Pós-Cirurgia de Tireóide (3)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > maio > 27 > Pós-Cirurgia de Tireóide (3)

Terça-feira, dia 26 de maio (quase uma semana depois da minha cirurgia de tireóide).
mackflores2 Flores dos amigos do Mackenzie

Para quem está me lendo pela primeira vez, comecei falando sobre os meus problemas com a tireóide aqui, continuando aqui, aqui e aqui.

Estou melhorando diariamente. Devo retirar os pontos amanhã à tarde, na consulta marcada com o cirurgião, e conversar com ele sobre várias coisas que ainda me intrigam, preocupam ou incomodam.

Sabendo agora de uma prima que está se preparando para fazer a mesma cirurgia e de outra amiga que ainda precisa levar os resultados ao médico, resolvi tentar descrever a minha experiência. Creio que vale a pena para elas e outros saberem que algumas coisas podem ser consideradas “normais”, pois os médicos nos dizem muito pouco.

Vou iniciar com uma tradução da carta que escrevi em inglês para meus parentes e, depois, postar mais algumas atualizações e ponderações, o Senhor Deus permitindo.

Sugiro que continue lendo apenas se tiver interesse neste assunto. Se não tiver, use o tempo para abençoar alguém. Ainda espero concluir a série sobre “companheirismo no casamento” e, tenho certeza, surgirão outros temas.

Quinta-feira, 21 de maio (2º dia pós-cirurgia)

Querida Família:
Estou escrevendo para compartilhar que passei por minha cirurgia de tireóide na terça à tarde e que cheguei em casa quarta à noite (ontem). O hospital, os médicos e as enfermeiras foram muito agradáveis e competentes no seu jeito de ser e trabalhar, e bem-organizados também. Já na sala de recuperação, o anestesista e atendentes iam e voltavam, dizendo coisas que não me lembro mais quais eram. Percebi imediatamente que meu lábio estava rasgado e inchado, mas ninguém com quem falei admitiu que foi provocado pela cirurgia. Uma pessoa até me perguntou se eu não havia chegado assim?! (Solano dentro de pouco tempo concluiu que foi por causa dos tubos que me inseriram). Senti muito frio (como sempre acontece comigo após cirurgias), mas eles foram me aquecendo e, aos poucos, fui despertando. Ainda lá, o médico veio e me disse que a tireóide e seus nódulos foram grandes e trabalhosos para extrair, mas que não parecia haver indicação de câncer. Ele também chamou G (minha filha) e Solano para o andar cirúrgico para dizer-lhes a mesma coisa e dar mais explicações e instruções. G quase que morreu de susto com aquele pedido de reunião, em uma salinha apropriada. Pensou, lembrando dos muitos filmes de hospitais que já assistiu, que só poderiam ser más notícias, que precisavam ser dadas longe do paciente! Mas não era nada disso.

O hospital (Nove de Julho) foi muito bom. Solano recebeu instruções detalhadas e os números das extensões das pessoas que atendem no andar cirúrgico para as quais poderia ligar para saber do andamento do procedimento e também para quando eu estivesse na sala de recuperação. Além disso, também foram atualizando sobre a minha situação, ligando para o quarto e falando com minha família, para explicar o atraso em começar, onde eu estava, etc. Creio que este foi o melhor serviço que já tivemos nesta área. Uma brochura que entregaram, assim que eu entrei para a cirurgia, continha as instruções escritas, dizendo “entendemos a apreensão dos familiares e queremos ter a oportunidade de fornecer todas as informações possíveis durante o procedimento cirúrgico”. O processo de internação também foi conduzido de maneira rápida, digna e eficiente. Uma moça ligou para mim no dia anterior para pegar os principais dados e dar instruções.

As primeiras horas depois de uma cirurgia com anestesia geral sempre são meio nebulosas, mas lembro-me de ter visto D (nosso filho do meio) rapidamente. Ele precisava me dar um beijo antes de correr para encontrar A (sua esposa) que também estava lá, mas que precisou sair para tirar o carro do estacionamento que fechava às 20 horas. Foi bom revê-lo porque havia voltado de Índia/Bangladesh naquela manhã— ele foi o primeiro da nossa família a ver meu neto, o pequeno Lucas, pessoalmente (agora com quatro meses).

(Vou adicionar uma explicação aqui. Há umas poucas semanas, D soube que teria que ir para Índia, a trabalho. Pela terceira vez… Partiu numa sexta-feira para participar de um evento lá na segunda. Mas a cabeça dele e do seu irmão começaram logo a trabalhar. Índia fica ao lado do Bangladesh. Será que daria para ir lá, em termos de tempo, de finanças, de visto? No fim, ele recebeu a aprovação da firma para prolongar a estadia um pouco, e comprou passagens de ida e volta entre Delhi e Daca. Passou cinco dias com o irmão mais velho e assim pode ver e conhecer o contexto da sua vida durante estes últimos anos. Conheceu a casa, os amigos, a igreja… Andou em riquixás, no trânsito de lá, viu e cheirou a pobreza, ouviu os sons, entrou nas lojas, comeu a comida, interagiu com o povo, ouviu as chamadas a oração das mesquitas… Conheceu os cristãos de lá… Foi tão bom ver os dois irmãos rindo e brincando juntos pelo Skype, com o pequeno Lucas nos braços do tio).

banglaone

Meus filhos, nora e neto em Bangladesh

Voltando à minha carta… O noivo da G também chegou, providenciou comida para eles, e depois levou-a à nossa casa para ficar com os avós. Sei que eu também comi – lembro-me vagamente de engolir gelatina e chá (sem dor) e de estranhar a oferta de bolachas. (Nesta parte foi diferente do que eu esperava—nada de papinhas e sopinhas apenas. O almoço e jantar do dia seguinte vieram com carne para cortar e mastigar.)

