Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > junho > 3 > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Fiz a cirurgia porque estava com bócio na glândula tireóide. Entretanto, olhando para mim, ninguém notava. Isto porque era “mergulhante”—os nódulos estavam crescendo para dentro e não para fora. Na segunda semana pós-cirurgia, entretanto, se você batesse o olho em mim (e soubesse falar “tireoidês”), você diria logo que eu estava com “bócio”. A área da tireóide continuava mais inchada do que nunca. E dolorida quando mexia com a cabeça. Doía quando bebia água e engolia, especialmente de manhã. O desconforto que estava localizado nas costas migrou para a frente, irradiando do local “mexido” para o lado oposto (o esquerdo agora). Era como se estivesse comprimindo músculos ou nervos. Imagino que era por isto que continuava muito rouca também. Afinal, devia estar igualmente “inflada” para dentro, quanto para fora. Apenas nas últimas três noites é que percebi que estava doendo bem menos para me virar de lado, e que estava “achando canto” sem problemas maiores.

lucasflowers

Flores recebidas alguns dias depois da cirurgia, com vaso e tudo, encomendadas, através da Internet, de Bangladesh

Mãe, damos graças a Deus que tudo correu bem com a sua cirurgia. O Lucas está ansioso para ver você e todo o resto de sua família brasileira… e nós também. Beijos dos seus filhos e do seu netinho. David, Taara e Lucas

Ontem se completaram quinze dias desde a remoção. A garganta continua inchada e multicolorida (por eu ser muito branca, dá para enxergar quase todas as cores do arco-íris nela), mas a protuberância está menos saliente. Tenho um papo debaixo do queixo que vai um pouco além do normal. Algumas pessoas me falam que minha voz está melhorando, mas ela continua bastante rouca. Mas o que mais me incomoda é que não consigo cantar uma melodia. Nem solfejar. Estas duas aptidões agora viraram a minha medida de recuperação de voz!

Já que planejamos viajar para a América do Norte no dia 24 de junho, marquei logo uma visita à endocrinologista que havia consultado antes, para poder me preparar e prevenir.  Entreguei uma carta do cirurgião para ela, e ela me atendeu com muita delicadeza. Ouviu e respondeu às minhas perguntas sem demonstrar pressa nem impaciência. Já que me queixei de ter acordado duas vezes com dormência em ambos os braços, resolveu continuar com o cálcio (Oscal D) duas vezes por dia. Também passou uma pastilha de Fonergin de quatro em quatro horas (enquanto necessário) para ajudar a desinflamar a garganta.

Devo fazer um exame daqui a dez dias para verificar o cálcio iônico, o PTH e o TSH e encaminhar os resultados para ela VIA E-MAIL (idéia dela—para poupar-lhe de ter que fazer um encaixe e, ao mesmo tempo, economizar uma viagem e uma possível longa espera para mim). Ela subiu dez pontos na minha estima só com isso! Finalmente, um(a) doutor(a) que incorporou as vantagens da era da Internet! Agora vamos ver se ela responde rápido… Dependendo dos resultados, ela me chamará de volta ou me orientará sobre procedimentos a seguir durante a minha viagem.

Reiterou que devo evitar sol na área da cirurgia, mas disse que desconhecia o que algumas amigas me falaram—que a luz fluorescente também prejudica o sumiço da cicatriz. Posso falar normalmente, mas não em excesso—tipo palestras—e nem cantar.

Devo comer alimentos com cálcio (especialmente leite e seus derivados) sempre—mas enfatizou que esta é uma prática que todos devem seguir continuamente, e não apenas após uma cirurgia de tireóide.

Perguntei sobre o que acontece se me esquecer de tomar o hormônio da tireóide. Ela falou que é melhor aprender a não esquecer, mas disse que não deve acontecer nada demais num dia só, mas que um período mais longo será rapidamente prejudicial ao meu humor, meu colesterol e a outras funções. Com respeito à dosagem deste, perguntou-me sobre se percebo algum indício de depressão, como estou dormindo, se me sinto descansada ao acordar, como funciona meu intestino. Parecia satisfeita que tudo estava indo bem, dentro da normalidade.

