Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. lia disse:

    oi fiz cirurgia dia 25 de maço 2015 ainda estou com a voz roca e inchaço no pescoso mas estou melhorando

  2. Milce Miguel de Souza disse:

    Olá! Boa noite! Retirei a tireóide no dia 17/03/15 e graças a Deus correu tudo bem. O incômodo dos primeiros dias passou e só a voz apresenta dificuldade em timbres mais altos…acredito que com o tempo melhore. a cicatrização está perfeita e assim que sai do hospital iniciei com o T4 e cálcio…espero que essa cirurgia não interfira muito na qualidade de vida. Sou otimista por natureza e acho que isso fez e faz uma enorme diferença. Saúde pra todos nós…

  3. Bárbara disse:

    Olá!
    Fui operada à tiróide faz uma semana. Tenho uma pequena duvida, é que a minha cara na zona das bochechas e queixo está inchada. É normal vai passar?
    Agradeço resposta por favor

  4. […] Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio … – Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando. A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua …… […]

  5. Libna Mancuso disse:

    Boa tarde, estou aqui para agradecer a todos os comentários e dicas dos colegas. dia 30 de março de 2015, fui submetida a essa cirurgia feita por DR. WALID RAMON NASR, e hoje fazem apenas 15 dias que fui submetida a cirurgia de retirada total da Tireoide, ainda estou me recuperando, as minhas cordas vocais estão bem, porém estou um pouco rouca ainda, eu tinha um cisto meio grandinho e na cirurgia foi encontrado mais 3 pequenos. Betty o seu testemunho é muito parecido com o meu, tenho falado com frequência, o que sinto é que quando me emociono, perco um pouco a voz, e se faço algum esforço. Canto para o meu Deus, para o meu netinho que está com 8 meses, e tenho recebido o refrigério do Espírito Santo crendo que logo voltarei a louvar ao meu Jesus com todo o fôlego de minha vida e todas as notas para o engrandecer, pois ele me salvou, e me permitiu está aqui testemunhando e encorajando a outros que venham passar por esse tipo de cirurgia. Desejo a todos muita saúde e toda a felicidade com as bençãos de Deus para a sua vida.

  6. betty disse:

    Olá, Libna: Estou respondendo de dentro de um hospital, onde estou acompanhando a minha sogra que tem 91 anos, já há mais de que um mes. Ela também é serva de Deus e está desejosa de ir morar com ele.
    Fico contente com o testemunho que você deu aqui e peço a Deus que Ele possa permitir que você viva para abençoar a muitos. E que possa ver ser netinho adulto, tendo muitas oportunidades de mostrar pela sua vida e dizer pelas palavras como é importante colocar Deus em primeiro lugar e conhecer e aplicar os seus princípios em todas as situações. Um grande abraço, Betty (avó de nove netinhos e dois chegando – o mais velho acaba de fazer 6 anos!)
    “Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.” Salmos 145:4
    “As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.” Salmos 89:1

  7. marisa disse:

    Minha duvida eu faço 7 meses que fiz a cirurgia de tiroide e continuo tomando 4.000 de cálcio por dia fora o hormônio de todos dias mas eu sinto mt dormência nas mãos pés se paro o remédio tenho crises de cálcio queria saber até quando vou tomar essa dosagem quero saber quanto tempo tenho que usar roupas de gola alta pois tenho medo de pegar sol na cicatriz .obg se souber me responde favor mandar por o meu imail.

  8. Luzinilda Medeiros de Araújo disse:

    to com 3 nódulos na tireoide já dei entrada no sus p fazer a cirugia mais to com muito medo q a porção q fiz um resultado indeterminado ,por favor quero saber sobre este problema !

  9. Rosangela fonseca oliveira disse:

    fiz a cirurgia foi tudo bem, dia 26 de maio de 2015, recebi alta na quinta , fiquei com o rosto vermelho, 3 dias, mas ja passou, estava com 12 nodulos , desvio na traqueia, glandulas aumentadas, fui entubada, mas louvo a Deus, foi tudo tranquilo.

