Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. ledi marcondes disse:

    minha mae fez cirurgia a 5 anos atrás da tireoide desde então ela vem passando por momentos muitos dificeis no começo ela tinha muitas câimbras no corpo todo ,depois começo com dores no braço e atras do pescoço e sao constantes e ela nao tem força na sua mao esquerda….e ela ja toma o puran 4 comprimidos de callio por dia e mais o sigmatrol 2 comp por dia e ta dificiu queria saber o que pode ser isso…alguem pode me ajudar ja procurei muitos medicos e tds dizem uma coisa .obg

  2. Juliana Carvalho disse:

    Tenho um mes que retirei a tireoide total, e to tomando o Puran t4 de 100. O que acontece qdo fico sem tomar esse medicamento

  3. Monica disse:

    Olá boa noite!

    Fiz a cirurgia da retirada total da tireoide, estou com 03 meses e 24 dias e ainda estou muito rouca e agora esta me dando dores na garganta, a sensação é como se eu estivesse gritado muito e minha garganta esteja arranhada e também com dificuldades para engolir.
    Será que precisarei de um fonoaudiólogo?

  4. Conceição Pereira disse:

    Estou operada a 5 dias fiz retirada total da tireiode e estou com medo de não ter uma vida normal, estou tomando o remédio Poram de 100, mas estou querendo saber se vou ter uma vida normal? Aguardo resposta obrigada.

  5. priscila disse:

    Olá! ! Primeiramente Parabéns pelo seu depoimento à respeito da cirurgia da tireoide. Passei por essa cirurgia há 5 dias e estou com o pescoço inchado ainda. Sinto dor ao engolir, mas o que mais me incomoda é a sensação de sufocamento e a sensação de ter catarro na garganta. Você sentiu isso?
    Obrigada!!

  6. Genuina Alves dos Santos disse:

    Eu tenho 1 mês e 20 dias de operada tirei a tireoide total e estou sentido alguns encomodos com a sensação de que estou sendo estrangulada,a garganta arranhado e sensação de inchaço e a voz só faz piora tem dias que sinto como se fosse perde totalmente a voz

  7. Rosemeire disse:

    Fiz a tireiodectomia total no dia 06/12/14 estou tomando o hormônio e o cálcio e sinto muita tontura e sensação de que estou sendo enforcada , e isto é muito ruim, ainda vou fazer a iodoterapia e confesso que estou um pouco assustada, mas confio no poder de Deuse vou ser curada em nome de Jesus.

  8. vanuza disse:

    Olá. Vou fazer a retirada da tireoide e além disso os nodulos… estou insegura.. me ajudemmmm

  9. Ivone Costa disse:

    Olá. Retirei a glândula esquerda há uns 22 anos atrás, e há 15 dias retirei a outra glândula juntamente com 3 nodulos e já comecei a reposição no dia seguinte à cirurgia. Estou bem e meu maior medo é engordar. Isso é possível?

  10. fernanda Kpk disse:

    Ola dia 25 de novembro de 2014 fiz a retirada parcial da tireóide devido um nódulo estar grande.Tenho 30 anos a princípio o nodulo era maligno, mas após anatomo patologico constatou benigno. Não fiquei rouca, a cirurgia ainda ta um pouco vermelhinha, as vezes coça e da umas pontadinhas. Mas estou me sentindo super bem.

  11. cristiane disse:

    Boa noite. Minha cirurgia esta marcada para o dia 16/01/2015. Não tenho tanto medo da cirurgia em si, mas o depois como voz, se é maligno,tempo de recuperação, alimentação, etc. Tenho 44 anos e estou num estresses grande em relação a tudo. Um comentario de quem já passou pelo mesmo ira me ajudar muito.

  12. Daiana disse:

    Olá! Bom dia, vou fazer a cirurgia da tireóide dia 12/01/2015, estou com muito medo uma anciedade louca, pois nunca fiz cirurgia nenhuma em mim, preciso saber se depois de 3 meses vou voltar ao normal com a minha voz se vou emagrecer se poderei fazer minhas atividades como antes ?

  13. sirlene Rocha disse:

    Boa tarde, fiz a retirada total a tireoide há 1 ano, não tenham medo, é muito tranquila a cirurgia, dica apos a cirurgia não conversar muito , para não correr o risco de ficar rouca, a garganta dói um pouco apos a cirurgia,acredito que seja pelo fato que o paciente é entubado, já que a anestesia é geral. não pegar sol no local da cirurgia pra ficar bem cicatrizada, a minha com 1 ano já saiu a cicatriz, tenho uma vida normal, hj tomo todos os dias o levotiroxina sódica 88 mcg, de manha em jejum, não esqueço nunca de toma-lo. quanto ao engordar e emagrecer eu continuo com mesmo peso, ou melhor mais linda e saudável que antes, pois tive coragem e tirei o que estava me fazendo mal. coragem meninas e Fé em Deus.

  14. ola fiz a cirugia da tireoide total ja faz um ano stou tomando puran 100mg engordei 30kls estou muito triste com meu corpo estou em tratamento para depresao sera que engordei pq meu hormonio esta inrregular nao consigo me alimentar direito com medo de engordar mais alguem pode me ajudar a tirar essa duvida obrigada

  15. Ana Carla disse:

    Ola, fiz a cirurgia há 1 mês e 15 dias de tireoidectomia e esvaziamento cervical, estou passando bem porém estou sem fazer uso do Puran t4, tenho uma cintigrafia marcada, e é necessário q o hormônio seja suspeso por até 30 dias , sinto somente muito cansaso mas no rio de janeiro estamos todos assim, o que mais esta me a cicatriz ficou hipertrofica , espero q ela melhore estou passando Cicatrucure, vcs sabem se estou fazendo de certa… sera q tem outra pomada melhor pra cicatriz hipertrofica …obrigada

  16. simone disse:

    Bom dia eu retirei. a tirioide total e foi muito tranquilo. graças a Deus so q de uns dias. P ca notei um carocinho perto da. Cirurgia tem so doia meses q operei

  17. leonina disse:

    te agradeço por essas informaçoes que me ajudaram muito . Beijos

  18. juliana disse:

    Fiz a cirurgia 24/11/2014 durante 15 dias me senti super brmr
    Bem. Depois comecei ter insonia passei noites em claro,
    Comecei ter arritimia, e foi td piorando me sentindo muito indisposta. Alguem passou por isso?

  19. betty disse:

    Você está tomando o comprimido que substitui o hormonio da tireoide, Juliana? A falta dele pode causar muitas dificuldades.

  20. Marisa disse:

    Olá! Eu retirei a glândula tireoide no dia 18/12/2014, no dia seguinte era para eu ganha alta; Porém teve hipoparatiroidismo transitório que é perda de cálcio no organismo, passei mas três dias no hospital até recuperar um pouco o cálcio. Porém apesar de tudo; foi tudo muito tranquilo a minha estadia no hospital a minha volta pra casa. Não teve problema com a voz, no dia seguinte eu já estava falando normal sentia uma sessão de inchaço na garganta mas nada demais. Quando voltei para casa fiquei tomando vários remédios. Mas hoje só estou tomando o puran para o hormônio e oscal para o cálcio, na cicatriz uso sempre filtro solar e Kelo-cote duas vezes ao dia para cicatrização.Posso dizer que a minha recuperação esta sendo muito tranquila. Agradeço a Deus e sou muito grata a minha minha família e os médicos que me acompanharam e pela sua dedicação.

  21. ilania disse:

    Oi, tenho 31 anos. Vou fazer a cirurgia de retirada tola da tireoide em março de 2015. Nunca fiz cirurgia na vida. Estou morrendoooooooooooooo de medo da cirurgia, de ficar rouca em fim de tudo.

  22. maria helena martins disse:

    Fiz a retirada total da tireode dia 23/01/15 achei q ficaria tudo bem .mas o sufocamento q sentia aumentou.tem dias q parece q engoli uma espada.em outro um prego.em outro uma bola d ar.nudulo era so d dois cm.n poderia estar causando este desconforto nem antes.marquei uma endoscopia p depius d amanha to achando q estou con esofagia e q foi machucado na entubaçao.faz sentido?

  23. Ricardo disse:

    Ola parabéns pelo Blog.

    Sou operado há mais de 5 anos e ainda tomo Sintroyde 200.

    A dormência, pode estar relacionado a uma dosagem alta?

    Os sintomas de uma dosagem alta teria como efeitos , irritabilidade, insônia, etc?

    Como saber se sua dosagem esta certa, em equilíbrio total,correto .

