Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
Olá, Geusa: Fico contente que você passou bem da cirurgia. Com relação à tosse (que é normal no início), você já tentou pastilhas tipo Benalat ou Vick? Creio que você pode tomar um xarope leve também, de acordo com a bula. Preste atenção também a comidas que criam pigarro em algumas pessoas (como de leite) e bebibas muito geladas. Se não passar, consulte seu médico ou um clínico geral. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Rosalina: Realmente, não é fácil ficar isolado e longe da família. Espero que você esteja podendo falar com seus amados pelo Skype ou outro programa deste tipo. Vivemos numa época tão abençoada! Tres dos meus quatro filhos moram em outros países e dou graças a Deus diariamente por poder ver os rostos deles e as carinhas dos meus netos no facebook, trocar e-mails e mensagens, etc. A gente se enontra, também, numa época em que existem tratamentos eficazes para tireoides problemáticos. Pense na situação de cem anos atrás. Ou cinquenta. Ou até vinte…. Vamos dar graças a Deus por isto e procurar conhecê-lo melhor, através do livro em que Ele se revela a nós. Tente crescer no conhecimento dele nestes dias de repouso forçado e abra seus olhes bem abertos para apreciar as coisas belas da sua criação, tanto nas coisas grandes quanto nos detalhes de uma única flor “perdida” na grama pela qual passa nas suas andanças. Que Deus a abençoe, para que esta tribulação possa resultar em valiosas lembranças. Abs, Betty, de Canadá, esperando a chegada de uma netinha, via parto normal, que estava prevista para o dia 11…
Olá,Passei por uma cirurgisa da tireoide na ultima quinta dia 12,tenho algumas duvidas estou tomando o sintroyde e calcio….Ainda estou sentindo formigamento e as vezes uma indisposição que nao consegui levantar da cama,fiquei tonta,me assusto um pouco mais acho que é normal,pois afinal não tenho mais a tireoide….Fico Feliz que deu tudo certo.
Olá, Fernanda:
Nos primeiros dias após a cirurgia a gente pode sentir-se fraca e tonta. Se você estiver tomando a dose certa de hormônio, estes sintomas não devem continuar. Se o formigamento continuar, talvez seja necessário aumentar a dose de cálcio. Consulte seu médico, se os problemas continuarem. Um grande abraço, Betty
Oi, tudo bem?
Fiz minha cirurgia no dia 24-09 correu tudo bem, estou tomando Synthroid e cálcio, nos 3 primeiros dias é muito ruim, agora estou bem, aguardando para retornar ao médico daqui 10 dias e saber se vou fazer a iodoterapia, sinto um pouco de sono além do normal…
Quero salientar que as suas palavras e alguns depoimentos me ajudaram muito a enfrentar este problema.
Beijos e fique com Deus , continue ajudando outras pessoas.
Estou com 2 nodulos grandinhos do lado esquerdo e um bocio/cisto bem grande do lado direito.
estou com muito medo de operar.
Ja tenho eles há vinte anos, mas agora estao grande e aparecendo por fora.
Acredito que nao tem mais jeito tenho de fazê-lo.
beijos
Ver
Olá, Vera: Realmente, vinte anos já são um bom tempo para ter sido poupado de uma cirurgia! Creio que, do mesmo jeito que você não operou enquanto os médicos não indicavam, agora você deve dar ouvidos a eles quando dizem que está na hora. Vá com calma. Normalmente, não é um bicho de sete cabeças para ser enfrentado. Espero logo saber que tudo correu bem. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Lúcia: Daqui a poucos dias você estará indo para o médico para saber do resultado da biopsia. Será muito bom se for negativo, mas creio que você vai ter forças para enfrentar o que virá, se a resposta for outra. Especialmente sabendo que o tratamento normalmente é curto e bem menos invasivo de que muitos outros. Que Deus a abençoe, Betty
Olá, fiz minha cirurgia no dia 27/09/13, foi tudo bem Graças a Deus, mas ainda não estou tomando a medicação, gostaria de saber se tenho que tomar de imediato, pois vou ter uma consulta no dia 31/10. Por favor me respnda. Abs, Edileuza
Olá, Edileuza: Algumas pessoas conseguem passar bem sem o remédio durante várias semanas. Outras não. Não sei bem porque seu médico a deixou sem medicação. Você tirou a tireoide toda? Ou apenas parte? Se foi parcial, talvez não vá precisar de medicação. Estão fazendo biopsia? Quem vai receber o resultado? Você sabe quando ficará pronta? Se você não sentir-se bem, tente antecipar a consulta. Ou conversar com o médico por telefone, ou através da secretária… Pode perguntar quanto tempo terá que ficar sem o remédio (pode ser que você terá que fazer cintilografia e iodoterapia sem ele, se a biopsia for positiva), se você já pode fazer a dieta sem sal para que não demore mais, se já pode marcar este exame e tratamento (se já há suspeita de malignidade)…. Sempre é melhor manter-se educada, mas vá atrás de ajuda se ficar com mal-estar. Conversar ou consultar com um clínico geral ou endocrinologista para entender o que está acontecendo com você também pode ser uma outra opção. Ainda que este talvez não possa passar uma receita por não ter todos os dados, poderá lhe orientar melhor do que eu como pessoa leiga. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, faz dois meses que descobri ,por um acaso, que tenho dois nódulos grandes e vários nódulos menores ao redor da tireoide, fiquei nervosa ,porém estava estava na paz de Deus, fiz a biópisia e não eram malignos mas devido o seu tamanho e seu rápido crescimento tenho que operar, já estou decidida que vou enfrentar a cirurgia se for da vontade de Deus , estou apenas esperando a festividade do Círculo de Oração da minha igreja na qual faço parte. Um beijo e que Deus abençoe !
