Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
Olá, Francisca:
Você passou algumas semanas bem dificéis, não foi? A sua médica explicou porque você teve esta reação? Mexeram muito nas suas paratireoides? Espero que o Synthroid 100 seja eficaz. É o que eu tomo e tenho me dado bem.
Continue procurando estar perto de Deus (através da leitura da Bíblia e oração) e do seu povo, como tem feito. Podemos nos adaptar, assim, às coisas que nos assustam no início – quando as enxergamos mais do ponto de vista de Deus. Já passei por algo parecido – escrevo sobre isto no meu blog em vários lugares (como por exemplo em http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=72 ). Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Oi, Betty.
A paz do Senhor.
Fiz minha cirurgia dia 12, ao pesquisar sobre pós operatório da tireóide me deparei com seus relatos, que tiraram minhas dúvidas. Senti tudo o que foi postado a respeito do pós operatório, graças a Deus correu tudo bem, não fiquei rouca, não tive hematomas. Foi ótimo. Eu já me submeti a uma cirurgia do lado direito, em 1998, nasceram novos nódulos do lado esquerdo, um já estava com 4 cm, eram quatro. Deus faz tudo ao se tempo. Eu não conseguia encontrar cirurgião de cabeça e pescço pelo convênio, eles cobram R$ 10.000,00 pela cirurgia. Agora vem a melhor parte: encontrei o cirugião que fez a minha primeira cirurgia, 15 anos depois, ele me disse que faria a cirurgia porque foi ele quem fez a primeira, só que ele não opera mais cabeça e pescoço, se outra pessoa for no consultório dele ele disse que não vai fazer. Deus o colocou em meu caminho pra que ele terminasse o serviço, rsrsrsrsrs. Deus é Deus. Toda honra e toda Glória é somente para Ele. Na próxima segunda, dia 18, vou retirar os pontos e vou para minha endócrino pra começar a reposição hormonal.
Fiquem com Deus
Olá, Aldair: A paz do Senhor para você também. Tem horas em que a gente fica envergonhada, não é mesmo, porque não esperamos que Deus seja “poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,” como Paulo nos ensina em Efésios 3.20. Isto não significa que Ele sempre trabalha assim, mas, com certeza, estará conosco continuamente fazendo o melhor para nós e para seu reino, até o dia em que ele nos levará para junto dele. E este médico merece um beijo! Que Deus o recompense! Espero que tudo corra bem com a reposição e que, logo-logo, a sua vida tenha normalizado novamente. Abs fraternais, da irmã em Cristo, Betty
oi pessoal. tenho 23 anos e fiz a tireóidectomial total faz 7 dias, a cirurgia foi Td bem mas eu tive alergia a anestesia e tive broncoesparmo. tosse muito e perdir muito sangue, fiquei apagada por muito tempo, entre no centro cirúrgico 14:00 e so vi acordar 21:30. mas ouvia Td. as pessoas dizendo respire. acordei. Maísa Maísa vc tem que respirar. apesar que estava com alguma coisa em meu nariz. acho que era o oxigênio. hoje em casa está Td bem minha voz está normal é só meu humor q está difícil. eu sou órfã então tenhe uma amiga cuidando de mim. ela disse que estou muito chata. eu não sinto dor nem nada.como se dificuldade e Td. caminho sento levando falo nem parasse que eu estou operada. mas ficou triste e depois fico normal. sei lá. nem sei o que pensar de mim.vamo pular essa parte.kkkkk
Estou tomando puran 50gm e o cálcio. na punção d nódulo deu maligno .. carcinoma papifero categoria VI. bjokas
Olá amigas! Francisca Juraci, acho que estamos nos cuidando com medicos da mesma familia…rs O meu é Dr. marcelo Tinoco de campo Grande, ja estou com minha cirurgia marcada para 10 de dezembro com um cirurgiao indicado por ele. Olha meninas, esto com tantos medos,,, o de engordar, dos sintomas dos hormonios, da recuperaçao da cirurgia… Nossa, mesmo sendo evangelica e tendo certeza da minha vitoria esta muito dificil! Betty minha querida, eu me sinto muito mal qdo proximo a menstruar, nossa nao tenho forças pra nada, mas, assim que foi descoberto o tamanho dos nodulos meu endocrino logo entrou com medicamento para diabete e os sintomas da tpm aumentaram ainda mais. Mas, hj fiquei feliz em saber que estou me correspondendo com pessoas com os mesmos medos e duvidas que eu> Fiquem na Paz do Senhor Jesus
Ai que bom que encontrei algo voltado para esse probleminha, que anda nos fazendo ficar preocupados agora, além do câncer de mama e colo do útero.
Minha mãe, está para fazer a cirurgia próxima 2ª feira dia 02/12/2013, pois ela está com a glândula da tireoide maligna. E são tantas dúvidas, tantas aflições, com a sua auto- estima, voz…. estamos com essa causa nas mãos de Deus para que tudo ocorra bem.
Fica bem viu!
Olá povo,gostei muito das coisas que li aqui,me deram de certa forma um alivio pros males que ando sentindo depois da retirada da tireóide,meu Deus,as vezes acho que vou morrer,sinto dores por todo o corpo,um formigamento horrivel em toda parte,um cansaço horroroso,faz 13 dias hoje que fui operada,minha voz ta muito baixa,mas falo bem,são os sintomas que me assustam muito,tenho 2 filhos,um de 8 anos e outro de 8 meses,e tenho muito medo de ficar atrofiada ou outra coisa pior,sei lá,nem sei o que pensar.To tomando um remédio chamado levotiroxina sódica 100mcg,é genérico,isso muda alguma coisa???Se alguém puder me ajudar,por favor!!!!Bjs
Olá, Eliane:
Creio que você deve voltar a um médico contando sobre este formigamento. Isto acontece frequentemente porque mexeram com as partireoides, e exige tratamento com cálcio. Às vezes, por via oral. Às vezes, via injeção (dependendo do grau). Com isto, em poucos dias, o formigamento deve passar. Creio que eu não tentarei me auto-medicar neste caso – uma avaliação médica é melhor, com resultados mais rápidos.
Não faz mal tomar o levotiroxicina em forma genérica. O endocrinologista que acompanhá-la deve apenas verificar se a dosagem está certa depois de algum tempo. E é a ele ou ela que você deve recorrer se o cansaço não parar.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Isabela. Parece que vocês estão lidando com muitos problemas ao mesmo tempo! Que Deus abençoe e firme as mãos e as mentes dos médicos e cuidadores amanhã para que tudo possa correr bem melhor do que estão temando. Na maioria das vezes, as pessoas se recuperam da cirurgia da tireoide sem sequelas maiores. Parece muita gente sofredora quando você olha quantas comentaram aqui, mas o fato é que poucas que voltam ao normal tomam o tempo de registrar isto no blog dos outros. De qualquer jeito, ela já é abençoada em ter uma filha que se preocupa com ela. Continue assim. Abs, Betty
Olá, Maísa:
Que bom que tem uma amiga para cuidar de você. Espero que você já esteja sentindo-se bem melhor, pronta para ser bênção para outras pessoas. Creio que você ainda fará um tratamento para o câncer – felizmente, ele normalmente não é muito longo. Que Deus a abençoe no meio de tudo isto. Abs, Betty
Bom dia Betty,
os últimos dias não têm sido muito fácil para mim. Como vc sabe estava programado de eu fazer a iodoterapia em 26 de novembro. Pois bem isto não aconteceu porque em função da dieta, da falta do hormônio e de todos os cuidados q devemos ter para fazer a iodo a minha imunidade caiu muito, a ponto de eu desenvolver uma meningite pneumocócita. Fiquei 17 dias internada no Inca, sendo que 5 foram no cti. Pelo que o meu marido conta, fiquei muito mal, incosciente, agressiva e tive 2 convulsões. Pessoal, não foi fácil não. Estou relatando essa experiência porque notei que depois da cirurgia a minha imunidade caiu muito e com a falta do hormônio a coisa agravou. Para vocês tetem noção de tamanho descontrole, dois dias antes da minha internação eu voltei a produzir leite, o que é estranho porque meu filho acabou de completar 2 anos. E tb tive uma discussão muito grande com a minha mãe. Quando a gente sai de si e começa a surtar, é sinal que a falta de hormônio está nos prejudicando.Vou falar uma coisa, a recuperação é muito difícil e graças a Deus que não fiquei com sequelas. Meu esposo eztava apavorado pq eu agredia todo mundo, até os médicos. Tive que ser amarrada. Em suma, agora estou toda roxa e cheia de hematomas. Minhas pernas doem muito, por conta de batê-las na maca. Mas graças a Deus a minha cognição recuperou 100%.E vou me recuperar bem rapidinho se Deus quiser.
Olá, Luciana:
Quantas lutas! E quando se é mãe, ainda fica mais difícil! Aqui falo de você com seu filho, e sua mãe com você.
Você está tomando o hormonio agora? Você já perguntou sobre a possibilidade de tomar o remédio thyrogen até a hora de fazer a iodoterapia? Eu não entendo muito disto, mas várias pessoas tem falado disto nos comentários e cito elas nos posts 9 e 10, com alguns links. Dizem que os convênios são obrigados a fornecer – entretanto, parece-me que o mesmo governo que protege os direitos dos conveniados não aplica as mesmas regras a si mesmo. O que é triste.
Posso recomendar um passatempo para você?
Tem um pastor da minha denominação (presbiteriana) que tem meditações curtas na Internet. Chama-se Hernandes Dias Lopes. Ouça algumas delas.
Veja este link.
https://www.verdadeevida.org.br/video/10
Parece que eles mudaram o site. Tenho a impressão que, antigamente, eram divididas por assunto. Agora se escolhe pelo título. Minha sogra de 90 anos, ama ouvir os sermões dele também. Todo dia coloco um no meu computador para ela assistir. Mas aqueles são bem mais compridos.
Orando para que os médicos logo possam resolver tudo da melhor maneira possível.
Abs, Betty
A Paz do Senhor,
Venho contar como minha esposa está depois de sete anos pós cirurgia de retirada da tireoide.
Bom, era maligno e o médico marcou a data da retirada e nos preparamos para algo…meio normal em uma cirurgia….mas não foi.O medico que a operou por um erro retirou a paratireoide junto da tireoide e não nos avisou.
Foi para o quarto depois da recuperação e dois dias depois teve alta e fomos para casa com uma lista de medicamentos que ela deveria tomar “para sempre” com o Dr disse.
São esses os medicamentos: Rolcatrol 0,25 , Calcium Sandox FF1000 e Sintroide não me lembro mais a dose.
Disse que ela poderia ter uma vida normal a partir dai mas não foi.
Com quatro dias que ela estava em casa precisei viajar e como não tenho familia na minha cidade a deixei com os cuidados de uma vizinha e levei nossos filhos comigo pois era rápido dois dias depois estava de volta e como ela estava se recuperando e estava bem, comfiei e fui.
Pronto, quando chego na cidade que ia, a quase 500 kms de distância já sou recebido com a noticia que minha esposa estava em choque e correndo risco de morte, como o celular não pegava na estrada voltei como doido com meus filhos a bordo a literalmente 200 por hora e graças a Deus que servimos correu tudo bem e fui direto ao hospital e chegando lá ela estava em choque ainda e fiquei desesperado vendo a situação. Bom foi aí que descobrimos que o medico avia retirado a para tireoide e foi erro médico pelo que nos contaram e o DR simplesmente desapareceu, fomos atendidos por um anjo que se sensibilizou e a tratou.
Bom depois de quatro dias só de cama levantando pouco ela não estava com o organismo pronto para essa nova vida que a impuseram .
Fiquei irado queria processar o medico e hospital, mas como minha amada é uma mulher de Deus, perdoou e fomos viver nossa realidade.
Foram quatro meses de adaptação, a crise que ela dava era enrolar todo o corpo com caimbras terreiveis e a lingua enrolava a sufocando.
Bom passou essa faze seu organismo se adaptou aos medicamentos, mas com mais um ano o Sintroide estava fazendo mal a ela, dando arritimias, mesmo em doses baixas suspendemos ele de vez, até hoje ela não toma mais.
Bem com um ano ele já estava vivendo normalmente tamando somente Calcio e rolcaltrol e de dois anos atrás esse rolcaltrou desapareceu do mercado e encontramos outro pois o mesmo era importado e um laboratório nacional fez uma versão chamado Sigmatriol 0,25 e promeu desespero desde o inicio do ano a Sandox não está fabricando o calcio dela que é efervecente e rápido no efeito. Bom Deus é bom e fiel um laboratóri nacional criou uma versão recente chamado de C Calcio 1000 com Vit C e D.
Pronto estamos salvos de novo e a quatro anos ela só toma uma dose por semana dos dois , as vezes duas quando ela me castiga na cama, quase que sou eu que preciso do medicamento.
Ela está com 37 anos e tem uma vida normal é Missionaria e cheia de vida.Corre pula tem muita vida que até esquecemos de tudo que passamos.
Bom achei que deveria contar pra outras pessoas que estão passando e sei que cada pessoa reage de formas diferentes por isso a vida continua.
Fiquem com as Gloriosas Riquezas de Cristo Jesus.
Minhas amadas, só passei pra dizer que já fiz a cirurgia, tive que voltar pra emergencia pra repor o calcio. Mas, nao se assuste quem tiver de fazer tbm estava com muito e queria dizer a todas que estou muito bem graças a Deus. FIQUEM TRANQUILAS QUEM TIVER DE FAZER A CIRURGIA PORQUE É TUDO MUITO MAIS TRANQUILO DO QUE PENSAMOS QDO FICAMOS SABENDO QUE TEMOS QUE OPERAR!!!!!! POSSO GARANTIR!! BJS E A PAZ DO SENHOR A TODAS
hoje completa 7 dias que retirei minha tiroide acirurgia nõa é tao ruim mesmo é mais tranquila do que a gente pensa,mais naõ vejoa hora de esta totalmente recuperada,quria saber se alguem tem a informação que retirara tiroide engorda mesmo..bjus
fiz a cirurgia de tireoide e o medico junto me arrancou as paratireoides ele me disse que os meu boços estavam grande demais por isso veio juntoas as paratireoides e com isso fiquei com cambras e formigamentos mais estou repondo o meu cálcio o tomando o sintroyde de 100 eu tomava o sandoz mais saiu das prateleiras tive que tomar p oscalcio d estou bem so sem as paratireoides.
Saudações.
Gostaria de informar que para quem toma Cálcio da Sandox , que está quase impossível de encontrar, e existe uma outra porta.
O laboratório EMS já fabrica um efervecente de 1000 de cálcio e com vitamina D e Vit. C. É tão eficiente e até melhor pelo fato de vim com a Vit D que é a mesma dose do Rolcatrol que também está quase extinto.
Minha esposa já toma e sente muito bem é conhecido como C CÁLCIO e custa a metade do preço.
Agora para vcs sentirem os beneficios do cálcio e vit D no organismo, tem que tomar banho de sol, por exemplo aos domingos, no corpo todo que é recomendado por muitos médicos e não se assustem, tem que ser sem filtro solar e das 10:00 as 15:00. por 15 minutos mas isso pra quem toma de vez em quando. Podem procurar que tem diversas matérias com médicos renomados dizendo sobre isso e sem sol as caibras e formigamentos não te deixam em paz mesmo tomando os medicamentos.
Somente depois que minha esposa começou tomar sol em todo corpo é que sentiu diferença na qualidade de vida, e no rosto tem que passar filtro solar.
Vale lembrar que a cirurgia da minha esposa já foi a sete anos e hoje está vivendo normalmente que nem lembra do que passou.
Abraços.
Olá, Ciro. Obrigada por compartilhar – várias pessoas tem comentado esta falta do Cálcio da Sandoz. Sempre é bom receber o “input” de outros que passaram pelo mesmo problema e acharam alívio ou solução. A dica sobre o sol pode ser bem benéfico também – vale a pena os pacientes consultarem seus médicos para confirmar o melhor jeito e quantidade para si. Que Deus abençoe ao senhor e a sua esposa. Abs, Betty
Olá Ionesia: A maioria de nós nem sabe que há perigo de arrancar paratireoides inteira ou parcialmente ou de perder a voz ou…. Felizmente, aquilo apenas acontece com poucos – mas isto não é muito confortador para aqueles que sofrem. Espero que o remédio resolva! Abs, Betty
Boa tarde,
Fiz a cirurgia de tireoidectomia total há cerca de um mês, tive alta medica passado um dia voltei com muita câimbra, rosto torto, mãos endurecidas, o medico disse que era devido a falta de calcio e aumentou a dose, hoje estou melhor mas cheia de duvidas: meus cabelos estão caindo muito isto é normal, sinto muito sono, e cansaço, estou tomando o levotiroxina sódica 100mg, estou com muito medo de engordar, quem puder me conte suas experiências..
bjos…
Estou com cirurgia marcada para janeiro de 2013, diagnosticado como suspeito de carcinoma. Estou opinando por não sofrer com antecedência, mas nesses momentos percebemos nossa dependência a Deus… principalmente às limitações… mas, estou pronto, além de repreender essa doença dos infernos que é o câncer. Repreendo em nome de Jesus…
fiz a cirurgia a um mes mas sinto muita dor no corpo fraquesa muscular gostaria de saber se é normal estou tomando puran 125 e calcio e vitamina d obrigada espero muito sua resposta abraços
Oi fiz minha cirurgia no dia 04,estou tomando levoid 125 e sigmatriol 0,25g,mas ainda sinto um pouco de formigamento nas mãos e pés e em volta da boca,já cicatrizou por fora mais ainda tem um leve inchaço acima da cicatriz,não sei se isso é normal,meu cabelo está caindo um pouco e eu sinto cansaço, ainda é um pouco dolorido mas no geral me sinto melhor,não tive câimbras, meu médico disse q vou ter q tomar o cálcio por mais um mês.tenho tantas dúvidas e medo de engordar se alguém puder me ajudar…
Olá, Marli: Normalmente, as pessoas não engordam. Isto, é claro, se elas seguem os princípios básicos para uma boa saúde – comer saudavel e equilibradamente e exercitar-se adequadamente. Com relação aos outros sintomas, se não passarem logo, volte ao médico para ver se ele tem alguma explicação ou orientação para acabar com eles. Que Deus a abençoe em 2014. Abs, Betty
Olá, André: Ainda que o diabo queira o mal daqueles que servem a Deus, podemos confiar que nosso Pai celestial sempre está no controle e que Ele pretende cumprir seus propósitos, apesar das circunstâncias, e através delas. E através de nós. Ele não promete tirar o mal, mas garante estar conosco (conclusão de Mateus 28). A ansiedade vem, mas podemos nos livrar dela, recebendo a paz que excede todo o entendimento, orando e suplicando com ações de graças (Filipenses 4). Que Deus permita que seja cercado por pessoas capazes e atenciosas e que possa olhar para trás no futuro e perceber como cresceu, amadureceu e foi preparado para ser bênção maior através desta experiência. Abs, Betty
Olá, Grasiele: Normalmente a recuperação é rápida. O formigamento dura pouco tempo, especialmente se tomar o cálcio. Você não deve engordar, exceto se comer demais ou exercitar-se de menos. Se tiver qualquer um destes efeitos colaterais por tempo prolongado (queda de cabelo também), consulte seu médico ou um endocrinologista. Que Deus derrame muitas bênçãos sobre você em 2014. Abs, Betty
Olá, Elaine. Creio que não é normal sentir dor e fraqueza muscular depois de um mes. Se continuar assim, consulte seu médico ou um endocrinologista. Que Deus derrame muitas bênçãos sobre você em 2014. Abs, Betty
Lucineia, creio que muita gente faz confusão porque o aumento de peso é um sintoma do hipotiroidism – um dos problemas possíveis com a tireoide. Normalmente, isto não acontece depois de uma cirurgia por causa de nódulos. Que Deus derrame muitas bênçãos sobre você em 2014. Abs, Betty
Hoje completei 10 dias de cirurgia…Tiraram tudo,praticamente perfeito – só a entubação que não foi de primeira.Corre tudo perfeito,apenas 50 minutos.Não houve quase sangramento.Fiz questão (lutei pra conseguir junto à Unimed) de usar o “Monitorador de Nervos”, aparelho que avisa ao médico quando se aproximar de nervos importantes.Sou cantor (e dos bons,rs), canto em tons altos (Gusn,Bon Jovi,U2…nessa linha), precisava assegurar a integridade da voz, que me dá o sustento.Meu Bócio era grande )7,5 de um lado e 5,5 do outro)…Requereu um corte de 10 cm, que foi feito com precisão cirúrgica, na linha do pescoço.No dia seguinte só se via uma linha,bem discreta.Hoje,com q10 dias,ta mais imperceptível ainda.O médico disse que a tesoura (esqueci o nome, mas, é especial, corta e sutura.), facilitou o trabalho.Não levei pontos externos (tipo Frankinstein), ficou perfeito. Tambm não senti nada de anormal depois da cirurgia, um pequeno inchaço,já esperado,que agora está quase no fim.Minha voz está intacta,graças a Deus.Só ficou ardida um pouco nas primeiras horas,pois o tubo de respiração fica em contato com as cordas vocais e irrita-as.O que ainda tenho de esperar é o completo “desinchaço” e inflamação, normais nesse período ainda curto…Vou começar a exercitar a vos com 20 dias,daqui a 10,pois a musculatura do pescoço,que é muito exigida no canto, ainda está um pouco dolorida…Sinto muito pelos contratempos que alguns ,em seus depoimentos, dizem que enfrentaram e enfrentam…Meu médico é considerado o Top daqui do Pará, um dos melhores do Brasil, o hospital foi o melhor, a equipe fantástica… Consegui tudo com um plano de saúde,boas amizades e com Deus no comando…Sou um cara afortunado!
Ah…Hoje já comecei a exercitar, só caminhada por enquanto, mas, já é um grande passo…Em 10 dias estarei liberado para musculação e corrida.Em 20 dias voltarei a praticar remo, meu esporte predileto.
Aos que ainda tem receio, digo que cada caso é um…Voce também pode ter uma sorte como a minha.
Boa sorte a todos.
Meu Jesus nem acredito que estou passando por isto …tenho tantas dúvidas …em cima de todos relatos fiz um check list pra perguntar só cirurgião …tenho receio de tomar anestesia geral …fico preocupada com a recuperação tenho dois filhinhos pequenos 3 anos e 5 meses e outro de 1 ano e 7 meses …a minha preocupação e de ficar boa pra cuidar dos meus filhotes pois eles são o sonho da minha vida …por favor Jesus me cure …tira todo medo …angústia …eu só quero ficar em paz e confiar
Que bom, Roosevelt, que tudo correu tão bem com você! Eu não sabia deste “monitorador de nervos” e, se funcionar bem, espero que logo seja disponível para todos. Espero que logo possa estar cantando novamente, ganhando seu sustento.
Encorajo você, também, a perceber o fato de que sua voz é um presente de Deus, imaginador, criador e sustentador do corpo humano – tão complexo e maravilhoso. Ele precisa ser reconhecido e honrado com este instrumento de comunicação, seja por fala ou por melodia.
Ele nos ensina o seguinte (no livro de Colossenses, capítulo 3, versículos 15-17, da Bíblia):
Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
Abs, Betty
Vou precisar retirar 7 nódulos e também a tireoide, estou muito nervosa com tantas coisas que já ouvi, pois meu médico me disse que alguns pacientes a voz altera após a cirurgia, meu receio também é em relação a engordar pois já mantenho uma alimentação equilibrada por dois anos e sete meses. Desde junho de 3013 quando eu soube que estava com esses nodulos, ando muito tensa, fico pensando se o corte é muito grande de como ficará a cicatriz, enfim uma série de coisas estão me deixando preocupada.
ola betty gostei muito das suas crônica me passou muita confiança ,vou fazer a minha cirurgia em fevereiro , espero que corra tudo bem entrego nas mãos de deus. um grande beijo pra vc
Espero que tudo corra bem, Renata – vá com calma. Se precisar de leituras durante a recuperação, meu blog tem muito mais postagens – sobre assuntos bem mais agradáveis….
Entregue não apenas o procedimento, mas também a sua vida nas mãos de Deus.
Que Ele a abençoe.
Abs, Betty
Olá, Magaly: Creio que você deve ir anotando as suas perguntas sobre engordar, cicatriz, etc., e fazê-las a um médico – ou o cirurgião, ou o clínico geral, ou um endocrinologista…. A problema com a voz é algo que realmente acontece, dependendo de quanto eles tiverem que mexer perto das cordas vocais. Eu mesma levei uns tres meses para recuperar nesta área – no início ela era irreconhecível. Agora pessoas que não falaram comigo durante décadas ainda me reconhecem por telefone… Outras pessoas não sofrem nada nesta área. Ou uns poucos dias. Com relação ao engordar, tenho tido muito mais pessoas expressando preocupação do que realmente sofrendo desta consequências. Se continuar controlando a alimentação e os exercícios, tudo deve permanecer bem. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Querida Leide:
A Bíblia, que é o livro que fala do Jesus a quem você está orando, nos ajuda ensinando que precisamos estar cientes de que muitas pessoas passam pelos mesmos desafios que enfrentamos. Não somos os únicos. E dá uma promessa para os filhos de Deus, por causa do sacrifício do Seu Filho. Fica no primeiro livro de Coríntios, capítulo 10, versículo 13 (As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.) É um texto que tem me confortado muito, pois podemos ler a palavra “provações” no lugar de “tentações”.
Problemas com a tireoide occorem com muito mais pessoas do que pensamos. E, ainda se for diagnosticado um câncer, o tratamento é bem mais suave, rápido e eficaz do que com a maioria dos outros canceres. Portanto, oro para que logo-logo tudo estará no passado e que você poderá passar muitos e muitos anos criando e desenvolvendo um lar equilibrado para todos os componentes da sua família. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
oi meu nome é Eliane tenho 33 anos fas4 dias que fis a cirurgia de tireoidectomia total estou bem minha voz esta normal , só uma coisa me preocupa eu pesava 59 kg 3 meses antes da cirurgia comecei a engordar estou com 66 não é muito mas se continuar a sim onde vou parar será que com a retirada total da tireoide e tomando hormônio vou continuar a engordar a endocri me passou o levotiroxina sódica 150mcg não comecei a tomar ainda pois a cirurgiã mandou eu esperar até a próxima consulta .sera que nao vou parar de engordar????
ola boa tarde
FAZ 3 DIAS QUE FIZ A RETIRADA TOTAL DA TIREOIDE,NÃO CONSIGO E’ FALAR MUITO TEMPO ME SINTO UM POUCO CANSADA.PARECE COM DIFICUDADE DE RESPIRAR,JA’ ESTOU TOMANDO CA’LCIO,MAS ESTOU UM POUCO TEMEROSA QUANTO AO FUTURO,
oprei da tirioide a mais de 20 anos fiquei com uma corda vogal paralisada sou muito rouca,agora deu im bócio e múltiplos nódulos do lado esquerdo o medico falou se eu operar tenho 80;por cento de ficar muda sera que pode acontecer mesmo
OLÁ FIZ CIRURGIA DIA 21/012014.
FOI TD BEM ELA ERA GRANDE , HOJE ESTOU ME SENTINDO MEIO ANESTESIADA FRACA, TOMEI O MEU CALCIFEROL 600.000UI E VOLTO NO MEDICO NA QUARTA FEIRA .
SERÁ QUE TUDO ISSO É NORMAL?
Olá Betty,td bem?então,fiz a minha tireoidectomia total há um mês,estou bem apenas que logo acima do corte ainda está com um leve inchaço e quando em certos momentos eu vou engolir algo ,até saliva,sinto como sei estivesse esticando a pele.será que isto é normal?estou fazendo a dieta para fazer o iodoterapia em fevereiro.
Obrigada e felicidades!!!
Olá Betty, fiz minha tireoidectomia no dia 20/01/14, estou bem, mas fico apreensiva por conta da queda de cabelo e sobrancelha, que já começou.
Gostaria de saber como isso evoluiu no seu caso.
Estou fazendo a dieta para o iodo 131.
Obrigada e Felicidades!
Estou com 1 mês e 20 dias que fiz a cirurgia da retirada total da tireoide, sinto muito formigamento e dormência no corpo, não sei se isso é normal na minha ultima consulta no cirurgião ele apenas aumentou a dosagem do remédio de 100 para 125. mais minha preocupação maior é que terei que tomar iodo é acho que vai demorar um pouco pra dá certo o agendamento, será que resisto se demorar muito, alguém pode me ajudar com essa duvida.
Fiz minha cirurgia retirada total da tireoide dia 27 de janeiro, estou bem, claro que com um pouco de dor e um imcomodo na garganta devido a entubação, o corte e bem no pescoço, ainda não senti nada de formigamento ou caibras, espero não sentir, estou tomando levoxitina 100mg, e possivel que eu venha sentir todos estes sintomas, queria saber se posso falar normal….., pois minha voz continua normal…… alguem pode me ajudar
Muito agradecida por partilharem informações valiosas para uma mãe preocupada.
Bêncãos a todos e Fé
Olá,fizeram em mim tireoidectomia total no dia 13/01/14,o corte foi 15cm,bem feito não ficou visível,não tive cãibras,mas muita dor nas pernas,sofri muito de no pescoço por fora,não tinha posição pra dormir,tomei o cálcio durante 20 dias 2 x ao dia,tive problema com microporio (usado somente um dia para sair do hospital)que causou uma alergia enorme formou bolhas,então não usei curativos…o ponto foi continuo foi transparente foi em duas parte até a metade daí ele colocou o dreno bem fininho e continuou até o final termina com um nózinho, fora, que tbm causou bolhas de alergia onde encostou,tenho alergia de contato(para retirar ele cortou as pontas e puxou retirei com 11 dias)…mas estou preocupada pois ainda não cicatrizou totalmente e metade do corte fica ardendo como recem cortado,não tive dores significativas por dentro a entubação foi boa,sangramento tbm foi razoável só 1° dia,tive muita dor no ombro, costa ,queixo,ainda doi muito, e está ainda inchadoo médico deu 15 dias de atestado,sou autônomo,meu trabalho é pesado (faço bolos pra festas e mexo grandes panelas de doces no vapor do fogão)…não consegui voltar trabalhar até agora pois doi até para erguer o braço e lavar o cabelo…o médico trata todo mundo no geral igual e fala que não tem motivo para tal sintoma,suas postagens e comentários me ajudaram muito,principalmente em relação a voz achei que não ia falar mais,rsrs,mas assim como vc descreveu já está voltando aos poucos,SIM ENGORDEI 3 KG em 2 semanas,com dieta de 1200 calorias,(acho que isso depende da tendencia da pessoa)é certo que não estou fazendo exercícios físicos oque contribui para o ganho de peso,mas estou feliz já fiz não vou precisar de iodo-radioterapia pois graças a Deus não deu nada nos nódulos(total de 4)e estou tomando Puram de 150mg.Obrigada,fique com Deus.
Minha filha de 17 anos fez a cirurgia para a retirada total da tireoide, no dia 05.02.2014. A cirurgia foi excelente, operou com Dr. Andre um cirurgião bem renomado aqui em Brasilia. Tudo foi maravilhoso, no dia seguinte ja estávamos em casa, minha filha esta se recuperando muito bem, sem dores, se alimentando bem. Na próxima quinta-feira ela vai tirar os pontos e ja esta tomando 75 mcg de synthoid. Agora é esperar a próxima etapa do tratamento. Encontrei neste blog muitos esclarecimentos, quero parabenizar a Bety pela gentileza e o comprometimento de criar este espaço que certamente ajuda muita gente. Estamos muito confiantes e acreditando em Deus, que é o único e verdadeiro médico. Paz, saúde e harmonia a todos.
Betty obrigada por compartilhar seus problemas e dificuldades com essa cirurgia, eu há 05 anos venho fazendo acompanhamento de 03 nódulos benignos , porém em 2012 com minha última gestação um deles aumentou bastante com 4,5cm..e surgiu um quarto nódulo, consultei dois cirurgiões , um deles opta pela cirurgia acha que tenho que fazer logo, o outro diz que enquanto a tireoide estiver 100% funcionando como é o meu caso…e não estiver me incomodando como são benignos não tem necessidade de urgência , mas estou com muito medo da anestesia e dos sintomas que vem depois da cirurgia, também tenho duas crianças e fico pensando nelas tenho medo de dar algo errado…e por outro lado penso que quanto maiores ficarem os nódulos talvez mais dificil a retirada deles…muito dificil essa decisão estou com 40 anos e penso que quanto mais demorar podem vir outros problemas que hoje não tenho e piorar a situação..como problemas de pressão..diabetes etc….estou tentando tomar coragem para fazer essa cirurgia esse ano ainda….é bom ler relatos de quem já passou e tentar acreditar que tudo vai dar certo. Bjus fique com Deus.
Olá, Luciana:
Estive em viagem, com meu marido, por tres semanas, e os comentários se acumularam… Resolvi começar a responder pelo último.
E rapidinho porque tenho tres malas para desfazer… 🙂
Sugiro o seguinte, baseado naquilo que entendi. Se seu último exame foi em 2012, está na hora de fazer outro. Se você estiver falando baseada em exames recentes, uma boa opção seria esperar meio ano e fazer de novo, para observar o crescimento. Parece-me que o tamanho maior realmente pode implicar em mais sequelas com a retirada, especialmente com relação às cordas vocais e paratireoides. Talvez ajude tentar visualizar um nódulo de 4.5 cm. Pegue uma régua e verifique quanto espaço isto está ocupando na sua garganta, dentro da tireoide. Depois pesquise o tamanho normal de uma tireoide… No meu caso, sou grande, e o espaço deve ser maior do que de uma pessoa pequena… Agora, por outro lado, também pesa que tudo funciona normalmente. Não apenas a tireoide, mas a voz também? Talvez seja bom obter uma terceira opinião de alguém especializado na área, quando resolver fazer novos exames. Que Deus a abençoe, permitindo viver para ver seus filhos crescerem, e até os netinhos! Abs, Betty (que acaba de conviver com 5 netinhos na America do Norte e espera ver os outros quatro neste domingo – tudo com cinco anos para baixo!)
ola! betty tudo bem eu fiz uma tireoidectomia total dia 27 de janeiro por conta de bocios mergulhante eram seis e um deles estavam do tamanho de uma laranjinha, segundo o meu medico estou bem em questao de dores e tao mas ja engordei 3 kilos em 13 dias e ja voltei na atividade domestica por conta, apesar de meu medico pedir 1 mes de repouso agente q tem filhos e bem dificil ficar sem fazer nada nao e? entao meu cabelo ta caindo muito e quando eu me exercito fico com pescoço repuxando e a noite me da um chororo tremendo estou tomando puran 0,75mgr e calcio de 12 em 12 horas ,ia voltar na consulta amanha dia 13 mas vou ter q cancelar por conta q de onde eu moro em campinas e dificil ta indo entao gostaria de tirar uma duvida vou a um casamento final de semana sera q pode tomar alguma bebida com alcool