Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > junho > 3 > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Fiz a cirurgia porque estava com bócio na glândula tireóide. Entretanto, olhando para mim, ninguém notava. Isto porque era “mergulhante”—os nódulos estavam crescendo para dentro e não para fora. Na segunda semana pós-cirurgia, entretanto, se você batesse o olho em mim (e soubesse falar “tireoidês”), você diria logo que eu estava com “bócio”. A área da tireóide continuava mais inchada do que nunca. E dolorida quando mexia com a cabeça. Doía quando bebia água e engolia, especialmente de manhã. O desconforto que estava localizado nas costas migrou para a frente, irradiando do local “mexido” para o lado oposto (o esquerdo agora). Era como se estivesse comprimindo músculos ou nervos. Imagino que era por isto que continuava muito rouca também. Afinal, devia estar igualmente “inflada” para dentro, quanto para fora. Apenas nas últimas três noites é que percebi que estava doendo bem menos para me virar de lado, e que estava “achando canto” sem problemas maiores.

lucasflowers

Flores recebidas alguns dias depois da cirurgia, com vaso e tudo, encomendadas, através da Internet, de Bangladesh

Mãe, damos graças a Deus que tudo correu bem com a sua cirurgia. O Lucas está ansioso para ver você e todo o resto de sua família brasileira… e nós também. Beijos dos seus filhos e do seu netinho. David, Taara e Lucas

Ontem se completaram quinze dias desde a remoção. A garganta continua inchada e multicolorida (por eu ser muito branca, dá para enxergar quase todas as cores do arco-íris nela), mas a protuberância está menos saliente. Tenho um papo debaixo do queixo que vai um pouco além do normal. Algumas pessoas me falam que minha voz está melhorando, mas ela continua bastante rouca. Mas o que mais me incomoda é que não consigo cantar uma melodia. Nem solfejar. Estas duas aptidões agora viraram a minha medida de recuperação de voz!

Já que planejamos viajar para a América do Norte no dia 24 de junho, marquei logo uma visita à endocrinologista que havia consultado antes, para poder me preparar e prevenir.  Entreguei uma carta do cirurgião para ela, e ela me atendeu com muita delicadeza. Ouviu e respondeu às minhas perguntas sem demonstrar pressa nem impaciência. Já que me queixei de ter acordado duas vezes com dormência em ambos os braços, resolveu continuar com o cálcio (Oscal D) duas vezes por dia. Também passou uma pastilha de Fonergin de quatro em quatro horas (enquanto necessário) para ajudar a desinflamar a garganta.

Devo fazer um exame daqui a dez dias para verificar o cálcio iônico, o PTH e o TSH e encaminhar os resultados para ela VIA E-MAIL (idéia dela—para poupar-lhe de ter que fazer um encaixe e, ao mesmo tempo, economizar uma viagem e uma possível longa espera para mim). Ela subiu dez pontos na minha estima só com isso! Finalmente, um(a) doutor(a) que incorporou as vantagens da era da Internet! Agora vamos ver se ela responde rápido… Dependendo dos resultados, ela me chamará de volta ou me orientará sobre procedimentos a seguir durante a minha viagem.

Reiterou que devo evitar sol na área da cirurgia, mas disse que desconhecia o que algumas amigas me falaram—que a luz fluorescente também prejudica o sumiço da cicatriz. Posso falar normalmente, mas não em excesso—tipo palestras—e nem cantar.

Devo comer alimentos com cálcio (especialmente leite e seus derivados) sempre—mas enfatizou que esta é uma prática que todos devem seguir continuamente, e não apenas após uma cirurgia de tireóide.

Perguntei sobre o que acontece se me esquecer de tomar o hormônio da tireóide. Ela falou que é melhor aprender a não esquecer, mas disse que não deve acontecer nada demais num dia só, mas que um período mais longo será rapidamente prejudicial ao meu humor, meu colesterol e a outras funções. Com respeito à dosagem deste, perguntou-me sobre se percebo algum indício de depressão, como estou dormindo, se me sinto descansada ao acordar, como funciona meu intestino. Parecia satisfeita que tudo estava indo bem, dentro da normalidade.

Voltei para casa a pé, com um cachecol me protegendo não apenas do sol, mas do frio (o consultório dela também fica na minha rua—uns 900 metros para baixo). Fiquei contente por poder parar numa ótica para mandar revelar 236 fotos, tiradas desde julho de 2008, que havia finalmente passado do meu computador para um pen drive durante a minha recuperação. Na loja ao lado, comprei chocolates diet para mim e para meus sogros e, depois, aproveitei para pegar os remédios que haviam sido indicados, numa farmácia ao longo do caminho. A minha liberdade (e responsabilidade) está voltando, pouco a pouco. Amanhã já deveria poder dirigir. Mas já que o cirurgião mandou usar bom senso, creio que vou esperar mais um pouquinho, pois ainda sinto dor ao movimentar os braços com força. Mas na segunda-feira, se tudo correr bem, estarei atrás do volante novamente…

Antes de encerrar por agora, vou falar um pouquinho das despesas que tivemos. O nosso convênio da AMIL cobriu o hospital, a cirurgia e todos os médicos. Mas, por precaução, já que tive tromboses antes e uma embolia pulmonar, os doutores acharam por bem requisitar meias de suporte e ligaram uma máquina às minhas pernas que providenciava “compressão pneumática intermitente” (CPI) durante a minha estadia. As meias e as “perneiras” não foram cobertas por meu plano e desembolsamos 485,21 reais por elas, mais 4,77 por “lençol descartável 80x und”. Tenho que me lembrar disto se for internada novamente, porque agora estou com dois pares de perneiras guardados—já que aconteceu a mesma coisa na minha cirurgia anterior.

Entre os remédios receitados, um dos tipos de cálcio (Rocaltrol) foi caro—100 reais por 30 cápsulas (com o desconto pelo cartão da farmácia deu R$ 77,58 e estou terminando o segundo pote). Juntando a isto o antibiótico e os outros remédios e o material para os curativos, mais o estacionamento no hospital e os lanches para meus acompanhantes, devemos ter gasto uns mil reais no total.

Pronto, está terminado meu relato por hoje. Agora vou, alegremente, supervisionar a limpeza e montagem do berço que nossa filha encontrou num brechó perto de onde trabalha. Está muito branco. Vou ter que encontrar uns enfeites e lençóis coloridos para preparar um ambiente alegre para meu netinho. Faltam apenas duas semanas para a chegada dele, o Senhor Deus permitindo.

Abs, Betty

(Continua aqui)

363 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)”

  1. maria do carmo de brito rondelo disse:

    BOM DIA,descobri por acaso que tenho nodulo na tirioide, fui pra emagrecer no endocrino,qdo pediu para fazer exames, ultrasom,que constatou o nodulo maligno,e pelo exame de sangue a tirioide bateu na trava, mas que esta normal embora no resultado da biopsia colocaram como suspeita ,mas o medico confirmou ser cancer, fiquei muito nervosa , senti muito medo, agora estou mais calma, hoje faz 3 dias que soube do diagnostico ,vou passar por uma consulta com um medico oncologista que vai marcar minha cirurgia, estou confiante mas com muita duvida, perdi a fome de tanto nervoso, o nodulo mede 1,02 precisa fazer uma dieta especificada,sei que vou tomar iodo tb, estou bem por fora ,gostaria que me falasse alguma coisa a respeito,e mesmo que retire uma parte,mas todas que fazem meche com as cordas vocais? pois adoro falar se tiver que ficar calada vai ser um caos ,meus dedos vao ter que funcionar muito vou ficar na net o dia todo rsrsr.bom dia obrigada

  2. betty disse:

    Olá, Maria do Carmo:
    Calma, Maria! Seu relato está meio confuso e é bom você verificar o seu entendimento de tudo com outro endocrinologista, se possível. Ou com um clínico geral de confiança. Pelo que sei, o exame de ultrassom apenas constata a PRESENÇA do nódulo e não a sua malignidade. A existência do cancer se estabelece pela punção que, depois, precisa ser confirmada pela biopsia (pós-cirurgia). Já que não é um nódulo grande, o risco às cordas vocais não deve ser tão grande.

    O primeiro cirurgião que me examinou também disse que achava que os meus nódulos eram cancerosos. O segundo, entretanto, pediu a punção (que deu negativo) e me disse que apenas a biopsia daria a confirmação final. No fim, também deu negativo. Assim, tive que lidar apenas com o susto inicial e não com a concretização. Espero que este também acabe sendo o seu caso. Se não for, saiba que o tratamento é muito eficaz e muito mais curto do que a maioria dos tratamentos para outros canceres. Tenho vários posts que lidam com as experiências de pessoas que fizeram iodoterapia (especialmente o 9 e o 10).

    Nos conte depois o que aconteceu. Orando pela capacidade e fidelidade intelectual e manual das pessoas que cuidarão de você, Abs, Betty

  3. betty disse:

    Olá, Ester:
    Cheguei ontem de uma viagem para Moçambique e Africa do Sul, com um monte de tarefas esperando por mim. Mas deixe eu apenas dizer que a tendência é de retirar a tireóide (ou parte dela) quando se tem bócio/nódulos porque o seu crescimento pode prejudicar sua voz, garganta, aparência, etc (conforme a sua situação específica). Se o médico deixou a opção para você, pode ser que não tenha grande urgência. Depende muito tb da razão pela qual vc foi se consultar. Se já estiver sentindo algo lhe prejudicando, por exemplo, a pressa deve ser maior. Por outro lado, se não tiver sintomas prejudiciais, tv os especialistas concordem em esperar algum tempo para, depois, fazer outros exames comparativos.

    Se vc tiver como consultar um outro médico/endocrinologista, faça isto. Pegue uma segunda opinião franca (sem tentar forçar o médico a concordar com você que um adiantamento seja melhor). Pode ser que a garantia de ficar por muito tempo saudavelmente cuidando do seu filho seja realmente através de uma cirurgia logo. O blog está cheio de comentários de pessoas que passaram bem pela cirurgia e existem muito mais que se saíram tão bem que nem sentiram necessidade de olhar ou comentar num blog.

    É melhor pensar apenas nos problemas reais e não focar nos possíveis. Basta a cada dia seu mal, não é mesmo?
    Abs, Betty

  4. maria do carmo de brito rondelo disse:

    ola ,como vc me disse estarconfusa a minha descriçao resolvi escrever explicando melhor,fui ao endocrino pq havia engordado muito, e conforme lhe expliquei ele pediu alguns exames de tirioides,fiz exame de sangue e deu o limite ,mas dentro da normalidade,e fiz ultrasom da tirioides e constatou dois nodulos um do lado direito e outro do lado esquerdo,do lado direito,ele achou melhor fazer punçao que constatou o carcinoma….mas no exame fala de suspeita de carcinoma ….mas ele disse ja de cara que é cancer e pediu para que eu fosse ao cirurgiao de cacabeça e pescoço,e que eu teria realmente que fazer a cirurgia e pediu que levasse o papel escrito URGENTE, mas fiquei em duvida o porque entao colocam no reultado da punçao que é suspeita de carcinoma, sendo que ja o medico falou que é cancer?espero que tenha me entendido ,obrigada pela atençao e pelos cuidados.

  5. Analice Martins disse:

    Olá Betty, bom a minha história, aliás da minha mãe é bem complicada. Ela operou a tireoide em março e somente começou a tomar o Puran T4 depois de quase 15 dias, ela começou a ter um mau estar, desanimo e foi decaindo até cair em depressão. Nós não sabíamos desse tal de hormônio que repoe todos os dias e não buscamos informações do que seria a tal da tireoide. Minha mãe em junho tentou 3 suicídios e acabamos levando ela para o psiquiatra. Pra piorar não sabíamos desse negócio de tacha hormonal e o médico endrocnologista disse que a minha mãe estava com o hormônio alterado suspendendo assim o Puran por uma semana. Depois de quatro dias ela teve uma infecção respiratória e ficou internada na UTI, os médicos disseram que ela estava com a taxa de hormônio baixa, fizeram a reposição, deram antibiótico para curar a infecção e depois de quatorze dias, ela foi pra casa. Hoje ela está com o quadro psiquiátrico bem complicado. Tem alucinações, fala palavras sem sentido e fica o tempo todo achando que as pessoas estão falando mau dela e dizendo que está suja, querendo tomar banho o tempo todo. Está difícil mas eu creio que Deus está no controle de tudo. Que bom que vc teve sucesso e procurou saber como le dar com a situação. Nós fomos negligentes e imaturos por não procurar saber sobre a doença pois minha mãe já teve depressão e descompensação antes. Já que o nódolo na tireoide não era malígno, não necessitava imediatamente de uma cirurgia. Mas isso é para nós ficarmos mais ligados em tudo o que chega aos nosso ouvidos, devemos perguntar e pesquisar tudo para não comamos tudo o que nos oferece sem ter discernimento. Deus te abençoe.

  6. betty disse:

    Olá, Analice:
    Fiquei impressionada com o caso da sua mãe. Pergunto-me se ela já estava com hipo ou hipertireoidismo antes da cirurgia. Isto pode ser visto pelos exames anteriores de TSH/T3/T4, etc. Eu não sou especialista neste assunto. Para dizer a verdade, sabia muito pouco sobre o funcionamento desta glândula antes de aparecerem os meus nódulos. Apenas compartilhei as minhas experiências com parentes e amigos no blog e fiquei admirada em ver quantas pessoas desconhecidas começaram a acessar também.

    A minha sugestão é que vocês continuem indo aos médicos especialistas, preparando-se de antemão, não apenas com o calhamaço de papeis com exames e laudos que devem ter acumulados, mas com um resumo impresso, de uma página ou menos, relatando, cronologicamente, as datas com as consultas, exames, diagnósticos, passos e medidas tomadas. Já percebi que os médicos não tem tempo ou ânimo para olhar tudo e acabam ficando sem informações essenciais para dar seguimento. E aí, vá atualizando seu resumo de médico em médico, exame em exame, até encontrar uma solução. Eu gosto de anotar o que os médicos falam pois, muitas vezes, usam termos que não conheço e que não vou lembrar para me comunicar inteligivelmente em conversas posteriores.

    Se ela for idosa, também pode valer a pena consultar um geriatra. Pode haver problemas pre-existentes que não tem nada a ver com a tireoide ou ela pode estar tomando remédios que não combinam com outros….

    Fico contente que sua mãe tem uma filha tão atenciosa. Desejando a sabedoria e força divina para você.
    Abs, Betty

  7. Regina Celia disse:

    Eu queria saber se alguem que fez cirurgia de tireoide ficou com um tumefação no local da cirurgia. E se ficou o que o seu médico disse. Faz um mes e meio que operei e ainda doi o local da cirurgia e está duro.
    Alguém poderia me dizer quanto tempo demorou para sumir esta tumefação?
    Acredito que aqui seja um local para troca de experiências e por isto estou escrevendo a minha experiência.
    Abraços a todas
    Regina

  8. betty disse:

    Olá, Regina:
    Se vc olhar os meus posts 6 (perto do fim) http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1041#more-1041
    e 7 http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1090
    vc observará que eu tb demorei para a aparência da minha garganta ficar normal. Creio que pode continuar passando o creme, evitando o sol, e dando mais um tempo. Vamos ver se outros comentam também.
    Abs, Betty

  9. Edina Morales disse:

    Olá pessoal!
    Fiz minha cirurgia a dois dias, já estou em casa.Correu tudo bem, um dos nódulos era muito grande, tamnho de um ovo de galinha, o outro do tamanho de uma ovo de codorna, minha voz tá bem, cada dia ta melhor, meu pescoço ta movimentando bem,não fiquei com dor na garganta, estou engolindo bem, só o corte que doi um pouco.Achei q fosse pior, mas Graças aDeus fui abençoada.Agora é só esperar a biopsia q sai daqui uns trinta dias.Essa é a minha preocupaçãp.Fiz tireoidectomia parcial.Para os que estão sofrendo da mesma situação fiquem tranquilos, porque realmente a recuperação só depende de vc e de sua fé.
    Grande beijo!

  10. Regina Celia disse:

    Oi Betty, eu queria saber se voce saiu do hospital tomando Synthroid 100 ou se passou pela escala como de costume, 25, 50, 75 e finalmente 100. Sobre minha cicatriz nao ficou boa mesmo nao, acho que vou conviver com ela. Ninguem respondeu esta minha questao. A Thais me escreveu e somente agora ela está fazendo os preparativos para a iodoterapia e diz que esta se sentindo muito mal com quase 2 meses de espera, sem reposicao hormonal.
    beijos

  11. betty disse:

    Olá, Regina:
    Saí do hospital tomando Synthroid 100. Mas nem todo mundo é assim. Alguns vão aumentando, ou diminuindo. Eu mesma preciso voltar ao endocrino para verificar se estou com a dosagem certa, já que faz mais do que um ano desde que fiz testes. Continue passando creme e não exponha a cicatriz ao sol. Coitada da Thais. Fico contente que vocês estão mantendo contato. Abs, Betty

  12. Roseana disse:

    Bom Dia amigas “Tiroidianas”
    Hoje estão fazendo 10 dias da retirada da minha Tireóide, e continuo não mexendo bem com o pescoço. Achei que fosse mais tranquila a minha recuperação. Estou tomando Syntroide 75. Não tenho dor quando me alimento, e minha voz está normal, só que falo muito e não sei se isso pode influenciar na minha recuperação.
    Está um pouco inchado e com uma cor amarelada, como se eu estivesse passando iodo. Continuo usando o microporo, que por sinal dói muito quando tiro a cada 3 dias, meu médico disse para eu não passar nada no corte.
    O resultado da biopsia sai daqui 20 dias, e estou preocupada. Beijos meninas!

  13. lucia disse:

    Olá!

    Fiz tiredoidectomia total em 09.09.
    Tinha nódulos, descobertos desde 1998. Até outubro / 2009, minha glândula funcionava normalmente. Em janeiro/2010, quando fiz novos exames, estava com hipertireoidismo.

    Sofri um bocado com os sintomas e a utilização do tapazol (medicamento usado para bloquear a produção de hormônios.)
    As taxas do fígado(transaminases) se elevaram. Meus cabelos começaram a cair e foi um tal de sobe-e-desce de taxas, que ninguém acreditava.

    Enfim, a cirurgia foi marcada. Deveria ter acontecido em l9.08.
    Não deu! Uma gripe decidiu instalar-se em meu organismo e, como se não bastasse, os hormônios – t3 e t4 – que estavam mais ou menos equilibrados, subiram, assustadoramente, trazendo assim, mais desequilíbrio emocional, mais falta-de-ar e mais dores pelo corpo…. consequentemente , mais tapazol…. Um drama!

    Acabou dando tudo certo!
    Finalmente, em 09.09, a cirurgia foi feita.

    Estou ótima! Tudo correu em perfeita harmonia, menos a garganta que se ressentiu um pouco por conta do entubamento… mas, nada que um antiinflamátorio não resolvesse… E quando tusso, dói um pouquinho, ainda!

    Estive tão maltratada pelo do hipertireoidismo que qualquer coisa que fique no lugar dele,como o T4 – pelo resto da vida – será MUITO benvindo!.
    rsrsr…

    Tenho só que AGRADECER À DEUS pela minha sorte!

    No dia seguinte à cirurgia, comecei a tomar o puran T4 em doses de 25 mcg, durante 5 dias, depois de 50, mcg por mais 5 dias e agora estou utilizando o de 75 mcg… até sexta-feira … No próximo sábado, farei novos exames pra ver se ainda há necessidade de aumentar a dosagem ou se pára por aí…

    O resultado da biópsia já saiu. Tinha adenomas microfoliculares (5) , ocasionados por tireoidite crônica imunopática (Doença de Hashimoto). Um deles tinha quase quatro cms de diâmetro e era mergulhante.
    A doença de Hashimoto, normalmente provoca hipo… (estranho, né?)

    Fico imaginando que, se não fosse o medo, já estaria livre dessa tireóide há muito tempo! Ter-me-ìa poupado muito sofrimento!…
    Mas, é assim mesmo!Tudo tem seu dia certo pra acontecer!!!

    Claro que todo organismo é diferente, eu sei, mas, em qualquer situação, devemos livrar-nos do medo, pois ele NUNCA será um bom conselheiro!

    Olha, Roseana, no lugar da minha cicatriz ainda está um pouco inchado e até ontem, ao redor dela , também estava um pouco amarelado… hoje, já não está mais. É normal… não se preocupe, amiga!

    Enfim, desejo à todas vocês “BOA SORTE”, e CORAGEM!
    Cheiro!

  14. Carla disse:

    vou ter que operar minha tireoide gostaria de saber quantos dias volto a minha vida normal?
    atenciosamente desde ja…

  15. Carla disse:

    vou ter que operar minha tireode
    gostaria de saber com quantos dias eu volto a minha vida normal

  16. andreia disse:

    Olá!!! Minha filha vai fazer 12 anos este mês e està com hipertireoidismo, ela ficou com os olhos esbugalhados mas agora por causa do medicamento para o hipertireoidismo esta estão melhores,mas o pescoço bócio dela esta meio grande e aí fico na duvida pq se ela fizer radioiodo o bócio pode diminuir mas aí os olhos vão piorar e ela sofre muito com este problema dos olhos pq na escola ficam zuando dela chamando de zumbi de simpson
    e então pensei em fazer a cirurgia para a retirada da tireóide pois aí não interferiria nos olhos e resolveria o problema do bócio mas fico com medo queria saber se tem perigo de ficar sem voz ou com problemas pra falar pois conheço uma senhora que fez uma cirurgia a uns 30 anos atrás e ficou com falha ao falar muitas vezes a voz dela não sai mas não sei se foi de tireoide ou algum outro problema que ela teve! Então eu gostaria de saber quais são os verdadeiros riscos desta cirurgia!!! MUITO OBRIGADA! UM ABRAÇO!

  17. betty disse:

    Olá, Andreia:
    É difícil quando nossos filhos sofrem, não é? Entendo perfeitamente pois já criei quatro e agora ainda estamos incluindo os netinhos no nosso coração.

    Você está certa em perguntar e pesquisar sobre qual seria a melhor opção para sua filha. Mas eu sei quase nada sobre hipertireoidismo, já que não sofri disto. Não tive nem hipo nem hipertireoidismo. Passei pela cirurgia por causa de nódulos que estavam começando a prejudicar a minha voz e garganta e que poderiam ter sido cancerosos (mas não o foram). Continue investigando, indo nos médicos que já lhe ajudaram com os olhos, ou pedindo indicações de especialistas a eles. Converse com as pessoas nos consultórios, com amigos…

    Acima de tudo, peça orientação a Deus para que ele lhe coloque no caminho das pessoas que podem ajudar. E continue demonstrando amor a sua filha, encorajando-a a estudar, aprender e crescer apesar da falta de respeito dos colegas. De repente, no futuro, ela poderá olhar para trás e perceber que ela estava sendo protegida, neste modo que nunca teria escolhido, de perigos ainda maiores.

    Eu mesma parecia um palito muito comprido até uns 17 anos (tenho um metro e setenta e oito) e sofria por causa disto durante a adolescência. Mas isto foi tempo suficiente para afastar rapazes que não teriam realmente me amado e me guardar para aquele que me faria feliz e que seria meu marido (já fazem 37 anos). Agora dou graças a Deus por isto e por muito mais. Tem tantas coisas no meu passado que pareciam ruins ou chatos, mas que viraram a base da minha formação e amadurecimento. Isto não significa que escolhi os sofrimentos dos meus filhos, ou que não tentei evitá-los, mas foi uma das coisas que me ajudava a não desesperar.

    Isso porque os filhos de Deus, que tem um relacionamento com ele porque sabem que Jesus morreu no lugar deles, confirmam repetidamente que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu propósito (como o apóstolo Paulo escreveu na sua carta para os Romanos (capítulo 8.28).

    Que Deus lhe conceda paz e sabedoria.
    Abs, Betty

  18. Samantha disse:

    Olá! Fiz uma cirúrgia de retirada do nódulo no bócio, o nódulo estava crescendo para dentro então olhando por fora nem parecia que eu tinha ele, tem 37 dias que eu operei e graças a DEUS a cirurgia foi um sucesso foi muito tranquila eu não esperava que fosse tão tranquila como foi graças a DEUS mesmo, hoje estou bem ja voltei a trabalhar, a minha voz está bem normal, e o médico só pediu pra eu evitar tomar sol no local do corte evitar cantar muito, estou tomando o puran T4 de 75mg o resultado da biópsia ja chegou e graças a DEUS era benigno.Abraços a todos e Boa Sorte na recuperação.

  19. neidinha disse:

    Olá pessoal, estou muito preocupada. Há 5meses que fiz uma cirurgia total de tereoide, a biopsia deu maligno agora fez a citolargofia e exames de sangue e ultrasongorafia cevical q constommuais alguns foliculos, a medica suspendeu o iodo q ue iria tomar e mandou eu fazer uma nova pulcao, p ver se e preciso de unova cirurgia, alguem já passou por isso me da uma solucao.

  20. Berta Reis disse:

    Olá!

    Há muito não vinha consultar o “n/blogue” por variadíssimas razões. Mas hoje cá estou.

    Talvez não se recordem, mas sou a Betinha que há cerca de um ano fiz uma cirurgia retirando o lado esquerdo da tiróide. E estou até hoje a ser acompanhada pela médica de endocrinologia do Hospital onde fui operada.

    Estou a tomar uma compensação para ajuda da parte direita, (que resta) e também um medicamento em gotas para fixar no organismo, o cálcio que vou ingerindo. Tomei no início cálcio.

    Mas estou aqui para dizer à ELENICE que eu também sinto incómodo no ouvido do mesmo lado. Já fui a 3 otorrinos, fiz alguns exames e a própria médica de endocrinologia também tem conhecimento, mas não relacionam com a cirurgia.

    Acontece que este incómodo no ouvido, comecei a senti-lo antes da cirurgia, embora já há anos tivesse alguns problemas com o mesmo. Também comecei a ter problemas na cervical ,junto à cabeça, antes também da cirurgia. Era uma situação também anterior de há uns anos e que se acentuou com este episódio da tiróide.

    Entendo que como a tiróide “mexe” com todo o organismo, é muito natural que problemas que tenhamos antigos, venham à tona e se manifestem! Nós, pacientes, é que acabamos por sentir os problemas, por vezes inexplicáveis para os próprios médicos, digo eu!

    Temos que ter paciência, ir vigiando, tomando a medicação e fazendo os exames e se Deus quizer, ultrapassaremos todas(os) estas situações.

    Pelo que vemos, são situações muito comuns e infelizmente a atingir hoje em dia muita gente! Segundo li, nos USA, já nascem crianças com problemas de tiróide!

    Terá a ver com a vida actual tão agressiva??? Será uma das razões concerteza!

    Beijos a todas(os), muita saúde e MUITA FÉ!

    Betinha

  21. betty disse:

    Querida Neidinha:
    Entendo que você deve estar preocupada e espero que logo-logo consiga as respostas que esteja querendo. Eu pessoalmente não tive que lidar com cancer e, portanto, não posso lhe ajudar com isto. Mas faça a sua punção e siga as instruções médicas. Tente acalmar seu coração, procurando aproximar-se do conhecimento do amor e conforto de Deus. Desejo-lhe o que o apóstolo Paulo almejava para seus leitores na sua carta aos Filipenses (4.7) — “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Falo mais sobre isto, quando respondo a vários outros comentários neste e nos outros posts sobre o assunto no meu blog que aparecem antes e depois deste.

    Pedindo a consolação e orientação de Deus, para que Ele possa conceder sabedoria, consideração e jeito no lidar aos seus médicos e aos assistentes nos lugares em que fará avaliações, exames e tratamentos.

    Pode nos mandar mais notícias e impressões. Talvez seja melhor até se comentar nos posts 9 ou 10, pois falam especificamente do tratamento pós-cirurgico para cancer.

    Abs, Betty

  22. neli disse:

    Fiz uma ultrasson de rotina e constatei um nódulo na tireoide, fiz a biopsia e deu negativo para malignidade, repetir a ultrasson dois meses depois e contatei que já havia mais uns dois nodulos menores, que poderia ir aumentando pelo tempo que já crescera o outro, o medico resolveu operar, me disseram busque outras opiniões, eu até pensei em fazer issso , mas como passaria por uma equipe médica entre endocrino, cirurgião e equipe, eu optei por fazer a cirurgia como a medica recomendou, o cirurgião marcou a data e eu fiz a cirurgia, um pouco triste pois ele não respondia as perrguntas, apenas afirmava ou negava algo que eu queria saber, pedi ao meu marido que não me deixasse só nem um minuto no pós cirurgico, mas não permitiram ele ficar, entrei na sala de cirurgia mais ou menos as 16:00 hs com saida ás 17:00 hs e talvez um pouco mais, retornei na agonia de meu esposo as vinte e trinta mais ou menos, o medico diss ao meu esposo que deu um pouco de trabalho mas que eu já ia descer e estava bem, quando sou be disso, depois o procurei e perguntei o porquê e ele apenas respondeu monossilabicamnete que “foi coisas de cirurgia”, fiquei chateada porque até aqui ele continua a falar monossilabicamnete, hoje eu liguei para ele que meu atestado venceu os 15 dias e ele apenas respondeu : volte ao trabalho…está tomando o remedio que receitei….então é só isso. eu falei e ai….ele respondeu…se não puder te ver hoje, segunda feira a senhora vai ao meu consultorio. Estou como qualquer pessoa cheia de dúvidas, ainda com dores, um edema no pescoço, um pouco rouca e ao pegar peso ou fazer esforço sinto queimar o local da cicatriz, acredito que seja normal, mas não para enfrentar um plantão de 24 horas no trabalho, estou me sentindo perdida, mas tentando manter a calma, a biopsia será vista por ele segunda feira, mas já fui liberada para trabalhar…bom, não me trataram mal, mas não me acolheram, seria bom verem isto, que tudo parece normal para eles, mas para nós é uma situação delicada. hoje 13/10/2010 estou escrevendo meu desabafo , que Deus nos ajude e possamos todos ser vitoriosos nesta batalha… bjs

  23. betty disse:

    Olá, Neli:
    Seria bom se os hospitais e clínicas exigissem dos médicos passarem por um curso de relacionamentos antes de contratá-los.. E aí, de cinco em cinco anos, fazerem uma avaliação usando pessoas de fora (tipo auditoria). Os reprovados poderiam ter uma segunda chance, sendo colocado num tipo de reality show interno como pacientes sendo tratados por médicos que combinam todas as falhas e grosserias observadas. Creio que isto faria uma grande diferença, e humanizaria o tratamento. Alguns nem olham na cara da gente! E isto em hospitais de referência, sendo pessoas reconhecidas como especialistas. Quanto mal eles fazem enquanto supostamente zelam por nosso bem!

    Por outro lado, existem médicos, técnicos e enfermeiros que parecem anjos do céu de tão gentis e carinhosos que são. Quase que dá vontade de permanecer doente só para continuar sendo alvo dos seus cuidados!

    Quem sabe, talvez seu doutor teve um monte de problemas esta semana que já terão passado quando você for lá na segunda. Cuidado para não ir de cara feia. Dê uma chance para ele se redimir. Leve todas as perguntas por escrito e anote as respostas.

    Conseguiu trabalhar? Pelo que sei, a maioria volta ao trabalho dentro deste prazo. A área da cicatriz vai incomodar por um tempinho anda.
    Espero que logo tudo estará resolvido. Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  24. Sandra disse:

    Ola, em Fevereiro/2010 descobri um caroço na minha garganta, e foi constatado atraves da ultrasson um nodulo de aproximadamente 3,5 cm, fiquei muito apreensiva e luto desde entao com os recursos do SUS, recentemente tive o resultado da punçao que deu negativo para malignidade,assim fui encaminhada para cirurgia, agora aguardo a liberaçao, mas tenho receio no pós-operatorio, sobre o risco de sequelas e se a dor é suportavel. Tenho fé que isso é apenas um meio de Deus testar nossos limites, nossa força e nossa determinaçao. Vou vencer.

  25. Juliana disse:

    Olá

    Tenho 27 anos e em fevereiro de 2010 descobri que tenho hipertiroidismo( doença de graves), estou tomando tapazol e o medico me indicou a cirurgia, não conheço ninguem que fez, e gostaria de tirar umas duvidas podem parecer bobas mais existem,o corpo de vcs mudou depois d tirar a tireoide, a voz ficou normal, ouvi dizer que começa a crecer pelos ( é verdade isso?), com quantos dias vcs voltaram a ter uma vida norma?,

    Um grande abraço.

  26. elza rodrigues disse:

    olá juliana, fiz a cirurgia da tireóide em julho, foi tudo normal,nao tive dores, o sinal está desaparecendo,tomo o eutirox 125,cálcio depois da cirurgia, a única coisa q fiquei foi a minha voz q está um pouco rouca e sinto um nó subri e descer do estomago até a garganta e um pouco de sufocamento, a minha médica disse q é normal ,vou ficar boa em nome de Jesus, confio Nele.sou professora de idosos, no momento estou sofrendo um pouco mas creio q vai passar.
    um gde abraço e Deus te abençoe.
    prof. elzinha de maringa-pr

  27. Janete Becker disse:

    Olá, em julho deste ano senti um nódulo do lado direito. Consultei com clinico geral é passou para o especialista cabeça e pescoço, porque aqui na minha cidade não tem endocrinologista pelo SUS. Na ecografia apareceu dois nódulos no lado esquerdo 1,3cm e lado direito 3,4cm, fiquei apavorada, e levei ao medico o resultado ele falou se fosse só o maior faria imediatamente a cirurgia mais tinha o menor, ai ele pediu uma punção que aliais doeu muito, no resultado da punção só avia um nódulo no lado direito o do lado esquerdo tinha sumido, erro do exame ou MILAGRE, eu acredito que foi um milagre. Há uns dias atras tomei a eucaristia e o Padre me deu um pedaço daquela que ele consagra e apresenta no altar, sei que todas as eucaritias são consagradas junto, mais aquela foi especial para mim eu senti que tinha uma coisa diferente e pedi para que Deus curase naquele momento, fui para o banco de cabeça baixa e pedindo cura Senhor, cura Senhor enquanto ia passando aquela hostia sagrada na minha garganta, senti sim uma coisa diferente aquele dia não sabia o que era hoje posso dizer que foi o milagre da eucaristia que tirou aquele nódulo. A punção deu negativo para maligno e acho que consigo fazer a cirurgia em janeiro de 2011. Eu falo e provo porque tenho os dois exames um com dois nódulos e outro com um nódulo. Acredito, confio e espero em Deus sempre, que Ele nos ajude sempre. Amém.

  28. valquiria disse:

    minha mae vai operar dia 13/01,Gostaria de saber se a hora que respira a voz faz barulho de assobio,é normal.O medico deixou para operar este dia pois não há perigo,ela ira tomar iodo por 12 dias antes da operação.Abraços espero respostas.

  29. terezinha disse:

    Valquíria o que Jesus diria a você??? Tua fé te curou!!! Glória a Deus por isso!!! Vc não tem que provar nada, milagres existem sim!!! Eu sei que existem!!!

  30. Rose disse:

    Fiz a cirurgia da retirada total da tireoide dia 10/01 e percebo que estou muito inchada…até meu rosto está inchado. Será que é assim mesmo? Seria por causa do remedios e do soro que tomei?…quando será que esses sintomas desaparecem?

  31. Ademaria disse:

    Tudo indica que vou fazer ciurgia pois a tireoide esta bastante aumentada os nodulos são mergulhante e a minha voz ta ficando rouca gostaria de saber se depois da cirurgia a voz volta ao normal ou vai piorar sou professora estou muito preocupada se tenho condicõrs de voltar a da aulas normalmente espero confiante em deus que sim.

  32. disse:

    Olá a todas. Fico emocionada por ler tantas histórias de superação. As dúvidas são sempre as mesmas para quem sofre de algum incômodo. As respostas ajudam a entender um pouco já que os médicos esclarecem 95% e são exatamente os 5% restantes que fazem a diferença. Estou atualmente com um caso na família. Já foi feita a punção e recomendado a cirurgia para a retirada dos nódulos (bem salientes).Amanhã será a cirurgia! Tenho a esperança de que tudo vai dar certo!
    grande abraço

  33. betty disse:

    Olá, Fé:
    Fico contente que achou conforto nos posts e comentários. Que Deus oriente as mãos e as mentes dos doutores e cuidadores para que tudo possa correr bem.
    Abs, Betty

  34. APARECIDA disse:

    EU FIZ A CIRURGIA DA TIREOIDE DIA 25 DE OUTUBRO E MINHA VOZ AINDA N VOLTOU EU ESTOU MUITO TRISTE MINHA VIDA PERDEU A GRAÇA EU FIZ O EXAME E DEU PARALISIA DO LADO DIREITO ESTOU FAZENDO FONO MAIS CONTINUA DO MESMO GEITO O QUE EU FAÇO
    OBG

  35. Liege disse:

    Oi a gente acha tão dificil fazer a cirurgia que quando lê pessoas dizendo que esta tudo bem e que deveria ter feito antes..confesso que dá um alento!!
    Tenho 3 nodulos ..um suspeito ,um coloide e um misto.Todos pela punsão de suspeita benigna,mas certeza só depois da cirurgia,em deles cresceu absurdamente em 1 ano de acompanhamento.Bem então vamos “para a faca”,colocamos o medo no cantinho do peito,pensamos no sorriso de quem a gente ama e coragem.
    DROGA ESTOU COM MEDO!!! Mas é bom ler relatos de gente q passou bem por tudo isso e por outros q passaram por percalços, e mais o menos saber o que esperar!
    Boa sorte a todos nós…e espero por outro post daqui a algumas semanas..dizendo ai gente estou bem e vcs???!!
    Beijos..valeu

  36. betty disse:

    Quando será sua cirurgia, Liege? Vou orar por vc. Abs, Betty

  37. VASTI AMARO disse:

    Vasti

    12 de março 2011

    gente, fiz cirurgia da tireode total, acompanha de dois nodulos, antes da cirurgia fiz biopsia com resultado negativo a malignidade graça a Deus!. hoje estou com 9 dias, amanhã irei tirar os pontos . Estou muito preocupada porque esta um pouco inchado(tipo uma papada no local.Gostaria de saber se é normal.

    abraço!
    Vasti

  38. ARY SILVA disse:

    Gente abraços a todos!! fiz tireoidectomia total dia 02/02/11.pois apareceu um nodulo ,e na punçao,foi detectado malignidade. o pos operatorio foi tudo bem,apo 30 dias começei a dieta de iodo para fazer a PCI .mas agora estou sentindo um mal estar terrivel no corpo ,dores nas juntas ,os braços e a pernas parecem que estao perdendo a força.terrivel.estou ficando preocupado,sera que tudo que estou sentindo ,é pela falta dos hormonios? pois 50 dias apos a cirurgia ,ainda nao começei a fazer a reposiçao dos hormonios ..meu retorno ao medico é daqui a 5 dias ainda..um abraço a todos que estao passando pelos mesmos problemas.e vamos colocar tdo nas maos de DEUS.

  39. betty disse:

    Olá, Ary: Realmente, a falta de hormonio causa muitos transtornos em nosso corpo. Você já leu meus posts subsequentes? O 8, 9 e 10 falam muito sobre radio-iodoterapia, também nos comentários. Vou copiar um que recebi uns dois atrás (está no número 8), para você ter um pouco mais de informação quando falar com seu médico. De qualquer jeito, parece-me que o tempo de espera deverá estar chegando ao fim e você pode ter esperanças renovadas que logo-logo você poderá re-assumir sua vida normal, até de maneira melhor e mais consciente dos pequenos detalhes e bênçãos que antes talvez passaram despercebidas. Que Deus o abençoe. Betty
    11/03/2011 às 9:20 pm

    Olá pessoal, tudo bem? Hojé tive alta da radioiodoterapia, foi uma sensação muito boa ver a rua, as pessoas e compartilhar alguns momentos com meu marido, realmente são alguns momentos, já que tenho que manter um isolamento parcial durante 5 dias aqui em casa. É uma maravilha comer a comidinha de casa, e estar agora no computador e no conforto do lar. Durante um mês tive que suspender o sal com iodo e tudo que era embutido e feito fora de casa, comia apenas em casa e utilizava o sal sem iodo, que comprei numa farmácia de manipulação. Foram dias complicados, parece que quando você não pode comer algo, aí é que dá vontade. Não precisei parar o sythroid, pois utilizei uma medicação dois dias antes da radioiodo, isso foi muito bom, não tive os sintomas do hipotiteoidismo e pude continuar minhas atividades. Essa medicação é muito cara, o nome dela é thyrogen e muitas vezes o convênio não quer pagar, mas não tive nenhum problema com o meu convênio, mesmo porque é obrigação deles pagarem quando o médico solicita. Então se alguém tiver alguma dificuldade é só recorer as normas da ABNS, como informou a Bethy anteriormente. Mas o problema maior é ficar isolada durante 3 dias, sem ter contato com ninguém, isso foi muito difícil para mim, os sintomas também foram ruins e ainda não passaram, senti enjoos e meu rosto ficou inchado, as glândulas salivares inflamaram, parecia que eu estava com cachumba, portanto se alguém for passar por este procedimento é importante levar balas azedas, ajudam a estimular as glandulas e tomar muita água, para que a radiação vá embora logo. O quarto é todo encapado com papel filme e tudo que levar para o quarto tem que jogar fora, portanto levem tudo velho. Na quarta-feira vou realizar a pesquisa de corpo inteiro, e aguardar o resultado. É muito importante lembrar que esses momentos difíceis passam, e isso dá um alívio e um esperança grande quando você está passando por ele.
    Tenham muito boa sorte, e se alguém precisar de alguma informação sobre a radioiodo, estou a disposição.
    Muito obrigado Beth, você é uma pessoa especial, que conseguiu e consegue ajudar muita gente com a criação desse blog.
    Abraços, Simone Mattos

  40. betty disse:

    Olá, Vasti. É normal, sim. Me preocuparia apenas se a “papada” continuasse depois de alguns meses. Converse com seu médico quando for tirar os pontos para ver qual creme passar e o que deve evitar (sol direto, alguns movimentos talvez).
    Um abraço para você. Betty

  41. ARY SILVA disse:

    ola BETTY ,,obrigado pelo esclarecimento,fico mais aliviado sabendo que estes Sintomas PELA FALTA DOS HORMONIOS sao normais.grato fique com DEUS.

  42. Simone Mattos disse:

    Oi Ary, meu nome é Simone e também participo do blog da Beth. Eu li o seu comentário sobre os sintomas que está tendo no seu corpo (creio que você esteja em hipotireoidismo, em função da falta de hormônio). Também passei pela tireoidectomia total e sai da cirurgia com reposição hormonal baixa. Nos primeiros dias não senti nenhuma alteração do hipotireoidismo, mas depois de uns quinze dias começei a ter os sintomas parecidos com o seu, me doia muito o corpo todo, e mais especificamente as pernas, doia muito, a impressão que dava era que os ossos doiam, as pernas pareciam que pesavam muito quilos, começei a me sentir desanimada, ao redor dos meus olhos incharam, liguei para minha médica e ela resolveu aumentar a dosagem hormonal, tomava 50mcg, passou pa 88mcg. Depois de alguns dias começei a melhorar e fiquei umas duas semanas bem, porém os sintomas começaram novamente, ela passou para 100mcg, agora estou bem, isso já faz mais de um mês. Ela me orientou que para realizar a radiodoterapia, teria que ficar por um período de 1 mês sem o hormônio, mas que existia uma medicação que se chama thyrogen a ser tomada duas doses antes da radiodo e que não precisava parar o hormônio. Quando ela me falou dessa possibilidade, fiquei animada, pois conseguiria manter minhas atividades normais (com o hipotireoidismmo fica difícil manter as atividades, além do cansaço, dá muito sono), ela prescreveu a medicação e logo em seguida fui para avaliação com a medicina nuclear, lá mostrei a solicitação da médica e o médico me orientou que eu teria que solicitar para que o convênio comprasse e mandasse para o hospital. Fui até o convênio (achei que eu teria a maior dificuldade, pois a dose é cara e geralmente eles não querem liberar) e lá eles eftuaram a compra da medicação. Passei o mês que antecedeu a radioiodo bem, agora é aguardar a PCI, que será realizada na quarta-feira. Ary, nossa situação é delicada, ficamos sensiveis por ter tido cancêr, e logo vem o medo da morte, mas temos que reagir, porém com os sintomas do hipotireoidismo fica mais difícil, pois ele também causa um humor depressivo, parece que neste momento nada ajuda, não é? Li muita coisa sobre o cancêr da tireoide e o blog da Beth tem me ajudado muito, eu procuro me informar o mais que eu posso e buscar as alternativas para sofrer menos. A minha sorte Ary é que eu consegui uma médica maravilhosa e que me dá muitas informações, até informações a respeito dos direito que uma pessoa que teve cancêr possui. Ela me indicou um livro muito bom que me ajudou a correr atrás de alguns diretos “Câncer Dreito e Cidadania”- Antonieta Barbosa, a autora também teve câncer, é advogada e precisou lutar por muitas coisas. Neste livro ela passa muitas informações. Se precisar de alguma coisa que eu possa ajudar, mande e mail.
    Abraços
    Simone Mattos

  43. ARY SILVA disse:

    oi Simone com esta??agora vendo seu comentario fico mais aliviado,,nao esta sendo facil todos esses sintomas nao!! mas acho que tdo faz parte do processo de cura né??agradeço sua atençao,e espero tao logo, começarei a tomar os hormonios,meu corpo volte ao normal..fico super feliz em saber que vc esta bem.mesmo ter passado por toda essa tempestade tireoidiana.abraços e fique sempre com DEUS.

  44. Simone Mattos disse:

    Olá pessoal tudo bem? Reinterando o comentário anterior sobre a medicação Thyrogen. Caso alguém tenha dificuldade com o convênio recorrerer as normas da ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar,(entre no site e acessem o rol de procedimentos, RN 167/08) não ABNS como coloquei anteriormente, desculpem a informação equivocada.

    Oi Ary, espero que fique bem e que a tempestade tireoidiana (gostei do termo que utilizou, acho que descreve muito bem o que sentimos)também passe para você.

    Abraços Simone Mattos.

  45. VASTI AMARO disse:

    Olá, amiga!
    Estou hoje com 15 dias de operada da tireode total, ja retornei ao medico por conta de uma inchaço, estou medicada.Porem esqueci de perguntar se ja posso tingir os cabelos?,
    uso (tintura da vita derm).

    beijo!
    Vasti Amaro

  46. betty disse:

    Olá, Vasti:
    Creio que o impedimento para tingir os cabelos é para quando se for fazer o exame relacionado com a radio-iodoterapia. Veja http://tireoideloucatireoide.blogspot.com/2010/04/metodo-serve-de-atalho-para-analise-da.html e pesquise mais sobre o assunto, se você estiver com câncer. Se o resultado da biopsia foi benigno, então provavelmente não tem problema, mas não custa consultar seu médico. Abs, Betty

  47. dinnah lima disse:

    Bom Dia!

    Estou com um mes e 10 dias de operada de tireoide total.
    com quantos dias posso fazer os afazeres domesticos?,levando em cosideração que ainda sinto bastante incomodo na região do pescoço.com um pouco de inchaço.

    obrigada!

    Dinnah

  48. betty disse:

    Olá, Dinnah:
    Normalmente, a pessoa operada de tireoide já pode voltar ao trabalho neste prazo. Mas se o seu pescoço estiver lhe incomodando ainda, vale a pena consultar o cirurgião ou seu clínico geral ou seu endócrino para ver como melhorar e se adaptar.
    Abs, Betty

  49. neide disse:

    Olá, Betty já faz um ano que decobri que estou com hiportireodismo mais meu medico ñ estava sendo muito leal..então só agora mudei de médico,levei todos os meus enxames para ajudar no andamento do tratamento.Logo na primeira consulta ele já mim encaminhou para uma cirurgia de cabeça e pescoço;pois estava com um nodulo no lado esquerdo medindo 2,4 cm ela falou que teria quer retirar a glandula total pois ñ estava servindo.a um ano atraz tinha feito duas bipsia e tinha dado insastifeita mais o meu medico ñ tinha mim falado isso, só falou que estava tudo bem.mais o novo medico falou que provavelmente seria maligno…fiquei com um pouco de medo mais entreguei a deus ..tenho que esperar o resultado da biopsia para marca minha consulta…mais estou preocupada por causa do recuperação da cirurgia..tenho q volta ao trabalho logo e a escola..Reza por mim..e q deus te abençoi ..

  50. betty disse:

    Olá, Neide:
    O meu primeiro médico também me disse que meus nódulos provavelmente seriam malignos, mas não foram. E nem mandou fazer a biopsia para confirmar. Simplesmente me encaminhou para entrar na faca, usando como argumento uma suspeita que acabou sendo falsa. Mas foi bom tirar a minha tireoide de qualquer jeito porque os nódulos estavam começando a entrar nas minhas cordas vocais, pelo crescimento continuado. Adiar a cirurgia poderia ter causado complicações nesta área.

    Eu vou fazer 60 anos no fim deste ano e sempre procurei andar com Deus. Tenho aprendido (e ainda estou aprendendo) várias coisas neste caminhar. A nossa tendência natural é de ficar procurando (e recriminando) causas por nossos problemas. As causas podem ser reais, mas podemos sofrer muito com isto, pesquisando, acusando, reclamando, relembrando, nos vingando… Ficamos amargos, tristes, revoltados…

    Deus, na Bíblia, nos permite ficar tristes, chorar, lamentar… Mas não devemos permitir que a amargura cresça dentro de nós. Afinal, Ele está no controle e pode ter algo especial para experimentarmos, vermos, fazermos, aprendermos–exatamente no meio (ou através) deste sofrimento específico. Tenho experimentado isto tantas vezes. E em tantas situações. E olho para trás e penso–Meu Pai, como teria sido melhor se eu simplesmente tivesse deixado tudo nas Tuas mãos e procurado enxergar as oportunidades, as bênçãos e as lições nesta situação! Até nas situações mais difíceis!

    Portanto, lide com sua realidade atual com olhos abertos. Procure conhecer o Deus a quem você me pediu para rezar, através do seu filho Jesus, quem disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6). Vou orar para que os nódulos sejam benignos mas, ainda se não forem, saiba que este câncer é um dos mais fáceis de ser tratado e curado. Que a graça do Senhor Jesus Cristo seja com o seu espírito.

    Um grande abraço, Betty

    P.S. As outras declarações sobre a Bíblia são baseadas nas epístolas aos Filipenses 4, versículos 6-8, aos Hebreus 12, versículo 15 e aos Romanos 12, versículo 15.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > junho > 3 > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)