Solano ficou comigo na primeira noite. Eu podia falar (mas não muito) e tinha que dormir de “papo pra cima” por causa do corte na garganta (de uns 7 a 8 centímetros) mais o dreno que haviam colocado num furo abaixo disso. Odeio dormir assim—sempre me dá pesadelos—o que nunca é bom, mas que é pior quando a gente já se sente mal. Mas Solano colocou uns travesseiros em cada lado da minha cabeça para eu poder descansar com o rosto parcialmente virado e consegui pegar no sono repetidamente entre as interrupções das enfermeiras que vinham medir pressão e temperatura e injetar remédios. Creio que ele dormiu muito menos do que eu.

G voltou cedinho (havia tirado o dia para ficar comigo) e Solano saiu para trabalhar. Ficamos num bom apartamento com banheiro, armário, geladeira, TV, mesa, sofá-cama e cadeira reclinável, bem ao lado do posto de enfermagem. Assim, Solano e G apenas precisavam abrir a porta e sorrir e elas já vinham atender. Passamos o dia descansando, vendo TV e olhando revistas de noiva (com G ligando para fotógrafos—eles acertaram esta parte no sábado seguinte). Vi os filmes que Daniel havia gravado em Bangladesh—como meu netinho é lindo e sorridente! (Tinham passado para meu computador do pen drive dele). Também ouvi parte de um sermão que G gravou no meu I-pod, mas não consegui me concentrar muito bem.

Quase que fiquei uma noite a mais porque comecei a ter formigamento nas mãos e nos braços, que evidenciava deficiência de cálcio. O médico já havia prevenido que isto poderia acontecer e me disse para ficar com calma nestas horas, senão poderia piorar. (!!!) Se chegasse a ter cãibras, teria que voltar ao hospital para medirem o cálcio no sangue e me medicar. Foi o que fizeram naquela hora, pingando um produto com cálcio no soro. O formigamento diminuiu. Só que a agulha saiu da veia e eu não notei até meu braço ficar bastante inchado. Foi um susto. Mas a enfermeira imediatamente improvisou uma “bolsa térmica” com água quente numa luva descartável. Fiquei com isto até a hora de partir. Parecia um balão transparente em cima de outro, cor de pele.

(Nota posterior de Betty—Saí do hospital com o rosto de Nanny McPhee e o braço de uma boneca gordinha (com a mão parecendo estranhamente diminuta na extremidade, pois a fita que segurava o cateter havia impedido que o líquido fluísse até ela. Subsequentemente, a mão também inchou, mas no dia seguinte já estava bem melhor. Esta não é a primeira vez que isto me acontece—creio que deve ser algo bem comum até.)

Nesta primeira noite em casa, com o dreno removido, até consegui dormir um pouco melhor, mas o dia de hoje é meio desconfortável (o segundo dia normalmente é). Nada seriamente errado, apenas desconforto generalizado, e dor para engolir, mais até nas costas do que na garganta. O lábio diminuiu um pouco em tamanho, mas o branco do ferimento está enorme.

Seguindo ordens médicas, engoli nove comprimidos no café de manhã—os dois que normalmente tomo (para coração) mais o de tireóide que tomarei para sempre, omeprazol para forrar o estomago, antibiótico, três para cálcio e uma para dor. Mais uma pastilha para chupar 4 vezes ao dia, para aliviar a garganta. Estarei tomando cálcio em todas as refeições. Creio que é porque mexeram com as glândulas paratireóides (que, felizmente, não precisaram retirar) e isto causa o desequilíbrio na distribuição de cálcio.

Devo ficar em casa durante uma semana, tomando todos estes comprimidos, e depois ir ao médico para receber instruções adicionais.

Muitas pessoas ligaram e escreveram. Minha casa está cheia de flores (três buquês). Sinto-me amada e paparicada. Acabo de falar com D e T no Skype e vi novamente o pequeno Lucas. Segue o link para o site dele com imagens da visita de D a Bangladesh… Muitas de vocês já receberam o seu relato das “aventuras” da viagem toda. Já soube que andam dizendo que parecia uma “epístola de (Tia) Betty”.

Está na hora do almoço e vou parar por agora. Nossas ajudantes maravilhosas têm cuidado de tudo, até das compras que normalmente faço, e Mamãe está sempre checando para ver se preciso de algo.

Mandem notícias.
Com Amor, (Tia) Betty/ Mamãe

(Continua aqui)

452 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (3)”

  1. juanice disse:

    Oi tudo bem!? Estou com um nódulo na tireoide de 3,5 cm e me causa muito pigarro e a medica disse que se eu quiser posso operar. Tenho muito medo da operacao e estava lendo sua historia me pareceu tranquila. É tranquila mesma a operacao?! Vc ficou quantos dias em casa de repouso?!! Qual era o tamanho do seu nodulo?!
    Se vc puder pode me mandar a resposta para meu email. Te agradeço muito e desejo melhoras. bjs

    judaumas@yahoo.com.br

  2. catarina disse:

    8 de fevereiro, 2011.

    Trabalho em um hospital grande no Rio, e fiquei supresa quando o endoclinologista, detectou os meus nodolos, nunca fiz cirurgia, fiquei muito assustada. Meus filhos acharam que por trabalhar na saúde , deveria ter me controlado, mais nem sempre é assim quando é com o próprio. Não queria fazer tireoidectomia total , mais acontece que os nodolos estam ditribuido em lado D, E e no centro, qundo li a sua historia tireoidiana, fiquei mais tranquila, pois as intercorrências, como a intubação ( lesão nos labios) e a perda da veia não interferiu na cirurgia, seu relato me deu coragem para ir em frente. Beijos Catarina

  3. Rozangela disse:

    Hoje, retirei os pontos, conversei com cirurgião a respeito da rouquidão, ele tranquilizou-me que o repouso e tempo seria suficiente para melhora, ou seja o retorno “normal” da minha voz. Mas o que eu quero deixar registrado aqui é como Deus é bom e como trata cada um de seus filhos de forma individual, fiquei muito emocionada ao ler confesso que chorei porque com as devidas proporções o pós-cirurgico da tireoide são muito parecidos. Fui pesquisar justamente porque a minha filha esta muito preocuda com minha voz e aí eu encontro todo vosso relato isto me deixou mais feliz e sei que atravez desta cirurgia Deus esta realizando um desejo do meu coração que falar baixo e devagar. Tenho uma cunhada fisioterapeuta e com certeza se for necessário farei alguns exercicios para minhas cordas vocais.
    Beijos Rozangela
    Graça e Paz!

  4. Elaine disse:

    faz 1 mes emeio q fiz a cirugia para retirada da minha tireoide,por causa de um nodulo maligno.
    Só q meu pescoço vive enchado proximo ao corte é normal.
    As vezes sinto coseira outras vezes sinto umas fisgadas,mas tenho dificuldades para dormir sinto um encomodo em cima do corte e no corte.
    Isso é normal apos a cirugia,qto tempo leva para sicatrizar?

  5. betty disse:

    Olá, Elaine:
    1. Leva tempo para normalizar, sim. Acho que ainda está dentro da normalidade, mas converse com o endocrinologista na sua próxima consulta.
    2. Você já começou a tomar o hormonio que substitui a tireoide?
    Abs, Betty

  6. sonia disse:

    oi estou com um nodulo de 4 cm no lobo direito e outro de 2 cm no lobo esquerdo fiz a pulsao e estou esperando o resultado – se deus quiser sera benigno mais terei que fazer a cirurgia pra tirar pois esta muito grande e esses nodulos sao hipercoicos …. que cressem muito li esse seu depoimento e fiquei mais tranquila obrigada bjs

  7. betty disse:

    Olá, Sonia: Torcemos, com você, para que tudo corra muito bem. Procure aproveitar este tempo para descansar e refletir sobre as coisas realmente importantes da vida, inclusive seu relacionamento com Deus. Pedindo as bençãos dele sobre a sua vida. Abs, Betty

  8. telma disse:

    Já 6 meses que fiz a iodoterapia, estou trabalhando normal, ou pelo menos tentando. No momento estou fazendo dieta para fazer a PCI para saber o resultado da iodoterapia, confesso que está sendo muito dificil, estou entrando na 3 semana sem hormonio, é muito dificil!!! Principalmente por que meu organismo não está se adapitando bem com o remedio T4, Syntroid, minha endocrinologista estava está estudando meu caso.Como no momento tive que parar de tomar meu remedio, espero que quando eu voltar consigar normalizar.

    Estava com saudades de dividir as aflições e as experiencias!!

    bjs bethy!!!

  9. fabiany disse:

    oi, fiz cirurgia da tireóide total, faz 9 meses, mais nunca mais fui a mesma pessoa, correu tudo bem na cirurgia, mais desde então sinto muita depressão, falta de ar, gostaria de saber se isso é normal, ou é por conta dos hormônios que tomo.

    obrigada! beijos

  10. Darlene disse:

    Ola Betty ,depois de vinte dias de cirurgia vc deu um mal halito?è porque minha mae fez essa cirurgia de tireoidectomia total,ela esta passando bem,parece que nem operou ,mas ela esta sentindo um mal halito,sera que é por causa dos tubos?

    bjus

  11. Mara disse:

    Olá…
    Bom ontem passei com a cirgião de cabeça e pescoço e depois de dois anos de acompanhamento com a endocnologista, devido o aparecimento de mais três nódulo, a cirurgiã disse que vou ter que retirar a tireóide.
    Estou um pouco apreensiva, com medo do pós operatório, já que a tireóide é um orgão importantissimo. MAis tenho muita fé e sei que Deus vai me dar forças para passar por mais essa.