  24. Marisol disse:

    Hola! fiz uma cirurgia da retirada total da tiroide e 7 nódulos há 6 anos,sou um milagre de Deus,os médicos não entenderam o que eu vivi,mas aeu creio que foi Deus, nunca tomei hormonio,me sinto muito bem ,graças a Deus ja não sofro com todos os síntomas que antes eu tinha, a única séquela que tenho é que esqueci uma parte do meu pasado,é normal ?? os médicos dizem que meu caso tinha que ser pesquizado numa universidade,todos os anos faço as analises de sangue e tenho uma vida normal.

  25. Marisa disse:

    Fiz a cirurgia de retirada da tireóide total dia 08/01/2015, no geral estou bem, tomo o Puran T4 75, mas minha voz desapareceu completamente, uma semana após a cirurgia ja fui encaminhada para a fono, fiz algum progresso, mas bem pouco, ainda é muito difícil me fazer entender e esta situação ta me deixando deprimida, creio que minha voz nunca mais será a mesma. E quando teimo em falar, sinto muito cansaço e falta de ar. O que devo fazer?

  26. betty disse:

    Olá, Marisa: Quando fiz a cirurgia, a minha voz também se modificou totalmente, quase sumindo. Entretanto, algumas pessoas me disseram para não me assustar de imediato porque tinham parentes que haviam ficado até pior e que haviam se recuperado lentamente. Portanto, poupei na fala e esperei. Depois de uns tres meses, percebi que já estava quase normal. E agora (quase cinco anos depois) estou bem. Entretanto, se foi o cirurgião que a encaminhou, ele talvez tenha ciência de alguma interferência que teve que fazer nas cordas vocais e assim achou melhor começar a ajudar na recuperação logo. Vá com calma. Pegue dicas com outras pessoas que sofreram com isso. Ou mude de médico se continuar sem resultados. Sei que tem pessoas que compartilharam sobre seus tratamentos nessa área, nos comentários dos meus posts, mas não tenho possibilidade agora de reler tudo para encontrar o que falaram. Espero que melhore. Abs, Betty

  27. Natália disse:

    Boa noite.
    retirei toda tireóide dia 15/12 .faz 2 meses.
    E agora há duas semanas tenho me sentido mal.fui até para emergência com falta de ar , dor de cabeça e até dor no peito.diz o eletro é fiquei no soro.e aos cuidados clínicos estava tudo bem comigo.
    É tudo muito confuso… sinto um cansaço! sinto que o sol e calor me deixa mal.daí tenho evitado.mas quanto as atividades domésticas e trabalho com minha filhinha de 3 anos nao tenho como evitar…
    Minha cicatriz está ficando alta.e já até troquei a pomada, mas acho que pode estar ligado ao peso e esforço do trabalho de casa .
    O estranho é queno primeiro mês de operada não senti nada fiquei ótima.e agora que estou tomando o pura de 100 estou tendo essas coisas…
    mas tenho fé que vai passar!!!
    um beijo a todas…
    Natália

  28. betty disse:

    Acho bom você logo contar o que está sentindo para um endocrinologista, Natália. Veja se não tem amigos ou conhecidos que possam sugerir alguem que cuidou bem deles… Olhe a lista do seu convênio e quais estão perto de onde você mora. Espero que consiga melhorar logo para cuidar da sua casa e da filhinha preciosa do modo que deseja. Abs, Betty

  29. Marisol disse:

    Hola Betty !!! gostaria de saber, depois da cirurgia fikei com muito problemas de esquecimento…e principalmente do meu pasado é normal???

  30. betty disse:

    Para dizer a verdade, Marisol, acho estranho o fato de que você diz num comentário anterior que nunca tomou hormônio em seis anos. A maioria das pessoas sentem grandes transtornos com apenas poucas semanas de falta dele — é uma das áreas em que as pessoas sofrem quando tem que esperar pela iodoterapia para tratar câncer (que tem que ser feito sem o hormonio). Portanto, procure consultar um outro médico e pergunte sobre isso em primeiro lugar. Depois conte sobre suas outras queixas. Abs, Betty

  31. loraine bello disse:

    Ola. Minha médica me recomendou fazer a retirada total da minha tireoide. Estou vendo muitos relatos.sobre roquidao e eu trabalho com minha voz…estou com medo. Isso eh comum? Passa em quanto tempo? Eh comum essa sensação de sufocamento? Quantos dias em media a pessoa fica afastada do trabalho? Obrigada

  32. marina disse:

    Olá Bety,
    Gostei muito do seu post. Também fiz a retirada da tireoide há um mês. não senti absolutamente nada. No mesmo dia , voltei falando normal, jantei no hospital. Claro que tem-se um incomodo. Ainda tive os formigamentos e câimbras dois dias após, em razão de ter mexido nas paratireoides com a retirada da tireoide. mas passaram logo com doses grandes de cálcio que meu medico receitou. a única coisa que sinto hoje 32 dias depois é uma gastura chata no pescoço e a sensação que tenho um película na garganta. como pigarro. Como vi que outros tem também me tranqulizei. Deve ser normal, não sou a única. Tomo hormônio desde 10 dias após a cirurgia , Levoid 112 mg, e venho mantendo o peso. Só estranhei que a recuperação tem sido bem lenta, já que me incomoda muito essa “gastura”, uma sensação que não sei como descrever no pescoço. espero também ter esclarecido outras pessoas com as coisas que sinto. abraços, e obrigada

  33. andrea olivetto disse:

    Olá. Estou escrevendo para dizer a todas vocês que vão operar para ficarem calmas. É uma cirurgia muito tranquila. Tomei um comprimido e só acordei após a cirurgia. Foi ótimo! Comi papinhas, sucos e gelatinas. Apenas doía pouco quando engolia, pois entubam na cirurgia e machuca um pouco a garganta. Isso é natural. E no dia seguinte ja estava de alta. Manter pescoço inclinado é essencial na hora de dormir para não inchar e depois só conseguia dormir assim. Estou operada desde 21 de janeiro de 2015, evito me expor ao sol e a cicatriz esta ótima. com o tempo clareia, O dermatologista passou advantam creme, e kelocorte , mas preferi não colocar nada como o cirurgiao me indico, aém de ser caro. . Apenas sinto preso um pouco o gogó quando engulo. Mas a endocrinologista e o cirurgiao dizem que fica assim e melhora em 3 meses, por causa dos pontos internos que prendem a pele. Por enquanto não apareceu quelóide, isto não depende da cirurgia, mas do organismo de cada pessoa. Passar filtro solar 60 na cicatriz para ficar em ca e ir a rua. 1 semana quase após a cirurgia tomei puran 50 mg. Depois do exame de sangue minha endocrino passou a primeira semana para 75 mg e na segunda semana tomarei 100 mg e ficara essa dosagem. Disse que não pode dar uma dose alta de uma vez para não passar mal. No inicio sentia sede apos cirurgia, tontura, enjôo e cansaço físico, que é normal. Após tomar puran foi melhoasndo.Tomei muito cálcio após a cirurgia e fiquei com muita prisão de ventr. tomando iogurte melhora muito.Depois a endocrino mandou parar de tomar calcio e passou vitamina D, pois deu insuficiência da vitamina no exame. E hoje sinto pouco cansaço e muito sono de manhã, apesar de não chegar a dose maxima de 100 mg. Meu colesterol ficou alto. Nunca tive exames ruins, sempre ótimos. Isto é normal por causa da cirurgia. Farei novo exame de sangue apos 6 semanas. E após voltar ao normal fisicamente, poderei voltar a fazer musculaçao como sempre fiz. Não engordei tenho 46 anos s, muito vaidosa e sempre fui magra por natureza. E sei que isso tudo é transitório. A biópsia dos 4 nódulos deu benigno. Acompanho há sete anos e em dezembro os nodulos cresceram muito e por prevenção o cirurgião me indicou a cirurgia. Minha tireóide estava produzindo hormônio normalmente. Mas como ele é especialista nota 10, confiei pois e muito bom e minha mãe ja foi operada com ele. Ninguém perdeu a voz apos ter sido operado com ele que eu saiba. No mesmo dia após a cirurgia falei normal. E na semana que operei fui até ao cinema com meu marido. E na semana seguinte voltei a rotina da casa aos poucos sem pegar peso. 10 dias depois ja fazia fachina e com uma filha de 12 anos para ir para escola. Dei conta de tudo e sempre fui forte. O principal é ter fé! Cicatricure comprei, mas o cirurgião não quer que passe nada e o dermatologista diz que é um produto duvidoso, que não indica. Então não joguem dinheiro fora! É tudo caro e não vale a pena. Se ficar muito feio ou inchado, vá ao dermatologista. Abraços.

  34. betty disse:

    Obrigada pelo relato, Andrea. Sempre é bom lermos descrições positivas e encorajadores quando enfrentamos o incerto. Espero que tudo logo volte ao normal. Ou até melhor, porque uma experiência assim nos faz refletir sobre quais as coisas e pessoas que realmente devem ser prioritários e importantes em nossas vidas. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  35. betty disse:

    Olá, Marina. Agradeço o seu compartilhar. Muitas coisas foram positivas e ficamos contentes com você pela recuperação. Com relação à gastura e o pigarro – sugiro que consulte um otorrino se não melhorar.

  36. betty disse:

    Prezada Loraine. Algumas pessoas acabam tendo problemas com a voz. Mas a maioria não. Tudo depende do seu problema – que apenas os seus médicos sabem qual é. Sugiro que converse com o cirurgião quando for consultá-lo para ter uma ideia das suas opções e do tempo envolvido para recuperar-se plenamente. E se sua “médica” não for endocrinologista, também pode compensar consultar um – pois tenho observado que o cirurgião apenas pensar em usar o bisturi e não pára muito para considerar alternativas. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  37. Fernanda disse:

    Olá! Retirei a tireoide no dia 18/12/2014, fiquei um pouco rouca..mas a minha voz já esta quase normal, eu precisei fazer a iodoterapia, pois um nódulo deu maligno, mas tudo isto foi tranquilo. A única coisa que sinto e fico um pouco preocupada em saber se é normal sentirem isto..é que um mês após a minha cirurgia eu sinto pontadas abaixo da cicatriz e tenho dores no pescoço, como se eu tivesse com um grande torcicolo, já falei com o meu cirurgião sobre isto e ele me examinou e me disse que isto é normal por causa dos pontos, eu já fiz o exame pós iodoterapia e deu que esta tudo bem comigo..o exame deu que não tenho mais nada, mas esta dor no pescoço, estas agulhadas, isto me deixa angustiada…sem saber se é normal..alguém pode me ajudar? Obrigada!!

  38. betty disse:

    Olá, Fernanda. Já passaram-se alguns meses e acho que valeria a pena (se fosse eu) pesquisar mais. Talvez um otorrino. Ou um endocrinologista. A minha experiência com médicos de cabeça e pescoço é que eles focam mais na cirurgia do que no resto. Querem apenas ver a gente uma vez depois da cirurgia e pronto, sem acompanhamento prolongado. Mas pode ser que existem alguns que fazem a obra completa. Se tiver um clínico geral amigo, também poderá ser alguem que possa pelo menos orientá-la na direção certa, se não começar a melhorar logo. Que Deus a abençoe, Betty

  39. Fernanda disse:

    Olá,

    Retirei a minha tireoide dia 18/12/2014.toe que fazer um mês depois a iodoterapia, pois um nódulo deu maligno, tudo correu muito bem, até mesmo a minha voz já esta praticamente normal. A unica dor que sinto é no pescoço, tenho pontadas abaixo da cicatriz, como se fosse fisgadas e também tenho uma dor muscular no pescoço direto…tenho tomado voltarem e isto ajuda a melhorar a dor um pouco, já perguntei ao meu médico e ele pediu uma ressonancia da minha cervical para ver se estou com problemas de coluna…o médico acha que é postura e que as pontadas abaixo da cicatriz são por conta dos pontos, mas fico bem preocupada…me diz…vc já leu de alguém sentir estas dores? Vou fazer a ressonancia dentro de duas semanas…mas gostaria de saber..vc já leu alguém aqui dizer que tem estas dores no pescoço no após cirurgia? Aguardo o seu retorno e agradeço!! Abraços!!

  40. betty disse:

    Fernanda, não sou médica – apenas passei pela cirurgia há cinco anos e escrevi sobre isso. Eu tive dores no pescoço apenas nos primeiros dias. Portanto, dei as sugestões que acabo de enviar, mas sem muito conhecimento de causa. Espero que a ressonância não mostre nada grave – e que possa ser algo facilmente resolvido por um dos especialistas que indiqueir ou por um fisioterapeuta ou um quiroprático. Abs, Betty

  41. Klaudya disse:

    Bom dia . em junho de 2014 descobri um nodulo no pescoço tive que irar a tireoide total porem hj tomo hormonio e calcio não sinto nada minha vida esta normal´, não fiquei sem voz ou com ronquidão minha recuperação foi otima a cirurgia é simples e com um bom médico melhor ainda , faço acompanhamentos a unica coisa que mudou é que tenho que tomar os remedios regularmente fora isso tudo tranquilo meu peso tambem não alterou nem mais e nem menos . bjs

  42. betty disse:

    Obrigada por compartilhar, Klaudya. Sei que servirá para encorajar futuros leitores.
    Que Deus a abençoe, Betty

  43. Fabiana Monteiro disse:

    Eu tenho 17 dias de operada e não estou nada bem…. Estou sem hormonio para poder fazer a iodoterapia ( pede-se 30 dias sem o hormonio), estou sentindo várias coisas dentre eles cansaço e ao mesmo tempo falta de sono, esta mexendo com o meu Diu Mirena me fazendo sentir colicas ( não mestruo há 1 ano ). enfim…tá complicado sair para trabalhar o dia todo…

  44. betty disse:

    Realmente são dias dificeis durante o período pré-iodoterapia, Fabiana. As pessoas respondem de maneiras diferentes. Eu não passei por isso, mas muitas pessoas comentam nos meus posts 9 e 10. Procure a ajuda de pessoas conhecidas que tem alguma experiência médica para dar uma força e, talvez, orientações, em como contornar e conviver nesses dias que restam antes da terapia. E insiste em marcar a data do tratamento, se ainda não o fez… Que Deus a permita momentos de alegria e paz em meio a esse desafio. Abs, Betty

  45. mariaponciano ponciano disse:

    oi gente q não fez ainda a cirurgia não se desesperem não,porque fiz a minha dia 09 março15 e estou super bem graças adeus,tinha tumor maligno.tiroidimos shimoto,nunca tinha visto falar ,mais mi apeguei com deus e estou super bem.nao estou com nenhuma sequelas,estou tomando cálcio puram,,e agora estou esperando sair o resultado da biopsia,para ver qual vai ser o tratamento estou super bem não tenho sintomas nem um;

  46. betty disse:

    Obrigada, Maria, pelas palavras motivadoras. Se quiser voltar no futuro, para compartilhar os próximos passos, considere-se bem-vinda. Que Deus a abençoe. Betty

  47. Fabiana disse:

    Fiz a cirurgia foi parcial 05/02/ apos 21 dias voltei pega, o resultado da biópsia, deu câncer.. Tive q retira total dia 05/03 deu 1 mês certo, hoje fui retira os pontos… Mais ficou uma bola inchada .. Será q some? Perguntei pro médico ele falou q não garante q sei

  48. betty disse:

    Olá, Fabiana:
    Já que cada caso é um caso, não sei responder. Mas algumas coisas levam semanas ou meses para voltar ao “normal”. Continue passando creme e protegendo do sol por enquanto. Se não melhorar, você pode consultar um dermatologista. Eu já entrei na faixa de idosa desde a minha cirurgia há seis anos e a minha cicatriz ficou mais aparente do que no início… Tem dias que não ligo. Outros eu arrumo um colar bem em cima, ou uso xale, ou blusa fechada….
    Infelizmente, a boa vontade do médico de poupar você de ficar sem a tireóide (sem precisar de reposição hormonal) não deu certo. Isso acontece e se não tivesse vindo o resultado de câncer, você provavelmente ficaria agradecida. Que Deus a abençoe, ajudando com a adaptação e com etapas futuras, se houverem. Ainda sendo câncer, percebo que é um dos mais fáceis e rápidos de combater.
    Abs, Betty

  49. angela maria disse:

    oi fiz a cirurgia a 5 dias,quero saber quando vou poder pegar peso,pois trabalho pronto atendimento,onde eu pego peso obrigado

  50. betty disse:

    Olá, Angela.
    Normalmente o doutor que faz a cirurgia dá instruções sobre o repouso necessário. E também os documentos necessários para os dias de afastamento do trabalho. Eu evitaria pegar peso por pelo menos dez dias, mas depende muito de quanto mexeram na sua garganta, nos músculos, etc. Portanto, procure ter alguma informação “oficial” – um clínico geral ou um otorrinolaringocologista ou um dermatologista também podem ajudar…
    Que Deus a abençoe, dando uma rápida e inteira recuperação.
    Abs, Betty

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio