Terça-feira, dia 26 de maio (quase uma semana depois da minha cirurgia de tireóide).
Flores dos amigos do Mackenzie
Para quem está me lendo pela primeira vez, comecei falando sobre os meus problemas com a tireóide aqui, continuando aqui, aqui e aqui.
Estou melhorando diariamente. Devo retirar os pontos amanhã à tarde, na consulta marcada com o cirurgião, e conversar com ele sobre várias coisas que ainda me intrigam, preocupam ou incomodam.
Sabendo agora de uma prima que está se preparando para fazer a mesma cirurgia e de outra amiga que ainda precisa levar os resultados ao médico, resolvi tentar descrever a minha experiência. Creio que vale a pena para elas e outros saberem que algumas coisas podem ser consideradas “normais”, pois os médicos nos dizem muito pouco.
Vou iniciar com uma tradução da carta que escrevi em inglês para meus parentes e, depois, postar mais algumas atualizações e ponderações, o Senhor Deus permitindo.
Sugiro que continue lendo apenas se tiver interesse neste assunto. Se não tiver, use o tempo para abençoar alguém. Ainda espero concluir a série sobre “companheirismo no casamento” e, tenho certeza, surgirão outros temas.
Quinta-feira, 21 de maio (2º dia pós-cirurgia)
Querida Família:
Estou escrevendo para compartilhar que passei por minha cirurgia de tireóide na terça à tarde e que cheguei em casa quarta à noite (ontem). O hospital, os médicos e as enfermeiras foram muito agradáveis e competentes no seu jeito de ser e trabalhar, e bem-organizados também. Já na sala de recuperação, o anestesista e atendentes iam e voltavam, dizendo coisas que não me lembro mais quais eram. Percebi imediatamente que meu lábio estava rasgado e inchado, mas ninguém com quem falei admitiu que foi provocado pela cirurgia. Uma pessoa até me perguntou se eu não havia chegado assim?! (Solano dentro de pouco tempo concluiu que foi por causa dos tubos que me inseriram). Senti muito frio (como sempre acontece comigo após cirurgias), mas eles foram me aquecendo e, aos poucos, fui despertando. Ainda lá, o médico veio e me disse que a tireóide e seus nódulos foram grandes e trabalhosos para extrair, mas que não parecia haver indicação de câncer. Ele também chamou G (minha filha) e Solano para o andar cirúrgico para dizer-lhes a mesma coisa e dar mais explicações e instruções. G quase que morreu de susto com aquele pedido de reunião, em uma salinha apropriada. Pensou, lembrando dos muitos filmes de hospitais que já assistiu, que só poderiam ser más notícias, que precisavam ser dadas longe do paciente! Mas não era nada disso.
O hospital (Nove de Julho) foi muito bom. Solano recebeu instruções detalhadas e os números das extensões das pessoas que atendem no andar cirúrgico para as quais poderia ligar para saber do andamento do procedimento e também para quando eu estivesse na sala de recuperação. Além disso, também foram atualizando sobre a minha situação, ligando para o quarto e falando com minha família, para explicar o atraso em começar, onde eu estava, etc. Creio que este foi o melhor serviço que já tivemos nesta área. Uma brochura que entregaram, assim que eu entrei para a cirurgia, continha as instruções escritas, dizendo “entendemos a apreensão dos familiares e queremos ter a oportunidade de fornecer todas as informações possíveis durante o procedimento cirúrgico”. O processo de internação também foi conduzido de maneira rápida, digna e eficiente. Uma moça ligou para mim no dia anterior para pegar os principais dados e dar instruções.
As primeiras horas depois de uma cirurgia com anestesia geral sempre são meio nebulosas, mas lembro-me de ter visto D (nosso filho do meio) rapidamente. Ele precisava me dar um beijo antes de correr para encontrar A (sua esposa) que também estava lá, mas que precisou sair para tirar o carro do estacionamento que fechava às 20 horas. Foi bom revê-lo porque havia voltado de Índia/Bangladesh naquela manhã— ele foi o primeiro da nossa família a ver meu neto, o pequeno Lucas, pessoalmente (agora com quatro meses).
