Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. betty disse:

    Olá, Eunice. Não tenho costume de beber portanto não me interessei em saber isto. Mas creio que, se fosse problema, os médicos alertariam. Contanto, provavelmente pode, mas sem excesso, é claro. Será que o engordar não foi resultado de comer mais e exercitar-se menos? Volte ao médico para perguntar sobre o choro e cabelo, se continuar. Abs, Betty

  2. betty disse:

    Olá Maria de Fátima. Que bom que tudo correu bem com a cirurgia da sua filha. É animador para muitos saberem disto, porque normalmente são poucos os que param para comentar os bons resultados. Que Deus as guie e acompanhe na próxima etapa. Abs, Betty

  3. Olá!!!! dia 19 faz tres meses que retirei a tireiode e de uns dias pra ca as minhas mãos e pernas tem formigado o tempo tempo todo, sinto muito cansaço e não tenho humor pra quase nada,é como se de repente o meu corpo inteiro fosse paralisar,essa noite nem dormi direito,tomo remédio direitinho nunca me esqueci,essas sensações me fazem entrar em pânico,será que a dosagem ta pouca????

  4. betty disse:

    Eliane, você está tomando cálcio? Se não, verifique com seu médico (ou um clínico geral, um endocrinologista ou um otorrino) para saber se será preciso e que mais precisará ser examinado ou tratado. Normalmente, é por pouco tempo, mas você sentir-se-á melhor se procurar ter acompanhamento, está bem? Abs, Betty

  5. Anônimo disse:

    hoje faz 7 dias que foi retirada minha tireóide e gostaria de saber se é normal ter a sensação de um aperto na garganta e uma certa ardencia na cirurgia gostei muito foi muito esclarecedor,obrigada estarei aguardadando mais informações!

  6. betty disse:

    Creio que é normal, Marileide. Mas se tiver febre ou inflamação, volte ao médico.
    Abs,

  7. Pamy disse:

    Olá Betty

    Tenho 26 anos e em agosto de 2012 minha endocrinologista descobriu um nódulo em minha tireoide que media cerca de 2,5 cm fiz acompanhamento 2 punções e o resultado deu negativo para malignidade, estou gravida de 5 meses de gêmeos e senti que o nódulo está mais visível então fiz uma ultrassom onde constatou que o nódulo aumentou quase 2 cm de tamanho entrei em desespero e o médico pediu que eu fizesse outra punção, só que estou com medo do resultado pois estou gravida e não poderei fazer nenhuma cirurgia só irei ficar com a preocupação de não poder fazer nada. O que você acha ? Devo fazer a punção ? Devo esperar ganhar os nenéns ? E se der negativo para malignidade devo fazer a cirurgia pois está me incomodando muito esteticamente, ou é melhor ficar com esse caroço no pescoço ? Se eu fizer a cirurgia poderei continuar amamentando meus filhos ? Devo esperar eles crescerem mais ? Me ajude por favor.

  8. clarice disse:

    hoje fazem 8 dias que fiz a retirada da tireoide…me sinto um cançaso nas pernas principalmente na esquerda ,será que é normal…estou tomando puran t4 e potacio de calcio !

  9. betty disse:

    Olá, Pami: Sou avó de gêmeas de 9 meses e, portanto, acompanhei e acompanho de perto a realidade na qual você está inserida. Posso imaginar o susto que você levou e com o qual está lidando.
    Vou fazer algumas observações, mas lembre-se que não sou uma pessoa treinada nesta área. Apenas uma esposa/mãe/avó que fez a cirurgia há quase cinco anos, que fez um relato num blog, e que recebe comentários…
    Se fosse com minha filha, acho que diria o seguinte:

    Punção. Faça a punção. Você tem 50% de chance de ficar aliviada com a informação que não é maligno e ficar apenas com a decisão sobre se e quando fazer a cirurgia. Além disto, pode ser que a resposta seja útil ou necessária para aqueles que cuidam de você e das gêmeas durante a sua gravidez e recuperação.

    Crescimento de nódulos. Tenho observado que outras pessoas comentaram que os nódulos delas cresceram com a gravidez – ou por dentro, ou por fora. Então, isto talvez não seja uma ocorrência incomum. Com relação à aparência, uma opção seria virar uma “grávida chique” e começar a combinar uns xales com suas roupas. É o que precisará fazer, de qualquer jeito, depois da cirurgia, por alguns meses, para evitar que sol e luz afetem a cicatriz.

    Amamentação. Creio que a cirurgia (se fizer depois do parto), pode interromper a amamentação por alguns dias, mas isto não precisa ser algo definitivo. Sendo gêmeas, você provavelmente terá que complementar com Nan 1 ou outro produto desde o início, e a sua falta não será um problema tão sério para as crianças. Pode ser que você consiga tirar o leite regularmente para ser dado de mamadeira, até antes de poder amamentar – ele talvez não sirva no(s) primeiro(s) dia(s) por causa dos remédios que tomou. Com gêmeas, é mais difícil fazer estoque, mas minha nora consegue congelar algo para misturar no Nan nas poucas vezes que precisa se ausentar. Ela ainda amamenta, mas agora as meninas já comem sólidos também.

    Continue indo nos médicos, especialmente se for financeiramente possível. Seu/sua ginecologista poderá ser fonte de muitas informações e dicas. Consulte um especialista em tireoide / endocrinologista / otorrino / clínico geral / pediatra… Cada um pode contribuir com alguma informação que a ajude a planejar os próximos passos.

    Se tiver poucos recursos financeiros, pesquise com pessoas que podem saber mais respostas. Será que você não tem alguma pessoa amiga que tenha a profissão acima ou que enfermeira/ assistente em consultório de médico de tireoide ou…. com quem possa conversar? Não tem nenhum amigo que conheça alguém que passou por algo parecido?

    Nem sempre as opiniões e os conselhos serão os mesmos ou encorajadores. Portanto, peço que Deus permita sabedoria a você E seu marido nas decisões que terão que ser tomadas. Abs, Betty

  10. betty disse:

    Olá, Clarice:
    Ainda é cedo para ficar totalmente bem. Se o cansaço for muito grande ou tiver formigamentos ou caibras, volte ao médico ou a um pronto socorro para avaliação. Pode ser que falte mais cálcio ou outro tratamento. Que logo-logo se sinta totalmente recuperada.
    Abs, Betty

  11. marileide disse:

    obrigada pela resposta,graças a Deus hoje estou melhor apesar de estar inchado(Pescoço)

  12. Isilda disse:

    Oi Betty! Muito legal seu blog, propicia a quem está a procura de informações sobre problemas da tireoide/ cirurgia, esclarecer dúvidas e não sentir-se tão só.
    Vou dividir tb minha experiência com vcs. Após 10 anos de acompanhamento dos nódulos da minha tireoide, fiz em 23/01/14 a “Tireoidectomia Total”, ou seja, no próximo dia 23/02/14 fará 1 mês da retirada total da tireóide, devido bócio multinodular mergulhante, já estava com volume 13 x maior do que a tireóide normal, e já havia deslocado carótidas e cervical, embora, não sentisse nenhum incômodo como era de se esperar devido ao tamanho, fui orientada a fazer a cirurgia, antes que descesse ao tórax, pois neste caso, a cirurgia seria bem mais complexa, tendo inclusive de serrar osso tórax que implicaria no pós operatório com UTI, diante do quadro pouco promissor, tomei coragem e fiz a cirurgia. Estou bem graças à Deus, tenho tomado “Syntroide 100 mcg” religiosamente todas as manhãs em jejum e cálcio (Oscal 1x dia, mas comecei com 3 doses diárias além do Sigmatriol 2 x dia), a dosagem cálcio tem sido ministrado desde a cirurgia e tenho reduzido a dosagem conforme orientação médica e após exames laboratoriais, por enquanto, não tenho apresentado nenhum desconforto importante, apenas umas pontadas as vezes no local da cirurgia, porém, algo que tem me deixado alerta é intensa queda de cabelos, espero que isso seja passageiro. Tenho usado tb um curativo especial para cobrir a incisão (Mepiform), adesivo silicone, que reduz formação de quelóide e ajuda a proteger local do sol e agentes/microrganismos nocivos. No mais estou melhor do que o esperado. Fica a dica então para quem ainda vai se submeter ao procedimento, procure um bom especialista em cabeça e pescoço, isso faz toda a diferença, siga corretamente as orientações médicas e não se intimidem em questionar seu médico sobre suas dúvidas.
    Um grande abraço,

    Isilda

  13. betty disse:

    Olá, Isilda:
    Muito obrigada por sua contribuição. Será animadora para futuros leitores. Parece-me que você estava certa em tomar a decisão de fazer a cirurgia.
    Ultimamente, mais pessoas tem falado sobre queda de cabelo. E eu não sei por quê. Se você tiver alguma resposta dos seus médicos, ficaremos contatos em saber. E também qual a solução.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty (também tomo Synthroid 100 – desde a cirurgia em 2009.)

  14. IVONE RODRIGUES DE VARGAS. disse:

    oi , amei seu blog acompanho sempre faz um ano e 9 meses que tirei a tireoide por conta de um tumor maligno, quase morre pois tive uma crise gravíssima de calcemia mas agora estou bem . Parei o levoid para fazer uma pci e estou em dúvida quantos dias os sintomas da hipo vão aparecer sabe me dizer um beijão e obrigado por suas informações.

  15. Graziela disse:

    Olá, stou passando pela mesma situação pós cirurgica, operei dia -2/01/14 e retirei toral, pois eu tinha 2 nódulos, bocio genético, ok, mas não falei mais depois de 20 dias meu médico fez uma segunda cirurgia de reconstrução das cordas vocais, pois cfe ele ficaram danificadas, até o momento stou fonica, parece do stou cochichando, bem baixinho, me sinto mto mal, pois ja retornei ao trabalho e preciso me comunicar mto, amanhã vou na Fono, pois mesmo eu sabendo que a voz vai voltar, preciso q ela volte logo… Betty bgd por suas palavras o retorno da voz e o reconhecimento das pessoas me confortaram pois eu ja stava ficando meio oprimida e com medo de ficar assim por mto tempo…e qto ao remédio stou me adaptando ainda, só que não encontramos muitas informações, percebi o aparecimento de algumas espinhas, as quais eu tratei a um ano com um mediamento forte e tinham desaparecido, já não gostei mas a dosagem sta em 0,75, ainda stou fazendo os exames de sangue para acertar a dosagem no mais me livrei do cansaço e da dor nas pernas, ainda stou um pouco inchada e com o pescoço adormecido, infelizmente vou ter q carregar duas cicatrizes mas o mais importante não é nossa beleza física e sim espiritual e estarmos bem de saúde, se eu obter resultados e informações diferentes te escrevo tbém para compartilhar. Que Deus te abençoe e continue nos passando informações. bjss

  16. Ana Mafalda disse:

    Olá a todos! Fiz a minha tireoidectomia total no dia 21 de Fevereiro. Passaram 4 dias, tive hoje um ligeiro formigueiro. Vou amanha fazer novamente analises e falar com o cirurgiao, para ver como está a correr. Ando a tomar em jejum uns comprimidos que se chamam Eutirox e que pelos vistos são pra toda a vida. E tomo mais dois que são Calcitab e Rocaltrol.
    Ando com receio pois vejo que pode haver tantas reacções.
    A cicatriz esta a cicatrizar bem apesar de estar ainda inchada e ainda estou muito dorida.
    Que bom poder trocar ideias. obrigada.

  17. cléo disse:

    gente me ajuda então:
    fiz uma cirugia hoje tem 1 mes e 12 dias que eu fiz a cirugia e ate hoje nunca tormei os hormonios só estou tomando o calcio por enquanto. só vou tomar o homonio quanto o endocrinologista voltar em minha cidade mes que vem. enquanto isso estou virando uma pipi. so to que incho e em 1 mes ja engordei 10kgs. o medico especialista só vem na minha cidade uma vez por mes. e infelizmente não posso voltar na cidade onde eu fiz a cirurgia. e ainda tenha que suportar a dores nas pernas e coluna.

  18. betty disse:

    Olá, Cléo – se sua cidade tiver um clínico geral, vá nele (ou nela) e compartilhe o que está sentindo. Peça orientação e ajuda para passar o tempo até o retorno do endocrinologista. Gostaria de poder ajudar mais, mas, infelizmente, não tenho conhecimento medicinal. Um grande abraço, Betty

  19. aparecida disse:

    olá;fiz minha cirugia no dia 24 de de janeiro 2014 ;ja ta bem melhor so que sinto que tem alguma coisa na minha garganta (como se fosse um caroço)um aperto sera que isso e normal?

  20. betty disse:

    Olá, Aparecida:
    Acho que está quase na hora você não sentir mais nada. Pode valer a pena consultar seu médico ou um clínico, ou endócrino, ou otorrino sobre isto, se continuar para ver o que pode/deve ser feito para diminuir esta sensação.
    Desejo a paz de Deus para você.

  21. zione disse:

    olá pessoal, fiz cirurgia para retirada da tireoide dia 22/02/2014 às 10:30 hs e recebi alta no proximo dia de manhã; se não fosse o corte para cirurgia eu nem acreditava que teria feito pois não senti nada. Estou passando muito bem graças a DEUS.

  22. Claudia Maria disse:

    Olá, fiz uma tireoidectomia total dia 20/02/2014. Estou fazendo repouso de voz conforme orientação do médico. Notei que houve a formação de um “papinho” logo acima da incisão. Esse papinho vai desaparecer? Se sim, demora muito? Obrigada

  23. betty disse:

    Olá, Claudia: O “papinho” é “normal”, por enquanto. Deverá desaparecer dentro de poucas semanas.
    Abs, Betty

  24. betty disse:

    Que bom, Zione, que tudo correu bem! Que Deus a abençoe! Abs, Betty

  25. betty disse:

    Ana Mafalda, pela sua maneira de falar, desconfio que você é (de origem) portuguesa. Estou certa? Um formigamento é normal nos primeiros dias. Seu médico talvez aumentou a dosagem de cálcio ou pode achar que este problema desaparecerá logo (normalmente dura apenas alguns dias – as paratireoides tendem a se recuperar rapidamente e o Calcitab e Rocaltrol serão descontinuados, permanecendo apenas o Eutirox). Espero que os receios logo passem e que tudo se normalize em pouco tempo.
    Imagino que você já deve ter usado o tempo para refletir e reavaliar as prioridades da sua vida – sempre é um susto descobrir que podemos ter menos tempo aqui na terra do que projetamos. Um dia, estaremos todos diante do trono de Deus para prestar contas – nem tanto para falar sobre o que fizemos ou não fizemos em termos de boas obras – mas para confessar se aceitamos a oferta do Seu Filho Jesus que veio pagar o castigo em nosso lugar as coisas erradas que fazemos e pensamos, que ofendem a Deus. É muito bom lidar com tanto as alegrias quanto as tristezas da vida, sendo filha dele. Que Deus a abençoe, juntamente com as pessoas que ama.
    Abs, Betty

  26. betty disse:

    Olá, Graziela:
    Sei um pouco o que você está passando porque, no início, parecia que eu iria ficar muito rouca e com a voz totalmente irreconhecível. Levei uns três meses para voltar ao normal. Mas não tive as cordas vocais cortadas, nem precisei de outra cirurgia. Eu não sabia que poderiam reconstruir as cordas vocais – isto é maravilhoso. Neste caso, creio que todo progresso é lucro. Acho que será valioso receber mais relatos seus sobre a evolução da sua recuperação, o Senhor Deus permitindo. Que Ele a abençoe. Abs, Betty

  27. betty disse:

    Olá, Ivone: Não passei pelo iodo. Mas dediquei os posts 9 e 10 a este assunto. É possível que lá você encontre alguma informação nos comentários, mas a melhor coisa é consultar seus médicos. Espero que o resultado do seu exame seja conforme desejado.
    Abs, Betty

  28. Patricia disse:

    Olá a todas as presentes, espero que se encontrem bem melhores, ainda bem que há blogs como este, é de louvar. Vou fazer a minha primeira punçao na proxima segunda feira, tenho tres nodulos mas um dele cresceu muito rapido, o ano passado estava com 11 mm e agora esta com 17 mm, como cresceu muito rapido o medico aconselhou a punçao, tambem estou a tomar a medicaçao a dobrar, estou constantemente cansada, ou melhor exausta, custa-me imenso falar, falta de concentraçao, tudo piorou com o aumento da medicaçao, alguem me pode dizer se é normal, nunca me senti tao cansada. Uma amiga minha enfermeira diz que mesmo que o resultado seja benigno que o mais provavel é ser operada umas vez que o nodulo cresceu muito rapidamente, será isto verdade, nao haverá forma de o fazer diminuir, eu estou a comer umas amendoas de damasco que dizem que sao milagrosas, se quiserem vao investigar, nao custa tentar né, beijos para todas, rapidas melhoras e muita alegria e otimismo sempre, é a melhor terapia 🙂

  29. MARIA EMILIA disse:

    BOA TARDE
    VOU OPERAR A MINHA TIREOIDE DIA 21/03/2014 , MAS TEM 6 MESES QUE TENHO INCHAÇO NOS PÉS , MÃOS ,QUE DE CABELO , RIGIDEZ NO CORPO E CANSAÇO , O MEDICO DIZ QUE NÃO TEM NADA A VER . ESTOU COM BOCIO PLURINODULAR COM 7 NODULOS E O MAIOR TEM 5 CM .
    ALGUEM SENTIU ISSO ANTES RETIRADA?

    MARIA EMILAI

  30. betty disse:

    Olá, Maria Emília:
    Se eu fosse você, eu tentaria obter uma outra opinião médica. Mas não sei da sua situação em termos de geografia e finanças. De qualquer jeito, especialmente se os sintomas continuarem depois, a causa destes outros problemas devem continuar sendo objeto de pesquisa até descobrir a causa e, espero, o tratamento eficaz. Parece-me que a cirurgia provavelmente seja necessária – 7 nódulos são muito e 5 cm é grande. Que Deus a abençoe, Betty

  31. betty disse:

    Olá, Patricia: Creio que você já fez a sua punção e talvez já tenha o resultado em mãos. A sua amiga enfermeira é capaz de ter razão com relação à cirurgia. Mas é importante descobrir qual a causa do seu cansaço, falta de concentração, etc., e porque o aumento do remédio não ajudou. Imagino que eles estejam olhando as taxas dos hormonios de tireoide, se são altas ou baixas. Se poder consultar um outro médico (endocrinologista ou especialista em tireoide, ou até um clínico geral), faça isto também. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  32. ELAINE disse:

    ESTOU MUITO FELIZ COM A M INHA CIRURGIA, NEM PARECE QUE FIZ, A UNICA COISA QUE ESTÁ ME INCOMODANDO SÃO AS CAIBRAS, SE NÃO FOSSE ELAS EU ACHO QUE JÁ PODERIA ATÉ VOLTAR A TRABALHAR, QUANTOS DIAS SERÁ QUE TENHO QUE FICAR DE MOLHO EM CASA ?

  33. betty disse:

    Quantos dias? Depende, Elaine, do que seu médico orientar. Ele/ela sabe dos detalhes e da extensão da sua cirurgia. Com relação às cãibras, você já perguntou sobre isto? Provavelmente precisará de cálcio. Desejando uma boa e rápida recuperação, Betty

  34. Vanessa Oliveira disse:

    Olá….eu realizei a cirurgia para retirada total no dia 03.02 e tive hipocalcemia mesmo tomando cálcio e ainda tive paralisia das cordas vocais. Por mais que os médicos digam que é o cancer menos agressivo eu te digo, que Deus conhece todas as coisas e sabe para quem dar a prova. Era para ser tudo muito simples e acabou não sendo, mas sei que tudo o que aconteceu é para que levantemos e Glorificamos o nome de Deus, pois senão for Ele em nossas vidas não somos nada. Agora ainda estou tomando cálcio em dose menor e o levotiroxina, mas percebo que sempre que fico forçando a voz me dá formigamento e um cansaço, você já ouviu falar que isso é normal? Bjs e fica com Deus.

  35. Bete disse:

    Olá Betty!

    Vou realizar a cirurgia da tireóide dia 19/03 para retirar um nódulo do lado direito, mas estou sentindo que até essa data estarei menstruada. Gostaria de saber se não há nenhum problema em realizar a cirurgia estando menstruada.

    Obrigada, abraços.

  36. betty disse:

    Olá, Bete:
    Creio que se isto fosse um problema, eles teriam lhe orientado a respeito disto, ou perguntado as datas para marcar o dia. Mas, se souber o telefone do consultório do seu cirurgião (ou do médico que a encaminhou) pode ligar p’ra secretária e avisar/perguntar.
    Que Deus a abençoe, Betty

  37. betty disse:

    Vanessa – estes efeitos colaterais podem ocorrer, sim, com relação à cirurgia. Isto não tem nada a ver com câncer, creio eu. Se sua cirurgia foi para retirar nódulos cancerosos (muitos não são), aí pode ser adicionado um outro tratamento, chamado iodoterapia – que tem seus próprios efeitos colaterais. Também passageiros, normalmente. Continue procurando acompanhamento médico com relação a estes sintomas, até eles dissiparem ou até que haja tratamento que ajude a aliviar e conviver melhor (especialmente com relação à voz). Realmente, sem Deus, não somos nada. E se formos filhas dele, temos a esperança da sua presença agora e eternamente. Medite na sua palavra diariamente e não deixe de adorá-lo na companhia dos seus irmãos na fé, procurando servi-lo com aquilo que aprende, em palavras, pensamentos e ações em todas as situações. Abs, Betty

  38. taciana porto velho ro disse:

    Olá estou aqui pelo motivo de qnapaivaue preciso de ajuda então fiz retirada total da tireide dia 24 de fevereiro e to me sentindo muito mal dor de cabeça fraqueza falta de ar enjjos fraqueza nos ossos vontade so de ta deitada.hj voltei a trabalhar quase desmaiei p la.e normal ta sentindo isso? Estou tomando eutirox 125g meu medico prescreveu nos primeiros 15 dias tomar metade do comprimido depois 1 inteiro em jejum.

  39. betty disse:

    Taciana, creio que você deverá voltar p’ro seu médico, ou um clínico geral (ou pronto socorro) pedindo continuação no acompanhamento. Espero que logo melhore. Abs, Betty

  40. Maria Maciel disse:

    Olá fiz a cirurgia dia 03/2012, fazem 02 anos, tomo um comprimido por dia de 200, e depois da cirurgia , mesmo tomando o hormônio…ao final do dia estou sempre cansada, com dores nas pernas, desanimada . Senti que engordei, apesar de já ser cheinha, mais fiquei mais. As vezes penso que seria melhor não ter feito a cirurgia, pois não sou mas a mesma…se tenho que andar logo me canso. O Pique não é mais o mesmo. Isso é normal?
    Nunca vou melhorar? Vai ser sempre assim?

  41. Edimara disse:

    Olá Betty.

    Tenho 36 anos, estou com minha cirurgia marca para o dia 02.04, vou fazer a retirada total da tireóide, quando a médica me falou quase enlouqueci, tenho duas filhas, 16 e 10 anos, só pensava que ia morrer e deixar elas, após duas biópsia estou na classe IV, onde não foi possível identificar se é maligno ou não, tem 15 a 30% de malignidade, meu nódulo é muito pequeno, 5x4x4, e só tenho um no lado esquerdo, estou apreenssiva, pois passar por cirurgia não é muito legal.
    Abraço.

  42. Eliana disse:

    Fiz a cirurgia dia 18 de março. Estou muito cansada, meu coração pareçe uma maquina desenfreada, e vou muitasvezes ao banheiro fazer xixi, são tabtas vezes que ate me cabso e pior tenho que fazer logo senao fica pressionando a bexiga. A fraqueza e grande, so o muito ruim, o cansaço é geral, estou com as medicacoes de calcio e levotiroxina …… 100 mg, mas nao me sinto bem, obrigada a todos pelas informações.hj fazem 4 dias , sera que demora melhorar…

  43. Odete Eghbali disse:

    Fiz a cirurgia no dia 10 deste mês, retirei toda a tireóide devido a vários nódulos, estou aguardando a biopsia para saber se vou precisar de iodoterapia ou não, sinto dores nas pernas e aperto no pescoço,tanto q a noite é bem desconfortável agora comecei a roncar é horrível, mas estou confiante, tomo puran t4 50 e calcio, ainda estou com os pontos vou retira-los daqui a uma semana.
    Agora espero voltar a ter uma vida normal e perder os indesejaveis 22 kilos adquiridos até aqui….

  44. Ricardo Oliveira disse:

    Fiz uma cirurgia da paratireoide a 12 dia tirei o dreno, fiz o curativo corretamente ate parar de vazar, mas continua um pouco inchado é normal!

  45. betty disse:

    Olá, Ricardo. Não sei se você está afirmando ou perguntando! Além disto, poucas pessoas que comentam neste blog fizeram cirurgia de PARAtireoide. Entretanto, creio que um pouco de inchaço ainda é normal para este espaço de tempo desde a cirurgia. Entretanto, se incomodar muito, é melhor consultar seu médico, um clínico ou um endocrinologista sobre o que sente. Espero que logo fique bom!
    Abs, Betty

  46. betty disse:

    Olá, Odete:
    Quando for ao médico, leve uma lista das coisas que sente para que este possa explicar e remediar. Depois procure o acompanhamento e um endocrinologista para perder o peso – este poderá ajudá-la a avaliar os seus hábitos alimentares e estilo de vida para resultar numa perda saudável e continuada. Que você logo possa sentir-se melhor, mais disposta e mais saudável.
    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  47. betty disse:

    Olá, Eliana:
    Sua cirurgia ainda é muito recente e a recuperação leva alguns dias. Mas não compreendo a razão deste efeito na bexiga. Você tem uma consulta de acompanhamento programado pelo médico? Se sim, anote seus sintomas e suas perguntas e procure respostas e sugestões quando for. Se não melhorar, volte novamente ou consulte seu Clínico Geral ou um endocronologista.
    Espero que logo melhore! Que Deus a abençoe. Betty

  48. betty disse:

    Olá, Edimara. Sempre assusta quando sabemos que precisamos fazer uma cirurgia. Mais ainda quando os médicos falam de câncer! Mas fique calma – ainda se for maligno, tanto o tratamento quanto a sua duração são bem mais amenos do que para muitos outros tipos, com grandes chances de cura. Dê às suas filhas uma chance de cuidar da mãe delas – descanse o tempo e da maneira que o médico orientar, para recuperar-se o mais rapidamente possível. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  49. betty disse:

    Olá, Maria Maciel: Você tem continuado com acompanhamento médico? Se não, acho que deveria consultar um endocrinologista e contar sobre seus sintomas. É melhor do que ficar lutando e sofrendo sozinha com algo que talvez tenha solução ou possibilidade de alívio. Que Deus a abençoe! Abs, Betty

  50. angela disse:

    olá,fiz minha cirurgia no dia 14/01/14,retirei toda a tireoide e mais 20 nódulos no lado direito,dos quais 12 eram malignos,mas graças a Deus foram todos retirados,estou passando bem,tomo o medicamento fielmente,não tenho sentido nada anormal,minha preocupação é a respeito da iodoterapia que terei que fazer,ainda não fui chamada,alguem saberia me responder qto tempo posso esperar pra fazer essa iodo?ando muito ansiosa com isso,obrigada,um abraço a todos(as)!

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio