Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > maio > 30 > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Quinta-feira, dia 28 de maio. Dia após o Retorno ao Médico

Ontem atravessei a rua e me consultei novamente com o médico que me operou. Coloquei um xale bem bonito (pashmina), presente da minha nora quando nos visitou de Bangladesh, para “enfeitar” meu pescoço. Por sinal, pode-se reconhecer que se está perto de um consultório de um cirurgião de tireóide se perceber um desfile de senhoras com xales, lenços ou echarpes “adornando” (escondendo ou protegendo) esta parte do corpo.

scarf1

Depois da minha consulta, pediram para eu esperar para assinar alguns documentos que ainda estavam sendo providenciados. Enquanto aguardava, várias pessoas entravam e saíam. Observei enquanto uma, bem arrumada, mais ou menos da minha idade, parou diante da recepcionista com uma amiga e disse que precisava dos documentos para o tratamento com iodo. Fiquei pensando se ela acabara de ouvir a notícia de que era câncer ou se já estava em meio ao processo de lidar com o fato. Mas sua voz não era rouca e, da minha perspectiva de lado, seu rosto e gestos pareciam serenos. Assim, a Betty Sherlock deduziu, já que ela usava uma echarpe, que fizera a cirurgia, mas há algum tempo, e que já passara pelo primeiro choque.

Uma moça jovem, de uns 25 anos, de aparência simples, sentou no banco diagonal ao meu e começou a preencher um formulário. Eu conversei um pouco com a secretária e olhava o livro que levara. Entraram duas senhoras, com aparência européia. Uma, com esparadrapo no pescoço, sentou-se ao lado da moça, enquanto a outra falava com a atendente.

De repente, a moça veio para meu lado. Pensei que era para deixar lugar para a companheira da sua vizinha, aumentei o espaço e sorri para ela, pegando no livro novamente. Mas ela tocou no meu braço e sussurrou—a senhora já fez a cirurgia? Quando respondi que sim, perguntou—Como foi? Quando foi? Aí expliquei que fazia uma semana e que havia sido muito bom. Afastei o echarpe, mostrei o local da cirurgia e falei que havia doído muito pouco, que o problema maior era a rouquidão, mas que me asseguraram que isto iria passar. Que o pescoço havia doído, provavelmente da posição da cirurgia, mas que estava melhorando. Era como se alguém tivesse derramado bálsamo na sua alma, de tão aliviado que ficou seu rosto. Antes de podermos falar mais, mandaram-na entrar no consultório.

Quando falei sobre isto para meu marido, ele me lembrou que eu havia feito algo parecido quando fomos juntos para o médico, pedindo detalhes da experiência de uma senhora que lá esperava, com bons resultados. Realmente, faz um bem incrível enfrentar uma batalha, sabendo a natureza e o tamanho das dificuldades que podem nos esperar, mas também ciente de pessoas que já lutaram e venceram. Isto tanto na vida física quanto na vida espiritual. É interessante, como essas vitórias e experiências podem ser passadas de pessoa a pessoa, como uma corrida de revezamento…

As outras duas senhoras, antes de cara fechada, haviam ouvido minhas respostas (já que nem sussurrar eu consigo mais!), e começaram a me fazer perguntas também—se eu havia sentido muito calor, por exemplo. Realmente, não. Mas uma outra, que acabara de sair com seu marido, afirmou que ela tinha sentido também. Comparamos as datas da cirurgia. A da “européia” era mais recente. A da outra tinha sido no mesmo hospital no mesmo dia, algumas horas antes de mim. Disse que estava muito bem. Ambas sentiram dores no pescoço. Aí, uma outra secretária apareceu com os documentos, assinei tudo e me despedi, aproveitando para ir na farmácia ao lado antes de atravessar a rua.

Quando cheguei, minha sogra já estava preocupada. Havia ficado a maior parte do tempo na janela, vigiando para ter certeza que não iria desmaiar na rua. Ainda assim, não percebeu nem quando saí, nem quando vim para o lado de cá. Por um lado, fiquei achando que aquilo era totalmente desnecessário, que ela estava se afligindo à toa. Por outro, tenho que reconhecer que é muito bom ter uma “mãe” querendo meu bem, dia e noite, e zelando por mim….

Daqui a pouco, contarei o que o médico fez e disse. Mas, primeiro, vou terminar o relato dos dias anteriores.

Dor. Quando fiz a cirurgia, parecia óbvio para mim que grande parte do meu sofrimento seria na área da garganta da qual teria sido retirado a tireóide. Mas não foi assim. Não sei se enfiaram um monte de anestésico ali, mas, nos primeiros dias, a garganta quase que não doeu por dentro. Em vez disto, a dor principal se localizava no topo das minhas costas, irradiando da coluna para o ombro, quando engolia e quando mexia a cabeça. A nossa teoria é que forçaram a cabeça para trás ou para o lado para tirar meu queixo da frente do pescoço e assim trabalhar. Criaram uma espécie de torcicolo que ainda não passou por inteiro.

Queimação. Havia também muita queimação no meu peito, especialmente na segunda e terceira noite, quando eu procurava deitar de lado. A princípio, achei que vinha de dentro para fora—por causa do dreno que havia sido inserido e depois “arrancado”—mas quando ia mudando o micropore e colocando pomada antibiótica na ferida (duas vezes por dia, como o médico mandou), comecei a observar que a pele estava ficando mais e mais irritada e que a dor vinha quando ela era repuxada pelo adesivo, em função de um movimento ou peso.

Rouquidão. Eu sabia que poderia ficar rouca por causa da cirurgia, já que o crescimento era “mergulhante” junto às minhas cordas vocais. E realmente fiquei, até hoje. Mas eu não esperava as conseqüências da entubação. Uma semana depois, ainda sobe sangrento pigarro, catarro, escarro… (Você já observou alguma vez que todas estas palavras terminam com o som que se ouve quando tossimos e eliminamos a secreção? Tem momentos em que o português é uma língua tão expressiva, com suas palavras onomatopéicas—ou será que estas não podem ser classificadas assim porque apenas o fim emite o som ao qual me refiro?) De qualquer jeito, a secreção está diminuindo aos poucos e tenho chupado minhas pastilhas fielmente. Mas creio que isto também pode estar prejudicando a minha voz.

Cálcio. Outro efeito colateral que não esperava foi o desequilíbrio na distribuição do cálcio no sangue causado pelo mau funcionamento das glândulas paratireóides.  O formigamento da quarta-feira, que já citei, voltou na quinta à tarde, aumentando à noite, logo quando meu marido teve que viajar para Brasília. Foi quando assisti o filme Nannie McPhee, numa tentativa de tirar o foco daquilo que sentia—já que o médico havia falado que a preocupação pioraria a minha situação. Deus me deu paz e eu, finalmente, consegui dormir. Sem acordar com as temidas cãibras. (Eu não estava sozinha dentro de casa; meus sogros estavam aí e nosso futuro genro também—oferecida por nossa filha já que ele mora bem mais perto do que ela).

Carta para o médico. De manhã, resolvi escrever uma carta para o médico. Meu plano era de pedir o e-mail do consultório, através da secretária. Achei que ela poderia passar-lhe minhas observações e perguntas para ele depois me ligar. Assim não precisaria forçar a minha voz e facilitaria a comunicação. Fiz a carta e telefonei, mas, desta vez, ela entrou no time da secretária que me afastou do outro médico, e disse que ele não tinha tempo para ler e-mails, pois estava em consulta. Que ela poderia anotar meu número e ele ligaria de volta. Tentei, com minha voz de robô sem entonação ou modulação, convencê-la que a comunicação seria melhor se ele lesse a carta, mas não houve jeito. Deixei, então, meu número e ele, educadamente, me telefonou de volta do consultório.  (De fato, ele havia me dado o número do celular dele—eu poderia ter ligado até diretamente, se quisesse—mas odeio incomodar médicos. Tenho amigos médicos e amigas que são esposas de médicos e sei como estas interrupções podem atrapalhar a vida profissional e familiar).

Quando o doutor retornou a ligação, falei apenas das três preocupações principais—o formigamento, a pele irritada e a dor na nuca/costas. Ele aumentou a dose de comprimidos (realmente são cápsulas) para cálcio, de 6 mais 3 para 9 mais 6 (ou 3 mais 2 em cada refeição). Em outras palavras, pulei de 9 para 15 cápsulas por dia, apenas de cálcio. Insistiu para eu não ficar preocupada com isto. E mandou fazer exercícios de relaxamento para o pescoço/nuca. Perguntei se poderia colocar compressa quente ali e ele disse que sim.

Com respeito à pele irritada ao redor do furo (a área do corte estava debaixo de um esparadrapo colocado na cirurgia e não estava irritada), ele sugeriu substituir a gaze e micropore por um band-aid.

No consultório médico, aprendi as seguintes coisas:
A biopsia (anatomo patológico) deu “negativo para malignidade”. Isso corroborou o que o cirurgião já havia previsto mas foi bom ouvir/ver a confirmação. Sou muito grata a Deus!

Não havia pontos para tirar da minha garganta. O doutor simplesmente tirou o curativo, passou algo que ardeu e colocou outro. Devo deixá-lo durante duas semanas ou até cair. Posso tomar banho normalmente, evitando esfregar no local. Depois existe um creme para passar (Drenison) para ajudar a cicatriz a desaparecer. Ele também colocou um pedaço da mesma fita em cima do furo do dreno.

São seis meses sem sol em cima da cicatriz. Três com proteção de pano e três com protetor solar bem forte. Senão ela vai escurecer. Vou obedecer ao doutor.

Perguntei porque a área da cirurgia estava mais inchada agora. Ele disse que é porque ainda existem coágulos de sangue ali que não drenaram e que estão sendo absorvidas pelo corpo. Realmente, está ficando mais e mais amarelada também. Agora que estou sem tomar analgésicos, a dor na garganta é bem maior—ao toque e quando mexo/giro minha cabeça. Se ficar muito grande, poderei tomar um Tylenol/Paracetemol. Por enquanto, estou torcendo para que o processo de absorção termine logo. Mas, enquanto permanecer sem febre, creio que estará tudo dentro do normal.

Redução das medicações. Não preciso mais tomar antibiótico, nem o omeprazol, o tylenol… Devo tomar cálcio por mais uma semana apenas, duas cápsulas (oscal e rocaltrol) duas vezes ao dia. (Perguntei sobre as glândulas paratireóides, responsáveis pelo cálcio do corpo. Ele disse que nunca são retiradas, apenas sofrem por um tempo porque são separadas da tireóide; e não parece duvidar nadinha que funcionarão normalmente de novo).

Synthroid. É o nome do remédio que preciso tomar durante o resto da minha vida. Fui informada que é melhor tomá-lo pelo menos 15 minutos antes do café da manhã. Até agora estava tomando imediatamente antes. Assim, fui à procura de uma caixinha para remédios que havia comprado por centavos num yard sale (venda de quintal) nos Estados Unidos e para o qual nunca havia encontrado uso. Coloquei um comprimido (ainda no invólucro) em cada dia da semana e pus ao lado da cama. Ficará como parte do ritual de me levantar todo dia, juntamente com a colocação das meias de suporte.

pillbox

Minha voz. O doutor crê que ela irá voltar ao normal. Me fez tossir leve e repetidamente para soltar o catarro e demonstrou que a voz melhorava. Isto me faz lembrar de um momento no hospital sobre o qual esqueci-me de falar. Era cedo na primeira manhã quando entrou uma moça de feições orientais bem simpática que disse que era fisioterapeuta e que iria fazer alguns exercícios respiratórios comigo. Assim me fez inspirar e expirar pelo nariz, depois inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Repetidas vezes. A um certo ponto, ela me pediu para colocar a mão no diafragma e empurrar levemente. Me fez inspirar três vezes pelo nariz e depois tossir levemente. Gente, subiu tanta coisa! Sem forçar nada. E sem dor nenhuma. Me senti tão aliviada! Estava com tanto cuidado para não tossir e romper algo indevidamente. Eis uma fisioterapeuta que vale seu peso em ouro—deve ser muito bom ser instrumento desse milagre todo dia naquela ala hospitalar.

Exames para fazer no início de julho: T4 livre, TSH e Cálcio ionizado.

Encaminhamento para a Endocrinologista. O doutor me deu uma carta para a especialista que havia consultado antes de vir até ele. Já marquei a consulta para quarta-feira que vem (03 de junho). Encaixa com o dia em que devo parar de tomar o cálcio.

Dirigir e trabalhar. Tenho que esperar mais uma semana para dirigir. Posso sair e começar a assumir minha vida normal, usando o bom senso. Sem, entretanto, carregar/levantar peso—por pelo menos um mês. Deixe eu ver—a cirurgia foi no dia 19  de maio. Deus permitindo, meu neto chega no dia 17 de junho. Se um mês for de 28 dias, já poderei pegar nele…. ☺

Mais algumas observações.
O lábio já está completamente sarado. Incrível o poder restaurador que Deus instalou em nosso corpo! Ao mesmo tempo em que meu cérebro automaticamente engatilhou certos processos químicos para consertar meu beiço, ele também iniciou outros para cuidar dos ferimentos na garganta e nos órgãos afetadas! Uma rápida olhada neste link sobre cicatrização dá uma idéia da maravilhosa complexidade destes processos que ocorrem em nosso corpo, em menor ou maior grau, diariamente.

Substituição da tireóide por medicação (reposição hormonal). Parece que me adaptei bem a este novo elemento na minha vida.

A voz. Continuo bastante rouca mas sei de pessoas que começaram o processo de recuperação sem voz nenhuma, portanto tenho bastante esperança de poder falar normalmente de novo. Me incomoda não poder transmitir pensamentos de maneira suave através da modulação da minha voz. Ela me parece agressiva e, ao mesmo tempo, se isto for possível,  inexpressiva.

O hospital. Uma moça simpática da SAC do hospital Nove de Julho, com nome de Bruna, ligou para mim para saber se havia ficado satisfeita com os serviços do hospital. Disse-lhe que sim e que havíamos apreciado especialmente o contato com a sala cirúrgica e elogiei outras coisas também. Apenas não me lembrei na hora daquela fisioterapeuta…

Está na hora de parar—se você conseguiu ler até aqui, está de parabéns. Que possa poder colocar as informações no “arquivo morto” dos seus registros mentais por longo tempo ou, melhor ainda, nunca precisar voltar a elas… Mas, se um dia passar por algo parecido, espero que possa estar ciente de que está vivendo na presença do Deus todo-poderoso, por ser filho ou filha dele. Assim, ele estará próximo, dando forças e sentido a cada coisa que acontecer, até o dia do encontro celestial e o início de uma vida eterna onde os echarpes servirão apenas para enfeitar e não para esconder ou proteger.

Abs, Betty

(Continua aqui)

630 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (4)”

  1. betty disse:

    Querida Lorena:
    Não sou, infelizmente, especialista ou médica para saber lhe responder. Sugiro que você marque uma consulta com seu médico ou um clínico geral se continuar preocupada. Está bem?
    Abs, betty

  2. lúcia disse:

    o,meu filho se chama Dione ele tinha hepertireódismo ,ele fez acirurgia no dia 13 de julho 2011.No dia 18 de fevereiro ele teve q tirar um cisto
    pensamos q estava tudo bem,no dia 24 de fevereiro abriu acirurgia de novo.ele está sofrendo muito entrou em depressão.Agora tem 2 cisto
    tem q fazer outra cirurgia. Ele não quer fazer a cirurgia com o medíco
    q operou,ele tem 23 anos,filho abraço

  3. betty disse:

    Olá, Lúcia:
    Não vejo porque não tentar outro cirurgião. Vale a pena procurar outro endócrino, outro cirurgião. Pergunte a parentes e conhecidos sobre quem indicariam e veja o que eles dizem. Pode ser que leve mais tempo, mas é importante que vocês sintam confiança no doutor e que encontrem alguém que possa explicar bem o que precisa ser feito. Que Deus os abençoe. Betty

  4. lúcia disse:

    olá betty; e isso que eu estou fazendo,dione tem que fazer outra cirurgia
    o psicriata dele comversou muito com ele,amanhá e 13 de julho faz um ano,ele já fez 3 cirurgia nos vamos para goiania para fazer a quarta cirurgia,obrigado betty um abraço?

  5. nilsa victorya dantas dos passos disse:

    OI MEU NOME É NILSA VICTORYA,TENHO APENAS 13 ANOS E JA FAZ 1 ANO E 3 MESES QUE EU FIZ A CIRUGIA E TODA VEZ QUE EU TOMO O REMEDIO MEU ESTOMAGO COMEÇA A DOER MUITO E DEPOIS E TB QUANDO NAO TOMO POIS MEU REMDIO E MUITO FORTE E NA CIRUGIA FOI RETIRADA 2 PARA TIREOIDE ,EU TENHO QUE TOMAR O REMEDIO EM JEJUM E ESPERAR 1 HORA PRA PODER TOMAR O CAFÉ DA MANHA É MUITO RUIN TER QUE FAZER REPOSIÇÃO HORMONAL. QUERIA SABER MAIS COMO FORRAR O ESTOMAGO PARA EVITAR ESSAS DORES,POIS DE PROBLEMA JA ESTOU CHEIA TENHO APENAS 13 ANOS E JA FIZ 5 CIRURGIA NA MINHA VIDA EPERO QUE NAO PRECISE MAIS FAZER CIRUGIA POIS FIZ 1 CATETERISMO,E 3 ENBOLIZAÇÕES E 1 DA TIREOIDE E VOU VOLTAR A FAZER O TRATAMENTO DO PÉ PRECISO MAIS INFORMAÇÕES!!!!!!!!

  6. vitoria disse:

    olá fiz cirurgia da tireoide já tem 20 dias i no lugar da cirurgia ainda esta inchado o medico falou q estou com liquido retido i q o próprio organismo vai absorver + ainda a sim estou preocupada vc q já fez é normal?

  7. Christian disse:

    Teeenho 14 anos vou faser a cirugia daki 2 dias (HOJE DIA 20/09/2011)
    Sou adolecente sexo masculino , Tenho um tumor na tireoide , Na verdade , daqui a 2 dias vou estar vindo aqui para Colocar outro comentario , Vou vim falar que nao presisou fazer a cirugia , poois deus me curou , Poodem esperar pelo meu outro comentario Pooois deus é maior ! Abraço

  8. betty disse:

    Bom dia, Christian:
    Hoje é o dia marcado para sua cirurgia.
    Creio, com você, que Deus pode fazer tudo, inclusive lhe curar sem intervenção cirúrgica. Entretanto, Ele também capacita profissionais na área da saúde do corpo que Ele nos deu para prolongar e melhorar as nossas vidas. Fez isto por mim, jà várias vezes, e continuo vivendo sem vesícula, sem tireóide e sem trombos nas veias. Ele preparou pessoas para me ajudar e abençoar.
    Ao mesmo tempo, aprendi a confiar e a descansar nele. E, também, a ser mais compassiva e paciente. Dou mais valor a cada dia que me resta, procurando não ser relaxada nos cuidados do meu corpo, e não desperdiçar os meus dons em futilidades.
    Portanto, se hoje lhe disserem que a cirurgia não será mais preciso, glória a Deus.
    Se, entretanto, concluirem que terá que ser feito, saiba que o nosso Pai celestial nem sempre tira o nosso sofrimento, mas promete estar conosco no meio deles. Se tiver oportunidade, leia Salmo 23 (“O Senhor é o meu pastor… Ainda que eu andar pelo vale da sombra da morte, Ele estará comigo”), e Filipenses 4.4-7 onde Deus nos diz que podemos procurar resolver as nossas ansiedades, conversando com Ele em oração. Podemos até chorar, mas há conforto quando fazemos isto em espírito de gratidão, porque Jesus morreu por nossos pecados, porque Ele é presente, e porque tem tantas coisas belas e boas nos cercando. Diz aí que “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e nossas mentes em Cristo Jesus.”
    Nos conte depois como foi. Pedindo as misericórdias de Deus sobre você neste dia. Um grande abraço de alguém que foi “curada” através da cirurgia. Betty

  9. Christian disse:

    Hello , rsrs Estou eu aqui denovo , falei que ia vir deixar outro comentario , e aqui estou , presisei fazer a cirugia mesmo , Maais graçaas a deus , Estou Beem , cirugia Foi um sucesso ,Cicatriz Perfeita , Voz perfeita Calcio Otimo ,Agoora Só esperar para tirar os pontos e fazer iodoterapia se presisar , Logo Estarei devolta aqui para comentar , Brigado Betty , Que Deus te abençooe tambem ,

  10. Suzana Bielinski Barreto disse:

    Olá, fiquei muito feliz antes e depois da cirurgia em conhecê-los (pois fiquei muito curiosa em saber como era, estava sendo e como seria….) e também muito prazer em estar compartilhando com todos minha experiência. Hoje tenho 54 anos, na fase da menopausa (apesar que em 1998, com 40 anos fiz uma segunda cirurgia para retirada total do útero miomatoso, sem a retirada dos ovários…); com 18 anos descobri em exames pré-nupciais 2 nódulos na tireóide, porém tão pequenos que aos olhos dos resultados dos exames hormonais em nada influenciavam, mas agora estavam enormes, apresentando inúmeros problemas e o exame anti tiroidiano, totalmente fora dos padrões e me acarretando inúmeros problemas, e na ultra apresentava uma rede muito vascularizada, acrescentando aos que tenho em heditariedade (
    Rendú Osller Weber, ou seja Teleangectasia hemorrágica familiar) que foram desaconselhados pelo meu angiologista e pela hematologista efetuar uma punção e/ou biopsia, sendo logo operada para retirada total. Além dos muitos cuidados com o meu problema familiar, Graças a Deus, no dia 12 de setembro/2011 fui operada, sem maiores problemas (a não ser uma gripe bem forte, com febre – andaço pelo Rio de Janeiro, mas já estou boa!). Com relação aos efeitos colaterais, o que mais me incomodou foram: DORMÊNCIA E FORMIGAMENTO À FLOR DA PELE NOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES – o que me incomodou demasiadamente e todos que me pegavam sentiam…; UM DOR NA COXA DIREITA ENORME, SINTO QUE ATÉ HOJE NÃO SINTO A PELE E A DORMÊNCIA CONTINUA (mesmo tomando todos os remédios: puran T4 – iniciado com 25mg e agora já estou tomando 75mg diário e em jejum; comprimidos de cálcio, e cálcio efervescente, alimentação inicial pastosa e agora normal, nada muito quente, e os remédios para hipertensão: atenolol 2 x 50mg e aradois 2 x 25mg). Sinto inclusive que melhorou bastante o meu estado constante que tinha de desfalecimento, ou seja, um cansaço em geral, principalmente nas pernas/ofegante ao falar/sensação de desmaios, como se tivesse uma fraqueza por não comer ou beber (alimento-me muito bem….), calores em geral, também da menopausa, meu pescoço aumentou no tamanho, mas nada apresentando para bócio esteticamente a olhos visto! – ele estava para dentro, aliás me engasgava com muitíssima facilidade!, uma taquicardia enorme -com um mal estar constante,ah! uma queda de cabelo, enfraquecimento do mesmo, bem pouco cabelo na frente (aliás, isso me incomoda fisicamente, por ser mulher!!! e isso já li que há correlação…..). Com relação ao corte e a cicatriz, tive que retirar líqüido 3 vezes, mas agora já está bem desinchado, apenas incomoda um pouco ao deitar, pela localização do pescoço, falta de ar e sensação que vai tampar a garganta, é muito recente a cirurgia (há 20 dias). Ontem, fiz exames de sangue no laboratório, para verificar as dosagens hormonais.
    Este meu caso não é somente eu, minha mãe e minha irmã caçula têm hipotiroidismo há alguns anos e tomam Puran T4 , mas elas não têm nódulos; tenho várias primas e tias (lado de minha mãe) que também têm os mesmos problemas, acredito também ser hereditário?; não me lembro se minha avó materna tinha, pois ela faleceu em 1968…. não tenho casos conhecidos pelo lado de meu pai. Espero que tenha colaborado e estou à disposição para quaisquer dúvidas. Na biopsia, GRAÇAS A DEUS NÃO DEU NADA MALIGNO E SIM BÓCIO, COM INÚMEROS NÓDULOS! Muito obrigada pela oportunidade e nós mulheres precisamos fazer campanhas, pois trata-se normalmente de um problema silencioso, só verificado em exames, que fazemos anualmente junto com a ginecologista e depois com a endocrinologista!!! Que Deus continue nos abençoando, nos dando oportunidades de estudar e pesquisar e ajudar a outros também, Suzana Bielinski Barreto.

  11. Edir Silveira disse:

    Olá….eu tbm fui submetida a uma tireoidectomia total por conta de formação de nódulos….que já estavam se desenvolvendo mt e me causando desconforto….fiz várias ultra som…..fiz a biópsia por agulha fina …(punção) e naõ deu malignidade….meu cirurgiaõ optou pela cirurgia …pois seria mais seguro disse ele….operei no dia 26/09/2011 agora recente…tem 15 dias….meu maior incomodo….é na garganta…uma sensação ruim….voz um pouco rouca e mt cansaço pra falar a cicatriz do corte tá indo bem só no local da cirurgia que permanece inchado e dolorido….sinto dor na cervical tbm…..mas dia após dia tudo vai melhorando….sou mt grata á Deus por ter dado tudo certo e não ter desenvolvido nehum mal…..vou tomar o hormônio por resto da vida….to usando Puran t4 50 vou fazer exames mensalmente para chegar na dosagem certa.

  12. betty disse:

    Que bom, Edir, que tudo passou. Obrigada por ter compartilhado. Esperamos que você logo encontre a dosagem certa para você.
    Que Deus o abençoe. Abs, Betty

  13. Christian disse:

    Edir Essas sensaçao ruin que esta sentido é normal , pois mecheram ne, haha eu ja tem uns 25 dias que ja tirei a tiroide inteira , no começo doia um pouco , mais o estranho é que nao doia onde foi operado mais sim onde estava o dreno , hoje ainda doi um pouco nao conseguia erguer meu braço , doia demais até para colocar a camisa sofria um pouco hoje ja estou melhor , nao tenho dores , só as vezes que doi o braço como falei , estou tomando 125mg de PuraT4 , agora estou na espera , para ir fazer iodoterapia , è isso , haha >< ,

  14. Maria Clara disse:

    Olá, amigos. Estava com saudades de compartilhar emoções e que emoções… Enfim, depois da retirada da tireóide as dores continuaram e foi difícil. Não posso falar muito, digo, no meio de alguma conversa as dores na garganta começam. Tenho a sensação que estão apertado meu pescoço. Falei com o médico, mas ele disse que isso é impossível. Fico sem graça de falar novamente com ele, então decidi me culdar sozinha. Estou perdendo peso, mas ainda sinto os efeitos da doença. O último exame a taxa ainda estava 28,9(para quem tinha 500). Mas o que me entristece é saber que cada pessoa que passa por essa cirurgia tem um sintoma diferente, porém não pode falar aquilo que realmente sente porque algumas pessoas não acreditam. Agora, estou escrevendo
    e sentindo dor. vou tomar uma dipirona. Até quando sentirei isso? E tomando cálcio e as manchas das unhas estão sumindo aos poucos. É amigos… Vamos ver se isso um dia vai passar. Abraços. Clara

  15. Gardênia disse:

    Oi Betty!
    Há dois anos foi encontrado um pequeno nódulo na minha tireóide, a princípio o médico acreditou ser apenas um achado, mas por precaução me encaminhou para um endocrinologista, que passou exames para investigar melhor. Ao ver o exame de sangue, o médico ficou animado, mas levou um tremendo susto ao ver a biopsia, me encaminou imediatamente a um cirurgião, pois tratava-se de um carcinoma papiplífero. Graças a Deus tive muita tranquilidade para lidar com a situação e muito apoio da minha família e amigos.
    Fui submetida à tireoidectomia total dia 07 deste mês e estou me recuperando bem. Tenho passado pelos mesmos sintomas que você passou (dores no pescoço e ombros, tosse com secreção, dormência…). Minha voz está bem, não foi afetada, apenas tenho notado certa falta de força vocal, mas estou melhorando aos poucos. Meu médico foi muito atencioso e solícito, respondeu a todas as dúvidas e me orientou.
    A biopsia confirmou tratar-se de carcinoma, apesar de ser um nódulo de apenas 1 cm. Por isso deixo meu alerta às pessoas que tem nódulo: Façam a biopsia, não importa o tamanho do nódulo, o importante é fazer um diagnóstico correto e tratar com brevidade o problema, evitando que afete outras estruturas (como cordas vocais e outras glândulas).
    Com fé em Deus, tranquilidade e apoio da família podemos passar por isso com muita serenidade.
    Àqueles que estão passando por algo parecido, força! Leiam o salmo 23 e que Deus os abençoe!

  16. betty disse:

    Olá, Gardenia:
    Que bom que você está tendo tão zeloso acompanhamento. E que passou bem por esta fase do tratamento. Parece-me que tem vezes que os médicos acham suficiente apenas a cirurgia. Espero que seja assim no seu caso. Se não, continue lendo Salmo 23 e outros textos da Bíblia, procurando conscientizar-ze que a mão de Deus está presente em todos os detalhes, honrando o nome dele em cada um. Você será abençoada e abençoadora.
    Um grande abraço, Betty

  17. Andressa disse:

    Fiz a cirurgia no dia 05 de Fevereiro. Mas a cicatriz continua muito feia. Usei uma pomada chamada Contrucbex logo depois e até hoje a cicatriz tem aspecto de quelóide.Estou sem acompanhamento médico a três meses poi fui demitida em decorrência da doença, por isso não tenho indicação de pomadas oi coisas do tipo.Fico feliz em ver que pessoas simples podem se expressar bem e ajudar a tirar duvidas obrigada.

  18. boa noite!
    fiz cirurgia no dia 21 desetembro,por um nódulo maliguino e tive que retirar a tiródi toda,estou me recuperando muito bem.não fiquei roca
    graças a Deus, vou fazer o ixame de corpo intero que é iodoterapia
    e ontem fiz o exame de tsh que é de sangue,gostaria de saber qual é o
    o resultado normal paraque eu possa subemeter a esse exame que esta
    marcado para dia oito de novembro e o meu resultado deu 99.61 se
    se alguem souber pesso por favor me responda.

  19. marcia disse:

    vou prescisar de ajuda,tó perdida eles me encaminharão pra cirugia cabeça e pescoço,nem sei o que eles fazem lá mas tenho nodulos da tireode,ah tó maluca aqui,vou fazer os exames e depois conto a vcs, mas torção por mim,presciso de ajuda d vcs rsrs,se não fico maluca d vez

  20. emiliana disse:

    gostei de todos os comentarios eu ja operei em 1995, e terei que operare de novo pois estou fazendo os exames e se DEUS permitir ja deu tudo certo operarei eu acho que e em janeiro de 2012,agradeço todos os exclarecimentos e melhoras para todos voces; DEUS os abençoem.

  21. Ana disse:

    Olá! Chamo-me Ana e tenho 22 anos. Há dois dias e meio atrás fui operada e removeram-me a tiróide toda. Tive dreno durante 24horas após a operação.
    Não senti frio após a operação mas senti muita nausea. Enquanto estive no hospital, deram-me medicação para isso e melhorei mas hoje quando acordei, a medicação já não estava no meu organismo e cheguei a vomitar 3 vezes. Depois de dormir durante 1 hora, decidi andar um pouco pela casa para ver se melhorava da nausea e comi canja de frango ao almoço e não vomitei nem tive nause o resto do dia. Contudo, devido a todo o tempo que estive de pé, senti muitas tonturas todo o dia.
    A minha garganta está um pouco inchada e custa-me manter as cotas direitas pois parece que estou a esticar muito a pela da garganta e que a vou rasgar. Mas consigo virar bem a cabeça para os lados desde que não seja muito depressa!
    A minha voz não ficou alterada (e eu tenho a voz bastante fina) contudo quando falo muito, sinto-me um pouco cansada e tenho de beber água porque sinto a garganta muito seca.
    Dores ainda não senti muitas. No hospital, as enfermeiras perguntavam-me sempre se eu tinha dores e eu nunca tinha, mas mesmo assim davam-me medicação para as dores. Agora, doi-me um bocadinho mas nada que não seja facilmente suportavel. O que me doi mais é a pela onde o penso estava colado que agora está muito vermelha e irritada.
    Não tive problemas com o cálcio, nunca senti formigueiro, Sinto-me bastante sortuda por isso.

    Os meus único problemas para já foram mesmo a nausea horrivel e o facto de não conseguir estar com as costas direitas o que me provoca dores de costas, ombros e pescoço e não me deixa dormir à noite. E as tonturas também.

    A cicatriz ainda esta vermelha e pouco inchada mas muito melhor do que eu estava à espera. Os pontos saem sozinhos e não tenho nenhum penso a tapa-la. O médico não me disse para por nada na cicatriz mas a enfermeira disse para eu por creme Nívea.

  22. Maria Clara disse:

    Bom dia, Beth. Vamos a mais um diário de bordo de uma (ex)tireoide. As coisa complicaram. Pressão, cálcio, gliocose, estresse, dor na região da garganta, dormência no rosto, pés, mãos e língua e muita totura e como não poderia esquecer estou toda inchada. Baixei no hospital e fiquei um dia e meio. Novos remédios foram receitados. E agora? O que será que vem por aí? Espero que vcs estejam bem. Levando a vida da melhor maneira possível – pois milagres acontecem. Abraços fraternos. Clara.

  23. betty disse:

    Olá, Maria Clara: Que pena que você ainda está com problemas! Tente mudar de médico para ter uma outra opinião, se possível. Pergunte se as glândulas para-tireoide estão envolvidas. Por curiosidade, quando foi que você fez este comentário? Passei 20 dias sem receber nada quando, normalmente, entram 3 ou 4 por dia. Reclamei no lugar que cuida do meu blog e agora começaram a entrar alguns. Estou sem saber se as pessoas ficaram sem poder comentar ou se todos eles acabaram em algum “limbo internetário”. Mantenha-nos informados, está bem? Abs, Betty

  24. margareth rezende disse:

    Boa tarde a todos!
    Acabei de ter alta e chegar em casa. Ha um dia fiz a retirada total da tireoide. Tinha um tumor MALIGNO no lobo Esquerdo e um benigno do direito. Nao imagina ser tao simples pelo menos para mim. Nao senti nada dolorido. Acordei sonolenta e só. Imediatamente ja falei, fui no banheiro, comi…Queria ir embora no mesmo dia, o dr que nao deixou. Um pouco de gosto de sangue, por causa do tubo. Mais nada. Vou obedecer o medico: 10 dias sem dirigir, sem sol, peso…etc ESTOU ÓTIMA! Vou fazer iodoterapia e vamos aguardar….

  25. betty disse:

    Olá, Margareth:
    Que bom que está indo tudo bem nesta etapa. Fique sempre atenta às bençãos ao seu redor enquanto passa pela próxima. As postagens 9 e 10 focam mais naquela fase. Eu mesma não passei por ela, mas sei que muitas pessoas tem apreciado se informar melhor pelos comentários e links. Dependendo da pessoa, o medo do desconhecido pode ser mais pavoroso do que a dificuldade real merece.
    Deus permitindo, dentre de poucos meses você terá retornado à vida normal. Mas, talvez, bem mais atenta e consciente de bênçãos que passavam despercebidas e de pessoas que não eram adequadamente valorizadas, inclusive o nosso Criador. Um grande abs, de Betty

  26. Maria Clara disse:

    Boa noite. O último final de semana passei no hospital. A glicose subiu, a pressão também, a adormência piorou. Voltei para casa e a médica mudou todos os remédios. Melhorei um pouco, mas agora ela quer que eu faça uma ultra e uma laringoscopia porque estou engasgando muito e a dor continua. Vamos ver o que vai dar.
    Não desistam. Lutem pela vida e mantenham a paz interior.
    Abraços.

  27. betty disse:

    Querida Maria Clara: Acho que é bom que vc faça estes exames, já que os remédios não tem tido o efeito desejado. Apenas assim, eles poderão descobrir o que pode estar acontecendo. Torço para que seja algo simples de resolver. Abs, Betty

  28. Bruna disse:

    Olá Betty. Tenho 23 anos, já passei por várias punções(a última teve um sangramento resultando uma inflamação)o médico aconselhou a cirurgia.Tenho 2 cistos na tireóide, considerados grandes e que msm fazendo punção voltam mto rápidos….Marquei a cirurgia dia 29/11, estou mto apreensiva, pensei q fosse mais simples, mas lendo os posts e pesquisando na internet vejo q ñ é bem assim, confesso q estou com medo, mas tenho fé em Deus e lendo suas palavras de conforto me tranquilizo. Amanhã vou passar pelo anestesista. Depois q fizer a cirurgia venho aqui comentar…..Abraços até mais…….

  29. betty disse:

    Olá, Bruna: Você ainda é nova. Por um lado, nesta idade você não espera ficar doente. Por outro, significa que você, provavelmente, pode se restabelecer mais rapidamente do que as pessoas mais velhas, como eu. Acho, também, que a cirurgia é simples a maioria das vezes. O que acontece é que as pessoas não vão para os blogs para comentar quando tudo vai bem e, assim, os leitores ficam com um entendimento distorcido da realidade. Prepare-se para descansar, ler uns bons livros, assistir os filmes que faz tempo que queria vê-los, etc. Que Deus a abençoe, Betty

  30. janaina disse:

    ola gente eu tenho 16 ano fiquei sabendo no final do ano passado descubrir que tinha tireoide to passando no endócrino a medica me explica tudo to tomando dois remedios:tapadazol e propranolol eles são muitos fortes mas eu parei um pouco de tremer e ficar tonta mas tem vezes que voltam fiz exame dia 10 de novembro e vou voltar na medica dia 8 de dezembro to com um pouco de medo mas sei que vai dar tudo certo pq deus é maior..
    eu vou voltar pra falar o que deu…

  31. Rosiane disse:

    Olá,
    Minha cirurgia será amanha. Tenho acompanhado a dois meses os seus comentários e de todos que buscam dar e receber apoio através de sua experiência.
    Perdi meu Pai em um desastre aéreo a 25 dias e, de alguma forma, tirei forcas para lutar por minha vida para estar bem ao lado de meus filhos (10 e 5 anos) e apoiar minha mãe. Se D’s permitir, trarei para vcs minha experiência. A suspeita e de 2 microcarcinomas papilares variante folicular.
    Esperança, coragem e muita fe para todos.
    Abraços,
    Rosiane

  32. betty disse:

    Querida Rosiane: Realmente, você está enfrentando muitas dificuldades de uma vez só! Peço a bênção e conforto de D’s para você amanhã e nos dias que virão. Espero que Ele lhe capacite a perceber pessoas amorosas, gentis e capacitadas no hospital e nos tratamentos como também experimentar situações em que beleza e tranquilidade superem dores e temores. Como disse, você deve lutar para viver, mas agora, se possível, tire alguns dias para descansar. Deixe que outros cuidem de você e dos seus por um tempinho para que consiga ser restaurada fisicamente para enfrentar a etapa seguinte adequadamente (se houver). Um grande abraço, Betty

  33. betty disse:

    Querida Janaina: Realmente, não é fácil enfrentar uma doença na sua idade. Vamos torcer para que a sua médica possa ter sábias conclusões e sugestões para que você possa recuperar a sua saúde. Pode voltar para nos contar. Um grande abraço, Betty

  34. Rosiane disse:

    Olá Betty,
    Obrigada por seus votos.
    A cirurgia foi um sucesso. Não sou uma pessoa calma com assunto de doenças. Sei que cada um passa de maneiras diferentes por um pós-cirurgico, mas tenho que dizer que na segunda noite já dormi de lado, pois não consigo de outra forma. Estou falando bastante (e comendo mais que deveria) apesar da recomendação para não cometer excessos. Estou um pouco cansada quando falo demais, e a única dor que incomoda de verdade é na região da nuca, pela postura. Minha cirurgia durou 3 horas.
    Com sua licença volto para falar sobre o cirurgião.
    Abraços, Rosiane.

  35. Bruna disse:

    Olá Betty,voltei para comentar q minha cirurgia deu td certo…Fiz a cirurgia na terça a tarde e na quarta ja tive alta logo pela manhã…Estou rouca e um pouco corcunda,ñ consigo esticar mto o pescoço, dá a impressão de rasgar a pele….Mas qro deixar meu comentário para as pessoas q ainda vão passar por isso: fiquem tranquilas, q no final dá td certo, eu tbm estava nervosa,mas passou,a cirurgia eh sossegada e o pós tbm,faço minhas coisas normalmente, claro q com um pouco mais de cuidado…Não tive caimbras nem formigamento, o medico passou 2 remedios de cálcio pra eu tomar, mas graças a Deus ñ tive maiores problemas…..Minha cicatriz tem uns 10 cm mas esta com micropore por isso ñ dá pra ver direito….Segunda vou passar pelo médico, acho q ñ vou tirar os pontos ainda,mas espero q eles caiam sozinhos.Bem fiquem com Deus e tenham fé…Abraços!!!!

  36. betty disse:

    Bruna, que bom que está indo bem. Esperamos que continue assim. Obrigada pela participação. Abs, Betty

  37. Anamaria disse:

    Bom dia! Estava procurando algumas informações a respeito da tireoidectomia e localizei vocês. Compartilhar situações semelhantes é muito salutar e confortante. A minha cirurgia ocorreu no dia 17/11 e, graças a Deus, correu tudo bem. A princípio, a necessidade era somente retirar uma das paratireóides que estava hiperativa, mas como já fazia acompanhamento de nódulos da tireóide, os médicos aconselharam retirá-la também. Os efeitos pós cirurgicos foram muito parecidos com os relatados acima. No meu caso, 16 dias após, sinto somente dificuldade na voz (tenho falado muito pouco) e cansaço quando falo mais. O resultados dos exames hormonais já normalizaram e voltei à vida normal no dia 28/11, com exceção da fala. Acredito que com o tempo ela voltará ao normal. Bem, quis somente compartilhar a minha experiência, agradecer pelas que aqui tive acesso e desejar tranquilidade, fé e esperança aos que necessitarem passar por situação semelhante. Moro em Belo Horizonte (MG) – Brasil. Fiquem com Deus!

  38. betty disse:

    Que bom, Anamaria, que tudo correu bem. Espero que a hiperatividade sumiu e que a voz volte mesmo. A minha demorou várias meses, mas agora todos já me reconhecem no telefone. 🙂 Abs, Betty

  39. Victor disse:

    Oi Betty,

    Vou operar a tireoide esta quarta feira, e estou bem nervoso.

    Encontraram doi nodulos na minha tireoide sem querer, tenho 26 anos e nunca passei por uam cirurgia, seus relatos me ajudaram muito mas continuo bem nervoso hahaha.

    Opero dia 7 de dezembro e tenho viagem marcada para dia 24, pois minha esposa é colombiana , nos conehcemos no Canad[a.

    Baseada na sua experiência, você acredita que tudo bem, ou que seja loucura viajar tao cedo?

    Também gostaria de saber qual médico que operou a senhora,

    Te desejo tudo de bom.

    Obrigado

    Att

    Victor

  40. nathalia disse:

    olá;irei fazer uma cirurgia de retirada total da tireóide dia 15 e estou apavorada com muito medo..lendo estes comentarios fico mais calma.CONFIO EM DEUS e sei que ele estará ao meu lado .vms em frente nathy

  41. sandra disse:

    Nathalia fique tranquila , fiz a mesma cirurgia dia 23/11ainda estou me recuperando , a cirurgia é tranquila a recuperação é rapida e pra mim não foi nada dolorosa, so mesmo a dor na nuca por alguns dias devido a posição do pescoço durante a cirurgia, a cicatriz é bem pequena e fininha e com 15 dias ja quase não se ve muito, so continuo com um serto desconforto na cicatriz por dentro pois ainda esta meio dura, tem de massagear pra que suma . vai tranquila vai dar tudo certo! boa sorte!!

  42. Rose disse:

    Ola, fiz a cirurgia da tireoide pelo motivo de ter nodulos. acompanhei os mesmos por 18 anos, fiz varias vezes punção sempre deram benignos. Mas no ultimo exame de punção( q é a retirada do liquido dentro do nodulo atraves de uma agulha fina) tb deu benigno, mas estava aumentando de tamanho. por precaução os 2 endocrinologistas que passei me recomendou a extração total da tireoide. Enfim fiz a extração dia 28/11/11 foi tudo maravilhoso, nem sintomas da anestesia geral eu tive. Não fiquei rouca, mesmo com dreno, so tive sintomas da falta de calcio, mas tomei a prescrição certa e td esta muito bem. A biopsia deu benigno. maravilha. Sou muito grata ao Pai Celestial por este resultado em minha vida.
    Estou me protegendo do sol sim, para evitar manchas.
    Tenha confiança no seu medico e muita FÉ no Pai Celestial. ele nos ama muito. bjs boa sorte.

  43. Maria Clara disse:

    Olá Betty. Como você está? Descobriram a causa da minha dor: fibrose e/ou resíduo cirúrgico (resultado da ultra). E agora? E as dores continuam. Não sei o que pensar…

  44. betty disse:

    Cara Maria Clara: Vamos ficar contentes que descobriram uma causa. Melhor de que ter que viver com a certeza do desconforto e a incerteza da causa. Agora esperamos que eles apontem uma solução. Continue contatos com o cirurgião, com o endócrino, o clínico geral… Se, por acaso, encontrar displicência (esperemos que não!), procure outro especialista… Oro para que, logo-logo, o pior terá passado e que 2012 tenha muitos momentos alegres. Abs, Betty

  45. Fernanda disse:

    Boa noite a todos!
    Meu nome é Fernanda. Fiz a tireoidectomia total em 15 de dezembro último. Gostaria de dizer que, apesar de todos os desconfortos físicos inerentes ao procedimento cirúrgico, o mais importante é acreditar que Deus NUNCA nos abandona. Coloquem-se diante DELE com humildade, serenidade e paciência. Deixem-se envolver pela SUA LUZ! Beijos a todos!

  46. Diana disse:

    Boa noite!
    Meu nome é Diana tenho 20 anos, já fui operado 3x pela tireoide no dia 15/02/2011 fiz uma tireoidectomia total onde na cirurgia o medico localizou um tumor e na biopsia deu que era maligno, (cancer de tireoide). apos cirurgia ia inicia meu tratamento com Iodoterapia, tive que realizar uns exames antes do tratamento ai o medico identificou que não poderia fazer o mesmo pois ainda estava produzindo hormônio, troquei de médico fui encaminhada para um Oncologista que decidiu fazer uma nova abordagem cirurgica operei novamente no dia 03/09/2011 dessa vez o corte foi bem menor, o medico tiro 14 linfonodulos cerca de 1,5 o maior, segui corretamente as instruções do médico fui novamente encaminhada a Iodoterapia e os resultados foram os mesmo da primeira vez eu continuava a produzir hormônio, mais como seu eu nao tinha mai tireoide?
    Procurei vários especialista todos dizendo a mesma coisa tinha que operar.
    03/12/2011 realizado a 3 cirurgia o medico consegui localiza 8 nódulos na região em que estava a tiroide e no resultado da biopsia todos estavam comprometidos, bom agora marquei pra iniciar seção de Iodoterapia no dia 18/01/2012, tenho fé em Deus que de certo e eu consiga vencer tdo isso.
    Não tive nenhum problema pós cirurgia, só nausea a cicatriz não ficou feia e minha voz alterou um pouco ficou rouca.
    A todos vc s que estão passando pelo mesmo problema que eu tenha mta fé em Deus e ele tdo pode, assim como ele me ajudou a passar por 3 cirurgia e está me ajundando a aguentar todo isso , ira ajudar a vc tbm. bjão a todos.

  47. Roberta disse:

    Meu nome é Roberta e tenho 31 anos, tem 2 anos que operei e fiz tireoidectomia total, pois o médico descobriu um nódulo muito grande na tireoide e stava m dando muita falta de ar, portanto fiz a cirurgia, mas graças a Deus deu benigno mas precisei fazer a cirurgia total pq a tireoide stava cheia d pequenos nódulos, stou a ki fazendo tratamento hormonal e sei que é pra o resto da vida.
    Temos que acreditar muito em Deus e entregar a ele tds nossos problemas, pois fui para cirurgia sem saber se era benigno ou não. E graças a Ele stou aki sem sequelas minha voz continua normal e minha cicatriz e bem pequena kase não dar para perceber.
    A todos que estão passando por este problema, muita força e garra pois podemos superar tudo aquilo que nos apareça, basta lutarmos para que aconteça.
    Bjs

  48. Vânia disse:

    Olá, fiz a cirurgia da tireóide em 22/11. Tirei um nódulo de 30 cm cúbicos e um outro de 4. Graças a Deus o resultado da biopsia foi benigno. Mas ainda sinto uma dor constante, suportável, mas incômoda. Não posso encostar em parte alguma desde o queixo até a garganta. Parece que está tudo morto por fora e machucado por dentro. A Doutora me disse que é normal, pois a pele foi descolada. Disse que volta ao normal com o tempo. Alguém já sentiu isso?
    Bjs.

  49. renata disse:

    Ola,estou no 6° que fiz a operaçao.Retirei metade da tireoide,a cirurgia foi otima,fiquei internada 24 horas,nao sentia nada,ate chegar em casa comecei a tossir,fiquei gripada.O medio me passou remedio para tosse,mas ja se passaram 5 dias e nada resolveu,agora está começando a doer..O que eu faço..? É normal ?

  50. Marcia Helena Rodrigues disse:

    Foi muito bom ter encontrado vocês, estava me sentindo muito mal e sozinha nessa guerra- agora posso dividir minhas dores. Tenho sofrido muito-e agora que parece que minha família esta acreditando em mim.achavam que era tudo psicológico, passe i por momentos horríveis” agora estou mais forte

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > maio > 30 > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)