Pós-Cirurgia de Tireóide (3)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > maio > 27 > Pós-Cirurgia de Tireóide (3)

Terça-feira, dia 26 de maio (quase uma semana depois da minha cirurgia de tireóide).
mackflores2 Flores dos amigos do Mackenzie

Para quem está me lendo pela primeira vez, comecei falando sobre os meus problemas com a tireóide aqui, continuando aqui, aqui e aqui.

Estou melhorando diariamente. Devo retirar os pontos amanhã à tarde, na consulta marcada com o cirurgião, e conversar com ele sobre várias coisas que ainda me intrigam, preocupam ou incomodam.

Sabendo agora de uma prima que está se preparando para fazer a mesma cirurgia e de outra amiga que ainda precisa levar os resultados ao médico, resolvi tentar descrever a minha experiência. Creio que vale a pena para elas e outros saberem que algumas coisas podem ser consideradas “normais”, pois os médicos nos dizem muito pouco.

Vou iniciar com uma tradução da carta que escrevi em inglês para meus parentes e, depois, postar mais algumas atualizações e ponderações, o Senhor Deus permitindo.

Sugiro que continue lendo apenas se tiver interesse neste assunto. Se não tiver, use o tempo para abençoar alguém. Ainda espero concluir a série sobre “companheirismo no casamento” e, tenho certeza, surgirão outros temas.

Quinta-feira, 21 de maio (2º dia pós-cirurgia)

Querida Família:
Estou escrevendo para compartilhar que passei por minha cirurgia de tireóide na terça à tarde e que cheguei em casa quarta à noite (ontem). O hospital, os médicos e as enfermeiras foram muito agradáveis e competentes no seu jeito de ser e trabalhar, e bem-organizados também. Já na sala de recuperação, o anestesista e atendentes iam e voltavam, dizendo coisas que não me lembro mais quais eram. Percebi imediatamente que meu lábio estava rasgado e inchado, mas ninguém com quem falei admitiu que foi provocado pela cirurgia. Uma pessoa até me perguntou se eu não havia chegado assim?! (Solano dentro de pouco tempo concluiu que foi por causa dos tubos que me inseriram). Senti muito frio (como sempre acontece comigo após cirurgias), mas eles foram me aquecendo e, aos poucos, fui despertando. Ainda lá, o médico veio e me disse que a tireóide e seus nódulos foram grandes e trabalhosos para extrair, mas que não parecia haver indicação de câncer. Ele também chamou G (minha filha) e Solano para o andar cirúrgico para dizer-lhes a mesma coisa e dar mais explicações e instruções. G quase que morreu de susto com aquele pedido de reunião, em uma salinha apropriada. Pensou, lembrando dos muitos filmes de hospitais que já assistiu, que só poderiam ser más notícias, que precisavam ser dadas longe do paciente! Mas não era nada disso.

O hospital (Nove de Julho) foi muito bom. Solano recebeu instruções detalhadas e os números das extensões das pessoas que atendem no andar cirúrgico para as quais poderia ligar para saber do andamento do procedimento e também para quando eu estivesse na sala de recuperação. Além disso, também foram atualizando sobre a minha situação, ligando para o quarto e falando com minha família, para explicar o atraso em começar, onde eu estava, etc. Creio que este foi o melhor serviço que já tivemos nesta área. Uma brochura que entregaram, assim que eu entrei para a cirurgia, continha as instruções escritas, dizendo “entendemos a apreensão dos familiares e queremos ter a oportunidade de fornecer todas as informações possíveis durante o procedimento cirúrgico”. O processo de internação também foi conduzido de maneira rápida, digna e eficiente. Uma moça ligou para mim no dia anterior para pegar os principais dados e dar instruções.

As primeiras horas depois de uma cirurgia com anestesia geral sempre são meio nebulosas, mas lembro-me de ter visto D (nosso filho do meio) rapidamente. Ele precisava me dar um beijo antes de correr para encontrar A (sua esposa) que também estava lá, mas que precisou sair para tirar o carro do estacionamento que fechava às 20 horas. Foi bom revê-lo porque havia voltado de Índia/Bangladesh naquela manhã— ele foi o primeiro da nossa família a ver meu neto, o pequeno Lucas, pessoalmente (agora com quatro meses).

(Vou adicionar uma explicação aqui. Há umas poucas semanas, D soube que teria que ir para Índia, a trabalho. Pela terceira vez… Partiu numa sexta-feira para participar de um evento lá na segunda. Mas a cabeça dele e do seu irmão começaram logo a trabalhar. Índia fica ao lado do Bangladesh. Será que daria para ir lá, em termos de tempo, de finanças, de visto? No fim, ele recebeu a aprovação da firma para prolongar a estadia um pouco, e comprou passagens de ida e volta entre Delhi e Daca. Passou cinco dias com o irmão mais velho e assim pode ver e conhecer o contexto da sua vida durante estes últimos anos. Conheceu a casa, os amigos, a igreja… Andou em riquixás, no trânsito de lá, viu e cheirou a pobreza, ouviu os sons, entrou nas lojas, comeu a comida, interagiu com o povo, ouviu as chamadas a oração das mesquitas… Conheceu os cristãos de lá… Foi tão bom ver os dois irmãos rindo e brincando juntos pelo Skype, com o pequeno Lucas nos braços do tio).

banglaone

Meus filhos, nora e neto em Bangladesh

Voltando à minha carta… O noivo da G também chegou, providenciou comida para eles, e depois levou-a à nossa casa para ficar com os avós. Sei que eu também comi – lembro-me vagamente de engolir gelatina e chá (sem dor) e de estranhar a oferta de bolachas. (Nesta parte foi diferente do que eu esperava—nada de papinhas e sopinhas apenas. O almoço e jantar do dia seguinte vieram com carne para cortar e mastigar.)

Solano ficou comigo na primeira noite. Eu podia falar (mas não muito) e tinha que dormir de “papo pra cima” por causa do corte na garganta (de uns 7 a 8 centímetros) mais o dreno que haviam colocado num furo abaixo disso. Odeio dormir assim—sempre me dá pesadelos—o que nunca é bom, mas que é pior quando a gente já se sente mal. Mas Solano colocou uns travesseiros em cada lado da minha cabeça para eu poder descansar com o rosto parcialmente virado e consegui pegar no sono repetidamente entre as interrupções das enfermeiras que vinham medir pressão e temperatura e injetar remédios. Creio que ele dormiu muito menos do que eu.

G voltou cedinho (havia tirado o dia para ficar comigo) e Solano saiu para trabalhar. Ficamos num bom apartamento com banheiro, armário, geladeira, TV, mesa, sofá-cama e cadeira reclinável, bem ao lado do posto de enfermagem. Assim, Solano e G apenas precisavam abrir a porta e sorrir e elas já vinham atender. Passamos o dia descansando, vendo TV e olhando revistas de noiva (com G ligando para fotógrafos—eles acertaram esta parte no sábado seguinte). Vi os filmes que Daniel havia gravado em Bangladesh—como meu netinho é lindo e sorridente! (Tinham passado para meu computador do pen drive dele). Também ouvi parte de um sermão que G gravou no meu I-pod, mas não consegui me concentrar muito bem.

Quase que fiquei uma noite a mais porque comecei a ter formigamento nas mãos e nos braços, que evidenciava deficiência de cálcio. O médico já havia prevenido que isto poderia acontecer e me disse para ficar com calma nestas horas, senão poderia piorar. (!!!) Se chegasse a ter cãibras, teria que voltar ao hospital para medirem o cálcio no sangue e me medicar. Foi o que fizeram naquela hora, pingando um produto com cálcio no soro. O formigamento diminuiu. Só que a agulha saiu da veia e eu não notei até meu braço ficar bastante inchado. Foi um susto. Mas a enfermeira imediatamente improvisou uma “bolsa térmica” com água quente numa luva descartável. Fiquei com isto até a hora de partir. Parecia um balão transparente em cima de outro, cor de pele.

(Nota posterior de Betty—Saí do hospital com o rosto de Nanny McPhee e o braço de uma boneca gordinha (com a mão parecendo estranhamente diminuta na extremidade, pois a fita que segurava o cateter havia impedido que o líquido fluísse até ela. Subsequentemente, a mão também inchou, mas no dia seguinte já estava bem melhor. Esta não é a primeira vez que isto me acontece—creio que deve ser algo bem comum até.)

Nesta primeira noite em casa, com o dreno removido, até consegui dormir um pouco melhor, mas o dia de hoje é meio desconfortável (o segundo dia normalmente é). Nada seriamente errado, apenas desconforto generalizado, e dor para engolir, mais até nas costas do que na garganta. O lábio diminuiu um pouco em tamanho, mas o branco do ferimento está enorme.

Seguindo ordens médicas, engoli nove comprimidos no café de manhã—os dois que normalmente tomo (para coração) mais o de tireóide que tomarei para sempre, omeprazol para forrar o estomago, antibiótico, três para cálcio e uma para dor. Mais uma pastilha para chupar 4 vezes ao dia, para aliviar a garganta. Estarei tomando cálcio em todas as refeições. Creio que é porque mexeram com as glândulas paratireóides (que, felizmente, não precisaram retirar) e isto causa o desequilíbrio na distribuição de cálcio.

Devo ficar em casa durante uma semana, tomando todos estes comprimidos, e depois ir ao médico para receber instruções adicionais.

Muitas pessoas ligaram e escreveram. Minha casa está cheia de flores (três buquês). Sinto-me amada e paparicada. Acabo de falar com D e T no Skype e vi novamente o pequeno Lucas. Segue o link para o site dele com imagens da visita de D a Bangladesh… Muitas de vocês já receberam o seu relato das “aventuras” da viagem toda. Já soube que andam dizendo que parecia uma “epístola de (Tia) Betty”.

Está na hora do almoço e vou parar por agora. Nossas ajudantes maravilhosas têm cuidado de tudo, até das compras que normalmente faço, e Mamãe está sempre checando para ver se preciso de algo.

Mandem notícias.
Com Amor, (Tia) Betty/ Mamãe

(Continua aqui)

452 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (3)”

  1. betty disse:

    Olá, Claudia. Que bom que tudo correu bem. Eu coloquei o que passei no local em algum post anterior ou posterior. Mas foi por poucas semanas. Depois tive que proteger por um bom tempo (não apenas com protetor solar). Mas eu sou muito branca.
    Um Feliz 2012 para vc tb.
    Abs, Betty

  2. madalena oliveira disse:

    Olá Claudia. Hoje fazem vinte dias que fiz a cirurgia de retirada parcial da tiroide. Graças a Deus estou muito bem. O médico já me deu alta e volto ao trabalho em fevereiro por que agora as escolas estão de férias. Ainda tenho que proteger a cicatriz por um bom tempo. Assim disse o médico. Mas estou muito feliz e melhorando a cada dia.
    Um feliz 2012.
    Abr. Madá

  3. Marcos Moreno disse:

    Minha esposa fez cirurgia de tiroide no último dia 26 de dezembro, só que a voz dela está baixa e ela está com medo de não voltar a falar normamente. O médico que a operou disse para procurarmos um fanaudiologo, o que devo fazer?

  4. Marcos Moreno disse:

    Minha esposa fez cirurgia de tireoide no último dia 26 de dezembro, só que a voz dela está baixa e ela está com medo de não voltar a falar normamente. O médico que a operou disse para procurarmos um fonoudiologo, o que devo fazer?

  5. betty disse:

    Prezado Marcos:
    É muito cedo para se preocupar. Se olhar os posts seguintes, verá que levei alguns meses para normalizar a voz. Mas fiquei boa. Ela deve poupar a voz durante os primeiros dias e ir observando. Se não melhorar, ou piorar, depois de algumas semanas, então vale a pena consultar um especialista. Um Feliz 2012 para vocês, com as bençãos de Deus. Abs, Betty

  6. Claudia disse:

    Olá Madalena fico feliz pela sua recuperação, o médico também me deu várias orientações, e eu também só volto a trabalhar em fevereiro, tb trabalho em escola. Graças adeus minha recuperação tem sido muito boa, hoje fazem 15 dias de minha cirurgia, eu retirei toda a tireóide e´estou tomando remédio e, vou na endocrino para ver a dosagem certa do remédio.
    Um grande abraço. Um feliz 2012

  7. ROSANGELA disse:

    Olá Betty.
    Quero te parabenizar por sua iniciativa de relatar com riquezas de detalhes sobre sua cirurgia. Hoje estou com 26 dias que fui operada. tb foi uma retirada total da tireoíde estava com dois nódulos e um diagnósticado maligno. Nossa, ao ler o resultado perdi o chão, mas logo me entrguei nas mãos de DEUS e Ele me deu forças e continua me dando, vou agora dia 12/01 voltar pra meu médico com o resultado da biópsia, estou apreensiva mas muito confiante em Deus e o q tiver q vim terei forças pra enfrentar,pois, Ele é pai e nunca nos deixa sozinhos. Pena q so hoje encontrei seu site, se tivesse lido antes teria me sentido melhor, mas ja deu pra esclarecer algumas dúvidas q ainda tenho. Pode ter certeza que vc ajudou muita gente e continuará ajudando. brigada e um feliz 2012 pra vc e sua familía.

  8. Elizabeth disse:

    Olá, Adorei ler o comentário de todos. Estou com a cirurgia marcada para o dia 11 de janeiro, ao mesmo tempo que estou tranquila, por outro lado estou muito preocupada. Mas adorei ler os depoimentos de todos, dá muito conforo para quem vai passar por isso.

  9. R. MORAES disse:

    Estou ainda na fase de fazer a aspiração dos nódulos da tireóide, estou bastante apreensivo, pois a médica disse que nos homens são, geralmente, agressivos em se tratando de malignos. Mas, espero em Deus, que tudo saia conforme Sua vontade.
    Saudações!

  10. Andrea disse:

    Fiz a mesma cirurgia dia 05/1/12, e estou com um formigamento que está me incomodando muito. Vou retornar ao hospital para retirar os pontos somente dia 12/1 e o cálcio que estou tomando não está resolvendo.
    o seu relato me ajudou muito…

  11. Barbara disse:

    Oi, estou feliz de ter encontrado este espaço onde possamos falar sobre a tireoidectomia…Passei por uma cirúrgia no dia 27/12/2011 para retirar um nódulo cistico no lobo direito da tireóide e tenho me recuperado muito bem. Realizei a cirúrgia no Hospital Sta. Rita (Santa Casa – POA/RS) e fui muito bem acolhida por lá…Há 2 semanas retirei os pontos e pouco se nota os traços de uma cicatriz por ter sido pontos internos. Parabenizo a toda equipe que me ajudou e daí em diante é só seguir com o acompanhamento médico para que o restante da glândula volte a produzir a quantidade adequada de hormonios para o bom funcionamento do meu organismo. Desejo sorte a todos. Obrigada

  12. kelly disse:

    Ola para todos, Meu noem é kelly tenho 38 anos e ja faz 8 dias que passei pela mesma cirurgia( retirada total da tireoide devido á um nodulo) . A cirurgia foi otima, a cicatrizaçao esta otima tbm, mas nao estou me sentindo muito bem devido aos efeitos do hormonio que eu estou tomando, me sinto zomza, fraca nao
    sei se isso é normal…
    Estou tbm preocupada pois minha biopsia fica pronta semana q vem..
    Se Deus quizer nao vai ser nada!!!

  13. betty disse:

    Olá, Kelly. Fico contente que várias etapas foram boas. Continue com acompanhamento médico para encontrar a dose certa de hormônio. Anote, dia-a-dia, o que estiver sentindo e conte para seu(s) médico(s). Espero que logo-logo você estará melhor. Com relação à biopsia, a palavra câncer sempre assusta. Entretanto, parece-me que é um dos “melhores” com relação a outros tipos. Se o veredito for positivo, ainda há muitas chances de cura com o tratamento disponível. Portanto, tente não se amedrontar demais. Basta a cada dia seu mal…
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  14. Amanda disse:

    Olá!
    Vou passar por uma tireoidectomia e esvaziamento dos gânglios ao seu redor no dia 16 de fevereiro. Bom ler o seu relato, mas realmente estou meio assustada com tudo isso. Tenho 24 anos, sou professora e trabalho com minha voz. Essa noite mesmo sonhei que estava passando pela cirurgia. A possibilidade de ser um câncer assusta, assim como o corte no pescoço e a necessidade de uma anestesia geral. Mas assusta tanto quanto o fato dos nervos responsáveis pela voz passarem exatamente rentes à glândula da tireóide. Estou morrendo de medo de tudo… Não sabia que colocavam tubo, nem dreno… E da recuperação.. Preciso voltar a trabalhar 11 dias depois da cirurgia… Acha que terei problemas com isso?
    Abraço! E que eu consiga ficar em Paz… aquela que excede todo o entendimento humano…

  15. Catia disse:

    Ola pessoal.

    Minha mãe passou por esta cirurgia faz alguns anos, quanto aos hormonios nao tivemos problemas – Eutirox 75 mg, porém a situação pós-operatória exigiu a restrição a alguns alimentos, mas isto nem o Otorrinolaringologista e nem o especialista de cabeça e pescoço souberam explicar. Estas restrições acontecem porque minha mãe em alguns momentos se engasga quando ingere alguns alimentos, ela sente-se como se sua garganta estivesse sofrido um estreitamento, necessitando atenção especial até para tomar medicação em caso de comprimidos grandes. Tenho pesquisado e buscado respostas sobre o assunto se alguém souber de algo, por favor, me avisem. Abaixo compartilho com vocês um site da Associação Brasileira de Cirurgia da Cabeça e Pescoço no qual traz muitas informações importantes sobre o assunto.

    http://www.sbccp.org.br/publico_perg_resp_tiroide.php

    Abs,

  16. betty disse:

    Olá, Catia.Obrigada pela contribuição. Vai ser bom o link para as pessoas terem um site mais específico para pesquisar. Não sou especialista, mas creio que deve ter ficado uma cicatrização grossa dentro da garganta da sua mãe. Alguém já fez exames de imagem? Se não, eu insistiria nisso. Não sei sobre a possibilidade de correção, mas seria bom, pelo menos, saber a causa. Que bom que ela tem uma filha tão cuidadosa!
    Abs, Betty

  17. betty disse:

    Querida Amanda:
    Pela sua observação, gostaria de crer que você é cristão, crente que a Bíblia é a Palavra de Deus e que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para pagar seus pecados e abrir as portas para comunhão eterna com Deus.

    Se for assim, você tem uma fonte de conforto muito boa pois sabe que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8.28). Isto nos é confirmado pelo Espírito Santo que é o nosso Consolador. Não falo isso de boca para fora, pois já passei pelo mesmo susto (e vários outros) e atualmente acompanho meu marido na sua luta contra câncer. Através das palavras bíblicas e do apoio de muitos irmãos em Cristo, Deus tem nos consolado, encorajado e fortalecido durante os anos.

    Quando procuramos ver tudo pela perspectiva divina, a vida se torna uma espécie de aventura, ainda em meio a tristezas e dores, pois cada problema (e alegria também) é uma oportunidade para testemunhar da nossa confiança em Deus, de ver a mão dele trabalhando, e de servi-lo em situações que dependem da força dele para continuar firme.

    Leia sua Bíblia. Filipenses, que você citou, é um bom lugar para começar. Como também os salmos. As epístolas de João. Precisamos sempre nos lembrar que estamos a caminho de um lugar melhor. Creio que quando eu chegar lá, irei me perguntar porque relutei tanto em deixar este mundo para trás. Entretanto, o que sentimos é normal pois fomos criados para viver e não para morrer. E a morte só pode ser enfrentado com a ajuda de Deus.

    Prepare-se para uns dias de descanso bem aproveitados. Deus sabe que você quer voltar ao trabalho em 11 dias. Se for para seu bem e para a honra dele, você estará de volta ensinando. Se não, procure visualizar o que ele pretende lhe ensinar ou como ele quer lhe usar, enquanto interage e reage.
    Abs, Betty

  18. MIRIAN disse:

    ola..tb passarei por uma tireoidectomia total com esvaziamento ganglionar,e so me apavora a iodoterapia,pois ficar isolada por algumas hrs ja e ruim,imagina 24 ou 48…

  19. dulce disse:

    betty, gostaria de saber se a sua voz ficou nomal, pois faz 23 dias que eu operei e esto bem rocca. obrigada dulce

  20. Felicia disse:

    Olá, estou desde o ano passado para fazer a cirurgia e até hoje não consegui fazer, cirurgia marcada para 08-12-11 o plano demorou para autorizar, segunda marcação dia 26-01-12 meu médico sofreu acidente na virada do ano. Agora vai dar tudo certo Em Nome de Jesus, está marcada para o dia 03-02-12. Gostei muito desse site, pq ele me esclareceu muitas as minhas duvidas, eu estava muito preocupada com medo e aqui eu vi que a cirurgia é simples. Estou confiante em Deus que dará tudo certo e que meus nódulos tb não darão nada de mais. Vão ser todos benignos.
    Vou retirar toda a tireóide, pq tenho nódulos nos dois lados, e um lado tem um nódulo inderterminado de grau 3. O médico falou que não é nada de mais, mas que só na hora da cirugia que vai ter certeza. Qdo eu voltar do hospital eu relato aqui minha cirurgia. Obrigada(o) a todas (os) vcs que me ajudaram com os seus relatos.

  21. Valneide disse:

    Óla, também vou passar pela tireoidectomia total, estou um pouco apreensiva pois nunca tomei anestesia total, também penso no dreno que terei que usar, pois dizem que dói um pouco.Gostaria de saber se é verdade Betty?

    Estou criando coragem, penso muito no meu filho pequeno de dois anos…

    Tenho FÉ em Deus e sei que vai dar tudo certo.
    Amei esse sait, obrigada Betty você nos ajuda muito.

  22. Felicia disse:

    Valneide, tb estou um pouco receiosa com a anestesia geral, mas já li tantos depoimentos de pessoas que já fizeram esta cirurgia, e elas falam que correu tudo bem, que o dreno não doeu nada, ele é tirado no dia seguinte, qdo vc vai embora.
    Qto a recuperação, meu medico falou que não posso pegar peso durante 15 dias, também tenho uma bebê de 1 ano e 9 meses, Ele falou que não poderei pegá-la. Seu médico falou o que com vc?
    Eu estou muito confiante em DEUS que dará tudo certo, DEUS está no controle de tudo. Boa sorte!
    Este site da Betty é muito bom, como me ajudou nesta caminhada até agora. Obrigada Betty. Por nos ajudar.

  23. Daniela disse:

    Oi, tambem passei por esta cirurgia no dia 26/01/2012. Para dormir no primeiro dia foi um pouco dificil, mas agora esta tudo bem. Minha recuperação esta sendo tranquila, só um pouquinho de dificuldade para falar, doi bem pouco.

  24. nubia martins disse:

    que riqueza., amei., estou hj no 5 dia d cirurgia, retirada total da tireoide. Aguardando resultao da biopsia, muito nervosa, so ta sendo mas dificil p mim pq tenho um bebe d 3 mses.

  25. Ana Maria disse:

    Passei por uma tireoidectomia total no dia 30/01. Não precisei colocar o dreno, tive alta no dia seguinte e sem dor. Estou tomanado apenas anti inflamatorio e vitamina D. Graças a Deus não tive os formigamentos e cãibras, tenho apenas muito sono. No dia 06/02 tenho retorno com o médico que deve passar o remedio da tireoide mas por enquanto não estou tomando nada para essa reposição. Estou ansiosa pela iodoterapia pois desconheço o processo. Gostaria de saber mais. Se alguém puder me contar…

  26. betty disse:

    Olá, Ana. Você já tem certeza que fará iodoterapia? O médico já lhe falou o resultado da biopsia? Muitas vezes, não é preciso. Nos meus últimos posts sobre este assunto, eu falo bastante sobre iodoterapia e várias pessoas compartilham suas experiências com considerável detalhe. Vá para http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1133 ou procure o assunto tireoide sob tribulações/doenças no índice do lado direito no meu blog http://www.cronicasdocotidiano.com. Eu mesma não tive cancer e já estamos indo para três anos que fiz a cirurgia. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  27. betty disse:

    Olá, Nubia:
    Não é fácil, né, ficar doente com um filho pequenino. Tenho tres netinhos muito preciosos e sei como as mães sofrem com apenas um dia de mal-estar. Vamos torcer para que a biopsia dê negativo. Mas se não der, a notícia boa é que o tratamento para cancer de tireoide, apesar de não ser muito agradável, é muito menos traumático do que a maioria dos outros e de bem pouca duração. Você pode saber mais sobre isto nos meus posts posteriores sobre o mesmo assunto, especialmente o nove e o dez. Mas não vá lá para ler exceto se precisar. Basta a cada dia seu mal.
    Descanse, leia um bom livro, veja uns filmes alegres, re-avalie sua vida diante de Deus para ver se suas atuais prioridades realmente deveriam vir em primeiro lugar ou se algumas deveriam ser substituídas…
    Faça de tudo para tornar-se uma pessoa mais sábia e pronta para abençoar depois desta experiência.

    Um grande abraço, Betty

  28. Felicia disse:

    Olá meninas estou aqui para dar testemunho do poder de Deus na minha vida.
    Fiz minha cirurgia dia 03/02 sexta feira, fui confiante em Deus que tudo daria certo. Minha cirurgia foi retirada toda tireoide, internei sexta 6h e tive alta no sabado.
    Eu estou super feliz porque não tive medo pela confiança em Deus e pq foi tudo muito tranquilo e eu não senti nada, dor nenhuma depois da cirurgia, fiquei com dreno, mas não me encomodou em nada, não fiquei com dor de garganta, estou falando super bem.
    Só incomodou um pouco foi o pigarro no dia da alta, mas depois que eu consegui tossir ele, acabou. Estou tomando Calcium sandoz FF depois do almoço e jantar, para repor o calcio. e remedio para dor não mais. Hoje eu fiz o curativo do dreno, já está sequinho. Eu só tenho que agradecer a Deus pelo poder dele na minha vida, pq eu pedi muito para que o SENHOR me operasse pelas mãos do médico e me anestesiase pela mãos do anestesiata.
    Minha anestesia tb foi um sucesso, eu não me lembro de nada, eu acordei normal e o anestesista estava rindo pra mim, segurando na minha mão, falou que estava tudo bem, mas eu estava muito sonolenta. Mas não senti pavor nenhum em acordar. Minha biópsia graças a Deus não deu nada, meus nódulos eram todos benígnos. Fui pro quarto e dormia e acordava, depois de umas 4 horas veio a sopa. Levantei umas 3 x na noite para ir ao banheiro urinar por causa do soro, mas correu tudo muito bem.
    Desejo a mesma sorte que eu tive para todas (os) que ainda tiverem que operar e coloque Deus na frente e pede mesmo para ele está lá no centro cirurgico com seus anjos que tudo dará certo.

    Eu posso dizer com convicção: meu Deus é fiel
    Eu posso falar, sem medo de errar: meu Deus é fiel
    Cumpre suas promessas, age na hora certa: meu Deus é fiel
    Haja o que houver, eu continuo dizendo: que o meu Deus é fiel
    Não falha jamais, não me deixou só, foi meu socorro bem presente na hora que eu te supliquei. E fui atendida.
    QUANDO DEUS PROMETE ELE NUNCA FALHA NEM DEIXA DE CUMPRIR. (Josué 23:14)

    Só tenho que te agradecer Senhor!!! Pela minha vida, saúde plena e por tudo que tu me deste.
    Obrigada por eu ter sido bem assistida e bem sucedida. E já está ótima na minha recuperação.

    Creia agora mesmo nas promessas do Senhor e você verá o favor Dele liberado sobre sua vida, família, trabalho e ministério.

    Para viver milagres, é obrigatório crer de todo coração nas promessas de Deus. (João 11:40)
    “Se creres verás a glória de Deus”.
    Eu cri de todo coração. E continuo crendo neste Deus de todo coração. AMÉM SENHOR JESUS!

  29. marilda disse:

    ola , bom dia ja se passaram vareas etapas do tratamento to pedindo a deus q essa seja a ultima pos ja nao aguento tantas dietas ;tantas consultas ja estou cansada, meu corpo quer so descanso e descanso ,………………..(BETTY VC LEMBRA QUE EU LHE PERGUNTESE EU PUDIA TOMAR AÇAI,, POIS É NAO PODE ) bjs bom dia.

  30. marcia disse:

    marcia cristina 11de fevereiro 2012as 18h06 eu tinha cinco nodulos eu fiz a cirurgia no dia2 fevereiro. no terceiro dia eu tive alta fui no sacolão fiz feira hoje depois de dez dias estou ótima e agradeço muito a deus e o meu cirurgiao que e um ótimo medico no dia treze vou voltar no medico pra pegar o resultado do exame e pegar a receita pra começar a tomar o remedio bom ficam com deus e melhoras para todos

  31. betty disse:

    Que bom, Marcia, que tudo correu bem até agora. Desejo-lhe plena recuperação. Abs, Betty

  32. betty disse:

    Olá, Felicia:
    Realmente, nosso Deus é fiel e a sua expressão de gratidão pela sua recuperação é muito bonita.

    Que bom que tudo correu bem com você até agora. Jesus disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, porque eu venci o mundo. Quando somos filhos dele, ele nem sempre tira o sofrimento ou a dificuldade mas está presente para afofar a nossa cama e nos consolar, encorajar e ajudar. Nem sempre tudo “dá certo” de acordo com nossas expectativas humanas mas, da perspectiva dele, algo está contribuindo para o nosso bem e sendo uma oportunidade para demonstrar ao mundo que temos um pai celestial a quem amamos e servimos, não importam as circunstâncias. Assim podemos experimentar a verdadeira paz que excede todas as expectativas, algo impossível para aqueles que não o tem como Pai.

    Um grande abraço. Que Deus a abençoe, Betty

  33. maria cristina marques disse:

    Querida Betty, em primeiro lugar queria agradecer por você ter criado este espaço de trocas. Hoje é o primeiro dia que entro na internet após a minha tireoidectomia total, onde já tinha o resultado de que teria que retirar 4 nódulos malignos. Fiquei, na medida do possível muito tranquila e confiante na equipe que me operaram.
    Já estou em casa, me recuperando, depois de 4 dias. Estou muito bem, comendo normalmente, e como a maioria dos relatos que li, tomando os mesmos medicamentos.
    Ler e compartilhar nos acalma, e isso é muito bom. Estou procurando tirar os melhores ensinamentos dessa fase. Sou Engenheira Agrônoma e professora de Ensino Técnico e Tecnlológico. Também uso muito a minha voz, mas sei que terei tempo para recuperá-la e se for o caso de alguma mudança, tenho certeza que a mesma terá um sentindo que será bom para a minha vida.
    Queria recomendar a leitura do livro: A DOENÇA COMO CAMINHO, da Ed. Cultrix. Vale a pena ler!
    Abraços a todos.

  34. betty disse:

    Querida Cristina:
    Fico muito contente que esta etapa do seu tratamento foi tão boa e que você está conseguindo aprender, crescer e abençoar durante essa fase.

    De certo modo, penso como você (e como o livro parece demonstrar), tirando os melhores ensinamentos dessa fase. Tenho certeza que sua atitude “positiva” está ajudando muito na sua recuperação e convívio. Eu também acredito em algo semelhante, mas a base do meu raciocínio é diferente. Creio na declaração do apóstolo Paulo em Romanos 8.28 que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus… Preciso, portanto, sempre procurar ver tudo pela perspectiva de Deus e entender que o que está me acontecendeo é um CAMINHO para eu poder aprender mais sobre e com Ele. Não devo me rebelar contra a sua providência, e sou abençoada quando tento usar as oportunidades para crescer pessoalmente e para servi-lo em situações complexas ou difíceis.

    É muito bom viver assim e já tive que colocar isto em prática muitas vezes, nem sempre sem lágrimas, podendo contar com o direcionamento, conforto e força divina para continuar. Acabo de fazer 60 anos, chegando mais e mais próximo ao meu encontro com o Deus que me ama e a Jesus que morreu no meu lugar para pagar os meus pecados.

    Espero que você possa logo se recuperar por completo. Que Deus a abençoe. Betty

  35. Sônia disse:

    FUI AO MÉDICO, ELE DISSE QUE TEREI Q FAZER A RETIRADA TOTAL DA TIREÓIDE, ESTOU APAVORADA NUNCA FIZ QUALQUER TIPO DE CIRÚRGIA,DIZEM Q A REAÇÃO DA ANESTESIA É PESSÍMA. OREM POR MIM.

  36. betty disse:

    Olá, Sonia. Antigamente, a anestesia dava muito mais medo do que agora. Não me lembro de ter tido efeito colateral nenhum (exceto sono) da anestesia desta cirurgia. Vá com calma, aproveite para descansar, ler um livro, ver um filme, jogar paciência… quando acordar. Que Deus a abençoe, guiando as mãos e mentes dos seus médicos e dos técnicos e funcionários hospitalares, para que possam diagnosticar, operar e tratar sabia, correta e respeitosamente.
    Um grande abraço, Betty

  37. Marina dos Santos Anegue Silva disse:

    15 de Fevereiro de 2012
    Olá,Boa Tarde!
    Eu e minha filha,pesquisando na net,achamos seu blog! Cara Colega,estou um pouco assustada confesso,porque fiz a ultra da tireoide e estar sem nódulos,perfeita…Graças a DEUS! Mas eu tenho a quase 4 a 5 anos “hipertireoidismo”,sempre fiz o uso do Tapazol 5mg (1 por dia que no caso que não significava nada) Depois passei á tomar o de 10mg (2 de dia e 2 a noite). Bom, ontem fui á uma outra especialista Endócrina e que me indicou a cirurgia da retirada total da tireoide,fiquei assustada! Porque somente com a minha medição ela falou que não estava adiantando e que o prazo do Tapazol e de 2 anos de uso. A médica citou sobre o uso do Iodo Radioativo,mas perguntou se eu quero ter outro filho e eu dizer que sim,e ela descartou essa hiportese do Iodo. Agora eu pergunto o que faço? Procuro outro médico? Volto a me consultar com o meu antigo médico que mandou eu fazer a ultra que estar ok Graças á DEUS! Me ajude! Um grande abraço e fike com DEUS! MARINA

  38. aurica disse:

    betty estou em desespero, descobri que tenho nodulos maliguinos na tireoide, ano passado, estou agurdando vaga para cirurgia pelo sus, so tem na primeira semana de abril, fiz um ultra som em janeiro e os nodulos estaõ crescendo, o medico disse que não pode antecipar a cirurgia por ter gente pior na minha frente, claro jamais quero tirar o lugar de ninguem , mas estou apavorada esta espera sera que é muito grave? devo procurar outro medico em sp paulo. e se demorar mais ainda? a anciedade é terrivel.

  39. betty disse:

    Olá, Aurica:
    Abril não está mais tão longe assim. Não sou médica, mas pelo que tenho investigado o cancer de tireoide cresce bem devagarzinho. E se o médico diz que tem gente pior, isto em si já é confortador. Mantenha os planos, tenha os documentos em ordem e esteja pronta. Se tiver alguns recursos e quiser, poderá consultar um(a) endocrinologista, mas isto poderá lhe confundir/amedrontar mais e sem necessidade, já que o “bonde já está andando” rumo à solução. Seja educada com todos durante a internação, converse e descubra daqueles que lidam com isto diariamente quais são as próximas etapas e como fazer com que andem mais rapidamente. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  40. ANDRÉA disse:

    OBRIGADO BETTY PELAS SUAS INFORMAÇÕES SOBRE A CIRURGIA DA TIREOIDE FIZ A MINHA DIA 24/02/12 GRAÇAS A DEUS CORREU TUDO BEM HOJE ESTOU COM DOIS DIAS,JÁ ESTOU TOMANDO O REMÉDIO DA TIREOIDE SÓ ESTOU AGUARDANDO O RESULTADO DA BIOPSIA.
    BEIJOS DE UMA GRANDE COLEGA
    ANDRÉA

  41. Luciana disse:

    Olá, tenho um nódulo benigno na tireóide. Como continua crescendo, é possível que eu venha a realizar uma cirurgia para retirá-lo, por isso gostaria de saber se alguém pode me indicar um bom médico-cirurgião, aqui em Porto Alegre/RS. Estive em vários que não me passam qualquer confiança. Tenho 37 anos e fico em dúvida se devo fazê-la logo, considerando um pós-operatório mais difícel, com o passar dos anos. Além disso, como posso fazer para saber o médico que operou Bárbara, na Santa Casa, cujo comentário está nesta página? Betty, você tem como me ajudar? Obrigada, de qualquer forma!

  42. DOMAR GOMES disse:

    Olá, tenho algumas duvidas…… E gostaria de ajuda realizei uma cirurgia 22 de nov. 2011 e tomei iodo dia 26 de dez. Mas não me sinto bem continuo sentindo muitas dores já realizei outros tipos de exames não constou nada graças a Deus, estou tomando puran de 150 pq o de 100 não estava servindo tenho 41 anos foi total minha cirurgia é estranho os sintomas sinto fortes dores na garganta, nas pernas, nos braços, muita moleza, um excesso de sono durante o dia e anoite insonia e outras coisas mais, gostari que alguém me ajudasse se isso é normal
    eu, creio que não, mas nunca se sabe
    Obrigada pela oportunidade…..

  43. betty disse:

    Olá, Domar: Não creio que seja normal ter todo este mal-estar por um tempo prolongado. Vai anotando tudo que sente e quando. Leve suas anotações para um(a) endocrinologista e peça para verificar como estão as para-tireoides e outras glandulas. Não desista de definir o problema e de procurar uma solução. Ao mesmo tempo, tente sempre enxergar e apreciar as mínimas belezas e bondades ao seu redor porque isto alivia muito. Espero que encontre uma solução. Que Deus a abençoe. Betty

  44. DOMAR GOMES disse:

    Obrigada pela resposta, pois tenho medo de que algo esteja errado comigo
    estou para ir ao medico que me operou dia 16 deste e como falei anterior já tenho três meses de cirurgiada e sinto muito entalo, corpo fica muito gelado. Estou entrando em desespero, pois não consegui um diaguinostico concreto sinto-me vencida pelo tempo entende? depois que me operei é o segundo exame de sangue que estou a realizar para saber como estão as taxas ainda não fui liberada para ir ao endocrinologista isso está me deixando impaciente, pois não sei se é normal esse procedimento. Mais uma vez obrigada pela oportunidade é muito bom saber que temos alguém em algum lugar que nos possa tirar duvidas e que tem conhecimentos e vontade de ajudar o próximo. Que Deus a abençoe grandiosamente todos os dias de tua vida fica na paz…!!!!

  45. Maria Elisa disse:

    oi domar tenho 14 anos,e vou operarar da tiroide e estou com um pouco de medo,mas como é a primeira vez que eu faço uma cirurgia é normal.estou com medo de ficar feia com a cicatriz,(vc usa alguma coisa pra cicatrizar mais rapido)ou fez alguma plastica pra voltar normal

  46. Maria Elisa disse:

    oiiii betty como vai,me chamo Maria Elisa tenho 14 anos e vou fazer cirurgia sa tiroide,estou com medo,mas é normal é a minha primeira cirurgia.vc fez alguma coisa pra cicatriz mas rapido o corte da cirurgia
    Um enorme abraço que vc seja muito feliz.

  47. Maria Elma do nascimento disse:

    Fiz um tireoidectmia ontem,08/03′ e recebi alta hoje,estou me sentindo muito bem sinto um pouco de pigarro mas nem tanto. Até a minha voz ta legal, nao sentindo rouquidão, nem carimbar e nem formigamento, o medico me recomendou uma dieta pobre em iodo. daqui a .15dias vou receber o resultado. Da biopsia, estou tranqüila quanto o resultado, aconteça o q acontecer, estarei sempre com fe em Deus todo poderoso e farei o que for necessário. Obrigada, gostei muito do site

  48. betty disse:

    Olá, Maria Elma:
    Parece que você está sendo bem-cuidada. Nem sempre a parte do iodo é marcado tão cedo, mas considero isto o ideal.
    Realmente, temos que fazer a nossa parte enquanto confiamos no nosso Deus que tudo pode e que, ao mesmo tempo, tem um lugar bem especial esperando pelos seus amados, aqueles que se aproximam dele através do sacrifício do seu filho Jesus Cristo. Que Deus a abençoe, Betty

  49. Marina dos Santos Anegue Silva disse:

    Rio: 14 de Março de 2012

    Olá Betty!

    Fico muito feliz em visitar seu blog,ao ler o depoimento da Felícia,eu senti uma força…é JESUS com certeza é DEUS falando para os filhos seus!!! Há tempo que não acesso a net,com receio de ler relatos que somente nos fazem mal,mas o seu blog é 10! Voltei a me tratar com á minha antiga Endócrina (que já me tratava á 1 ano + ou -).Mostrei p/ ela todos os meus exames e a ultra da tireoide;Betty tomei um esfrega com razão,pois ela perguntou porque eu fiquei 2 a 3 meses sem aparece e que com Hipertireoidismo não se brinca…pedi desculpas e eu disse a Dra,q me desculpe eu agora vou me tratar com mais responsabilidade e não farei mas isso porque eu preciso muito da sua ajuda dela! Bom,passando o esfrega…ela aumentou a dosagem do Tapazol 10 mg,sendo 3 comp. pela manhã e 2 comp ,depois do almoço para que ela diminua,e 1 comprimido do Glifage (para a glicose que deu 103) para a cirurgia(retirada total),a Dra. pediu que eu fosse no cirurgião (cabeça e pescoço) para dar uma satisfação,fui,ele viu meus exames (inclusive o que ele me pediu para fazer,o do pré-operatório) ele disse que estão ótimos e que a Dra. estar correta e que vai esperar a permissão da Dra.
    Betty,passei muito mal por causa do Hiper,tomei essa decisão porque tomo remédio a mais de 5 anos,não tenho nódulos Graças á DEUS e gostaria de ter mais 1 bebê (pela vontade de DEUS),tenho 37 anos e uma filhota de 14 anos e sempre quis ter outro filho,mas com hiper fica complicado,já conversei com 3 ginecologistas e me falaram a mesma coisa que com hipor e com os homônios tratados,vai dar certo.Mas Betty,não é só pelo bebê,minha saúde tbm! Tive que fazer varios exames inclusive cardiologicos,e pelo hiper da palpitações,nisso estou me tratando com uma cardiologista que passou (atenalol de 50 mg e lorsatana potassica) 1 de dia e 1 a noite para pressão (1 de cada) e alplazolan 1/2 comp. para dormir e em ultimo caso a metade de dia ser eu estiver muito ansiosa.Porque o Hiper mexe com minha ansiedade no qual aumenta a minha pressão.Mas Graças á DEUS estou mais tranquila e bem assistida,a Cardiologista já tirou a lorsatana,agora so estou com atenalol.
    Betty, eu CREIO em DEUS que tudo dará certo,já estar dando, o melhor já deu, em NOME DE JESUS! E os médicos são abençoados,GRAÇAS À DEUS! E após a cirurgia,tudo vai da certo,porque DEUS jamais desampara um (a) filho(a) seu (ua),Amém! DEUS abençoe á todos!

  50. cris disse:

    passei por esta cirurgia faz uma semana e estou bem graças ao meu bom Deus e um bom cirurgiao.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > maio > 27 > Pós-Cirurgia de Tireóide (3)