Terça-feira, dia 26 de maio (quase uma semana depois da minha cirurgia de tireóide).
Flores dos amigos do Mackenzie
Para quem está me lendo pela primeira vez, comecei falando sobre os meus problemas com a tireóide aqui, continuando aqui, aqui e aqui.
Estou melhorando diariamente. Devo retirar os pontos amanhã à tarde, na consulta marcada com o cirurgião, e conversar com ele sobre várias coisas que ainda me intrigam, preocupam ou incomodam.
Sabendo agora de uma prima que está se preparando para fazer a mesma cirurgia e de outra amiga que ainda precisa levar os resultados ao médico, resolvi tentar descrever a minha experiência. Creio que vale a pena para elas e outros saberem que algumas coisas podem ser consideradas “normais”, pois os médicos nos dizem muito pouco.
Vou iniciar com uma tradução da carta que escrevi em inglês para meus parentes e, depois, postar mais algumas atualizações e ponderações, o Senhor Deus permitindo.
Sugiro que continue lendo apenas se tiver interesse neste assunto. Se não tiver, use o tempo para abençoar alguém. Ainda espero concluir a série sobre “companheirismo no casamento” e, tenho certeza, surgirão outros temas.
Quinta-feira, 21 de maio (2º dia pós-cirurgia)
Querida Família:
Estou escrevendo para compartilhar que passei por minha cirurgia de tireóide na terça à tarde e que cheguei em casa quarta à noite (ontem). O hospital, os médicos e as enfermeiras foram muito agradáveis e competentes no seu jeito de ser e trabalhar, e bem-organizados também. Já na sala de recuperação, o anestesista e atendentes iam e voltavam, dizendo coisas que não me lembro mais quais eram. Percebi imediatamente que meu lábio estava rasgado e inchado, mas ninguém com quem falei admitiu que foi provocado pela cirurgia. Uma pessoa até me perguntou se eu não havia chegado assim?! (Solano dentro de pouco tempo concluiu que foi por causa dos tubos que me inseriram). Senti muito frio (como sempre acontece comigo após cirurgias), mas eles foram me aquecendo e, aos poucos, fui despertando. Ainda lá, o médico veio e me disse que a tireóide e seus nódulos foram grandes e trabalhosos para extrair, mas que não parecia haver indicação de câncer. Ele também chamou G (minha filha) e Solano para o andar cirúrgico para dizer-lhes a mesma coisa e dar mais explicações e instruções. G quase que morreu de susto com aquele pedido de reunião, em uma salinha apropriada. Pensou, lembrando dos muitos filmes de hospitais que já assistiu, que só poderiam ser más notícias, que precisavam ser dadas longe do paciente! Mas não era nada disso.
O hospital (Nove de Julho) foi muito bom. Solano recebeu instruções detalhadas e os números das extensões das pessoas que atendem no andar cirúrgico para as quais poderia ligar para saber do andamento do procedimento e também para quando eu estivesse na sala de recuperação. Além disso, também foram atualizando sobre a minha situação, ligando para o quarto e falando com minha família, para explicar o atraso em começar, onde eu estava, etc. Creio que este foi o melhor serviço que já tivemos nesta área. Uma brochura que entregaram, assim que eu entrei para a cirurgia, continha as instruções escritas, dizendo “entendemos a apreensão dos familiares e queremos ter a oportunidade de fornecer todas as informações possíveis durante o procedimento cirúrgico”. O processo de internação também foi conduzido de maneira rápida, digna e eficiente. Uma moça ligou para mim no dia anterior para pegar os principais dados e dar instruções.
As primeiras horas depois de uma cirurgia com anestesia geral sempre são meio nebulosas, mas lembro-me de ter visto D (nosso filho do meio) rapidamente. Ele precisava me dar um beijo antes de correr para encontrar A (sua esposa) que também estava lá, mas que precisou sair para tirar o carro do estacionamento que fechava às 20 horas. Foi bom revê-lo porque havia voltado de Índia/Bangladesh naquela manhã— ele foi o primeiro da nossa família a ver meu neto, o pequeno Lucas, pessoalmente (agora com quatro meses).
(Vou adicionar uma explicação aqui. Há umas poucas semanas, D soube que teria que ir para Índia, a trabalho. Pela terceira vez… Partiu numa sexta-feira para participar de um evento lá na segunda. Mas a cabeça dele e do seu irmão começaram logo a trabalhar. Índia fica ao lado do Bangladesh. Será que daria para ir lá, em termos de tempo, de finanças, de visto? No fim, ele recebeu a aprovação da firma para prolongar a estadia um pouco, e comprou passagens de ida e volta entre Delhi e Daca. Passou cinco dias com o irmão mais velho e assim pode ver e conhecer o contexto da sua vida durante estes últimos anos. Conheceu a casa, os amigos, a igreja… Andou em riquixás, no trânsito de lá, viu e cheirou a pobreza, ouviu os sons, entrou nas lojas, comeu a comida, interagiu com o povo, ouviu as chamadas a oração das mesquitas… Conheceu os cristãos de lá… Foi tão bom ver os dois irmãos rindo e brincando juntos pelo Skype, com o pequeno Lucas nos braços do tio).
Meus filhos, nora e neto em Bangladesh
Voltando à minha carta… O noivo da G também chegou, providenciou comida para eles, e depois levou-a à nossa casa para ficar com os avós. Sei que eu também comi – lembro-me vagamente de engolir gelatina e chá (sem dor) e de estranhar a oferta de bolachas. (Nesta parte foi diferente do que eu esperava—nada de papinhas e sopinhas apenas. O almoço e jantar do dia seguinte vieram com carne para cortar e mastigar.)
Solano ficou comigo na primeira noite. Eu podia falar (mas não muito) e tinha que dormir de “papo pra cima” por causa do corte na garganta (de uns 7 a 8 centímetros) mais o dreno que haviam colocado num furo abaixo disso. Odeio dormir assim—sempre me dá pesadelos—o que nunca é bom, mas que é pior quando a gente já se sente mal. Mas Solano colocou uns travesseiros em cada lado da minha cabeça para eu poder descansar com o rosto parcialmente virado e consegui pegar no sono repetidamente entre as interrupções das enfermeiras que vinham medir pressão e temperatura e injetar remédios. Creio que ele dormiu muito menos do que eu.
G voltou cedinho (havia tirado o dia para ficar comigo) e Solano saiu para trabalhar. Ficamos num bom apartamento com banheiro, armário, geladeira, TV, mesa, sofá-cama e cadeira reclinável, bem ao lado do posto de enfermagem. Assim, Solano e G apenas precisavam abrir a porta e sorrir e elas já vinham atender. Passamos o dia descansando, vendo TV e olhando revistas de noiva (com G ligando para fotógrafos—eles acertaram esta parte no sábado seguinte). Vi os filmes que Daniel havia gravado em Bangladesh—como meu netinho é lindo e sorridente! (Tinham passado para meu computador do pen drive dele). Também ouvi parte de um sermão que G gravou no meu I-pod, mas não consegui me concentrar muito bem.
Quase que fiquei uma noite a mais porque comecei a ter formigamento nas mãos e nos braços, que evidenciava deficiência de cálcio. O médico já havia prevenido que isto poderia acontecer e me disse para ficar com calma nestas horas, senão poderia piorar. (!!!) Se chegasse a ter cãibras, teria que voltar ao hospital para medirem o cálcio no sangue e me medicar. Foi o que fizeram naquela hora, pingando um produto com cálcio no soro. O formigamento diminuiu. Só que a agulha saiu da veia e eu não notei até meu braço ficar bastante inchado. Foi um susto. Mas a enfermeira imediatamente improvisou uma “bolsa térmica” com água quente numa luva descartável. Fiquei com isto até a hora de partir. Parecia um balão transparente em cima de outro, cor de pele.
(Nota posterior de Betty—Saí do hospital com o rosto de Nanny McPhee e o braço de uma boneca gordinha (com a mão parecendo estranhamente diminuta na extremidade, pois a fita que segurava o cateter havia impedido que o líquido fluísse até ela. Subsequentemente, a mão também inchou, mas no dia seguinte já estava bem melhor. Esta não é a primeira vez que isto me acontece—creio que deve ser algo bem comum até.)
Nesta primeira noite em casa, com o dreno removido, até consegui dormir um pouco melhor, mas o dia de hoje é meio desconfortável (o segundo dia normalmente é). Nada seriamente errado, apenas desconforto generalizado, e dor para engolir, mais até nas costas do que na garganta. O lábio diminuiu um pouco em tamanho, mas o branco do ferimento está enorme.
Seguindo ordens médicas, engoli nove comprimidos no café de manhã—os dois que normalmente tomo (para coração) mais o de tireóide que tomarei para sempre, omeprazol para forrar o estomago, antibiótico, três para cálcio e uma para dor. Mais uma pastilha para chupar 4 vezes ao dia, para aliviar a garganta. Estarei tomando cálcio em todas as refeições. Creio que é porque mexeram com as glândulas paratireóides (que, felizmente, não precisaram retirar) e isto causa o desequilíbrio na distribuição de cálcio.
Devo ficar em casa durante uma semana, tomando todos estes comprimidos, e depois ir ao médico para receber instruções adicionais.
Muitas pessoas ligaram e escreveram. Minha casa está cheia de flores (três buquês). Sinto-me amada e paparicada. Acabo de falar com D e T no Skype e vi novamente o pequeno Lucas. Segue o link para o site dele com imagens da visita de D a Bangladesh… Muitas de vocês já receberam o seu relato das “aventuras” da viagem toda. Já soube que andam dizendo que parecia uma “epístola de (Tia) Betty”.
Está na hora do almoço e vou parar por agora. Nossas ajudantes maravilhosas têm cuidado de tudo, até das compras que normalmente faço, e Mamãe está sempre checando para ver se preciso de algo.
Mandem notícias.
Com Amor, (Tia) Betty/ Mamãe
Para quem não entender para o que a Rosemeire está respondendo, fica no post número 5. http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1009#comments
OLA, LI SEU BLOG E ME IDENTIFIQUEI MUITO, ESOU COM VARIOS NODULOS NA TIREOIDE. GOTARIA MUITO DE SABER O NOME DO SEU CIRURGIÃO, EU SOU DE SÃO PAULO, MUITO OBRIGADA
ABRAÇOS
MICHELE
Ola,
Passei aqui novamente para dizer que já retornei ao trabalho, já estou na correria do dia a dia, rsrsrs, graças a Deus.
Agora estou com consulta agendada para começar fazer as iodoterapias, mais tenho fé em Deus que vai ser tudo tranquilo. Estou tomando Puran e continuo com o cálcio.
Me sinto bem, não sinto nada de anormal, graças a Deus, mesmo tendo sido maligno os nódulos estou cinseguindo levar uma vida normal, agora vou afastar do trabalho alguns dias para a iodoterapia, mais até aqui graças a Deus esta tudo bem.
Beijos
Mara
Olá, Mara:
Que bom que esta etapa passou! Logo-logo a seguinte etapa também passará! Que Deus a abençoe cada dia.
Abs, Betty
olá passei por cirurgia de tireoide no dia 229\11 logo após a cirurgia comecei a espirrar muito e acho que por isso esta muito enxado o local da cirurgia não consigo ficar de repouso total e ainda cinto muita dor e continuo espirrando muito todos os dias varias vezes ao dia e isso me incomoda um abraço a todosmuito
Farei a cirurgia em 6 de outubro e estou bem apreensiva por ser bocio mergulhante. Sou professora e darei uma palestra em novembro, tenho medo de interferir e me deixar insegura…QUem aqui teve que abri abixo, para cirurgia intratoraccica?
seu comentário foi muito útil pra quem tem dúvidas, obrigado
oi bom ; hoje graças a deus estou operada fazem onze dias e so tenho q agadecer por tudo de maravilhoso q me aconteceu ; tenho certeza q foi milagre de deus poi tudo aconteceu maravilhosamemte bem . fui internada no dia terça feira e foi operada quintq sai do hospita na sexta nao sentir dor alguma a equipe do hopi loyola belem foram uns aanjos na minha vida e eu so tenho q agradecer a deus e ao meu marido SAMUEL q ta cuidando de mim com tanto amor e carinho……. sei q sou uma mulher abençoada
bom dia ….. foi retirado todo o nodulo e estou muito bem as palavras q voce escreve so tranquilizam eu fui pra sala de cirurgia sem medo algum acoreu tudo bem a recuperaçao ta sendo abençoada tou tomando a medicaçao prescrita pelo medico alberto kato . as vezes me sinto sozinha triste mas o medicopisicologo marcello falou q e asssim mesmo …. obriga da por me ajudar tenha um bom dia
Olá, Marilda:
Fico contente que tudo correu bem e que você tem um marido amoroso para lhe ajudar (eu também tenho–já fazem 38 anos!). Demorará mais algumas semanas para você se recuperar totalmente, portanto não fique muito preocupada.
Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
Ola, pessoal
Fiz cirurgia dia 06 de outubro e dia 07 ja estava em casa, estou muito bem graças a Deus, só tenho que agradecer a Deus não estou sentindo nada, segunda feira retornarei ao hospital para revisão e curativo , só nao perguntei ao medico se iria fazer outra iopsia da peça inteira alquem sabe passar esta informação. e nao sei ainda se irei fazer iodoterapia pois o nodulo era maligno.
Que Deus Abençoe todos.
Abraço
Cildemara
veja o meu comentario aima em 08 de outubro
aguardo resposta.