    Beijos e se possivel me envie e-mail falando mais a respeito da cirurgia

  12. Rosa Conecição de Andrade disse:

    Bom dia para todos, eu também fiz uma cirúgia da tiroide faz 15 dias a dor na garganta já passou, posso como normalmente, só ainda minha voz está bem atrapalhada, falei com minha médica ela falou que alguns paciente volt o normal, estou também tomando calcio pois a continia me dando caibras foi aumentado meu calcio, e também como bastante banana, e bastante suco de laranja e verdes que isso eu sei que é bom, sou muito cuidada por Deus e meus filhos e irmãos da igreja, tenho que ter paciência na minha recuperação, eu agradeço a Deus por ter colocado o Dr Pedro Araujo no meu caminho e toda a equipe doa clinica Baia Sul(Hospital Dia) e o pessoal da UNIMED da minha cidade que foram muito especial, aqui termino só esperando o resultado está na mão de Deus, ele sabe todas as coisa, um abraço para todos…bjs

  13. betty disse:

    Olá, Rosa:
    Fico contente que você pode ver muitas coisas positivas ao redor da sua cirurgia e espero que logo as caibras irão embora e que a voz volte ao normal. A minha demorou meses. Continue procurando ver o lado positivo e sendo uma bênção.
    Que Deus a abençoe, Betty

  14. Rubia disse:

    Olá Rosa !!
    Hj fiquei sabendo que estou com canceroma papilar (câncer) e que vou ter que fazer a operação o qto antes pois nao sabem em que estagio está.
    Gostei de saber que na sua experiência tudo esta dando certo e que sua família esta do seu lado acredito que isso é muito importante em todos os aspectos.Espero que continue a dar tudo certo em sua vida .Uma grande abraço…Rubia

  15. Rubia disse:

    Olá Betty !!
    Hj fiquei sabendo que estou com canceroma papilar (câncer) e que vou ter que fazer a operação o qto antes pois nao sabem em que estagio está.
    Estou apreensiva e angustiada…Por mais que todos falem que o câncer de tiróide é o mais tranqüilo estou muito temerosa, principalmente pq a 2 semana estive em meu oftalmologista e ele verificou que estou com uma lesão a traz do globo ocular e me pediu para que fosse o qto antes a um neurologista.Parece que qto mais rezo mais problemas me parecem.Mais de coração espero que continue a dar tudo certo em sua vida .Uma grande abraço…Rubia

  16. Denise disse:

    Olá! Fiz cirurgia faz 9 dias, só que não levei pontos, o médico passou uma cola, que disse que é normal… O bom é que não fiquei com o dreno e nem tive de tirar os pontos, tive perca de cálcio, parei de tomar os remédios, mas ainda sinto leves formigamentos. Minha voz ainda oscila bastante e sinto fisgadas, principalmente quando dirijo… Gostaria de saber se isso tudo é normal…????…

  17. betty disse:

    Olá, Denise:
    Estou com meu sogro internado e sem tempo de responder com detalhe. A minha voz demorou muito para ficar boa. No início era irreconhecível. Agora todo mundo sabe quem está falando no telefone. Vc pode ler mais nos posts subsequentes e nos comentários tb. Já faz dois anos que eu comecei a escrever sobre minha experiência, pensando apenas em compartilhar com meus amigos e parentes. Interessantemente, continuo recebendo dois ou três comentários sobre isto (e tenho tentado responder do meu ponto de vista de leiga) diariamente, de pessoas desconhecidas. Nem tenho blogado mais…
    Espero que logo esteja conversando normalmente e até cantando! Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  18. Sueli disse:

    Oi, Betty

    Como muita de vocês, já passei por 2 cirurgia de tireóide. Graças a Deus estou muito bem. Fazem 7 meses que fiz a retirada total. Sou professora e fiquei com medo de ficar rouca. Isto não aconteceu! Apenas o que está preocupando o meu médico , é o fato que o remédio Puram não esta fazendo o efeito esperado.Ele é excelente, do Hospital Servidor SP. Pediu exames mensais, aumentando a dosagem do remédio, e por fim pediu que eu praticasse alguma atividade física o que eu percebi que vem melhorando a minha enrritabilidade e stress. Beijos , Sueli
    Espero que todas nós consigamos passar por tudo isto muito bem.

  19. betty disse:

    Querida Sueli:
    Agradeço a sua participação. Vc pode observar que tenho interagido pouco, tanto nos comentários sobre a cirurgia de tireoide, quanto postando outras coisas no meu blog. Acontece que cuido dos meus sogros idosos e tb “hospedei” a família do meu filho por um ano e meio. Os quatro foram p’ra seu próprio canto há um mes e estamos sentindo saudades dos netinhos.

    No momento, já estamos no 12º dia de uma internação do meu sogro para colocação de stents no coração.

    Creio que a atividade física é muito importante–para quem fez a cirurgia e tb para quem não o fez. Vá em frente com isto. Tb re-avalia as prioridades da sua vida neste momento em que tem a “desculpa” de problemas de saúde para fazê-lo. E não esqueça de colocar o Deus que é revelado na Bíblia no primeiro lugar de tudo.

    Espero que vc fique ainda melhor do que antes! Abs, Betty

  20. Eva disse:

    tomo tapaszol, faz muitos anos agora o cirurgião resolveu que tenho que opera estou com muito medo!

  21. Laureci disse:

    Olá!
    Fiz a cirurgia dia 19.04.2011. Correu tudo maravilhosamente bem. A recuperação foi ótima. desde o dia 08.05 estou sem tomar o puran, pois estou fazendo a dieta para fazer iodoterapia, que vai ser dia 08.05.Até o momento não tenho sintoma nenhum, a não ser de vez em quando um leve formigamento, mas é pelo fato de ter sido tirada uma paratireoide.Peço a Deus que continue me abençoando e que até o dia da iodo continue tudo normal.

  22. lucia disse:

    meu filho dione fez tres cirurgia de tireóde a dez meses,e não está
    passando bem,ele toma levoid 200mg por dia e o hormónio dele
    não esta normal.peço a Deus que abençõe ele,e cure da
    depressâo que está fazendo tratamento abraço lucia

  23. betty disse:

    Querida Lucia:
    Continue tomando nota de tudo que aconteceu / está acontecendo para compartilhar com os médicos que estão tratando do seu filho. E esteja sempre atenta a indicações de amigos sobre um bom endocrinologista para ajudar com isto, tanto na compreensão das causas, quanto no tratamento.
    Pedindo a misericórdia de Deus sobre vocês, e que Ele permita a você mesma muita força e sabedoria para animar / encorajar / ajudar.
    Abs, Betty

  24. Angela disse:

    irei fazer uma cirurgia retirada da tireóide tota ,estou muito nervosa poi tenho medo das complicaçôes principalmente com relação a nestesia geralé nrmal este medo posso ficar tranquila em relaçâo a cirurgia

  25. betty disse:

    Querida Angela:
    Uma cirurgia sempre é uma cirurgia, mas a de tireoide me parece ser uma das menos complicadas. Nas centenas de comentários que recebi em resposta aos meus 15 posts, creio que nenhum fala de problemas com a anestesia. Tente focar em outras coisas e em ser uma bênção.
    Abs, Betty

  26. elaine disse:

    Oi aminha irmã vai opera da tireoide , ha varios nodulos grndes o medico disse q ela ñ ira receber alta no mesmo dia pq vai ter q por ela vai ter q colocar odreno estou preocupada pois ñ sei como é esse processo, vimos algumas pessoas chegarem no hospital com um furo no pescoço gostaria q me ajudasse sera q ela vai ter q ficar com um furo tambem.

  27. Michele disse:

    gostei da sua experiencia saude e felicidade para voce e sua familia eu farei a mesma cirurgia porem eu ja fiz a parcial a mais ou menos a 17 anos e farei no corpo dos bombeiros e se deus quizer ja deu certo amem felicidades

  28. Pierre, 16 de Junho de 2011 disse:

    Oi, fiz a cirurgia de tireoidectomia total com esvaziamento cervical para nódulo maligno no dia 13 de junho de 2011.
    Segundo meu Médico, minha cirurgia foi excelente foi colocado uma cola e nao vai ser preciso retirar os pontos e nao foi colocado dreno, estou fazendo a dieta para a reposicão de iodo, fui operado as 10:00 da manhã e a noite eu ja estava falando sem dificuldades. Foi interessante que, quando meu médico veio me ver, ele perguntou porque eu não estava falando isso porque eu estava gesticulando e algumas vezes anotando no papel, então ele me disse assim! Eu operei foi sua tireoide e não sua lingua pode falar a vontade com um certo controle como tambem pode levantar-se e usar o banheiro,ele falou assim porque eu estava fazendo xixi deitado na cama, isso tudo só aconteceu porque foi dito por uma funcionária do hospital que somente o meu médico iria autorizar,paguei um MICO danado. Recebí alta no dia 14 de junho,graças a Deus nao sentí dores, até o momento estou muitobem e com muita fé que vai dar tudo certo,eu digo isso porque antes da cirurgia eu fiquei um pouco depressivo mas agora está tudo bem comigo, espero ter ajudado algumas pessoas que irão passar por esta situação. Abraços fraterno a todos.

  29. Rita disse:

    Bem vou me operar ,preciso da ajuda de vcs em apoio,tenho 30 anos e sou obesa ,pressão alta ,num sei ainda s eo nodulo de que tipo é,tenho medo muito medo mais as experiencias de vc setsão me ajudando beijos se alguem poder me mandar eamil agradeço

  30. Eliamara da Silva Santos disse:

    Oi pessoal.

