Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
operei no ultimo dia 03. Sai do hospital dia 05.06 .
Estou muito bem sem sintomas , sem problemas.
Como o ar esta muito seco fiz algums inalacoes para umedecer as vias respiratorias e assim evitar formacao de pigaro ou tosse.
Agora ja nao precisomais disso. Me sinto muito bem.
Oi… eu fiz a retirada da tireóide dia 27/05/2014 estava com 2 nódulos e um acusava “suspeita de carcinoma papilífero” (4 chamas). Mas o resultado da análise da peça após cirurgia deu que eram 3 nódulos e que o menorzinho (que nem tinha aparecido no ultrassom) acusou câncer. E que estava encapsulado. Não me pediram o PCI, ainda.. será necessário?? Bom, minha voz ta boa, estou no geral muito bem, um pouco de secreção e tosse, mas bem brando, para honra e glória do nome de Deus!! Tomando Puran de 100mg diariamente. Sempre fui muito medrosa, porém uma força imensa e maravilhosa esteve e está comigo me guardando, cuidando de mim… me abençoando!! Está escrito: “Entregue teu caminho ao Senhor e o mais Ele fará”… e não andeis ansioso por coisa alguma….” Desejo que todos busquem e recebam essa benção!! Um abraço
Meu marido está com carcinoma papilífero e estou com muito receiosa, mas o que me consola é a fé que temos no nosso Deus. Seu depoimento me deixa mais calma, agora infelizmente dependemos de uma espera na fila no sistema sisreg do governo pois sem ser chamado você não consegue uma cirurgia, ele não tem convênio. Isso me angustia demais e me preocupo muito com ele no pré e pós cirurgico. Como foi seu pós cirúrgico, você fez por convênio?
Ore por nós! Obrigada.
FIZ ESSA CIRUGIA A QUATRO MESES E NUNCA SENTI NADA ALEM DA RESPONSABILIDADE TDE TOMAR O HORMONIO EM JEJUM.
Que bom, Isabella. Agradecemos o seu compartilhar positivo – é bom para encorajar futuros pacientes.
Que bom que você procurou e obteve forças de Deus, Kellen. E que a recuperação está sendo boa. Parece que foi uma opção sábia optar pela cirurgia. Espero que tudo corra bem com o restante do tratamento e que você possa continuar sendo bênção por muitos anos.
Márcia. Eu fiz pelo convênio e meu pós-cirúrgico foi relativamente bom, conforme descrevi nos meus posts. Apenas a voz demorou um pouco para voltar. Mas isto já faz cinco anos. A boa notícia é que o câncer de tireoide normalmente cresce bem devagar. Portanto, procure fazer o acompanhamento da fila de espera com muita educação. Vamos orar para que o atendimento do sisreg seja logo, mas lembre-se de Romanos 8:28 e que noso Deus está no controle de tudo, até das filas e dos médicos. Enquanto isto, curte seu relacionamento e sejam juntos bênção para as pessoas na sua vida.
Que maravilha, Josiane. Dê graças a Deus, pois nem sempre é assim. E não se esqueça do seu hormônio!
Fiz a cirurgia faz 7 dias to sofrendo muito com meu por operatório minha paratireoide não funciona os níveis de cálcio não normaliza tenho que ir todos os dias no hospital para tomar cálcio na veio !! Tá sendo muito difícil
Que pena, Joyce. Entretanto, espero que logo passará. Pelo menos, é o que tem acontecido com a maioria dos leitores. As paratireoides podem ter sofrido certo trauma durante a remoção. O nosso corpo é maravilhoso – luta para normalizar e compensar. Continue procurando apoio médico até melhorar. Abs
Bom dia, fiz a cirurgia tem 8 dias, nao estou sentindo nada. Nao tive dor, nao estou tomando medicamento algum. So de repouso da voz e por nao ter tirado os pontos, espero continuar bem assim. E que todos fiquem bem tambem, com Deus tudo é possivel.
22/06/14 às 00:30
Estou com um mês e vinte e dois dias que retirei a tireoide, era um nódulo na tireoide esquerda o resultado biópsia confirmou; carcinoma papilífero, estou aguardando me chamarem na secretária de saúde, para poder viajar para Belém – Pá, pois moro em Santarém – Pá. e não tem 0 restante do tratamento, que é com iodo. minha preocupação é com a demora da continuação do tratamento, pois tem dias que sinto muita indisposição, dor nos ossos, dor nas articulações, enjoo, cansaço nas pernas, certas vezes tenho a sensação que a pressão fica baixa, minha voz graças à Deus, não foi afetada, só quando falo um pouco à mais prende um pouco e me dá o pigarro e sinto prender um pouco a respiração, sinto também um gosto ruim que vem da garganta juntamente com uma secreção e isso tá me preocupando muito, será que tudo isso faz parte do pós operatório? graças à Deus que o Senhor é a minha força e socorro bem presente e sem Ele não sou nada.
Olá, Joci. O seu mal-estar é resultado da falta do hormônio. Consulte seu médico, ou um outro (clínico geral ou, melhor ainda, endocrinologista) para saber se não poderá tomá-lo enquanto não for marcado o tratamento. Deve ser possível saber quanto tempo normalmente demora. Li num lugar que é preciso ficar sem o hormônio por umas cinco semanas antes do tratamento e você também poderia já estar fazendo uma dieta pobre em iodo (este não parece ser muito agradável, mas não creio que cause sintomas negativos), para não prolongar a espera ainda mais. E vá atrás de pessoas que poderiam ajudar com o apressar do encaminhamento, sempre com muito jeito. Enquanto isto, procure observar as coisas boas e bonitas ao seu redor, especialmente aquelas que ainda tem – que aceita como normais, mas que também fariam falta se fossem removidas. Espero que logo consiga resolver isto! Que Deus a console e abençoe. Abs, Betty
Fico contente, Maria Helena, que tudo correu tão bem. Obrigada por compartilhar. Parece que Deus foi misericordioso com você e é bom que sinta e expresse gratidão. Que seu caminhar com ele possa se estreitar mais e mais, para que, ainda nos momentos de sofrimento que eventualmente chegarão, possa enxergar a mão dele fazendo todas as coisas contribuirem para o bem, usando as oportunidades para aprender mais sobre ele e para servi-lo melhor. Às vezes, Ele nos leva por caminhos e para lugares que não escolheríamos por conta própria. Precisamos confiar e caminhar – extraindo forças das suas palavras na Bíblia e conversando com Ele em oração. Abs, Betty
Olá, tenho acompanhado aqui muitos relatos e hoje resolvi escrever e contar o que venho sentindo… Operei em 09.04.14 fiz retirada total da minha tiróide, tinha nódulos e apresentou nódulos cancerígenos papilífero, terei que fazer uma cintilografia e iodoterapia, está marcado depois de muitos vai e vens um oncologista para dia 08.07, creio que agora entrarei na reta final, minha irmã Ana fez a mesma cirurgia graças a Deus os nódulos dela não deu problemas… Mas os sintomas já estão começando aparecer…enjoos, cansaço físico é o pior, sou agitada e isto está me matando pois vou no pick pra fazer as coisas e não consigo, e se insisto depois que termino não consigo fazer mais nada…tenho tido dores de cabeça, estou inchada, como fui com minha irmã num endocrinologista com ela ele me explicou, já era para eu estar fazendo a reposição hormonal, como tive problemas com o plano de saúde que me exigiu um exame imunohistoquímico e isto me causa uma demora fiquei este tempo todo sem a reposição o ideal e fazer bem rápido após a cirurgia para evitar estes sintomas… mas por outro lado como para a iodoterapia teria que suspender o remedio assim vai mais rápido, pois o organismo está limpo só terei que fazer a dieta de iodo dos alimentos…Ainda bem que andei lendo, já estou evitando algumas coisas, tipo fazer as unhas(usar esmaltes)química nos cabelos, o problema será o sal dos alimentos pois tem iodo, mas tenho certeza que passará rápido normalmente uma há duas semana de dieta, faz a cintilografia, a aplicação do iodo, a cintilografia de novo e devo sr liberada, depois de 6 meses repito a dose, bom isto foi o que li, vou saber mesmo dia 08.07.14 com o oncologista. Bom na realidade o que escrevi aqui poderá ajudar alguém. Depois da consulta volto e deixo mais detalhes… Bjos Boa sorte e MELHORAS a todas vcs…tenho face se quiserm podem me adicionar – Angela Ferreira da Silva será um prazer ter amigas que vivenciaram estas mesmas coisas
Olá, Angela. Realmente – a falta do hormõnio causa muitos estragos. Felizmente, com a virada do mes, já parece mais perto, e está faltando apenas uma semana para você falar com o oncologista. Se você for para meus posts 9 e 10, encontrará outros relatos nos comentários sobre a dieta sem sal. Mais que você antecipar, melhor. Espero que encontre um oncologista bem atencioso. Enquanto isto, dê uma olhada neste site. http://www.cancerdetireoide.com.br/patient/tybr_pt_overview.asp Já ouvi, e comentei, muito sobre um remédio chamado thyrogen que pode ser tomado para evitar este mal-estar. Mas é caro, parece que falta muito e o governo obrigava os convênios a cobrir, mas não o SUS… Achei o site do farmaceutico, mas eles apenas dão informações para médicos. Colocam o link acima. Mas lá tem um número para ligar e um e-mail para saber mais informações. Se quiser pesquisar… Depois, sinta-se à vontade para compartilhar se valeu… Ou não. Para ajudar a outros que passarão por isto (eu mesma não tive câncer – passei pela cirurgia há cinco anos, estou bem, mas continuo recebendo comentários nos meus posts, a maioria de pessoas afltitas, que tento responder quando posso).
Olá, queria deixar aqui meu relato… Em 06/06/14 fiz duas cirurgias: a tireoidectomia total e a retirada de um pequeno nódulo na mama direita.
Em 2012 descobri 2 nódulos na tireoide e o da mama e desde então faço acompanhamento no Hospital AC Camargo em SP. No inicio desse ano minha mastologista falou que teríamos que tirar o nódulo da mana, e ao mesmo tempo fiz novos exames na tireoide e descobrimos ser 3 nódulos e um deles suspeito. Ai decidimos por fazer uma cirurgia conjunta e me livrar logo desses problemas. E graças a Deus tomei essa decisão… o nódulo da mama era benigno, porém um dos nódulos da tireoide tinha um pequeno câncer de 1 milimetro (carcimona papilífero). Pelo fato de ser pequeno não precisarei de nenhum tratamento adicional, já iniciei o uso do Puran 125 uma semana apos a cirurgia, não tive problemas com falta de cálcio e nem com a voz! No inicio senti dores ao engolir, ao me movimentar. Hoje sinto só grande sensibilidade na área da cicatriz e um certo desconforto ao estivar bem o pescoço, que espero que seja normal. Logo voltarei ao médico para verificar se a dosagem do hormônio esta certa e já pegar a guia de exames para acompanhamento.
Descobri os nódulos da tireoide por acaso, pois nunca senti nada e minha ginecologista pediu os exames somente por eu nunca ter feito um ultrassom da tireoide. Graças a Deus ela pediu e me livrei de um câncer logo no inicio. O Hospital AC Camargo é ótimo, fui super bem tratada em todos os momentos e só tenho a agradecer a Deus!!
sera q alguem pode por favor me responder se durante o preparo posso usar lapis de olho ja q nao posso usar outra maquiagem ,meu nome e Adriana tive carcinoma papilifero e vou fazer iodo dia 4 de agosto
Olá, Adriana. Fui procurar na Internet e encontrei isto. A melhor fonte de informação deve ser o doutor ou a doutora que está lhe encaminhando pare este exame. Abs, Betty
http://radioativos131.wordpress.com/2010/01/19/de-cara-lavada/
Seu e-mail não existe, por sinal. Espero que volte ao blog para ver a resposta….
Fiz a cirurgia ontem. Foi tudo bem, mais fiquei pigarreando um pouco e hj to com tosse e prurido. Mais não é o tempo todo. Geralmente depois de dormir, comer e se eu falo muito. Vamis ver como estarei amanhã. Estou com um pouco de receio sobre a baixa de cálcio. Por enquanto o problema é só a tosse.
Angélica. Se você estiver monitorando a baixa de cálcio, não deverá ter grandes problemas. É só tomar alguns comprimidos por uns poucos dias e, normalmente, passa. Você pode perguntar sobre os sintomas antes de sair e até pedir uma receita preventiva, que só comprará se tiver cãibras e/ou formigamentos grandes. Já tive muitas cirurgias e, para mim, o segundo dia, com o passar do efeito dos anestésicos, tendia a ser pior do que o primeiro. Portanto, não se assuste, tome analgésicos, e logo passará. O poder restaurador do corpo que Deus criou é incrível! E descanse! Veja filmes, leia, abençoe outros pelo facebook ou outro aplicativo, escreva como está fazendo agora… Abs, Betty
Olá! o meu nome é Alda e sou de Portugal
Após desconfiar que tinha algum problema na tiroide, o médico mandou fazer ecografia e análises, acusou alguns nódulos pequeninos e um maior do lado esquerdo e um quisto sólido no istmo que faz pressão na traqueia, as análises deram que tenho uma tiroide auto-imune.
Já fui á endocrinologista que aconselhou a tirar a tiroide toda por causa da pressão e para que o quisto não cresça mais e fique ainda pior.
Estou á espera da consulta de cirurgia mas estou preocupada com o depois da cirurgia.
Obrigada pela sua partilha, está a ajudar-me a ultrapassar os meus medos.
Bjs
Olá, fiz a cirurgia extrai tireoide total faz 1 ano e meio, tomo hormonio, me sinto muito bem, apesar de ser pelo Sus meu médico marca retorno cada seis meses e pede exames de sangue.
Ola. Passou-se uma semana da cirurgia. Creio que minha recuperação tem sido estupenda, graças a Deus. Só senti como tinha dito antes um pouco de tosse com prurido, além disso tive uns 3 formigamentos na mão e uma cãibra fraquinha no pé. Tudo por menos de um minuto. Passava bem rápido. Por alguns instantes em certos movimentos senti como se tivesse uma mão me apetando o pescoço. Achei que era o curativo mais continuou por uns dias após tirar o mesmo, pois o pescoço estava ainda bem inchado. Agora não sinto nada. Estou super bem disposta. Estou até fazendo coisas que não devia. Quando vejo que exagerei, tomo chá de cama pelo resto do dia. Ainda não comecei a tomar o hormônio, começarei semana que vem, pois meus hormonios estavam mega alterados. Ainda aguardando resultado da biopsia. Mas se Deus quiser não há de ser nada. Semana que vem entro em contato novamente. Abcs a todos.
olá fiz minha cirurgia da tireoide total dia 15. 05.2014 foi uma bença n senti nada ,mas com o resultado da biopsia fiquei muito triste por que deu 2 tipo de câncer, o folicular e o papilifero , parti para o tratamento e estou na dieta para fazer o iodo dia 23 deste ,só que de ontem pra cá estou um pouco rouca isto é normal? obrigada , estou levando minha vida normal voltei a trabalhar sou téc de enfermagem e tenha a mesma disposição mesmo sem o hormonio.
Crislaine disse: 187\2014 Hoje faz 4 dias que fiz a cirurgia da tireoide total. Minha Endocrinologista optou por tirar ela toda, porque não controlava e estava me fazendo muito mau. Daí concordei fiz a cirurgia ,estou me recuperando tem 4 dias no momento estou bem. Fiquei nos dois primeiros dias com um encômodo na garganta que é normal. estou tomando medicamentos para dor e já estou tomando o hormônio. Hoje comecei a sentir um encômodo no pescoço, vamos ver até amanhã. Mas fora isso correu tudo bem é uma cirurgia tranquilha e rápida. Me sinto um pouco de desanimo mas é normal,minha voz está normal só nos primeiros dois dias que estava alterando mas já passou.
rápida. Dia 22 vou na cirurgiã pra ver se já posso tirar os curativo
Boa Noite, ao fazer exames descobri dois nódulos na tireoide irei fazer a cirurgia retirada total estou desesperada, sou asmática a anestesia é geral, estou lendo alguns relatos e por mais que tenha casos de sucesso, sempre pensamos no pior. Por favor, me ajudem !!
Em 26.07.2014
Olá Beth, e amigas(os) estava ansiosa para retornar aqui e contar minha experiênica novamente… Primeiro não posso deixar de mencionar que a DEUS TODA HONRA E GLÓRIA!!!!! Fiz minha operação e retirada total da tireóide e constatou que uma nódulo apresentou na biopsia o laudo de CARCINOMA PAPILÍFERO TIREOIDEANO, ou seja, era um câncer, depois da ida a endocrinologista, ela me encaminhou pra um ONCOLOGISTA, e tive muitos problemas até chegar a ele foi exigido um exame IMUNO-HISTOQUIMICO. Enfim cheguei no oncologista, já imaginando que passaria pela CINTILOGRAFIA e RADIOTERAPIA, já estava até evitando algumas coisas pois já havia lido sobre a dieta que temos que fazer. Bom o Oncologista conversou muito, analisou todos os exames, olhou pra mim e disse: Angela acalme teu coração…VC ESTÁ CURADA\!!!! Não precisará passar pela cintilografia e radioterapia, era tão pequeno o nódulo, não houve nenhuma invasão vascular, então fique tranquila e vá fazer sua reposição hormonal,me deu um atestado e me liberou para voltar ao endocrinologista. Saí feliz da vida e assim fiz no dia seguinte…
Aí vem meu ALERTA, não demore a começar a REPOSIÇÃO HORMONAL, pois lhe traz consequêcias terríveis, eu demorei por motivos burocráticos do plani de saúde e por optar em não começar e ter que parar por causa da dieta pra fazer a cintilografia. Eu operei em 09.04.14 e só comecei a repor os hormônios em 17.07.14, meu organismo sentiu muito todo este tempo pois meu TSH que deveria estar normalmente 0,3 a 5,0 está 233,46 UI/ml, muito muito elevado, e isto me causou MUITO cansaço, estou com as mãos e pés inchados demais, e impossibilitada até de dirigir, estou sem forças nos braços, o organismo está muito debilidado, tenho tentadao manter um repouso, mas está muito difícil… Estou tomando PURAN T4 88mcg, como dose inicial pois o endocrinologista terá que achar um emio termo, uma dosagem que se estabeleça os hormônios, daqui um mês retorno a fazer os exames para ver como esta o nível de TSH no organismo.
Então meninas NÃO DEMORE A TOMAR OS HORMÔNIOS!!!!!!!!!! creiam nisto pois esta demora piora tudo!!!! Tem dias que minha vontade é ficar na cama, e não sair de lá nunca mais, devido as dores nas articulações e muito inchaço…
Uma coisa legal de se fazer e anotar todos os sintomas diários que terá ao iniciar o tratamento, tipo inchaço, dor nas pernas, articulações, dor de cabeça, queda do cabelo, as unhas ficam fracas, pois ao retornar ao endocrinologista e passar estes detalhes ficará mais fácil pra ele além do exame novo nas mãos conseguir analisar a dosagem a ser tomada.
Espero que meu relato ajude a vcs, e se assim Deus permitir retorno com mais informações.
Beth obrigada por este espaço e parabéns, bjos
Olá, Tatiana: Creio que muitos asmáticos fazem cirurgias com anestesia, sem maiores problemas. Entretanto, sempre é bom prevenir, consultando seu clínico geral sobre o que poderá/deverá ser feito e perguntando ao cirurgião sobre os perigos e procedimentos. Veja se existe algo que você pode/deve fazer/tomar/evitar antes. Espero que você possa descansar na vontade e nos cuidados de Deus para com sua vida, como seu criador e como aquele cujo filho Jesus veio para sofrer e morrer em nosso lugar, pronto para perdoar nossos pecados e preparar um lugar para nós quando for a hora certa. Em João, capítulo 14, versículo 6, Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguem vem ao Pai senão por mim.” Um grande abraço encorajador e consolador, Betty
Olá, Crislaine. Estou no Canadá onde tivemos um encontro familiar, com meu marido, quatro filhos e seus conjuges, mais os nossos nove netinhos. Portanto, estou meio ausente deste blog. Mas espero que você continue melhorando e que recebeu boas notícias da cirurgiã no dia 22. Que a paz de Deus esteja com você. Abs, Betty
Olá, Alda. Sinto-me honrada, sendo lido até em Portugal! Presumo que você talvez tenha a doença de Hashimoto. O tratamento varia de acordo com a avaliação médica. A maioria das pessoas passam por a remoção da tiroide sem maiores problemas. E estas continuam com sua vida sem pensar em compartilhar em blogs como o meu. Portanto espero que você também possa logo ter uma vida melhor, com seu problema diagnosticado e tratado. Seja uma bênção. Abs, Betty
P.S. Desculpe o atraso em responder, mas tenho estado muito envolvido com filhos e netinhos ultimamente – o que está incluindo viagens ao exterior (Canadá) onde ainda estou…
Que bênção, Rita! Se todo o Brasil fosse assim, seria muito bom! Aproveite e use sua própria saúde e forças para fazer o cantinho em que você mora e trabalha um lugar exemplar também. É impressionante como nossa atitude e dedicação podem fazer diferença. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Damiana: Desculpe o atraso em responder, mas este mes tem sido dedicado a interação intensa com filhos e netinhos, que incluiu uma viagem ao exterior, onde ainda estou. Creio que você já deve ter terminado a iodoterapia e peço a Deus que tenham conseguido eliminar ambos os tipos de câncer. Que bom que você sobreviveu bem durante o período sem o hormônio. Agora, com ele, poderá ser melhor ainda. Que Deus a abençoe! Abs, Betty
Olá, Angela. Quanto sofrimento! Podemos dar muitas graças a Deus que ele permitiu ao ser humano criar o hormônio sintético – se não muitos de nós estaríamos vivendo o restante da vida do jeito que você descreveu. Eu já estou na terceira idade e me lembro de pessoas da minha infância que viviam cansadas e emotivas, sem aparente razão, e me pergunto quantas delas talvez não tinham problemas na tireoide, sem saber. Com as pessoas ao seu redor achando que era preguiça, manha, mania… Espero que você possa logo recuperar-se por inteiro e viver sua vida intensamente, sendo bênção para muitos. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Bom dia! a todos …….minha esposa operou a 1ano e 1 mês (com a retirada total da tireoide) ” foram achados 4 nódulos “. porem tem sentidos vários efeitos colaterais ( mal estar, diarreia constante, cansaço, indisposição, sono, IRRITAÇAO,) a medica começou passar A MEDICAÇÃO – LEVOID DE 75 ….PASSOU PARA 100…..PASSOU PARA 125….PARA 150….PARA 175…….e sendo feito exame para acompanha essa reposição hormonal ……agora de 3 meses até hoje começou a reduzir para 150 e depois para 125……gostaria de ajudar a minha esposa a não sentir o DIMINUR esse sintomas ….vcs saberiam como posso ajudar a diminuir esse sintomas !!!!!!
Creio qu vocês devem procurar outro(s) médico(s), Vinicius – talvez um endocrinologista – fazendo exames além do da reposição hormal para adquirir uma outra perspectiva sobre as razões por trás desta má absorção do hormônio. É muito desagradável ter que viver assim, sem diagnóstico e sem solução. Abs, Betty
Estou com a cirurgia marcada para 11/08/2014 retirada total da tireoide. Agradeço a Deus por ter notado o nodulo pois não sentimos nada. Moro em Recife e estou pesquisando a respeito de tratamentos e cuidados pós cirurgucos pois o carcinoma papilifero me pegou de surpresa e não conhecia nada e ainda estou sem conhecimento do tratamento. Agradeço a todas as mulheres que aqui deixaram algumas experiencias para adiantar alguma coisa pra nós que ainda não temos passado por isso. Um grande beijo a todas.
Atenciosamente,
France
Olá, Franciane:
Conheço Recife. Meu marido nasceu e cresceu lá e moramos juntos naquela cidade por 12 anos. Os quatro filhos nasceram lá. Agora já estamos fora desde 1987, mas visitamos parentes de vez em quando. É uma boa cidade, e existem bons serviços médicos. Espero que você tenha acesso a estes.
Escrevi este blog há cinco anos, quando tive que fazer a minha cirurgia. Não tive câncer, mas recebi tantos comentários e perguntas sobre isto que compartilhei o que ia descobrindo nos posts 9 e 10 da série. Ao decorrer do tempo, também coloquei alguns links para blogs e sites sobre o tratamento. Dê uma olhada lá – pode ser que encontre algo que ajude. Várias pessoas tem descrito suas experiências com a iodoterapia. Apesar de ser chato, é um tratamento muito curto em comparação aos outros. E com grandes chances de eficácia. Tem vezes, até, em que apenas a cirurgia basta, dependo do tipo e tamanho do nódulo.
Espero que tudo corra bem e que logo tudo se normalize na sua vida. Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
Boa noite, fiz a cirurgia da retirada total dá tireoide, foi muito tranquila Deus me pressente com uma.dr.excelente tive alta no dia seguinte retirando o drenotambem porém tive uma tosse alergica ao frio que durou trinta dias ate eu retornara minha medica que passoy apenas um xarope de celestamine e deu fim a tosse,mais ainda continuorouva mais tranquila sei que vai voltar ao normal apesar de ter paralisado o lado direito das cordas vocais, estou esperando o resultado da biopsia para saber se vou fazer iodoterapia mais estou muito confiante no Deus que sirvo, não temas diz o Senhor eu estou contigo todos os dias da tua vida,sei que voltarei a falar normal,porque conheço pessoas que voltaram, porque não eu, não se preocupe quem precisa fazer e muito tranquilo,e confie totalmente em Deus, Deus abençoe a todos.
Geusa a minha médica passou celestamine, foi excelente,sofrir com esta tosse 30 dias e foi o xarope que parou ,pois ja tinha tomado todos que voce imagimar ,Deus te abemcor
Xarope de celestamine e ótimo fiquei assim após a cirurgia,
oi. bety..fiz cirurgia da tiroide total ..foi tudo bem graça A DEUS …FAZ ..8 meses ,a unica coisa q ta me deixando um pouco preocupada é a insonia não consigo dormir ,tó ficando preocupada ,,pois tenho 67 anos ..passei no médico ele falou q esta tudo bem com os hormônios ..é só controle agora mas a insonia me persegue…rsrs ;;no geral esta tudo bem .foi tudo preparado por DEUS..médico hospital ;;pois não tenho condições financeiras DEUS É FIÉL ;;OBRIGADO POR ;ESTA PAGINA ///BJS
VOU OPERA DIA 12 /08/2014 DE TIREIODECTOMIA PARCIAL TO PESQUISANDO ARTIGOS,JÁ POSSO SAIR DO HOSPITAL DIRIGINDO? …
Ainda não conheci ninguem que saisse do hospital dirigindo, Raioney….
NO DIA 02/07/2014 EU FIZ MINHA CIRURGIA DA TIROIDE, JÁ PASSOU UM MÊS AINDA ESTOU COM FALTA DE CÁLCIO NO ORGANISMO E NÃO POSSO ESQUECER DE TOMAR O ÓRMONIO. MAS COM A GRASSA DE DEUS E A LUZ DO ESP
Oi pessoal! Depois de ler todos os relatos acima resolvi contar a minha história pois acho que assim poderei ajudar alguém que possa estar passando pelo mesmo caso . Tenho 42 anos e desde os 22 faço acompanhamento com cardiologista e desde o início de 2014 tenho passado por uma bateria de exames para trocar a minha valvula mitral. E foi meu cardiologista quem descobriu através de uma palpação que eu estava com um nódulo na tireóide.Fiz então ultrassom, punção e foi constatado 2 nódulos sendo um deles malígno.Quase morri de susto pois nunca tive problemas de tireóide e naquele momento estava me preparando para outro procedimento cirurgico.Moro no interior de Minas e através de um amigo marquei a consulta com um cirurgião de Belo Horizonte…mas a consulta ainda demoraria mais de trinta dias, por isso resolvi marcar com um médico da minha cidade só para ficar mais calma, para entender melhor o que era esse tal de Carcinoma papilífero categoria V (assim estava na minha biópsia). Consultei então, com o Dr. Rafael Sepulcri, um anjo que Deus colocou no meu caminho para me tranquilizar e me mostrar que não tinha motivos para me preocupar tanto pois se tratava de um tumor não agressivo e com altos índices de cura(95 por cento curável) Sou uma pessoa muito temente a Deus e no domingo eu estava na missa,de ministra da Sagrada Eucaristia,quando rezei e pedi a Deus que fosse feito a sua vontade e não a minha,e 10 minutos depois de fazer essa oração fui distribuir a Eucaristia e advinha quem veio comungar comigo??? Dr. Rafael!! Não tive dúvidas que era um sinal de Deus! Marquei a cirurgia e hoje ja estou em casa. Já fazem oito dias que operei…tireoidectomia total. Comecei tomando puran de 100 mcg…estou me sentindo muito bem,tem hora que dá um certo cansaço mas normal para o início do tratamento. Agora é só me preparar para a segunda parte que é a iodoterapia.Mas uma coisa de cada vez né kkkk Tenho certeza que nada acontece por acaso…agradeço a Deus por ter acontecido comigo e não com minhas irmãs ou com meu marido…tenho repensado muito a minha vida depois desse susto…dar valor a pequenas coisas como levantar de manhã e poder ir pro trabalho ou dar boas risadas com meus filhos!! Se vc que está lendo meu depoimento esta passando por algo parecido, não se desespere… Tudo podemos naquele que nos fortalece!! Ah e quanto a cirurgia da válvula ano que vem vamos ver se vai precisar mesmo. Abraços efiquem com Deus!!
Olá Betty tudo bem?Meu Nome é Jaqueline Almeida Moro em Recife tenho 21 anos gostei muito do seu Blog estava com muitas dúvidas sobre oque realmente é esse problema de tireóide,Descobrir que tenho 2 nódulos na tireóide um com 3CM e outro com 0,2M descobrir em 2012 estava fazendo um exame Admissional ai o medico mandou eu procurar um especialista para que eu não ficasse com a tireóide alterada porque ele me examinou e observou algo diferente ,mais eu não sabia oque era isso então não dei importância se passaram dois anos e enquanto eu almoçava minha amiga observou um caroço no meu pescoço daí fiquei preocupada e fui ao otorrinolaringologia e fiz todos os exames necessários e me encaminhou para o cirurgião,vou fazer a punção dia 21 ja na próxima semana e estou com um pouco de medo espero que não seja dolorido ,mais fiquei muito abalada quando descobrir que isso que tenho é realmente sério pensei que fosse uma pessoa saudável,mais Deus sabe de todas as coisas em nome de Jesus tudk vai dar certo ,quando sair o resultado da biópsia aviso e se eu for realmente operar te digo ,só espero não passar muito tempo afastada do trabalho,trabalho com vendas e falo bastante e gosto de musculação de fazer esportes estou me sentindo uma inútil sem poder fazer essas coisas que realmente gosto,Tomei muito anticoncepcional sem prescrição medica e muitas pílulas de emergência sera que isso influenciou no crescimento dos nódulos? pois são umas bombas hormonais tinha muito medo de engravidar e evitava tomando esses comprimidos,por ser muito nova e ja ter esses nodulos bem crescidinhos ,Deus te Abençoe Grandemente que ele continue te dando muita sabedoria e saúde beijos da Jack :))
bom dia minha mae fez retirada de tireoide e paratireode foi diagnosticada como tumor marron porem o paratormonio dela esta a 189 a cirurgia foi feita 4 meses o que pode ser?
Oi gente de todo o mundo. Tudo bem por aí? Após ler os relatos todos resolvi contar também minha história. Fiz no mês passado minha cirurgia com a retirada total da tireoide. Fui diagnosticada com Hipertireoide numa consulta normal que fiz de ginecologista. A minha ginecologista diagnosticou este problema mas não eu sabia bem o que era e não dei grande importância. Passado um ano resolvi após várias tentativas de engravidar e falta de menstruação, repetir os exames e começar as consultas que seguiram até cirurgia.
Após a cirurgia 3 dias depois tive uma queda de cálcio terrível que fui parar ao hospital com tantos formigamentos que me sentia inchada e sem conseguir mover minhas mãos e pés e sem força. Mas no momento lembrei-me de Deus e de muitos santos entre eles o São Miguel o qual chamei 3 vezes pedindo socorro. Deus me socorreu e fez o pessoal da saúde ver que precisava de cálcio e começaram a introduzir no soro. Foi aí que comecei a viver de novo e ver que o principal de tudo que necessitamos para viver é a saúde. Pedimos tantas coisas a Deus e o fundamental nem lembramos para agradecer a cada dia. Foi aí naquela cama a beira da morte que vi o quão belo é ter forças para andar. Aí comecei a pensar: Onde está aquela pessoa importante na sociedade de alto nível de classe social, que para ir ao banheiro era preciso um enfermeiro para baixar a minha calcinha e me segurar porque eu não conseguia. Meu Deus naquele instante só a saúde importava. Quando me recuperei a medica veio e me deu o medicamento de reposição hormonal dizendo que tinha que tomar sempre e fiquei feliz em saber que, por toda a vida existe um medicamento que será minha cura. A cicatriz nem me incomodou mais.
Enfim, aprendi que existe um Deus dentro de nós para nos acudir sempre que chamarmos por ele mesmo sendo muito ingrato. Aprendi algo incrível que é saber que nestas situações não há espaço para raivas, ódio, inveja…..parecemos crianças a mercê de migalhas da mesa do nosso pai. Porém, ele vem com um banquete e nos chama para a mesa, faz festa para comemorar o nosso regresso à casa. Que este Deus aumente a cada dia a nossa fé.
Olá Betty, vim agradecer e parabenizar-te por este espaço. Aprendi muito aqui e ganhei muita força.
Gostaria de saber se esta cirurgia dificulta ao engravidar. É que eu sou tentante a 1 ano sonhando com o meu 1º positivo. Obrigada por este cantinho. Se alguém conheceu caso de alguém que engravidou após gostaria muito de saber como foi.