Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
Oi gostaria de saber qual o tipo de cirugia vc fez,se retirou a tireoide toda e se foi maligno,pois eu fiz uma fez um mês no dia cinco e o meu cirugião pediu pra eu fazer um exame de sangue de hormõnio sensível e voltar lá. seria melhor eu marcar consulta com o endocrino . Desde já agradeço.
Olá, Patricia:
Fiz tireoidectomia total. E não foi maligno apesar de existir suspeita disto no começo. Descrevo isto nos posts anteriores. O normal é fazer tudo que o cirurgião pede e depois continuar com o endocrino. Mas você já pode marcar pois não faz mal começar o acompanhamento desde já e pode ser que terá que esperar algumas semanas para encontrar uma vaga (eles tem muitos clientes). Também fiz este exame de TSH (e mais alguns) para voltar ao cirurgião.
Espero que logo se recupere inteiramente.
Abs, Betty
Chamo-me Angela, tenho uma cirurgia de tireoidectomia marcada pra sexta-feira,02 de outubro 2009.
Estou tranquila, nem parece que está se passando comigo…no entanto, no inicio, minha cabeça rodopiou, mil pensamentos a povoaram…senti medo de perder minha agilidade, meu raciocínio rápido, lógico, tive medo de morrer, tenho uma filhinha de seis anos… esqueci de dizer, tenho 45 anos.
Hoje é terça, 29 faltam 3 dias…gostaria de um milagre, acredito em Deus…
Boa tarde, tenho 23 anos e tenho um nódulo colóide no lado direito da tiróide de 4 cm, gostava de saber se lhe foi sugerido a operação de extracção total ou metade. Quais os efeitos secundários que se notam proeminentes? engordou? é verdade que é mais complicado conseguir levar uma gravidez até ao fim, sem aborto espontâneo, visto que existe um desregulamento hormonal constante? A pilula deve ser deixada de tomar quando administrado hormonas como medicamento??
Obrigado por tudo…
Olá, Eva: Observo que você comentou no meu post 4 e agora no 7. Veja minha resposta lá. Penso que a pilula anticoncepcional e o hormônio podem ser usados ao mesmo tempo mas quem pode lhe dizer quais e como tomá-los serão o endocrinologista e o ginecologista. Idem com respeito a gravidez e aborto espontâneo. Lembre-se que com a cirurgia e a reposição hormonal, não haverá mais um “desregulamento hormonal constante”. A cirurgia e o tratamento são tentativas de restaurar seu corpo ao funcionamento normal. Pode ser que, no futuro, outras leitoras ou leitores comentarão sobre suas próprias experiências nesta área.
Abs, Betty
Olá, Angela: Estamos na noite de sexta-feira, 02 de outubro 2009, e imagino que você já deve ter feito a sua cirurgia. Somos seres pensantes e é muito normal tentarmos pensar em todas as possibilidades e em como reagir a cada uma. O mais sábio, entretanto, é preocuparmo-nos apenas naquilo que é comprovadamente real e confiar em Deus para as coisas que não sabemos ou não entendemos, enquanto procuramos enxergar as bênçãos que nos cercam.
Se tudo correr normalmente, daqui a uns dois, três dias, você já estará em casa recuperando sua agilidade, observando que ainda tem raciocínio rápido e curtindo sua filhinha. Que Deus a abençoe, Betty
Betty, é a primeira vez q lhe escrevo…mas estou sempre por aqui, mais precisamente do dia 24 de setembro em diante quando achei seu blog exatamente no dia em que marquei a cirurgia. No início a suspeita era de tumor maligno (fiz a punção), assim logo marquei a cirurgia e operei no dia 26/09 com o Dr. Celso Friguglietti (que me foi altamente recomendado). Graças ao seu blog e as suas narrativas pude ir tranquila (ou quase) para a cirurgia e confiante para a recuperação. Minha voz, acredito, que nunca mais será a mesma, estou muito rouca e ninguém me reconhece ao telefone, meus filhos (Lorena e Murilo, de 3 e 5 anos) perguntam sempre quando vou falar como antes e fazem uma carinha estranha de medo..rsrsrs. Na consulta de retorno, tive a maravilhosa notícia de que não seria necessária a iodoterapia, mas não comemorei tanto e confesso a vc q tenho minhas dúvidas… a punção deu carcinoma folicular e agora após a retirada, o tumor é benigno…fico me questionando (será que deveria ter passado por outra punção? outro médico? esperado?). Minha endócrino é minha amiga pessoal (nossas filhas estudam juntas), pretendo tirar essas dúvidas e outras com ela. O Dr Celso já me medicou, tomo o Syntroid 150 e por enquanto estou me sentindo bem demais…ainda tomo o cálcio pois passei maus bocados com essa história de formigamento e vou tomar por mais uma semana, já tenho o pedido médico nas mãos prá fazer os exames e verificar a dosagem dos hormônios… estou em casa e volto a trabalhar dia 13/outubro. Gostaria de agradecê-la por prestar esse serviço à sociedade (não há outro nome), algo tão completo, significativo, real, e ainda por cima, muito bem escrito, com uma sutileza e sensibilidade fora do comum. Parabéns e Obrigada. Que Deus continue iluminando seu caminho e de seus familiares queridos. Abraço.
Andrea
Oi Betty, vou operar em breve e tenho tantas dúvidas? Minha preocupação é com a recuperação, posso voltar as minhas atividades em quanto tempo? E as dores? Vc sentiu muita dor após a cirurgia?
Olá, Lucia:
Se você ler meus posts anteriores no http://www.cronicasdocotidiano.com, você poderá acompanhar todo o processo (do modo que aconteceu comigo). No post número 6 http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1041 coloquei a lista, desde o começo. O post http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=981 fala especificamente sobre a cirurgia em si. Creio que as respostas às suas perguntas poderão ser encontradas aqui.
Ontem, postei o Pós-Cirurgia de Tireóide (9) para aqueles que precisam fazer a iodoterapia radioativa (que não foi o meu caso, e vamos torcer para que não seja o seu). http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1133 .
Espero que ajude. Fique com calma. Problemas de tireóide são muito comuns e é uma área em que existem muitos recursos para recuperar a normalidade.
Abs, Betty
ola betty fiz duas puncoes e deu ao lado esquerdo 3,5 cm carcinoma folicular do lado direito 0,6 mm passei emk dois medicos conecituados um quer fazer tireoidectomia total o outro apenas parcial tentando me tranquilizar bde que as chances de ser malignos sao pequenas , se vc estivesse nessa situação o que faria ? fico aterrorizada em saber que posso ficar rouca para o resto da minha vida e tomar remedio para sobreviver
Eu fiz a retirada total da tiróide a mais de um ano. Meu resultado de exame deu impreciso p/ cancer ou não e o médico indicou a cirúrgia para a certeza final. Graças a Deus era apenas bócio nodular. Mas hoje em dia eu fico sempre na dúvida se eu não deveria ter pedido novos exames p/ confirmar antes que retirassem minha glândula. Tomo syntroid 75mg. Não consigo mais perder peso e o endocrinolista é sempre prático e não me esclarece nada. Tenho muitas dúvidas hoje em dia; se é possível levar uma vida normal c/ a reposição, porque vivo c/ pés, mãos e até mesmo rosto inchados, porque não perco mais peso apesar de todos os esforços… e a menstruação pode ficar desregulada? Tenho 44 anos e a cabeça totalmente cheia de dúvidas.
oi tbem fiz cirurgia da tiróide pois tinha nódulos e os medicos acharam melhor me operar pois sugestionava maligno mas graças a Deus era benigno so que se passaram dois anos e não consigo voltar ao meu peso normaL pois com hipotiroidismo engordei 22kg e vivo toda inchada pernas e pés e sempre com engasgo na garganta meu endócrino diz que é da minha cabeça sei lá sera que é pois não e todos os dias que tenho isso na garganta parece que esta trancada uma sensação esquisita será normal!!!
Olá, Angélica: Não sei se você tem convênio médico mas, ainda se não tiver, sugiro que mude de endócrino/posto e que tente fazer novos testes e avaliações, iniciando de estaca zero. De certo, não é normal o que você sente e eu procuraria a solução ou, pelo menos uma boa explicação.
Abs, Betty
Oi Betty,
Fiz uma cirurgia de tireoidectomia total no final de julho (27/07/09)… Tinha suspeita de malignidade, mas graças a Deus o resultado foi benigno. Passei 01 mês sem tomar a medicação porque estava esperando o resultado da biópsia e tiveram várias intercorrências com meu médico … enfim, foi um período difícil. Fiquei muito inchada, engordei 08 kg, fiquei letárgica, sonolenta…cheguei a dormir 16hs num dia. Meus pais ficaram muito preocupados! A minha endócrino receitou Puran T4. Tomo todos os dias em jejum e espero 30 min para comer. Com relação a cirurgia tive poucos efeitos colaterais. Não fiquei rouca (nem após o procedimento), tive pouca dificuldade para me alimentar, minha cicatriz está quase imperceptível, ficou muito pequena (03 cm, embora o volume da minha glândula já estivesse mais que o dobro) e já perdí 04 kg. Só tive um pouco de cãimbra, mas durou pouco, era mais a noite. O meu maior problema esta na medicação. Quando voltei a endócrino estava com o TSH suprimido e uma taxa elevada de T4 livre, caracterizando um quadro de hipertireoidismo. Comecei a ter cefaléias constantes, irritação, choro sem motivo… A médica diminuiu a dosagem, mas ainda sinto uma irritação, fico agitada e agora estou demorando pra dormir. Contraditório porque o que eu mais sentia após a cirurgia era sono. Vou fazer um novo exame pra saber como anda essa dosagem… Estou um pouco perocupada porque não sei se esses efeitos são “paranóias” da minha cabeça ou se realmente estou com um desequilíbrio hormonal. Foi aí que surgiu a idéia de fazer umas pesquisas pela internet e acabei parando aqui…aproveitei para dar meu depoimento. Você sabe de alguém que esteja passando pelas mesmas coisas? É difícil esse início, essa fase de readaptação. Está sendo mais difícil do que a intervenção propriamente dita. Pensei muito antes da cirurgia, afinal tenho 23 anos e já fui submetida a um procedimento tão invasivo. Foi bom ouvir relatos de pessoas que estão passando pela mesma situação. Por mais que as pessoas queiram te compreender, só quem passa por isso sabe realmente o que é. É um turbilhão de sensações! Aguardo notícias.
Olá, Camila:
Como já falei antes, não sou profissional nesta área, apenas tiro algumas conclusões baseadas na minha própria experiência e nas informações que obtive, que me parecem confiáveis. No seu caso, creio que é possível que as coisas que você sente são um misto dos seus dois diagnósticos–primeiramente, de sintomas físicos de desequilíbrios hormonais reais e, em segundo lugar, de reações físicas à preocupação intensa com estes.
Depois da minha cirurgia, o cirurgião me alertou à possibilidade de ter caibras e formigamentos porque haviam mexido com as paratireoides. Disse que o cálcio que havia passado deveria evitar isto mas, se fossem intensos, deveria voltar ao hospital. Concluiu, entretanto, avisando que eu deveria procurar não me preocupar com eles pois isto em si poderia causar a sua intensificação. Tarefa difícil! Como saber quando correr para o hospital, especialmente se o que sinto pode ser parcialmente auto-induzido! Foi assim que acabei assistindo a Nanny MacPhee (ver http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=971).
Minha sugestão, primeiro, é de considerar uma mudança de médico/a se não melhorar com a pessoa que lhe atende agora. Se você tem um plano médico do trabalho, por exemplo, veja com colegas se algum deles (ou seu familiar) já passou por um endócrino com quem ficou satisfeito. Se vai para um posto de saúde, veja com vizinhos ou até com as pessoas na fila se alguém gosta de uma pessoa em especial. A pessoa elogiada via propaganda oral pode não resolver seu caso, mas é um bom lugar para iniciar. Eu sempre prefiro alguém com quem eu possa conversar (que responde às perguntas que preparo de antemão) para me acompanhar. E o melhor profissional, ao meu ver, é aquele/aquela que, por sua própria initiativa, consulta colegas, especialistas e escritos, quando não consegue diagnosticar uma situação usando seu próprio conhecimento.
Em segundo lugar, examine a sua vida para ver se, talvez, esteja focando por demais em si–ou por hábito já formado, ou por causa da situação atual. Fomos criados para ativamente demonstrar amor a Deus e aos outros seres humanos e estas atividades (que podem ser físicas, verbais ou por escrito) nos ajudam a não ficar focando demasiadamente nos nossos próprios problemas. Quando ficamos atentos a isto, é possível trabalhar nesta área para não termos muito tempo para ficar remoendo as nossas dores e temores.
Com relação ao sono, pesquise seus hábitos. Ainda se a falta dele for relacionado com a tireóide, existem coisas a serem feitas, em termos de barulhos e iluminação externa e músicas de ambiente, evitar comer certas comidas à noite, especialmente tarde… Examine também as suas atividades antes de deitar. Sugiro a leitura de um livro meditacional (tipo Pão Diário) e algo “light” (romance, biografia de uma pessoa criativa ou bondosa,…). em vez de que um filme violento ou o noticiário cheio de crimes, violência, acidentes, sofrimentos…
Ainda vou ver se pergunto a um(a) especialista sobre qual o tempo apropriado para iniciar a reposição hormonal. Estive em Manaus duas semanas atrás e encontrei uma amiga que havia feito a cirurgia uns dez dias antes e ainda não estava tomando o hormônio. Iria ver o médico quatro dias depois. Estava preocupada com este período prolongado porque havia lido no meu blog que eu começara no dia seguinte à cirurgia. Perguntei, então, a um casal amigo (ele, anestesista e ela, pediatra) o que eles achavam. Disseram-me que o hormônio perdura no corpo por um bom tempo e que, se ela não se sentia muito mal, poderia esperar até a consulta. Comuniquei isto e ela parecia satisfeita. Entretanto, um mês me parece muito tempo.
Espero que ajude/anime um pouco. Estou esperando meus sogros fazerem exercícios numa clínica ortopédica. Sempre levo meu computador para “trabalhar” um pouco. Agora preciso correr. Nossa filha casa no dia 12 de dezembro e tenho uma lista enorme de coisas para fazer ainda hoje. (O nosso filho caçula tem a sua idade…)
Abs, Betty
Oi Betty, estou com a cirurgia de tirectomia total marcada para o dia 25/11
mas não estou muito segura quanto ao meu cirurgião. Minha médica está em um congresso.. Teria alguém para indicar???
Estou com receio de engordar mas com os hormonios??
Obrigada
Oi! Seu blog foi fundamental para que eu fosse mais confiante para a cirurgia. Tirei o lóbulo esquerdo todo mais o istmo. Tinha um nódulo de 3 cms, que na biópsia e no US com doppler indicaram uma certa indefinição, o que me levou à cirurgia. O nódulo tinha padrão folicular, mas era um adenoma (benigno). Operei faz 4 dias. Minha voz está ótima e sinto apenas um leve ardor na garganta, como se ela tivesse inflamada. Vou tirar os pontos dia 27 e fazer os exames necessários. Tem que cuidar do corpo e da cabeça, juntos, pois somos um só! Este nódulo surgiu logo após eu ser largada pelo meu marido no 9º mês de gravidez, o que mostra também uma certa ligação do aparecimento de nódulos tireoidianos com problemas emocionais. Obrigada!
Boa tade a todos.
Minha esposa (25 anos) retirou a tireoide total após a confimação de u nódulo maligno. Ela toma synthroid 125 a quase um ano acompnhada por sua médica (especialista do IBCC emSp.) e há uns quatro dias ela esta sentindo uma sonolencia seguido de palpitações variadas no batimento do coração, alem de falta de ar e uma sensação de ter muito ar preso no local da tireoide. Passamos na médicae ela pedio novos exames, vimos a autenticidade do medicamento junto ao laboratório, mas nao sabemos o que acontece,. Alguem tem algo em comum? Há!!, ela nao tem diabete, nem colesterol, nem pressão alta.
grato a todos
Boa Tarde!!!
Fiz a cirurgia no dia 19/02/10 , antes de realizar a cirurgia fui orientada pelo meu cirurgião do que poderia acontecer ( Na verdade , não sei bem se foi por ele mesmo , pq passei por uns 5 cirurgiões até escolher com qual eu iria fazer…rs ) , me falaram das formigações , da possível rouquidão e do repouso e o por quê destas possíveis “sequelas ” ( Não sei bem se seria essa palavra).
No dia 22/02/10 já comecei a tomar o hormônio que o cirurgião disse que era o hormônio provisório , pois depois o meu endocrinologista iria passar o definitivo. Ele passou uma formula , até então não senti nenhum efeito colateral.
Não ecebi aida o resultado da biopsia , mas estou anciosa ,tenho uma dúvida , caso dê benigno não será necessário fazer a iodoterapia?
Pois é vai fazer uma semana que fiz a cirurgia já comecei a fazer uso da medicação e nõ tenho efeitos colaterais , espero que continue assim e que as pessoas que realmente necessitem fazer essa cirurgia não tenha tanto receio e medos como eu tive.
…É isso aí bola pra frente , espero que o pesadelo tenha acabado…
Olá querida Betty!!!
Estou aqui novamente, pedindo licença para falar sobre o que têm ocorrido em meu tratamento pós- cirúrgico (38 dias). Hoje fui ao laboratório para realizar o 1º dia da PCI (Pesquisa de Corpo Inteiro).Fui muito bem recebida pelos funcionários do C.T.C. GENESE, fiz a ingestão de um líquido (totalmente sem sabor) que se chama iodo-131, o qual veio todo protegido em um copo de chumbo, com um canudo onde você nem encosta às mãos, e uma pessoa autorizada é quem o segura para que não ocorra acidentes (radioativo). Depois, tive que continuar em jejum por mais duas horas e vou ter que tomar um remédio laxante para estimular o movimento intestinal e tomar muita água e sucos cítricos. E como este exame será realizado em 3 dias , ainda terei que voltar amanhã e depois para a realização da leitura do mesmo, continuo muito tranquila e vou seguindo a vida. Não me proibiram de ficar em contato com às pessoas, mas, que seria de bom tom não aproximar-se muito delas (principalmente com beijinhos). Creio que o mais chato até agora, tenha sido a dieta pobre em iodo que devemos seguir em relação ao exame, que no meu caso fora esta:
3 meses antes do exame:
Não ter realizado tomografia ou RX com contraste iodado
Se em tratamento com Amiodarona (Ancoron, Atlansil ou Miodaron): deve solicitar ao médico que indicou o remédio para substituição por outro e suspensão por 3 meses no mínimo
1 mês antes do exame:
Não usar ou ingerir nenhuma substância, alimentos ou medicamentos que contenham Iodo (xarope para tosse, tintura de iodo para feridas, povidine, remédios para micose, complexo de vitaminas e sais minerais )
Não realizar exame ginecológico (colposcopia)
Não usar cosméticos com iodo: xampu e sabonetes à base de algas marinhas, esmalte para unhas, base para unhas fracas (Casco de cavalo, etc.); bronzeadores vermelhos; maquiagem (pó, base, batom)
Fazer dieta pobre em iodo ( diminuir ao máximo): sal (pode usar 1 grama por refeição), peixes e frutos do mar; verduras de folhas escuras (agrião, couve, rúcula, espinafre, brócoli); caqui e abacate; embutidos em geral (salsicha, lingüiça, salame, presunto, etc); refrigerantes e sucos industrializados (Coca-Cola, Pepsi Cola, etc.); whisky, chocolate e achocolatados ; leite e derivados.
Não banhar-se na água do mar
Obs: Trazer resultados :
1. biópsia da cirurgia (anatomopatológico)
2. relatório de dose terapêutica de iodo-131
3. exames anteriores pós-operatórias recentes da região a ser estudada (PCI, Ultrassom, Paaf, dosagens de tireoglobulina, etc).
Meninas(os) nada impossível só um pouco chatinho!!!!
Betty , mais uma vez obrigada pela oportunidade em poder dividir minha experiência com todos. Parabéns!!!!!!
OBS. Achei uns lenços chiquíssimos … com pedras penduradas em suas três pontas e que deixam qualquer mulher muito elegante e até mesmo podem ser feitos por nós mesmas. Já fiz vários e está sendo uma terapia !!!! beijos …
Olá Betty! seus depoimentos pós-cirurgia são bons. Em 2007 também fiz essa cirurgia, só que perdi as paratiróides e tenho que tomar o cálcio + o hormônio diáriamente, se esquecer de tomar o cálcio, tenho formigamentos e caimbras, sinto-me um pouco deprimida, pois antes da cirurgia não tomava nemhum medicamento. Sabe de uma coisa? nenhum cálcio em comprimido faz efeito em mim, tenho que tomar um enfervescente com gosto muito ruim, não suporto mais, não sei se existem outros.Deus te abençoe.
Olá, Josélia:
Realmente, é muito bom poder passar pela vida sem tomar remédio nenhum. Mas, por outro lado, podemos dar graças a Deus que os remédios existem. Nem sempre foi assim. De fato, em toda a história da humanidade, somos a geração mais abençoada em termos de recursos médicos que podem manter e/ou melhorar a nossa qualidade de vida. Entre o formigamento e o gosto ruim, é bom pelo menos ter a alternativa.
Na América do Norte e Europa, muitas pessoas tomam cálcio e outros minerais e vitaminas como prevenção contra doenças e envelhecimento. Tem gente que diz que faz bem e tem gente que diz que estão se prejudicando. Tem pessoas que bebem suco de beterraba, ou suco de aipo, ou que ingerem dentes de alho inteiro, ou que engolem sementes de linhaça de colherada… Tudo para prevenir contra algum mal…
Talvez algum leitor possa sugerir alguma uma alternativa farmacêutica. Já perguntou ao seu médico? Já tentou consultar outro médico? Pode também experimentar com algum suco, tipo pera, maçã, laranja, uva, maracujá… Ou leite com chocolate…. Se gostar, pergunte ao médico se faz mal. Pode ser que não pode misturar com algo azedo, por exemplo. Não sei. Depois nos conta se encontrou alguma solução.
Abs, Betty
gostei os depoiento esclareceram algumas duvida.fiz a cirurgia dia 25/02 estou passando bem só que minha voz ficou rouca meu medico falou q vai melhorar. gostaria se tem gente que ficou assim e por quanto tempo .obrigado
Olá Betty, meu nome é Marisangela, tenho 27 anos e no dia 30/01/2010 passei por uma tireoidectomia total. Fui diagnosticada, em principio, como cacinoma papilar, porém a biópsia pós cirurgica mostrou adenoma. Foi realmente uma grande alívio, porém ainda não tive alta do cirurgião, pois continuo muito rouca, meu timbre ficou bem grave e com falhas e nos exames feitos recetemente, estou com níveis de PTH elevados. Ainda não passei no médico para verificar resultados, pois antes preciso realisar uma nasofibroscopia para análise das pregas vocais. Tomei o Oscal D por 20 dias, no pós cirúrgico não tive problemas com câimbras e formigamentos, porém agora estão sendo constantes. Durante a minha recuperação, tive muitas dores no pescoço e até agora ainda sinto a cicatriz queimar. Bom, enfim, espero que vc continue escrevendo, gostei muito do seu post. Creio em Deus e sei que tudo tem um propósito em nossa vida…
Fica com Deus e todos tenhamos muita saúde!
Olá, Marisangela:
De certo modo, sua cirurgia ainda é relativamente recente. Demorei muito mais para a recuperação da minha voz. Continue consultando os médicos sobre as cãibras e formigamentos. Sugiro que mantenha um caderninho, anotando os sintomas, diagnósticos e tratamentos para poder explicar melhor o que tem se passado com você para os especialistas. Guarde uma pasta com estas anotações, os resultados dos exames e as receitas médicas. A nossa memória normalmente não é tão confiável e podemos nos esquecer de detalhes importantes e prejudicar o acompanhamento.
Não sei se você sabe que ainda escrevi mais três posts sobre este assunto, onde há muita interação com os leitores. E também nas seis anteriores, especialmente o post numero 4. Pode ser que você encontre alguns dados ou pensamentos encorajadores nos comentários deles. Podem todos ser encontrados no http://www.cronicasdocotidiano.com
É verdade que tudo na nossa vida tem propósito. Nem sempre vemos qual é de imediato, mas a confiança na sabedoria e providência divina ajuda muito para afastar o desespero. Acabo de receber uma carta de uma amiga em que ela relata os pedidos de oração dos alunos da classe de Escola Dominical que ensinamos (estive viajando no domingo passado). Ela termina com “Nada poderá me separar do amor de Deus, que está em Jesus” Rom.8:39b.
Combina exatamente com o que você disse. Eu gosto muito do capítulo inteiro, do qual ela cita o último versículo. Tem dias que preciso me apegar a Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. Espero que logo, logo você poderá estar passando por um período de bonança, enriquecida e fortalecida por estas experiências, preparada para consolar os que estiverem em qualquer angústia (ou doença de tireóide), com a consolação com que você mesma foi contemplada por Deus. (adaptação da Segunda Carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 1, versículo 4).
Que Deus a abençoe, Betty
Olá betty, hoje está fazendo nove dias q fiz cirurgia na tireóide. O resultado da pulsao deu positivo para carcinoma papilifero, mas ainda não recebi o resultado da biópsia feita no material colhido no processo cirúrgico será q tem chances deste resultado dar negativo? Obrigada.
Olá, Merielle:
Não sou muito especialista nesta área, mas tenho observado que algumas das pessoas que comentaram receberam um positivo na punção e um negativo na biopsia. Entrteanto, ainda se vier um positivo, existe um tratamento muito eficaz em grande parte dos casos, e relativamente curto quando comparado com o que é aplicado a pessoas com outros tipos de câncer. Não passei por isto (o meu deu negativo em ambos) mas fiz algumas pesquisas e várias pessoas relataram as suas experiências nos posts posteriores no meu blog. Entretanto, eu esperaria para le-los até receber o resultado, está bem?
Procure ver e aproveitar as coisas belas na sua vida, enquanto repousa e espera. Abs, Betty
Olá! Encontrei este blog, na minha incessante pesquisa, mal soube que teria que ser submetida a uma cirurgia à tiroide. Na altura não tive ânimo para escrever, mas reconheço que foi importante para mim ler os vários depoimentos.
Fiz tireoidectomia total no dia 22/02/10. A cirurgia correu bem, tinha bócio multinodular e apesar de o resultado da biópsia ter sido favorável (antes da cirurgia), verificou-se na análise da peça que tinha um foco de cancro (3mm). Nada fazia prever esta situação…fiquei bastante em baixo. Estive mais de um mês sem medicação de substituição, uma vez que o médico queria verificar nas análises a necessidade de fazer tratamento com iodo. Foi um período complicado, fisica e psicologicamente. Graças a Deus não foi necessário fazer o tratamento e comecei a tomar a medicação há semana e meia. Ainda sinto um desgaste muito grande, falhas de memória, dificuldade de concentração.
Da cirurgia posso dizer que as dores são suportáveis, a cicatriz é pequena e de dia para dia vai ficando mais disfarçada. O formigueiro foi o meumaior tormento, principalmente nos primeiros dias. Ainda estou a tomar cálcio, embora numa dosagem menor.
Deixo o meu depoimento, pois pode ser útil a alguém que como eu (como todos nós que passamos por esta situação…) procura informação sobre cirurgias à tiroide na internet. Sou portuguesa, fui operada no Porto.
Betty, parabéns pela iniciativa! Beijos
Olá, Magda:
Mais uma portuguesa na nossa “comunidade” tireoideana! Agradeço a sua participação. Creio que tudo vai melhorar, agora que você começou com o medicamento e fico contente que não foi preciso fazer o tratamento com iodo. Eu não entendo porque alguns médicos demoram tanto para resolver isto, deixando as pessoas sofrer. Será que é porque a fila de pessoas para ser atendida é muito grande? Hesito em pensar que é por displicência…
Imagino que a primavera esteja chegando na sua região e que logo você estará cercada por flores bonitas nos jardins e parques. Aqui em São Paulo estamos começando a tirar os agasalhos do guarda-roupa, com a chegada do outono.
Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
oi bom dia meu nome é eliana faz 5 anos tirei minha tireode do lado direito mas ñ tomo nenhum madicamento mas engordei aqui em minha cidade ñ tem endonologista operei em um clinico geral a era benigno meus exames de hormonio dão normal mas quando operei os exames davan normal tambem tirei um nodulo do 40 centimetros bom tenhan um bom dia eliana
Olá. Fiz tireoidectomia total há 1 ano e meio e não me sinto normal desde então. Como tive câncer de tireóide, tenho que ficar com o TSH suprimido. Com isso, tenho diversos sintomas: falta de ar, tontura, cansaço, mto sono, as vezes insônia de madrugada, taquicardia, pressão que era baixa as vezes fica alta. Alguém aqui tem esses sintomas? Será que um dia meu corpo vai se acostumar?
Ola Betty, como vai??
Em relacao ao post feito pela Camila.. q diz ter ficado 1 mes sem o hormonio… Caso parecido foi do meu namorado.. ele ficou 4 meses sem! Mas nao foi por escolha… foi pela “placa” q compoe a “maquina” para ser feito a PCI… estava estragada e custou chegar… foi imprevisivel a chegada da bendita placa… o q levou ele a ficar os 4 meses sem o hormonio.
Com isso, fisicamente, foram soh os 11 kg q ele ganhou… Depois comecou a tomar normalmente e esta ai… firme e forte com a graca de Deus.!
Mas depende de cada organismo, pois uma moça q fez a msm cirurgia e na msm epoca q meu namorado, chegou a quase entrar em coma pela falta do hormonio… dai teve q utilizar o Thyrogen e hj esta totalmente bem.
Cada corpo reage de uma maneira… Mas tenha certeza q no final tudo se encaixa e termina bem!!
Abraco a todos vc! Bjos
colegas,
Sou Lucy, tenho 40 anos, professora,divorciada, mae de dois filhos, os quais , casaram, estudam e trabalham. Diante do meu universo familiar sou ou somos muito felizes. Mas… no momento estou sofrendo com os sintomoas de hipotireoidismo e atraves desse blog. Venho solicitar ajuda para aceitar as mudanças q sofro com meu organismo depois da cirurgia ( fiz tireoidectomia total em 26/10/2009) os primeiros 30 dias superei mesmo com mtas dores no pescoço, mas… choro colegas só em comentar como o hipotireoidismo mudou minha vida, os endocrinologistas q me acompanham ainda nao conseguiram determinar a dosagem da medicaçao para o meu organismo, entao as imunidades estao cada vez mais baixas meu metabolismo mais LENTO – EU inchando cada dia mais – aumentando o peso – minha roupa nao dar mais em mim, ja estou vestindo medidas 44 – aumentei 14 kg – e ultimamente estao ficando apertadas – choro o tempo todo – estou direto com os medicos mas… pedem calma! q so posso fazer os exames a cada 40 dias (segundo eles – tempo pra o remedio reagir em meu organismo) tbm estou sendo acompanhada por nutricionista – como pouco e incho mto mais – nao sei o q fazer! me enviaram essa semana pra psicóloga – estou indo a capital pra marcar as sessoes.
Peço encarecidamente se alguem sofreu sintomas parecidos a esse meu. Por gentileza entre em contato comigo.
desde ja
agradece
Lucy
Arapiraca – AL
olá Betty, td bem? Me chamo Zenilda e moro em Rondonia. Há mais ou menos 20 dias percebi umnodulo na tireoide; fiz ultrassonografia e foi detectado um cisto complexo no lobo direito na minha tireoide; e umcisto simples nolado esquerdo; ja colhi a biopsia e resultado sai hj a tarde; estou tranquila,apesar da possibilidade de receber uma noticia desgradavel hoje; Tenho orado muito e peço o auxilio e a presença de Deus, seja qual for o resultado; meus exames de anticorpos e hormonios estão todos normais; Li os posts do blog e é mt bompoder compartilhar os sentimentos desta situação com as pessoas com problemas semelhantes; Estou confiante que o rsultado sera positivo,mas se for negativo, estou preparada para a luta; ja fui parar no neurologista,comformigamento, vertigem e taquicardia; tudo ansiedade; mas agora estou melhor. Gostaria que me indicasse algum medico e cirurgiao ( da sua cidade, que nao sei qual é),pq acredito que vou ter que sair domeu estado (rondonia) pra fazer um acompanhamento e obter resultados mais rápidos; a biopsia eu fui colher em Cuiaba,pois aqui o resultado demoraria 20 dias; Vou pra qualquer lugar do Brasil; se vc puder me indicar alguns, agradeço!
Um grande abraço e que Deus abençõe a todos.
Oi Betty, boa tarde!
Fiz uma tireoidectomia 24/02/10, pois havia uma lesão suspeitaalém do bócio…tudo correu bem, a lesão foi benigna e tive alta um dia após, já fazendão a reposição…devo confessar que a cicatriz, só não esta melhor porque sou um pouco relaxada e esqueço do uso do filtro solar, o que tem a deixado um pouco avermelhada!!!! fiz os exames de sangue com 30 dias de operada e estavam otimos….agora começou um formigamento total, e tbem uma queda de cabelo…será que algum sintoma????
Oi Betty!
Já fiz minha cirurgia tiroidectomia total, foi dia 10/03 deu tudo certo, os resultados posteriores ñ me agradaram muito pois deu carcinoma papilifero e eu ñ sabia que tinha nodulos.
Hoje buscando por casos de pessoas que como eu sentem incomodo com a cicatriz acabei chegando aqui novamente, e lendo o post de Aneliza me deixou assustada porque semana passada passei muito mal e fui parar na emergencia, estou sem hormonio e me sinto muito mal, engordei um pouco isso é perceptivel, estou muito inchada, tive emorragia durante o periodo menstrual mas meus medicos dizem que ainda é cedo para eu sentir tudo isso que digo para eles que sinto, tenho a sensação de que a qualquer momento vou parar de respirar e meu coração vai parar de bater. É horrivel demais e isso realmente me deixa abalada, eu ñ tive medo da cirurgia e nem tenho medo do cancer nem do iodo, nem da possibilidade de fazer outra cirurgia,(já que isso poderá acontecer) mas como na ultima quarta feira 21/04 eu passei mal e pifei indo parar na emergencia e ainda terei que ficar mais tempo sem hormonio ñ sei o que fazer. As vezes estou sorrindo ou me emociono com algo e tenho a sensação de que ñ vou guentar, tambem sou evangelica e confio em Deus, peço que orem por mim, e se alguém ja passou por isso por favor me ajudem, porque pelos medicos sei que so conseguirei uma dose de calmante como da ultima vez e um “va para casa e procure se acalmar”. Eu ñ estou nervosa, só ñ estou passando bem pelo que estou sentindo.
OI MEL; TD BEM? ESPERO QUE ESTEJA MELHOR; JA ESTOU ORANDO POR VOCE; APESAR DE NAO TE CONHECER, SEI BEM COMO SE SENTE; NÃO PERCA SUA FÉ,ACIMA DE TUDO, O NOSSO SENHOR, QUE É SEMPRE NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA; NAO SEI ESCLARECER NADA SOBRE O SEU PROBLEMA,INFELIZMENTE;MAS SAIBA QUE ESTOU ORANDO POR VC; EU ESTOU INVESTIGANDO TAMBEM UM CISTO COMPLEXO NA TIREOIDE; A PUNÇÃO DEU RESULTADO BENIGNO, MAS SINTO ALGO ENROSCANDO NA GARGANTA, E TB FICO ROUCA AS VEZES. O ENDOCRINOLOGISTA DISSE QUE PROVAVELMENTE NAO É O CISTO QUE TA CAUSANDO ISSO,POIS NAO É TAO GRANDE, SEGUNDO ELE (2CM), PRA CAUSAR ESTES SINTOMAS; SUGERIU QUE EU FOSSE CONSULTAR UMOTORRINO PRA INVESTIGAR; VOU A GOIANIA NA PROXIMA SEMANA,PRA INVESTIGAR LÁ;
ESPERO QUE MELHORE E QUE DEUS A ACOMPANHE SEMPRE;
ABRAÇOS.
Lucy, tudo bem??
Olha, a unica coisa q posso te falar no momento eh pra vc ter CALMA, PACIENCIA.
Sei a dificuldade de ter calma numa situacao dessas, mas nao deve se agitar, nem se precipitar com pensamentos ruins.
Estive ao lado do meu namorado desde o inicio, e ele reagiu parecido com vc. Foi muito dificil deixar ele tranquilo… ele tbm teve dores no pescoco e tdu mais….
somente agora, 8 meses apos a cirurgia, eh q ele esta se adaptando melhor… e vendo q realmente nao havia necessidade de tanto sofrimento.
Eh uma fase chata… mas agora passou…
ele ainda tbm nao conseguiu achar a dosagem certa do hormonio… mas o medico dele sugeriu aumentar a dosagem acima do q devia, pois assim se no proximo exame der mto alto o TSH, eh soh ir abaixando.
Ele tbm inchou mtoooo e ganhou 11 kg… o q o incomodou e o desesperou bastante.
Mas agora ele jah esta desinchando totalmente… o q ajuda ele perceber a normalidade de volta.
Lucy, infelizmente eh um procedimento lento… nao tao lentooo nao. Acredito que logo, em 1 ou 2 meses vc tenha uma dosagem correta e vc vai perdendo o peso sem perceber.
Nao desespere nem desista por nada. O pior, q foi a cirurgia vc jah venceu… as barreiras estao acabando. Vc esta prestes a chegar no FINAL.
Existem casos muito piores. Sempre dizia isso ao meu namorado!
Infelizmente, soh quando for normalizando tudo, eh q vc vai perceber o nao era necessario tanto desespero! Mas nao tiro sua razao, pois soh quem esta passando por isso eh q sabe o q significa!
Deus esta te protegendo e abencoando!
Tenha Fe!
Logo vc tera sua vida de volta e ira ajudar outras pessoas q estarao passando pelo q vc passou!!
Grande abraco.
Se quiser, me mande emails… terei o maior prazer de conversar com vc e todos que quiserem.
anelizars@hotmail.com
Bjos
Oi Zenilda, os sintomas continuam infelizmente melhoro pela noite pioro durante o dia e fica nesse vai e vem. Agradeço pelas orações, e continuo confiando em Deus pois sei que Ele nunca falha, confie tambem que vai dar tudo certo.
Beijos!!!
Carol Zorzi como vai?? Li seu recado e vi vc dizendo sobre formigamento…
vc jah fez o exame de calcio… converse com seu medico e diga sobre esse sintoma… pode ser calcio… pelo menos meu namorado foi.
Durante a cirurgia, pode ter ocorrido uma lesaozinha na glandula q ajuda a fabricar o calcio no nosso organismo.
Nada melhor q vc conversar com ele e fazer o exame!!
Bjoos
Mel, realmente esta muito cedo pra vc sentir esses sintomas… no caso q citei acima, faziam 5 meses q a moca estava sem hormonio no corpo. Dai ela foi pro hospital, mas depois nao foi necessario voltar mais nao… e ela fez a iodo depois do carnaval. E por coincidencia, liguei pra ela semana passada pra saber como estava, pq eu tbm fiquei preocupada… e sabe o q eu soube??????
FAlei foi com a mae dela, q me informou q a filha estava numa viagem, indo pro Nordeste passear. Fiquei tao feliz em ouvir aquilo q vc nem imagina.
Ela sim, passou por mal pedaco… mas agora, quase dois meses apos a Iodo, ela jah esta viajando.
Eh como sempre disse… essa doenca tem a fase “chatinha”, mas ela PASSA.
Claro q com preocupacoes demais…
O que passei com meu namorado, vejo q nao adianta “consolar” ninguem q passa por isso. Somente mesmo, qdo acabar eh q vc vai ver!
E vc vai fazer a Iodo qdo??
Acredite sempre em Deus… ele jamais te abandonara!
e eh bom vc conversar com quem jah passou por isso pra vc nao ficar perdida nem desesperada! Meu namorado nunca foi atras de saber das coisas… eu q me informava e contava a ele, na intencao de deixa-lo mais calmo!
Fique com Deus querida!
Olá Aneliza, é verdade os medicos dizem que é cedo pra eu sentir tudo isso, mas o que fazer se eu to sentindo? Comecei a sentir os sintomas 13 dia depois de operada foi quando menstruei e tive emorragis pela 1ª vez, eu nem sabia o que era emorragia, num sabia quanto tinha de sangrar para ser emorragia, perguntei pro meu cirurgião ele disse que ñ tinha nada a ver com a cirurgia, so que proxima mesntruação mais sangramento descontrolado, eu nunca tive isso, minha ginecologista ate disse que poderia ser stress…eu ñ sou e nem tou estressada! Passei a bater o queixo de frio e tremer o corpo todo, sentir dores nas pernas braços, cabeça e olhos. Esqueço o que tava falando e sinto minha memoria diferente isso tudo depois da cirurgia. No dia 21/04 quando passei mal senti falta de ar e coração querendo parar, eu nunca tive esses sintomas nem conhecia o hipotereoidismo porque eu tive hipertiroidismo por 10 anos e so conhecia os sintomas do hiper. Estou muito inchada, as pessoas perguntam se eu tava dormindo o tempo todo por que to com o rosto muito inchado…farei consulta dia 06/05 com medicina nuclear , ele falou sobre o TSH Recombinante, eu até entendo que tá cedo pra sentir tudo isso, mas realmente ñ sei o que fazer pq sinto o tempo todo. Não saio mais sozinha de casa pq ñ consigo andar direito, canso tanto…é horrivel demais!!!
Se eu ñ tivesse fé em Deus nem sei o que seria de mim agora!
Oii Mel, como esta passando??
que momento chato vc esta passando hein querida?!??!
Soh que te falo uma coisa… o q ajudou mto meu namorado, foi de ter conhecido essa moca q teve o msm problema q ele… E os dois falavam de seus sintomas e viam q eram comum.
Essa coisa de memoria tbm faz parte… e principalmente canseira.
Meu namorado quase enlouqueceu por se sentir mto cansado e nao conseguir fazer quase nada… e por ele ser homem, ter bastante forca… isso afetou mto ele. Mas agora jah voltou como era antes.
Sao sintomas horrorosos, q infelizmente vc e todos com hipotiroidismo terao q passar. Alguns mais acentuados, outros mais leves.
E o inchaço entao?? Antes, a medica jah havia dito q ele ficaria com o rosto inchadinho, como quem acabou de acordar… mas o dele inchou mtooo mais… o corpo todo. Mas foram soh alguns meses… e voltou ao normal rapidinho…
Acredito q se vc nao for fazer a Iodo agora, seu medico lhe receitara o TSH recombinante… q eh mto tranquilo viu… e vai ser otimo pra vc, onde ira acabar todos esses sintomas chatos.
Mais Mel, ponha na sua cabeça q eh soh um curto tempo q vc vai passar por isso. Jah esta no finalzinho…. Depois da Iodo seu corpo jah vai voltando como antes!
DEUS lhe de mta paciencia e forca, pq realmente nao eh facil nao!
Tente conversar com mais pessoas q passaram por isso… vc vera q sao sintomas comuns e te tranquilizara mais.
Abracao pra vc!
Fique com Deus!! Ele jamais te abandonara!
Bom dia meninas…
Estou vendo q muitas de vcs estão passando pelo mesmo que eu…
A duas semanas notei uma alteraçao no meu pescoço com um leve desconforto. Nem sei pq desconfiei logo da tireoide, fui logo pro endocrino, chegando lá ele me disse q não poderia ser nada na tireoide e sim gordura, questionei por estar com uma dorzinha ele disse q poderia ser faringe… Bom, esqueci disso, sumiu o caroço e a dor local. Uma semana depois o caroço apareceu ainda maior e com muita dor local, dificuldade pra engolir, etc. Voltei pro médico fiz uma ecografia e deu um cisto complexo de 4,6 cm… Me deseperei, chorei, andei olhando na internet e estou com muito medo, tenho um flho de 4 anos e vou fazer 36 anos no fim do mes… Vou fazer punçao quinta feira, mas desde já não durmo direito com medo da biopsia… medo de ser algo grave e de ter de fazer cirurgia…
Olá Marilia
Não só muitas de nós estão passando o mesmo que você, como muitas já passaram por isto. E inclusive fizemos a cirurgia. E também tivemos muito medo. Mas graças a Deus, estamos aqui trocando as nossas experiências, rezando por todas. Operei em FEV/2009, descobri 1 pequeno nódulo ao fazer ultrassom da tireoide (fui na endocrino p/ iniciar uma dieta). A pulsão acusou nódulo de Harth (não identifica se é benigno ou maligno). Tem que ser retirado. Chorei muito, consultei 4 cirurgiões na esperança de ouvir que não precisava operar. Enfim, tive que operar, e graças a DEUS, era benigno. Tirei só o lado esquerdo. O pós-operatório foi ótimo e não preciso tomar remédios. Mas como nem tudo são flores, como já escrevi antes, a cirurgia comprometeu a corda vocal esquerda. Como após mais de 1 ano, ela continua paralisada, farei agora uma microcirurgia para recuperá-la. Tenha fé, dará tudo certo para todas nós. Leia os diversos depoimentos deste blog da Beth. Ele nos conforta, esclarece dúvidas, trocas de experiências e ainda ganhamos várias amigas. Dê notícias. Que DEUS ilumine a todas nós.
Mônica
Oi pessoal,
Estou passando aqui pra dizer que finalmente irei fazer iodo hoje dia 13/05, estou bem animada porque dia 15 começo a tomar o T4 e só de pensar no hormonio me sinto melhor, agora estou vendo a luz do fim do tunel…finalmente!!! rsrs
Ainda estou me sentindo meio morta e com todos os sintomas por não ter o hormonio, mas jah até comprei o PuranT4 50mg…estou contando os minutos que nem criança quando vai a um passeio legal e quer que chegue logo o dia. rsrs
um abraço a todas!
Mônica querida,
Obrigada pelo carinho e pelas palavras.
Ontem fiz a punção no dois nódulos, esquerdo e direito. O direito que está bem grande a médica tirou 7 ml de iodo que estava dentro. Não sabia que o líquido que fica dentro é iodo, algué sabe disso? Ela aspirou 2 vezes porque estava bastante cheio, ela me mostrou a cor é igual daqueles iodos que compramos na fámacia sabe! Alguém aqui já passou por isso? Podem me explicar melhor? A médica que fez a aspiração não quiz me falar nada, disse que só a biopsia diz e que meu endócrino pode me explicar depois. Como o resultado fica pronto dia 22/05 e só com o resultado em mãos que vou voltar no meu médico, estou muito angustiada. Não achei nada na internet sobre isso. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Bjos
Cara Betty,
Achei bacana você dividir com outras pessoas sua experiência.
Afinal, é cada vez maior o número de casos de disfunção na tireóide.
Meu caso já está resolvido…
Tive em 2005 um carcinoma papilífero e, aos 28 anos tive que retirar toda a teireóide.
Fiquei muito preocupada no princípio, com medo de que jamais engravidaria ou teria uma vida normal.
Graças a Deus correu tudo bem e a Heleninha nasceu ainda em agosto de 2008, linda e forte (ou seja, 3 anos depois).
Tive que fazer um acompanhamento mais próximo durante a gravidez, pois o nível de hormônio caía bastante. De 100mg passei à 150mg. Mas isso foi sendo reduzido perto do parto.
Ou seja, vida absolutamente normal.
Agora minha filhinha está com 1 ano e nove meses e estamos pensando num irmãozinho para ela…
Deus abençoe todas as pessoas que passam por algum problema e todas tenham fé na sua recuperação, já que isto é primordial.
Um abraço,
Sylvia
Olá,
Eu fiz uma cirurgia para retirada da tireoide a dois meses, estou muito bem, mas no momento estou anciosa com um inchaço que apareceu no local da cirurgia e que após uma ultrassonografia o resultado foi espessamento subcutâneo com imagem discoide hipoecogênica. Ainda não levei o resultado para o médico.
Alguém sabe o que isso significa?
Um abraço
Oliveti
Olá, Oliveti:
Eu também não sei o que isto. Creio que será interessante para os leitores se você comentar novamente quando descobrir. Esperemos que não seja nada muito sério. Abs, Betty