Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > junho > 3 > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Fiz a cirurgia porque estava com bócio na glândula tireóide. Entretanto, olhando para mim, ninguém notava. Isto porque era “mergulhante”—os nódulos estavam crescendo para dentro e não para fora. Na segunda semana pós-cirurgia, entretanto, se você batesse o olho em mim (e soubesse falar “tireoidês”), você diria logo que eu estava com “bócio”. A área da tireóide continuava mais inchada do que nunca. E dolorida quando mexia com a cabeça. Doía quando bebia água e engolia, especialmente de manhã. O desconforto que estava localizado nas costas migrou para a frente, irradiando do local “mexido” para o lado oposto (o esquerdo agora). Era como se estivesse comprimindo músculos ou nervos. Imagino que era por isto que continuava muito rouca também. Afinal, devia estar igualmente “inflada” para dentro, quanto para fora. Apenas nas últimas três noites é que percebi que estava doendo bem menos para me virar de lado, e que estava “achando canto” sem problemas maiores.

lucasflowers

Flores recebidas alguns dias depois da cirurgia, com vaso e tudo, encomendadas, através da Internet, de Bangladesh

Mãe, damos graças a Deus que tudo correu bem com a sua cirurgia. O Lucas está ansioso para ver você e todo o resto de sua família brasileira… e nós também. Beijos dos seus filhos e do seu netinho. David, Taara e Lucas

Ontem se completaram quinze dias desde a remoção. A garganta continua inchada e multicolorida (por eu ser muito branca, dá para enxergar quase todas as cores do arco-íris nela), mas a protuberância está menos saliente. Tenho um papo debaixo do queixo que vai um pouco além do normal. Algumas pessoas me falam que minha voz está melhorando, mas ela continua bastante rouca. Mas o que mais me incomoda é que não consigo cantar uma melodia. Nem solfejar. Estas duas aptidões agora viraram a minha medida de recuperação de voz!

Já que planejamos viajar para a América do Norte no dia 24 de junho, marquei logo uma visita à endocrinologista que havia consultado antes, para poder me preparar e prevenir.  Entreguei uma carta do cirurgião para ela, e ela me atendeu com muita delicadeza. Ouviu e respondeu às minhas perguntas sem demonstrar pressa nem impaciência. Já que me queixei de ter acordado duas vezes com dormência em ambos os braços, resolveu continuar com o cálcio (Oscal D) duas vezes por dia. Também passou uma pastilha de Fonergin de quatro em quatro horas (enquanto necessário) para ajudar a desinflamar a garganta.

Devo fazer um exame daqui a dez dias para verificar o cálcio iônico, o PTH e o TSH e encaminhar os resultados para ela VIA E-MAIL (idéia dela—para poupar-lhe de ter que fazer um encaixe e, ao mesmo tempo, economizar uma viagem e uma possível longa espera para mim). Ela subiu dez pontos na minha estima só com isso! Finalmente, um(a) doutor(a) que incorporou as vantagens da era da Internet! Agora vamos ver se ela responde rápido… Dependendo dos resultados, ela me chamará de volta ou me orientará sobre procedimentos a seguir durante a minha viagem.

Reiterou que devo evitar sol na área da cirurgia, mas disse que desconhecia o que algumas amigas me falaram—que a luz fluorescente também prejudica o sumiço da cicatriz. Posso falar normalmente, mas não em excesso—tipo palestras—e nem cantar.

Devo comer alimentos com cálcio (especialmente leite e seus derivados) sempre—mas enfatizou que esta é uma prática que todos devem seguir continuamente, e não apenas após uma cirurgia de tireóide.

Perguntei sobre o que acontece se me esquecer de tomar o hormônio da tireóide. Ela falou que é melhor aprender a não esquecer, mas disse que não deve acontecer nada demais num dia só, mas que um período mais longo será rapidamente prejudicial ao meu humor, meu colesterol e a outras funções. Com respeito à dosagem deste, perguntou-me sobre se percebo algum indício de depressão, como estou dormindo, se me sinto descansada ao acordar, como funciona meu intestino. Parecia satisfeita que tudo estava indo bem, dentro da normalidade.

Voltei para casa a pé, com um cachecol me protegendo não apenas do sol, mas do frio (o consultório dela também fica na minha rua—uns 900 metros para baixo). Fiquei contente por poder parar numa ótica para mandar revelar 236 fotos, tiradas desde julho de 2008, que havia finalmente passado do meu computador para um pen drive durante a minha recuperação. Na loja ao lado, comprei chocolates diet para mim e para meus sogros e, depois, aproveitei para pegar os remédios que haviam sido indicados, numa farmácia ao longo do caminho. A minha liberdade (e responsabilidade) está voltando, pouco a pouco. Amanhã já deveria poder dirigir. Mas já que o cirurgião mandou usar bom senso, creio que vou esperar mais um pouquinho, pois ainda sinto dor ao movimentar os braços com força. Mas na segunda-feira, se tudo correr bem, estarei atrás do volante novamente…

Antes de encerrar por agora, vou falar um pouquinho das despesas que tivemos. O nosso convênio da AMIL cobriu o hospital, a cirurgia e todos os médicos. Mas, por precaução, já que tive tromboses antes e uma embolia pulmonar, os doutores acharam por bem requisitar meias de suporte e ligaram uma máquina às minhas pernas que providenciava “compressão pneumática intermitente” (CPI) durante a minha estadia. As meias e as “perneiras” não foram cobertas por meu plano e desembolsamos 485,21 reais por elas, mais 4,77 por “lençol descartável 80x und”. Tenho que me lembrar disto se for internada novamente, porque agora estou com dois pares de perneiras guardados—já que aconteceu a mesma coisa na minha cirurgia anterior.

Entre os remédios receitados, um dos tipos de cálcio (Rocaltrol) foi caro—100 reais por 30 cápsulas (com o desconto pelo cartão da farmácia deu R$ 77,58 e estou terminando o segundo pote). Juntando a isto o antibiótico e os outros remédios e o material para os curativos, mais o estacionamento no hospital e os lanches para meus acompanhantes, devemos ter gasto uns mil reais no total.

Pronto, está terminado meu relato por hoje. Agora vou, alegremente, supervisionar a limpeza e montagem do berço que nossa filha encontrou num brechó perto de onde trabalha. Está muito branco. Vou ter que encontrar uns enfeites e lençóis coloridos para preparar um ambiente alegre para meu netinho. Faltam apenas duas semanas para a chegada dele, o Senhor Deus permitindo.

