Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > junho > 3 > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Fiz a cirurgia porque estava com bócio na glândula tireóide. Entretanto, olhando para mim, ninguém notava. Isto porque era “mergulhante”—os nódulos estavam crescendo para dentro e não para fora. Na segunda semana pós-cirurgia, entretanto, se você batesse o olho em mim (e soubesse falar “tireoidês”), você diria logo que eu estava com “bócio”. A área da tireóide continuava mais inchada do que nunca. E dolorida quando mexia com a cabeça. Doía quando bebia água e engolia, especialmente de manhã. O desconforto que estava localizado nas costas migrou para a frente, irradiando do local “mexido” para o lado oposto (o esquerdo agora). Era como se estivesse comprimindo músculos ou nervos. Imagino que era por isto que continuava muito rouca também. Afinal, devia estar igualmente “inflada” para dentro, quanto para fora. Apenas nas últimas três noites é que percebi que estava doendo bem menos para me virar de lado, e que estava “achando canto” sem problemas maiores.

lucasflowers

Flores recebidas alguns dias depois da cirurgia, com vaso e tudo, encomendadas, através da Internet, de Bangladesh

Mãe, damos graças a Deus que tudo correu bem com a sua cirurgia. O Lucas está ansioso para ver você e todo o resto de sua família brasileira… e nós também. Beijos dos seus filhos e do seu netinho. David, Taara e Lucas

Ontem se completaram quinze dias desde a remoção. A garganta continua inchada e multicolorida (por eu ser muito branca, dá para enxergar quase todas as cores do arco-íris nela), mas a protuberância está menos saliente. Tenho um papo debaixo do queixo que vai um pouco além do normal. Algumas pessoas me falam que minha voz está melhorando, mas ela continua bastante rouca. Mas o que mais me incomoda é que não consigo cantar uma melodia. Nem solfejar. Estas duas aptidões agora viraram a minha medida de recuperação de voz!

Já que planejamos viajar para a América do Norte no dia 24 de junho, marquei logo uma visita à endocrinologista que havia consultado antes, para poder me preparar e prevenir.  Entreguei uma carta do cirurgião para ela, e ela me atendeu com muita delicadeza. Ouviu e respondeu às minhas perguntas sem demonstrar pressa nem impaciência. Já que me queixei de ter acordado duas vezes com dormência em ambos os braços, resolveu continuar com o cálcio (Oscal D) duas vezes por dia. Também passou uma pastilha de Fonergin de quatro em quatro horas (enquanto necessário) para ajudar a desinflamar a garganta.

Devo fazer um exame daqui a dez dias para verificar o cálcio iônico, o PTH e o TSH e encaminhar os resultados para ela VIA E-MAIL (idéia dela—para poupar-lhe de ter que fazer um encaixe e, ao mesmo tempo, economizar uma viagem e uma possível longa espera para mim). Ela subiu dez pontos na minha estima só com isso! Finalmente, um(a) doutor(a) que incorporou as vantagens da era da Internet! Agora vamos ver se ela responde rápido… Dependendo dos resultados, ela me chamará de volta ou me orientará sobre procedimentos a seguir durante a minha viagem.

Reiterou que devo evitar sol na área da cirurgia, mas disse que desconhecia o que algumas amigas me falaram—que a luz fluorescente também prejudica o sumiço da cicatriz. Posso falar normalmente, mas não em excesso—tipo palestras—e nem cantar.

Devo comer alimentos com cálcio (especialmente leite e seus derivados) sempre—mas enfatizou que esta é uma prática que todos devem seguir continuamente, e não apenas após uma cirurgia de tireóide.

Perguntei sobre o que acontece se me esquecer de tomar o hormônio da tireóide. Ela falou que é melhor aprender a não esquecer, mas disse que não deve acontecer nada demais num dia só, mas que um período mais longo será rapidamente prejudicial ao meu humor, meu colesterol e a outras funções. Com respeito à dosagem deste, perguntou-me sobre se percebo algum indício de depressão, como estou dormindo, se me sinto descansada ao acordar, como funciona meu intestino. Parecia satisfeita que tudo estava indo bem, dentro da normalidade.

Voltei para casa a pé, com um cachecol me protegendo não apenas do sol, mas do frio (o consultório dela também fica na minha rua—uns 900 metros para baixo). Fiquei contente por poder parar numa ótica para mandar revelar 236 fotos, tiradas desde julho de 2008, que havia finalmente passado do meu computador para um pen drive durante a minha recuperação. Na loja ao lado, comprei chocolates diet para mim e para meus sogros e, depois, aproveitei para pegar os remédios que haviam sido indicados, numa farmácia ao longo do caminho. A minha liberdade (e responsabilidade) está voltando, pouco a pouco. Amanhã já deveria poder dirigir. Mas já que o cirurgião mandou usar bom senso, creio que vou esperar mais um pouquinho, pois ainda sinto dor ao movimentar os braços com força. Mas na segunda-feira, se tudo correr bem, estarei atrás do volante novamente…

Antes de encerrar por agora, vou falar um pouquinho das despesas que tivemos. O nosso convênio da AMIL cobriu o hospital, a cirurgia e todos os médicos. Mas, por precaução, já que tive tromboses antes e uma embolia pulmonar, os doutores acharam por bem requisitar meias de suporte e ligaram uma máquina às minhas pernas que providenciava “compressão pneumática intermitente” (CPI) durante a minha estadia. As meias e as “perneiras” não foram cobertas por meu plano e desembolsamos 485,21 reais por elas, mais 4,77 por “lençol descartável 80x und”. Tenho que me lembrar disto se for internada novamente, porque agora estou com dois pares de perneiras guardados—já que aconteceu a mesma coisa na minha cirurgia anterior.

Entre os remédios receitados, um dos tipos de cálcio (Rocaltrol) foi caro—100 reais por 30 cápsulas (com o desconto pelo cartão da farmácia deu R$ 77,58 e estou terminando o segundo pote). Juntando a isto o antibiótico e os outros remédios e o material para os curativos, mais o estacionamento no hospital e os lanches para meus acompanhantes, devemos ter gasto uns mil reais no total.

Pronto, está terminado meu relato por hoje. Agora vou, alegremente, supervisionar a limpeza e montagem do berço que nossa filha encontrou num brechó perto de onde trabalha. Está muito branco. Vou ter que encontrar uns enfeites e lençóis coloridos para preparar um ambiente alegre para meu netinho. Faltam apenas duas semanas para a chegada dele, o Senhor Deus permitindo.

Abs, Betty

(Continua aqui)

363 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)”

  1. bynit disse:

    estou encantada por ter conhecido este blog,
    fui operada ha 5 dias a 2 nodulos vocais pequenos. acontece que nem tenho dores ao tossir, nem ao sussurrar mas infelizmente, ainda nao consigo emitir som: nao se ouve uma palavra k seja, estou ainda completamente rouca. sera k nao vou recuperar a voz um dia?

  2. Maria disse:

    Olá a todos,
    Saúde, Saúde a todos!

    Aparecida, eu também tive problema de paralisia numa das cordas vocais, fiquei fazendo fono por quase 5 meses, só entao obtive melhor êxito. Mesmo após ter recebido alta coninuei exercitando a voz por orientação da fono. Seja disiplinada com os exercicios, o que ajudará muito nos resultados mais rápidos. Pesquisei muito sobre o tema e li que algumas pessoas com paralisia na corda vocal chegam a levar 9 meses para recuperar-se. Os médicos só costumam indicar uma outra terapia ou intervençao cirurgica em média após esse tempo ou um ano, ou a depender conforme o caso.
    Li o relato da Mónica nesse blog que teve o mesmo problema, porém como ela demorou de fazer o tratament com a fono , fez um procedimento com uso de botóx, comentou que estava ótima! Espero que você já esteja bem melhor. Porem pense sempre que existe solução para tudo! Entregue a Deus tua ansiedade, e ele te dará apoio..
    Abraços!

  3. tonia leandro disse:

    Fazendo exames de rotina com a cardiologista foi diagnosticado atraves de exame cancer da tireoide ha dois anos atraz, fiz a cirurgia da retirada total da tireoide, e com tres meses a radio. Faço exames de 6 em 6 meses e faço uso de medicação para reposição hormonal e calcio. Faço controle com o endocrinologista e sempre estou controlando as taxas. Fiquei meio esquisita desde a pele bem como a voz rouca e com pigaro como que engasgada e um pouco lenta, fora ansiosa. Não sei se é normal de pessoa para pessoa mas é uma coisa incrivel muito chata. Olhe minha solução é Deus ele me abençoou, estou viva depois desta só agradeço todos os dias.

  4. margarida costa disse:

    obrigada pelo seu testemunho o meu pai foi operado a tiroide e sintomas depois do operatorio è muito edentico .

  5. priscila amelia menezes disse:

    gostaria de saber se e normal senti dor na garganta poder tomar algum antiflamatorio

  6. Rozenaide moreira disse:

    oi, também cirurgia da tireoide, mas só tirei o lobo esquerdo, pois tinha dois nódulos,já tenho 23 dias de operada e ainda sinto dores na cirurgia quando faço alguma esforço físico, como estender uma roupa ou conversar um pouco mais, sinto cansaço na voz ao conversar muito e também sinto fraqueza nas pernas e dores no corpo como se tivesse doente. o que eu queria saber mesmo é quanto tempo tenho que permanecer em repouso sem fazer esforço físico, pois preciso retomar minhas atividades diárias e quero fazer isto com segurança.

  7. Rozenaide moreira disse:

    preciso resposta, obrigada

  8. betty disse:

    Querida Rozenaide:
    Creio que você deverá conversar com um médico sobre suas perguntas. Elas são válidas, mas o meu blog apenas relata a minha própria experiência com isto há dois anos, em mais ou menos 15 posts, e não pretende orientar ninguém sobre diagnósticos e tratamentos. Pode ser que alguns dos comentários dos leitores lhe sejam úteis, mas não posso garantir isto. Está bem? Espero que você logo-logo fique boa. Abs, Betty

  9. Ivy disse:

    Fiz uma tireoidectomia parcial, retirei um nódulo do lobo esquerdo, pois estava crescendo bastante, embora com funcionamento normal. Senti dores na garganta e ao falar nos primeiros dias, o resto foi normal. Não sinto nada, inclusive, fui hoje retirar os pontos e pegar o resultado da biopsia, que , graças a Deus, não acusou nada errado. Meu cirurgião foi muito bom, bem como a equipe dele. Ele mandou eu procurar o endocrinologista agora para verificar o funcionamento da tireoide após a cirurgia e verificar a necessidade de reposição ou não.

  10. paula disse:

    hoje é o terceiro dia q fiz a cirurgia da tireoide,retirada total,eu estava com bocio coloide,mais ainda nao estava aparente…me sinto sonolenta,formigamento nas pernas,tem hora q é na esquerda,tem hora q é na direita,do joelho pra baixo. voz fraca e rouca.dor na garganta pela entubaçao na cirurgia,os pontos foram interns,mais o dreno incomodava demais,fora q o aspecto nao é nada bonito de se ver.estou me recuperando,mais doi muito ainda

  11. Telma Costa disse:

    Olá Beth!!
    Fiz a PCI de controle, deu hiper captação, mas meu médico acha que tá errado, pois o meu caso estava muito no inicio e fiz a iodo terapia, eu fiz uma ressonância, mas não deu nada apenas um nódulo mandibular ele falou que não era nada de mais, a parte hormonal está muito dificil, e médica teve que aumentar a dose e me sinto mal quando a aumenta a dose. Mais estou tentando me acustumar, vou refazer a PCI em setembro de novo.

    Bjss.
    Telma

  12. Ademaria disse:

    Olá paula tudo bem fiz também cirurgia de tireoide no inicio de julho mais a voz ta rouca alias ja fiz a cirugia com a voz rouca diz que com o passar do tempo volta ao normal a maioria das pessoas que fizeram essa cirurgia teve esse problema de voz mais tudo voltou as normal é com essa fé em nosso Deus que estou passando por esse momento e eu sou professora tudo vai dar certo fique com Deus beijosss.

  13. marcia coneição de jesus disse:

    Fiz cirurgia para retirada total da tireoide mas estou muito preocupada pois tem um papo logo abaixo e já forma 27 dias de operada o que é isso?

  14. Isabel Maria disse:

    Gostaria de saber por que a quelas pessoas que fazem cirrugia de tirioides fica com a voz, se depois volta o normal.

  15. Também fiz esta cirurgia disse:

    Bom dia! Que bom que achei este blog. Eu estou muito desesperada, pois fiz a cirurgia há pouco mais de uma semana, dia 17/8, e fiquei completamente sem voz. Minha gloter fechou e tiveram de me intubar. Diz uma fonoaudiologa que conversei que é normal acontecer paralisia de prega vocal após a retirada da intubação. Mas o meu desespero é porque passei num concurso e tenho de entrar em treinamento dia 12/9, para começar a trabalhar em 6/10. COMO VOU FAZER SEM VOZ???? ESTOU TOMADA DE PAVOR, DE MEDO DE ELES ME ELIMINAREM DIZENDO QUE NAO POSSO TRABALHAR. Somente dia 30/08 que vou fazer o retorno com a cirurgiã, mas dia 24 consultei com um otorrino, que fez um exame com vídeo dizendo que as cordas estão paralisadas, mas não tinha como me dizer o grau da lesão. Também farei um retorno com ele dia 30. Bem, se alguém ler meu relato, por favor responda, comente. Preciso que alguém me ajude…

  16. ANA MARIA disse:

    Olá estou para fazer meu relato, tenho 44 ano e fiz uma cirugia para retirada dos nódulos mergulhante são raros e ja nascemo com deficiencia,com o tempo se agrava, sou professora e e uso a vóz como recurso. Mas ultimamente não sentia bem, tive inicio de parada respiratória porque ele feixa a cavidade toráx provocando disritmia cardica e desconforto da respiração dor de cabeça depressão, foi muito dificil mais graças a deus consegui a cirugia, foi complicada tive que ser intubada e durou em torno de 4 horas fiquei muito machucada porque tiveram dificuldade de intubar devido a cavidade feixada. Hoje estou com 20 dias pós cirugia estou me sentindo muito bem estou conversando bem baixo rouca, devido ter mexido com as cordas vocais. Não tenham medo de fazer é entregar na mão de Deus e tudo se resolverá. Me hoje outra pessoa só tenho que agradecer a deus. Um abraço a todos

  17. avany oliveira disse:

    olá comecei a me preocupar, porque fiz a retirada total da tireoide, e estou com uma cicatriz muito inchada, parecendo que vai ficar assim mesmo,pois é meio duro. Hoje estou com 12 dias de operada e vou retornar ao médico dia 21\10 ,ontem tive algumas reaçoes estranhas como o braço esquerdo pesado e o peito queimando e uma dor tipo reumática descendo do peito para o braço , fui na emergencia ,e la o médico falou que minha pressão estava 16 por 11 mais eu nunca tive problema com ppressão alta.Estou aguadando o resultado da biopsia no dia da revisão 21 do 10 pois a pulsão só falou em suspeita,torçam por mim, fiquei contente ao encontrar esse site saúde a todos meu nome é avany sou artesã e moro em Fortaleza-ce o medico me operou foi marcelo Esmeraldo.

  18. Mayara disse:

    Olá a todos!

    Bom… hoje está completanto 20 dias da minha tireoidectomia. Acho que como todos tive muitas duvidas antes e depois do pós operatório. Felizmente não tive nenhum problema em mninhas cordas vocais, e meu nódulo deu benígno. Sinto-me apenas meio fraca e desorientada, ainda nao comecei a fazer a reposição hormonal. Sinto enjoos e dores de cabeça, mas acredito que isso seja sintoma de outras coisas (tenho que me benzer). No mais, a minha cirurgia foi muito tranquila e sem nenhuma complicação. Cicatriz ficou perfeita, imperceptível! Posso relatar, como vcs ja haviam tido, fiquei também com uma papadinha e meus ganglios linfáticos um pouco inchados, acredito que é decorrente ainda da cirgurgia, e que meu organismo ainda está reagindo contra tal agreção. Tenham todos a confiança de estarem indo em um bom médico, se possível e necessário consulte opiniões diferentes. Não é uma cirurgia complicada, mas como em qualquer cirurgia sei que ficamos todos nervosos. Apeguem-se em Deus, familiares e amigos. Estes serão os que mais te ajudaram neste momento. Evite falar, e coma alimentos ricos em fibras no pós-operatório (para evitar a famosa prisão de ventre pós-soro). Grande beijo, espero ter ajudado!

  19. Rosemeire Paschoal de Araújo disse:

    Tenho 44 anos e no dia 20/09/2011 fiz a retirada total da tireoide, correu tudo bem, não fiquei muito rouca, mas me sinto meio que formigando uma hora nos braços , outra nas pernas até perto da circatriz, bem mas acho que deve ser normal, agradeço a todos que esiveram comigo nessa hora muito difícil pois como todos dizem quqlquer cirurgia ficamos preocupados, pois até hoje a única vez que fiqeui internada foi a 14 anos quando fiz a cesária do meu filho e graças a Deus foi ótima não tive nenhum problema, mas hoje tenho muitas dúvidas sobre a cirurgia que acabei de fazer esse formigamento é normal? Andei lendo e não ouvi ninguém dizer sobre esse sintoma, mas vou esperaar mais uns dias para ver o que acontece pois deve ser ainda muito recente, e volto no meu cirurgião na próxiama semana, dia 27/09/2011 retorno para me avaliar e me dizer o que deu na biopsia, espero que dê tudo certo até lá ,tenho muito fé e sei que tudo etsrá bem, boa sorte a todos.

  20. betty disse:

    Olá, Rosemeire:
    Formigamento é bem normal. Vejo meu post número 3 ( http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=981 )sobre a minha cirurgia, e também os comentários nele e em outros. É porque mexeram com as paratireoides. Normalmente, passam cálcio. Espero que vc logo melhore.
    Abs, Betty

  21. Angela disse:

    Adorei encontrar vcs para poder falar das experiências q estamos tendo, hj está fazendo 1 semana q fiz a cirurgia, e fui ao consultório tirar os pontos, conversando com o medico soube q ele não fez a retirada total da tireoide como disse q faria, pois seria uma cirurgia mais demorada e meu problema maior estava no lobo esquerdo, pq o bocio era mergulhante e estava tão grande q estava desviando minha traqueia pra direita, no geral estou me sentindo bem, só q esta um pouco inchado, com hematoma( 2 bolas médias ) na parte de baixo do pescoço, sinto um bolo na garganta, não tenho dor, mas me sinto cortada,como se eu tivesse com um curativo enorme no pescoço,será q isso é normal? me respondam pois fiquei tão decepcionada com o médico q quis sair logo do consultório pra não dar nele, vou ter voltar no consultorio dia 17/10 para o resultado da biopsia, e para levar um exame de sangue t3 t4 tsh, me respondam por favor, tô com essa duvida desses meus sintomas, o medico diz ser normal, mas depois de tudo q aconteceu não acredito mais no q ele fala, ou esperar passar 1 mes e vou procurar outro medico, fazer uma ultra pra ver o q na realidade foi feito, tô anciosa aguardando resposta. Obrigada e um bj em todos

  22. PAM disse:

    OLA DESCOBRIR QUE ESTOU COM TIREOIDE NAO GOSTEI NADINHA DISSO MAIS E DA VIDA NE TENHO 22 ANOS SOU CASADA ..
    TENHO MUITO MEDO DE FAZER ESSA CIRUGIA MUITO MESMO
    MAIS NO MOMENTO MEU MEDICO DISSE QUE EU NAO IREI FAZER NAO VOU FICA TOMANDO REMEDIO PRA CONTROLAR E VOU FAZER MAIS EXAMES PRA SABER MAIS SOBRE ESSA TIREOIDE PRA COMPLETA MEU MEDICO PASSOU UM REGIME PRA MIM TBM E TOU MUITO TRISTE POIS NAO QUERIA TA COM ESSA DOENÇA MAIS AGORA NAO É QUESTAO DE NAO QUERER AGORA TENHO QUE CUIDAR

  23. betty disse:

    Olá, “Pam”,
    Acho que você quis dizer que está com um problema de tireóide, já que todos nós temos uma tireóide (uma glândula hormonal).

    Muitas vezes, estes problemas não requerem cirurgia, mas algum outro tratamento. Vá fazendo o que seu médico manda, e fazendo os exames de controle. Às vezes, apenas isto, se você fielmente cumprir com o regime e o tratamento, resolverá o problema.

    Que Deus a abençoe na sua vida, e no seu casamento. Abs, Betty

  24. regiane disse:

    oi faz 15dias que fiz a cirurgia os formigamento caimbras sao normal pois e falta do calcio no sangue e tive tudo isso tomei o calcium sandoz e voltou tudo normal estou bem so com muita dor nas costas mas estou me recuperando bem pois meu marido pegou 30dias de licença para me cuidar mas mesmo assim nao consigo ficar parada bjj

  25. betty disse:

    Querida Pam: Agradeço a sua participação. Eu não sou especialista no assunto, mas já me submeti a diversas cirurgias e, várias vezes, fiquei com dor nas costas. Desconfio que é pelo jeito em que eles nos posicionam para ter melhor alcance à area em que estão trabalhando. Ou pela maneira em que somos transportadas inconscientes da maca p’ra mesa, depois p’ra maca novamente, p’ra cama da sala de recuperação, p’ro quarto, etc… É bem provavel que isto melhore logo. Se não, “visite” um ortopedista. Abs, Betty

  26. Edi disse:

    Boa noite meu nome é Edi,eu fiz a cirurgia e foi retirada total da glandula e mais nodulos,o resultado da biopsia infelismente deu maligna,mas estou firme em Deus pois ele que tem me guardado e graças a Deus meus filhos e meu esposo tem me dado a maior força,tenho 43 anos estou com 22 dias de operada,mas sinto muita dor ainda no meu peito do lado esquerdo onde ficou localizado o dreno,ate pensei que depois de retirado iria melhorar mas que nada,sinto um formigamento no pescoço se dirigindo ate o local da cirurgia e sinto diariamente essa dor no lado esquerdo tipo machucado por dentro as vezes da impressão que é do nervo por causa da cirurgia,fico tensa´vou retornar no medico dia 03/11/11.se souberem algo sobre essa dor no peito por gentileza me mande um blog,agradeço e fiquem todos com Deus,obrigada>

  27. betty disse:

    Olá, Edilene: Que pena que você ainda está sentindo esta dor. Felizmente, o dia 03 de novembro não está muito longe. Prepare-se bem para a conversa com seu médico, anotando tudo que sente, quando, em que posições (deitada, em pé, sentada, andando?) para facilitar a troca de bastante informações num mínimo de tempo… Se poder levar uma amiga ou parente junto, que tem acompanhado as suas dificuldades, para também ouvir e interagir, melhor ainda. Espero que logo-logo este incômodo passe. Um grande abraço, Betty

  28. Angela disse:

    Betty, por favor me dê uma opinião, hj faz 35 dias q fiz a cirurgia e ainda sinto meu pescoço dormente, toco na frente e não sinto e sinto um bolo na garganta, q aparece 30minutos a 1 hora depois q acordo,”parece q tomei algum remédio q não desceu direito” mas não é isso, fico assim o dia todo, fui ao médico dia 17/10 q disse q era nomal e q iria passar, só q faz tempo e não passa e os relatos q vejo ninguem tem esse sintoma, gostaria de uma opinião sua, só retornarei ao consultorio dia 12 de dezembro, espero ansiosa sua resposta. Obrigada

  29. SUELI disse:

    Olá ……….fiz minha cirurgia em 12/10, foi retirada total, tomei calcio nos primeiros 15 dias e me sinto bem, a minha voz esta um pouco rouca e sinto sintomas padroes, rosto apresenta inchaço, a cicatriz esta otima, apenas nos primeiro 20 dias ficava meio desconfortavel de mexer o pescoço para lado , agora com 30 dias esta bem. Como foi detectado maligno irei fazer a aplicação de iodo radioativo no dia 11/11 espero que corra tudo bem como vem acontecendo ate o momento. Começarei a fazer a reposição hormonal somente após a aplicação do iodo conforme orientação do medico. Apenas sinto que 110vts que sou cai para 60 vts, mas faz parte……..beijos………sempre com pensamento positivos e em deus

  30. Neide disse:

    Olá.
    Fix a cirurgia da tiroide,retirei 12 nodulos .
    Nao senti nenhuma dor e minha cicatriz esta perfeita.
    Fiz a cirurgia no hospital do servidor publico e so Tenho a agradecer aos medicos de la que me operaram.
    Neide

  31. Jéssica disse:

    Boa Tarde!!

    Estou passando pela recuperação de uma cirurgia na tireóide,tirei apenas um lado,e graças a Deus correu tudo bem.
    Sexta-feira,às 10:30 hs começou a minha cirurgia,e o médico me mostrou o material retirado(muita coisa,era líquido e marrom,mas meio adormecida não perguntei muito),voltamos à enfermaria e só saí no sábado pela manhã.

    Hoje estou em casa,me recuperando,é meio engraçado…minha voz oscila o volume,mas está tudo bem.

    Daqui a 10 dias volto para revisão,e se tudo correr bem,volto ao trabalho.

    Beijos e abraços

  32. Ana Paula disse:

    Olá…Bom dia. Meu nome é Ana Paula, tenho 26 anos e ha mais ou menos 40 dias descobri que tinha um BÓCIO MERGULHANTE, e por sinal este estava muito grande, com 47cm cubicos… Enfim no dia 14 de novembro fiz a cirurgia para retirada do bócio, minha cirurgia demorou 4 horas, foi tudo bem Graças a Deus, o médico estranhou muito quando falei com ele, pois ele tinha quase que certeza que ficaria rouca, pois tenho um nódulo na corda vocal, e com a intubaçao iria inchar e raspar no nodulo.
    Hoje faz 10 dias que fiz a cirurgia e vou retirar os pontos amanha. Estou com curativo, só que hj pela manha tomei banho tirei o curativo para trocar e notei que atras do corte “por dentro” esta com uma bola, parece um nódulo grande, fiquei e estou ainda muito preocupada, o que será isso, se alguem que fez essa cirurgia e teve a mesma coisa que eu puder me falar o que é isso ficarei muito agradecida…
    Aguardo um retorno..
    Muito obrigada por criarem esse blog, assim poderemos ver o depoimento dos outros e ver se nos encaixamos em algum diagnostico..
    Grande beijo a todos e aguardo um retorno…

  33. FABÍOLA disse:

    Estou cerca de um mês operada tireoide – Faz 20 dias que estou crise de dor de cabeça sem fim – Nunca tive estas dores tão pertinentes. Após cirurgia que vieram tão fortes. Já voltei meu cirurgião 3 vezes e nada que ele passou fez melhorar – Não consigo dormir – Tomei ultracet, dramin, omeprazol, dipirona, dorflex enfim tudo e nada de resultado. Estou muito aflita se a cirurgia tem algo com esta dor.

  34. betty disse:

    Querida Fabíola:
    Procure consultar um endócrino. Pode ser que consiga descobrir a causa disso para, depois, tratar. Espero que melhore logo. Abs, Betty (P.S. Já está tomando o hormônio de reposição?)

  35. Marli disse:

    Olá, Fabiola

    Eu fiz a retirada total dia 30/08/2011, devido ao cancer de tireóide. Também estou tendo dores de cabeça. Consultei a endócrino, e a mesma me solicitou um novo exame de sangue, para verificar a possibilidade de aumento da dosagem do hormônio, também estou com pigarro constante na garganta, pressão na cervical, sensações estranhas no corte, e dores nas pernas, braços, sempre durante a noite, quando me deito. Tenho retorno com a endócrino no próximo dia 20/12, e estou orando para que tudo esteja bem. É muito difícil, pois exige fé em Deus e paciência, por tantas especialidades médicas envolvidas, após o procedimento da cirurgia, não é nada fácil. Mas, espero que todas tem sucesso, em tudo. A paz do Senhor Jesus!

  36. Glaci Regina disse:

    Boa tarde. Tenho que fazer a retirada total da tireoide e gostaria de saber da recuperação. Já sei que são mais oi menos dois dias de hospital, porém gostaria de saber em quanto tempo consigo voltar a trabalhar, sou uma pessoa ativa e detesto ficar parada. Também gostaria de saber detalhes do tipo, fica dificil lavar o cabelo, já que tenho que erguer os braços? Não me preocupa a cirurgia e sim o pós-operatório. Por favor me diga algo.

  37. betty disse:

    Olá, Glaci: Não achei difícil lavar os cabelos. Com respeito às suas perguntas, cada caso é único–tudo depende da sua situação, do tipo e tamanho dos nódulos, etc. A minha experiência foi mais ou menos “normal,” e sem câncer. Já que não sou médica, apenas posso compartilhar o que passei. Portanto, a minha contribuição de informação está nos posts anteriores e posteriores a este em que você está comentando. O resto terá que vir dos especialistas que cuidarão de você.
    Mas espero que tudo corra bem e que logo você possa voltar às atividades normais. Por enquanto, encontre algumas ocupações agradáveis ou necessárias que não exigem muito esforço, como organizar suas fotos ou seus documentos, ou os DVDs de 2011, preparando-se para ter tudo mais estruturado em 2012. Compre ou imprime um calendário e planeje e marque encontros e eventos ao redor daquilo que já sabe (aniversários, férias, formaturas, programações). Ache alguém para fazer o trabalho pesado e arrumem um armário ou guardaroupa juntos, criando mais espaço, doando para quem precise o que está parado… O início de um novo ano sempre é um bom tempo para isso. Que Deus a abençoe, Betty

  38. Adriana disse:

    Olá Betty, descobri a 1 mes que estou com carcinoma papilifero maligno,Tenho 28 anos,dia 12/01/2012 vou fazer minha cirurgia para remoção total da tireoide no hospital nove de julho… Ja me angustiei sofri mas estou tentando manter o controle…E queria agradecer a maneira como vc escreve aqui no blog acaba dando conforto é diferente uma pessoa que já passou dizer como foi…muito obrigada que Deus continue abençoando sua vida!!
    Beijos
    Adriana

  39. betty disse:

    Olá, Adriana:
    Realmente nos assusta saber que tem cancer. Como que eu falei, o meu primeiro médico achava que era. Nem mandou fazer exames. O segundo já pediu o teste e acho que seria negativo. E foi. Então respirei aliviada. Meu marido, entretanto, continuou com o resultado positivo do cancer de próstata, com o qual lutamos até hoje. Mas os resultados do tratamento para o de tireoide são bem animadores.
    O hospital nove de julho foi onde eu fiz a minha cirurgia e achei que fui bem tratado. (se vc estiver falando de SP).
    Fico contente que a leitura do blog ajudou. Peço a Deus que Ele oriente cada um dos profissionais que cuidarão de vc, fazendo com que a cirurgia e o tratamento tragam bons resultados.
    Um grande abraço, Betty

    P.S. Leia os jornais e as revistas da semana. Terão muitas informações por causa do cancer da Presidente da Argentina. Vale a pena ler e guardar.

  40. Adriana disse:

    Olá betty,obrigada por responder…então dia 12/01 vou fazer a remoção total no hospital nove de julho de SP com o Dr Virgilius Jose Furtado araujo Filho, tive indicação do meu médico espero que ele seja tão bom quanto no curriculo…
    Fique com Deus.
    Abraços Adriana

  41. bruna disse:

    eu tenho 27 anos fiz a sirugia no dia 11 de outubro de2011 mais ate hoje eu nao mim recuperei sinto muito cancaso nao guento andar direito nao concigo fase o meu sevisso de casa ,sera q vou fica asim.eu tem duas crianca para cuidar. fica com deus

  42. glauciane disse:

    faz 1 ano que sinto os sintomos, não liguei muito no inicio, achava que não era nada qando comecei a engorda fui ao medico ele me pedio os exames, estou entre a faca e a espada estou iniciano da minha carreira como gui de turismo, tenho medo da cirugia porque trabalho com voz, mas tambem com beleza e estou engordando muito tenho medo de perde a voz e tenho medo de engorda ,mais e prejudica minha saude oaque faço não concigo dormi pensando tenho desgosto meu corpo não me olho no espelho tenhpo vergonha do meu namorado. obrigado!

  43. glauciane disse:

    descupa pelos erros estou mervosa

  44. Júnior disse:

    Ola. Gostaria de agradecer a todos que relataram o que passaram com este transtorno envolvendo a tireóide. Faço parte da raridade nas estatísticas: um homem com tumor na tireóide. E foi lendo os comentários deste site que eu consegui me orientar sobre o que vinha pela frente.
    Tive que retirar o lobo esquerdo da tireóide visto que o tumor estava com 97 cm³, enquanto o normal para um lobo seria 7 cm³. Por isso, o corte foi maior do que o normal.
    Já que o resultado da punção havia sido “suspeito”, a agonia em esperar o resultado da biópsia do tumor retirado era imensa, mas o resultado acabou sendo adenoma folicular, mesmo com a falta de esperança dos próprios médicos, pois na primeira punção já havia sido enunciado que poderia estar ocorrendo metástase.
    Hoje, 6 meses depois da cirurgia, mesmo ainda sentindo um pouco de incomodo na regiao do corte, não tenho do que reclamar. Graças a Deus hoje estou bem. E desejo forças a todos que estão passando por isso. Não tente suportar todo este fardo sozinho. Agarre-se a família e a Deus pois sem o apoio destes você não terá forças suficientes para seguir em frente.

  45. Renata disse:

    Prezada Betty,
    Tenho 30 anos e a 1 mês fui diagnosticada oom um nódulo na tireóide de 2,5cm, fiz a pulção, entretanto, a análise nao permitiu um diagnóstico de Benigno ou Maligno, logo, minha endocrino me encaminhou para a cirurgia de retirada total da Tireóide. Tenho fé de que tudo dará certo, apenas me preocupo com os relatos lidos aqui da vida sem tireóide. Como vc está agora? Ainda sente algum dos sintomas que relatou acima?
    Pesquisando muito na net, verifiquei que alguns médicos optam por retirar apenas o lobo da tireóide onde se encontra o nódulo e durante a cirurgia mesmo, realizam a histologia e caso o nódulo seja Benigno, não se retira a tireóide totalmente e o lobo que resta pode continuar o produzir os hormónios necessário. Seu médico alguma vez falou isso com vc, ou alguem aqui do blog sabe me responder?
    Fico muito apreensiva, pois, ainda não tenho filhos, casei recentemente, não sei ao certo quais são as complicaçoes para uma gravidez futura sem a tireóide.
    Quando minha cirurgia estiver marcada eu volto a escrever aqui.
    Um abraço a todas.

  46. fizer a cirugia de tdas tireoiode e tor bei no dia 17 01 12 as 12.40 e foi ate as 16 horas deu td certo graças a deus.

  47. fizer a cirugia de tdas tireoiode e tor bei no dia 17 01 12 as 12.40 e foi ate as 16 horas deu td certo graças a deus.vou fazer revissao no dia as 10 horas pezor 78.50 qero fica pesado 55;

  48. celia disse:

    tbm tirei toda a tiriode no dia 18 de janeiro .estou me recuperando.estou se tindo muita formigacao nas maos e pes.o blog me ajudou muito .obrigada

  49. gleh disse:

    olá celia, minha mae viu seu comentario e qria muito te ajudar, si jah nao estiver entrado em contacto con seu cirurgiao. bom, minha mae tambem fez essa cirurgia, e tambem estava sentindo isso. Essa reação provavelmente eh devido a uma hipocalcemia, ou seja baixa nivel de calcio no sangue, que dah com sintomas essas parestesias. a aolução eh ingetar calcio imediatamente por via endovenosa, eu sugiro que procure urgente seu endocrinologista e conte seus sintomas, isso eh caso de urgencia, pode levar a uma contração muscular intensa a outras reações. nao deixa pra amanha. Boa sorte pra vc! Melhoras, que Deus te abençoe!

  50. dulce disse:

    olabetty, fiz retirada total da tireoide dia 4/01/2012 estou bem mais estou bastante rocca quanto tempo voce levou pra sarar de vez a roquidao me responda por favor obrigada dulce

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > junho > 3 > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)