Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. Fabricia disse:

    Ola, vou fazer a cirurgia para retirar a tireoide e estou com muitas duvidas… como é o pós operatório?? o que é melhor comer após a cirurgia gelado ou quente??? tenho queloide como faço para não ficar com cicatriz grossa?? Após a cirurgia eu acordo sozibha ou eles me acordam?? por favor vcs que ja fizeram me dêem dicas… desde ja obrigada a todos e um forte beijo!!

  2. Ernani Lourenço disse:

    Sra. Betty
    Estou com tireoide e o medico me receitou o tratamento com iodo radioativo, mas não sei o que fazer estou pensando em partir para a cirurgia de remoção, e não sei o que fazer….

  3. Fui operada à quatro meses, mas nunca mais fui a mesma pessoa, não me apetece viver perdi o interesse que ainda tinha, só em desistir de viver, acho que perdi a minha identidade, não sei quem sou e não estou a saber com esta…os médicos dizem que não problemas , mas que eu tenho é uma verdade! Se alguém quiser responder a isto faça o favor!!! Um abraço a todos

    Nota: se puder não tire a sua tiróide.

  4. cleonice disse:

    estou com 10 dias que tirei a tireoide estou bem … mas estou com uma sencaçao de inchaço no pescoço , como se estivesse inflando e normal alguém sabe mim responder ????????

  5. betty disse:

    Ainda é “normal”, Cleonice. Se ficar inflamado, com dor ou febre, volte logo ao médico. Se o desconforto não sumir dentro de poucas semanas, também consulte o médico ou algum clínico geral, com uma descrição exata daquilo que a incomoda. Espero que logo se sinta bem melhor. Abs, Betty

  6. betty disse:

    Olá, Arminda. Creio que você deve trocar de médico imediatamente. Procure um(a) endocronologista já-já, leve todos os exames e um relato técnico do que foi feito durante a cirurgia. Peça uma descrição do diagnóstico e da intervenção por escrito do seu cirurgião (se não o recebeu ainda) e entregue para o novo doutor. Anote tudo que sente, se tem horas piores do que outras (por exemplo, manhã ou tarde, quando come ou quando bebe), e também todas as suas perguntas. Leve alguem calmo com você que sabe da sua situação, para este também ouvir e perguntar. Sempre com respeito, apesar da frustração. Que Deus a conforte e permita que uma solução seja encontrada logo-logo. Abs, Betty

  7. betty disse:

    Olá, Ernani. Depende qual o problema com a tireoide. Se você, por exemplo, sofre de hipertireoidismo, o tratamento que seu médico sugeriu é o mais recomendado nos Estados Unidos e pode poupar o paciente de ter que tomar certos remédios regularmente ou de fazer uma cirurgia. Acho que você deve procurar entender melhor a razão desta receita médica. Você também pode consultar outro especialista, para confirmar a opinião do primeiro. Abs, Betty

  8. Lúcia disse:

    OI, boa noite, já conversei com você antes de operar, depois de operar, antes da iodoterapia porque estava preocupada e com medo, dia 20-02 fiz a iodo e ocorreu tudo bem, mais depois de uma semana meus joelhos começaram a doer continuamente, mal estar, sono, fui ao médico que me operou mostrei os exames de corpo inteiro e está tudo bem, só poderei realizar outros exames daqui 3 meses, mas as dores nos joelhos está aumentando, será que é normal sentir essas dores?
    Qual procedimento terei que tomar?
    Muito obrigado por tudo que tem falado pra mim, me ajudou muito…
    Continue orientando as outras pessoas… Beijos!!!

  9. betty disse:

    Olá, Lúcia. Você já está tomando o hormonio que substitui a tireoide? Creio que você deve procurar um(a) endocrinologista e contar o que está sentindo, pois nunca ouvi falar nisto como consequência do tratamento. Ele ou ela deve saber se isto é normal e também pode indicar exames ou procedimentos para diagnosticar e remediar. Enquanto isto, vai observando se existem horas ou situações que tem melhoras ou pioras, e quaisquer outros detalhes que possam ser relevantes. Anote e conte tudo. Se possível, não espere três meses para tentar resolver isto. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  10. teresa disse:

    faz uma semana que operei da tireoide total e não consigo falar minha voz não sai quero saber se isso e normal.