Olá, Cildemara:
Fico contente que tudo correu bem. Creio que eles estarão fazendo outra biopsia para confirmar/complementar a primeira. Que Deus a abençoe, Betty
Olá, fiz a cirurgia em 6 de outubro, voltei pra casa em 10/10, bem dolorida, ainda fazendo medicação de dor e aguardando amanhã para ir ao médico para revisão. As costas e o peito dóem bastante e a cicatriz vai até entre os seios, ficou grande mas vai sumir, é o que me dizem…
Bom dia, Lilia:
Que bom que você já está em casa! Se você estiver preocupada com alguns aspectos, anote tudo que você estiver sentindo ou lhe ansiando, e aproveite para contar e perguntar ao seu médico. E anote a essência das suas respostas também.Se puder levar alguém junto, melhor ainda. Assim as duas (ou os dois) podem procurar gravar e entender melhor tudo o que aconteceu e tudo o que ainda precisa ser feito. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Gente….
Minha cirurgia está marcada para dia 09/11.
Estou um pouco preocupado, porém, os relatos aqui deixados me tranquilizaram.(um pouco,rs)
É minha primeira cirurgia, daí meu receio.
Espero que corra tudo bem e torço para que todos aqui fique bem e com saúde.
Um abraço
ola Mara td bm. Li o seu depoimento acima, e agrdeço, pois esclareci algms dúvidas. Meu noivo vai fazer cirurgia da tireoide amanhã, eu estou muito esperançosa e nervosa,tenho fé em Deus q dara td certo. Um abraço e td d bom p vc.
seus depoimentos sobre as cirurgias foi maravilhoso para mim. pois tenho que operar tambem de tirioide. a dois anos atras tava tudo marcado para a cirurgia. não fui. aqui na minha sidade na epoca não tinha uti. e minha avó ela tem tirioide. ela tem 98 anos. e nunca operou. dizia que uma irmã operou e morreu. mas hoge não tenho mais medo. minha irmã operou. esta bem. e agora com mais esse comentario. sobre suas cirurgia. acabou meu medo. vou procurar. um especialista. pra me encaminhar para cirurgia. e meu nodulo é grande aparece no pescoso fica feio. obrigados a todas voces. que falaram sobre a cirurgia. abraços. francisca kunze.
sinop mt
Olá, Francisca:
Acho que está em tempo mesmo de cuidar desta cirurgia. Se ficar adiando, a tendência é de piorar–especialmente se o crescimento afetar as cordas vocais.
Portanto, coragem e vá em frente!
Pedindo a benção de Deus sobre você.
Abs, Betty
Olá Tamires,
Fico feliz por poder esclarer suas duvidas.
Realmente no começo da um susto danado, mais no decorrer do tempo vemos que é algo superavel sim, eu vou fazer a iodoterapia no dia 08 de novembro, vou ficar uns 08 dias afastada e depois retorno a vida normal, isso porque o diagnótico da minha anatomo após a cirurgia foi de carcinoma (cancer), mais os médicos me falaram que esse cancer de tireóide é o mais tranquilo e tem 99% de cura, estou muito bem, apenas na dieta do tratamento de iodo e mesmo sem tomar o Puran estou me sentindo bem, trabalhando e levando vida normal.
A fé que tenho em Deus e sua presença em minha vida tem me carregado com tanta força que nem lembro desse problema, parece que não tenho mesmo nada, rsrsrsrs.
Tudo depende da maneira que encaramos a vida, eu sempre acreditei que tudo esta no controle de Deus e por isso descanso minhas ansiedades sabendo que Dele me vem a força e a capacidade de superação.
Beijos e que Deus abençõe vc seu noivo e toda familia.
Mara
Bom dia, amigos
Fui operado recentemente (13.10), tendo ficado menos de 24 horas internado. A cirurgia me foi recomendada porque o nódulo era grande (quase 4 cm), interno na caixa toráxica (não era palpável), e de natureza duvidosa. O ato cirurgico foi acompanhado por um patologista, que atestou que, graças a Deus, o nódulo não era maligno. Hoje (duas semanas após cirurgia), aparecem somente um corte (6 cm) e um pequeno inchaço acima dele e que vem diminuindo ao longo do tempo.
Para quem vai enfrentar esse tipo de cirurgia, gostaria de partilhar alguns de meus “aprendizados”: a incidência de malignidade nos nódulos de tireóide não é muito alta e, mesmo quando ocore, é de tumores com evolução muito lenta (perguntem aos seus médicos, e pesquisem na Internet para se informar / acalmar); a cirurgia e sua recuperação são em geral muito tranquilas; os problemas hormonais decorrentes, são passíveis de correção com medicamentos baratos; e as sequelas pós-cirurgicas são mínimas se considerarmos seus benefícios. Mas acredito que a preparação psicológica, mesmo diante das incertezas (afinal, somos humanos em prova diante de nossa finitude…), ajudará em muito em todas as fases. Tenham confiança, acreditem, e tudo sairá bem. Com ajuda de Deus.
Com meus sinceros votos a todos para que tudo saia bem.
Um abraço fraterno
oi,,,passei tanbém por esta cirurgia , no dia 25 de outubro, estou ainda em recuperação,,mas só agora vi o seu site,,,,foi exatamente o que ocorreu comigo,, estou sentindo muito formigamento nas mãos e cãimbras, mas estou tomando o cálcio,,, o seu depoimento ajudou bastante para eu entender melhor esta reação,,, muito obrigada ,,,,
Olá, Roberto. Agradeço as palavras encorajadoras para futuros leitores. Torcendo para que você se recupere total e rapidamente. Abs, Betty
Que bom, Sandra, que o(s) depoimento(s) ajudaram. Espero que logo fique boa novamente.
Abs, Betty
Olá amigos,
Fiz uma tiroidectomia total no dia 24/10/11 por conta de dois nódulos (um maior outro menor) que estavam bem salentes no pescôço. Fui para o hospital no dia 23/10 e tive alta no dia 25/10, o procedimento cirúrgico foi muito bom e já tinha certeza no Senhor Jesus que correria tudo bem, porém um fator determinante foi meu estado psicológico muito calmo,equilibrado e sereno que contribuíram muitíssimo para o ato cirúrgico. Tomei os seguintes passos: 1º orei a Deus baseando-me em suas promessas de cura e confiei plenamente. 2º busquei o máximo possível com médicos e na internet material informativo sobre o assunto inclusive testemunhos de pós-operatório que muito me ajudou esta página. 3º prepareime psicologicamente (sou bastante equilibrado – calmo- costumo subjulgar as questões da vida a meu psicológico e não ao contrário; a Fé precisa muito dessa nossa parte positiva para operar o poder de Deus). Deu tudo certo, estou a 6 dias pós-operado e corre tudo bem, um pouco de dor no pescôço e dorzinha para engolir. Acirurgia é tranquila, a alta geralmente é rápida (2 a 3 dias) a recuperação é boa e também rápida variando de pessoa para pessoa. Recomendações: Na 1º semana (de preferência também nas outras 2 ou 3) repouso devido ao corte e aos pontos sem movimentos bruscos e nada de pêso, evite tósses e espirros e evite bastante o sol cobrindo o local e usando protetor solar, para uma boa cicatrização. Deixo meus votos de boa e rápida recuperação aos pós e sujiro tranquilidade (psicológica) e confiança no Senhor Jesus aos pré-operatório.
Abraço!!!
Olá, Maurício: Fico contente que sua recuperação tem sido tão boa até agora. Que bom que você já tem construído ou recebido uma natureza calma, equilibrada e serena. Certamente, uma atitude tranquila e positiva é benéfica. Podemos realmente confiar em Deus, quando Ele é nosso Pai.
Aprecio muito o seu desejo de compartilhar a sua fé com os leitores. Percebo que você está procurando praticar o que tem aprendido sobre o Deus da Bíblia. Entretanto, tenho vivido e pensando muito e creio que minha percepção é bíblica quando reconheço que é preciso confiar NELE e não na CURA em si (seu primeiro ponto) Pois todos nós (até os filhos de Deus) envelhecemos e morremos e não será, necessariamente, por nossa falta de fé.
Creio que, com o passar do tempo, você confirmará que Deus nem sempre nos promete uma CURA, mas sim, a CERTEZA de que tudo que nos acontece está sob o controle dele e contribui para o nosso bem se nós o amamos, demonstrando o nosso chamado para sermos seus filhos pelo nosso compromisso em agradar e honrá-lo no nosso dia-a-dia (Romanos 8.28,29). Ele nos dá a capacidade de confiar na sua sabedoria e nos seus propósitos, e de perceber a sua graça até nos mínimos detalhes enquanto passamos por dificuldades, sejam pequenas ou grandes.
É a gratidão por tudo que percebemos que Ele faz e que tem feito que nos permite o equilíbrio para esperar tranquilamente para ver o que Ele vai fazer a nosso favor e o que, também, pretende realizar através de nós. E é aqui (no desenvolver de uma atitude de gratidão) que falhamos muito. É só prestar atenção às nossas próprias orações. Quantas vezes fazemos uma grande lista de pedidos, sem mencionar a nossa percepção dos benefícios, bondades e belezas que nos cercam?!!! Quando são exatamente estas as coisas que Ele nos mandou para nos abençoar e fortalecer.
Esta capacidade de enxergar além da aflição vem através de meditarmos regularmente nas seus ensinamentos na Bíblia e de respondermos a Ele em oração. Tem se tornado muito preciosa na minha própria vida a minha própria reação à menção de ações de graças, em meio às súplicas e petições de Filipenses 4.6. E esta combinação tem, realmente, me levado, muitas vezes, à promessa que segue imediatamente ao ensinamento anterior: à paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardando o meu coração e a minha mente em Cristo Jesus.
Também, se cremos que Jesus morreu por nossos pecados, temos a promessa que estamos caminhando em direção a um lugar bem melhor, o nosso lar eterno. Um lugar onde não haverá mais sofrimentos nem dores, nem lágrimas. Mas apenas quando estiver terminado a nossa missão neste mundo. Por enquanto, ele está nos dando oportunidades para sermos testemunhas dele numa variedade de circunstâncias, como foi para Paulo. Ele mesmo recebeu um “espinho na carne” que Deus escolheu não tirar, levando ele à seguinte conclusão e atitude: Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. (2 Corintios 12.10)
Que esta possa ser sua certeza e confiança nas lutas e dificuldades que certamente virão nas próximas fases e etapas da sua vida. Oro para que as alegrias possam ser muitas e as vitórias também. Estou escrevendo não para lhe criticar mas para lhe encorajar biblicamente, pois tenho medo que a fé na CURA não será suficiente para lhe sustentar (e nem os seus amados) em dificuldades futuras.
Um grande abraço, Betty
MEU TSH É DE 0,01 MESMO DEPOIS DE QUASE UM ANO DE TRATAMENTO PARA O HIPERTIREOIDISMO QUE ME LEVOU À 5 DIAS DE UTI E UMA PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA. O MÉDICO QUER FAZER A CIRURGIA, MAS FIQUEI COM TRAUMA DE HOSPITAL E ESTOU COMO MUITO RECEIO. PEÇO QUE REZEM POR MIM E AGRADEÇO A AJUDA QUE TIVE LENDO OS DEPOIMENTOS, VOCÊS SÃO PESSOAS ILUMINADAS!
Olá Betty,
Fiquei feliz pela sua atenção ao comentário que humildemente fiz em seu blog do assunto em referência. Espero ter contribuído de alguma forma. Muito obrigado por dispensar o seu tempo, matéria escrita e claro sua experiência comigo e o assunto aqui por mim e outros buscado.
Mostrei a matéria a minha querida esposa Dayse, inclusive sua foto com seu marido ela achou muito legal e disse que vcs formam um belo casal.
Como é meu costume, no momento apropriado estarei incluindo você em minhas humildes orações e nela pedindo ao Todo Poderoso Deus que continue a derramar sua Graça sobre você e sua maravilhosa família. Vou te “emprestar” (com alegria no coração) um pedacinho da base da palavra do nosso Deus (1Coríntios 13.13) que é o que me faz, com a orientação e ajuda (Romanos 8.28) do Espíto do Senhor a superar e vencer (com certeza no coração) todas as etapas e barreiras desta vida.
Fiquei muito gratificado por sua ajuda!!!
Fique a Paz do Senhoe Jesus no teu coração e dos teus amados.
(Quem sabe um dia possa explicar melhor como Deus operou sobre a Fé no meu coração diante deste pequeno prolema)
Olá…
Tenho 32 anos e d presente ganhei uma tiroidectomia total no dia 28/10, devido aos nodulos q tinha na tireoide, e foi presente mesmo em menos d 15 dias depois do resultado da pulsão aspirativa foi feito a cirurgia, como o Mauricio, estou tendo uma recuperação excelente, tinha medo sobre os procedimentos cirurgicos, d ficar alguma sequela, mas graças ao bom Deus, estou otima, mas anciosa em praticar exercicios, estou com saudade d fazer caminhada e corrida, mas sei q logo vou poder… o corte foi aproximadamente de 15 cm, foi grande, mas vai ficar imperceptivel depois, meu pescoço esta um pouco inchado, tirei o dreno no sabado dia 05/11, vespera d niver,rs tenho retorno no proximo dia 29/11, ai irei saber sobre a biopsia, mas provavelmente será benigna .rsrsrs Ainda ñ fechou o buraquinho do dreno, mas ñ está m incomodando, nos primeiros dias, durmir era somente d barriga p/ cima, hj estou dormindo d lado e as vezes até esqueço do meu estado. Bom para as garotas, tenho uma dica, comprem muitos lencinhos, ficam bonitos e vcs q irão fazer a cirurgia teram q entrar nessa moda… Bom, q Deus proteja quem estiver lendo e for fazer a cirurgia… e Deus permaneça ao lado d quem já passo… Bjs, adorei este site, m ajudou e esta ajudando muito na minha recuperação.
tambem farei a cirurgia da retirada total da tiroide esta prevista a cirurgia parao dia l7 de novembro , mas tenho fe que tudo ocorrera com sucesso .os depoimentos que li ajudaram muito, nos fortificam e nos dáo a certeza que o medico dos medicos esta sempre conosco nas horas que precisamos.estou calma e confiante a todos que deram seus depoimentos meu muito obrigada .