——————–> Deus é Fiel ♥
Olá, Cristina. Percebo que você já sabe onde depositar seus temores. Filipenses 4 fala exatamente sobre ansiedade e oração. Creio que os médicos tem razão. Maior que fiquem, mais complicado será retirá-los. Eu estou muito bem, sem a tireoide e com o hormônio.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Boa tarde,
gostaria de fazer um relato porque o câncer de tireóide deve ser divulgado. Meu nome é Luciana, tenho 31 anos e em setembro de 2012 fiz uma ultrassonografia da tireóide na qual foi constatada a presença de um nódulo no lado direito. Passei por dois médicos que disseram que não era nada. Guardei meus exames e voltei a minha vida normal de mãe de um menino de 10 meses de idade. Em janeiro de 2013 passei muito mal. Senti muito cansaço e enjoo e resolvi procurar minha obstetra achando que poderia estar grávida novamente. Levei minha ultra da tireóide pra ela ver e ela disse que grávida eu não estava. Pediu um exame de sangue e constatou que o TSH estava elevado. Resolveu então me encaminhar para o endocrinologista. Como era janeiro, acho que todos os médicos estavam de férias e só consegui marcar uma consulta para 20 de fevereiro de 2013. Chegou o dia da consulta e o médico ficou revoltado em como os outros médicos afirmaram que um nódulo com características de carcinoma, não era nada. Pois bem, ele prescreveu o exame da Paaf que fiz em 13 de março. A biopsia teve como resultado uma suspeita de neoplasia folicular Bestheda IV. Fui encaminhada para o Inca e em 22 de maio consegui abrir minha matrícula no Inca. Nesse momento o médico disse que o tratamento era cirúrgico e que eu tinha de 80 a 85% de chance de não ser câncer. Fiz o risco cirúrgico e uma nova ultra e marcaram a cirurgia para 17 de setembro de 2013. Entre maio e setembro tive mais 4 consultas médicas e em todas elas os médicos afirmavam que só com a cirurgia é que poderiam dar um diagnóstico do meu caso. A cirurgia foi realizada com sucesso. Depois de 4 horas de cirurgia fiz uma tireoidectomia total com esvaziamento cervical do lado direito. Minha cicatriz vai da base do pescoço até a ponta da orelha direita. Passo bem, mas em função do esvaziamento cervical os nervos periféricos foram afetados e fiquei com algumas sequelas que não são permanentes mas levarão um tempinho para voltar ao normal: fiquei com o olho direito um pouco fechado, o lábio inferior do lado direito paralisado e a chamada síndrome do ombro caído, que só me permite mover o braço direito do cotovelo para baixo. Quanto a biopsia da cirurgia tive um carcinoma papilífero clássico somando 21 nódulos- 4 na tireóide e 17 metástases para linfonodos. Dia 29 de outubro tenho uma consulta com a endocrinologista do Inca para saber como vai ser a radioiodoterapia. Espero que tudo dê certo porque meu filho agora está com 1 ano e 10 meses e só consigo dar colo a ele sentada. Isso me deixa muito chateada. Tenho certeza da cura e chamo atenção para que as pessoas procurem o diagnóstico certo porque os médicos dizem que é um câncer indolente, mas acho que se o meu tratamento fosse mais precoce não teria enfrentado esse esvaziamento cervical e as coisas seriam mais fáceis.
Olá Betty.
Hoje faz exatamente 11 dias que fiz a retirada total de minha tireóide. Estou tomando cálcio e o Synthroid de 100 mcg. Não estou tendo câímbra e nem tosse, graças a Deus, mas fiquei com a rouquidão e estou sentindo um pouco falta de ar, principalmente quando falo. Não sei se é devido ao edema que tenho em cima e ao redor da cicatriz. Tenho também um pouco de dificuldade em engolir. Pode, por gentileza, me esclarecer se passou por sintomas iguais e se sim o que seu médico disse. Meu retorno é só dia 10/10, até lá estou sem informação.
Abs e que Deus te abençõe por estar ajudando tanta gente.
Betty, bom dia!
Minha esposa Isabel fez a cirurgia da tireóide, bem parecida com a da Luciane, dia 03/10/2013.Depois de 2,5horas de cirurgia fiz uma tireoidectomia total com esvaziamento cervical do lado direito. Minha cicatriz vai da base do pescoço até a ponta da orelha direita. Não sente dor relativa a cirurgia. O problema é que ela esta com muita falta de ar, dor nas costas e com dificuldade de engolir. Nosso primeiro retorno ao médico será dia 11/10/2013. Gostaria de saber de você teve sintomas parecidos ou tem algum esclarecimento a respeito.
Abs. e fique com DEUS.
Bom tarde! foi me retirada toda a tiroide pois tinha um temor folicular e outros nódulos, para já só tomo cálcio e sinto-me bem Graças a Deus só estou um pouco triste fiz a cirurgia à vinte e poucos dias e acho que estou a engordar um pouco será que vou engordar muito?
Obrigado
Olá, Maria (que escreve com um “sotaque” não-brasileira 🙂 – será que você mora em outro país?):
Não sou médica, mas, nas interações com leitores nos quatro anos e meio desde a minha cirurgia, tenho observado que engordar normalmente NÃO é uma consequencia direta desta cirurgia. Penso, portanto que, quando você estiver tomando o hormonio, e com os cuidados normais de comer e exercitar-se equilibradamente, você não precisa engordar.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Luis Carlos: A minha cirurgia foi a “simples” e não tenho experiência com quando ela vem acompanhado do esvaziamento cervical. Andei pesquisando na Internet, mas ainda não consegui informações muito exatas. Mas sei que a dor nas costas (e/ou no pescoço) é uma queixa comum, por causa da posição em que somos colocados na maca para dar acesso à garganta. A mesma coisa com a dificuldade de engolir, pois mexeram muito no local e o procedimento ainda é bem recente. Com o passar do tempo, estes sintomas devem desaparecer. O que me preocupa mais é a falta de ar. Se for muito grande, e vocês não conseguirem resolver com mudanças de posição, desobstrução do nariz com algo tipo rinossoro ou inalador nasal, sugiro ligar para o médico ou voltar para o pronto socorro do hospital da cirurgia (ou outro com os laudos do hospital e dos laboratórios na mão). O do hospital da cirurgia é melhor porque eles devem ter acesso aos arquivos da cirurgia e saberão tratar com mais facilidade. Que Deus os abençoe, permitindo a Isabel logo-logo sentir-se melhor e obter plena recuperação. Abs, Betty
Olá, Eloiza: Acabo de responder a dois comentários que entraram depois do seu com algumas observações relevantes a você. Dê uma olhada. Rouquidão é muito normal. A minha voz demorou uns tres meses para normalizar. O edema também não é incomum. Com relação à falta de ar e a rouquidão, tente não elevar muito a voz (gritar) ou falar demais. Aproveite para ouvir mais do que falar, use gestos, escreva… Você está tomando o mesmo hormonio que eu, na mesma dosagem, e eu já me dou bem com isto há 4 anos e meio. O cálcio provavelmente será preciso por pouco tempo. A sua próxima consulta é próxima – faça uma lista das coisas que sente e que quer saber, para não esquecer nada. Espero que logo se recupere. Abs, Betty
Luis Carlos, senti tb muita dor nas costas. Parecia que tinha um saco de cimento nos ombros. O que me aliviou bastante foi que meu marido fazia massagem com hidratante e me dava um conforto. Quanto a dificuldade para engolir, fiquei sete dias com dieta liquída e pastosa pq a sensação que tenho é de que o esôfago ficou mais apertado e meu paladar tb mudou um pouco. O doce está muito doce e o salgado, poderia ter um pouquinho mais de sal. Com a alimentação sólida, sinto que preciso mastigar um pouco mais. Ontem mesmo falei com meu marido que a sensação é que tudo desce quadrado. Quanto a falta de ar, não tenho o que dizer porque não senti. Entretanto, quando me deito para em cima do lado esquerdo sinto um pouco de falta de ar pois como meu ombro direito está dormente ele pesa muito e comprime meu peito. Existe alguma posição que ela se sinta melhor? Com os dias tudo melhora. Desejo uma boa sorte e muita força nessa caminhada.
Bom dia Dra.
Hoje fazem 10 dias que meu esposo retirou a a tireoide. Ele está bem e a voz tb, porém está com um edema no local da cicatriz no tamanho de um ovo cozido, isso está incomodando muito ele, pois a estética não está nada bonita.
Ele quer saber se isso é normal no pós cirúrgico e quanto tempo ficará assim????
Obrigada, fique com Deus.
Bom dia, José Marcos:
Não sou doutora não! Apenas fiz a mesma cirurgia há quatro anos e meio e bloguei a respeito. Desde então tenho tentado responder aos comentários que vem… Você não falou se está vermelho ou dolorido, mas ainda se não for, penso que um edema no tamanho de um ovo, depois de 10 dias, não é muito comum. Sugiro que vocês tentem consultar o cirurgião (não tem uma volta marcada?). Se não conseguir, procurem um outro especialista em cabeça e pescoço ou, pelo menos, um clínico geral para verificar saber se existe algo que possa ser feito para melhorar a situação.