Voltei para casa a pé, com um cachecol me protegendo não apenas do sol, mas do frio (o consultório dela também fica na minha rua—uns 900 metros para baixo). Fiquei contente por poder parar numa ótica para mandar revelar 236 fotos, tiradas desde julho de 2008, que havia finalmente passado do meu computador para um pen drive durante a minha recuperação. Na loja ao lado, comprei chocolates diet para mim e para meus sogros e, depois, aproveitei para pegar os remédios que haviam sido indicados, numa farmácia ao longo do caminho. A minha liberdade (e responsabilidade) está voltando, pouco a pouco. Amanhã já deveria poder dirigir. Mas já que o cirurgião mandou usar bom senso, creio que vou esperar mais um pouquinho, pois ainda sinto dor ao movimentar os braços com força. Mas na segunda-feira, se tudo correr bem, estarei atrás do volante novamente…

Antes de encerrar por agora, vou falar um pouquinho das despesas que tivemos. O nosso convênio da AMIL cobriu o hospital, a cirurgia e todos os médicos. Mas, por precaução, já que tive tromboses antes e uma embolia pulmonar, os doutores acharam por bem requisitar meias de suporte e ligaram uma máquina às minhas pernas que providenciava “compressão pneumática intermitente” (CPI) durante a minha estadia. As meias e as “perneiras” não foram cobertas por meu plano e desembolsamos 485,21 reais por elas, mais 4,77 por “lençol descartável 80x und”. Tenho que me lembrar disto se for internada novamente, porque agora estou com dois pares de perneiras guardados—já que aconteceu a mesma coisa na minha cirurgia anterior.

Entre os remédios receitados, um dos tipos de cálcio (Rocaltrol) foi caro—100 reais por 30 cápsulas (com o desconto pelo cartão da farmácia deu R$ 77,58 e estou terminando o segundo pote). Juntando a isto o antibiótico e os outros remédios e o material para os curativos, mais o estacionamento no hospital e os lanches para meus acompanhantes, devemos ter gasto uns mil reais no total.

Pronto, está terminado meu relato por hoje. Agora vou, alegremente, supervisionar a limpeza e montagem do berço que nossa filha encontrou num brechó perto de onde trabalha. Está muito branco. Vou ter que encontrar uns enfeites e lençóis coloridos para preparar um ambiente alegre para meu netinho. Faltam apenas duas semanas para a chegada dele, o Senhor Deus permitindo.

Abs, Betty

(Continua aqui)

363 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)”

  1. rangel 51 anos . disse:

    Fiz tiroidectomia dia 7/1/012, pois antes nos exames constataram comprometimento em ambos ganglios linfaticos e nodulo do lado esquerdo da tiroide .hoje dia27/01/012 , estou bem , tendo os memos sintomas que quase todos tiveram segundo os relatos acima , que tambem assustaram-me bastante.Como rouquidao ,inchaço no local da cirurgia e adjacencias ,dores nas costas que variam de lugar ,mandibula dolorida ,pouca sensibilidade em determinados locais da cirurgia ,sensaçao de aderecencia da cicatriz no local da retirada da tiroide , sensaçao dolorosa no local da cicatriz quando esposto ao vento, desconfiança do cirurgiao …etc .Sendo que estes sintomas foram diminuido gradativamente o que tranquilizou-me bastante ,espero com certesa absoluta que opior ja passou .E peço para todos que tenham um pouco mais de paciencia e claro ,com a orientaçao dos seus respectivos medicos . E principalmente no medico dos medicos , pois nem um fio de cabelo cai de vossas cabeças sem que ele permita .
    No meu caso tive muitas melhoras de outra sintomas devido ao mau funcionamento da tireoide , quase que de imediato .Sintomas estes que me levaram a varios profissionais que de certa forma nao resolveram .
    Nao esqueçam que Deus pode agir de varias formas para o bem dos seus filhos. Pense desta forma e acredite .

  2. Neir Vieira disse:

    Dia 20 de janeiro agora de 2012 fiz uma cirurgia das paratireóides pois estavam produzindo muito cálcio ocorrendo cálculos renais. Por sinal já retirei dua vezes os cálculos e estou novamente com elas e só tenho 27 anos. Mas minha dúvida é: Sou cantor, e a minha voz ainda está rouca, quanto tempo será que vai ficar assim, acho que aguento cantar mas se eu fizer isso posso piorar? minha está ótima, não dói desde o 4º ou 5º dia da cirurgia. Meu receio é a voz. Outra coisa, com quanto tempo eu posso pegar peso por exemplo voltar a minha rotina? Meu médico ( Luis Paulo Kowalski) está na Espanha e só volta no fim do mês, alguma dica?
    Deus abençoe a todos vcs!!!

  3. betty disse:

    Olá, Neir: Infelizmente, não sou médica e o pouco que sei é sobre tireoide e não sobre para-tireoide. Normalmente, com a tireoide, você já poderia voltar a pegar em peso, tendo passado duas semanas. Mas cada caso é um caso. Portanto, se você não quer esperar até a volta do seu especialista, acho melhor você procurar um outro médico para se informar. Pode ser um clínico ou um fonoaudiologo para a voz. E um clínico ou endócrino para o restante. Espero que você logo fique se sentindo bem, livre dos cálculos renais e cantando. Abs, Betty

  4. Neir Vieira disse:

    Betty, eu testei e consegui cantar, se quiser ver: http://www.youtube.com/watch?v=2uYsp-wbVcw, gravei ontem.
    estou me sentindo bem mesmo estando com apenas 17 dias de operado graças a Deus. obrigado pela força. Deus te abençoe!

  5. betty disse:

    Olá, Neir. É bom ver que você está atingindo um campo de voz bastante amplo, provavelmente quase igual ao que você tinha antes da cirurgia. Mas não exagere ainda, se não for preciso, para garantir a plena recuperação. Peço a Deus que ele lhe permita muito mais anos de vida para que possa usar não apenas a voz, mas também seu corpo inteiro, para que o nome dele seja honrado e compartilhado de muitas maneiras. Para que os outros possam olhar para a sua vida e lhe perguntar a razão por trás da esperança que percebem em você (I Pedro 3.15). Abs, Betty

  6. Ana Tércia disse:

    gostaria que vc me informasse qual alimentação que pode após cirurgia de tireoide total

  7. betty disse:

    Olá, Ana. Escrevi isto no meu post número 3. http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=981 “Sei que eu também comi – lembro-me vagamente de engolir gelatina e chá (sem dor) e de estranhar a oferta de bolachas. (Nesta parte foi diferente do que eu esperava—nada de papinhas e sopinhas apenas. O almoço e jantar do dia seguinte vieram com carne para cortar e mastigar.)” Outras pessoas fizeram comentários sobre isto depois dos posts. De qualquer jeito, não demora muito para retornar à alimentação normal (se for saudável). Abs, Betty

  8. emiliana disse:

    gostei muito do seu comentario e espero que voce esteja bem e o seu netinho, irei operar no dia 10/05/2012 e nao estou preocupada pois ja operei em 1995 tireoide parcial espero que deus esteja comigo e com os medicos na hora da operaçao deus nos ajude. beijos

  9. emiliana disse:

    Ola, Angela entendo que voce queria bater no seu medico; pois a minha medica endolcrina diz que por ela retirava a tireoide total; pois como ela di z que a tireoide volta como voltou a minha , operei em 1995 e agora em 2012 terei que retira-la e tem nodulos do lado direito e esquerdo ela tambem retirou total; mas se DEUS quiser vai dar tudo bem beijos

  10. Catarina disse:

    Penso se a sensação que tenho parecendo enforcamento é esta pressão que vc disse…_ Era como se estivesse comprimindo músculos ou nervos. Imagino que era por isto que continuava muito rouca também. – Estou há 7 dias e é terrivel esta sensação muito constante e e incomoda muito associada ás caimbras então que se repentem é muitooo ruim.

  11. emiliana disse:

    Olá Amigas, eu operei no dia 10 de maio de 2012 e foi mais ou menos 4 horas de cirurgia, e correu tudo bem graças a DEUS. Eu nao fiquei com caimbra, nem com o pescoço duro, nao perdi a voz; porem no dia 17 de maio de 2012 eu estava com uma dor na garganta monstruosa e eu foi no SPA; e falei com uma medica-clinica que falou que era porque eu tinha sido entubada e iria demorar um pouco para melhorar , e ela receitou um anti-inflamatório e um spray tambem para garganta; porque ela falou que nao tem pastilha que resolva; agora no dia 21 de maio de 2012 vou retirar os pontos. Tive muito apoio dos amigos que ate telefoneram quando eu estava no hospital e as varias oraçoes pela minha recuperaçao, agradeço a DEUS e a todos os nossos amigos. beijos

  12. Maria T. S. Fernandes disse:

    Olá !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Gostaria de partilhar com voces, a minha recuperação, estou a 5 dias, operada: fiz a cirurgia dia 31/05/2.012 com a Dr. Sandra Daud, e foi retirada total, pois estava cheia de nódulos a quase 20 anos que eu estava sofrendo,por medo de operar, mas graças a DEUS foi um sucesso e eu estou muito bem, só um pouco rouca e meia fanhosa. Já consigo comer e cuidar dos meus afazeres domésticos, com facilidade. Também preciso tomar dois compr. de cálcio de 12 em 12 hs. e o hormonio da tireóide todos os dias. Abraços a todos e boa sorte se precisar passar pelo mesmo.

  13. betty disse:

    Que bom, Maria, que você finalmente criou coragem para operar! Espero que a recuperação continue sendo boa. Que Deus a abencoe. Abs, Betty

  14. olá vou ser operada tiroide total disse:

    vou ser operada á tiroide total estou muito ansiosa e tenho muito medo nao sei como ficarei depois de tirar a tiroide se vou ficar com voz, se tenho rouquidão se posso comer…ou seja se o pós-operatório será muito doloroso. Gostaria de saber algumas opinioes e que me explicassem como é essa operaçao se é fácil e como é.Estou muito nervosa.

  15. Bruna disse:

    Olá Betty, fiz a cirurgia de retirada de tireóide há 7 meses, desde então apareceu umas bolinhas pelo corpo (principalmente nos braços) e coça demais….Mas coça mto mesmo que chega a machucar e formar casquinha. Tomo o Puran T4 125mcg e vi na bula q pode causar reações alérgicas como sudorese,urticária e rash. Já fui ao dermatologista, e ele disse q é um ”tique”.Será que essa coceira tem haver com a medicação??? Amanha vou marcar uma consulta com o médico que fez minha cirurgia… Abs!!!

  16. Evanir mesquital disse:

    olá pessoal, estou no déssimo segundo dia pós cirurgico também tive muito desconforto, mais estou me recuperando bem ,para mim o mais dificil e naõ poder pegar no meu bebê de um ano e três meses ,espero que este perildo passe rápido um abraço para todas .parabens bette pela orpotunidade de nos espreçarmos.

  17. Irene disse:

    Olá Betty,porque teve q fazer essa cirurgia? Vou fazer dia 11 de julho por causa de um nodulo creio q maligno e to apavorada. Como é tudo isso?

  18. Sueli disse:

    Ola amigos achei esse site e gostei
    Eu fiz a cirurgia dia 22/06 2012.
    De um carciroma papilar o medico diz ter tirado toda a tireoide e que tambem tirou os ganglios em volta que gracas a Deus deram beligno.
    Minha duvida esta em saber se e normal eu estar rouca ate hoje quasi um mes depois?
    Fiz a cintilografia dia 19/ 07/2012 e deu uma manchinha pequena no pescoco sera que foi o cirurgiao que errou?
    Estou cheia de duvidas e medo de ficar sempre com essa rouquidao nao consigo cantar tambem o que eu fazia muito e amo.
    Vou fazer o iodo dia 24 para finalizar essa etapa e espero ficar boa,
    Saude a todos vcs do site …..Sueli rangel

  19. Glaci disse:

    Oi Sueli, eu fiz a cirurgia de retirada total da tireoide no da 9 de maio, meu caso era um bócio mergulhante (o lado esquerdo pesou 168 gramas)e tinha um nódulo do lado direito eram benignos,o médico me disse que podeira ficar sem voz, fiquei quase e agora que minha voz está melhor mais alta. Tenha paciência que tua voz volta, é demorado mesmo.

  20. Giane J. disse:

    Olá Betty, entrei para o clube no dia 1º de agosto e adorei quando encontrei seus comentários, ler ajudou-me a não me sentir sozinha, pois mesmo com a atenção da família e dos amigos acredito que só quem passa por uma cirurgia como essa entende. No meu caso a retirada foi total, sinto apenas um desconforto no pescoço, minha voz está um pouco mais baixa e tenho conseguido me alimentar com facilidade. Estou preocupada com a retirada do curativo marcado para o dia 14 de agosto. Achei muito tempo e como o médico disse para não trocar fico preocupada. Mas acredito que Deus está comigo e agadeço por ter corrido tudo bem espero que todas as pessoas que busquem informação e apoio lendo suas crônicas possam se recuperar rapidamente e se Deus quizer logo estaremos todos levando nossa vida normalmente. Obrigada e fiquem com Deus

  21. betty disse:

    Olá, Giane: Fico contente que tudo correu bem. Eu não me preocuparia com este tempo de espera, exceto se você sentir que está ficando dolorido ou inflamado no local. Aí voltaria para o médico, ou iria para meu clínico ou para a emergência do hospital da cirurgia para darem uma investigada.
    Abs, Betty

  22. clemilda disse:

    quero agradecer pelos contéudo que li, esclareceu muitas das minhas dúvidas. obrigada a todas vcs. Que o Senhor jesus continui abençoando a cada uma fique com Deus. Minha cunhada esta esperando surgir uma vaga para ela ser operada mas eu creio que vai dar tudo certo.

  23. Daniel Ramon disse:

    Olá, gostei muito do seu depoimento e dos comentarios do pessoal.
    Quase todas minhas duvidas já consegui esclarecer, só quanto a cicatriz que gostaria
    de saber. Como é, o tamanho, e se fica visivel?

  24. Cida Camargo disse:

    Olá Betty !
    tenho lido com frequencia os relatos e isso tem me ajudado muito na recuperaçao. Fiz tireidectomia total no dia 8 de agosto, graças a Deus não tive complicações na recuperação. Gostaria de saber com quantos dias de cirurgia eu posso começar a dirigir automóvel ? bjs querida !!!

  25. betty disse:

    Olá, Cida:
    Normalmente, o médico dá instruções sobre isto. Mas creio que eu já podia dirigir com menos de um mes. Fui olhar no blog e, no post 4, no dia 30 de maio, escrevi o seguinte.

    Dirigir e trabalhar. Tenho que esperar mais uma semana para dirigir. Posso sair e começar a assumir minha vida normal, usando o bom senso. Sem, entretanto, carregar/levantar peso—por pelo menos um mês. Deixe eu ver—a cirurgia foi no dia 19 de maio….

    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  26. Maria Elizabete(Beth) disse:

    Fiz minha cirurgia dia 13 de agosto 2012.Estava com muito medo,mais graças a Deus deu tudo certo .Eu fiquei muito rouca não consigo falar alto nem cantar,eu ia para igreja cantava alto tão gostoso cantar,mais não consigo,será que com o tempo vou cantar? Fiquei tbm com muitas dores na nuca já tomei remedio mais não passou.Nunca ne incomodou pra comer, nunca doeu , so era ruin na hora de dormir, mais estár melhorando vai fazer um mez ainda, com 15 dias dirigi,mais agradeço ao meu bom Deus por tudo dou gloria a Deus por está bem . Que Deus te abençoe Betty pois me tirou as duvidas , Um grande abraço.

  27. betty disse:

    Olá, Beth:
    Eu demorei alguns meses para recuperar a minha voz. Se não melhorar, consulte um fono. Tem vezes que podem ajudar.
    E, se não passar a dor na nuca, consulte seu médico regular, um clínico geral ou um especialista em cabeça e pescoço. Vale a pena correr atrás.
    Fico contente que meus posts ajudaram a tirar algumas dúvidas.
    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  28. nina disse:

    Boa tarde, fiz a cirurgia da tiroiede, e foi um sucesso, estou com o rosto um pouco inchado, mas nada que me incomode. A cirurgia em si, não doeu nada, . Estou tomando os remédios indicados pela médicae logo vou fazer novos exames, para verificar a dosagem do rémedio. Posso afirmar, para quem vai realizar a ciruirgia, ficar super tranquila.

  29. Fiz uma cirugia da tiroiide e tenho dores no local por fora e tenho muito encomodo por dentro vai fazer tres meses e normal

  30. betty disse:

    Olá, Rode:
    Não é muito normal, não. Sugiro que volte a consultar o médico que lhe operou, um clínico geral ou um endocrinologista.
    Abs, Betty

  31. Maria disse:

    Boa Noite

    Acabo de ficar esclarecida pois tinha algumas dúvidas relativamente à recuperação da cirurgia. Tenho um nódulo do lado esquerdo com 3.2 cm e outro mais pequeno do lado direito. Os médicos dizem que tenho de ser operada mas tardam em me chamar do hospital, talvez por a lista ser demasiado extensa e os médicos escassearem nesta área. O meu maior receio é se terei muitos efeitos secundários por causa da medicação que substituirá as hormonas. A cicatriz, é muito grande?

    Beijos e abraços

  32. betty disse:

    Olá Maria (Graça?):
    Já faz mais de três anos que fiz a minha operação e me dou muito bem com o hormônio. A minha cicatriz não é muito grande. Percebo que você mora em Portugal pela sua maneira de “falar e também pelo seu endereço eletrônico 🙂 Já tivemos algumas outras leitoras de Portugal, que estão espalhadas pelos comentários dos vários posts. Os sistemas de saúde são diferentes, mas não necessariamente melhores ou piores. Vá com calma, trate respeitosamente seus cuidadores e cuide de descansar depois da cirurgia durante o tempo que os médicos mandarem. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  33. Ionara disse:

    Hoje está fazendo 12 diias,,ssintto uma ardênciia na garganta,é normall?me siintto fracaa ttbm!mminha vvoz eesta muiito fanha aainda,é normal?

  34. betty disse:

    Olá, Ionara:
    Desculpe não responder logo, mas minha vida anda muito cheia. A minha própria voz demorou uns tres meses para se normalizar. Se não melhorar, ou se piorar, procure um fonoaudiologista. Ele ou ela poderá sugerir algumas práticas ou exercícios para aliviar e ajudar. Espero que logo fique boa. Abs, Betty

  35. carlos roberto disse:

    fiz a cirurgia mergulante e agora irei fazerr outra das amidilas ñ estou podemdo engulir solidos e com dificuldades com liquidoa .QUAL A SUGESTÃO?

  36. betty disse:

    Olá, Carlos: Creio que a melhor sugestão é seguir as orientações dos seus médicos. Se não confiar neles, uma alternativa seria consultar um outro especialista em cabeça e pescoço. Quase toda família tem pelo menos um membro que tirou as amigdalas e, normalmente, é uma cirurgia pequena da qual se recupera bem, sem sequelas. Espero que você logo se recupere também e que ajude a aliviar os sintomas. Que Deus o abençoe. Betty

  37. neiva s gomes disse:

    ola, betty;vou fazer a cirurgia ,la pela semana que vem estou pouco anciosa por causa da anestesia, mais se DEUS quizer vai dar tudo certo. nao tenho plano de saude vou pagar uns 4.000 mil reais, de saber se agente fica enternada quanto tempo, vou fazer a retirada total . que DEUS nos abencoe. a todas nos

  38. betty disse:

    Olá, Neiva:
    Normalmente, a gente fica uns dois dias no hospital. Vá em paz, a cirurgia costuma ser relativamente simples, com poucas complicações. E a anestesia é igual a dormir. A gente fecha os olhos e acorda algumas horas mais tarde, com o detalhe que sabe que vai ficar com algumas dores por uns poucos dias, mas que logo passarão.
    Aproveite para descansar, se possível.
    Que Deus o abençoe. Abs, Betty

  39. Regina disse:

    Ola etou feliz por lr aqui que a maioria das pessoas que operou voltou a falar minha mae entrou hoje no hospital e amanha faz a cirurgia
    estou com medo dela não falar mais. Deus que ajude ela.

  40. betty disse:

    Olá, Regina: A voz apenas é afetada quando mexem com as cordas vocais. Ainda assim, ela volta a maioria das vezes, às vezes logo; às vezes, depois de algumas semanas ou até meses (no meu caso, demorou uns três). A sua primeira preocupação deve ser de proporcionar alguns dias de descanso para ela, dando-lhe paz de espírito, tranquilidade e momentos de alegria para que possa se recuperar rapida e suavemente. Que Deus abençoe as mãos e as mentes dos médicos e seus assistentes amanhã. Abs, Betty

  41. Selma disse:

    Hoje dia 07 de novembro, fui surpreendida pela minha médica: vou realizar a cirurgia da tióide, Deus sabe de todas as coisas, pois, ao ler todos esses relatos entendi que não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus. Peço orações e qe Deus abençoe a todos participantes deste site. Obrigado Betty, pela força! Em breve estarei contando minha vitória.

  42. betty disse:

    Olá, Selma:
    Você tem razão, Deus sabe tudo e tem seus propósitos. Ou para crescermos. Ou para servirmos. Ou ambos… Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  43. Katia disse:

    Olá fiz a cirurgia de tiróide parcial no causa o lado esquerdo no dia 30/11/2012 a cirurgia foi um sucesso tenho dor e esta meio inchado mas como de tudo e o melhor não fiquei rouca e nem voz , e Betty obrigado pelas dicas

  44. betty disse:

    Olá, Katia:
    Que bom que tudo está correndo bem. Ainda faz pouco tempo, portanto a dor e o inchaço devem diminuir logo. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  45. valeria disse:

    Boa noite Betty..fiz a cirurgia da tiroide em 2010,,,,,estou um pouco aflita pois depois de dois anos estou sentindo muita caimbras formigação dores nas juntas,fiz exames de rotina e deu mais ou menos os exames da tiroide deu td ok,,,mais o pth e o calcio ionico derão baixo…sera que deve ser isso que eu estou passando mal.obrigada adore ler o que vç escreveu.bjusss grata valéria.

  46. Solange Portela disse:

    Olá, sou Solange Portela, fiz a cirurgia para retirada total da tireoide no dia 21.12.2012, em Natal. O pós-cirurgico foi bem similar aos dos demais depoimentos. Pescoço dolorido por vários dias, formigamento nas mãos e pés, que começaram no terceiro dia pós-cirurgia, o que me fez tomar 8 comprimidos de cálcio por dia, hoje 23 dias depois ainda tomo 04. Após receber o resultado da biópsia, confirmação da malignade no nódulo de 1,8 cm, no lobo esquerdo e nos 3 micros nódulos do lado direito, mais um pequeno bocio no istmo. Na cirurgia uma glândula paratireoide foi retirada, houve também uma pequena lesão na corda vocal esquerda. O cirurgião me encaminhou para fonoaudióloga, a qual fui hoje, e foi recomendado 03 sessões semanais, para voltar o funcionamento normal, mas, isso só após a iodoterapia. Na próxima quarta-feira irei ao médico para as orientações da iodoterapia, só poderei tomar o hormônio após o tratamento. Gostaria de saber com quantos dias vc realizou a iodoterapia e como ficou se sentindo nos dias que ficou com hipotiroidismo? Obrigada pela atenção.

  47. betty disse:

    Olá, Solange:
    Se você continuar as leituras nos próximos posts, especialmente no 9 e no 10, você encontrará informações e comentários sobre a iodoterapia. Eu mesma não precisei fazer. Algumas pessoas comentam sobre uma medicação com nome Thyrogen que faz com que não é preciso ficar sem tomar o hormônio. Ela é cara, mas entendi que os convênios são obrigados a fornecê-lo. Mas faz quase quatro anos que fiz a cirurgia e pode ser que houve mudanças. Pesquise nos links lá e com a palavra em si. Se descobrir algo novo, compartilhe num destes posts para abençoar outras pessoas, está bem? Que Deus a abençoe. Betty Portela

  48. Leticia disse:

    Olá Betty,

    Q bacana encontrar seu relato, suas palavras a respeito de todo esse processo! 
    Fico aliviada pois há uma semana fiz minha cirurgia e realmente imaginei q sentiria muito mais minha garganta do que as dores nas costas, cabeça… foi melhor do q esperava!
    Fui ontem no médico para ele olhar a cicatriz e o local do dreno. A região além de parte estar roxa e parte amarela esverdeada, estava bastante inchada. No final, a casquinha q estava formando no furinho do dreno foi retirada para q eu não fique com uma cicatriz mto grossa e uma ampola de sangue retirada. No meu caso, a recomendação era de passar hirudoid no local, depois de tomar banho e colocar o microporo. Eu passei mas pelo que entendi, deveria ter passado mais pq ajudaria a diluir esse sangue e evitar q formasse a bolsa.
    Dessa forma, recomendo q quem receber uma orientação como essa capriche na hora de passar e passe pelo menos umas três vezes ao dia.
    Confesso q Hoje ainda tive o inchaço e o buraquinho do dreno ainda sangra.

    Betty, o seu sangrou por muito tempo?
    Como fez para que não inchasse, acumulando sangue?

    A recomendaçãovagora é eu usar o hirudoid e intercalar com compressas quentes para ver se amolece e sai esse sangue pelo furinho, diminuindo a bolsa de sangue. Fiz a compressa agora a noite mas não saiu quase nada… E doeu consideravelmente… Fora q para uma melhor cicatrização, fui orientada a usar o micropore tentando unir a parte superior e inferior tanto da cicatriz como do furinho. 
    A conclusão que tive agora pouco é que ao tentar expelir o sangue, a pele ficou irritada e mais inchada, o que impossibilitou fechar o buraquinho.
    Não sei se há algo mais q se possa fazer tanto para o inchaço como para a cicatriz que ficará no furinho.

    Alguma dica?

    Fora isso, já terei os exames p fazer tb e retomo o medicamento para repor os hormônios tendo q fazer os exames daqui 35 dias para ele ver se está funcionando, ou se tem q alterar a dosagem.
    Daqui há 10 dias parece q não precisarei mais do microporo e nem do hirudoid, iniciarei uma massage de 5min com hidratante 3x ao dias além de usar protetor f50.

    Vc chegou a fazer essa massagem? Ou soube de alguém?

    Na 1a semana, o meio da sua garganta ainda doía qdo engolia, ou tocava? Sentia a papada inchada e a garganta mais durinha?! Q é justo aonde dói qdo engole ou se toca com a mão?
    Há algo q se possa fazer além do q já estou fazendo?

    E qto a pomada para a cicatriz ficar mais discreta, funcionou?
    Eu tenho propensão a queloide e meu médico sabe disso mas meio q não deu uma alternativa com nenhum medicamento.

    Ufa! Acho q escrevi demais… Acho q mal falar por uma semana dá nisso! Rsss (bricadeira!)

    Muito obrigada pela atenção e q Deus continue te iluminando!

    Abs, letícia

    ************mensagem abaixo para Liliana****************

    Liliana,

    Não fique com medo!
    Apesar das minhas dúvidas acima e estar passando ainda pelo pós-operatório, a maioria dos relatos que a Betty comentou, eu tb passei e te digo q não me arrependo.
    Fui ainda afortunada em não ter por exemplo a queda de Cálcio! 🙂
    De repente vc tb não terá!

    Qto ao libido sexual, acho praticamente impossível… eu ainda tô com tudo! 🙂 rsss… Mesmo ainda passando pelo pós-operatório.
    Fora q não vi ninguém falar sobre esse tipo de problema!
    Para vc ter uma idéia, tenho 34 anos, sou solteira e acredito no amor e q terei filhos! 😉

    O q posso te dizer…
    O q me ajudou muito a fazer a operação (aonde retirei por completo a tiróide, além do nódulo) foi a fé e tb ao fato dos médicos me falarem:
    se sua tiróide não está mais funcionando direito, é pq já está velha e não voltará a funcionar como antes. Pq não resolver esse problema de uma vez?
    O q acontecerá é q aumentará a dosagem dos hormônios q vc já toma e voltará a vida normal mas com muito mais energia e disposição, e sem ter q passar novamente pela cirurgia!
    O hipotiroidismo me deixou mais lenta e sem grandes disposições. Resultado: obesidade, cansaço, stress e mal humor! Afe! Fora a tpm! Ninguém merece!
    Desse jeito deixei de me amar e me cuidar e me afundei no trabalho!
    O q ganhei com isso?
    A conclusão de q Deus me abençoou com uma segunda chance, para me cuidar, me amar e ser mais feliz!
    Quer coisa melhor?
    Sendo assim, eu diria q vc está sendo abençoada pois teve a sensibilidade de encontrar os nódulos e terá como eliminá-los! E ainda tem uma família com 2 rapazinhos para te apoiar e ajudar!!

    Coragem! 🙂 pense positivo para as coisas fluirem ainda mais!

    Ah! Qto a força, depois q vc não tiver tomando tantos medicamentos, vc verá q a terá de volta!
    Mas não poderá usá-la por 15 dias!
    Isso sim será mais difícil! Rsss… Pois vc não poderá carregar peso!

    Abs, letícia

  49. Fernanda disse:

    Bom dia, pessoal!!!!!!!!!!

    Obrigada pelos comentários, me sinto um pouco aliviada, em ver tantos depoimentos de sucesso pos-cirurgico. Minha mãe terá que fazer a cirurgia, ainda não sabemos se parcial ou total, mas estou com muito medo, pois ela tem uma série de outros problemas como diabetes, pressão alta e problema no coração, meu maior medo é por causa da diabetes dela que é muito descontrolada, hora esta muito alta hora muito baixa. Gostaria de saber sobre a cecatrização? É muito complicada? Me preocupo por que os diabéticos geralmente tem maior dificuldade com cecatrização, e isso me assusta muito. Mas tenho muita fé em Deus, sei que nele posso confiar e que tudo vai dar certo. Que Deus abençoe a todos!

  50. Fabiana Maciel disse:

    ola, Betty
    eu vou fazer uma cirurgia de retirada da tireoide , foi muito bom ver esses comentários, gostaria de saber apos quanto tempo apos a cirurgia posso retornar ao trabalho. Que Deus abençoes todos noss

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > junho > 3 > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)