(Vou adicionar uma explicação aqui. Há umas poucas semanas, D soube que teria que ir para Índia, a trabalho. Pela terceira vez… Partiu numa sexta-feira para participar de um evento lá na segunda. Mas a cabeça dele e do seu irmão começaram logo a trabalhar. Índia fica ao lado do Bangladesh. Será que daria para ir lá, em termos de tempo, de finanças, de visto? No fim, ele recebeu a aprovação da firma para prolongar a estadia um pouco, e comprou passagens de ida e volta entre Delhi e Daca. Passou cinco dias com o irmão mais velho e assim pode ver e conhecer o contexto da sua vida durante estes últimos anos. Conheceu a casa, os amigos, a igreja… Andou em riquixás, no trânsito de lá, viu e cheirou a pobreza, ouviu os sons, entrou nas lojas, comeu a comida, interagiu com o povo, ouviu as chamadas a oração das mesquitas… Conheceu os cristãos de lá… Foi tão bom ver os dois irmãos rindo e brincando juntos pelo Skype, com o pequeno Lucas nos braços do tio).
Meus filhos, nora e neto em Bangladesh
Voltando à minha carta… O noivo da G também chegou, providenciou comida para eles, e depois levou-a à nossa casa para ficar com os avós. Sei que eu também comi – lembro-me vagamente de engolir gelatina e chá (sem dor) e de estranhar a oferta de bolachas. (Nesta parte foi diferente do que eu esperava—nada de papinhas e sopinhas apenas. O almoço e jantar do dia seguinte vieram com carne para cortar e mastigar.)
Solano ficou comigo na primeira noite. Eu podia falar (mas não muito) e tinha que dormir de “papo pra cima” por causa do corte na garganta (de uns 7 a 8 centímetros) mais o dreno que haviam colocado num furo abaixo disso. Odeio dormir assim—sempre me dá pesadelos—o que nunca é bom, mas que é pior quando a gente já se sente mal. Mas Solano colocou uns travesseiros em cada lado da minha cabeça para eu poder descansar com o rosto parcialmente virado e consegui pegar no sono repetidamente entre as interrupções das enfermeiras que vinham medir pressão e temperatura e injetar remédios. Creio que ele dormiu muito menos do que eu.
G voltou cedinho (havia tirado o dia para ficar comigo) e Solano saiu para trabalhar. Ficamos num bom apartamento com banheiro, armário, geladeira, TV, mesa, sofá-cama e cadeira reclinável, bem ao lado do posto de enfermagem. Assim, Solano e G apenas precisavam abrir a porta e sorrir e elas já vinham atender. Passamos o dia descansando, vendo TV e olhando revistas de noiva (com G ligando para fotógrafos—eles acertaram esta parte no sábado seguinte). Vi os filmes que Daniel havia gravado em Bangladesh—como meu netinho é lindo e sorridente! (Tinham passado para meu computador do pen drive dele). Também ouvi parte de um sermão que G gravou no meu I-pod, mas não consegui me concentrar muito bem.
Quase que fiquei uma noite a mais porque comecei a ter formigamento nas mãos e nos braços, que evidenciava deficiência de cálcio. O médico já havia prevenido que isto poderia acontecer e me disse para ficar com calma nestas horas, senão poderia piorar. (!!!) Se chegasse a ter cãibras, teria que voltar ao hospital para medirem o cálcio no sangue e me medicar. Foi o que fizeram naquela hora, pingando um produto com cálcio no soro. O formigamento diminuiu. Só que a agulha saiu da veia e eu não notei até meu braço ficar bastante inchado. Foi um susto. Mas a enfermeira imediatamente improvisou uma “bolsa térmica” com água quente numa luva descartável. Fiquei com isto até a hora de partir. Parecia um balão transparente em cima de outro, cor de pele.
(Nota posterior de Betty—Saí do hospital com o rosto de Nanny McPhee e o braço de uma boneca gordinha (com a mão parecendo estranhamente diminuta na extremidade, pois a fita que segurava o cateter havia impedido que o líquido fluísse até ela. Subsequentemente, a mão também inchou, mas no dia seguinte já estava bem melhor. Esta não é a primeira vez que isto me acontece—creio que deve ser algo bem comum até.)
Nesta primeira noite em casa, com o dreno removido, até consegui dormir um pouco melhor, mas o dia de hoje é meio desconfortável (o segundo dia normalmente é). Nada seriamente errado, apenas desconforto generalizado, e dor para engolir, mais até nas costas do que na garganta. O lábio diminuiu um pouco em tamanho, mas o branco do ferimento está enorme.