Que Deus os abençoe. Abs, Betty
Olá, me chamo Luciana e descobri a uns três anos atrás um nódulo com +ou- 8ml, na época o médico queria q eu fizesse a punção, porém, como iria mudar de convênio, teria q trocar de médico tb; e assim acabei mudando algumas vezes de convênio e dessa vez a médica pediu a punção e fiz em maio desse ano e para minha decepção deu suspeita de carcinoma papilífero, fui encaminhada para o cirurgião e no próximo dia 18/10 estarei passando pela cirurgia, segundo o médico será retirado toda a glândula tireóide, é claro q estou preocupada, mas com relatos de pessoas q pasaram pelo msm processo, vejo q não estou sozinha nessa , acho q minha maoir preocupação é se vou engordar depois, kkkkkkk, brincadeira, assim como a maioria tenho muitas preocupações, desde sobre como será a cirurgia até como será o pós-operatório e o mais preocupante é qto ao resultado da biópsia, mas tenho fé q Deus estará do meu lado e me dará vitória, seja qual for o resultado e pelo q eu tiver q passar, Ele estará do meu lado. Depois da cirurgia volto aqui para contar como foi e como está sendo minha recuperação!!!!!!!!
Olá, Luciana: Definitivamente, você não está “sozinha nessa”! Mas não desanime. Parece que tem muita gente reclamando de efeitos colaterais adversos aqui no meu blog. Mas para cada um que se queixa, provavelmente existem dezenas que se saem tão bem que nem pensam em comentar. Apenas poucos param para compartilhar as bênçãos… Para a maioria, também, creio que não engordam – exceto se forem comer demais ou exercitar-se de menos… Com relação ao resultado da biopsia que será feita depois da retirada, basta a cada dia seu mal. Se der positivo, então dê uma parada nos meus últimos posts sobre o assunto. Eu mesma não passei por isto, mas tem uns relatos encorajadores de leitores que enfrentaram e resolveram seu problema. Os dias de isolamento talvez assustem, mas são muito poucos em comparação aos tratamentos desgastantes que acompanham outros canceres. A iodoterapia, também, tem altas taxas de eficácia.
Passe tempo conhecendo Deus melhor, através da leitura da Bíblia e convívio com pessoas que são servos seus, para apreciar quem Ele é e qual foi o grande presente que Ele nos deu no Filho que veio para este mundo para pagar pelos pecados daqueles que creem nisto e que se tornem seus filhos. “Deus amou o mundo de tal maneira que Ele deu seu único filho para que aqueles que creem nele não pereçam, mas tenham a vida eterna.” Evangelho de João, capítulo 3, versículo 16. Que Ele a abençoe ricamente, para que possa olhar para trás e pensar – sou uma pessoa melhor por causa desta experiência. Abs, Betty
Bom dia, Parabéns pela iniciativa, tenho uma duvida fiz a cirurgia dia 07.10 e vou retornar ao medico dia 21 único medicamento indicado foi cálcio, porém estou com dores de cabeça q vão e voltam será que é normal?
Outro ponto o retorno para atividades físicas é de pessoa a pessoa ou é liberado depois de 30 dias mesmo. abço Luis
Olá, Luis: Não é incomum sentir-se mal depois de uma cirurgia, durante algumas semanas. Pode ser, também, porque o médico ainda não receitou o hormonio que substitui a glandula que foi retirada. Podem existir várias razões para isto, e o seu doutor deverá explicar e, espero, melhorar, a sua situação na volta no dia 21. Com relação às atividades físicas, percebo que a maioria deve descansar pelo menos 15 dias. Mas cada médico tem seus próprios critérios conforme a sua experiência e a situação do paciente. Que Deus o abençoe. Abs, Betty
Olá, fiz TT no dia 27/09/2013, estava com um nódulo de 5 cm, não fiquei rouca, só formigamento e caimbras por mais ou menos 5 dias. Minha recuperação tem sido bem tranquila graças a Deus. Ontem recebi o resultado da biópsia e para Honra e Glória do Senhor deu benigno. A palavra que quero deixar para todos é …..” Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” Salmos 37:5 A confiança em Deus é TUDO que precisamos. Eu orei, clamei e determinei minha vitória Em nome de Jesus! e deu tudo certo. CONFIEM EM DEUS! Que Deus abençoe a todos!
Oiee td bem ? queria saber de quem já operou , Poxa eu vou ter que retirar a minha tireoide total, tenho 21 anos, to com super medo e triste to com medo da cirurgia e do pós operatório .. Tenho 2 nódulos , fiz a punção 2 vzs deu que nao tinha malignidade , porém um continuou crescendo . Como Foi o processo de quem ja operou? queria conversar com quem já fez isso, p já saber como é. rs e outra tem como se na Punçao nao deu malignidade qnd tirar o nódulo ser diferente? E sera que as vezes o nodulo pode ser grande mais nao ser maligno? OBRIGADAA
Olá, estou de volta, fiz a cirurgia no dia 18/10 e graças a Deus correu tudo bem, estou me recuperando muito bem, o único desconforti é uma secreção q junta na garganta, principalmente qdo falo um pouco mais, mas nada q atrapalhe muiti, não fiquei rouca, não precisei tomar cálcio, enfim, estou muiti bem, voltarei ao médico no dia 24/10 e quanto ao resultado da biópsia, só ficará pronto na próxima semana, porém o médico já me adiantou q era um tumor com aspecto de maligno mas muito pequeno, encapsulado e sem ramificações o q graças a Deus é um ótimo prognóstico pois talvez nem precisarei fazer a iodoterapia, pois o nódulo é muito pequeno e o médico disse q a chance de cura nesse caso é de 99,99999%, isso é muito bom, por isso qu0ero dizer a todos q tiverem q passsar por esse processo q sejam fortes, confiem em Deus q tudo irá dar certo!
Olá Bety,
hoje começo a fisioterapia. Tenho sentido um pouco de dor na região do pescoço. Na minha última consulta, que foi dia 16, o médico disse que é assim mesmo porque eles retiraram o máximo de tecido que puderam no esvaziamento cervical com a finalidade de deixar o mínimo de células possíveis, haja vista que foram encontradas muitas metástases. Semana que vem vou a endocrinologista saber como será a outra parte do tratamento.
Abç, Luciana Lopa.
Olá, Beatriz: Sei que uma cirurgia assusta, especialmente tão cedo. Tem muitos relatos nos comentários nos meus posts (são 12 no total) sobre o assunto. Creio que você terá que sentar e ler alguns deles, se quiser saber sobre as experiências dos outros. Ou ir para um site mais especializado. O meu é apenas um relato daquilo que aconteceu comigo, como pessoa leiga, mas interessada em entender o que estava acontecendo comigo.
A biopsia feita durante e depois da cirurgia é mais confiável do que as anteriores, pois o médicos estarão tendo contato visual com a glândula e tudo ao seu redor. Dois dos meus nódulos foram grandes, mas nenhum foi maligno. Cada caso é um caso. Vamos torcer para que os seus não sejam mesmo malignos e que logo estará adaptado ao hormônio que substitui a tireoide. Podemos dar graças a Deus por viver no Sédulo XXI, pois cem anos atrás teríamos que conviver com os nódulos sempre crescendo e com todos os efeitos colaterais que viriam daquilo. Que Ele a abençoe, e que logo-logo possa estar vivendo normalmente. Aproveite, entretanto, para examinar as prioridades da sua vida – para que seja bem vivida diante de Deus e dos seus semelhantes. Use-a para honrar a Deus, da maneira que Ele nos ensina na Bíblia, e será feliz – agora e eternamente. Abs, Betty
Olá, Edileuza. Demorei para escrever por estar em dúvida sobre como responder àquilo que você falou. Estou muito feliz por você estar se recuperando bem e pelo fato do resultado da biopsia ser benigno. É uma grande demonstração da misericórdia divina.
Também acho muitíssimo importante confiar em Deus. Creio nas suas promessas. Mas temo que você irá se desapontar no futuro e também outros que lerão o seu testemunho.
Deus não nos promete uma vida sem problemas ou doenças, nem tira o passar pela morte dos seus filhos. De fato, Jesus disse: “No mundo tereis aflições. Mas tende bom animo, porque eu venci o mundo” (João 16.31). Podemos confiar que todas as coisas contribuem para o nosso bem quando amamos a Deus, quando somos seus filhos (Romanos 8.28). Ele nos ajuda a lidar com nossas ansiedades, concedendo PAZ (e nem sempre cura) quando oramos e clamamos, com ações de graças, como você fez (Filipenses 4).
Nos diz em 2 Coríntios 1 que nos consola em toda a nossa tribulação e que, assim, podemos consolar outros que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Assim ficamos mais preparados para ajudar outros a suportar com paciência as aflições que padecemos. É por isto que procuramos pessoas que passaram pela mesma tribulação (como você estava fazendo quando achou meu blog) porque queremos saber como estão passando pelo sofrimento ou como chegaram ao outro lado dele sem enlouquecer ou ficar amargurado.
Nem sempre você poderá (nem deve) determinar o que Deus há de fazer. Nem sempre entenderá os propósitos dele. Mas pode confiar que estamos sendo preparados e usados para servir no seu reino aqui, muitas vezes em lugares e situações que nunca escolheríamos, e que, um dia, não sei se será aqui ou lá, poderemos olhar para trás e enxergar e louvar a sua mão e sua graça.
Escrevo sobre o que Deus tem me ensinado a respeito de sofrimento em vários posts. Vou “linkar” para alguns aqui. Permita Deus que você não precise enfrentá-lo novamente por um bom tempo, mas saiba que é possível ter paz ainda no meio da tempestade. Abs, da sua irmã em Cristo, Betty
http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=223 (Na sala de espera)
http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=93#more-93 (Tesouros inesperados na Bíblia da minha mãe)
http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=35#more-35 (Tempo de Sofrer; Tempo de Consolar)
OLA BETTY, FICO MUITO FELIZ POR SABER QUE EXISTEM PESSOAS COMO VOCÊ DISPOSTA A AJUDAR O PRÓXIMO, LOUVADO SEJA DEUS PELA SUA VIDA.
FIZ A CIRURGIA DA TIROIDE (total e nódulos) DIA 20 DE SETEMBRO DE 2013,, ESTOU ME RECUPERANDO BEM, MAS COM ALGUNS SINTOMAS QUE ESTÃO DEMORANDO PASSAR. TENHO MUITO FORMIGAMENTO E COM ISSO CAIBRAS, E MUITA VERTIGEM, VOU VOLTAR NO MEDICO DIA 19 DE NOVEMBRO. MAS O MEDICO QUE ME ATENDEU NO P.A. ME DISSE QUE É PORQUE ESTOU NA MENOPAUSA E COM ISSO ESTA MAIS COMPLICADO A MINHA RECUPERAÇÃO.
TOMO PURAN DE 112MG E CALCIUM 600 + VIT D, APESAR DE TUDO CREIO QUE FIZ A MELHOR OPÇÃO EM ESCOLHER OPERAR.
MINHA VOZ NÃO VOLTOU AO NORMAL, MINHA GARGANTA VIVE COMO SE ESTIVESSE INFLAMADA E O QUE ESTA ME AJUDANDO MUITO É USAR MEL EM TUDO ( CAFE, SUCO, FRUTAS,…) E NÃO PODE ESQUECER DO PROTETOR SOLAR .
RESOLVI DEIXAR MEU RELATO, POIS OS QUE EU LI, BETTY, ME AJUDOU BASTANTE.
OBRIGADA, FICA COM DEUS, TANIA
Olá Tania, li a sua história e o que posso falar de acordo com a minha experiência é para vc tentar evitar bebidas escuras tipo café, chá preto ou mate porque diminuem a absorção do cálcio. Uma coisa que melhora a absorção de cálcio é fazer a ingesta de vitamina c concomitante ao cálcio. Pode ser na forma de alimentos ricos em vitamina c ou comprimidos efervescentes mesmo. O médico tb indicou fazer a ingesta de iogurte. Eu tomo o de banana e maçã da danoninho, que é o que contém maior concentração de calcio. Até mais do que o densia. No meu caso, como as minhas paratireoides foram retiradas tb, estou fazendo a ingestão de 1000mg de cálcio, 3 vezes ao dia. Seria interessante vc conversar com seu médico e pedir um exame de sangue que avalie a quantidade de calcio no sangue. Depois da minha cirurgia, já fiz quatro exames e dia 29 farei mais um pra ver se a dosagem de calcio continuará a mesma ou vai diminuir. Abç, Luciana Lopa.
Olá betty ,quem escreve aqui é a filha dela, meu nome é Cristielle. Minha mãe Cristina já realizou a cirurgia da tireoide ontem, ainda esta em processo de recuperação, notei que ela esta com um pouco de dor e falando bem baixo, mas o médico já nos orientou de que isto é normal. Ela esta medicada apenas com Cálcio e remédios para dor, os nódulos foram retirados e enviados para biópsia porque no exame não ficou constatado certamente se era benigno ou maligno. Mas estamos crendo que Deus é fiel e que ele sabe com certeza oque faz, Obrigado pelas dicas, um grande abraço!
Descobrir que tinha um cacinoma papilifero no mes de setembro de 2013 as 14:00horas foi o pior dia da minha vida.quando o medico abril o resultado da biopcia e falou eu sai aos gritos da sala dele fiquei cega no momento não conseguia nem ver nada na minha frente e ouvia as vozes como se estivesse num pourão.me levaram ao psicologo ele tentou me animar mas pouco conseguiu eu chorando de um lado e meu marido do outro .cheguei em casa informei logo aos meus familiares e amigos aonde eles foram me alcamando e diziam Deus não dar algo sem que nos não suportamos.Cori para a internet achei esse blog e fiquei mas calma.no outro dia comecei a bateria de exame para a cirugia um mes e quinze dias fui operanda.estou com cinco dias de operada mas muito bem alto estima la em cima aguardando o resultado da bipcia para saber se ja estou curada ou se irei fazer a iodo.Mas Deus diz no meu coração que ja estou curada.A melhor coisa que eu fiz foi foi ter contado logo a minha familia e amigos pois eles me fizeram ver que tudo que tratamos cedo tem cura
Olá… achei super interessante seus posts e sei que um médico responderia melhor minha dúvida, mas já estou indo pra 3 endócrino e nenhum sabe nada sabe… operei e retirei a tiroide toda há 2 meses, pois bem, cicatrizando bem e tals, eu tinha hiper, então após a cirurgia, fiquei quase 2 semanas sem tomar hormônios, pq tinha demais ainda sabe, kkk… mas comecei com syntroid, passei muito mal, comecei com Levoid, estou tomando agora de 75 MG, mas no começo, tive confusão mental sabe, parecia que ia ficar louca, pânico do nada, agora diminuiu, estou melhorando, mas ainda tenho incômodos na cabeça sabe, dor de cabeças, coisas que não tinha antes da operação, já fui a neuro, psiquiatra e tudo, mas n sei mais o que fazer, alguém passou por isso após a cirurgia?
Obrigada pela atenção
Bom dia Betty,
a fisioterapia tem me ajudado bastante. Essa semana senti que evolui na minha recuperação. Já consigo virar melhor o pescoço e o ombro já não está tão caído. Dia 29 fui a consulta com a endocrinologista e como meu TSH está acima de 100 eles resolveram antecipar a radioiodoterapia, haja vista que não vou tomar o TSH recombinante porque já estou em quadro de hipotireoidismo e estou passando bem. Entretanto, em função do quadro clínico, não tive tempo de me preparar para a dieta com restrição ao iodo. Dia 30 ligaram para mim na hora do almoço, avisando que o tratamento seria antecipado e comecei tudo as pressas. O problema é que aqui no Rio de Janeiro o sal sem iodo praticamente não existe e estou comendo tudo sem sal. Os dois primeiros dias foram difíceis, só comi frutas, mas ontem consegui fazer as refeições.
Como havia dito antes, dia 31 fui ao encontro de grupo de pacientes que retiraram a tireóide e achei muito interessante. Pude observar que é comum para quem faz o esvaziamento cervical sentir esse peso no ombro e ter a dificuldade de movimentação, no entanto, as queixas maiores são quanto a voz, aos formigamentos e a deficiência do cálcio. Dia 26 de novembro vou ser internada para a radioiodoterapia, mas antes eu passo por aqui para relatar como foram os exames.
Abç,
Luciana Lopa
Bom dia Betty
Eu ja venho tratando da tireoide a um ano, quando fiz o ultimo exame o lado direito aumentou 25% ,vou fazer outra punção estou com muito medo,eu que nosso Deus é maior talves tenho q fazer a cirurgia,o que devor fazer estou muito confusa porfavor me responda fk com Deus bjsssssssss
a minha recuperação está sendo ótima não precisei ficar tomando outra medicação só o puran t4 de 112 mg retirei 3 nódulos e tinha cistro é estava com inflamação e eu fiz o exame a punção dai tinha dado suspeita de maligno mais já veio o resultado da biópsia não deu nada estou curada em nome de jesus fiquei falando normal não sinto nada graças adeus até o meu medico ficou suprézo com o resultado eu tinha esses nódulos amais de 8 anos eu digo para as pessoas que tem esse problema de tireoide não se preocupem é nos fazer certo como o medico pede que dá tudo certo e ter fé em deus
oi eu estou contente que fiz a cirurgia é estou bem fiz dia de 18 de outubro é dia 30 de outubro já veio o resultado da biópsia eu fazia tratamento á 10 anos é tinha 3 nódulos mais eu fazia todos os exames todo o ano é esse ano eu fiz em julho e deu que tinha inflamação dai o medico pediu exame de punção da tireoide dai deu suspeito de maligno dai fui em caminhada para cirurgia fiz dia 18 de outubro é dia 30 já veio o resultado é não deu nada maligno estou muito feliz é só agradeço adeus pela minha cura não fiquei com nem um problema graças adeus até o meu medico ficou suprézo com o resultado é só fiquei tomando puran t4 de 112mcg abs`? tania
eu gostaria de saber quando agente faz uma cirurgia que retirado 3 nódulos é eu fiz exames tinha dado suspeita de maligno mais eu fiz a punção na tireoide dai fui em caminhada pra cirurgia fiz dia 18 de outubro já veio o resultado o exame deu bom veio dia 30 de outubro estou de laudo até dia 21 de novembro cera que não é pouco tempo eu trabalho em super mercado na reposição de mercadoria agente faz bastante esforço físico gostaria de saber se devo pedir mais um tempo para o medico
Fiz a minha cirurgia de tireoidectomia total no último dia 29! A recuperação foi bem tranquila em relação a cicatrizarão e movimentação do pescoço acho que logo nem terá muito vestígios só um “arranhão” rs mas o que tem me preocupado mesmo é que estou tendo formigamento direto e constante e não some estava tomando os OS Cal D 500 a cada 12 horas e na sexta liguei para o medico para falar do formigamento e ele falou para tomar duas a cada 8 horas. Só que mesmo assim o formigamento não parou será que isto é normal? Ficar o tempo todo? Tenho ficado meio tontos nos últimos dois dias também mas pode ser porque ainda não conhecei a tomar os hormônios volto ao medico quarta e espero que este formigamento passe
Boa tarde a todos! Bom, á coisa de dois meses descobri dois nódulos na minha tireoide, ja fui a dois endocrinologistas, fiz a punçao que nao sugeriu malignidade. mas, infelizmente vou ter que me submeter a cirurgia que sera ate o dia dez do proximo mes. Vai ser nescessário a retirada de tda a a tireoide e gostaria de saber se o pós cirurgico é realmente tranquilo, em quanto tempo as pessoas que fizeram este tipo de cirurgia voltaram as suas atividades normais… Hj, sinto mta falta de ar, mta fraqueza, um desanimo sem igual a sensação que vou desmaiar a qualquer momento. se alguem puder me ajudar. Obrigada e a paz do Senhor Jesus a todos
A MINHA FILHA DESCOBRIU QUE ESTAVA COM NÓDULOS NA TIROIDE A 3 ANOS,LEVEI NO MEU ENDOCRINOLOGISTA,ELA JÁ FEZ DUAS PUNÇÕES A PRIMEIRA DEU CELULAS DE HUTHES,AGORA A SEGUNDA DEU ,O MÉDICO DISSE QUE TINHA POUCAS CELULAS.DEU CATEGORIA 1,ESTOU PREOCUPADA,POIS O MÉDICO,SÓ QUER OPERA-LA QUANDO DER,MALIGNIDADE,ESSA E MINHA PREOCUPAÇÃO,ACHO QUE DEVO PROCURAR OUTRA OPINIÃO,ELA TEM 24 ANOS, TENHO MUITA FÉ EM DEUS,E SEI QUE ELE É FIEL….
Olá, Shirley:
Um bom médico vai saber quando esperar e quando operar. Isto porque uma operação sempre traz consigo o risco de vir acompanhado por efeitos colaterais desagradáveis e é bom quando pode ser evitada. Entretanto, se você tiver acesso a um outro endocrino, especialmente se for alguem recomendado por um amigo ou parente, creio que pode valer a pena consultá-lo. Uma outra opinião lhe dará mais base para descansar, ou agir, conforme for o caso.
Poderia também tentar mostrar os exames para um amigo ou parente que tenha treinamento médico, ainda se for em outra área.
As células Hirthle podem evidenciar outro tipo de doença – Hashimoto – que necessita de tratamentos específicos.
Que Deus as abençoe na investigação e decisão.
Abs, Betty
P.S. Seu endereço de e-mail está errado. Espero que esteja olhando o blog…
Olá, Adriana: Não entendo porque você está se sentindo tão fraca antes da cirurgia – se o problema “apenas” for os dois nódulos. Sei que isto acontece, às vezes, depois da cirurgia, quando não é possível tomar o hormonio substitutivo imediatamente (quando há necessidade de iodoterapia). Cada caso é um caso – apenas um especialista que tenha todos os dados em mãos pode prognosticar o período de afastamento do trabalho com alguma precisão. Mas, pelo que tenho visto, creio que as pessoas que passam por uma cirurgia simples já estão de volta ao trabalho e à normalidade dentro de um mes. Se precisar da iodoterapia, vai ser mais tempo, mas mais por causa do tempo de preparação do que pelo tratamento que dura poucos dias (bem melhor do que para muitos outros tipos de câncer). Eu não tive o câncer, mas escrevi sobre isto nos meus posts 9 e 10. Se quiser, poderá ler mais lá. Espero que tudo corra bem. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Fiz cirurgia dia 09 de outubro de 2013, dia 10 estava de alta, e logo comecei a ter os “tais” formigamentos e a sensação ter estar com a boca e mãos entortando, fui levada para emergência, pois por ser hipertensa a pressão estava alta e tb asmática, me sentia sem ar. Fiquei internada por mais 08 dias, após receber cálcio injetável (após exames),e depois continuar com cálcio oral. Nova alta dia 17/10/2013.
Esses dias foram importante, pois me sentia mais tranquila dentro do hospital, acho que mesmo sendo Cristã, tive pânico e tudo parecia pior do que realmente era, qualquer coisa diferente ainda assustava muito, nada que um ansiolítico de baixa dosagem não resolva; foi importante tb para normalizar a pressão, que hoje está controlada.
Comecei a tomar o Synthroid de 50 há 8 dias, e hoje começo com 100, espero não sentir muito enjoo, pois no início fiquei bastante enjoada.
Orei para o Senhor Jesus lançar fora todo o medo (não de morrer, mas do sofrimento em si) e tenho tido grandes melhoras.
Já fui a vários cultos e no domingo de Santa Ceia, fui levantada a diaconiza. Minha igreja é Assembléia de Deus (Pr. Edivaldo Nascimento).
Eu sei que ainda tem problemas (hormonais) a serem ajustados, mas tenho uma médica excelente (Dra. Marise Tinoco)…
Tenho 52 anos e minha irmã pesquisando, foi quem me apresentou este Blog.
Bjs.
gostei dos comentários s só queria saber se é verdade que engordamos muito após a cirurgia ?
Não engordei nada, Ivone. Pelo que sei, a maioria não sofre este efeito, exceto se for comer muito ou exercitar-se pouco. Mas pergunte ao seu médico, pois ele sabe qual é exatamente o seu diagnóstico.
Abs, Betty