    Sou a Mara, meu e-mail é mara.gospel@hotmail.com.
    Também vou retirar a tireóide por conta de cinco nódulos que apareceram, dois a dois anos atras e mais três esse ano. |Esses ultimos meio suspeitos e por esse motivo a cirurgiã achou melhor retira-la de uma vez.
    Também estou apreensiva, com duvidas, medo…tenho 44 anos, uma filha linda de 08 anos, meu trabalho, estudo e tenho medo de alterar muito minha vida.
    Porém tenho uma fé enorme dentro de mim, e creio que tudo esta no controle de Deus. Quanto a Betty é uma pessoa iluminada por Deus, um exemplo de força e fé. A qual somos grata a Deus pela sua vida e pela sua experiencia que nos serve como exemplo.

    Beijo a todos, e que Deus abençõe suas vidas.

  31. Mirian disse:

    Olá, pessoal, fiz a cirurgia da retirada total da tiróide no dia 9 de julho. Após um exame de rotina em fevereiro foi descoberto 2 nódulos através do ultrassom. Fiz a punção e deu suspeito a carcinoma medular. Graças a Deus a cirurgia correu tudo bem e o nódulo é benigno. Deus é fiel!! Hoje, estou 3 dias de operada e estou super bem.

  32. betty disse:

    Olá, Mirian:
    Que bom que tudo deu certo e que o nódulo é benigno. Esperamos que você continue se recuperando bem.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  33. betty disse:

    Olá, Mara:
    Realmente nos dá um susto quando aparece algo errado no nosso corpo. Temos que enfrentar, infelizmente. Mas é bom sabermos, como você menciona, que Deus está no controle. Romanos 8:28 nos diz que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que são os chamados de Deus (daqueles que foram adotados como seus filhos através do reconhecimento que Jesus Cristo morreu, sofrendo as consequências dos nossos pecados e, depois, reviveu, conseguindo assim o perdão de Deus por tudo que fizemos, fazemos e faremos de errado).

    Quando temos este relacionamento de filha-pai, e a certeza do que estamos nas mãos de um Pai bondoso, podemos encarar as nossas dificuldades com uma nova perspectiva. Por um lado, Deus pode estar nos refinando. Algumas vezes, Ele estará nos corrigindo. Mas, ao mesmo tempo, Ele pode estar nos usando, nos colocando em situações e ambientes que não escolheríamos por nós mesmas, onde teremos uma missão para cumprir.

    Assim, a vida torna-se uma espécie de aventura que poderá apenas ser desfrutada se realmente confiarmos e não reclamarmos. Se conseguirmos tirar algum foco de nós mesmos (que é normal nestes momentos) para enxergar as pessoas e o mundo ao nosso redor. Leve um caderno consigo para anotar as bênçãos e belezas que poderá observar, desfrutar e compartilhar nestes momentos que, à primeira vista, são mera causa para choro, dor e angústia.
    Que Deus a abençoe, Betty

  34. lucimar ribas beni disse:

    Boa noite, desejo a todas as pessoas que estão compartilhando dessa experiência muta fé, confiança e força, eu gostaria de saber qual é o tipo de repouso que a pessoa que passa por esse procedimento tem que ter, quanto tempo precisa ficar afastada de suas atividades normais de dona de casa, será muito importante este esclarecimento. Abraço fraterno a todos.Lucimar

  35. Eliamara disse:

    Olá Betty,

    Estou aqui novamente para dizer que já realizei a cirurgia, foi necessário retirar toda a tireóide, mais graças a Deus tudo correu super bem, hoje já 13 dias após estou ótima, falando normal, só sinto uma fisgadas na cirurgia, o que é normal. Estou tomando calcio e já tomando Puran.
    Realmente era um nódulo maligno, agora estou aguardando para ver se será necessário a iodoterapia ou radioterapia. Já vou retornar ao trabalho dia 19/08. Eu agradeço a Deus pela sua presença em minha vida, pelo amor e misericórdia, sei que estou bem porque Ele cuida de nós, e pela fé alcançamos a paz neses momentos turbulentos.
    Posso dizer que estou ótima.

    Beijos e mais uma vez agradeço a Deus por esse blog e pela vida de todos vocês. Até mais…

    Mara

  36. leila oliveira disse:

    boa tarde , tenho 2 meses de operada, e a minha cirurgia correu tudo bem, mais fique com problem de calcio baixo, e problema na minha paratireoide, estou tomando medicamentos, e o meu hormonio ainda nao voltou ao normal, mas estou confiante que vai dar tudo certo.

  37. Olá garota, hoje estou com 3 dia que passei por uma cirurgia total de tireóide, já estava entrando em desespero pois estou com baixa de cálcio muito alta, sinto formigamento até nos olhos, mãos, pernas e estou muito rouca, e sinto muita dor de cabeça e durmo pouco,apesar da cirurgia ser um sucesso, quando entrei no seu depoimento por acaso. O que está me segurando é a fé que tenho em Deus e sei que Ele não vai me desamparar, que logo tudo isso vai passar. espero que possa ajudar a quem precisar com minha esperiência e dizer a todos que tenha fé pois é o único meio de algançarmos o objetivo desejado, não existe vitória sem sacrifício ! Bjs!

  38. betty disse:

    Olá, Sueli:
    Estou um pouco atrasada com minhas respostas pois a vida anda muito cheia. Mas espero que o formigamento já diminuiu. Este problema é bastante comum no início. Fico contente que você tem “fé em Deus”. Quando somos filhas dele, através do sacrifício do seu filho Jesus Cristo, que sofreu o castigo dos nossos pecados em nosso lugar, muitas coisas são vistas por uma perspectiva diferente. Tudo tem propósito e estamos, também, caminhando para uma vida ainda melhor.

    Espero que você logo-logo possa estar se sentindo bem, ainda mais capacitada para servir e agradá-lo, e àqueles que lhe cercam, em pensamentos, palavras e ações.
    Romanos 8:28–Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

    Abs, Betty
    P.S. Escrevi para seu e-mail, mas a carta voltou, dizendo que seu endereço não existe.

    Romanos 8:28–Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

  39. Daniella disse:

    Ola! Hoje tem 10 dias que eu fiz a minha tireoidectomia total, estou tomando calcio, e não sinto o formigamento que muitas falam. Graças a Deus não tive rouquidão, voltei do centro cirúrgico falando que nem uma doida. Ainda dói quando estico o pescoço e acho que onde esta a cicatriz esta um pouco inchado. Ainda não retornei ao médico, só na proxima quinta, (achei um pouco demorado o retorno). Estou ansiosa para o resultado da biopsia e e confio em Deus que vai dar tudo certo. Ah estou com uma moleza, será que ja é falta do hormonio? Bem tudo caminhou bem e amanhã volto a trabalhar…
    Essa troca de experiencia é muito boa!!!
    Bjs

  40. Andressa Froes disse:

    Ola Betty, amanha vou na minha consulta pre operatoria estou com a cabeça a mil… sei que vai dar tdo certo coloquei nas maõs de Deus… tenho um Nodulo de 5,3 cm e vou tirar a tireoide tda.. não sei ainda se é benigno ou malignos mais seja o que for eu estou confiante… quro saber de vc se fika cicatriz muito feia,só de curiosidade mesmo e se doi muito depois pra falar e comer…
    obrigada por sua iniciativa….

  41. marilda disse:

    vou operar de tireoide .gostaria de receber algumas informaçoes . pos t pedindo pra deus q dei tudo certo . pois tenho tres filhos maravilhosos q precisam de mim …….. tou com medo mais tenho fe em deus q tudo vai da certo , pois tudo o q vai acontecer ta nos planos de deus…………………o meu marido samuel e a minha mae q vao me acompanhar ………….. vou operar no hospital ophir loyola , com o cirurgiao alberto kato ……..tenha um dia perfeito e abençoado por deus

  42. betty disse:

    Olá, Marilda:
    Creio que, se continuar lendo os posts anteriores e subsequentes a este, encontrará mais algumas informações. Ainda assim, “cada caso é um caso”, portanto, você terá a sua própria história para viver e contar. Espero que poderá experimentar e enxergar muitas bênçãos em meio aos momentos difíceis. Normalmente, entretanto, a cirurgia e os tratamentos são mais “lights” do que para muitas outras doenças.
    Que Deus a abençoe, Betty

  43. ÉDMA disse:

    OLHÁ, QUERIDAS, FIZ MINHA CIRURGIA DE RETIRADA TOTAL DA TIREOIDE, NO DIA 30/08/2011, E CORREU TUDO BEM, CLARO QUE SINTO DORES NAS PERNAS, DORES DE CABEÇA, E NÃO CONSIGO DORMIR, SERÁ QUE ISSO É NORMAL????ESTOU AGUARDANDO O RESULTADO DÓ HISTOPATOLÓGICO FICAR PRONTO PARA O DR. PROSEGUIR COM O TRATAMENTO, MAS JÁ TENHO A CERTEZA QUE O SENHOR JESUS JÁ OPEROU UMA BENÇÃO NA MINHA VIDA…LOUVADO AO NOME DO SENHOR JESUS POR ESTÁ A FRENTE DA MINHA VIDA.
    QUE O SENHOR JESUS NOS ABENÇOE….BEIJOS

  44. ana paula disse:

    olá. adorei o blog. em dezembro de 2010 foi detectado um tumor no lado direito da minha tireoide, ele tem cerca de 1 cm, na punção o resultado foi inconclusivo e por isso foi indicado a cirurgia. o cirurgiao disse que eu poderia esperar pois me casei dia 9-7 e ele disse que não via razao para uma cicatriz e que as caracteristicas são de benegnidade. Agora chegou a hora e estou marcada para consulta dia 3-10 (a agenda do cirurgiao é lotadissima)
    estou com um pouco de apreensao sobre o pos cirugico até porque estou recem casada e tudo é novidade!!! vou precisar da ajuda dos amigos rsrssr.
    ando meio mole e sem Ânimo não sei se é efeito da tireóide. também estou com muito medo de engordar depois da cirurgia, imaginem recem casada e mal feita ninguem merece!!! tenho 37 anos e meu marido 34, mas ele as vezes é muito menino e noto que tem medo de cuidar de mim, mas morre de ciumes de qualquer pessoa que se aproxima . queria saber de vocês se dá para tomar banho sozinha depois da cirurgia quando voltamos para casa,e com quanto tempo podemos dirigir.

  45. betty disse:

    Olá, Ana Paula:
    Tem mais informações nos sete posts posteriores. Vc pode tomar banho sozinha. O médico lhe dirá quando poderá dirigir–normalmente eles mandam esperar uns dez ou 15 dias (dependendo da extensão da intervençao) para poder cicatrizar bem dentro e fora. Não vejo razão para vc engordar. Eu mesma não engordei. Tem problemas com a tireoide que resultam nisto, mas isto vc já teria percebido.
    Faça a cirurgia tranquilamente. Peço a Deus que Ele lhe permita muita saúde, para poder celebrar bodas de prata um dia e, quem sabe, até de ouro. Eu mesma fiz 38 anos de casamento, muito felizes.
    Um grande abraço, Betty

  46. Regina disse:

    Oi li todos estes comentarios e me tranquilizaram um pouco, pois fiz a cirurgia faz 3 dias, sinto muito formigamento.estou tomando calcio 3 vezes ao dia mais calcio sandoz ff .me sinto um pouco fraca, muita dor de barriga devido a morfina, fiquei ressequida.no mais eh isso..beijos e saude para todos!!!!

  47. betty disse:

    Olá, Regina:
    Estes comentários servem tanto para tranquilizar 🙂 quanto para preocupar 🙁 . Depende muito do que a pessoa está passando. Ainda tem muito mais nos posts que se seguem até o número 10. Mas espero que você logo-logo nem precise pensar mais sobre este assunto, tomando o hormônio e vivendo tranquilamente. Eu me dou muito bem com o meu.
    Um grande abraço, Betty

  48. richard giesen disse:

    Retirei minha tireoide tem mais ou menos dois anos , tomo 188 mcg de PURAN e sinto muitas dores , cansaço , falta de ar , formigamento nas maos e pernas (mais pela manha ) , dor muscular ,dor nas juntas , minha pele queima demais fica seca , muita irritaçao e outras coisas mais .
    E nao sei mais o que fazer, ja fui em 1000 medicos e ninguem fala nada , so que esta tudo normal ja tomei tanta coisa , tenho 37 anos e nao vivo mais , nao consigo ninguem que me de uma resposta .
    me ajuda se puder !
    RICHARD GIESEN
    Moro em vila velha ES ,

    Muito obrigado , Espero sua resposta .

  49. betty disse:

    Olá, Ricardo:
    Respondi para vc, via e-mail, mas a carta voltou dizendo que o endereço é “unavailable”. Se vc quiser recebê-la, me envie o seu e-mail correto, no comentário. Eu não o colocarei no blog, como não coloquei o seu número de telefone.
    Abs, Betty

  50. Rosemeire Paschoal de Araújo disse:

    Querida Bety,

    Obrigada pela resposta, mas agora pelo final da tarde até que o formigamento cessou um pouco, acho que o cálcio Sandoz FF já deve estar fazendo efeito, e lendo os outros depoimento estou mais tranquila, pois apesar de ter ficado muito preocupada a minha recuperação está bem tranquila , só volto no médico no dia 27/09 e ai o médico vai me dizer se é maligno ou benigmo, tenho muito fé que tudo vai dar certo seja o que for vou com muita garra e tratar pois tudo o que tenho lido tem me dado muitas forças para enfrentar vendo que tem pessoas que estão soffrendo muito mais, a minha cicatriz está normal com o esparadrapo, não está inchada e o furo do dreno está formando casquinha, amanhã acho que nem vou colocar maiss o curativo, vou limpar e colocar um Ban dad só para não pegar pueira ou alguma outra coisa, a minha voz está até que bem, quando sai da cirurgia já fiquei conversando com o enfermeiro muito gentil e atencioso me explicando tudo e me orientando, foi muito boa a minha estada no Hossp. Santa Catarina/SP todos muito atencios , enfermeiros, médicos, recpcionistas enfim não tenho do que reclamar, tomo remédio para pressão , e porr incrivel que pareça ela esta 12×8 todo o tempo, muito boa e hj tomei o remédio e continua 12×8 estou muito contento por isso e tb pela atençaõ dos meu familiares, esposo, mãe e de todos que se importam comigo é muito bom saber que somos importantes para alguém, fico ffeliz em compartilhar com pessoas que tb estão passando por esse problema e vendo que o meu é tão pequeno em vista de muitos relatos que estou lendo o meu é tão pequeno que me sinto bem e até envergonhada em ver que tem gente pior mas está com a cabeça erguida e seguindo em frente com muita fé e esperança, que todos nós possamos ter essa mesma força e esperança, nunca desanimemos diante das dificuldades que nos são impostas.
    Boa sorte a todos e tenham fé pois a cirurgia é mais tranquila do que eu imagina, beijos.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > maio > 27 > Pós-Cirurgia de Tireóide (3)