Nossa fiz cirurgia 10/10 e ainda tenho muito formigamento que esta me deixando um pouco aflita
Fiz a cirurgia dia 23/11/11. Fiquei com muito medo. Depois que tudo passou agradeci a Deus estar de volta. O que mais me incomodou foi a dor de cabeça que durou 3 dias. Incomoda um pouco para engolir e dormir mas vou superando aos poucos. Estou tomando calcio. Ainda aguardo resposta da biopsia. Muito confiante de que não seja cancer.Retornarei ao médico do IBCC daqui duas semanas. Bom poder dividir com voces problemas iguais. Obrigada
Vou para uma consulta amanhã no médico cirurgião, p/ marcar minha cirurgia de tireóide ,pois a Biópsia, deu 30% de chance de um nódulo ser maligno o outro é benigno, espero que de tudo certo!!
ola . boa tarde …. gostaria q c possivel vc me esclarecer 2 duvidas como eu comecei hoje a minha dieta para fazer a pre dose de iodo radioativo ..eu esqueci de pergunta para o meu medico se eu posso tomar açai …e dificel a comunicaçao pos o meu tratamento e pelo sus e eu voltarei a belem so no dia 14 q e para começar o tratamento …. ficarei imensamente agadecida se vc puder me ajudar ……… tenha uma otima tarde……………bjs c puder enviar pro meu email
ola bety voce pode me enviar oseu email se puder me adicionar ficarei grata ;;;;;;;;;;;; tenho 29 anos moro em bagre para marajo tenho 3 filhos e sou casada faço o meu tratamento no ophir loyola sala de medicina nuclear com o medico marcelo serra ,,,,,,,,,,,,,,boa tarde,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Querida Marilda: Tive que sorrir um pouquinho com a sua pergunta. Aqui em SP, ninguem iria fazer esta pergunta, pois açai é algo muito característico do norte apenas. E eu não sei a resposta. Mas achei o site do hospital online. http://www.ophirloyola.pa.gov.br/ Tente encaminhar uma carta curtinha para o setor de tratamento com iodo radioativo fazendo as suas perguntas. Pode ser no Fale Conosco. E nos conte se recebeu resposta. Abs, Betty
Olá!
Que bom ter lido esses depoimentos de vcs que já fizeram a cirurgia. E saber que correu tudo bem graças a Deus.
Eu estou um pouco receiosa com a cirurgia, vou operar dia 08/12. Mas depois de ler tantos relatos e ler sobre os procedimentos eu me tranquilizei um pouco. Eu vou tirar toda a tireoide, pois tenho nodulos nos dois lados e um dele é indeterminado de grau 3. Em nome de Jesus, não vai ser nada.
Meu medo é com a anestesia geral, nunca tomei, só fiz duas cesarea com anestesia araquea. Esse negocio de saber que vai ser entubada. Me diz uma coisa: a gente quando acorda ainda está entubada? esse dreno dói? Os comprimidos que tem que tomar é difícil de engolir? (eu não consigo tomar comprimido grande, tipo tylenol 750, operando o pescoço então) Ai meu Deus, me ajude, fique comigo, me tranquiliza, guarda minha vida Senhor.
Eu estou tomando remedios para aumentar aminha imunidade, pq está baixa, estva gripando muito, e tb poque estou amamentando, minha bebê já tem 1 ano e meio, mas ainda mama. Estou com o coração apertado, pq nunca fiquei longe dela 1 dia. Minha mãe vai vir pra minha casa e meu marido vai ficar comigo no hospital. Deus cuida de mim, e que tudo corra bem, pra eu vir sã e salva pra casa pra ficar com minha bebê. ela não vai poder mamar nos primeiros dias, Cirurgião pediu pra eu perguntar ao anestesista.
Alguém de vcs é do Rio de Janeiro? já operaram no Panamericano?
Abraços a todos e muito obrigada pelos relatos e saúde e uma ótima recuperação para os que já operaram.
Betty, obrigada pelo carinho de me responder, vou começar a treinar a parar de dá mamar pra bebê.
Obrigada mais uma vez pelo carinho e atenção.
Vamos ver se alguém conhece este hospital que eu citei.
Beijos…
Minha cirurgia foi marcada p/ dia 19/01/2012, estou tranquila, mas um pouco ansiosa, espero que tudo de certo!!!
Olá, Gisele: Que bom que você pode passar o fim-de-ano sem estar em recuperação! Providencie momentos felizes para aqueles que ama e curte a sua família e suas amizades. Desejo para você um tempo em que poderá descobrir ou reforçar sua apreciação da importância da vinda de Jesus Cristo ao mundo, conhecendo-o como Salvador e Senhor da sua vida. Abs, Betty
Oá , amigos fiz uma cirurgia de tireóide dia 30 de novembro e graças a Deus estou bem. Deus nos dá força para passar por essa situação tão difícil agora sinto que preciso compartilhar com pessoas que estão passando pelo mesmo problema força, coragem e principalmente fé em DEUS
Olá, Andrea:
Agradeço a sua participação e fico contente que está indo bem e reconhecendo a mão de Deus nisto.
Abs, Betty
olá
Meu nome é Rosana kkkkk. Minha cirurgia esta marcada para o dia 20-12-2011 com o Dr Alvimar Afonso Barbosa. Estou ansiosa, lógico. Mais fico mais tranquila lendo estes depoimentos. O meu caso é bocio mltinodular atoxico. Alquem ja teve?
Olá, Rosana: Nunca é fácil enfrentar uma cirurgia, mas oramos para que tudo possa correr bem. Segue aqui um link que encontrei sobre o seu tipo de problema. Talvez você já o descobriu ou algo parecido. Que Deus a abençoe. Antes, durante e depois da cirurgia…. Abs, Betty
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=15063&assunto=Endocrinologia/Gl%C3%A2ndulas
olá,sou eu novamente. minha cirurgia que estava marcada para novembro foi remarcada para l6 de dezembro, estou anciosa para fazer logo esta cirurgia . tenho certeza de tudo dará certo.estou anciosa , mas tranquila . ler os comentários de pessoas que ja fizeram a cirurgia nos deixam mais tranquilos. logo que puder me comunicarei c om voces.fiquem com Deus pois ele está com todos nós.
A verdadeira felicidade, está no valor que damos à vida.Esses valores ficam mais evidentes quando passamos por situações difíceis.A espera de um resultado de biópsia depois de ter passado por uma cirurgia de tireoíde me fez pensar na vida que tenho e seus valores.A felicidade de saber que o tumor folicular era beníguino me trasformou em um ser humano melhor e muito mais consciente da vida, e do meu próximo.Agradeço primeiro a Deus e aos médicos que participaram da cirurgia em especial DR Agriccio Nubiato Crespo um ser humano muito especial.
Olá, Andréa:
Deus nos deu a vida. E ela não é apenas nossa–existimos para servir a Deus e não morreremos um dia antes de termos cumprido os seus propósitos, seja de boa vontade ou não. A nossa felicidade vem em conhecer e agradar ao nosso Criador. E quando procuramos ter um espírito contínuo de gratidão, melhor ainda! A leitura diária da Bíblia, aliada à oração, nos ajuda a ver as coisas pelo perspectiva correta. Que Deus a ajude a viver como luz e sal de maneira ainda mais marcante do que anteriormente.
Um grande abraço, Betty
Olá, meus amigos.
Desejo paz e harmonia a todos que como eu foram ou serão submetidos a cirurgia para retirada da tireoide, a minha cirurgia foi realizada no dia 28/11/2011, e graças a Deus correu tudo bem, estou me recuperando muito bem, já estou até trabalhando novamente.
Coloquem sempre DEUS em primeiro lugar em suas vidas e podem ter certeza que tudo concorerrá para o bem.
Betty, obrigada pelas palavras tenho coscenciencia de que Deus não dá uma cruz mas pesada que não possamos carregar então só agradeço.
Fiz minha cirurgia no dia 15/12,no Panamericano no RJ, tive alta no dia 16/12 e Graças a Deus tudo correu muito bem. No dia fiquei um pouco inchada e mt dolorida, no dia 23/12 tirei os pontos, meu corte foi de 5 cm e tive uma boa cicatrização, ainda não tenho o resultado da biopsia, só no dia 14/01 mas, o médico me falou que acredita pelo que foi feito no dia é benigna. Confio muito em Deus e estou pronta para receber qualque resultrado.
Hoje fazem exatamente 13 dia de minha cirurgia e me sinto muito bem, a região encontra-se um pouco dolorida, o que considero normal. Fiz todo o repouso necessário com ajuda de meu marido e minha mãe que não me permitiram fazer nada. Meu médico falou que minha cicatriz ficará bem sútil, alguém sabe o que é necessário fazer além de proteger do sol, passar protetor solar o que é bom fazer? Agradeço muito a Deus em Colocar o Dr Gustavo e sua equipe em minha vida.
Agradeço também ter encontrado vocês que muito ajudou. Saúde e paz a todos e um ano de 2012 repleto de saúde.