Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > maio > 30 > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Quinta-feira, dia 28 de maio. Dia após o Retorno ao Médico

Ontem atravessei a rua e me consultei novamente com o médico que me operou. Coloquei um xale bem bonito (pashmina), presente da minha nora quando nos visitou de Bangladesh, para “enfeitar” meu pescoço. Por sinal, pode-se reconhecer que se está perto de um consultório de um cirurgião de tireóide se perceber um desfile de senhoras com xales, lenços ou echarpes “adornando” (escondendo ou protegendo) esta parte do corpo.

scarf1

Depois da minha consulta, pediram para eu esperar para assinar alguns documentos que ainda estavam sendo providenciados. Enquanto aguardava, várias pessoas entravam e saíam. Observei enquanto uma, bem arrumada, mais ou menos da minha idade, parou diante da recepcionista com uma amiga e disse que precisava dos documentos para o tratamento com iodo. Fiquei pensando se ela acabara de ouvir a notícia de que era câncer ou se já estava em meio ao processo de lidar com o fato. Mas sua voz não era rouca e, da minha perspectiva de lado, seu rosto e gestos pareciam serenos. Assim, a Betty Sherlock deduziu, já que ela usava uma echarpe, que fizera a cirurgia, mas há algum tempo, e que já passara pelo primeiro choque.

Uma moça jovem, de uns 25 anos, de aparência simples, sentou no banco diagonal ao meu e começou a preencher um formulário. Eu conversei um pouco com a secretária e olhava o livro que levara. Entraram duas senhoras, com aparência européia. Uma, com esparadrapo no pescoço, sentou-se ao lado da moça, enquanto a outra falava com a atendente.

De repente, a moça veio para meu lado. Pensei que era para deixar lugar para a companheira da sua vizinha, aumentei o espaço e sorri para ela, pegando no livro novamente. Mas ela tocou no meu braço e sussurrou—a senhora já fez a cirurgia? Quando respondi que sim, perguntou—Como foi? Quando foi? Aí expliquei que fazia uma semana e que havia sido muito bom. Afastei o echarpe, mostrei o local da cirurgia e falei que havia doído muito pouco, que o problema maior era a rouquidão, mas que me asseguraram que isto iria passar. Que o pescoço havia doído, provavelmente da posição da cirurgia, mas que estava melhorando. Era como se alguém tivesse derramado bálsamo na sua alma, de tão aliviado que ficou seu rosto. Antes de podermos falar mais, mandaram-na entrar no consultório.

Quando falei sobre isto para meu marido, ele me lembrou que eu havia feito algo parecido quando fomos juntos para o médico, pedindo detalhes da experiência de uma senhora que lá esperava, com bons resultados. Realmente, faz um bem incrível enfrentar uma batalha, sabendo a natureza e o tamanho das dificuldades que podem nos esperar, mas também ciente de pessoas que já lutaram e venceram. Isto tanto na vida física quanto na vida espiritual. É interessante, como essas vitórias e experiências podem ser passadas de pessoa a pessoa, como uma corrida de revezamento…

As outras duas senhoras, antes de cara fechada, haviam ouvido minhas respostas (já que nem sussurrar eu consigo mais!), e começaram a me fazer perguntas também—se eu havia sentido muito calor, por exemplo. Realmente, não. Mas uma outra, que acabara de sair com seu marido, afirmou que ela tinha sentido também. Comparamos as datas da cirurgia. A da “européia” era mais recente. A da outra tinha sido no mesmo hospital no mesmo dia, algumas horas antes de mim. Disse que estava muito bem. Ambas sentiram dores no pescoço. Aí, uma outra secretária apareceu com os documentos, assinei tudo e me despedi, aproveitando para ir na farmácia ao lado antes de atravessar a rua.

Quando cheguei, minha sogra já estava preocupada. Havia ficado a maior parte do tempo na janela, vigiando para ter certeza que não iria desmaiar na rua. Ainda assim, não percebeu nem quando saí, nem quando vim para o lado de cá. Por um lado, fiquei achando que aquilo era totalmente desnecessário, que ela estava se afligindo à toa. Por outro, tenho que reconhecer que é muito bom ter uma “mãe” querendo meu bem, dia e noite, e zelando por mim….

Daqui a pouco, contarei o que o médico fez e disse. Mas, primeiro, vou terminar o relato dos dias anteriores.

Dor. Quando fiz a cirurgia, parecia óbvio para mim que grande parte do meu sofrimento seria na área da garganta da qual teria sido retirado a tireóide. Mas não foi assim. Não sei se enfiaram um monte de anestésico ali, mas, nos primeiros dias, a garganta quase que não doeu por dentro. Em vez disto, a dor principal se localizava no topo das minhas costas, irradiando da coluna para o ombro, quando engolia e quando mexia a cabeça. A nossa teoria é que forçaram a cabeça para trás ou para o lado para tirar meu queixo da frente do pescoço e assim trabalhar. Criaram uma espécie de torcicolo que ainda não passou por inteiro.

Queimação. Havia também muita queimação no meu peito, especialmente na segunda e terceira noite, quando eu procurava deitar de lado. A princípio, achei que vinha de dentro para fora—por causa do dreno que havia sido inserido e depois “arrancado”—mas quando ia mudando o micropore e colocando pomada antibiótica na ferida (duas vezes por dia, como o médico mandou), comecei a observar que a pele estava ficando mais e mais irritada e que a dor vinha quando ela era repuxada pelo adesivo, em função de um movimento ou peso.

Rouquidão. Eu sabia que poderia ficar rouca por causa da cirurgia, já que o crescimento era “mergulhante” junto às minhas cordas vocais. E realmente fiquei, até hoje. Mas eu não esperava as conseqüências da entubação. Uma semana depois, ainda sobe sangrento pigarro, catarro, escarro… (Você já observou alguma vez que todas estas palavras terminam com o som que se ouve quando tossimos e eliminamos a secreção? Tem momentos em que o português é uma língua tão expressiva, com suas palavras onomatopéicas—ou será que estas não podem ser classificadas assim porque apenas o fim emite o som ao qual me refiro?) De qualquer jeito, a secreção está diminuindo aos poucos e tenho chupado minhas pastilhas fielmente. Mas creio que isto também pode estar prejudicando a minha voz.

Cálcio. Outro efeito colateral que não esperava foi o desequilíbrio na distribuição do cálcio no sangue causado pelo mau funcionamento das glândulas paratireóides.  O formigamento da quarta-feira, que já citei, voltou na quinta à tarde, aumentando à noite, logo quando meu marido teve que viajar para Brasília. Foi quando assisti o filme Nannie McPhee, numa tentativa de tirar o foco daquilo que sentia—já que o médico havia falado que a preocupação pioraria a minha situação. Deus me deu paz e eu, finalmente, consegui dormir. Sem acordar com as temidas cãibras. (Eu não estava sozinha dentro de casa; meus sogros estavam aí e nosso futuro genro também—oferecida por nossa filha já que ele mora bem mais perto do que ela).

Carta para o médico. De manhã, resolvi escrever uma carta para o médico. Meu plano era de pedir o e-mail do consultório, através da secretária. Achei que ela poderia passar-lhe minhas observações e perguntas para ele depois me ligar. Assim não precisaria forçar a minha voz e facilitaria a comunicação. Fiz a carta e telefonei, mas, desta vez, ela entrou no time da secretária que me afastou do outro médico, e disse que ele não tinha tempo para ler e-mails, pois estava em consulta. Que ela poderia anotar meu número e ele ligaria de volta. Tentei, com minha voz de robô sem entonação ou modulação, convencê-la que a comunicação seria melhor se ele lesse a carta, mas não houve jeito. Deixei, então, meu número e ele, educadamente, me telefonou de volta do consultório.  (De fato, ele havia me dado o número do celular dele—eu poderia ter ligado até diretamente, se quisesse—mas odeio incomodar médicos. Tenho amigos médicos e amigas que são esposas de médicos e sei como estas interrupções podem atrapalhar a vida profissional e familiar).

Quando o doutor retornou a ligação, falei apenas das três preocupações principais—o formigamento, a pele irritada e a dor na nuca/costas. Ele aumentou a dose de comprimidos (realmente são cápsulas) para cálcio, de 6 mais 3 para 9 mais 6 (ou 3 mais 2 em cada refeição). Em outras palavras, pulei de 9 para 15 cápsulas por dia, apenas de cálcio. Insistiu para eu não ficar preocupada com isto. E mandou fazer exercícios de relaxamento para o pescoço/nuca. Perguntei se poderia colocar compressa quente ali e ele disse que sim.

Com respeito à pele irritada ao redor do furo (a área do corte estava debaixo de um esparadrapo colocado na cirurgia e não estava irritada), ele sugeriu substituir a gaze e micropore por um band-aid.

No consultório médico, aprendi as seguintes coisas:
A biopsia (anatomo patológico) deu “negativo para malignidade”. Isso corroborou o que o cirurgião já havia previsto mas foi bom ouvir/ver a confirmação. Sou muito grata a Deus!

Não havia pontos para tirar da minha garganta. O doutor simplesmente tirou o curativo, passou algo que ardeu e colocou outro. Devo deixá-lo durante duas semanas ou até cair. Posso tomar banho normalmente, evitando esfregar no local. Depois existe um creme para passar (Drenison) para ajudar a cicatriz a desaparecer. Ele também colocou um pedaço da mesma fita em cima do furo do dreno.

São seis meses sem sol em cima da cicatriz. Três com proteção de pano e três com protetor solar bem forte. Senão ela vai escurecer. Vou obedecer ao doutor.

Perguntei porque a área da cirurgia estava mais inchada agora. Ele disse que é porque ainda existem coágulos de sangue ali que não drenaram e que estão sendo absorvidas pelo corpo. Realmente, está ficando mais e mais amarelada também. Agora que estou sem tomar analgésicos, a dor na garganta é bem maior—ao toque e quando mexo/giro minha cabeça. Se ficar muito grande, poderei tomar um Tylenol/Paracetemol. Por enquanto, estou torcendo para que o processo de absorção termine logo. Mas, enquanto permanecer sem febre, creio que estará tudo dentro do normal.

Redução das medicações. Não preciso mais tomar antibiótico, nem o omeprazol, o tylenol… Devo tomar cálcio por mais uma semana apenas, duas cápsulas (oscal e rocaltrol) duas vezes ao dia. (Perguntei sobre as glândulas paratireóides, responsáveis pelo cálcio do corpo. Ele disse que nunca são retiradas, apenas sofrem por um tempo porque são separadas da tireóide; e não parece duvidar nadinha que funcionarão normalmente de novo).

Synthroid. É o nome do remédio que preciso tomar durante o resto da minha vida. Fui informada que é melhor tomá-lo pelo menos 15 minutos antes do café da manhã. Até agora estava tomando imediatamente antes. Assim, fui à procura de uma caixinha para remédios que havia comprado por centavos num yard sale (venda de quintal) nos Estados Unidos e para o qual nunca havia encontrado uso. Coloquei um comprimido (ainda no invólucro) em cada dia da semana e pus ao lado da cama. Ficará como parte do ritual de me levantar todo dia, juntamente com a colocação das meias de suporte.

pillbox

Minha voz. O doutor crê que ela irá voltar ao normal. Me fez tossir leve e repetidamente para soltar o catarro e demonstrou que a voz melhorava. Isto me faz lembrar de um momento no hospital sobre o qual esqueci-me de falar. Era cedo na primeira manhã quando entrou uma moça de feições orientais bem simpática que disse que era fisioterapeuta e que iria fazer alguns exercícios respiratórios comigo. Assim me fez inspirar e expirar pelo nariz, depois inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Repetidas vezes. A um certo ponto, ela me pediu para colocar a mão no diafragma e empurrar levemente. Me fez inspirar três vezes pelo nariz e depois tossir levemente. Gente, subiu tanta coisa! Sem forçar nada. E sem dor nenhuma. Me senti tão aliviada! Estava com tanto cuidado para não tossir e romper algo indevidamente. Eis uma fisioterapeuta que vale seu peso em ouro—deve ser muito bom ser instrumento desse milagre todo dia naquela ala hospitalar.

Exames para fazer no início de julho: T4 livre, TSH e Cálcio ionizado.

Encaminhamento para a Endocrinologista. O doutor me deu uma carta para a especialista que havia consultado antes de vir até ele. Já marquei a consulta para quarta-feira que vem (03 de junho). Encaixa com o dia em que devo parar de tomar o cálcio.

Dirigir e trabalhar. Tenho que esperar mais uma semana para dirigir. Posso sair e começar a assumir minha vida normal, usando o bom senso. Sem, entretanto, carregar/levantar peso—por pelo menos um mês. Deixe eu ver—a cirurgia foi no dia 19  de maio. Deus permitindo, meu neto chega no dia 17 de junho. Se um mês for de 28 dias, já poderei pegar nele…. ☺

Mais algumas observações.
O lábio já está completamente sarado. Incrível o poder restaurador que Deus instalou em nosso corpo! Ao mesmo tempo em que meu cérebro automaticamente engatilhou certos processos químicos para consertar meu beiço, ele também iniciou outros para cuidar dos ferimentos na garganta e nos órgãos afetadas! Uma rápida olhada neste link sobre cicatrização dá uma idéia da maravilhosa complexidade destes processos que ocorrem em nosso corpo, em menor ou maior grau, diariamente.

Substituição da tireóide por medicação (reposição hormonal). Parece que me adaptei bem a este novo elemento na minha vida.

A voz. Continuo bastante rouca mas sei de pessoas que começaram o processo de recuperação sem voz nenhuma, portanto tenho bastante esperança de poder falar normalmente de novo. Me incomoda não poder transmitir pensamentos de maneira suave através da modulação da minha voz. Ela me parece agressiva e, ao mesmo tempo, se isto for possível,  inexpressiva.

O hospital. Uma moça simpática da SAC do hospital Nove de Julho, com nome de Bruna, ligou para mim para saber se havia ficado satisfeita com os serviços do hospital. Disse-lhe que sim e que havíamos apreciado especialmente o contato com a sala cirúrgica e elogiei outras coisas também. Apenas não me lembrei na hora daquela fisioterapeuta…

Está na hora de parar—se você conseguiu ler até aqui, está de parabéns. Que possa poder colocar as informações no “arquivo morto” dos seus registros mentais por longo tempo ou, melhor ainda, nunca precisar voltar a elas… Mas, se um dia passar por algo parecido, espero que possa estar ciente de que está vivendo na presença do Deus todo-poderoso, por ser filho ou filha dele. Assim, ele estará próximo, dando forças e sentido a cada coisa que acontecer, até o dia do encontro celestial e o início de uma vida eterna onde os echarpes servirão apenas para enfeitar e não para esconder ou proteger.

Abs, Betty

(Continua aqui)

630 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (4)”

  1. Mirna disse:

    OI GENTE….

    COMO VAI TUDO BEM…FIZ A MINHA CIRURGIA NO DIA 26 QUINTA-FEIRA…E GRAÇAS AO MEU BOM DEUS CORREU TUDO BEM…NÃO TIVE PROBLEMAS E DUROU DUAS HORAS…O DOUTOR E SUA EQUIPE FORAM MARAVILHOSOS E CLARO DEUS ESTVA NO COMANDO DE TUDO..HOJE TEM TRES DIAS E JA FUI A IGREJA…O POS OPERATORIO ESTA TRANQUILO TIRANDO UM POUCO DO FORMIGAMENTO E A DOR NAS COSTAS QUE E NORMAL …EU ACHO NÉ…AGORA ESTOU ESPERANDO O RESULTADO DA BIOPSIA E TENHO MUITA FFÉ QUE VAI SER BENIGNO…AOS QUE AINDA VÃO PASSAR POR ESSE PROCESSO FIQUEM TRANQUILOS POIS TUDO VAI SE AJEITANDO…E DEUS SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR…QUEM FOR DE BRASILIA MEU MEDICO DR RONDINELLY RIBEIRO …GRANDE PROFISSIONAL.. BEM QUANDO TIVER NOVIDADES EU VOLTO…
    BETTY QUERO AGRADECER PELA INCIATIVA DE CRIAR O BLOG FOI MARAVILHOSO E ME AJUDOU MUITO….BEIJOS A TODOS….

    MIRNA

  2. hELEN disse:

    Fiz minha cirurgia no dia 26/04. o inconveniente maior foi quando voltei ao quarto, pois estava muito enjoada, mas ao sair do hospital no outro dia já foi um grande alivio.
    Minha garganta esta muito seca e o pigarro persiste, principalmente a noite, por isso evito falar muito durante o dia. Tomo mel durante o dia para tentar aliviar.
    Os pontos já estão quase secos, somente onde estava o dreno ainda esta um pouco inflamado, mas não ha nenhuma secreção nos curativos quando troco. Tenho sentido enjoo, mas sei que é por causa dos medicamentos que atrapalham meu estomago.
    Sei que essa fase irá passar e estou louca para voltar ao normal, fazer todo meu trabalho de casa, sair para trabalhar, tomar meu chopp. enfim esquecer que tenho um corte e tirar este curativo do pescoço.
    Somente saberei se é maligno dia 04/05, mas o médico adiantou que o patologista não viu nada em primeira instancia, tenho fé que tudo será ok.
    Boa sorte a todos.

  3. betty disse:

    Que bom, Mirna, que tudo correu bem e que já pode ir para a igreja. Eu também fui e fui abençoada. Não se esforce muito por alguns dias. Ainda está tudo muito recente. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  4. betty disse:

    Cara Helen. Obrigada por sua participação nos comentários. Tenha um pouco mais de paciência. Se ficar calminha agora, logo-logo voltará ao normal. Fico contente que o patologista não viu nada. Esperamos que a biopsia tenha o mesmo resultado. Que Deus a abençoe, Betty

  5. marcelo disse:

    cheguei agora “ao clube”! Operei em 18/4,12. Apenas o comprometimento da voz me incomoda. Saudações1

  6. Catarina disse:

    como diz o marcelo cheguei ao clube e estou cheia de perguntas… fiz em 04 de maio deste

  7. Catarina disse:

    O tempo ocioso da recuperação pode ser melhor aproveitado em contato com oiutras pessoas.

  8. Cristina disse:

    oi tenho marcado pro dia 21 de maio pra opera, mesmo sen quere sinto medo de opera,cuanto mais eo leio mais medo tenho, iso ta mais forte do que eo!!!!

  9. betty disse:

    Vá em paz, Cristina. Podemos dar graças a Deus porque vivemos numa era em que existem hospitais, médicos, instrumentos e operações e que não é preciso conviver durante anos (ou morrer) com diversos problemas que atrapalhariam, prejudicariam ou estragariam a nossa vida se não fossem tratados. Antigamente era muito pior. Que Deus a abençoe, permitindo uma experiência bem melhor do que está esperando. Abs, Betty

  10. Sherly disse:

    Estou na fase pré-operatória. Sou asmática crônica e com sérios problemas de alergia, inclusive para antibióticos. Estou dessensibilizando com alergologista e alergista para ter condições de operar sem grandes riscos. Meu PAAF deu 75% de câncer papilífero, o que é o menos agressivo. Estou muito tensa e com muito medo….

  11. betty disse:

    Oi, Sherly: Vamos ver pelo outro lado? Você vive num país e numa época em que tem alergologista e alergista (e outros) treinados para lhe preparar e acompanhar. E gente para diagnosticar problemas, muitas vezes antes de que sejam sérios demais para corrigir. Seria muito pior ser encaminhada para cirurgia sem ninguém prestar atenção a estes detalhes. Vá com calma, leve uns livros bem light ou agradáveis para ler, tipo Histórias para Aquecer o Coração. http://www.americanas.com.br/produto/6652290/livro-historias-para-aquecer-o-coracao . Eu sou fã da Série Mitford e acabo de dar o primeiro (o início) para uma amiga de presente das Americanas mas agora está indisponível… Vi em sebo virtual… Outra boa leitura é a Bíblia–começando por um dos evangelhos (João, Lucas, Marcos…), depois Atos, Filipenses… Leve filmes, trabalho manual que nunca tem tempo para fazer… Monte suas fotos antigas num album. Resumindo, ocupe a mente e as mãos com outras coisas… Descanse. Deixe tudo nas mãos de Deus e dos seus cuidadores–no hospital e em casa. Depois nos conte como foi. Abs, Betty

  12. vylmone disse:

    olá Betty, sou a vilmone estou muito grata pelo seu blog pois esta me ajudando a tirar varias duvidas , mas o que eu queria saber se você já viu algum caso que havia dois nódulos na tireoide e um na clavícula e terça vou saber o que é realmente esse terceiro caroço.

  13. betty disse:

    Olá, Vilmone:
    Fico contente que o blog adicionou algumas informações para você. Eu, pessoalmente, nunca soube de um caso assim. Entretanto, cada situação é diferente e, portanto, o melhor será você esperar pela explicação do médico, pois os que estão distantes não tem como avaliar o significado daquilo que saiu nos seus resultados. Ficaremos “chutando” sem base e podemos causar temor inteiramente desnecessário. Tente ficar com calma e, se possível, leve alguém com você para que possam juntos entender as explicações e orientações do seu médico. Que Deus a abençoe. Um grande abraço, Betty

  14. Fiz a cirurgia dia 24/05/20012 retirada total da treoide ñ estou sentindo nada ,repouso de 30 dias reposição hormonal Deus é fiel estou muito bem agora estou aguardando o resultado da bipsia para continuar o tratamento

  15. Karla disse:

    Boa noite, tem dois anos e meio que fiz a retirada da tireoide, e com isso tive a paralisia de 2 cordas vocais, sabe me informar sobre uma cirurgia de reversão da voz? Ouvi alguns comentários de que existe uma cirurgia que faz com que as cordas voltem a funcionar

  16. Maria Lucia disse:

    Fiquei surpresa com a publicação e com a participação das pessoas… É bom ouvir e dividir experiências. Há mais de 10 anos venho controlando minha tireóide policística, mas com produção normal de hormônios. A glândula está ficando muito grande, começando a “mergulhar”. Por isso, decidi operar. Não tenho preocupação com a cirurgia, mas com a produção de cálcio, pois tenho osteopenia, com propensão para osteoporose. O que vocês sabem sobre isso?

  17. lucia lima disse:

    ola!!!bety ,ola!! amigos e amigas do pos operatorio tipo tireoide ,hoje fazem 08 dias que fiz a cirugia ,no momento o que tenho a reclamar e so do dreno ,o coisinha ruim ,nao tive problemas com minhas cordas vocais ,ao qual ja to falando normal e unica coisa que me incomoda ,e a marca da cirugia,tenho medo dela ficar aparecendo ,nao tive pontos foi colada,mas hoje ao trocar o curativo ,vi que ainda tem um inchaço grande ,por traz da cirugia ,sera que e normal? deus existe crianças ,afinal e nosso pai ,zela por nos….bjssssssss

  18. Marlene disse:

    Gostei muito de suas explicações, estou aguardando resultado de exames
    há trinta anos tenho nodulos na tireoife, são benignos graças a DEUS mas
    pelo último ultra som aumentaram e talvez vou fazer a cirurgia.

    Obrigada fica na PAZ de JESUS.
    Abraços,]
    Marlene

  19. Sônia disse:

    Fiz cirurgia de tireoide em 04/07/12 para retirar dois nódulos na tireoide. A cirurgia correu bem com a retirada parcial da glândula, mas tive uma suspresa. Na hora da cirurgia o cirurgião retirou somente um nódulo, e exatamente o nódulo bom, que não era suspeito de carcinoma. O outro ficou e estou revoltada por isso.

  20. betty disse:

    Que pena, Sonia! Eles já confirmaram isto? E agora?

  21. betty disse:

    Olá, Marlene:
    Se você tiver a paz de Jesus, você está bem. Estamos numa caminhada rumo ao céu, servindo a Deus no nosso dia-a-dia. Leia João, capítulo 14 e confia nele para servi-lo nestes momentos, sendo canal de bênção numa hora em que muitos outros ficam desesperados. Abs, Betty

  22. Sônia disse:

    Resposta para Betty:
    Agora terei que esperar cerca de seis meses, fazer novos exames no nodulo que ficou e se precisar fazer nova cirurgia retirando o resto da glandula.

  23. Celia disse:

    Sou maricelia vou operar da tireode sei que dar um pouco de medo mas e so confiar no senhor jesus

  24. ademir disse:

    Será que sou o único homem a retirar totalmente a tireoide? Me sinto feliz em fazer parte de pessoas, principalmente mulheres corajosas que também estão passando pela mesma situação, retirei 100% e estou muito bem, até minha voz melhorou, me orgulho pela coragem de todas vcs principalmente aquelas que confiou em Deus sem Ele não existe cirurgia perfeita.

  25. betty disse:

    Ademir, não sei qual a proporção entre homens e mulheres que retiram a tiréoide, mas se for adivinhar pela quantidade que comentam aqui, as mulheres ganham de dez a um (ou mais!)… Que bom que sua voz melhorou. Isto também aconteceu comigo, porque os nódulos estavam pressionando as cordas vocais. Mas levou vários meses. No início, minha voz estava irreconhecível! Que Deus, aquele que criou os sistemas tão maravilhosamente complexos do nosso corpo, o abencoe. Abs, Betty

  26. Ilma disse:

    Fez 3 dias que fiz minha cirurgia, estou na fase das dores, sono interrompido, formigamentos, e todos os incômodos normais deste pós, mais estou firme e com fé em Deus de que se não estou totalmente curada, ficarei com a iodoterapia. O que voce sabe sobre esta etapa?
    Acho que tem aparecido mais casos em homens, dos que conheço 4 são mulheres e 2 são homens. Abraços, Ilma

  27. Sandra disse:

    Boa tarde, realizei a cirurgia dia 21/02/2011, onde foi retirado todo o lado esquerdo da minha tireoide junto com um nodulo de 3,2 cm carcinoma papilifero. Por opçao nao realizei a retirada do lado direito, onde faço ultrasson a cada 06 meses e controle do TSH baixo com o puran. Esta semana realizei uma ultrasson e foi detectado linfonodos cervicais de 0,80 cm em cada pescoço e fribrose pos cirurgica. A medica ultrassonografista disse que esta tudo normal e precisa apenas fazer acompanhamento para nao se agravar. Mas na realidade, o que alguem acha de tudo isso? Um grande abraço e paz para todos.

  28. LUCIA SOUSA disse:

    Ola Betty, ola pessoal como escrevi antes fiz a retirada parcial da tiroide porque eu tinha bocio e estava ligado a tiroide, a cirurgia foi um sucesso porem, pelos relatos que li eu fiz uma cirurgia ccom um metodo diferente sem o uso do dreno pos-cirurgico, minha recuperacao esta sendo lenta, tenho feito mais repouso que necessario, nao tive formigamente, e minha voz nao teve alteracao, sinto um pouco de dor e a queimacao qdo tento dormir de lado, qdo sinto muito dor o medico me receitou RATIO-OXYCOCET
    mais gracas a Deus tenho tomado muito pouco porque as dores sao suportaveis. Dia 30/07 tenho retorno com cirurgiao pra avaliacao da cirurgia e retirar apenas um ponto que ele falou que tem nao sei onde rsrsr. Tambem aguardo o resultado da biopsia que tenho fe em nosso bom deus que dara negativo. Tenho acompanhado os relatos e como vcs pra mim foram muito uteis. Abjs. Que Deus nos abencoi hj e sempre.