  10. Ronald Neder disse:

    Ola! Fiz a cirurgia para retirada total da tireoide, estava com nódulos pequenos em torno de 1 a 2 centimetros. fui diagnosticado em 2010 quando vivia na florida, fiz varias biopcias que sempre Foram inconclusivas, no resultado fui classificado como categoria beta 4, creio que se escreve assim. Voltando ao Brasil fiz a cirurgia, hoje 3 dias após a cirurgia estou com um incômodo muito grande na garganta, ta difícil para engolir ate a saliva, a dor da cirurgia esta suportável, isto deve ser normal?

  11. SANDRA GOMES disse:

    olá. eu fui operada no dia 19 de maio de 2015 a tiroide. retirei tudo, ainda tenho rouquidão na voz. após a cirugia nao conseguia quase falar nem comer tinha um desvio na traqueia no qual tive de ser entubada. já passou algumas semanas e ja me sinto bem melhor. só ganhei um problema, estou a fazer alergia por debaixo da cicatriz…sabem se é normal?

  12. danielle disse:

    olá! Boa noite…há dois anos descobri um nódulo de 2,7 no Lobo direito, e minha endócrino resolveu apenas acompanhar, no Paff deu inconclusivo. Consultei outro endócrino que aconselhou a retirada, pois está muito grande e incomodando, e segundo ele pode virar algo mais sério. Estou preocupada pois tenho só 27 anos e tenho medo dessa tal reposição, de engordar e de mudar a minha vida. Por favor me ajudem.

  13. Melaine Torquato disse:

    Ola! Boa noite.
    Fiz minha cirurgia de retirada total da tireoide dia 21 de maio, a recuperação foi tranquila o inchaço já diminuiu muito, só estou preocupada com a minha voz, pois ela esta bem rouca e as vezes some. Gostaria de saber se isso é normal, e quanto tempo leva para a voz voltar ao normal?

  14. marliete disse:

    Já fazem 3 meses que fiz retirada total da tireóide. Tomei uma dose de iodo.
    Estou preocupada porque a cicatriz está vermelha e inchada… também quando bocejo sinto vontade de tossir isso é normal?

  15. valquiria disse:

    fiz uma cirurgia, já faz uma semana, retirei um nodulo na tireoide (para tireoide) doi muito a cicatriz é normal e estar inchada e em cima da cicatriz estar um negocio grosso de carne estou muito preocupada e a garganta doí também, sou cantora evangélica quando poderei voltar a cantar, e essa cicatriz vai ficar assim grossa, pois uma amiga minha fez e a dela quase não não se ver mais e só faz três meses que ela fez, por-favor fale mais sobre esse assunto, pois cirurgia pois tenho muitas dúvidas e também mim sinto muito fraca.

  16. Angel disse:

    Olá, recebi o diagnóstico faz 2 meses, Neoplasia Folicular, grau 4, é um diagnóstico não conclusivo e para saber se o nódulo é maligno ou não vou precisar retirar toda a glândula. Tenho duas perguntas : quanto tempo preciso reservar para minha recuperação, ou seja me quanto tempo posso voltar ao trabalho ? e é possível não engordar ?
    Aguardo suas respostas e muito obrigada.

  17. dione lopes de oliveira disse:

    eu fiz a tireocdctomia total vai fazer 3 meses e estou tomando levoide 100mcg mais estou sentindo um peso no peito do lado do coracao e no estomago fica pesado como se tivesse uma bolha sera a mcg do remedio porfavor responda pra mim

  18. Fatima disse:

    Faz quatro meses que tirei a tireóide,tomo 75mg de hormônio e 700 mg de cálcio e calcitriol diariamente, em geral estou bem…mas isto está acabando com meu estomago e ficando muito caro, até quando, isso tudo é necessário?

  19. Nelda Pereira disse:

    Olá já operei a tiroide mas fiquei com falta de sono ás vezes passo até semanas sem dormir. Por vezes sinto sono ao meio da manhã , se não dormir passo a noite outra vez em branco. E tenho me sentido muito cansada ou até mesmo preguiçosa o que não era custume,porque sou uma pessao muito agitada mas ultimamente passo só deitada sem gosto para nada. Por favor me ajudem já não aquento mais principalmente na parte das refeições não como em condições e nem sei o que comer mas estou sempre com fome.

  20. suzaninha disse:

    Fiz tireoidictomia total no dia 15.07.14, tô bem e me recuperando, a minha voz está otima, mas tô com medo de ficar gordinha, tenho 30 anos, tomo 50 MG e ainda quero ter filhos. Alguém sentiu diferença?
    Bem ainda tenho que corrigir a dosagem.

  21. Thais disse:

    Oi betty
    Buscando sobre tireóide encontrei esse post, já antigo.
    Tive um carcinoma e retirei toda a tireóide, com 34 anos. Ainda farão 60 dias da cirurgia. Estou tomando 125 de euthyrox e ainda estou me adaptando, o que mais me incomoda agora e a instabilidade do humor.
    Espero que o tempo ajude.
    E espero que, passado tanto tempo da sua cirurgia, vc esteja ótima!
    Bj

  22. Val disse:

    Fiz a cirurgia da tireioidectomia total após uma biopsia em dois nódulos na tireoide e como deu inconclusivo para malignidade, o cirurgião de cabeça e pescoço decidiu por retira-la. A cirurgia foi tranquila, voltei falando muito e feliz… comi normal … e o único problema é que após 15 dias o médico libera para voltar ao trabalho, dai começaram as complicações … meu pescoço inchou muito, minha cicatriz embora eu utilize recursos como a pomada e o protetor … avermelhou muito. Deveria ser no mínimo uns 60 dias para retorno ao trabalho devido a essa condição de esforço físico e inchaço. Hoje tomo remédio todo dia – reposição hormonal, e tenho outra disposição para o trabalho, estou mais ativa. Qem for realizar essa cirurgia .. procure se informar sobre seu cirurgião e informe ao anestesista sobre possíveis enjoos na volta da mesma… ele lhe dará um remédio junto que evita esse tipo de problema. Agradeço ao meu médico Dr. Rafael Di Cicco maravilhoso.

  23. Alex disse:

    iIquei contente de ler seus relatos e me identificar em vários deles e de aprender algumas coias até. Sou do sexo masculino, 51 anos e extrai a tireoide faz pouco mais de um mês. No momento estou com o hormônio suspenso pois farei terapia com iodo radioativo para eliminar qualquer resquicio de células cancerígenas. Alguns sintomas começam a se manifestar como cansaço e câimbras. O jeito vai ser aguentar até o fim do mês. Dizem que é mais raro ter disfunção na tireóide em homens. Infelizmente é herança da minha mãe que também teve a dela retirada. Dela também herdei a diabetes e uma cirurgia de vesícula, somos muito parecidos em tudo. Obrigado mais uma vez por postar suas experiências.

  24. Gabriela Britto disse:

    Olá, minha mãe fez uma cirurgia de tireoide e hoje completa oito dias, ela se queixa de dormência no local da cirurgia. É normal?

  25. Rosangela P. Santos disse:

    Fiz a corgos no dia 13/08/15. Faz dois dias hoje estou assustada com os contonas. Sinto meu corpo pinicando dores horríveis. Gostaria de sabe se isso é normal, ou vou ter que ir na emergência.

  26. Lena Tenreiro disse:

    Fiz tiroidectomia total dia 10/8.A cicatriz está óptima mas por cima dela tenho um inchaço duro que vou tentando desfazer com massagem e pomada Bepanthene. isto vai desaparecer mesmo? é que é tão duro e rijo que já desanimo.
    De resto correu tudo bem já falo comecei a trabalhar 4 dias depois.
    Saude para todos

  27. Ciça disse:

    Bom dia!! Eu fiz a cirurgia dia 10 de agosto, correu tudo bem, senti só o esperado para um pós cirurgia e estou me recuperando bem. Estava só lendo este site sem o intuito de participar até ler o comentário da Lena que por coincidência fez a cirurgia no mesmo dia que eu e fiquei preocupada, porque voltou a trabalhar após 4 dias? E o repouso não fez? A cirurgia e teoricamente simples, mas é um procedimento cirurgico e requer cuidados e respouso. Espero que esteja bem e que fique bem. Cuide-se!

  28. Luciana disse:

    Fiz a cirurgia em setembro de 2014, retirei toda a tireoide. Estou até hoje tentando regularizar o cálcio no meu organismo. Junto a tireoide o médico também retirou as paratireoides. Até hoje sofro as consequencias dessa falha. Já cheguei até a convulsionar por conta da falta de cálcio. Todo uma dose muito alta de calcio mas continuo com deficiencia. Alguém sabe como me ajudar?

  29. vera disse:

    Olá Luciana, boa tarde. fazem 4 meses e meio que fiz a retirada total da tireoide, devido a um cancer. Estou fazendo a reposicaõ com o Puran T4, tem dias que estou bem e tem dias que estou muito fraca. Hoje, estou muito cansada. Costumo dizer que eu era uma pessoa antes e agora sou outra. Parece que desconectaram alguma coisa aqui no meu cerebro. Ainda estou de licenca médica, mas acho melhor eu voltar ao trabalho pra melhorar minha cabeca. Obrigada pelas orientações. As vezes, percebo que as pessoas não entendem oq estamos sentindo ou passando e nem eu mesmo entendo.

  30. Raquel Silva disse:

    fiz uma cirurgia de tiroide porém ando sentindo tontura e enjoo e´normal?????????

  31. Nelma Filipe disse:

    Oi
    Fiz uma cirurgia da tiróide lóbulo direito no dia 29/01/2015 tive problemas com a voz mas ja superei e a cicatriz já está menos visível. Só tem um problema até agora é q as vezes me sinto muito mal fico muito tenho crises de depressão ansiedade irritabilidade falta de apetite fico muito magra eu pensei w isso tudo fosse passar depois da cirurgia mas não passou será q é porq minha medica não me passou medicacao pós cirurgia. Estou preocupada embora tenha lido na internet q não é necessário e a própria médica também me tranquilisou q não é necessário. Me ajudam a tirar essa dúvida e ver o q está me trazendo estas crises de mau estar.

  32. betty disse:

    Olá, Nelma. Faz um bom tempo que não pude mais responder aos comentários por estar cuidando da minha sogra no seu último ano de vida. Agora, como serva do Deus vivo, ela já está no lar celestial.
    Mas vou ver se recomeço, aqui com você. Creio que você deve procurar um (outro) endocrinologista e contar o que sente. Algo mudou e deve haver uma causa. E, esperamos, uma solução! Leve todos os laudos e exames que fez, como também o relatório médico sobre a cirurgia, mais os exames posteriores. Tome nota daquilo que realmente mudou (ou perdura) porque você já deve ter tido sintomas que a preocupavam para resultar na cirurgia, para dizer lá. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  33. Michele faria disse:

    ola vou fazer minha cirurgia dia 1/10/2015 confesso que estou com um pouco de medo do resultado …fiz a punção e deu indefinido !! estou com muito medo de câncer !!!

  34. betty disse:

    Sei o que você está sentindo, Michele. Mas basta a cada dia o seu mal. Por enquanto, foque na cirurgia e na recuperação, sabendo que tem boa chance do resultado da biopsia ser negativo. E se não for, o câncer de tireóide normalmente é um dos mais fáceis e rápidos de tratar. Que Deus a abençoe, Betty

  35. Maria Aparecida do Santos Amboni disse:

    Ha 4 meses tirei minha tireóide .
    Sinto muito cançaso ,irritabilidade,e queda acentuada de cabelo.
    Tenho muita preocupação por ter tirado essa glândula.

  36. betty disse:

    Cida, você precisa conversar com um médico clínico geral ou endocrinologista sobre isso. Está tomando os comprimidos do hormônio que substitui a glândula? E, se estiver, verifique se não precisa mudar a dosagem. Espero que consiga encontrar uma solução.
    Respondi por e-mail, mas você colocou algo errado nele.

  37. Laura Souza disse:

    Olá, tenho 21 anos e após fazer uma PAAF fui diagnosticada com um nódulo maligno, um câncer na tireoide. Felizmente descobri cedo e o nódulo tem menos de 1 cm, então estou esperançosa que não tenha sérias complicações. Minha cirurgia está marcada para dia 09/10.
    Aguardei quase 2 meses para passar na consulta com o cirurgião e na hora esqueci tudo o que tinha para perguntar, e agora estou cheia de dúvidas, super ansiosa e tbm com um pouco de medo.
    Gostaria de saber a respeito do pós operatório, em geral, quanto tempo leva para a recuperação, para retornar ao trabalho e principalmente para voltar a fazer exercicios físicos; Se nos primeiros dias terei que ficar em repouso ou posso fazer atividades domésticas e ir para faculdade utilizando transporte público.
    Também tenho muita dúvida a respeito de reposição de cálcio e outras vitaminas, se necessariamente terei que repor cálcio juntamente com a levotiroxina para o resto da vida, e suplementar demais vitaminas (como vitamina D) para amenizar sintomas do hipotireoidismo que terei após a retirada da glândula.
    Muito grata 🙂

  38. Eliana disse:

    Estava procurando saber sobre minha voz faz 3 meses e 2 dia de cirurgia .Estou bem as vezes cansada mas confiu em Deus como foi comentado e creio que logo voltará minha viz .Paz de Deus .Ele abençoe todos gostei do testemunho da irmã. É sempre Senhor em nossas vidas .🙏

  39. Natacha Francine disse:

    Fiz a cirurgia da tireiode a 9 dias estou ótima me sentindo super bem. estou repondo o cálcio 3 de 500 MG e puran t4 .Quero saber com quanto tempo posso tomar uma cervejinha rsrsr esqueci de perguntar ao médico bjos obg

  40. Danielle disse:

    ola pessoal fiz cirurgia a 10 dias de tireoide fiquei com uma dor enorme no musculo do pescoço parece uma torcicolo nao passa essa dor e horrivel gostaria de saber se tem alguma pessoa q sentiu isso ….?????

  41. zeni barros da silva disse:

    Operei a tireóide no dia 28 de outubro de 2015, estou me sentido bem, mas estou rouca e com um caroco? acima da cicatriz( será que vai sair ?)
    Estou tb com uma TOSSE E FALTA DE AR, O QUE ME INCOMODA ,PRINCIPALMENTE NA HORA DE DORMIR, parece que estou com bronquite
    so estou tomando calcio ,por enquanto. Segunda feira irei ao medico fazer revisao e saber o resultado da biopsia. Creio q Deus esta no controle e que serei curada para a Gloria DELE.

  42. Lillian Schappo da Silva disse:

    A doce paz do Senhor Jesus!
    Hoje completa uma semana que fiz a cirurgia total da tiróide e esvaziamento das cadeias cervicais. No ultrassom foram constados mais de 30 linfonodos, fora os nodulos na tiróide. Mas desde o momento que descobri os nodulos, há um mês e pouco, entreguei tudo, tudo nas mãos de Deus, pois Ele é o médico dos médicos, Senhor dos Senhores. Não poderia mais eu ficar preocupada, pois agora era Deus no comando. E como não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim, tudo o que acontece é permissão Dele. Dia 13/10/15, fiz a cirurgia, e para a honra e glória do Senhor, ocorreu tudo bem. Após a cirurgia senti tonturas e enjoo, na primeira noite vomitei, mas são consequências da anestesia. Não senti e não sento nenhuma dor. Depois de dois dias recebi alta. Passei a tomar os medicamentos recomendado pelo médico. Nos dois dias após a alta senti formigamentos e minhas maos chegaram a ficar atrofiadas. Mas isso era por falta do cálcio. O médico comentou que poderia acontecer. Conseguimos repor o cálcio. Não me deu mais nada de formigamentos, glória a Deus. Meu pescoço está bem sensível e dormente, mas o médico disse que isso é normal e o prazo mínimo pra sair chega a um ano, tem casos que permanece pra sempre, depende de cada um. Hoje, 20/10, baixei a quantidade de cálcio, e aumentei o Puram T4 para 150. Pegarei o resultado da biópsia na quinta-feira e veremos a quantidade de iodo que terei que tomar. Mas creio na minha vitória. Já tenho a marca da vitória em meu pescoço. Sou um milagre de Deus! Estou de repouso ainda. Cuido com os movimentos da cabeça. Não faço força e nem movimentos bruscos. Minha voz está um pouco fraca e rouca, mais creio que tudo voltara ao normal. E serei testemunha viva de Deus pra vida de muitas pessoas que precisam de força, fé e esperança. Nunca desista, nem desanime, pois Deus tem controle de tudo. Quem está com dúvidas ou preocupados, primeiro leve a Deus todas as suas preocupações que Ele te consolará e depois procure o seu médico, pois Deus também o capacitou para cuidar de você.
    Boa recuperação a todos. Fiquem com Deus!

  43. simone disse:

    Minha irma fez cirurgia de tireido agora fez exame e deu que esta com nodulo ainda pq sera

  44. betty disse:

    Será que está com nódulo AINDA ou que TEVE nódulo? Pode também ser confirmação de malignidade no nódulo que tiraram. Aí pode exigir iodoterapia posterior.
    Abs, Betty

  45. TELMA CELI disse:

    Operei da tiróide no dia 19 de outubro de 2015, cirurgia com muito sucesso.
    Estou tomando os remédios recomentados inclusive de cálcio, me sentindo bem. Meu esposo tem sido meu enfermeiro, uma graça, cuidando de mim e muito preocupado com minha recuperação. Minha voz está voltando aos poucos, sinto falta de cantar na Igreja, mas Deus me dará a vitória e o louvarei todos os dias de minha vida, pois Ele é Maravilhoso. Confiem que Deus está no controle de nossas vidas e nos dará a vitória da recuperação de nossas vidas. Bjs., Telma Celi

  46. MARA disse:

    Fiz uma cirurgia de tireoide total tinha aumentado muito o volume bócio mergulhante durante a cirugia fui intubada pois estava muito grande fiz a pouco tempo dia 21 do 10 estou em fase de recuperação só a voz que ficou muito baixa mas médica disse que com o tempo a voz vai voltará ao normal vai mim recomdar fonoterapia com fé em nosso bom Deus vou recuperar a minha voz.Após a cirugia sair com uma receita com cálcios e vitaminas fora os antibioticos só sinto uma leve tontura ,a médica vai passar o hormonio quando fou retirar os pontos que irá fazer 8 dias de retirada de tireoide.só estou um pouco anciosa com a voz também tomo remedio para dormir tem momentos que fico muito nervosa um forte abraço.

  47. Rosemeire disse:

    Fiz a cirurgia há 5 anos e até agora sofro com as complicações advindas do pós operatório.
    Tenho muito formigamento, a pele extremamente seca e vários outros distúrbios.
    Agora estou com falta também de potássio, cálcio e magnésio… tomo o hormônio (100mg) e cálcio todos os dias, porém o potássio quando ingiro tenho fortes dores principalmente no estômago. É uma sensação insuportável!
    Alguém já passou por isso?

  48. Joane Weinert disse:

    Olá … tenho 33 anos e acabo de retirar a tireoide. Faz 4 dias. No quesito cirurgia está td bem … incômodos normais. Mas alta hospitalar o médico já disse que eu estava com falta de cálcio. Estou tomando um monte de coisas, semana q vem é o retorno cirúrgico daí vou perguntar melhor pra ele. Esse tal cálcio que vem me dando mais medo … a gente vai lendo as coisas por aí e parece que vai ficando pior, hehehe. Encontrei conforto aqui nas suas palavras e nas palavras do pessoal. Estou com medo do que pode estar por vir por ter retirado por suspeita de malignidade. Mas graças a deus mesmo se for tem tratamento. Beijos

  49. Rachael Correia disse:

    Oi Pessoal,

    Estou com um nódulo no lóbulo direito de 3,6 cm e no esquerdo um de 1 cm. Fui para dois cirurgiões de cabeça e pescoço e os dois falaram para operar, pois estava muito grande e a PAFF não era seguro (deu benigno). Quando vou aos endocrinologista eles não indicam giraria, só monitorar de seis em seis meses o nódulo. O que faço? Em quem acreditar? Nos cirurgiões ou nos endocrinologista?

  50. Maria do carmo disse:

    Oi. Pessoal

    Faz um mês e cinco dias que eu fiz a cirugia estou bem só um pouco
    Inchado o local do corte mais já está. Cicatrizado estou ótima

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio