Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
Olá!!! Retirei a tireoide e paratireoide no dia 26/10/2015, estou recuperando bem, mas tenho que tomar T4 em jejum de 50mg, e tomar cálcio duas vezes, tive no hospital tetania, por falta de cálcio, foi horrível, achei que estava morrendo. Precisei de tomar cálcio na veia por dois dias e noite, mesmo assim quando fui tirar os pontos precisei fazer mais um exame de sangue pra saber como esta o meu cálcio. Não buscou o resultado, vou ter que levar para o médico. A recuperação é lenta, tem dia que estou mt cansada, mas tem dia que estou bem. Boa sorte para todos.
Dora Castro
Oi Betty, boa noite!
Minha MÃE fez cirurgia hoje para retirada de nódulos na tireóide!
Assim cheguei até o seu blog e adorei, vou devora-lo com certeza!
Só fiquei um pouco assustada pois pedi demissão do meu trabalho para cuidar da minha mãe e achei que no máximo em 30 dias poderia voltar ao trabalho e que nesse tempo ela já poderia fazer tudo normalmente. Pelo visto o cansaço dura mais do que isso, fiquei preocupada e a minha MÃE não me falaria se ainda não estivesse confiante em fazer tudo, ela não gosta de dar trabalho. Como se mãe desse trabalho…
Mas enfim, gostei muito do seu blog e estou salvando o link e mandando pra ela, pq tenho certeza que ela vai gostar e vai adorar compartilhar essa experiência difícil com quem já passou o mesmo!
Obrigada pelo blog, um grande beijo a todos e que todos melhorem logo!
Hj dois dias apos a cirurgia! acordei com as mãos se fechando como conchas falei com o médico e aumentou calcio e pediu exames, Agora no final da tarde melhor mas ainda algumas sensações relacionadas a isto. Buscando maiores informações aqui!! Grata
É falta de cálcio mesmo, pq mexeram com as paratireoides quando tiraram a tireóide. Isso acontece muito. Comigo desapareceu em poucos dias. Mas, se piorar, volte ao Pronto Socorro do hospital onde foi operada, está bem? Abs, Betty
Boa noite,
Minha retirou a tireoide e teve uma queda de calcio, por dois dias ficou bo soro para repor o calcio. Recebeu alta, mas esta tomando 9 comprimidos de calcio por dia(600 mg) é normal tomal tanto calcio? Isso nao pode prejudicar outra coisa? Buscando informacoes! Obrigada
Creio, Priscila, que não fará mal se for por poucos dias. Provavelmente seja necessário. Sua mãe deve ter uma consulta de retorno em pouco tempo e, então, vocês poderão conversar sobre isso com o médico. Abs, Betty
MINHA ESPOSA FEZ A CIRURGIA DA TIROIDE A 6 DIAS E SENTE MUITO MAL ESTAR, ALGUÉM SABE ME DIZER ATÉ QUANDO FICARÁ ASSIM ?
Creio que seria bom consultar o médico dela, Carlos, se ela não melhorar. Ela já deveria ester em fase de recuperação. Se forem cãibras e formigamentos, ela provavelmente precisará de uma receita de cálcio.
Bom dia doutora Bett
Minha irmã fez a cirurgia da tiroide dia 20/11/15, e ela esta preocupada com a voz, que ainda não voltou, e normal, demora muito pra a voz voltar.
Olá, Bárbara. Não sou doutora – apenas uma pessoa que passou pela cirurgia há mais de cinco anos e que fez um relato. Entretanto, se usar a minha experiência, saiba que demorei uns três meses para recuperar a voz inteiramente. Sem fazer tratamento. No início, ninguém me reconhecia no telefone. Mas cada caso é um caso, portanto se demorar, procure encaminhamento para um bom fono-audiólogo. Que Deus as abençoe. Abs, Betty
Fiz a retirada da tiróide no dia 2/12. Minha voz não foi afetada em nada, mas algo que me incomoda muito é uma tontura que me acompanha. Isso é normal?
Fiz retirada total da tireoide há seis meses e minha voz ainda não voltou. Será que voltará ?
Olá, Rosana:
Que pena que sua voz ainda não voltou. Creio que seria bom consultar um fono-audiólogo para verificar o tamanho dos danos às cordas vocais e o que poderá ser feito. Conheço pessoas que não recuperaram a voz por completo, mas que sentiram boas melhoras.
Que Deus a abençoe, Betty
Oi Betty, minha tireóide foi retirada por completo no dia 07/12/2015. Assim que eu recebi alta, a médica já deixou a receita dos remédios que eu já deveria começar a tomar. Euthyrox 100, 3 cápsulas de OsCal, cálcio sandoz, se sentisse formigamento. Após 3 dias ela ajustou a dose de OsCal para 5 cápsulas por dia após alguns formigamentos leves. Passei a me sentir muito melhor após a cirurgia, antes tinha muitos sintomas, pq meu problema era tireoidite de Hashimoto, o que causou bócio mergulhante com nódulos. A médica relatou que a glândula estava completamente destruida, toda inflamada, com muitos nódulos e ínguas, por isso me sentia tão mal. O único problema que ficou foi a voz. No início eu só susurrava, agora a voz sai fraca, não consigo falar direito, minha voz está muito estranha. Hoje completam 11 dias e já estou preocupada. Minha profissão fica completamente inviável sem a voz, sou professora, imagina. Queria saber se sua voz está totalmente normal agora. E se vc foi entubada e anestesiada por inalação. Li em um site que essas podes ser as causas. Ótima iniciativa de postar suas experiências. Obrigada!
Olá, Sandra. A minha voz ficou totalmente irreconhecível por várias semanas, mas aos poucos normalizou. Levou uns três meses. Creio que cada caso é diferente. Mas, por enquanto, o que você está observando é bem “normal”. Se o problema continuar, procure um bom fono-terapeuta. Pode ajudar bastante. Acho que fui entubada e anestesiada por inalação – mas já se foram cinco anos e meio desde a cirurgia. O meu entendimento é que os médicos, muitas vezes, se vêem obrigados de mexer com as cordas vocais. E o problema surge dali. Espero que você melhore e consiga voltar a ensinar. Não se desespere de antemão. E lembre-se também que, de vez em quando, Deus nos leva por caminhos estranhos para descobrirmos ou desenvolvermos outras aptidões que nunca teríamos procurado por conta própria. Que Ele a abençoe, dando paz. Abs, Betty
Eu gostaria de saber sentir tontura e uma quentura no corpo um calor horrivel vcs podem me dizer se e normal
Gostaria de saber se realmente se ganha peso depois da retirada da tireóide total, e se pode se engravidar normalmente ?? Aguardo
Olá ! Me indentifiquei com cada linha que você escreveu, fiz a cirugia faz 19 dias e estou me recuperando bem com exceção da voz que está rouca ainda, o médico que me operou é sensacional Dr. Norberto Kodi Kavabata super recomendo atencioso, cuidadoso, exemplo de médico e confiável me deixou super tranquila com cada palavra que dizia, ele me encaminhou para uma fonoaudióloga para trabalhar a voz ele disse que não pode ser qualquer fono tem que ser uma profissional que trabalha com pos cirurgia de Tireoide. Bom e isso! Boa sorte para todos nós!
Olá, Mari. O ganho de peso normalmente acompanha apenas um problema específico que não tem nada a ver com a retirada. A maioria das pessoas não ganham peso, se seguirem os princípios que se aplicam a todos, alimentar-se de maneira saudável e controlada, exercícios adequados, etc. Faz mais de que cinco anos que me operei e não aumentei. Com relação a gravidez, a mesma coisa – a cirurgia normalmente não interfere. Mas é bom falar com seu médico, pois é ele que pode saber de todas as outras áreas da sua saúde, que são relacionadas à possibilidade de engravidar.
Olá, Catia:
Que bom que você teve tão excelente experiência! Pesquisei o nome do seu médico e vejo que ele é de São Paulo. Onde eu moro tb. Meu médico me disse para ter calma e falou apenas da possibilidade de ir para um fono se não melhorasse em alguns meses. E, realmente, fiquei boa dentro de três meses. Minha voz funciona e tem o som de antigamente :-).
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Bom dia ,fiz a retirada da tireoide por completo,agora preciso tomar cálcio+D mas a minha preocupação é que estou ganhando como se fosse umas agulhadas no corte e formigamentos nas mãos ,a alguns dias a traz as mãos repuxaram e fiquei nervosa ,o que pode ser ? me ajuda ,estou fazendo a dieta para o tratamento do iodo.
Vc provavelmente precisa(va) de mais cálcio, Shirlei. Normalmente, o corpo se adapta após uma semana ou duas. Entretanto, se piorar muito, converse com seu médico ou vá a um Pronto Socorro com os documentos da cirurgia e as receitas médicas. Eles podem ajudar. Espero que melhore! Abs, Betty
Eu fiz a cirurgia já tem 8 anos e tenho formigamento
Arritmia cala frios falta de calcio. É ruim os sintomas até hoje.
Creio que isso é assunto urgente para levar para um médico. E, se não conseguiu resposta com um(a), veja outro, até resolver, ou, pelo menos, entender. Abs, Betty
meu nome e Ivanilda acabei de retira a minha tireoide direita, estou sentindo bem só es tou sentindo meus braços fracos, meio sem forças e normal . meu medico não disse se devia continuar tomando ou não o puran ,pois tomava o 75 mg eu mesmo por contra propiá voltei a tamar tou certa ou nao devo
Boa noite. Primeiramente parabéns pelo blog Betty!
Em Junho do ano passado, percebí um nódulo no pescoço, abaixo da mandíbula, muito semelhante a uma íngua, como não apresentava nenhum sonal de infecção, fui rapidamente a um otorrino e aí começou a saga. Porém já de alguma forma imaginava algo da Tireóide em função de minha Mãe ter passado pela Tireoidectomia em 2009 e eu, já fazia anualmente a investigação segundo recomendação médica. Afinal fiz exames de imagem, além do PAAF (punção aspirativa por agulha fina) e no resultado deu carcinoma papilífero metastático e maligno. Curioso é que em minha Tireóide não haviam nódulos malignos. Fiz a retirada do linfonodo afetado (26/08/15)e na biópsia foi confirmado. Somente no último dia 13/01/2016 fiz a cirurgia e foi feita a tireoidectomia total e o esvaziamento cervical radical (procedimento de retirada de todos os linfonodos que foram afetados ou que possam ser afetados no futuro). A cicatriz ficou bem grande, mas percebí que o Médico foi bem cuidadoso quanto ao contorno e linhas do pescoço, o que acredito que minimizará o aspecto. No dia seguinte da cirurgia, ainda no hospital já comecei a tomar o T4 e estou tomando normalmente desde então, os efeitos que sinto, são a sensação de “repuxar” que me incomoda bastante, e a voz rouca, ademais, está tudo bem graças à Deus. Outra coisa é a perda de sensibilidade em parte da cabeça, ombro e orelha, além de toda região onde passa o corte.Já estou voltando as minhas atividades normais, devagar, mas estou. O médico disse que precisaria de 15 dias, mas que dependendo do meu estado, com uma semana poderia estar na ativa novamente. Alguém pode me dizer se existe uma regra para o mínimo de tempo necessário para ficar “de molho”?
Muito obrigado à todos. Um forte abraço.
Bom dia,
Descobri recentemente um carcinoma papilífero na tireóide. Já estou com encaminhamento para cirurgia e a endocrinologista indicou tireoidectomia total. Estou um pouco assustada. Parabéns pelo blog!
Por quanto tempo devo evitar o sol por conta da cicatriz?
Boa noite!!!
Fiz a cirurgia de um
Câncer na tiróide 05/01/2016
Estou sentindo mta falta de ar …Alguém pode me dizer se isso é normal!? Vou começar a fazer sessões de fonoterqpia ,pois fiquei com rouquidão. ..Mas o q mais me incomoda e muito é a falta de ar! Aguardo comentários sobre .Grata!!!!
Não creio ser normal sentir falta de ar, Regiane. Ou você ainda não está tomando o hormônio substitutivo à tireóide? Consulte seu cirurgião, um clínico geral, ou talvez um endocrinologista, para descobrir a causa e procurar alívio. P.S. seu e-mail não funcionou.
Quem pode responder melhor seria um dermatologista, Nayara. Mas se eu me lembrar direito, alguém falou em seis meses no meu caso. De qualquer jeito, se for para praia e não quiser usar uma gola alta ou um xale, é bom usar um protetor solar bem forte.
Abs, Betty
Boa noite!
Gostaria de saber sobre ganho de peso e gravidez. Vc ganhou algum peso?? Da pra engravidar normal!??
Desde já agradeço
Olá, Monique. Pela minha experiência e a da maioria das pessoas que tem interagido comigo, a retirada da tireóide, com subsequente substituição regular pelo hormônio, não causa alteração no peso. Nem deve afetar as possibilidades de gravidez. Quando houver a necessidade de iodoterapia, após a cirurgia, creio que você deverá receber orientações dos médicos sobre o momento certo de iniciar as tentativas. Abs, Betty
Ola Betty, boa noite estava pesquisando sobre retirada de tireoidectomia e entrou no seu blog, gostei muito tirei algumas duvidas. Hj faz 19 dias q realizei cirurgia tireoidectomia total, graças a Deus correu tudo bem a cirurgia, os 5 primeiros dias tive muita dificuldade de engolir, mais graças a Deus estou bem melhor. Estou tomando calcio + vit. D e aquardado p fazer exame PCI, o resultado da biópsia deu carcinoma papilar. Estou c muita fé em Deus q vai dar tudo certo.
No momento estou c formigamento na mão e pé esquerdo espero q seja normal, o medico passou Puran 125 n comecei a tomar por causa do ex. Qto tempo posso ficar s tomar o puran. Abço fica c Deus
Oi, Geny. Fico contente que correu tudo bem com a cirurgia. Com relação ao formigamento, vc possivelmente precisa de tomar uma quantidade maior de cálcio por uns dias. Se puder, consulte seu médico. Ao mesmo tempo, verifique com ele/ela a respeito do hormônio. As pessoas respondem diferentemente à falta dele, mas pelo que tenho visto pelos comentários no blog, a maioria sente algo dentro de poucas semanas. O ideal é fazer o exame/tratamento logo que for possível, mas nem todas as regiões e hospitais tem condições para isso. Pode ser que o médico sabe que vá demorar e quer orientar para parar de tomar mais tarde. Procure saber – não acho bom ficar sem tomar por conta própria, sem confirmar com o mesmo ou com outro quais e quando serão os próximos passos. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá !Fiz minha tireoidectomia em 03.02 pois tinha um nódulo de 0.9 cm maligno(carcinoma papilifrro) e um outro benigno de 0.3cm.Gostaria de deixar também aqui meu depoimento neste blog muito legal.Pois bem, Recebi o resultado da biopsia as vésperas do ano novo e fiquei arrasada.Estava com muito medo pois se tratava de um câncer. Sou Fonoaudióloga e apesar de ter estudado sobre tal patologia na faculdade,quando é conosco parece que desaprendemos tudo.kkkkk. Marquei a consulta e um mês depois fiz a cirurgia que foi um sucesso,tive alta inclusive no mesmo dia pra minha surpresa,não coloquei dreno e nem levei ponto pois foi colado apenas.Hoje 11dias depois da cirurgia posso dizer que continuo muito bem, não tive problemas no pós operatório, minha voz está ótima. O meu médico é muito experiente na área ,graças a Deus!Pra quem ainda vai fazer posso dizer que tenha fé e tudo dará certo! Eu estava morrendo de medo,na hora de entrar no bloco minhas pernas tremiam e eu fui bem chorosa também… Mas a cirurgia é tranquila e você sente apenas um desconforto ao deglutir que passa depois de uns 3 dias.é como se você sentisse a garganta inflamada.Qualquer duvida também estarei a disposição para ajudar.
Estou na fase dos exames pré operatórios e a consulta com o cirurgião está marcada para semana que vem. Tô ansiosa! Parabéns pelo blog! Tirei muitas dúvidas.
Sei muito bem o que está sentindo, Angelique. Console-se sabendo que é uma cirurgia “light” comparado com muitos outras. Que Deus a abençoe, iluminando as mentes e guiando as mãos do cirurgião e dos cuidadores. Abs, Betty
Obrigado pela atenção e pelo carinho. Estou bem tranquila. Só estou mesmo ansiosa (sou muito ansiosa). Marquei meus exames pré operatórios e minha consulta com o cirurgião é na próxima terça dia 23/02. Mando notícias. E obrigado mais uma vez.
No periodo pré iodoradioterapia que é suspensa a medicação e feita uma dieta é comum mudança de humor e principio depressivo?
É comum, sim, Ricardo. Por isso, é bom procurar diminuir o ritmo e evitar situações complicadas, ou esforçar-se para lidar com elas com calma, sabendo que isso é algo temporário. Ter mais compreensão de parentes/amigos é bom, mas não exclui o nosso próprio dever de tentar maneirar as nossas ações e reações. O acompanhamento de um endocrinólogo é salutar, como também toda a pressa possível para a realização do exame. Infelizmente, nem sempre é possível, pois tem regiões de Brasil em que os serviços médicos são falhos, reduzidos ou distantes. Que Deus lhe permita forças, apoio e um tratamento dentro de pouco tempo. Abs, Betty
Bom dia,
Cirurgia marcada! Em 26/03 farei a tireoidectomia total. Ansiosa, muito ansiosa mesmo. Estou com dúvidas em relação à alimentação no pós operatório. Alguém pode me orientar?
Desde já, obrigada.
olá ,fiz cirurgia a 11 dias e minha vóz continua baixa e rouca ,estou muito preocupada ,pode me orientar?obrigada
Elzi, em algum lugar nos posts que escrevi, descrevi a minha experiência com a minha voz (já estamos indo para sete anos desde a cirurgia). Mas demorei uns três meses para recuperar a voz – nas primeiras semanas era irreconhecível. Agora está normal ou até melhor. Converse com seu cirurgião ou seu médico clínico sobre isso, se poder. Tente poupá-la, utilize pastilhas como se estivesse com laringite/faringite, engula colheradas de mel, etc. Se, depois de algum tempo, não melhorar, consulte um fono-audiólogo. Espero que melhore! Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Oi boa tarde! !! Sou katiane e moro em manaus e tbm fiz uma cirurgia da tireoide, descobrir faz uns 4 anos atrás. Senti numa festa da empresa passei mal e quando foi na madruga eu sentir aquele nódulo no pescoço, fiquei bastante preocupada e procurei endroconologista Mário quadros lá com ele tive todo o acompanhamento, tivemos regredir o nódulo mas não conseguimos. Foi aí q ele decide mandar eu operar… e desde daí começou a minha briga pra essa cirurgia. .. fiz diversos exames e me consultei com Dr. Paulo Mendonça (cabeça e pescoço ) mas aqui e tanta gente q toda consulta ela disse q ia marcar e nada demorei anos pra.operar pelo simples de ser só nódulo. .. mas o um dia enfrentei o médico e exigir uma data de cirurgia, aí ele marcou pro dia 15 /02/2016 quando chego de mala e tudo.. fui frustrada e informando q eu médico tinha tirado meu nome da lista da cirurgia. .. eu chorei e muito mas Deus é maior apareceu um anjo na hora e falou: moça marca com dr. Fábio Bindá ele está com a agenda dele vazia e logo logo ele vai marcar, ele mé deu encaminhamento fui ao diretor do hospital e pedir q aquele consulta fosse mas rapido possível… ele vendo a minha situação marcou na segunda dia 15 ( no dia da tal data q estava prevista eu operar) fui com medido Fábio Bindá e logo ele marcou pro dia 24 /02/2016 e graças a Deus deu tudo certo… a operação foi um sucesso, eles só ficaram surpreso com o tamanho da glândula q quando foram retirar ele acharam imenso. Mas estou aqui me recuperando sinto caimbra tomo 2 remédios para o cálcio. Já retirei os pontos, hj faz 11 dias de operada… a minha queixa e só as caimbra mas meu médico já informou e logo logo elas vão sumir eu espero. Há muito cuidado com os pontos pq o meu ficou vermelho já está inflamando e depois q eu tirei os pontos foi um alívio e agora q está começando a ficar normal sem está enchado.. muito cuidado e atenção o pós operatório.
Bjs obrigada por ter espaço pra falar um pouco do q aconteceu comigo.
Katiane, obrigada por compartilhar. Seu relato e indicação poderá ser útil para outras pessoas em Manaus (já morei lá, entre 1987 e 1992). Foi uma luta grande, não foi?! Estou contente que conseguiu e torço para que a recuperação continue sem problemas maiores. Realmente, as caibras normalmente passam em poucos dias. Que Deus a abençoe. Betty
Oi, boa tarde venho informar aqui que eu fiz a tirada tatal das minhas tireóides, no dia 8/3/2016, estou bem melhor, uma dificuldade enorme para engolir, mas minha,voz só está fraca mas não deixei de falar, e como se alguém tivesse apertando a sua garganta, mas estou me recuperando bem, e só manter a dieta pastosa, não forçar para comer e nem forçar uma abertura de sua boca, VC tem que comer como se fosse um bebê, bem pouquinho a cada colher sopa, e não ficar nervoso com os dados da sua recuperação. Tenha calma para tudo, e fé. Tudo vai dar certo sim, boa sorte a todos.
Bom Dia !
Fiz a cirurgia em 10/03 , e estou tomando Puran 75mcg , mas sinto que estou em câmera lenta , e qdo estou em pé meio tonta ! Será q a Rose está baixa ? Sou muito ativa e não gosto de me sentir assim !
Olá,
Parabéns pelo blog,
Fiz tireoidectomia ha 5 meses. Me recuperei bem, a voz voltou quase ao normal, o cálcio tb, a cicatriz ainda é bem feia, uso sempre gel cicatrizante mas pelo jeito vai demorar pra ficar discreta. Apos 1 mês da cirurgia estava de volta a minha rotina e feliz pq finalmente, depois de quase 2 anos de tratamento, estava me sentindo saudável com ânimo, concentração, pele bonita, meu corpo antes era inchado e então voltou ao normal. Enfim, estava bem. Tomo 100mg puran t4. Mas ha duas semanas, depois de 5 meses da cirurgia, comecei a ter mal estar novamente, cansaço, cabeça pesada, suor nas mãos, frio, náuseas, a ponto de nao levantar da cama. Como se estivesse com virose mas é da tiróide. Faz 1 semana que nao vou trabalhar. Peço a Deus todos os dias que me ajude pq confesso a vcs que estou péssima. Retornarei ao medico com exames essa semana e depois conto a vcs o porque de estar assim. Bjs a todos.
Obrigada, Adriana, pela participação. Espero que você esteja melhorando mais e mais. Que Deus a abençoe, Betty