  29. Clara disse:

    Então, descobri através de um ultrassom com biópsia que tenho um câncer na tireóide, minha cirurgia já está marcada para 21/08/2012, preciso retirar toda a tireóide segundo o médico, para evitar incidências, adorei ler essses relatos, me ajudaram demais. Muito Grata! Beijuuss a todos e Muita Sorte prá mim né? Estou totalmente confiante….

  30. betty disse:

    Olá, Clara:
    Fico contente que os posts ajudaram. Esperamos que tudo corra bem com a cirurgia. Que Deus a abençoe, Betty

  31. clemilda disse:

    ola pessoal me chamo clemilda gostaria de saber mais sobre as experiencias de vcs ,porque minha cunhada vai passar por uma cirugia e serar necessario retirar toda a tiréodi dela ,pois tem muitos nodulos.quero comprieender mais sobre isso .

  32. betty disse:

    Olá, Clemilda:
    Se você continuar lendo os posts seguintes, e os comentários, descobrirá muitas informações e também links informativos. O próximo post se encontra em http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1009#more-1009 . Eles vão até número dez. Espero que ajude. Abs, Betty

  33. TATIANE COSTA disse:

    OLA QUERIDA BETTY.

    VOCÊ NÃO SABE COMO SEU RELATO ME FEZ TÃO BEM AGORA.
    ACABEI DE CHEGAR DO MEDICO E FOI CONSTATADO POR USG QUE TENHO UM NODULO DE 2,00 CM E VARIOS OUTROS MENORES E O MEDO SEMPRE VEM. MAS SUAS PALAVRAS FORAM COMO REFRIGERIO NA MINHA ALMA.
    SEMANA QUE VEM FAREI UMA PUNÇÃO.

    DEUS ABENÇÕE VOCÊS TODOS.
    ABRAÇOS, TATIANE

  34. betty disse:

    Olá, Tatiane:
    Fico contente que o relato ajudou. Vá tranquila. Lembre-se de que aqueles que escrevem nos comentários normalmente tiveram algum problema. São uma pequena porcentagem dos operados. A maioria passa por todos estes passos tranquilamente e nem lhes ocorre pesquisar ou interagir mais na Internet.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  35. Katyusce Loyane disse:

    Olá. Fiz minha cirurgia de retirada total da tiróide no dia 21/08/2012, hoje faz 16 dias e graças a Deus não sinto nada em relação a cirurgia. Porém senti dores muito fortes no pescoço, nuca e principalmente nas costas chegando até ficar internada tomando medicamentos fortes para relaxar os músculos. Mas hoje 07/09, estou bem melhor com leves dores nas costas. É uma cirurgia tranqüila, e de recuperação rápida, quanto a minha voz Betty, tbm fiquei rouca na primeira semana e minha voz foi voltando ao normal. Graças a Deus estou bem, levando uma vida quase que normal (pois ainda não posso fazer esforço e nem pegar peso o que é um pouco difícil pois tenho um filho de 03 anos) irei começar meu tratamento com o iodo para minha recuperação total. Beijos a todas

  36. betty disse:

    Que bom, Katyusce, que tudo correu bem. Tenho um netinho de três anos e duas de dois anos, portanto sei como eles ainda gostam de ser carregados de vez em quando e colocados no colo. Minha nora, mãe de uma das meninas com dois anos, está atualmente de repouso enquanto termina a gestação da segunda filhinha. Sofre a filhinha… Sofre a mãe… Mas elas estão se adaptando com bastante criatividade e outras pessoas estão ajudando. Felizmente para você, dentro de poucos dias, você poderá pegar nele de novo. E o período de afastamento depois do iodo também não é muito longo. Que Deus a abençoe, Betty

  37. Roberta disse:

    Olá Betty.
    Gostei muito das suas explicações. muito bem detalhada e me tirou algumas duvidas.
    Tenho 26 anos e fiz a cirurgia em 08/08/12. Tirei completamente a tireoide e um linfonodo cervical. No meu caso a Biopsia foi “maligna”, mas GRAÇAS A DEUS, estou bem… para honra e gloria do Seu nome!!
    Vou ter que fazer a Iodoterapia, mas estou super tranquila… Deus está comigo!
    Minha cirurgia foi um pouco demorada, pelo fato do nodulo ter espalhado para o linfonodo cervical, mas foi super bem!
    Senti dores na garganta, como se fosse uma inflamação na garganta e os medicos disseram que era por causa da entubação. Os primeiros dias foram dificeis para comer devido a isso.
    Depois senti dores nos ombros e pescoço tambem, mais pelo desconforto, posição, medo de mexer… Mas consegui reverter com relaxantes musculares.
    A cirurgia em si não doeu..
    Hoje, com pouco mais de 1 mes de cirurgia, me sinto completamente bem. Meu unico desconforto é com o micropore, nossa, como irrita a minha pele.
    A cirurgia está um pouquinho vermelha e acredito que seja até por causa do micropore.
    O medico nao receitou nenhuma pomada, vou perguntar para ele sobre a pomada que você citou (Drenison).
    É isso…

    Espero que você melhore cada dia mais…
    Que sua saúde, sua vida seja abençoada por DEUS!!

    Um grande beijo.

    Roberta

  38. betty disse:

    Olá, Roberta:
    Fico feliz que você está animada, apesar de certas dificuldades. Estou estranhando que você ainda esteja com o micropore. Tem certeza que a ordem médica foi esta? Eu daria uma ligada para o cirurgião (ou para a secretária dele, dizendo o que sente e pedindo para verificar se já pode tirar e o que passar). Lembre-se de evitar os raios solares naquele local por alguns meses.
    Se olhar no meu texto, eu mesma escrevi: Com respeito à pele irritada ao redor do furo (a área do corte estava debaixo de um esparadrapo colocado na cirurgia e não estava irritada), ele sugeriu substituir a gaze e micropore por um band-aid.
    Isto foi uma semana depois da cirurgia. E creio que não demorou muito para tirar o band-aid.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  39. Clarissa disse:

    Oi Boa noite.
    meu nome e Clarissa tenho 23 anos.
    a 3 anos descobri que tinha hipertiroidismo.
    nao tomo nenhum tipo de medicamento.
    agora finalmente depois de tantos exames, e saber que e benicno, a minha cirurgia esta chegando, sera eno dia 10-10-2012.
    Vou operar porque estou com o bocio grande.
    estou ansiosa, nervosa, triste, alegre, tudo junto mistirado.
    Quero operar logo.
    estive lendo os depoimentos e tirei varias duvidas aqui com vcs.
    sinceramente fiquei super aliviada, pois os medicos explicam pouco.
    Mais eu tenho uma duvida e gostaria que se alguem puder me responder.
    A Pergunta: Eu quero engravidar apos a cirurgia, alguem ai engravidou e quanto tempo levou ??
    estou super ansiosa.
    por favor me respondam

  40. betty disse:

    Olá, Clarissa:

    Tudo que li até agora, indica que a retirada da tireoide não deverá afetar sua capacidade de engravidar.
    Se tiver que fazer a iodoterapia, então parece-me que tem um tempo de espera. Mas seus médicos explicarão exatamente como proceder nesta situação. Prepare uma lista de perguntas para eles.

    Espero que tudo corra bem com a cirurgia e que você, um dia, possa ter um filho saudável. Ou vários… Lembre-se, primeiro, de arrumar um pai bom para ele, para que ele (ou ela) cresça num lar carinhoso e seguro, em meio a paz e alegria, enquanto os dois viverem. Isto não significa um relacionamento sem atritos, mas sim um em que ambos se esforçarão para entender e apoiar o outro, aprendendo e praticando paciência, gentileza no trato, perdão, compreensão e muito mais. Atitudes muita bem ensinadas na Bíblia.

    Estou casada ha 39 anos com meu marido. E criamos, pela graça de Deus, quatro filhos que, por sua vez, já casaram e iniciaram suas próprias famílias…. Nada é perfeito neste mundo, mas podemos ter momentos em que parece que estamos bem próximos 🙂

    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  41. Rosa Maria disse:

    Então, descobri através de um ultrassom com biópsia que tenho um câncer na tireóide, minha cirurgia já está marcada para 09/10/2012, preciso retirar toda a tireóide segundo o médico, adorei ler essses relatos, me ajudaram demais. Muito Grata! Beijuuss a todos e Muita Sorte prá mim né? Estou totalmente confiante….

  42. betty disse:

    Fico contente que ajudou, Rosa. Que Deus a abençoe! Abs, Betty

  43. Aidee Bastos disse:

    Passei por este mesmo procedimento dia 08/10,para retirada da Tireode, e senti a mão de Deus todo poderoso que me cobriu com sua proteção divina.
    Assim como muitas outras fiquei rouca, voz de roubor, está recente, ja sinto as caibras nas pernas, também começei tomar o calcio, creio que ficarei ótima.
    Fui muito bem cuidada pelo meu cirurgião, que com muito carinho me orientou e me instruiu.

    Grata,

    bjs

  44. betty disse:

    Olá, Aidee: Que bom que você tem sentido a mão de Deus sobre sua vida. Ele nem sempre tira as aflições, mas ajuda seus filhos a passar por elas. Espero que fique logo boa. Abs, Betty

  45. Andreia disse:

    Olá Betty.
    Hoje faz 20 dias que fiz cirurgia da tireoide, foi retirada total , nas biopsias dizia ser bócio , mas a certeza maior seria só após a cirurgia com uma nova biopsia…
    Sempre tive medo de fazer a cirurgia ainda mais por ser anestesia geral…
    chegou o dia, nossa não consegui dormi chorei a noite toda, fiz de tudo pro meu esposo não notar mas acabou percebendo, choramos juntos ….chegue no hospital muito abalada chorando eu não consegui disfarçar, só uma pessoa podia me acompanhar ate o centro cirurgico, minha mãe foi comigo …mesmo assim entrei ao plantos, por mais que o meu cirurgião conversava comigo eu chorava do mesmo jeito ….mas enfim fui a ultima dos pacientes dele, a quarta….mas minha cirurgia demorou muito do que o esperado porque a minha tireoide estava muito junta e grudada demais , deu trabalho, ela durou 2hs e 30min ….ao acordar ja no apartamento ja era hora da visita, sonolenta vi entrar o meu esposo , minha mae e minha irmã…pra falar a verdade passei muito mal após a cirurgia devido a anestesia, fiquei muito tonta, vomitava tudo que ia a boca ate água, olha que guardei as horas certinhas pra beber água só no dia seguinte, até os remedios q eu tomava colocava pra fora….então só o soro me alimentava com varios remédios para o estomago….fiquei 4dias no hospital sendo dois deles com dreno no pescoço…mas graças a Deus recebi alta…já em casa fui me recuperando, a tonteira ainda ficou uns 5dias e o inchaço do corpo devido ao soro direto só melhorou 6dias apos estar em casa…ah fiquei muito feliz quando recebi alta e meu esposo me deu a noticia, o médico disse a quele que realmente foi constatado que é bócio nossa foi um alívio e uma felicidade graças a Deus!!

    Hoje estou ótima graças a Deus, já faz 20 dias mas estou guardando o repouso total, tomando o hormônio e controlando o cálcio com o médico, quanto a cicatriz estou cuidando direitinho com uma dermatologista que me passou todos os cuidados pra evitar queloides e não deixar escurecer o local…..

    Betty fiquei muito feliz ao encontrar o seu blog, pena que eu não achei antes da cirurgia assim eu poderia ter ficando mais calma…
    Parabéns, com o blog as pessoas podem buscar mais informações sobre tudo da cirurgia e ler os depoimentos de quem já fez!

    Abs, Andreia

  46. betty disse:

    Olá, Andreia:
    Quanta agonia, menina! Lembro-me de alguns pavores que passava quando era moça. Com o passar dos anos, com as experiências, aprendi a deixar, mais e mais, as coisas nas mãos de Deus. Virei esposa, mãe e, agora, avó e já participei de muitas internações, tanto de parentes e amigos, quanto das minhas. Não significa que a gente não sofra, mas aprendemos a focar naquilo que é o real e nas boas expectativas; e não nas multidões de coisas ruins que podem (talvez, possivelmente, por acaso,..) acontecer. Gosto do ensino do apóstolo Paulo em Filipenses 4, versículos 6 a 8):
    Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
    E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
    Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
    Espero que logo-logo você fique totalmente recuperada!
    Abs, Betty

  47. Marinildes disse:

    Bette

    Os seus comentários teem me ajudado bastante , irei fazer a cirurgia em 31/10/2012, já li bastante sobre todo o procedimento, resta-me descançar no Senhor DEUS. Tenho uma dúvida quanto á possição para dormir, uma pessoa dissi-me que teria de ser de barriga para cima é verdade?

    Jesus lhe abençoe
    Marinildes

  48. betty disse:

    Olá, Marinildes: No meu post número 3, escrevi o seguinte. “Solano ficou comigo na primeira noite. Eu podia falar (mas não muito) e tinha que dormir de “papo pra cima” por causa do corte na garganta (de uns 7 a 8 centímetros) mais o dreno que haviam colocado num furo abaixo disso. Odeio dormir assim—sempre me dá pesadelos—o que nunca é bom, mas que é pior quando a gente já se sente mal. Mas Solano colocou uns travesseiros em cada lado da minha cabeça para eu poder descansar com o rosto parcialmente virado e consegui pegar no sono repetidamente entre as interrupções das enfermeiras que vinham medir pressão e temperatura e injetar remédios. Creio que ele dormiu muito menos do que eu.” Penso que foi apenas no primeiro dia. Que Deus lhe permita paz e uma boa recuperação. Abs, Betty

  49. Leila Fontenele disse:

    Oi, Betty! Parece até que te conheço… Louvo a Deus por ter encontrado seu blog. Meu nome é Leila e tenho 32 anos, casada , sem filhos, um esposo maravilhoso e uma família abençoada.É muito bom ver que outras pessoas passaram pelo que estou passando e superaram com a graça de Deus! Hoje estou no 7º dia pós cirurgico de retirada total devido a um nódulo maligno. Já superamos( Eu, meu esposo e minha família) outros capítulos dessa história e sei que virão novos e que em nome de Jesus serão superados. Minha recuperação tem sido muito rápida se comparado aos depoimentos que li. Minha cirurgia durou 1 hora e 1/2, foi realizada dia 22/10/2012 às 11h e recebi alta dia 23/10/2012 às 8h e no momento da alta meu curativo foi trocado e retirado o dreno. Como todos, senti dores nas costas e nos ombros e ainda sinto só que mais leve, minha voz está horrível, parece até que tem um efeito. Já estou tomando a medicação que irá me acompanhar pelo resto de minha vida, mas estou tomando feliz! É tão bom saber que Deus dá sabedoria ao homem para cuidar dos seus filhos! A única coisa que ainda me preocupa, e que tenho orado para deixar diante de Deus de verdade é o medo de não ter minha voz de volta ( Amo louvar a Deus e atingir o coração das pessoas com seu amor através de minha voz).Só isso me deixa triste! Estou com medo!. O texto que você citou de filipenses foi um balsamo antes da minha cirurgia e ainda é… Não senti muitas dores na garganta, só um incomodo como se fosse uma crise de garganta leve e nos primeiros dias havia muita secreção, tosse e pigarro, mas agora é mais leve. Tenho sentido dores leves nos músculos dos pés e das mãos, mas ainda não comecei a reposição com calcio. Amanhã será meu retorno ao médico e verei também o resultado do exame de congelação do material coletado na cirurgia, mas estou tranquila.

    Queria finalizar dizendo que o medo que temos faz grande o que na verdade é pequeno! Tenho visto mulheres que compartilham câncer em outras partes do corpo e que seus depoimentos são de muito sofrimento. Agradeço a Deus por tudo que ele tem feito, por todas as providências, pela perfeita recuperação e por todo aprendizado… Mais uma vez alegrái-vos!

    Obrigada por postar sua experiência e ser benção em nossas vidas! Vou tentar comentar as minhas evoluções em seu blog. Nada acontece em nossa vida em vão!

    Deus abençoe vc e sua familía.
    Abraços querida!

  50. suzana disse:

    Ola Betty.
    Gostei muito dos seu relatos, estou passando pelo mesmo caso, porem tenho cancer e terei que tomar o iodo radioativo, mas tenho fe em Deus e sei que dara tudo certo.So estou preocupada com a minha voz que está rouca e muito baixa , mas o medico disse que se recupera aos poucos, o nervo da vos apanhou muito, e a minha cirurgia durou 5 horas.Ja faz 19 dias que me operei , mas estou me recuperando e fazendo o repouso nessesario.
    Abraços.
    Suzana.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > maio > 30 > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)