Terça-feira, dia 26 de maio (quase uma semana depois da minha cirurgia de tireóide).
Flores dos amigos do Mackenzie
Para quem está me lendo pela primeira vez, comecei falando sobre os meus problemas com a tireóide aqui, continuando aqui, aqui e aqui.
Estou melhorando diariamente. Devo retirar os pontos amanhã à tarde, na consulta marcada com o cirurgião, e conversar com ele sobre várias coisas que ainda me intrigam, preocupam ou incomodam.
Sabendo agora de uma prima que está se preparando para fazer a mesma cirurgia e de outra amiga que ainda precisa levar os resultados ao médico, resolvi tentar descrever a minha experiência. Creio que vale a pena para elas e outros saberem que algumas coisas podem ser consideradas “normais”, pois os médicos nos dizem muito pouco.
Vou iniciar com uma tradução da carta que escrevi em inglês para meus parentes e, depois, postar mais algumas atualizações e ponderações, o Senhor Deus permitindo.
Sugiro que continue lendo apenas se tiver interesse neste assunto. Se não tiver, use o tempo para abençoar alguém. Ainda espero concluir a série sobre “companheirismo no casamento” e, tenho certeza, surgirão outros temas.
Quinta-feira, 21 de maio (2º dia pós-cirurgia)
Querida Família:
Estou escrevendo para compartilhar que passei por minha cirurgia de tireóide na terça à tarde e que cheguei em casa quarta à noite (ontem). O hospital, os médicos e as enfermeiras foram muito agradáveis e competentes no seu jeito de ser e trabalhar, e bem-organizados também. Já na sala de recuperação, o anestesista e atendentes iam e voltavam, dizendo coisas que não me lembro mais quais eram. Percebi imediatamente que meu lábio estava rasgado e inchado, mas ninguém com quem falei admitiu que foi provocado pela cirurgia. Uma pessoa até me perguntou se eu não havia chegado assim?! (Solano dentro de pouco tempo concluiu que foi por causa dos tubos que me inseriram). Senti muito frio (como sempre acontece comigo após cirurgias), mas eles foram me aquecendo e, aos poucos, fui despertando. Ainda lá, o médico veio e me disse que a tireóide e seus nódulos foram grandes e trabalhosos para extrair, mas que não parecia haver indicação de câncer. Ele também chamou G (minha filha) e Solano para o andar cirúrgico para dizer-lhes a mesma coisa e dar mais explicações e instruções. G quase que morreu de susto com aquele pedido de reunião, em uma salinha apropriada. Pensou, lembrando dos muitos filmes de hospitais que já assistiu, que só poderiam ser más notícias, que precisavam ser dadas longe do paciente! Mas não era nada disso.
O hospital (Nove de Julho) foi muito bom. Solano recebeu instruções detalhadas e os números das extensões das pessoas que atendem no andar cirúrgico para as quais poderia ligar para saber do andamento do procedimento e também para quando eu estivesse na sala de recuperação. Além disso, também foram atualizando sobre a minha situação, ligando para o quarto e falando com minha família, para explicar o atraso em começar, onde eu estava, etc. Creio que este foi o melhor serviço que já tivemos nesta área. Uma brochura que entregaram, assim que eu entrei para a cirurgia, continha as instruções escritas, dizendo “entendemos a apreensão dos familiares e queremos ter a oportunidade de fornecer todas as informações possíveis durante o procedimento cirúrgico”. O processo de internação também foi conduzido de maneira rápida, digna e eficiente. Uma moça ligou para mim no dia anterior para pegar os principais dados e dar instruções.
As primeiras horas depois de uma cirurgia com anestesia geral sempre são meio nebulosas, mas lembro-me de ter visto D (nosso filho do meio) rapidamente. Ele precisava me dar um beijo antes de correr para encontrar A (sua esposa) que também estava lá, mas que precisou sair para tirar o carro do estacionamento que fechava às 20 horas. Foi bom revê-lo porque havia voltado de Índia/Bangladesh naquela manhã— ele foi o primeiro da nossa família a ver meu neto, o pequeno Lucas, pessoalmente (agora com quatro meses).
(Vou adicionar uma explicação aqui. Há umas poucas semanas, D soube que teria que ir para Índia, a trabalho. Pela terceira vez… Partiu numa sexta-feira para participar de um evento lá na segunda. Mas a cabeça dele e do seu irmão começaram logo a trabalhar. Índia fica ao lado do Bangladesh. Será que daria para ir lá, em termos de tempo, de finanças, de visto? No fim, ele recebeu a aprovação da firma para prolongar a estadia um pouco, e comprou passagens de ida e volta entre Delhi e Daca. Passou cinco dias com o irmão mais velho e assim pode ver e conhecer o contexto da sua vida durante estes últimos anos. Conheceu a casa, os amigos, a igreja… Andou em riquixás, no trânsito de lá, viu e cheirou a pobreza, ouviu os sons, entrou nas lojas, comeu a comida, interagiu com o povo, ouviu as chamadas a oração das mesquitas… Conheceu os cristãos de lá… Foi tão bom ver os dois irmãos rindo e brincando juntos pelo Skype, com o pequeno Lucas nos braços do tio).
Meus filhos, nora e neto em Bangladesh
Voltando à minha carta… O noivo da G também chegou, providenciou comida para eles, e depois levou-a à nossa casa para ficar com os avós. Sei que eu também comi – lembro-me vagamente de engolir gelatina e chá (sem dor) e de estranhar a oferta de bolachas. (Nesta parte foi diferente do que eu esperava—nada de papinhas e sopinhas apenas. O almoço e jantar do dia seguinte vieram com carne para cortar e mastigar.)
Solano ficou comigo na primeira noite. Eu podia falar (mas não muito) e tinha que dormir de “papo pra cima” por causa do corte na garganta (de uns 7 a 8 centímetros) mais o dreno que haviam colocado num furo abaixo disso. Odeio dormir assim—sempre me dá pesadelos—o que nunca é bom, mas que é pior quando a gente já se sente mal. Mas Solano colocou uns travesseiros em cada lado da minha cabeça para eu poder descansar com o rosto parcialmente virado e consegui pegar no sono repetidamente entre as interrupções das enfermeiras que vinham medir pressão e temperatura e injetar remédios. Creio que ele dormiu muito menos do que eu.
G voltou cedinho (havia tirado o dia para ficar comigo) e Solano saiu para trabalhar. Ficamos num bom apartamento com banheiro, armário, geladeira, TV, mesa, sofá-cama e cadeira reclinável, bem ao lado do posto de enfermagem. Assim, Solano e G apenas precisavam abrir a porta e sorrir e elas já vinham atender. Passamos o dia descansando, vendo TV e olhando revistas de noiva (com G ligando para fotógrafos—eles acertaram esta parte no sábado seguinte). Vi os filmes que Daniel havia gravado em Bangladesh—como meu netinho é lindo e sorridente! (Tinham passado para meu computador do pen drive dele). Também ouvi parte de um sermão que G gravou no meu I-pod, mas não consegui me concentrar muito bem.
Quase que fiquei uma noite a mais porque comecei a ter formigamento nas mãos e nos braços, que evidenciava deficiência de cálcio. O médico já havia prevenido que isto poderia acontecer e me disse para ficar com calma nestas horas, senão poderia piorar. (!!!) Se chegasse a ter cãibras, teria que voltar ao hospital para medirem o cálcio no sangue e me medicar. Foi o que fizeram naquela hora, pingando um produto com cálcio no soro. O formigamento diminuiu. Só que a agulha saiu da veia e eu não notei até meu braço ficar bastante inchado. Foi um susto. Mas a enfermeira imediatamente improvisou uma “bolsa térmica” com água quente numa luva descartável. Fiquei com isto até a hora de partir. Parecia um balão transparente em cima de outro, cor de pele.
(Nota posterior de Betty—Saí do hospital com o rosto de Nanny McPhee e o braço de uma boneca gordinha (com a mão parecendo estranhamente diminuta na extremidade, pois a fita que segurava o cateter havia impedido que o líquido fluísse até ela. Subsequentemente, a mão também inchou, mas no dia seguinte já estava bem melhor. Esta não é a primeira vez que isto me acontece—creio que deve ser algo bem comum até.)
Nesta primeira noite em casa, com o dreno removido, até consegui dormir um pouco melhor, mas o dia de hoje é meio desconfortável (o segundo dia normalmente é). Nada seriamente errado, apenas desconforto generalizado, e dor para engolir, mais até nas costas do que na garganta. O lábio diminuiu um pouco em tamanho, mas o branco do ferimento está enorme.
Seguindo ordens médicas, engoli nove comprimidos no café de manhã—os dois que normalmente tomo (para coração) mais o de tireóide que tomarei para sempre, omeprazol para forrar o estomago, antibiótico, três para cálcio e uma para dor. Mais uma pastilha para chupar 4 vezes ao dia, para aliviar a garganta. Estarei tomando cálcio em todas as refeições. Creio que é porque mexeram com as glândulas paratireóides (que, felizmente, não precisaram retirar) e isto causa o desequilíbrio na distribuição de cálcio.
Devo ficar em casa durante uma semana, tomando todos estes comprimidos, e depois ir ao médico para receber instruções adicionais.
Muitas pessoas ligaram e escreveram. Minha casa está cheia de flores (três buquês). Sinto-me amada e paparicada. Acabo de falar com D e T no Skype e vi novamente o pequeno Lucas. Segue o link para o site dele com imagens da visita de D a Bangladesh… Muitas de vocês já receberam o seu relato das “aventuras” da viagem toda. Já soube que andam dizendo que parecia uma “epístola de (Tia) Betty”.
Está na hora do almoço e vou parar por agora. Nossas ajudantes maravilhosas têm cuidado de tudo, até das compras que normalmente faço, e Mamãe está sempre checando para ver se preciso de algo.
Mandem notícias.
Com Amor, (Tia) Betty/ Mamãe
Boa tarde que bom ver suas postagem. Aqui e u faz 15 dias fiz a cirurgia,a minha foi um pouco complicada, mas estou me sentido bem. Estou esperando o resultado da biopsia, pois era ja um nodulo na tireoide que me desviava a traqueia,e estava complicando o esofago. Gostaria de saber de vc com quantos dias vc falou bem,eu com 15 dias tomando cortisona e fazendo aerosol q os medicos me passaram ainda falo muito baixo e rouca….muito obrigado e um dia abençoado
Olá, Joelita. Muita gente se recupera logo da voz, entretanto eu mesma demorei meses. Mas fiquei boa. Descrevo isto, um pouco mais, nos posts seguintes. Mas tudo depende do que foi feito lá dentro. Às vezes, precisará de um fonoaudiologo.
Espero que a sua recuperação seja boa. Abs, Betty
Quarta-feira, 02/08/2012, minha prima Andrélia de Alcântara Barros foi submetida a uma cirurgia para retirada da glândula tireoidiana, recebendo alta no dia seguinte. Passado-se mais um dia, o 3º da cirurgia, ela começou a sentir um tipo de convulsão nas mãos, rasão pela qual teve que tomar cálcio de imediato. Hoje, 4º dia da cirurgia, ela já se encontra bem melhor, apenas com um pouco de tosse.
Pergunto: é assim mesmo no pós operatório de retirada da glândula tireoidiana? Me ajude, por favor!!!
Sim, Silas. Acontece muito que as pessoas tenham formigamentos e caibras nas extremidades do corpo porque mexeram com as paratireoides, glandulas bem pequenas ao lado da tireoide que controlam o cálcio. Normalmente, depois de alguns dias tomando isto, isto cessa. Tem comentários nos meus posts anteriores e posteriores que falam da mesma experiência. Eu também tive. Abs, Betty
achar seu blog foi muito confortante pra mim. descobri em dezembro do ano passado um nodulo e só fui fazer a punção em junho e entregar o resultado a um medico em julho (muito disso se deve ao fato de não ter plano de saude), o resultado é um nodulo indeterminado, mas que já apresenta alguns sinais de malignidade, vou precisar tirar a tireoide toda. morro de medo. tenho medo de hospital, nunca precisei de internação. muito menos cirurgia. os medicos dizem que é uma cirurgia relativamente simples, mas medicos as vezes são frios por já estarem acostumados com essas situações. ouvir de alguem que já passou por isso que é algo simples me deixa mais tranquila. vou fazer minha cirurgia no hospital referencia em cancer da minha cidade e que atende pelo sus. fico tranquila, fico com medo…
eu sou a leni tuchtenhagen, fiz minha cirugia dia 2 de julho de 2012, onde avaliada por 2 medicos optaram por cirugia parcial, extraindo apenas um lado da tireoide onde se encontrava o nodulo maior de3,90. gostaria de saber, se depois de mais de um mes de cirugia ser normal formigamento nas maos, dores nos bracos, muito cancasso, onde sempre fui uma pessoa disposta, me sinto muito cansada mesmo, dificuldade em engolir principalmente liquido, e como meu trabalho e falar muito, pq trabalho no comercio, se vai me prejudicar, pq agora estou de licenca, o meu medo e de retornar ao trabalho, minha voz enfraquece, se alguem puder me auxiliar , agradeco, que deus abencoe vcs
Olá, Leni:
Acho que você deve voltar a consultar algum dos seus médicos para uma avaliação de cálcio e do hormônio fabricado pela Tireoide. Falta de cálcio (muitas vezes, temporariamente resultado de terem mexido com as paratireoides) causa formigamentos e caibras. Falta de hormonio pode causar cansaço. Normalmente os problemas de engolir e de falar passam. Eu demorei meses para recuperar a voz. Mas, no fim, voltou ao normal.
Espero que isto ajuda. Que Deus a abençoe. Betty
Olá, não conhecia esse blog, mas fiz a operação da tireoide agora no dia 15 de agosto, mas o meu o corte foi um pouco maior pois teve tb que esvaziar o pescoço do lado esquerdo, e durou umas 4 hrs. To bem, vim para casa no sabado, não sinto dor, não fiquei rouca, o que me incomoda realmente é o corte, que por ser grande não posso fazer muita coisa, como me movimentar, olhar para os lados, tenho sentindo dificuldade tb em durmir, pois so durmo de bruço… ainda tenho outra batalha que vai ser a iodoterapia, mas espero que seja somente uma sessão pois não quero mais ficar internada em hospital… li seu blog, qd soube pensei que isso só tinha acontecido comigo e mais ninguem, maas percebi que querendo ou não isso acabou sendo algo “comum”, como meu próprio médico disse… espero que vc se recupere muito bem… e vou continuar lendo seu blog.
Olá, Fernanda: Agradeço os votos por uma boa recuperação, mas já são mais de três anos que fiz a cirurgia. E estou bem, engolindo uma pequena pilula diariamente. Entretanto, o que era apenas uma extensão do blog que mantinha na época, compartilhando o que estava passando com amigos e parentes numa época em que havia menos facebook, virou algo que muitas pessoas encontram nas suas pesquisas no Google ou outro buscador semelhante. Portanto, recebo comentários diariamente e tento responder à maioria… Estou muito impressionada, como você, com a quantidade de pessoas que estão passando por isto fazendo com que pareça algo “comum”. Se você olhar os posts subsequentes, especialmente nove e dez, no blog, você encontrará o compartilhar de pessoas que passaram pela iodoterapia. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá
Minha mãe deve passar por cirurgia da tireoide em breve e eu não sabia nada a respeito do procedimento. Este blog é muito esclarecedor. Parabéns a todos que compartilharam informações levando mais segurança a pessoas como eu que não posuiam referências a respeito do assunto.
Que bom que ajudou, Dejair! Espero que sua mãe possa ter uma experiência bem suave e que logo se recupere plenamente. Abs, Betty
Agradeço-lhe imensamente pelo esclarecimento,breve irei fazer uma cirurgia da tireóide estou apreensiva mas confio em Deus que tudo vai dar certo,mas me ajudou bastante..Muito obrigada!fica com Deus.Abços..
Olá, Jane:
Agradeço seu agradecimento. 🙂
Peço a Deus que você possa ver a mão dele sustentando e aliviando em todos os passos do procedimento, antes e depois. Abs, Betty
Nossa, como e bom contar com pessoas como voce, minha cirurgia esta marcada para dia 22 de outubro, mais no meu caso ja esta detectado que se trata de carcinoma que tera que tirar a tiroide inteira.Estou bem assustada, com medo. No ano passado tirei um cancer de mama, in citro (nao precisei esvaziar a axila) um caso simples gracas a Deus…fiz apenas a radioterapia, gracas a Deus nao precisei nem de quimioterapia, fz exatamente 1 ano dia 04 de agosto…dias desses ouvi mulheres dizerem que apos a cirurgia nao tinha forca para levantar uma caneta…que nao conseguia levantar da cama, isso acontecer com voce? voce sabe de aconteceu com outras pessoas?
Que Deus abençõe todos vós, e que o caminho seja repleto de muita luz sempre com muita energia e pensamentos positivos.
Gostei do blogue e vou gostar de saber n
Ola Betty, faz tres dias que retirei a tireoide, eu tinha 5 nódulos sendo que um deles era cacinoma papilar, seu blog me deu conforto e segurança, pois eu estava me sentindo insegura, mas vejo que os sintomas que estou sentindo são bem comuns com os descritos em seu blog. Muito obrigada pela sua iniciativa e que Deus a abençõe cada vez mais. Abraços, Fátima
Olá, Cristiane:
Amanhã será a sua cirurgia.
Eu não tive sintomas de cansaço, fora dos normais consequentes a uma operação. A minha voz foi afetada por um tempo, mas depois de alguns meses, voltou ao normal. Me dou bem com o hormônio. Creio que é assim com a maioria das pessoas. Estas nem chegam a comentar num blog como o meu. Ainda assim, tem muitos relatos positivos nos posts seguintes a este.
Aproveite este tempo para descansar e colocar algumas coisas “light” em dia (leituras, correspondências, filmes, documentários, artesenatos…) e procure enxergar as mínimas demonstrações de beleza e bondade ao seu redor.
Que Deus a abençoe, dando lhe paz, consolo e ânimo.
Abs, Betty
Olá, Fátima:
Fico contente que ajudou. 🙂 Eu não precisei fazer radioterapia, mas fiz algumas pesquisas e recebi muitos comentários de pessoas que fizeram. Estes se encontram especialmente nos posts de 8 a 10 da série.
Espero que você logo sare inteiramente.
Um grande abraço, Betty
Olá fiz a cirurgia de tireoide vai fazer um mes dia trinta,estou bem so estou sentido dificuldades no engolir doi um pouco do lado esquerdo,mas meu medico disse que depois vai melhorar,ainda não peguei o resultado da biopsia estou aguardando estou muito anciosa e preoculpada com o resultado, de ter que fazer a oidoterapia dizem que não é bicho de sete cabeça mas fico preoculpada assim mesmo, os meus filhos e esposo vão ficar muito preoculpados eles ficaram uma pilha quando a minha punção deu celula maligna mas o medico disse que estava normal era so um nodulo e tudo ia ficar bem. um grande abraço a todos.
Oi, Vera:
Entendo a sua preocupação. Vamos torcer para que o médico tenha razão e que você nem precise fazer mais tratamento; que “apenas” a cirurgia já resolveu. Dizem, entretanto, que se precisar fazer a iodoterapia, entre os tratamentos para câncer, este é um dos menos dolorosos. Nunca passei por isto, mas no texto e nos comentários dos meus posts 9 e 10, tem bastante links e relatos sobre como é. Depois da preparação, normalmente, são alguns dias de isolamento e, depois, mais alguns com certos cuidados. E pronto! Que Deus a abençoe. Betty
Estava pesquisando sobre o assunto e achei seu blog, gostei muito.
Vou passar também pela cirurgia dia 08/10, terei que retirar a tiroide inteira devido aos inúmeros nódulos.
Como foi seu pós operatório, realmente fica com a voz rouca na primeira semana?
Deus abençoe.
Olá, Ana:
Se vc continuar lendo os posts, seguirá o meu pós-operatório. A minha voz levou mais de 3 meses para ficar totalmente boa, mas voltou ao normal. Agora já fazem mais de tres anos que me operei e estou bem.
Que Deus a abençoe também, permitindo uma cirurgia e recuperação suave.
Abs, Betty
ola tambem fiz a cirurgia recentemente no ultimo dia 17 09 retirei toda a tireoide baixou o calcio do meu sangue fiquei enternada tres dias mas agora graças a Deus estou bem!
Oi fiz a cirurgia a quatro dias, gostaria de um toque para dormir, não estou conseguindo. Estou colocando uns quatro travesseiros tipo 30 graus como no hospital, será que já pode abaixar? Tenho receio de tudo, mas, deve ser normal né, minha voz está rouca e a garganta doi muito ainda. Se puder me dar um toque de como dormir vai me ajudar muito. Fiquei feliz com o seu relato ajuda muito mesmo. Deus abençoe a todos.
Olá, Laliã:
Eles não me ensinaram a dormir com estes travesseiros, portanto não sei lhe aconselhar. Tem mais posts na sequência onde falo de vários aspectos, também sobre a voz. A minha demorou uns tres meses para voltar ao normal, e continua assim (tres anos e meio depois da cirurgia).
Espero que logo melhore. Qualquer dúvida, ligue ou volte p’ro médico ou para um clínico geral.
Abs, Betty
Fiz cirurgia de retirada da tireóide há 10 dias, estou com o pescoço bem inchado, peço dicas do que pode ser feito para diminuir esse inchaço.
obrigado pela atenção
Olá, Eduardo:
Acho que você deve consultar um médico–ou o cirurgião, ou um clínico geral. Está bem? Eu fui apenas paciente, já recuperada há mais de três anos, e não entendo destas coisas.
Desejando-lhe plena e rápida recuperação.
Abs, Betty
Olá Betty, tudo bem?
Vou fazer uma cirurgia da tireoide, onde será necessária a retirada total da glândula, estou um pouco apreensiva com a cirurgia, mas seu blog ajudou muito, fico agradecida, melhoras pra você.
OI,fiz a cirurgia no dia 20 de julho, retirada total da tireoide,tenho grande dificuldades na recuperação, pois sinto muita caimbra, domenças e cansaço, minha médica dis que é normal que dentro dos 04 meses já estarei recuperada, mesmo assim tenho medo pois tenho duvidas se algum dia voltarei ater a mesma disposiçaõ que já tive um dia
Olá, Raimunda:
Você chegou a verificar o nível de cálcio? Às vezes, quando mexem com as paratireoides ao lado da tireoide, dá caibras e formigamentos. Algumas coisas demoram para voltar ao normal, mas creio que você deve mudar de médico se não melhorar logo. Pode ser um endocrinologista ou um clínico geral. Leve todos os exames pré- e pós-cirurgia, como também os laudos médicos a respeito da cirurgia. Faça um resumo diário de uma semana ou mais sobre aquilo que sente, se acontece mais de manhã, tarde ou noite, numa certa posição, após certas comidas, em situações específicas, etc.
Espero que você logo volte a ter “a mesma disposição que já teve”.
Que Deus a abençoe, abs, Betty
P.S. Seu e-mail não funciona.
Olá, Renata: Espero que tudo corra bem com a sua cirurgia. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
ola betty,fico feliz com a sua ajudar Vou fazer uma cirurgia da tireoide, onde será necessária a retirada total da glândula, estou um pouco apreensiva com a cirurgia, mas seu blog ajudou muito, fico agradecida, melhoras pra você.
vou realizar a minha cirurgia no dia 14 de dezembro de 2012.fica c Deus.bjus
Há 5 meses atras fui ao um gastro para tratar do meu refluxo foi quando ele me examinando encontrou um nódulo na minha tiróide! Receito vários exames mas não dei mta bola!
Fiz a ultracao da tiróide onde foi encontrado um nódulo!
Levei o exame para meu medico então ele me passou uma punção aspiraria de nódulo solido da tiróide!
Fiz a punção no dia 30/10/12 fiquei mto preocupada pois avia ido no meu gastro a 5 meses atras tratar apenas de um refluxo! E fazer siamês de rotina
Quando de uma hora pra outra tenho um nódulo na tiróide?
Fui buscar meu resultado no dia 6/11/12
Levei a até meu medico a onde ele me doce que eia tinha um câncer maligno na tiróide! Foi um baque mto forte!
Então fui a vários especialista saber melhor sobre a cirurgia que eu, irei fazer!
Opero no do 30/11/12
No sírio libanês em Sp.
Cm o Dr. Flávio hojaij cirurgião cabeça e pescoço
Estou mto triste pois tenho 20 anos!
Mas cm mta fé, determinação e e esperança pois tenho uma família que esta do meu lado me apoiando mto e amigos mto especiais!
Olá, Elis:
Apenas agora percebi seu comentário. Mas ainda dá tempo para desejar uma boa cirurgia e recuperação para você. Já estou melhor, pois faz tres anos e meio que retirei a minha tireóide. Nunca precisei mudar a dosagem do hormônio (Synthroid 100) e realmente não percebi qualquer mudança na minha saúde (pelo menos relacionado a isto–quando a gente envelhece, novas coisas aparecem!) Vá com calma. Se Deus permitir, vai dar para você comer o peru e o presunto de Natal sem problemas. Abraços, Betty
Olá, moça sem nome 🙂 :
Sei que deve ter sido um susto grande saber que um nódulo maligno fez moradia na sua tireóide. Também passei por isto–mas no fim não eram malignos…
Ainda assim, creio que dá para enxergar alguns pontos positivos em sua situação.
1. Você poderia ter demorado muito para descobrir o nódulo se não fosse pelo exame cuidadoso do gastro. Aí seria possivelmente mais difícil de tratar e mais perigoso.
2. Ser jovem tem vantagens na hora de uma cirurgia, pois a interação e a recuperação são bem melhores.
3. O Hospital Sírio Libanês é um dos melhores do Brasil e os seus médicos tem boa reputação.
4. Como você falou, você tem uma família que lhe oferece apoio. Nem todo mundo tem.
5. A maioria dos cânceres de tireóide, apesar de significarem alguns dias ou semanas difíceis, é bem mais fácil e rápido de tratar do que outros tipos de câncer. E com mais chances de cura.
Sugiro que aproveite este período, antes, durante e depois, para avaliar, ou reavaliar, as prioridades na sua vida.
Lembre-te do teu criador nos dias da tua mocidade…. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem (e mulher). Palavra de Deus no livro de Ecclesiastes, capítulo 12.
Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6.
Que Deus a guarde, encoraje e abençoe.
Abs, Betty
ola meu nome é ivete
fiz uma cirurgia de tireoide no ultimo dia 19 de novembro, correu tudo bem segundo o medico, estou em casa me recuperando nao sinto dor só o desconforto de uma cirurgia, o medico me pediu pra não fala muito só o nescesario pra não força a garganta.
no dia 29 voltarei ao hopital pra retira os pontos
pelo que li de comentarios devo me considera uma abençoada pois não senti dor nem uma e na pulção que fiz em 2007 nao tinha maliguidade
agora to esperando a biopsia que leva uns 10 dias pra chega mas tenho muita fé que vai ser negativo pois so muito devota de N.S.Aparecida e ela ja me deu maitas graças…
gostei muito do seu blog. pois tambem tinha umas duvidas
que DEUS te abençoe e abençoe a todos que passaram por este problema e dizer que quem tem fé no Pai nunca estara sozinho…. um grande abraço
Recebi o resultado do exame, acusando um carcinoma estou extremamente preocupada! Prarabens pela iniciativa do blog acalma um pouco!
Olá meu nome e Andreia tbm fiz a cirurgia da tireoide no dia 28-11-2012 estou muito bem,a sua historia foi um incentivo para mim,e creio para outras pessoas tbm DEUS tem me fortalecido muito tive que fazer tireoidetctomia,mas estou me recuperando forças para todos que passarem por este processo,DEUS enviou um médico abençoado em minha vida Dr.André ele é da Tijuca a equipe dele e maravilhosa meus nodúlos não eram maligno ,mas foram para análise Quem tem DEUS na vida não precisa de mais nada ele é nosso TUDO AMÉM !
oi meu nome é lunna,fiz uma tireoidectomia no dia 08/12/12 e corrreu tudo muito bem graças a DEUS!a dor de garganta durou dois dias,a voz ficou normal,enfim foi uma cirurgia muito abençoada,no dia 19/12/12 vou retornar ao médico e estou tomando calcio e puran t4!!
Eu de novo aqui. Depois de um mês e 10 dias, lá fui eu outra vez para o médico. O corte está bacana. A voz, apesar de estar melhorando ainda não voltou ao normal e me angustia bastante não poder alcançar tons que, no canto, outrora alcançava sem esforço algum( sou mezzo-soprano). Fiquei sobremaneira irritada com o médico qdo ele falou que minha voz estava normal.Ora , como pode ele saber mais do que eu?! Ele mostrou-me através de um exame minhas cordas vocais para provar-me que estavam intactas( o que me deixou satisfeita) , mas em nenhum momento falou que era normal ou que sim, havia a possibilidade daquilo ser temporário e que o tempo melhoraria minha condição. Cheguei a comentar do seu blog ( ele ficou irritado e disse qu eu deveria lhe ter ligado) e disse-lhe que graças a ele -teu blog-eu havia ficado mais tranquila , pois tu me havias contado que havias recuperado a plenitude da voz após 3 meses. Ele ficou com cara de tacho e perguntou se eras cantora. Me afligiu o fato de ele operar cantores ( Arnaldo Antunes estava lá no dia em que fui consultar) e disse que isto que eu lhe reclamava não era comum. Como eu poderia sair tranquila? Aí cogitou a hipótese ,lá pelas tantas, do anestesista ter me machucado com o tubo na hora da anestesia. Enfim, Betty, obrigada, pq só tuas palavras têm me ajudado a ter esperanças de que voltarei a cantar e a louvar o Senhor como antes. Vou ter paciência e , em última análise, solicitar a ajuda de uma fono. bjo com carinho ( ah, ele chegou a dizer que com a idade a voz fica diferente, pode? Quer dizer que em um mês e 10 dias eu envelheci tanto assim ???? E disse pra eu tomar muita água e achou que eu ia ficar satisfeita. )
Nossa, como foi bom ler essas postagens.
passei por uma cirurgia para retirar totalmente a tireoide em 02.02.12 pois havia dois nodulos malignos na mesma passei por iodoterapia e pela fase de controle do hormonio sei que vou ter que passar por exames de controle por um bom tempo isso não facíl principalmente piscologicamente pois tenho 30 anos e aos olhos de nos homens e complicado fazer planos para o futuro como ter filhos em uma situação dessas só a gente que passa por isso sabe o quanto e dificil mas os planos de deus para a nossas vidas não podem ser frustados esta tudo nas mãos dele graças deus estou bem hj tenho uma vida normal sei que não como antes principalmente o psicologico mas agindo deus quem impedira.
Bom dia!!!
Muito lindo, interessante, esclarecedor este seu Blog. Vc deve ser uma pessoa predestinada a ser solidária com as pessoas que compartilham a mesma necessidade de entender, se preparar e se sentir mais seguras para enfrentar este procedimento cirúrgico, suas dificuldades, pós-operatório.
Também estou me preparando com a ajuda da minha família para este momento difícil, apesar de saber que tenho o maior trunfo de todos: Deus no coração.
Obrigado, muito obrigado!!!
Agradeço e com certeza depois também poderei contribuir com as minhas experiências para informar e instruir outras pessoas que passarão por esta enorme dificuldade.
Abçs!!!
Olá, 10 dias se passaram e estou achando muito lenta a recuperação, minha voz está cada vez mais falhando. , é como fizesse um esfôrço enorme para falar. Tenho dúvidas se devia falar pós operatório, falei muito, até que alguém me disse que estava fazendo errado. Não deveria falar e nem esticar o pescoço. Meu médico está viajando , só vou tirar os pontos no dia 2 de Janeiro. Por favor alguém me ajuda.Desde já agradeço.Deus o abençoe.
Leila tb passei por isso creio que normal depois tudo voltou ao normal eu fiquei alguns meses com dificuldades para falar.
Oi , td bem Betty ? Fiz tb a cirugia da tireoide dia 13/12/12, Passei super bem , fui super bem atendida , Meu Medico e super atencioso, hospital super bem limpinho, hoje dia 02/01/13 tirei o ponto , foi bem tranquilo.
Tomo o remedio em jejum , foi levado a Tireoide para fz biopsia resultado daqui 60 Dias. Mais estou bem confiante q td vai far certo.
Vou retornar Semana q vem , como foi perto das festas final de ano , Medico ta de ferias Volta dia 07/01.
Tenho 34 anos , tenho uma filha Gabriela
Um grande abraço
Olá, Denise:
Já respondi o seu comentário no post “Com Cara de Nanny McPhee!” Agora falarei sobre este. Lembro-me de um filme antigo (1991) chamado “The Doctor” (Golpe do Destino) com William Hurt em que o médico adoece (e melhora) e revê grande parte das suas atitudes e práticas. Tem vezes que acho que os cursos devessem internar os candidatos a “cuidador do corpo humano” num hospital por alguns dias, anonimamente, como parte do requerimento, para que ficassem mais sensíveis ao sofrimento da alma que acompanha o corpo doente.
De qualquer jeito, parece-me que você está em mãos renomadas e que talvez tenha condições de consultar outros especialistas que tem a reputação de ter ajudado pessoas com problemas semelhantes. Vá tentando e conversando com o atual, com o máximo de calma e jeito, para ver se alguém tem dicas ou procedimentos que levem à melhoria.
Confesso que eu não consigo mais cantar bem, a maior parte do tempo. Na igreja, canto bem baixinho. Mas creio que os nódulos já haviam mexido com minhas cordas vocais ANTES da cirurgia e eu não sabia. Achava que era alergia a algo (ainda pode ser? tem horas melhores e horas piores) ou a velhice chegando… Mas consigo falar, ser entendido e reconhecido. O que já é maravilhoso para mim. Mas, para você, desejo que você possa contribuir para a beleza do canto coletivo e individual nos meses e anos que virão. Mas lembre-se que podemos cantar e salmodiar ao Senhor no nosso coração também (Efésios 5.19).
Que Deus a abençoe, ajudando-a a enxergar muitos motivos para louvor, ainda em horas difíceis.
Abs, Betty
Parabéns pela sua iniciativa,isso ajudou muitas pessoas e eu sou uma delas que vou passar pela cirurgia agora em fevereiro. E podendo ler a vivência das pessoas com esse mesmo problema que estou tento me conforta um pouco.As vezes a gente acha que só nós passamos por esse problema,mas atrás disso podemos ver que são mtas pessoas que passam por isso tamb.Fiquei sabendo que tinha um nodulo da tireoide a uma consulta com o endocrino,foi um baque na minha vida.Quando soube então que tinha que operar e esperar o resultado da biopsia pra saber se será maligno ou benigno me apavorou de +.Fiquei muito deprimida,as vezes não tenho nem vontade de sair de casa,sei que não posso ficar assim,mas está sendo um momento muito dificil na minha vida. Tenho 21 anos e falaram que minha tireoide é mto antiga,já vem de anos. Obrigado por sua iniciativa e a todos que publicam e contam como foram sua cirurgia.
Olá, Julia:
Calma, moça! Sei que assusta, mas existem coisas bem piores para enfrentar. Muitos nódulos não são cancerosos. E ainda quando são, existe tratamento com grande eficácia. Portanto, saia, veja o mundo, olhe tudo com novos olhos, e faça planos para aproveitar e utilizar sempre melhor os dias que ainda restam daqueles que Deus planejou para sua existência. Prepare-se para oferecer carinho e apoio às pessoas sofredoras que conhecerá futuramente.
Já sou avó e sei do que estou falando. Já passei por 10 cirurgias e ainda mais internações. Fora das muitas vezes que cuidei de filhos, marido, pais, sogros, irmãos, amigos em hospitais e em casa… Doenças fazem parte deste mundo. Felizmente, vivemos numa época em que existem procedimentos, tratamentos e medicamentos que podem nos ajudar, em contraste a cem anos atrás.
Depois nos conte como foi, está bem?
Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai, senão por mim.” (Evangelho de João, capítulo 6, verso 14)
Olá fiz cirurgia retirada de tireoide há 20 dias, o que me preocupa, é que sinto falta de ar ao caminhar um pouco mais rápido, e ao falar continuo por alguns minutos. Devo retornar ao médico pela primeira vez dia 28/01. Tomo puran 88mg. ???? abraços