Abs, Betty

(Continua aqui)

363 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)”

  1. FATIMA disse:

    OLÁ,

    Estou a visitar este site porque fiz a minha cirurgia para retirar um nudulo da tiroide no dia 08/04 ainda tenho o penso e estou mt curiosa com a situacao em que ficara a cicatriz não retirei a tiroide na totalidade apenas o nodulo que já estava a afectar as cordas vocais tb tive mt medo pois tenho 35 anos e dois filhotes pequenos mas tudo correu bem estive no hospital apenas 2 dias saí no 3º e hoje quase faço a minha vida normal é verdade que neste momento o que mais me custa são movimentos no pescoço e bocejar mas penso que com uma semana de cir~urgia deva ser normal, para quem tiver que fazer esta cirurgia quero deixar o meu testemunho para que estejam descansados pois mesmo após o acordar da anestesia quase não senti dor apenas mt tonta mas que foi logo dito ser normal efeitos da anestesia quem tiver que se submeter não tenha receio tenham fé e acreditem o anestesista antes de colocar-me a dormir aconselhou pensar numa coisa boa pois assim fiz pensei nos meus filhotes e sonhei com eles nesse tempo da cirurgia

  2. betty disse:

    Olá, Fátima:
    Agradeço a sua contribuição. Estou feliz que você sofreu pouco e que está voltando rapidamente ao normal. Se você ler os posts e comentários antes e depois deste, você encontrará mais relatos sobre como tem sido a recuperação para outras pessoas.
    Pela sua maneira de “falar”, desconfio que você não é do Brasil. Estou certa?
    Abs, Betty

  3. FATIMA disse:

    Olá Betty,
    Sim está certissima sou portuguesa.

  4. telma disse:

    Ola´!Meu nome é Telma tenho 40 anos estou com minha cirugia marcada para 27/04 já pensei em desmarcar porque estou com muito medo.Minha preocupação é com relação a recuperação .L~e diversos comentários e isso me deixa nervosa.

  5. telma disse:

    Ola´!Meu nome é Telma tenho 40 anos estou com minha cirugia marcada tireodectomia total para 27/04 já pensei em desmarcar porque estou com muito medoda preocupação será que terei que usar dreno? sentirei dores nossa estou com muito medo insegura.

  6. eunice disse:

    Ola estou muito ansiosa pois vou ter q fazer a retirada d um nódulo de 4,5 e sinceramente cm muito medo mas não tem jeito vou ter q enfrentar.peço a Deus q corra tudo bm.li seu depoimento confesso q fiquei apreensiva mas depende de cada pessoa mas sei q vai ser complicada a recuperação.obrigada pelo seu depoimento me ajudou pois ate então não sabia como seria,depois da cirurgia deixarei outro recado.obrigada.

  7. Mônica disse:

    Para Eunice e Telma

    Tenham fé, td vai dar certo. Confesso que qdo operei, há 1 ano e 2 meses atrás, chorava só de olhar p/ o médico (tenho 45 anos). Mas graças a Deus foi td tranquilo, não usei dreno e a minha recuperação foi ótima. Só tive um problema na corda vocal, que em breve devo operar p/ restabelecer a minha voz, que está muito fraca. Desejo que Deus ilumine vocês e td a equipe médica. Fiquem mais tranquilas e leiam os relatos deste blog, que a nossa querida Beth teve a idéia de fazê-lo, p/ nos orientar, confortar, tirar dúvidas e desabafar. Bjs
    Mônica

  8. deusinalva disse:

    ola amigas cheias de charme,

    inicio o meu depoimento dizendo : Eu sei que o meu Redentor Vive. retornei de minha cirurgia, fiz a retirada do tumor e estou super bem. nao tive nenhum contratempo, nenhuma indisposiçao, nada de dor ou outros aborrecimentos. minha cirurgia foi super tranquila e o pós-operatório tb. o primeiro resultado por congelamento deu “negativo”. ainda tenho restriçoes quanto a conversar, pra evitar o desgaste da voz, porém estou me sentindo otima. adorei ter “conhecido” vcs. bjs. (manterei tds informados)

  9. FATIMA disse:

    Telma e Eunice voces estão com receio do que a mim está a custar menos fiz a minha cirugia dia 08/04 tudo correu bem estava mt nervosa antes da cirurgia pois como vocês o receio era mt mas tudo correu mt bem operei pela manhã e á tarde falava normalmente levantei da cama sem problemas no dia a seguir regressei a casa mt bem disposta com umas dores bem suportavéis e nem tomei os comprimidos recomendados em sos amanhã faz 15 dias a minha cirurgia e já vou começar a trabalhar não se preocupem vai tudo correr bem mais vale tirar o nodúlo enquanto não existir riscos do que mais tarde ser obrigada a operar e já com riscos para a sua saúde, felicidades e força

  10. deusinalva disse:

    queridas amigas cheias de charme e de “ex” de tireioides,

    Olá. hoje ja fazem 10 dias de minha cirurgia e estou super bem. o local da incisão está bem cicatrizado, não tive sangramentos e nao senti nenhuma dor em momento algum apos a cirurgia. e claro que um pequeno incomodo, ao deitar, acredito ser perfeitamente normal. estou falando normalmente e tenho apenas um pouco de dificuldade para engolir a saliva. estou evitando ao maximo esforço fisico (recomendaçao expressa do medico) e dentro de poucos dias retorno ao trabalho. fico a cada dia mais impressionada ao verificar a inteligencia dada por Deus aos homens. a medicina esta avancadissima e as incisoes cirurgicas quase imperceptiveis. O nosso Deus realmente é dominador do Universo. Eu creio nele e na força do seu poder e gostaria de dizer a telma e a outras amigas, que nao temam. sinceramente voces verão que é tudo muito tranquilo. Deus há de lhes acompanhar em tudo, assim como esteve comigo. abraços cheirosos…

  11. Mari Lucia Dias disse:

    Vou fazer a cirurgia da retirada de um bocio mergulhante quinta feira dia 29 e tenho certeza que DEUS estara presente em todas as situacoes e principalmente em minha recuperacao. Adorei ler os depoimentos de voces e estou ate mais forte. Gracas a Deus fiz a biopsia e so deu mesmo o bocio mergulhante. Terei que retira-lo e tomar o remedio pelo resto de minha vida. QUE DEUS ME ACOMPANHE SEMPRE.

  12. Mari Lucia Dias disse:

    GRACAS A DEUS JA FIZ A CIRURGIA. Correu tudo divinamente BEM. Minha recuperacao esta sendo otima com um pequeno incomodo na area do pescoco. Meu bocio era enorme e fiz a retirada total da tireoide. QUEM PRECISAR DE FAZER ESTA CIRURGIA, CONFIEM EM DEUS E NOS MEDICOS E FACAM.

  13. Mari Lucia Dias disse:

    GRACAS A DEUS ESTOU EM OTIMA RECUPERACAO E AGUARDANDO O ULTIMA BIOPSIA QUE FIZERAM COM A RETIRADA DO BOCIO. A primeira biosia deu bocio mergulhante caloide. Estou tomando ainda os comprimidos para a reposicao de calcio e ontem eu fiz o exame de sangue para saber se ja posso retira-los. Quanto ao hormonio da tireoide, ainda nao comecei e devo comecar na segunda feira. Deus, me conhece e vai me perdoar para a minha proxima preocupacao. Tenho 61 anos e ate antes da minha cirurgia, as pessoas me davam 48 . Depois da retirada do bocio, estou ficando com o pescoco horrivel, parecendo papo de galinha, mucho sem milho. KKK ( QUE DEUS ME PERDOE), mas e que necessito saber o que farei para que meu pescoco venha ter VIDA na pele?
    Podem me ajudar.?
    Um abraco e muito obrigada pela ajuda.

  14. Mari Lucia Dias disse:

    ESTOU AMANDO PODER PARTICIPAR AQUI COM VOCES.
    QUE DEUS AS ABENCOE MUITO.
    BEIJOS
    MARI

  15. Leila disse:

    Fiz a cirurgia da tiroide em 08/05, a recuperação está ótima, a única coisa que me incomoda é á área do pescoço, falta de ar constante, dificuldade para engolir liquidos e a rouquidão. sera que tudo isso é normal?

  16. michele disse:

    ola fiz tambem a cirugia em 22/10/09 o bocio era ja o cançê graça a Deus que correu tudo bem n~ fiquei com nem um problema mais comigo foi o senhor jesus que quis que acontece depois que terminoua cirugia disse o medico que ele mesmo errou que queimou o meu precoço fiquei muito triste só pro causa disso demorrou pra sicatiza pro cousa disso a quemadura do meu pescoço entrou em obito quer dize apodeceu sofri pro causa disso ficou uma sicatris muito viziveu hoje eu sei que foi jesus que permitiu pro isso eu agradeço a ele tomo o homonio mais graça a Deus td esta bem comigo

  17. Mônica S. disse:

    Para Leila e a quem mais possa interessar

    Ao ler todos os depoimentos, chego a conclusão que cada pessoa reage de uma maneira diferente. Por isso, não podemos afirmar o que é ou não normal. Qdo operei (17/2/09), tb tive uma ótima recuperação, e as mesmas dificuldades que vc está passando. Com o tempo tudo melhora,
    mas fale com o seu médico, consulte um otorrino e uma fonoaudióloga (especialista neste problema). No meu caso, acabei ficando com a corda vocal esquerda paralisada (tomo líquido com cuidado p/ não engasgar e sufocar – a respiração melhorou bem, a minha voz continua ruim). Por estes motivos, e pelo tempo (mais de 1 ano), vou fazer uma microcirurgia na corda vocal. Hoje fiz o último exame pré-operatório. Os resultados saem na 6a. f. e na 2a. f. retorno na médica p/ marcar a cirurgia. Mas este costuma ser um caso raro, sei que normalmente, ainda que demore, as cordas vocais voltam ao normal e todas estas dificuldades acabam. Boa sorte para vc. Tenha fé em Deus.
    Abraços a todas

  18. Nathália disse:

    OI ! Eu tenho 29 anos e removi toda a tireóide.Minha cirurgia foi no dia 19 de abril deste ano, faz aproximadamente um mes.Eu precisei remover tambem algumas ramificações, pois o cancer da tiróide fez metastase para dois linfonodos. Correu tudo muito bem.Cheguei no hospital as 10:00hs e me deram um remedio que me acalmou e eu dormi ate o momento da cirurgia que começou 13:00hs.Acordei alguns minutos antes da cirurgia mas logo o anestesista me aplicou uma anestesia e eu so acordei 20:00hs, nem com tontura fiquei,acordei bem da anestesia geral,uma leve dor de cabeça que nao durou nem meia hora.Fui para o quarto minha família ja estava la e eu consegui falar um pouco.Minha voz esta ótima,nao fiquei rouca.O que mais me incomodou e só incomodou,porque eu nao senti nem um pouco de dor ,foi o dreno.Minha operação foi na segunda e na quarta de manhã eu ja tive alta. Meu corte tem 10cm pq tive que remover os linfonodos.Agora,depois de um mes ja voltei para a faculdade,vida normal,so evito pegar peso.
    um abraço a todas

  19. Edina disse:

    Olá!
    Não fico feliz mas um pouco mais tranquila por saber que existem outras pessoas que passaram ou estão passando pela mesma situação.Às vezes parece que somos os únicos.Fiz alguns exames inclusive punção e deu negativo, mas minha tireoglobulina deu muito elevada e meu nódulo está grande, então o cirurgião achou melhor fazer a retirada do nódulo.Fico com medo, mas acho que essa será a melhor saída.Fico com medo do resultado e tb com receio de perder meu alcance de voz, pois canto há 20 anos.Fico pensando que poderia ser pior mas tb penso que não p´recisava acontecer essa situação.Talvez seja uma provação em minha vida.Tô tentando manter o equilíbrio, mas às vezes fica um pouco difícil.Mas tb acredito que nada é nos dado se não podemos suportar.Felicidades a todos.

  20. teresa disse:

    Bethy
    Hoje revi todo o seu trabalho, neste blog e fico maravilhada com a ajuda que tem proporcionado ,a todas as que, como eu, procuram solucões para os seus problemas.É muito,muito trabalho e muita dedicação ao próximo. Todo o outro é meu irmão , é o seu lema.OBRIGADA e força para continuar.
    Uma mensagem para a MÓNICA´.
    Já fez a microcirurgia? Diga-me como correu e resultados. meu endereco é t.ruivogouveia@gmail.com.
    tERESA PORTUGAL

  21. Mônica disse:

    Olá queridas

    Em especial para Teresa, obrigada pela lembrança. A microcirurgia está
    marcada para dia 07/06. Como será no final da tarde, devo ter alta só no dia seguinte. Após, devo poupar a voz uns 4 dias. Mas escreverei o mais breve possível. E a sua voz, Teresa, já voltou ao normal ?

    Um grande abraço a todas

    Mônica

  22. betty disse:

    Monica, eu não sei como vc fica a par de todos estes comentários! Mas fico contente com suas contribuições. Que Deus abençoe as mãos e mentes dos cirurgiões, enfermeiros, anestista, analistas no dia 07. Abs, Betty

  23. teresa disse:

    Olá a todas

    Mónica
    A minha voz ainda não voltou. Estive no otorrino,que filmou o desempenho das minhas cordas vocais e confirmou novamente que a corda vocal direita está paralisada e disse-me que tenho que esperar um ano para se poder tomar qualquer outra atitude.
    Desejo-lhe Mónica,para o dia 7 de junho,a máxima sorte. Estarei consigo,nesse dia,em pensamento positivo.para que tudo corre muito.muito bem.
    Abraços
    Teresa, Portugal

  24. Regina Celia disse:

    vou fazer uma cirurgia de um nodulo mergulhante de tireoide na proxima semana, to com muito medo, pois tenho 65 anos e complicacoes cardiacas. Mas, estou vendo aqui que muita gente passou por isto e está aqui dando sua contribuição. Nem sei o que falar, estou um pouco deprimida.

  25. betty disse:

    Olá, Regina:
    Esta cirurgia é muito comum, como você mesma já observou. Portanto, tente não se preocupar. O normal da gente, infelizmente, é ir perdendo um pouquinho aqui e ali, enquanto envelhecemos. Lá se vão os cabelos, a pele viçosa, a vista, a audição… Arrancamos os dentes, um por um… Eu já perdi também a vesícula, o útero, muitas veias (varizes, em várias cirurgias) e agora a tireóide. Sem falar de cirurgia cesariana três vezes… São muitas “intervenções” e a gente vai sobrevivendo… E tendo experiências… E crescendo, amadurecendo…

    Meus nódulos eram mergulhantes. Isto acontece muito, muito mais do que pensamos. Fico surpresa que não existem mais artigos e reportagens nas notícias sobre as razões por trás dos problemas de tireóide. Se formos investigar, muitas das mulheres ao nosso redor estão fazendo algum tratamento ou já fizeram.

    Ainda assim, uma cirurgia é uma cirurgia. Portanto, é bom se preparar, no possível.

    Prepare-se espiritualmente, se ainda não fez isto. Creio que Deus, o Criador, se revela na Bíblia e nos ensina que Ele preparou uma maneira para podermos passar para um mundo melhor na hora em que a nossa vida terrena acaba. Isto provavelmente não vai acontecer nesta cirurgia, mas precisamos estar prontos para entrar na presença dele e responder por nossas atitudes e ações. A pergunta principal e crucial vai ser se prestamos atenção à revelação dele sobre Jesus. Se aceitamos o fato que nunca podemos agradar a Deus por nós mesmos e se cremos que Jesus veio para tomar o castigo dos nossos pecados em nosso lugar. Nunca ficaremos perfeitos enquanto vivemos aqui, mas podemos ser transformados pouco a pouco, com a ajuda dele, uma vez que entregamos a nossa vida e vontades aos ensinamentos dele. Quando somos filhas dele, a nossa paz aumentará…

    Prepare-se fisicamente, também. Apronte tudo para ficar sem tarefas pesadas ou cansativas por uns dez dias, e aproveite para fazer coisas que sempre quis fazer mas para as quais nunca teve tempo. Arrume suas fotos, responda aos e-mails, leia um livro que sempre quis ler, pesquise um assunto, pinte, faça tricô ou croché, borde, comece um blog, veja um monte de filmes, ouça música, jogue videogame com os netos, curta a natureza…

    Não pegue em peso, não fique pensando que perdeu a voz para sempre só porque ficou rouca… Os primeiros dias podem ser um pouco dolorosos, mas depois passa.

    Orando por sabedoria e mãos firmes na parte dos seus médicos e cuidadores.
    Abs, Betty

    Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguem vem ao Pai senão por mim. João 14.6

  26. cleide araujo barbosa disse:

    ola todas, fiz a cirugia tem 14 dias, estou bem alguns incomodos mas somos fortes para suporta-los, o DEUS TODO PODEROSO nos dar força, tive todos os medos e preocupaçoes que todas tiveram , mas DEUS nos sustenta agradeço a todos que tiveram ao meu lado, minha familia principalmente, meu medico, toda equipe do hospital, aos amigos nessa horas o carinho o apoio de todos nos ajuda muito bjs a todas que Deus a abençoe, meu nome e Cleide tenho 39 anos sou de Irece da bahia

  27. betty disse:

    Querida Cleide da Bahia.
    Fui pesquisar na Internet onde fica Iracê. Creio que você tem uma vida bem diferente da minha, pois moro na maior cidade da America do Sul. Isto não significa que a minha vida é necessariamente melhor de que a sua, apenas diferente. Para dizer a verdade, nasci no Canadá e morava numa fazenda, perto de uma vila com 300 pessoas, relativamente perto (20 km) de uma cidade com uns 12,000 habitantes. Até a oitava série, estudei numa escola com duas salas para as oito séries e duas professoras. Portanto, minha vida está bem diferente agora… Estava feliz naquela época. Sou feliz agora….
    Fico contente que tudo correu bem e que você teve bom atendimento e acompanhamento, tanto hospitalar quanto familiar. Que bênção!
    Que seu relacionamento com Deus possa crescer mais e mais e que você possa refletir sua bondade e amor para todos que lhe cercam.
    Abs, Betty

  28. thais disse:

    Oi Gente, estou a proucura de um bom médico pra realizar essa cirurgia aqui em salvador. Tive uma consulta com dr. Ivan marcelo Agra, no hospital espanhol , gostei muito, mais meu endocrino me indicou dois medicos os quais não atendem meu plano de saude….
    dr claudio rogerio e dr roberto santos…

    Alguém que tenha operado em salvador ou conhece esses medicos poderia me ajudar….estou muitissimo apreensiva e com muito medo. agradeço.

  29. betty disse:

    Olá, Thais:
    Não tenho informações sobre os médicos de Salvador, portanto não posso lhe ajudar com isto. Tenho, entretanto, algumas indagações e sugestões.

    É preciso saber porque o endocrino indicou aqueles dois médicos específicos. A sua situação tem alguma faceta específica? São especialistas numa área em que os outros talvez não se saiam bem? Ou você perguntou e ele falou e depois você descobriu que não eram do plano? Já teve ocasião em que levei meu livro do plano para meu médico de confiança e pedi para ele ver se conhecia ou recomendava alguém desta lista.

    Infelizmente, gastamos fortunas quando saímos dos nossos planos, portanto é importante investigar outras opções.

    Uma seria pedir ajuda aos amigos e parentes que lhe cercam. Colegas de trabalho ou de escola, irmãos de igreja, amigos do seu clube, vizinhos… Talvez seus filhos/marido/irmãos/pais podem perguntar também. Se seu plano é atraves de uma firma, deve ter pessoas nela que podem compartilhar informações. Descubra quem já fez cirurgia e com quem…. Se gostou do tratamento… Um cirurgião não precisa tornar-se seu amigo do peito, nem ser simpático. Tem que ser capaz, com boa reputação. Você provavelmente o verá umas três ou quatro vezes apenas–uma ou duas vezes antes, uma durante e uma ou duas vezes depois… E pronto.

    Tentei encontrar os dois médicos na Internet mas não consegui muito com os poucos dados que tenho. Descobri que Roberto Santos também é um hospital… Mas tenho certeza que você pode encontrar mais dados. E talvez você encontre ou perceba mais maneiras de julgar a capacidade de alguém que poderá compartilhar nos comentários do blog.

    Espero que encontre a informação que está desejando. Procure ficar com calma. Pense em outras coisas também. Aproveite os dias antes da cirurgia e observe, anote e agradeça as coisas boas que acontecem e que já tem. E aproveite também os dias depois (escrevo sobre isto em vários comentários. A série sobre tireoide começa no post http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=889 — Alegrias e Tristezas, na última parte.)

    Que Deus a abençoe, juntamente com os seus.
    Abs, Betty

    “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” –Carta de Paulo aos Filipenses, capítulo 4, versículo 7

  30. teresa disse:

    Monica

    Diga com está. ESPERO QUE ESTEJA MUITO BEM E FELIZ

    Um abraço a todas. Eu estou melhor da voz e hole continuo com esperança de voltar a falar melhor.

    Teresa Portugal

  31. andreia disse:

    olá, pessoal!

    Fiz a cirurgia para retirar a tireoide o ano passado. Tudo correu muito bem, é tranquila e a recuperação foi ótima. Em 23 dias após a cirurgia voltei a lecionar.
    Hoje faço exames para seguir o nível de cálcio (PTH). Estou bem, mas com colesteróis altos tive que recorrer a remédio para baixar as taxas que agora estão mais controladas. Engordei bastante e infelizmente emagrecer é muito difícil pra mim; mas não desisto!
    Tenho dores nas articulações que melhoram com 10 minutos diários de sol e ginástica….não fosse a preguiça despertada no inverno estaria bem melhor rsrsrsrrs.
    Meu PTH deu 19 neste mês.
    Se alguém precisar conversar, estou aqui!
    beijos

  32. Beth disse:

    Olá amigos especialmente minha xará Betty , esta semana completou 6 meses da minha cirurgia e conforme já havia dado a boa notícia em abril , minha voz já voltou e está praticamente normal , como antes.Graças a Deus!!!!!!!! Valeu a fé em Deus e a paciência.Um abraço a todos e votos de que tudo dê certo , como aconteceu comigo.

  33. betty disse:

    Que bom, Beth, que você pode compartilhar isto. Assim, vc vai encorajar um bocado de gente sobre a possível duração prolongada da recuperação.
    Que Deus a abençoe, Betty

  34. Laisa disse:

    Olaa,bom minha mãe vai operar semana que veemm.. queria saber oq pode comer após a cirurgia? Bom estamos todos confiantes,depois desses comentarios meus medos se foram! Que deus nós abençoe

  35. betty disse:

    Olá, Laisa: Eis a minha experiência –Tirado de: Pós-Cirurgia de Tireóide (3) http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=981. Pode ser que o seu médico ou hospital tenha procedimentos diferentes.

    Uma boa cirurgia para sua mãe e que Deus as abençoe.
    Abs, Betty
    Sei que eu também comi – lembro-me vagamente de engolir gelatina e chá (sem dor) e de estranhar a oferta de bolachas. (Nesta parte foi diferente do que eu esperava—nada de papinhas e sopinhas apenas. O almoço e jantar do dia seguinte vieram com carne para cortar e mastigar.)

  36. Cristina disse:

    RIO,26/10/2010 Olá,queria uma ajuda,fiz minha cirurgia dia 03/06/2010,com retirada totalda tiroide e com nodulo 0,7 carcinoma papilifero,dia 21.06 fiz exame de sangue com tsh >59,70 minha endocrinologista mandou fazer cintilografia com iodo 131,depois vou fazer dose ablativa com iodo enquando aguardo resultado cintilografia,até ontem só me sentia cansada,mas agora sinto muitas dores nos musculos ,posso ficar com esse tsh até quando,pois ainda vou passar pela oncologista.Só tomo novalgina para essas dores.Não sinto dores no local de cirurgia,mas o país esta parado com a copa.Estou muito ansiosa. AGRADEÇO DESDE JÁ.

  37. marcia valente disse:

    tenho 42 anos me operei tem 8 dias me sinto muito bem mais antes da cirugia eu estava bastate nervosa mais minha DRA.WALERIA me tranquilisava que daria tudo certo este apoio foi muito importante para mim pois isto eu conseguir vencer o meu nervoso agrad aDEUS e todos que me ajudaram(no Barros BARRETO PA

  38. Regina Celia disse:

    Oi Betty, fiz minha cirurgia no dia 28 de junho. Segundo os médicos correu tudo dentro do esperado, exceto que tive vários episódios de hipocalcemia e precisar tomar cálcio endovenoso. Além deste problema, infelizmente, por um acidente na casa de meu filho, tivemos todos nós uma gastroenterite talvez por alimentos contaminados. Não sabemos, e ai sim, tive que também tomar soro, calcio e potássio juntos.

    Estou conseguindo superar aos poucos os problemas da cirurgia da tireóide, mas nem todos os problemas que tenho de saude serão solucionados apenas com a cirurgia. Problemas que não vou relatar aqui porque de tão complicados, prefiro não falar neles.

    Minha biospsia inicial pela punção tinha vindo como sendo “carcinoma papilifero” com 5 cm x 3,0 x 1,5 no lóbulo esquerdo, ou seja o lóbulo se transformara no nódulo doente e endurecido. Após a cirurgia, o médico me disse que a biopsia de mesa havia negativado o diagnóstico inicial e que era benigno, mas para certeza total tinham enviado para biopsar toda a peça retirada. Foi retirada a tiróide inteira.
    BOA NOTICIA – a biopsia final veio como sendo Tiroidite Crônica Folicular – benigna, mas atingindo ambos os lados. E ficou assim, que a cirurgia era um mal necessário.

    Desde meu piripaque de setembro/2009 o que mais me incomodava era a boca seca, garganta seca que me causavam insuficiência respiratória e angústia, e a sudorese que me acometia toda madrugada entre 4:30 e 5:00 horas. Eu relatava isto e os médicos achavam até engraçado que minha sudorese tivesse horário para acontecer. Bom, mas após a cirurgia, não tenho tido mais a boca seca e nem estas sudoreses de hora marcada. Tive sudorese uma vez, pela desidratação da gastroenterite, mas não com hora marcada, aconteceu por volta de 8:00 da manha.
    Vi que vc falou algumas coisas acima, no seu relato de segunda semana, que me acalmou um pouco, como que ainda na segunda semana voce tinha formigamentos e tomava OSCAL D – 2 vezes ao dia, ou seja 1.200 mg – bom, eu continuo tomando cálcio na dosagem de 1.200 por 3 vezes ao dia – continuo com dormência.
    Outra coisa que voce disse Betty, foi do volume no corte cirúrgico. Pois é, fico assim meio confusa, porque o meu corte estava baixinho, antes de tirar os primeiros curativos – tirou e ficou baixinho uns 2 dias, e depois levantou uma protuberância, mas o médico disse que está normal e que vai ser reassimilado aquela inflamação. Então, vendo vc contar, me acalmei mais, pois eu já estava achando que eu tinha uma complicação ali.
    DOR, EU CONTINUO TENDO DOR NO PECOÇO e isto voce também comentou e me tranquilizou um pouco – a minha dor nao é no corte cirúrgico e sim debaixo do queixo, e ali também parece que está edemaciado. Não consigo também virar o pescoço.

    PESSOAL – não pensem que sou uma chata de galocha e reclamona. Estou, como a Betty procurando deixar aqui informações detalhadas do pós cirúrgico, as dores, consequências, etc, com a finalidade de ajudar OUTRAS PESSOAS – dar a elas subsidios mais imediatos às suas interrogações, pois assim como os relatos detalhados da Betty agora estão me ajudando sobremaneira – acho que se mais pessoas relatassem todas as suas experiências com riquezas de detalhes ajudariam muito as outras pessoas que virão aqui buscar informações.

    Mas, no geral, estou bem – tive também muito medo, mas o medo foi superado pela necessidade de fazer a cirurgia.

    Já estou aos poucos retornando ao meu trabalho nos sites http://www.telemensagem.online.nom.br e no http://www.telemensagemfonada.com.br – pois a vida continua, e se estamos vivos precisamos ter objetivos na vida, trabalho, esperanças e sonhos.

    Agradeço a Betty na resposta que me deu via email e aqui no blog, quando postei meu primeiro recado, pedido de socorro e ajuda.

    Beijos, Regina Celia

  39. Regina Celia disse:

    Oi Betty, a respeito de biopsias eu acho que deveria haver um consenso melhor a respeito do assunto, porque de fato a gente fica muito abalada e a familia também e depois pode até parecer que NÓS É QUE FOMOS EXAGERADAS – é mais ou menos assim que sinto a reação dos meus filhos.
    Mas segundo os médicos a biopsia da tireoide é duvidosa devido ao escasso material que se consegue colher e uma biopsia maior nao pode ser feita porque mexer na tireoide traz todos estes desconfortos que nós sabemos – hipocalcemia, formigamentos, arritmia cardiacas e outras. E pior, se abre para fazer uma biopsia e num curto prazo tem que abrir de novo para remover – os ricos aumentam em 40 vezes – muito risco. Entao hoje estao indo mais pelo tamanho, nódulos acima de 4 cm tem que ser retirados, bons, bonitos, feios vao pro lixo, independentemente se malignos ou benignos, pois com este tamanho de fato ele já destruiu o tecido útil do lóbulo onde está.

    Quanto a mim, para tranquilizar outras pessoas, se tive hipocalcemia grave a ponto de precisar repor o cálcio é porque EU JÁ TENHO PROBLEMAS DE CÁLCIO desde a juventude – e este diagnostico de tireoide foi trazido exatamente durante o meu tratamento de PARATIROIDES que estava acelerada, retirando calcio dos meus ossos em velocidade para colocar no sangue que estava hipocalcemico. Ai, junto, apareceu o nódulo da tireoide. Então, minha hipocalcemia mais forte que o normal era esperada por mim e pelos médicos. Porque a gente também se conhece não é?

    COMPRIMIDOS OU INJEÇÃO DE CÁLCIO – Betty, o que eu sei é que o Gluconato de Calcio injetável tem um efeito rápido e consistente – e numa hipocalcemia grave o socorro precisa ser imediato e eficiente. Já os comprimidos sao dependentes de absorção gástrica, aproveitamento pela tubulação renal e um bom funcionamento da paratiróide. E muitas vezes devido mesmo a cirurgia ou outros remedios orais, o nosso intestino demora ou perde muito no aproveitamento do calcio que ingerimos, e no meu caso por exemplo as paratiroides já estavam doidinhas antes da cirurgia e ficaram mais louquinhas depois.

    Mas, graças a Deus estou indo bem, digo bem, porque veja o meu sucesso:
    Não estou tendo mais boca seca – que me angustiava noite e dia e nao adiantava beber agua.
    Já nao tenho mais as sudoreses
    De setembro do ano passado para cá, arrumei um PITI NEURÓTICO que eu nao queria ficar sozinha, achava que ia cair, que ia desmaiar, tinha arritmias e sudores e meus filhos acabaram detonando meu apto e fiquei como uma mala sem alça de casa em casa de filhos (5 filhos) e veja agora – estou aqui sozinha no apto de minha filha que foi viajar com netas e nao estou com medo e nem dando piti. Entao, já estou melhorando.
    MAS NAO FOI FACIL CHEGAR A ESTE DIAGNÓSTICO PORQUE TUDO FICOU MUITO CONFUSO COMIGO – MISTUROU idade avançada 65 anos, com problemas cardiacos, com problemas emocionais e esta TIROIDITE e PARATIROIDITE.

    obrigada Betty… vou acompanhar este blog e dar meus pitacos de vez enquando.
    Grata

    Regina Celia de Souza

  40. betty disse:

    Querida Regina:
    Acho ótimo seu compartilhar para ajudar a outras pessoas. Creio que o que mais nos preocupa, muitas vezes, é saber se o que estamos sentindo é normal. Se for, a gente aguenta. O nosso medo é duplo. Corremos o risco de sermos chamadas de tolas porque incomodamos os especialistas com coisas corriqueiras, mas, ao mesmo tempo não queremos ficar em casa fazendo nada quando a coisa pode ser séria….

    Sua cirurgia ainda é muito recente e seu corpo vai levar tempo para se “normalizar”. Portanto, vá com calma. O meu médico me disse para procurar ajuda no hospital se eu tivesse muito formigamento nos primeiros dias, pois poderia precisar de cálcio. Mas que deveria tentar não me preocupar, porque isto faria as sensações piorarem. Já pensou! A coisa é suficientemente preocupante para merecer uma volta ao hospital, mas não devo me preocupar com isto! Acho que é porque a solução é fácil e eles preferem dar uma dose maciça em ambiente hospitalar em vez de que apenas passar comprimidos….

    Que bom que o resultado foi benigno. Você não é a primeira aqui que recebeu um diagnóstico de cancer antes pela punção, que depois foi desfeito pela biopsia. Gostaria de saber a razão para isto.

    Desejando tudo de bom para você. Abs, Betty

  41. thais disse:

    Olá bety,
    Operei no dia 30-06 com o dr roberto santos, ocorreu tudo bem, a minha biopsia deu ” carçinoma papilifero 1,5×1,2
    mais segundo meu cirurgião que é conheçido como um dos melhores daqui, me disse q estou por parte dele curada. Pq toda região deu livre de metastase.
    meu nodulo se encontrava dentro do lobo direito, ele retirou toda tireoide, e me encaminhou para um médico nuclear.
    Eu achei q já estava livre..rs mais ele disse q é importante a passagem por esse profissional. tive lá na sexta dia 09-06 e ele me passou uma bateria de exames:
    sangues e hormonais. dentro de 19 dias qndo ficarem prontos, eu tenho que voltar lá……ele já me receitou o hormonio pra que eu tome até dia 20-07….depois tenho que parar. pq ele me disse q dia 10-08 iniciará ou não um tratamento comigo a depender desses resultados….

    Queria saber o que de fato aconteçe qndo da esse meu resultado….e se eu for fazer o iodo, que ele disse ainda não é certo? como funciona as seções? de qnto em qnto tempo??

    to tão ansiosa..princpalmente que meu marido esta no sul, eu moro lá, pq ele esta a trabalhar lá..e estou aqui desde abril longe dele…da minha casa…..pq aqui é onde fica minha familia…..e stou louca pra voltar minha vida antiga.

    eu perguntei ao dr se poderia voltar a fazer atividade fisica….malhar perna apenas…ele me liberou….amanhã irei tentar. Hj fazem 11 dias de operada…..ainda arde o local….eu ando meio que corcunda…rs pq nao consigo esticar o pescoço e meu dr pediu por tudo que nao o fizesse pq ele fez uma cicatriz muito pequena e muito discreta. mais so depende de meus cuidados mante-la..

    ate qndo se sente essa dormencia no pescoço..? eu nao tive caimbras…..mais ainda tomo o calcio enfervecente……..

    e finalmente…qndo deve acabar por completoo todo esse tratamento…? o medico nao quis me adiantar nada..disse q estou muito ansiosa.

    obrigadoooo gosto demais do blog, é muito importante pra nos que precisamos conversar com quem já passou pelo mesmo problema.

    beijos

  42. Regina Celia disse:

    Oi Thais, voce se operou apenas 2 dias depois de mim. Bom, estou admirada de ver sua disposição. Malhar, 12 dias depois de uma cirurgia destas? Loucura, porque o meu médico aqui em S. Paulo, professor do A. C. Camargo, disse que nao posso fazer nenhum exercicio, nem carregar peso etc. E eu nem tenho condições.
    Tenho tido também muita dormência no pescoço e dor debaixo do queixo, e muita hipocalcemia apesar do tanto de queijo que como e dos calcio tanto oral quanto venoso que tomei. Parece que nos ultimos dois dias estou com menos dormencia nas mãos.
    Agora, andar, nem pensar, se andar as caimbras vem com tudo, entao vou deixar melhorar, deixar o tempo passar um pouco. Acontece que eu ja tinha hipocalcemia e hiperparatiroidismo e foi por causa do hiperparatiroidismo que descobriram o meu problema de tireoide.
    Quanto a iodoterapia, nao se preocupe muito com isto não. Tem gente que faz a iodoterapia numa boa, e dizem que nem nausea tem, outros já passam mal, mas nao vi ninguem dizer que é insuportável.
    Eu me operei no A. C. Camargo, hospital referencia em todo tipo de cancer, e que tem um departamento inteiro com os melhores especialistas de cabeça e pescoço. Dei sorte, porque nem sempre se consegue uma vaga lá. Aliás, meu médico disse que ando ganhando na loteria sem saber, eu tinha pelas minhas caracteristicas de exame apenas 2% de chance de que meu nódulo nao fosse cancer, e ganhei. Não era cancer, mas uma tiroidite de longa data – nao sei quando comecou e nem os médicos.
    Thais, vai em frente, sem medo, porque quando a gente faz esta cirurgia é algo sem volta, temos que nos entregar com fé em Deus e acreditando em nossos médicos, porque nao temos como voltar para trás, desistir, reconstruir nossa tireóide, entao vamos seguindo em frente.
    Um abraço e escreva sempre aqui que virei trocar idéias com você. Adoro escrever. Aliás, eu vivi de escrever. ReginaCelia

  43. thais disse:

    Oi Regina.
    Então, tb sinto um pouco de dormência no pescoço…tipo sensibilidade, mais não tive nenhuma câimbra, nem qndo acordei, que o dr me informou que poderia aconteçer….
    Eu inclusive esqueço de tomar, tem dois dias q não tomo, o enferveçente, mais não tive nada ainda.
    è que sempre fiz atividade física. muita..ele o meu médico me disse de tnto pedir a ele que eu poderia ir de leve fazer algo pra perna….Eu fui hj, fiz de leve…mais como vi nos espelhos q dava mesmo uma mexida na regiao, vou esperar mais uma semana em casa . Pq ele me disse q isso pode comprometer a cicatriz, ele fez tão pequena, uma linha tão perfeita…que ele disse q o exesso de peso pode prejudicar a mesma , engrossando. então vou icar aqui queita mais un s dias,
    Mais hj dirigi, estou bem devagar, evitando olha apenas pros lados. Eu acho que qndo agente fica muito em casa, so em cima da cama atrasa nossa recuperação.
    O Dr roberto me disse q devo e movimentar,p isso ajuda. ontem fui ao cinema com minha filha de 3 anos assistor sherek…rs Tente tb sair, passear, não fique so em casa deitada…pq eu acho q isso pode causar mais cãimbras não??
    O meu ndulo descori por acaso e sem querer…..fui num endocrino bem famoso aqui em salvador chamado dr veiga, ele é metabologista esportiva, e eu estava querendo ganhar mais massa muscular, ja que estava emagreçendo muito sem sentido…..dai ele me passou os exames de hormonio e sangue de prastes, p me poder me receitar as tão famosas formulas dele….
    Foi aí q ele viu que miha tireoide estava em 896 um numero onde a máxima era 46…..dai pediu a ultra e a punção….e dai pronto.
    Tudo foi muito rápido, ele mesmo me encaminhou p esse cirurgião…fevereiro descobri e junho ja estou operada.
    Todos os medicos pela punção diziam ter quase certeza de nao ser maligno…todos, e olha que ia sempre nos feras…..Mais até mesmo meu medico se surpreendeu na biopsia da cirurgia….pq deu carcinoma .Cancer.
    Mais graças a Deus não afetou nada….e já foi removido sem deixxar metastase em local algum.
    Amanhã volto no Dr lobão omédico nuclear , p tirar umas duvidas…pq quero passar 15 dias no sul com meu esposo…estou com muitas saudades… já que ele disse q tenho q esperar 40 dias( 10-08) para fazer o axame….mais ainda nao me disse qual….amanhã vou saber tudo certinho.
    Essa minha ansiedade é mais pela saudade do meu marido…..muitaaaa, da minha casa no sul( sou daqui de salvador) mais moro lá pq meu esposo trabalhalá………então minha maior vontade é voltar minha vida….Mais sei que tenho q ter pasciencia….pq como ele mesmo diz o pior já passou.
    E vc, maravilha que nao deu C…pergunte so seu medico se a atividade fisica, uma que vc goste nao melhoraria as cãimbras…..coma bastante banana…..uma hidro….quem sabe….é sempre bom estar sempre em movimento….pq agente não vive a doença.
    Minha mãe diz q nem operada eu paro rsrsrsr pelo menos tento me ocupar pra nao pensar anto.
    A dormencia em baixo do pescoço é normalissimo, dr disse q é questão de tempo p nao sentir mais…
    olha cada dia q acordo , a sensibilidade vem diminuindo muito…era quase todo pescoço…hj se resume apenas sobre o corte….o meio ja esta normal….
    Eu tb adoro escrever Regina, amanhã se eu souber novidades do dr eu venho te contar. Boa sorte!!!! boa recuperação pra vc!!! fiquem com Deus bjusssssss

  44. Regina Celia disse:

    Oi Thais, voce nao veio me contar o que seu médico disse.
    Hoje, acordei bem melhor que estes dias atrás, sem caimbras, sem arritmia cardíaca, mas to meio assustada com a minha fome. Fome de leão, comi hoje, mais que a boca, mais que os olhos, e agora to meio enjoada.
    Olha que bobagem, a gente envelhece e fica parecendo criança.
    Fiquei o dia todo aguardando suas noticias.
    Fale como foi.

    Abraços
    ReginaCelia

  45. thais disse:

    Oi. deixa te contar.
    Ontem começei a tomar um remedio, eu achava que já era o hormonio, mais não era….: TRIIODOTIRONINA.
    Passei malllllllllllllll a noite inteira….meu corpo parecia estar paralizado….tive arritimia, suodores , calar frio..foi horrive..pior q estava no meu apt sozinha com minha bb….tive q recorrer a um rivotril p dormir e passar essa sensação horrorozza que nunca senti na vida.
    Na madrugada liguei pro meu cirurgião assustada…ele me disse q ainda nao era efeitos na hipotireoididmo não…pois ela começa após 20 dias de cirurgia… isso era efeito da tal medicação passada por dr lobão.
    me mandou parar.
    Hj Dr lobão me dissse q passou dose bem fraca 25mg….geralmente nao da essas sensações pq dose acima de 50 …Mais tudo q senti foi reação do remedio
    a intenção dele é fazer com que os efeitos da hiper…demorasse mais a chegar.
    Hj graças a Deus estou melhor…prefiro esperar os tais efeitos naturalmente e seja o que Deus quiser.
    Estou sentindo dor muscular no braço direito…pq isso começou ontem junto com o remedio…espero q melhore…..

    ele me disse tb que não é certeza de que eu vá fazer a iodo radioterapia….depende dos meus exames que ficam prontos dia 20-07 e qndo devo voltar lá….aí sim ele vai me dizer exatamente como vai proceder ou se já terei alta .

    fiquei so um pouco assustada…pq ele me disse q mesmo ao começar com o hormonio…..posso ainda 1 mes começar a ter esses sintomas, que são normais por conta do acerto da dosagem certa…..até eles acertarem e meu corpo tb……sentirei algumas sensações desagradaveis.

    é muito ruim né…..mas, só pedindo a Deus…..

  46. thais disse:

    fico feliz que vc esteja melhor, acordado bem…..que bom amiga….
    vc tem qntos dias mesmo q operou???

    seu medico fala o que do hipotireoididmo e das sensções??? o q tem me incomodado é essa dor tipo uma ler no braço direito…..

    comer tb como bem, a dr me disse q agente vai dar um inchada e engordar de 3 a 5 kgs…………..ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh rsrsr mais depois perde…..engordar td bem, mais inchar junto ain ning merece ne rsrsrsrsrsr

    não vejo a hr de chegar dia 20! pq meus exames finalmente ficam prontos e saberei realmente o que irá me acontecer….eu ia pro sul dia 21…ficar duas semanas com meu marido, ele disse q posso sem problemas…..estou vendo se daqui pro dia 20 eu continuo assim sem grandes sensações;;;;;;;;
    beijossssssss

  47. logo darei noticias creioque serão as melhores possiveis pois NOSSO DEUS È DEUS.de MMMMMilagres AMÈMMMMMM beijos TCHAUUUUUUU

  48. ester de souza bueno disse:

    gente eu estou aki sofrendo muito pois a semana passada tive no medico,sirurgiao da tireoide e ele deixou nas minhas maos a decisao de operar e falou ki minha cirurgia é de riscos,fikei com muito medo e disse ao medico ki entao n ia pra cirurgia,mais vendo tds esses depoimento de vcs eu nem sei mais o ki fazer,por favor me ajudem eu tenho o bocio e tb varios nodulos,ki eu faço ,por favor me ajudem,eu tenho um filho especial ki tem sindrome de down e tenho medo de deixa lo,pois ele só tem a mim pois o pai ja se foi me deem uma palavra de ajuda por favor desde ja agradeço e DEUS seja com tds.

  49. Regina Celia disse:

    Oi Ester, voce nao disse se fez biopsia, e qual o risco que o médico colocou, e onde é que voce está.
    Fica dificil a gente dar uma opiniao assim. Bom, também, nao sei sua idade. Geralmente, as pessoas com mais de 65 anos é que tem alto risco na cirurgia de tireóide. No meu caso, eu tenho 65 anos, problemas cardíacos e pulmonares, mas meu nódulo era de mais de 4,5 cm e com biopsia positiva para maligno. O médico também disse pra mim, que se eu nao quisesse fazer a cirurgia de imediato, poderia ter um tempo para pensar. Mas, em qualquer momento precisaria fazer a cirurgia com risco dele me provocar insuficiencia respiratória maior que a que eu já tinha.
    Optei por operar. Faz hoje 20 dias que operei. Ainda nao tirei o curativo, porque infelizmente inchou um pouco e eles preferiram manter o curativo.
    Mas já estou inclusive fazendo o meu trabalho na internet. Cuido de mim sozinha, faço minhas refeições. Lavo a louça, etc, só nao faço atividades que exijam esforço físico ou movimentos bruscos.

    Estou viva. Os resultados da cirurgia, se melhorou meus sintomas somente vou saber acho que dentro de uns 2 meses. A volta a normalidade após uma cirurgia da tireóide, segundo eu sei é lenta.

    Você, pense e pergunte ao médico as consequencias de não operar. Se as consequencias de nao operar forem iguais ou piores do que operando, voce toma a sua decisao. Geralmente quando os medicos mandam a gente decidir eles nos coloca os pró e os contra da cirurgia, os beneficios e os ricos de operar, mas também os riscos de não operar. Espero que voce receba este meu recado porque parece que a Betty, que modera este site foi viajar.

    Um abraço
    ReginaCelia

  50. oi gente desse blog,estou voltando aki pra dizer ki eu tenho 45 anos e ki fiz uma biopsia sim,ki deu benigna mais mesmo assim eu tenho muito medo da cirurgia e n sei como agir nessas horas… e eu pergunto a vcs ki tem mais experiencia ou seja kem ja passou por issoporke o medico deixa na nossa decisao operar ou nao,foi isso ki me deu mais medo ainda sem contar ki perdi minha mae com essa doença terrivel,mais fazer o ke é ter fé e pedir ao senhor mizericordia,aguardo a vcs ki kizerem me ajudar com seus depoimentos,e ki deus as abençoe

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > junho > 3 > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)