Seguindo ordens médicas, engoli nove comprimidos no café de manhã—os dois que normalmente tomo (para coração) mais o de tireóide que tomarei para sempre, omeprazol para forrar o estomago, antibiótico, três para cálcio e uma para dor. Mais uma pastilha para chupar 4 vezes ao dia, para aliviar a garganta. Estarei tomando cálcio em todas as refeições. Creio que é porque mexeram com as glândulas paratireóides (que, felizmente, não precisaram retirar) e isto causa o desequilíbrio na distribuição de cálcio.
Devo ficar em casa durante uma semana, tomando todos estes comprimidos, e depois ir ao médico para receber instruções adicionais.
Muitas pessoas ligaram e escreveram. Minha casa está cheia de flores (três buquês). Sinto-me amada e paparicada. Acabo de falar com D e T no Skype e vi novamente o pequeno Lucas. Segue o link para o site dele com imagens da visita de D a Bangladesh… Muitas de vocês já receberam o seu relato das “aventuras” da viagem toda. Já soube que andam dizendo que parecia uma “epístola de (Tia) Betty”.
Está na hora do almoço e vou parar por agora. Nossas ajudantes maravilhosas têm cuidado de tudo, até das compras que normalmente faço, e Mamãe está sempre checando para ver se preciso de algo.
Mandem notícias.
Com Amor, (Tia) Betty/ Mamãe
Seu Blog é ótimo… E eu fiz a cirurgia da tireoide mas a descoberta desse nódulo foi bastante sem querer, fui fazer uma ressonância magnetita para ver se minha doença estava atacando (esclerose múltipla) e acabei descobrindo que estava com um nódulo de 3 Cm então meu médico neurologista mandou eu me acalmar pois não parecia ser complicado, então fiz a pulsão e não conseguiram saber se era maligno ou benigno com o material recolhido e os médicos decidiram que seria melhor eu tirar a tireoide inteira pois todo ano eu deveria fazer o acompanhamento com o médico e a pulsão e etc e que eu sou muito jovem (17 anos)… Resultado tirei a tireoide inteira minha voz esta normal e consigo engolir normal, minha garganta esta meio estranha mais disseram que foi por causa do tubo de oxigênio e os pontos foram por dentro e ja faz 6 dias que ja fiz a cirurgia… consigo ter um movimento legal com o pescoço e ja tiraram o dreno e ja esta destampado meu corte pois ja esta sequinho… esta tudo normal comigo né? O formigamento esta parando e estou esperando o resultado da biopsia e fim ^.^ (Obs: eu não sentia nada na tireoide e parece ser maligna ou benigna com essa história que eu te contei ?)
OI, gente, estou procurando na net sintomas do pós cirúrgico da retirada total da tireoide. Meu filho de 14 anos passou por essa cirurgia tem 3 dias, mas ta sentindo o corpo tremendo, fraco, com formigamento, suor frio, tonteira. Gostaria de saber se é normal eses sintomas? Obrigada pela atenção.
Olá, Aline:
Consulte seu médico (cirurgião, clínico geral ou endocrinologista) para saber se ele está precisando de cálcio. Quando tiram a tireoide, mexem com as paratireoides e o cálcio pode ficar desregulado. Eu precisei tomar durante alguns dias. Depois passaram os sintomas. Abs, Betty
Olá, Jaqueline:
Parece que você tem tido que enfrentar muitos desafios nos seus poucos anos de vida! Ouvindo seu relato, penso que esta parte – a de lidar com o nódulo da tireoide – correu bem. Entretanto, apenas a biopsia mostrará se o nódulo foi benigno ou maligno. Creio que você já deve ter recebido o resultado, pois faz algumas semanas que escreveu (nem sempre dou conta de responder a todos os comentários que chegam sobre este assunto, mas tento, ainda que demore um pouco). Oro para que Deus possa falar ao seu coração em meio a estas dificuldades, abençoando e confortando, e lhe ajudando a ser bênção também. Estou lendo um livro em inglês sobre sofrimento chamado “Place of Healing” de Joni Eareckson Tada. Ela é tetraplegica há mais de que 40 anos e tem me ensinado muito com o que escreve sobre seu andar com Deus. Em português existe pelo menos um livro dela — Céu, Nosso Verdadeiro Lar. Um grande abraço, Betty
Estou pesquisando o assunto, porque acabo de descobri que sofri um erro médico. Meu atual médico solicitou os exames da época de minha cirurgia e concluiu que eu nunca tive câncer e retiraram minha tireoide sem razão.
Ainda estou em choque e busco informações para clarear minha mente e tomar alguma resolução.
abraços a todos
Olá, Ronaldo:
Nem sempre a cirurgia é porque existe câncer. No meu caso, tive bócio mergulhante e os nódulos estavam grandes e crescendo. Esperar significaria mais chance de prejudicar as cordas vocais e as paratireoides… Você não está se dando bem com o hormônio? Abs, Betty
Gente operei em 20/02 e estou bem, só que passo o tempo inteiro com balinhas e engolindo golinhos de agua… é normal ficar tossindo? E após operação também podemos falar normalmente, pois continuo evitando por causa da tosse.
Olá, Adriana: O pigarro e irritação são normais e podem durar algumas semanas. Você pode falar “normalmente”, se você não for muito faladeira :-). A gente apenas procura evitar cansar as cordas vocais, pois foram mexidas na cirurgia e precisam de um tempinho para sarar. Mais para alguns pacientes, menos para outros. Consulte seu médico quanto voltar para ele, se ainda estiver lutando com isto no retorno. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Ola a todos! eu tinha hipertireoidismo era tratado com a medicação com o passar do tempo tive bocio, sabia que tinha que fazer a cirurgia só que eu não tinha coragem sentia um medo tão grande que muitas vezes entrava em panico não tanto pela cirurgia mas sim pela anestesia geral…fui protelando até o momento que não dava mais e por incrivel que pareça fui me acalmando fortalecendo minha fé em Deus e resolvi fazer, operei dia 26 de fevereiro de 2013 foi tudo bem muito tranquilo tudo deu certo ja retirei meu curativo cirurgico me sinto otima so a voz um pouco rouca mas acredito que va voltar ao normalo resultado da biopsia foi normal sem nada de malignidade GRAÇAS A DEUS agora é so repor o hormonio e viver uma vida normal deixei meu relato pois antes de fazer minha cirurgia sempre vinha aqui para ler. Um grande abraço
Olá, Cristina:
Realmente, o medo nos faz adiar procedimentos que trazem benefícios e que melhoram a nossa vida. Tanto de forma física quanto no emocional.
Fico contente que tudo correu bem e que não houve malignidade. Quantas bênçãos! Mas saiba que Deus nos ajuda também em meio às nossas aflições. E pode nos usar. Conheço pessoas que sofrem dores e aflições que nem posso imaginar e que conseguem sorrir e falar das misericórdias de Deus até nestas situações. Aí me envergonho das minhas queixas…
Ainda assim, Deus permite que falemos com ele, compartilhando as nossas angústias e pedidos. Se formos filhos dele, Ele nos ouve e fortalece, no tempo e da maneira dele. (Pode ler sobre isto na Bíblia, no livro de Filipenses, capítulo 4). E no fim, Ele nos leva para a glória na sua presença, onde vamos olhar e perguntar maravilhadas porque relutamos tanto para chegar lá!
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14. 6.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Eu tinha um nodulo de 3 cm do lado direito, me fizeram a cirurgia faz 10 dias e estou otima, desde q cheguei do hospital.
Sozinha desdo começo, meu filho o pai me entregou com um alergia no corpo inteiro de 24 horas q eu fiquei no hospital, e meu filho na responsabilidade dele.
Resoltado eu sozinha operda, e agora com meu filho com alergia, mais estamos bem, Deus tem dado forças para enfrentar tudo, graças a Deus.
Dia 18 vao me fazer os exames pra saber se vou precisar tomar o Eutirox, espero que ñ tenha que tomar, já os contarei…
Estou muito bem, a cirurgia otima e ñ colocaram dreno.
Se quizer me escrever, estou a disposiçao.
Olá!! Daqui a alguns dias, estarei fazendo minha cirurgia da retirada da tireóide, e confesso que estou um pouco tensa, mais confiante pois tenho Deus em meu coração e sei que tudo irá dar certo. Só fico com o coração apertado pois tenho uma filha com dois anos e dois meses, e nunca nos separamos, meu coração chegar doer já te falta dela. Mas preciso ficar bem, confiante, pois preciso de muita saúde para cuidar e amá-la muilto.
Que o senhor tome a frente dessa história, e que o final seja demuitas bençãos.
Olá, Renata:
Muitas vezes, os “efeitos colaterais” de um problema que nos assusta ou preocupa podem ser avaliados posteriormente como tendo sido positivos. Especialmente quando temos “Deus no coração.” Tenho duas netinhas de dois anos, portanto sei mais ou menos como a sua filhinha deve ser. Espero que ela possa ser arrodeada de amor e cuidados na sua ausência, e que você possa aproveitar o tempo para recuperar-se rapidamente sem pegar em peso ou exagerar nos movimentos.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Oi pessoal! Estou com cirurgia marcada para o dia 21/03/13 próxima quinta feira, por medo adiei por algum tempo minha cirurgia mas não posso mais esperar. Infelizmente minha punção atestou malignidade, mas estou confiante e orando a Jeová para que tudo corra bem. Já estive apreensiva mas nesses últimos dias tenho estado tranquila, estou orando muito. Espero nos próximos dias falar aqui da minha experiência assim como vocês. Para que pessoas que estejam buscando um pouco de conforto ficarem mais confiantes lendo esses relatos. Nada melhor do que ouvir de quem já passou ou está passando pelos problemas. E Betty, foi muito bom ler esses relatos! Sua atitude beneficia muito quem está, assim como eu, passando pelo mesmo problema. Foi muito bom dividir um pouquinho disso com vocês!!!
Que Deus nos abençõe!
IBom dia, Betty!
Minha cirurgiia foi um sucesso, graças a Deus, estava muito ansiosa no dia, meu esposo ficou comigo o tempo todo e minha amiga estava de plantão no dia da minha cirurgiia, ela é enfermeira do centro cirurgico, isso me deu mais confiança de ter alguém conhecido comigo lá dentro, só qua atrasou muito e o plantão dela terminou as 19:00hse eu ainda não tinha sido chamada, acabou que entrei as 20:00 e retornei por volta de 22:30, demorou mais que o esperado, pois eram muitos nodulos e alguns bem grandes. Meu medo maior era da anestesia, entrei no centro cirurgico acordada e conversando com meu médico e o anestesista, por sinal os dois eram Gustavo, exce;
lentes médicos, muito calmos e experiente, isso me passou muita tranquilidade, quando menos espereava já estava dormindo….só acordei com ele chamando meu nome ainda na mesa de cirurgia, acordei bem tranquila, fui para o quarto, com dreno e fiquei no oxigênio a noite toda o que achei incomodo demais, já que a posição não ajuda. Logo bem cedo vomitei pois estava muito tempo em jejum, e antes das 7:00 o meu médico já estava de volta no meu quarto, me dando alta…..uma bateria de remédios a serem tomados nesses primeiros dias e no próximo sábado retornarei no consultório para avaliação e retirada dos pontos. Não estou sentindo caiimbras e nem dormencias, isso é muito bom, só mesmo o incomodo na hora de engolir a saliva e os remédios, a comida tem sido pastosa para ajudar, muita fruta e sucos. Ah! também estou sem falar….só nas mimicas e escrevendo. Aguardando confiante o resultado da biopsia, tudo leva a crer que não tem sinais de malignidade, mas só o resultado do laboratório que irá confirmar. Espero ajudar outras pessoas com meu relato, afinal seu blog foi de grande valia para mim. Fé e confiança em Deus sempre, pois em tudo na nossa vida estamos ligados a Ele.
Bjs!
Bom dia !
estou no começo e um pouco assustada pelo desconhecimento do problema .
já fiz a ultrassom que deu 3 nódulos o do lado esquerdo é maior. depois fiz a punção que deu bócio coloide , vou levar o resultado hoje para o endocrinologista. Agora só me resta chamar por Deus e orar.
Bom dia! estou muito assustada pois fiz uma ultra-som q acusou 3 nódulos + ainda nao peguei o resultado do exame só dia 01/04 ai sim retornarei a medica dia 05/04 q Deus esteja no controle de tudo
Olá, Marluce:
Tenha calma! Deus realmente está no controle de tudo. Vamos ver o que o médico fala.
Abs, Betty
Fiz essa cirurgia dia 16/03/2013 e senti tudo o que comentaram aqui essas pessoas que também fizeram.
E agora só fico em duvida até quando não vou poder pegar peso, estou me recuperando bem. So esses dias eu dirigi longa distancia e senti a cirurgia enxada e estou c medo ter algum problema no futuro.
Gostaria de dividir com vocês essa dúvida.
Fiz
essa cirurgia e gostaria de saber quanto tempo devo ficar de repouso.
Olá, Lucy:
Amanhã já faz três semanas desde a cirurgia. Creio que, normalmente, já seria suficiente tempo para re-assumir a vida normal. Evitando exageros… Se o inchaço não passar, entretanto, consulte um médico, está bem?
Abs, Betty
Olá Betty,
Fiz a cirurgia da tireóide na terça-feira passada. Estou me sentindo relativamente bem, mas a “tosse seca” incomoda bastante. Essa tosse é normal?
Agradeço pela sua atenção e parabéns pelo blog.
Abs,
Matilde
Olá, Matilde. Quando mexem na garganta, isto nos afeta de várias maneiras. A tosse seca pode ser uma consequencia normal, portanto. Entretanto, se incomodar muito, pergunte ao seu médico se existe algo que pode tomar/fazer ou não fazer para diminuir este efeito que preocupa. Espero que melhore logo. Abs, Betty
oi …eu tambem irei fazer essa cirurgia,tenho dois nódulos ,um de 5cm no lobo direito e outro no lobo esquerdo …Meus medicos quase não me dizem nada ,só que vou retirar total a tireoide ,nao fiz a biópsia ainda e tenho estado muito nervosa ,apesar de confiante…
A preocupaçao dos medicos é nodulo menor ,pois ele ta crescendo,apesar do maior esta desviando a minha traquéia …
Peço oraçao de tds ,para que Deus possa me confortar e tudo possa dà certo…Bjus*
Queridas…Eu tambem fiz uma cirugia na tireóide dia 04/04/2013.Graças a Deus correu tudo bem.Vim para casa um dia depois.Não fui pro oxigenio nem coloquei dreno,só fiquei no soro e tomando medicamento de 6 em 6 hs.Em casa estou levando uma vida moderada.Não estou sentir cambras nem fumigamento, o que incomoda mesmo é só a voz, que esta bastante roca.Porém o medico m aconselho a procura um fonoaudiólogo.Abraços para todas vocês
oi amiga como vai estou com a minha mãe que esta com um problema parecido com o q vc teve ela queria muito falar com vc pra tirar algumas duvidas seria possivel vc tem algum email ou facebook? beijos obrigada
ola betyy,sou eliane e tambem vou fazer cirurgia da retirada da tireoide,
assim como todas estou com muito medo da anestesia,e tambem tenho medo de nao falar mas,vc conhece algum caso q a pessoa ficasse sem falar por calsa da cirurgia?minha cirurgia é dia 30/04/2013.depois da cirurgia vc sentiu muita dor?
abracos
eliane
Olá, Eliane:
Não conheço ninguém que não fala mais e não senti muita dor porque tomei os remédios analgésicos/anti-inflamatórios que meu médico prescreveu. Milhares de pessoas no Brasil passam por anestesia diariamente, sem sequelas. É claro que tem exceções, mas são muito poucas em comparação com as que se saem bem. É mais ou menos como andar de carro ou de avião. A gente não para de fazê-lo porque algumas pessoas sofrem acidentes. Temos que nos conscientizar que é algo necessário e ir em frente. Seria muito pior se você tivesse que fazer a cirurgia sem anestesia. Precisamos agradecer a Deus que ela existe! Eu mesma já passei por mais de que dez… Sem problemas.
Fique calma! Tem cirurgias muito mais complicadas e dolorosas. Use o tempo para dar uma re-avaliada na sua vida e para demonstrar sua gratidão às pessoas que tem lhe abençoado durante os anos.
Abs, Betty
Obrigada, Fran, pela descrição da sua experiência. Creio que será encorajadora para futuros leitores. Esperamos que a rouquidão logo passe. Comigo levou uns três meses. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Romenia:
Desculpe o atraso em responder, mas minha vida tem andado muito cheia. Creio que, apesar do susto, você pode ser grata porque os nódulos foram descobertos e serão tratados. Pior seria se continuassem crescendo e lhe prejudicando mais ainda. Peço o conforto de Deus para você e sabedoria e habilidade para os médicos na cirurgia e tratamento. Abs, Betty
Oi,
Estou com diagnostico de nódulo da tireóide com suspeita de malignidade, e meu endocrinologista me encaminhou para cirurugia.
Estou tranquila, porém ansiosa na escolha do cirurgião. Já tive informações que nesse caso quem opera é um cirurgião especialista em cabeça e pescoço e médico que foi indicado é cirurgião geral.
O que devo fazer? Eis a dúvida.
Abraços,
Leila
Olá, Leila:
De fato, os cirurgiões especialistas em cabeça e pescoço podem ter mais experiência nesta área. Mas creio que existem cirurgiões gerais bem qualificados também.
O que você pode fazer é ir à consulta. Prepare-se com perguntas simples sobre o procedimento, tente verificar se ele/ela tem experiência, veja o trato que recebe. Você tem como perguntar ao endócrino se conhece a pessoa que indicou, ou se tirou de uma lista? Se se sentir insegura com ele/ela e se você tiver convênio médico, pode ver se há cirurgiões de cabeça e pescoço para consultar. Eu acabei usando um que foi me recomendado por outra pessoa que teve uma boa experiência. Descrevo isto em posts anteriores. Ele, infelizmente, apenas atende pacientes particulares agora.
Espero que ajude. Abs, Betty
Olá Betty
Obrigado por compartilhar sua história.
Vou fazer a minha Tireotomia daqui a 8h … rs. Espero que seja tranquila como a sua.
Abraços.
Também espero, Marco. E você já deveria estar dormindo 🙂
Que Deus ilumine as mãos e as mentes dos seus médicos e cuidadores.
Abs, Betty
Olá, fiz a cirurgia de tireóide total no dia 26/4 a 3 dias atrás……foi tudo muito tranquilo acho que é importante que esta seja realizada por um especialista, no meu caso foi a equipe de cabeça e pescoço do hospital AC camargo, foi tudo muito tranquilo….
Olá, Alexandre:
Que bom que tudo correu bem. Se você puder, poste isto de novo no post número 7 ( http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1090&cpage=7#comments ) para dar sequencia aquilo que você já comentou lá, perguntando sobre o hospital. Espero que logo você esteja totalmente recuperado. Abs, Betty
Olá Betty,
Gostei muito de seu depoimento e os testemunhos de pessoas que já passaram ou estão passando por esse momento, também são muito importantes. Estou com cirurgia indicada para fazer tereidoctomia total. Há um ano, comecei com muitas dores no corpo, pensei que seria um problema de articulação e consultei uma reumatologista. Ao pedir os exames, verificou-se que era hipertireioidismo, desde então, começou a maratona. Depos de vários exames, 2 punções, o diagnóstico final, tenho neoplasia folicular no lobo direito. E daí a necessidade de cirurgia, que penso acontecerá até o final desse mês. O que estou em dúvida, ainda não fui ao médico para ver isso, é que estou sem voz. Aconteceu início de março e fiquei com muita rouquidão por mais de 20 dias. E agora já faz uma semana. É por conta da tireoide? Só gostaria de saber se alguém passou por isso também. Te agradeço, principalmente sua presteza em responder a todos, pois é muito difícil se encontrar um blog com respostas tão atualizadas. Abraços,
Olá, Myrian: A maioria das rouquidões que apareceram por aqui nos comentários tem sido pós-cirurgia. Entretanto, eu mesma parei de cantar bem, anos antes da cirurgia, e creio que meus nódulos estavam comprimindo as cordas vocais, sem eu saber. E, apesar da minha voz voltar a ser normal para falar, nunca mais consegui soltar a voz nos cultos da igreja.
Verificando na Internet, percebo que alguns nódulos também afetam a laringe e a traqueia. Mas, penso eu, se for isto, no seu caso o problema deveria ser constante e não “vai e vem”. Portanto, pode ser que você esteja lidando com os efeitos do seu clima – aqui em SP tem estado muito seco e várias pessoas da família tem passado por irritações na garganta, pigarros, etc., por períodos prolongados. Aí, de repente, percebemos que aquilo passou!
De qualquer jeito, trate de tirar a tireoide logo e faça a iodoterapia, se for indicado. Os últimos posts da série (9 e 10) falam mais sobre isto. Peço a Deus para orientar as mãos e as mentes dos seus médicos e que Ele possa estar presente na sua vida, encorajando e guiando.
Abs, Betty
Olá Betty,
A minha mãe descobriu essa semana que esta com um nódulo maligno de 1cm na tireóide, estou preocupada e gostaria de saber se vc conhece um bom hospiltal, e quanto seria uma cirurgia desse porte, pois o convenio da minha mãe é recente e para cirurgias assim ainda nao cobre. E qual o tempo em media de recuperação? E como funciona o iodoterapia, quais os cuidados? Precisa esperar quanto tempo depois da operação para fazer essa terapia? É muito agressiva??
Obrigada desde já!
Abraços,Giselle
Olá, Giselle: Infelizmente, eu não tenho estes dados sobre preço e local. Fiz a minha pelo convênio, em São Paulo, e não precisei fazer a iodoterapia. Normalmente, a recuperação da cirurgia demora umas poucas semanas. Se você continuar lendo os posts seguintes, especialmente o nono e o décimo, verá vários relatos sobre a iodoterapia. Mas a melhor coisa a fazer mesmo é conversar com médicos e hospitais para saber os preços e condições. E verificar se dá para esperar até o convênio entrar em vigor. Parece-me que alguns cânceres de tireoide crescem lentamente. Espero que encontre uma solução. Que Deus as abençoe. Abs, Betty
P.S. Segue um link que explica os procedimentos. E tem outros nos comentários dos posts.
http://www.abc.med.br/p/tireoide/51858/cirurgia+da+tireoide+quando+e+necessario+fazer.htm
vou operar segunda feira e espero ter tambem sucesso nessa nova fase…nao tenho medo, DEUS esta do meu lado
Olá, Joana: Tudo realmente está bem, quando estamos com Deus ao nosso lado. Isto não significa que ficamos sem dores ou problemas, mas confiamos que Ele tem um propósito com tudo–para o nosso bem ou para o bem de outras pessoas. Espero que possa olhar para trás no futuro e verificar bençãos e amadurecimento, apesar das possíveis dúvidas, temores e sofrimentos durante o processo de tratamento do seu problema de tireoide.
Mas, normalmente, o procedimento não é muito complicado, com recuperação rápida.
Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
Boa noite, hj faz 15 dias que fiz a cirurgia de tireoide,na verdade descobrir a 8 anos atras, mas tomando os medicamentos prescritos pelo neurologista e vi que nao tava tendo resultado positivo na diminuição do nódulo o medico que me acompanhava sugeriu a retirada total, mas como na hora da cirurgia ele percebeu que nao tinha necessidade da retirada total tirou parcial, e ainda me falou que nao era preciso tomar a reposição de hormonio, como em toda cirurgia eles mandam para analise estou aguardando o resultado da biopsia para uma nova consulta, mas tenho fé em Deus que nao terá nada. foi tudo tranquilo na hora da cirurgiae até agora também poisestou fz o repouso certinho, deixo aqui um recado quem tiver tireóide e tiver medo de fz a cirurgia, poe Jesus Cristo na frente e nada de ruim acontecerá foi o que aconteceu comigo estou ótima. Graças a Deus.
Estou a 3 anos fazendo punção,e sempre da cistos liquidos, tenho dois grandes 2,00 e 2,5 cm. Consultando outra medica falou na possivel cirurgia ja que tenho que punçar 2 vezes ao ano e quando aparece cresce rapido e doi sim.A medica me falou que tem uma aplicação especie de alcóon para secar , mais talvez não adiante. Esta medica me falou em cirurgia de um lado para eliminar. Agora fico com medo pois tanto tempo e só agora tive uma recomendação de ciruirgia. Vou ter que me preparar pois a pouco perdi meu pai que pegou uma infeção generalizada . Estamos com problemas de bateria em hospitais ,esta enorme meus cistos eles crescem rápido e tudo demora um pouco aqui. Consulta, exames biopsia ou cirurgia.
eu tambem fiz uma cirurgia ,e tudo ocorreu.bem ..so que que a minha precao subiu muito..ai eu vomitei muito ..mas tudo pasou hoje estou bem…………….
Olá, Luciane: Estas coisas às vezes acontecem com cirurgias. Que bom que passou! Espero que continue gozando de boa saúde por um bom tempo. Que Deus a abençoe. Betty
Oi….. Bom minha cirurgia esta marcada para a semana que vem dia 15-6 estou um pouco anciosa mas lendo o que vcs escreveram ja me deixa bem mais tranquila….Obrigado…
Olá, Thais: Que bom que você se tranquilizou mais! Que Deus a abençoe antes, durante e depois da cirurgia. Abs.
Ola, essa semana descobri que vou ter que fazer a cirurgia de retirada total da tireoide, estou com tireoidite de hashimoto e tenho 4 nodulos, resultado da puncao de 3 nodulos 2 sao benignos e 1 indeterminado, agora vou procurar um cirurgião de cabeça e pescoco mas estou apreensiva pois tenho crianca pequena e nao sei como sera a minha recuperacao, enfim ainda bem que achei esse blog, já deu para me tranqüilizar um pouco. Abs
Oi, Vanessa: Sei que tudo isto é um choque, mas tenho amigos que ficaram bastante aliviados quando descobriram que tinham o que você tem, porque passaram meses e anos sem descobrir a razão por vários sintomas que lhes incomodovam. Uma vez que definiram a causa, puderam partir para o tratamento. Torço para que, logo mais, você tenha melhores condições para cuidar da sua criancinha. Que Deus a abençoe. Abs, Betty