  11. ian disse:

    Olá Betty! Tudo bem?
    tenho 19 anos sou Homem tirei a Glandula inteira há 3 semanas , tive um tumor maligno e infelizmente tirei a Tireoide inteira, por inquanto tomo apenas o calcio e o calcitriol.
    Os hormonios T3 e T4 a Dr vai me passar a dosagem certa somente depois da PCI e do tratamento com Iodo.
    Não sei o porque, mas ainda não sinto dor nas juntas e não sinto cansaço.
    Fico meio desconfiado pela recuperação estar tão boa assim!
    Meu caso é raro não é ? tenho apenas 19 anos e homem ainda..

    Beijos! Muito Obrigado.

  12. betty disse:

    Olá, Ian: Comecei uma resposta online que, de repente, sumiu. Vamos tentar novamente!
    Eu não conheço as estatísticas mas, realmente, mais mulheres tem problemas com a tireóide do que homens. E a porcentagem de jovens é menor também. Mas já recebi vários comentários, em diversos posts, de jovens, ou dos seus pais.
    Creio que você pode agradecer a Deus que o tumor foi descoberto cedo na sua vida, para não crescer e prejudicar ainda mais. Sua juventude, também, pode ter algo a ver com sua boa recuperação até agora.

    Meus posts 9 e 10 falam mais sobre a iodoterapia – tem alguns comentários de pessoas que passaram por isto. (Eu mesma não tive câncer, apenas nódulos). É um dos cânceres mais fáceis e rápidos de tratar – são uns poucos dias “diferentes” – que são mais difíceis para uns do que para outros.

    Espero que, com este tratamento, você possa logo recuperar-se por completo e reassumir os projetos da sua vida com mais vigor. Enquanto isto, use o tempo para refletir sobre as prioridades que tem cultivado até agora. Isto para que você possa, nos dias, meses e anos futuros que Deus lhe concederá, honrá-lo – aplicando princípios bíblicos a seus pensamentos, palavras e ações porque entendeu o tamanho do amor daquele que enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer no lugar daqueles que crerão nele como Salvador e Senhor.

    Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude!
    Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento….
    Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude. Eclesiastes 11:9 a 12:1.

    Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14.6.

    Que Deus o abençoe. Abs, Betty

  13. betty disse:

    Olá, Teresa: Por enquanto, esta perda de voz é “normal”. Eu demorei uns três meses para normalizar – também me preocupei. Muitos dos leitores falam que foram logo para fonoterapia. E é uma opção. Eu, pessoalmente, resolvi esperar e, no fim, não precisei. Sugiro que você não exagere na fala por algumas semanas. Poupe a voz para que tudo possa se restaurar com mais facilidade. Se não melhorar – vá no médico. Abs, Betty

  14. Gina disse:

    Olá Betty!

    Acabei de receber a confirmação que meu nódulo é maligno e que terei de operar. Ainda não sei se vou tirar só o nódulo ou a tireóide também. Sou professora de inglês, trabalho com a minha voz…Por quanto tempo você ficou sem poder falar?
    Uma outra questão que me atormenta é o aumento de peso…Sou super magra e estou morrendo, mas morrendo de medo de tirar minha tireóide e começar a engordar…
    Muito bom encontrar seu blog e esse post sobre o assunto, pois estou apavorada!!!! 😉
    grande abraço!!!!!

  15. Fiz cirurgia da tireoide dia 07.04, no Hospital Santa Rita, Porto Alegre. Após a cirurgia e ao ser despertado pela Anestesista respondi suas perguntas e continuei falando, sendo que ao final do dia a voz estava quase normal. A noite alimentei-me quase normal. Hoje, com o corte cicratizado, sinto-me bem. Falo e me alimento bem. Alguns amigos dizem que a voz melhorou. Aguardo o tratamento piscina operatório. O Cirurgião foi Dr. Luiz Felipe, da Santa Casa de Porto Alegre. Estou feliz com o futuro que me espera.

  16. betty disse:

    Olá. Gina: Cada caso é um caso. No meu caso, tive bócio mergulhante (acharam que poderia ser câncer, mas não era) e acho que mexeram muito com as cordas vocais. Demorei uns tres meses para me recuperar inteiramente, mas fiquei inteiramente boa. Entretanto, creio que a maioria das pessoas saem da cirurgia sem maiores consequencias para a voz. Com relação ao peso, cuide de ter alimento balanceado e suficiente exercício. Procure se acalmar – tanto a cirurgia quanto o tratamento são “light” em comparação a outros. As chances de continuar vivendo normalmente são muito grandes. May God bless and encourage you. Sincerely, Betty

  17. Regina disse:

    Retirei a tireoide a um mês e graças a Deus não sinto nada de anormal, a única coisa diferente que estou notando é com relação a meu peço. Sempre fui magra e agora percebo que estou engordando. Senti até vontade de fazer ginástica na academia, mas não sei se já posso fazer ginástica e não tenho mais contato com o médico para perguntá-lo. Você sabe me dizer com segurança quando poderei fazer exercícios e se o fato de estar engordando tem a relação com a cirurgia?

  18. betty disse:

    Olá Regina:
    Que bom que tudo correu bem! Com relação ao peso, você deve ter passado algumas semanas exercitando-se menos (de repouso) e talvez comendo um pouco mais de bebida e doces faceia de engolir. E massas ou outras comidas com gordura? Eu procuraria controlar a dieta e voltar ao ritmo normal antes de me preocupar. Não sei a extensão da cirurgia, nem sou médica, portanto não vou me aventurar em dizer que já pode fazer ginástica. Talvez seja bom evitar esforços que afetem o pescoço por mais algumas semanas. A melhor coisa seria consultar um endocrinologista – especialmente se o problema continuar.
    Que Deus a abençoe, Betty

  19. betty disse:

    Olá, Miguel: Fico contente que tudo correu bem e que foi bem atendido, lá no sul deste grande país. Apenas não ententi o tratamento que ainda aguarda. É o PCI? Que Deus o abençoe, Betty

  20. Safira disse:

    Olá, tb fui submetida à tiroidectomia total ha 14 dias. No começo sentia muito sono, acredito que foi por conta das medicações para dor no intra-operatório. Fiquei todos os dias em casa, essa foi a pior parte pois sou uma pessoa muito ativa. Senti muita falta de dançar, pois minha atividade física é dança Árabe, recebi visitas de amigos, fizemos comida juntos, eles limparam minha casa, passaram minhas roupas, demos muitas risadas…ocupei meu tempo lendo, escutando musicas, vendo videos de dança, pensando coreografias para algumas músicas que pretendo dançar nos próximos festivais! Também tive tempo para pensar no que vou fazer com meu trabalho de enfermeira em um pronto socorro! Enfim vivi o presente acreditando no futuro, passei momentos agradáveis e digo que muito leves…acredito com certeza que recebi ajuda e muita paz de meus amigos que estão perto e dos que já se foram! Amanhã retorno para tirar pontos e saber o resultado do anátomo patológico, com certeza vai dar tudo certo se Deus quiser! Cuidar dos pensamentos e sentimentos é o melhor que fazemos na vida! Abraços e muita paz a todos, Safira

  21. betty disse:

    Olá, Safira:
    Que nome bonito! Tenho uma conhecida com o nome Magnólia – uma moça de origem simples – que odiava o nome dela, até eu imprimir algumas fotos das lindas flores e árvores que seu nome representava e levar ao seu local de trabalho…
    Fico contente que você conseguiu se recuperar com mais facilidade com a ajuda dos amigos.
    Que Deus a abençoe, permitindo que possa ser levada a reconhecer a sua existência e demandas sobre o tempo de vida que Ele ainda concederá; concedendo que ele oriente seus “pensamentos e sentimentos” para que você possa conhecê-lo através do seu Filho Jesus Cristo. Assim será abençoada e poderá abençoar a muitos outros também. Salmo 139.
    Abs, Betty

  22. Aline disse:

    Bom Dia Betty, estou com três nódulos o maior deles tem quase 5 cm no mês que vem estarei realizando a retirada dos nódulos e também da tireoide, estou com um pouco de medo mas se Deus quiser vai dar tudo certo, normalmente quantos dias de atestado para repouso o médico fornece?? e após a cirurgia temos que fazer repouso total?? abço

  23. betty disse:

    Olá, Aline: Já se passaram cinco anos desde a minha cirurgia e não precisei de atestado médico porque não trabalhava fora. O repouso é “total” em que não se pode trabalhar – você tem que poupar a parte de cima do seu corpo para não prejudicar tudo aquilo que está sarando no seu pescoço, tanto por fora (cicatriz/aparência) quanto por dentro. Portanto, nada de dirigir, ginástica, trabalho pesado, carregar criança ou compras de supermercado, etc, por algum tempo. É muito importante observar os limites que o médico receitar, pois apenas ele ou ela irá saber o tamanho e extensão da cirurgia. A falta de cooperação da sua parte pode levar a prejuízos maiores. O primeiro dia é o mais difícil, mas você pode ir ao banheiro, comer pastoso, beber, andar, mexer com o controle remoto da TV, escrever, etc. A mesma coisa se aplica à voz – tente poupá-la por alguns dias, conforme a orientação médica. Creio, que para a maioria – dez dias a duas semanas é o “normal.”
    Se você fizer uma nova consulta antes da cirurgia – você pode fazer uma listinha para perguntar ao cirurgião – ele pode, pelo menos, dar uma idéia geral daquilo que normalmente aconteceria no seu caso – se for uma semana de licença médica, ou duas… Etc.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  24. Rayane disse:

    Olá,

    Tive câncer e tirei a tireoide completamente a um mês. Os pontos finalmente caíram mas para a minha frustração, ainda tenho a sensação de que ha alguem apertando o meu pescoço. O músculo do pescoço esta duro e não consigo virar completamente a cabeça sem ter que virar todo o corpo. Todo o meu lado direito esta dormente, desde a cabeça até o ombro. Gostaria de saber se isso e normal e quanto tempo dura. Também gostaria de saber quanto tempo ate a vermelhidão passar e se vai ficar menos inchado também. Tenho 21 anos.

  25. betty disse:

    Olá, Rayane: Creio que seria bom marcar uma consulta com um médico de cabeça e pescoço, levando o laudo médico do que foi feito e uma listinha daquilo que está incomodando, especialmente para ver o pescoço duro. Na falta deste especialista, pode tentar um clínico geral. Observe se a vermelhidão e inchaço estejam diminuindo. Se estiverem, pode talvez esperar um pouco. Se não, um dermatologista pode ajudar.
    Entretanto, se você “teve” câncer, você já deveria ter alguém especialista acompanhando sua melhora. Não marcaram um exame de PCI – Pesquisa do Corpo Inteiro? Ou tem certeza que tiraram tudo com a tireoide? Um endocrinologista ainda seria outra opção. Espero que ajude e que melhore logo. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  26. roberta quintanilha disse:

    A dois dias descobri que estou com um cisto na tireoide , e o médico acha melhor , tirar a glândula toda , no dia 15 vou fazer punção , mas tenho muitas duvidas e incertezas , de como ficar apos a retirada da tireoide , se vou engorda mais ainda , não poder esquecer medicamento etc…
    espero que de tudo certo , seus comentarios estão me ajudando espero manter contato

  27. betty disse:

    Olá, Roberta:
    Você precisa pesquisar a razão pela qual está engordando. Normalmente, a retirada da tireóide não faz engordar. Entretanto, quem não cuida da alimentação e exercícios poderá ter problemas. Mas existem outras causas também que podem ser diagnosticadas por um endocrinologista.
    Com relação ao remédio, você precisará tomar um comprimidinho logo de manhã e esperar mais ou menos meia hora para comer para ter melhor efeito. Eu tenho uma caixinha ao lado da minha cama e faço isto antes de levantar. Se esquecer uma vez ou outra, ou se comer logo – não é o fim do mundo. Você pode viver dias e até meses sem o comprimido, mas as sequelas começarão a surgir e podem incomodar muito. Portanto, é bom criar o hábito.
    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  28. Alessandra disse:

    Olá boa noite! Bem, eu tô com um nódulo também e vou ter q operar em breve. Queria saber mais sobre esse remédio que a gente tem q tomar daqui pra frente todos os dias. Ele engorda? Pq dizem que tem esse problema da tireóide nao consegue emagrecer. Bjs e obrigada.

  29. betty disse:

    Olá, Alessandra: A resposta que acabo de fazer para a Roberta também vale p’ra você. Mas a melhor coisa é procurar informar-se com seus médicos antes e depois da cirurgia. Leve uma listinha de perguntas. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  30. Elen Correa disse:

    Ola..ja fiz cirurgia da Tireoide quando tinha 19 anos, era começo de câncer, mas Deus é maior, não fiquei rouca e nem deu Hemorragia, fiz iodoterapia e foi tranquilo. tomo Cálcio, Sigmatriol e Euthyrox. Sinto dores nas pernas, formigamentos, canseira, mas a unica coisa que me incomoda é que não consigo perder peso, na época eu tinha 58kg hje tenho uns 70kg, ja fiz dietas, tomei sulbtramina e faço academia e não perco nem um kilo. Seria normal?? Faço tratamento ate hoje com Endocrinologista, mas não vejo mudanças. Meu cabelo não cresce com força e minhas unhas quebram fácil.

  31. Silvana disse:

    Fiz a cirurgia em janeiro, Tiroidectomia total, tive um tipo de cancer raro e agressivo chamado carcinoma medular. Ainda ñ estou trabalhando pois ainda estou rouca ( faço fono desde março). Meu medico ja aumentou a dose do Euthyrox mas continuo sentindo canseira no final do dia ( quase todos os Dias), tambem sinto a sensacao de alguem apertando meu pescoço qdo estou engolindo, é normal? Sera que passa?
    Agora irei passar com um oncogeneticista pois preciso saber se é hereditário e se a minha FILHA herdou. Tenho 42 anos.

  32. betty disse:

    Querida Silvana. Quanta luta! Creio que a sensacao de alguem apertando o pescoço qdo engole pode ser normal no início, mas vale a pena ser objeto de investigação se continuar. Com um otorrino ou um médico de cabeça e pescoço. Continue procurando o acompanhamento de um endocrino para a canseira – pode tentar outro se não tiver resultado, ou, no mínimo, mais instruções sobre como conviver com possíveis sequelas. Enquanto isto, nesta fase em que não está trabalhando, procure encontrar coisas agradáveis ou importantes para fazer que não cansam demais. Organize e arrume as fotos do passado – escreva datas, locais e nomes no verso ou debaixo no album… Ou os atuais num pen drive ou CD… Escreva sua biografia e veja quantas coisas tem para agradecer… Monte sua gineologia… Visite um parque, um museu… Leia os livros que sempre deixou p’ro futuro. E, mais importante de tudo, procure conhecer o Deus vivo (se ainda não conhece) – aquele que conhece o número dos nossos dias – através da Bíblia ou de pessoas na sua vida que demonstram que suas vidas mudaram por que O servem de todo coração. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  33. betty disse:

    Olá, Elen. Não sei quantos anos já se passaram desde a cirurgia, se teve filhos desde então, etc., mas acho que seria interessante você procurar outro endocrinologista e talvez um nutricionista. Um dermatologista também poderia ter alguma maneira de avaliar a causa dos problemas com o cabelo e as unhas, e tentar uma solução. Espero que encontre alívio. Abs, Betty

  34. Valeria disse:

    Gina, não se preocupe e mantenha um pensamento positivo sempre, o que te ajudará bastante. Fiz a retirada total da tireoide no ultimo dia 23, pensei que fosse ficar sem falar ou rouca, o que não aconteceu nem um nem outro, fazem quinze dias ja voltei a trabalhar e estou me sentindo bem. Confesso que fiquei bastante apreensiva mais foi uma cirurgia muito tranquila. Agora estou no aguardo do resultado da biopsia.

  35. Gina disse:

    Obrigada Valéria! Obrigada gente!

    Agora além da tensão toda por conta da cirurgia, estou lutando pra encontrar um cirurgião que me opere pelo convênio…Por incrível que pareça, os médicos e os hospitais fazem até da desgraça dos outros uma forma de lucrar, e querem me cobrar ao procedimento particular…
    Mas com fé em Deus tudo dará certo!!!
    Valeu pela força!!!!

  36. Paula Andrade disse:

    Olá. Fiz a cirurgia em outubro de 2013. Me sentia cansada, sem forças. Tinha um carcinoma papilifero. Não entendo porque sinto cansaço e falta de ar, uma necessidade de respirar profundamente, bocejo muito. O que poderia ser? Ainda adaptação a tudo que passou? Meus níveis hormonais estão ótimos, fiz exames cardiológicos e pulmonares e tudo perfeito. Atualmente minha dose de synthroid é 162.5. Obrigada!

  37. Ray disse:

    Olá Betty,

    tenho 21 anos, tive carcinoma medular e fiz a cirurgia a um mês e 3 semanas.
    Estou me recuperando bem, os pontos já caíram, a cicatriz está começando a perder a vermelhidão e o pescoço está quase completamente desinchado.
    O problema é que o músculo continua duro e quando viro o pescoço consigo até sentir a minha veia puxar.
    Gostaria de saber se existe algum exercício que faça o músculo relaxar.

  38. betty disse:

    Olá, Rayane:
    Vc tem o laudo da sua cirurgia? Eles tiraram apenas a tireóide ou fizeram esvaziamento cervical também? Se fizeram, o “pescoço duro” pode ser resultado disto. Quem fez a cirurgia também deverá poder fazer algum acompanhamento ou indicar alguém especializado nesta área para lhe orientar. Creio que devem existir exercícios de fisioterapia sim, mas precisam ser bem orientados.
    Espero que logo encontre alívio. Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

    P.S. Imagino que você tenha procurado informar-se na Internet, já que você me achou num post escrito há cinco anos.. (Você não é o único – todo dia tento responder a vários comentários, procurando encorajar).
    Eu também fui olhar. Encontrei este site que parece confiável. Vi que 75% das pessoas com este tipo de câncer sobrevive pelo menos 10 anos, que é bem melhor do que muitos outros tipos. Entretanto, o tratamento pode ser diferente daquele dado a outros tipos na tireóide, como o folícular, por exemplo. Além disto, cada caso é um caso. Talvez a leitura do artigo ou de outro texto parecido ou, até, indicado por algum especialista, possa ajudá-la a compilar as perguntas que pode fazer na conversa com o especialista.
    http://www.precepta.com.br/revisao/diagnostico-e-tratamento-do-carcinoma-medular-da-tireoide/

  39. Estevão Dias disse:

    Olá Betty , estou aqui no lugar de minha esposa para dizer que ela tem vários nódulos na tireoide, já fez punção e a medica falou para esperar até novembro para ver se ela não sente nada de anormal, mas ela já sente e foi em outro medido que viu que o nódulo já aumentou muito, por fim foi em outro medico que disse para ela ir hj mesmo fazer mais exames definitivos fora uma nova punção a qual dizem que não da um resultado preciso, por isso vai fazer com este outro medido um outro exame diferente em laboratório do hospital e levar urgente para este ultimo medico. Bem enfim,
    o que este ultimo medico disse é que não se sabe nem com a punção se o nódulo é maligno ou não, que pode estar escondidinho ali sim, portanto na dúvida o certo seria a retirada da tireoide por inteira , o que vc acha disso betty, pois eu gostaria de que houvesse uma outra maneira resolver sem cirurgia.

  40. Juliana Bezerra disse:

    Olá, pessoas, primeiro quero dizer que assim que descobri que estava com câncer de tireoide em 28/02/2014 descobri esse blog e o acompanho e fiz minha tireoidectomia total no dia 13/05/2014, tive alergia (acreditamos que a anestesia), fui parar na UTI devido ao edema de glote, mas graças a Deus, a Ele mesmo, estou bem e fui para casa no dia 15/05/2014. Estou sentindo muito desconforto na garganta, mas perto do que eu estava depois da operação, estou ótima agora.
    No dia 23/05 tirarei os pontos. Tomo cálcio e Puran T4 de 100.
    Espero trocar experiências e dúvidas.

    Grande abraço e muita saúde!!!!

  41. betty disse:

    Olá, Estevão. Não sou médica – apenas bloguei sobre a minha própria cirurgia e tenho recebido muitos comentários. Vou tecer algumas observações a partir da sua descrição da situação. A primeira médica, me parece, quis ver se daria para continuar sem cirurgia. Ou pelo menos protelar (enquanto não houver crescimento ou modificação). O segundo constatou crescimento. O problema com crescimento, ainda quando não houver câncer, é que poderá ficar mais difícil retirar a tireoide sem afetar as cordas vocais ou as glândulas paratireoides. Infelizmente, não existe maneira de murchar os nódulos – eles continuarão lá (precisando de acompanhamento ou de retirada). Nem sempre é possível confirmar câncer com a punção. Mas parece-me que os técnicos hesitam em afirmar que não há câncer. Portanto, os pacientes ficam ou com certeza da existência do mal, ou no limbo como vocês. Apenas durante ou após a cirurgia é que dirão se é ou não. A maioria das cirurgias são realizadas sem grandes complicações – como foi no meu caso. Anote suas perguntas e continuem conversando com seus médicos, como tem feito até agora. Eles sabem mais do que a gente…. Que Deus os conceda sabedoria e uma boa recuperação, se escolherem retirar. Abs, Betty

  42. Denis Mesquita disse:

    Boa Noite,
    Vejo que essesemana. site muito visualizado por mulheres que possuem ou possuíram irregularidades na tireoide.

    Não sei mas acho que sou um único homem aqui, fiz a cirurgia da tireoidectomia total essa semana, e tô sentindo um instalo na garganta, algo incomodando.
    E sou viciado em musculação, queria saber quanto tempo após a cirurgia posso voltar a academia.

  43. betty disse:

    É verdade, Denis. O número de mulheres que comentam aqui é bem maior do que de homens. Mas eles existem. O incómodo na garganta é normal durante a primeira semana. Com relação à musculação, é melhor conversar com o médico porque ele vai saber da extensão da cirurgia (algumas são bem mais complexas do que outras, dependendo de tamanho de nódulos, etc.) Aproveite estes dias para refletir sobre suas prioridades. Não é errado ter um corpo sarado, entretanto ele foi nos dado por Deus não apenas para exibí-lo, mas para combinar a força adquirida com bondade, generosidade e compaixão para abençoar o máximo de pessoas ao nosso redor – começando com a nossa família e indo além, culminando com os necessitados física, financeira, emocional e espiritualmente.
    Que Deus o abençoe, concedendo completa restauração.
    Abs, Betty

  44. cristinexfig@hotmail.com disse:

    Ola fiz cirugia a tiroide retirei a gllandula completa e dois nodulos e passados 6 meses o meu pesadelo voltou novamente.o meu pescoso voltou a inchar crescerom outros nodulos esta a comprimir atraqueia e normal isto acontecer?

  45. tania regina disse:

    Olá, fiz minha operação dia 16 de maio, hoje faz 8 dias, estou bem. Sinto um pouco de dor na nuca e os pontos repujando. Mais estou super bem, tomo pela manha um comprimido Puran T4 50mcg, recomendado pelo cirugião. Queria saber de vc Betty eu quando engulo a saliva eu sinto como tivesse farelos na garganta, como se fosse vc comer uma maça raspadinha, ela fica aquela papinha. Tem alguma restrição em alimentação. Bjsss

  46. Edimara disse:

    Olá.
    Como já postei anteriormente, venho contar um pouco a vocês como foi minha cirurgia.
    Descobri um único nódulo em julho de 2013, entre punções e biopsias, dia 30 de janeiro de 2014 resultado de uma biopsia de 15 a 30% de chance de malignidade, fui encaminha pela minha endócrino para um cirurgião, onde decidimos realizar a retirada total da tireoide.
    Dia 02.04.2014, fiz a cirurgia, ocorreu tudo ok, dores para engolir, restrição para mexer o pescoço, mas nada de anormal.
    Dia 17.04.2014 resultado da biopsia, confirmado micro carcinoma, notícia que me deixou um pouco abalada, mas como meu marido sempre esteve ao meu lado, me deu muita força e como nossa decisão foi pela retirada total, nos deixou mais tranquilos.
    Retornamos na endócrino com o resultado do exame, onde nos falou que seria necessário a iodoterapia, então encaramos mais essa, que foi realizada no dia 21.05.14.
    Para a terapia foi necessário ficar sem hormônio, fazer uma dieta com restrição alimentares.
    Passei bem os 33 dias que fiquei sem hormônio, apenas com fadiga muscular, mas trabalhei até o dia antes a internação.
    Já realizei o exame Pesquisa de Corpo Inteiro, laudo sem metástase, que me deixou muito feliz.
    Enfim, estou tomando Puran T4 150mcg e estou bem, ainda sinto fadiga muscular por estar com apenas 15 dias de hormônio, mas estou trabalhando normalmente.
    Desejo a todos que passarem por situação semelhante, tenham fé e não desanime, o psicológico manda muito, manter a cabeça ocupada foi uma decisão muito acertada e os médicos que me acompanharam fizeram toda a diferença.
    Abraço a todos.

  47. betty disse:

    Agradecemos o seu compartilhar, Edimara. Creio que será benéfico para muitos futuros leitores. Que bom que tem um marido que apoia! Nota 10 para ele! Que vocês como casal, e individualmente, possam ser bênção para muitos. Que Deus os abençoe. Abs, Betty

  48. betty disse:

    Olá, Tania. Desculpe o atraso em responder, mas minha vida tem andado cheia. Acho que seu problema já deve ter passado. Os doutores normalmente dizem quais são as restrições na alimentação – creio que é possível comer quase tudo em pouco tempo, mas conforme o que sua garganta e estômago aguentarem. Se o incômodo continuar, consulte seu médico novamente, ou um clínico geral. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  49. betty disse:

    Olá, Cristine. Que pena! Entendo a sua preocupação. Você já foi ao médico? Ele é o mais indicado para responder às suas perguntas. E depois tomar os passos para lidar com os novos nódulos e procurar prevenir contra o aparecimento de outros. Que Deus permita que encontre um especialista preparado e compassivo. Abs, Betty

  50. Isabella disse:

    Retirei minha tireoide na terca dia 03.06. Nao tive problema algum alias nao estou tendo.
    Sai do hospital na quinta dia 05.06.14. Tenho minha voz normal, como de tudo, durmo bem. Meu pescoco nao esta inchado, so a parte onde tem o corte o que e normal pela formavao de colageno interna que depois sera absorvida pelas camadas internas para que a elasticidade volte a area operada.
    Tomo synthroid e me sinto otima.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio