Portanto, não desespere. A sua cirurgia é muito recente. Entretanto, se você tiver direito a fono pelo seu plano médico, você poderia fazer uma consulta e pedir orientações sobre coisas que você pode fazer (ou evitar) para acelerar o processo de melhora.
Abs, Betty
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguem vem ao Pai senão por mim. João 14.6
meu nome é rosangela há mais de dez anos venho fazendo tratamento por algum tempo sem obter exito isso me frustava cada dia cheguei perder a voz por cinco anos ,fiz fono ,todo tipo de tratmento possivel pra dizer a verdade tive o meu tempo de cantar ,sorrir ,chorar , calar;;;;;até que descobri ,ser portadora da chaschimoto medicos pouco se conhecia {tal doença}feito biops e controle por varios anos fazendo uso de 300mg dia de eutirox nada resolve feito nova biopsia,os achadossão compativeis com neoplasia {classe iv de bethesba} fiz então retirada total de tireoide .10 07 2010 apos cirúrgia tive calafrios foi muito desconfortavel miuta secreção pulmonar .,estou com muita tosse {tem noção?}de comoé ruim estou esperando resultados de paaf para defenir qual se´ra conduta no tratamento .pore´m tenho certza que {{A GRAÇA deJESUS jamais me faltará }}louvo DEUS pelos filhos pelo carinho
Querida Betty, ontem era o dia da minha cirurgia as 13 hs da tarde.
Acordei bem orando a Deus colocando como sempre minha vida nas maõs do Srº Jesus. as 11 da manhã fui internada , fiz todos os procedimentos para cirurgia, inclusive um remedinho danado de amargo a seco, pois não podemos beber nada pór 12 horas, coloquei a toquinha e o sapatinho e fui a caminho do centro cirurgico, chegando lá !!!!! simplesmente sumiu a pinça que iria ser usada na cirurgia, volto para o quarto e de volta para casa drogada, so dei conta do acontecido hoje as 5 da manhã em minha casa!!! sem fazer a cirurgia!!!! não sei amiga nem o que te dizer, não era *SUS* plano de saude e um dos melhores hospitais de salvador. meu emocional foi para baixo, Mas louvo a Deus por tudo, continuarei a te dar noticias como vc falou.
Olá, Betty:
Que coisa mais chata! Posso imaginar o seu desapontamento. Tanta preparação. E parece que foi tudo em vão. Mas lembre-se de que tem uma razão divina por trás de tudo. Quem sabe–pode ser que Deus esteja planejando colocar alguém no seu caminho para você abençoar num outro dia. Ou vice versa! Fique calma! Estaremos esperando mais notícias suas.
Abs, Betty
Olá Betty. Achei interessante uma colocação sua, que quando recebeu o diagnostico, foi ler sobre… Isso é importantíssimo, não somente devido ao conhecimento com relação a doença, mas, também para que possamos ter noção do que pode acontecer. No ultimo dia 17 saiu o resultado de uma punção que fiz, e o diagnostico infelizmente foi o que ninguém desejava, Carcinoma de papilífero. No dia do resultado chorei muito, mas, de imediato levantei a cabeça, tirei um momento pra mim, sai do trabalho e fui ver o mar com 2 amigos. Tenho 28 anos e estou me formando este ano, tenho uma vida bem corrida entre trabalho e faculdade. Quando recebemos um diagnostico desse, falta terra nos pés, sem duvida passa um filme em nossa mente, de tudo que já fizemos e tudo que não possam acontecer. Levo minha vida normal, estou providenciando a cirurgia e creio em DEUS que tudo dará certo. Então espero contribuir com as pessoas que caso estejam passando por uma situação igual ou semelhante a esta. 1º leia bastante sobre o assunto, 2º não conversar com todo mundo, pois nem todos têm noção do que seja, daí cada um que conte uma coisa e conte uma historia de sucesso ou de fracasso. 3º esta é a principal (fé em DEUS), sem ele não somos nada e nem ninguém, ele é a nossa fortaleza e nosso escudo. Ele pode tudo imaginável e inimaginável, ele é o DEUS do impossível, sem ele não somos nada. Vamos sorrir, cantar, dançar, pular, brincar…. viver a vida com alegria, pois existem pessoas em situações muito piores. E o pior….. .sem perspectiva! Louve a DEUS, por todas as coisas e tudo será melhor. Sorria muito mais para as pessoas! Bjão à todos, fiquem na paz de DEUS.
Obs: Betty, seus filhos são uns gatinhos….rs! Seu neto também é fofíssimo.
Bjs!
Carla Cristina.
Natal/RN
Olá Betty, fiz a cirurgia no dia 18 de agosto , está fazendo 8 dias hoje, retirei os pontos, a minha voz não voltou como o previsto o medico pediu uma laringoscopia direta está suspeitando de parada de cordas vocais, foi tudo bem ainda sinto dores para engolir;o resultado a Biopsia será na proxima quinta, está tudo nas mãos do nosso Deus. um beijão
Querida Betty:
Que bom que finalmente conseguiu! Acho muito cedo para saber como a voz foi afetada. A minha ‘tava um horror e levou meses para voltar, mas agora está até melhor do que ‘tava. 🙂
Abs, Betty
olá Betty.No dia 10 de agosto fiz a cirurgia da tireoide retirando toda ela e um nódulo que estava bem grande.Fiz no hospital de Jaú s.p.,graças a
DEUS, tudo correu bem, já retirei os pontos e estou me sentindo bem.Só o que me incomoda é a sensação de coisa parada na garganta e o repuxo da pele na hora de engolir.
Omais importante é que deu benigno e que pude perceber como sou amada pelos meus familiares e que através disso tudo houve até reconciliação de uma pessoa muito dura da familia não só comigo mais com todos da família.
Muito bonita sua história, achei hoje por acaso procurando sobre pós operatório da tereoide.
DEUS TE ABENÇÕE E TE DE MUITA SAUDE.
Abraços Sônia
Olá querida amiga , peguei o resultado da biopsia , está tudo bem deu negativo, um beijo para vc. obrigada pela força Jesus continue a te abençoar grandiosamente
Que bom, Betty C! Uma preocupação a menos. E a voz, está melhorando?
Abs, Betty P
fiz, uma cirurgia tirectomia total, quando acordei da cirurgia sentir uma dor imensa terrivel, nao sabia que era assim fiquei com trauma.
Olá Betty tenho 2 nódulos de tireóide fiz a paff ano passado e deu tireoidite cronica o medico que me atendeu disse que não precisava operar fiquei tranqula, mas esse ano voltando a consulta passei com outra medica que disse que o melhor é operar logo e evitar problemas futuros, fiquei com muitas duvidas e com um pouco de raiva do primeiro médico porque se já tivesse operado já tinha me livrado do problema, mas penso também que não era a hora estou marcada para dia 19 de outubro e coloco nas mãos de Deus.
Oi! Entrei por acaso aqui, procurando matérias sobre cirurgia de Tireóide, nunca havia me informado, logo eu , tão culta e descolada , me senti impotente no pós-cirurgico(14/09/10) , ou seja, terça passada.
Jamais senti algo parecido e dolorido.
Aqui em casa ninguem acredita quando digo que sinto dores terríveis.
Há mais de dois anos que esperava pela cirurgia…meio que um TRANSTORNO DO PANICO passou na minha vida ano passado n me deixando concluir os exames necessários para cirurgia.
Minha voz voltou ao normal, so que mis baixa , meu pescoço ta horrivel e é um dia de cada vez.
Não durmo direito, nem com remédios.
Penso que jamais imaginava algo assim.
Quando durmo, é d qlqr jeito, quando o sono e o cansaço fala mais que a dor.
Aqui em casa todos acham que sou exagerada, que n dói tanto assim…
Fico triste pela incompreensão generalizada por parte da minha família, excetuando meu pai.
Não tenho como explicar uma dor que é minha para tanta gente ignorante.
Ainda bem que n li nada sobre o pós- cirurgico….
Li tudo sobre efeitos da tireóide no organismo.
Sinto que atearam fogo ao meu pescoço e que tem hora que melhora, outras n.
Amanha pode ser que tenha passado tudo, e depois do holocausto, eu, tal como uma sobrevivente desta coisa medíocre que descobrimos em uma consulta qlqr, vou mudar minha vida.
So queria desabafar…
ja que n consigo dormir direito….
Queria desabafar sobre minhas filhas, que n ligam para nada(são ostras).
e para todos aqueles que, n sabendo o que é um pos-cirurgico de tireoidectomia, acham que, simplesmente, estou depirmida, que tudo em mim é elevado a décima potência de dores e por aí vai.
Passei pra dizer que estou aliviada por ja ter feito a cirurgia, mas que a mágoa que tenho de quem se recusou a enxugar minhas lágrimas na dor insuportável de parecer estar sendo estrangulda, esta eu vou deixar na mente, por todo o sempre, para que eu ajude aos outros que passaram e passarao por isso. Não é imvenção , não é depressão. Dor é fisica …sempre foi e sempre será!
tenho um blog e vou postar o que escrevi aqui lá tbm.
Depois passo o endereço.
Obrigada pelo espaço…
Obrigada a todas que postaram suas vidas aq, um trecho obscuro delas, mas que deixa cicatrizes, mais na alma que no corpo.
Oi,tenho lido muitas matérias sobre cirurgia de tireóide.
Vou fazer a cirurgia total da tireoide no dia 19/10 as 10;00, estou com muito medo,pois fiz uma cirurgia do utero no dia 10/08, uma conização e agora já vou ter que fazer outra.
Espero que não sofra muito no pós operatório e que otumor não seja maligno, pois tenho fé em Deus que logo isso haverá passado e espero do fundo do meu coração que todas as pessoas que estão passando pelo mesmo problema que eu, obtenham exito em sua cirurgia e que logo poderemos dar nosso depoimento aqui de novo, mas com alegria, sucesso e agradecimento ao nosso Senhor, que nunca abandona seus filhos.
Obrigada a todos que postaram seu depoimento, pois isso nos fortalece e nos ajuda a nos preparar para a cirurgia.
Que Deus abençoe a mim e a todos.
Obrigada pelo espaço e que logo eu possa estar aqui escrevendo de novo, para que eu possa dizer tudo o que passei e agradecer a Deus e a voces novamente.
Olá, Marilene:
Cheguei de um fim-de-semana fora ontem à noite e recebi o seu comentário. Agradeço a sua participação. Aparentemente, você fez sua cirurgia no domingo (ontem). Espero que tudo correu bem. Não sei se você notou, mas tenho mais posts sobre o período pós-cirurgico desde o fim do “Alegrias e Tristezas.” Lá você encontrará mais comentários. A sua recuperação vai durar algumas semanas, a da voz pode durar alguns meses e da cicatriz também. Cada caso é um caso. Torço com você para que o tumor não seja maligno. Mas saiba que, se somos filhas de Deus através da nossa fé no filho dele, Ele pode nos dar forças e muitas oportunidades para crescer e abençoar no nosso caminho em direção a uma eternidade de beleza impar (conforme Jesus disse no Evangelho de João, capítulo 3, versículo 16). Abs, Betty
Olá Betty!
Achei muito interessante deu relato da cirurgia. Hoje completo uma semana que passei pelo mesmo processo, mas com algumas pequenas diferências; A cirurgia iniciou às 14:00 da terça 21 de setembro e às 9:00 do dia seguinte eu já estava de alta e tive muita dificuldade em me alimentar pelo menos até dois dias atrás pois não me indicaram nenhuma pastilha. Se eu tivesse lido seu relato antes talvez tivesse ligado para o meu médico e solicitá-las. Ainda não tirei os pontos, mas já estou sem vontade de comer por causa da alimentação sem sal, pois onde moro o salsem iodo é um absurdo! Parabéns por sua iniciativa!
olá Betty!!!!
Adorei a sua página e só lamento não tê-la encontrado antes, mas acredito que ela chegou no momento certo. Tenho 39 anos.Fiz a minha cirurgia no dia 29 de abril, retirada parcial da tiróide. tinha dois nódulos :um grande ,3 cm, e outro bem pequeno. foram momentos muito difíceis, se não fossem o sustento e amparo de Deus eu não sei se teria suportado todo o processo:paff -diagnóstico ( folicular) e cirurgia- diagnótico ( benigno, graças aDeus!). O meu pós-oeratório foi muito bom, tranquilo mesmo, só senti uma leve dor de garganta. Tive atenção total de minha família e amigos, mas confesso que estou atravessando um momento muito particular: mesmo com todos os bons resultados,com o contacto com pessoas que tiveram o mesmo problema e têm uma vida saudável, ainda me sinto apreensiva, com muito medo de ter outros problemas de saúde e neuroses por doenças. Não sei se essa fase é devido ao fato de nos meus contatos diários ter sempre alguém falando sobre doenças e tragédias.Gostaria de saber se isso é normal e se algum dia vai passar. Sinto que a cada dia eu me preocupo menos com estas questões, acho que estou vencendo esse trauma. Será que devo procurar algum tipo de ajuda psicológica? ou isso é um momento comum neste processo?Mas eu estou muito feliz pois Deus foi tremendo e me curou!!! E ele pode fazer o mesmo por todo aquele que nele crê.Gostaria de falar para todos que estão passando pelo mesmo problema que não se deixem vencer pela circunstância, pela aparência das coisas, pois por maior que seja o problema, Deus é infinitamente maior e poderoso. O ultrassom que eu fiz da tireoide não mostrava imagens muito tranquilizadoras, muito pelo contrário alguns dados eram preocupantes, então pus minha causa na mão do Senhor e a cada novo exame os resultados eram mais animadores até que o resultado definitivo da biópsia chegou e eram ambos os nódulos benignos. Betty,adorei esse espaço que você nos concede. Saiba que é a primeira vez que eu me desabafei de verdade e totalmente.É a primeira vez que falei abertamente dos meus sentimentos e medos. Obrigada!!!!!!!!! Gostaria de saber realmente a sua opinião sobre este momento particular que comentei. Beijos e saúde para você, sua família e todos aqueles que se encontram neste espaço.
Thais
Olá, Guerreiras
Finalmente o dia chegou: fiz a tireoidectomia total, quarta-feira, dia 29 as 13 horas no Hospital JK em Brasilia com os maravilhosos médicos Dr. Ernandes Nakamura e Carlos Santa Rita. As 20 hs do mesmo dia já estava no quarto, jantei sopa e torradinha, não senti absolutamente nenhuma dor. Ontem, quinta feira, recebi alta as 12 horas. Passei o dia e a noite muito bem. Tenho apenas alguns formigamentos nas mãos e na boca e uma suport[avel dor muscular no pescoço. A minha voz ainda esta muito fraquinha mas, no mais me sinto ótima e quero deixar este recado para todos os que ainda passarão por isto: Não é ncessario passar noites sem dormir, entrar em pâncio, sofrer… como eu fiz! A cirurgia não é nada demais, agente sofre mais é com a angustia da espera e o medo do desconhecido, o processo em si, foi infinitamente mais fácil do que imaginava, prova disso é que 48 depois ja estou aqui dando este depoimento.
Grande abraço a todos.
Adorei o texto. Também fiz uma cirúrgia de tireóide, retirada total. Meus exames, o pré-cirúrgico e o pós-cirúrgico levei com bom humor pois mais pareceu uma comédia trágica! Fui em três médicos, fiz inúmeros exames até ter o parecer dos três da real necessidade de operar. Neste percursso a depressão chega e fui artista para não deixar as pessoas perceberem minha angústia. Como sempre estou sorrindo e de bem com a vida todos pensavam que eu estava bem, mas por dentro só eu sei… Hoje sei reconhecer categoricamente a importância de ter um médico e enfermeiras(os) que tratem o paciente com respeito e que transmita todas as informações importantes referentes a tireóide, os exames, procedimentos pré e pós-cirúrgicos, as reações, especialmente os cuidados depois da cirúrgia. Embora o médico que me atendeu seja conhecido e renomado, no contexto geral faltou mais informações para que eu na qualidade de paciente (cliente unimed) me sentisse segura e tranquila. No dia da cirúrgia, já no hospital, uma enfermeira foi tão deselegante comigo gritando para que eu vestisse logo uma roupa cirúrgica que minha pressão subiu, passei mal e quase desisti da cirúrgia. Por sorte o médico apareceu e contornou a situação. Depois da cirúrgia não recebi nenhum tipo de orientação ou informação, me senti abandonada no apartamento com uma tal de “dieta zero”(nenhuma gotinha de água por 24hs – Eu mereço!!!). Por milagre, Deus ficou com dó de mim, apareceram duas enfermeiras super atenciosas do turno da noite (Simone e Veronice)! Dois anjos! O médico apareceu tarde da noite(rápido feito um raio) olhou a cicatriz, perguntou como eu estava e foi embora. O médico retornou no dia seguinte para dar alta. por sorte minha sou curiosa e busquei na internet as informações sobre tireóide que nunca recebi do médico que me operou. Devido tantas dificuldades que passei resolvi compartilhar com os internautas esta história da minha vida e compartilho ainda o endereço eletrônico abaixo para todos terem acesso as informações sobre tiróide. O site é da Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço e o excelente artigo explicando muito sobre tireóide é do Dr.Renato de Castro Capuzzo. Vale conferir!!! Eu demorei para fazer a prevenção e foi necessário fazer a cirúrgia de retirada total da tireóide com 28 anos. Eu poderia ter evitado mas não me cuidei direito, por isso cuide de sua saúde e previna-se para não viver o drama que vivi. Hoje estou me recuperando(17.out.2010), fiz cirúrgia na quarta (13.out.2010). Estou pedindo à Deus que minha recuperação seja rápida e tranquila. Já avisei parentes e amigos para fazer exames preventivos da tireóide, vários estão fazendo tratamento e conseguiram escapar da cirúrgia. Acesse o site abaixo! Se informe! Não espere perder a saúde, valorize sua saúde sempre! A gente dá mais valor na saúde quando perde! Votos de inúmeras felicidades para todos! Bia
Site da Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço – Tireóide:
http://www.sbccp.org.br/publico_perg_resp_tiroide.php
BOM-DIA!
Oi ,guerreiras realmente somos, guerreiras a passar pelo susto de fazer uma cirurgia da tireode para mim foi muito dificil porque eu morria de medo de qualquer tipo de cirurgia .
Foi no dia que o medico do trabalho fez uma consulta em mim que deascobri o nodulo e fiz o exame e fui encaminhada para o endocrinologista, onde fiz punçao e descobri quer era suspeito ,e tinha quer fazer uma cirurgia foi o maior susto em minha vida até meus 32anos porque sempre fui uma pessoa com bastante saude nunca fiquei internada na vida e ter quer passar por essa cirurgia era mesmo que dizer vou morrer.
COMTINUANDO 25/10/2010 DIRENE -BA
BEM vou pular um pouco para falar da cirurgia que tive quer fazer foi no dia 6 de outubro 2010 hoje ta com 19 dias graças a Deus foi uma cirurgia boa, tou mim recuperando bem, foi dificil aceitar mais orei muito e depois de 3 mêses foi que deu certo e tambèm foi necessario para eu fica pronta pisicologicamente .
hoje eu digo venci o medo; tive fe em Deus, aqui na cidade onde moro nao faz a cirurgia viajei tranquila um dia antes com meu esposo que foi muito importante na minha vida nesse processo e venho dizer aquelas pessoas que ainda vão fazer, nao tenha medo, tenha fé em Deus que tudo dará certo sofri mais com o medo de que com a cirurgia.
boa tarde a todos. descobri a semanas atrás que tenho vários nodulos na tiroide e comecei o acompanhamento, ecografia, análises e o ultimo exame que fiz foi a punção cujo resultado tive hoje e ainda hoje uma consulta para mostrar o resultado do exame. não tem indícios de câncer graças a Deus mas tenho que operar quanto antes e conversei já com o cirurgião para marcarmos a operação. estou com medo como qualquer um mas tenho fé e as vivencias contadas aqui deixaram-me um pouquinho mais calma. espero que corra tudo bem porque tudo que eu peço a Deus e a vida neste momento é ter saúde para cuidar dos meus 2 bebés, Khanai 3 anos e Lukénya 7 meses tadinha, adora mamar a minha filha, recusou o artificial e o biberon mas infelizmente terei que interromper a amamentação nos próximos dias por causa da cirurgia. que Deus abençoe a todas nós.
Ola!!!adorei ver historias de muitas poessoas que ja fizeram a cirurgia de tireoide e estao bem,isso me deixa muito feliz ,eu tb fiz a cirurgia ha 3 meses,mais ainda continuo preocupada ,pois eu tive o golbo ocular afetado,e ate hj nao vi nenhum resultado depois da cirurgia,sera que voltarei a ser como antes?!!espero em Deus que sim,beijos a todos.
a um mes e meio uma cirurgia de tireoide e deu cancer maligno mas ao ter alta medica estava tudo bem e alimentava melhor que antes ate os 13 dias depois que eu soube do resultado tendo que fazer a iodoterapia confesso que entrei em depressão sem comer e sem dormir isto estou a 15 18 dias agoora estou tentando comer e dormir andei tomando calmante mas estou procurando dormir sem calmante e esta noirte dormi comer muito pouco isto pode estar deixando meus hormonios agitados pois estou fazendo meu serviço mas não consigo sentar para fazer meus croches olha comecei tomando purant de 50 aos 13 dias o medico passou a 100 e ja com 12dias estou tomando levot de 125 em ke voces pode me ajudar por favor
fiz a minha cirurgia ocorreu tudo bem graças a Deus, usei o dreno e tem 4 dias que fiz a ablação com o iodo-131.fiquei um pouco triste quando fiquei em um quarto isolado mas é preciso e agora sei que estou curada do câncer e sei que DEUS estava ao meu lado todo instante so em mostrar o cancer no inicio me bastou, estou muito feliz e animada.
oi eu tambem fiz essa cirugia nossa e pasei por um pedaço triste tive que fazer 2 cirugias por que aqui aonde moro em itumbiara o medico que fez ele errou e não tirou o tumor ai tive que ir pra goiania em seguida e fiz outra e fiz o tratamento do iodo ,tambem fiquei triste de ficar isolada vc se sente abandonada é mais deu tudo certo graças a deus agorora to bem e feliz
Olá Bety,
Lendo todos os seus comentarios e respostas a aqueles que precisam colocar pra fora tudo o que esta sentindo, fiquei pensando o quanto existem ainda pessoas maravilhosas nesse mundo, alguem como você, que dedica parte do seu tempo para passar um pouco do que passou e para confortar pessoa que passam pelos mesmos problemas. Acredito que tens um dom do Espirito Santo, um dom de ajudar de acalmar os aflitos…Meu esposo tem tireoide, no ultimo exame o medico disse que o nodulo havia aumentado muito, fez uma alteração no medicamento e marcou um retorno para estudar a possibilidade de uma cirugia…Mais já coloquei nas mãos de Deus e sei que nada e impossivel ao que crer…Deixo aqui meu abraço e meus sinceros votos de um Feliz Natal e Prospero Ano Novo.
Abçs
Gláucia
Betty,
Li sua historia, e a endocrinologista também constatou que vou ter que fazer a cirurgia, gostaria de saber qual foi seu medico cirurgiao, e o telefone.
Obrigado
olá querida! eu fiz essa cirurgia, mas a minha foi total. tinha muitas duvidas, inclusive o formigamento enorme nos pés e nas mãos, mas sua carta me ajudou a esclarecer. hoje estou com 9 dias amanhã retiro os pontos. estou bem, mas ainda sinto dores na gartanta. espero retornar a minha vida normal logo logo.