Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
Ola Pessoal.. ola Betty!!
Fiz a cirurgia da tireoide e hoje esta completando 15 dias.. confesso que no inicio foi sofrido para mim, por conta das dores e incômodos, mas depois de 4 dias que foi retirado os pontos eu já estava ótima graças a Deus, alguns incômodos ainda persistem mas nada comparável ao inicio da cirurgia. O único sintoma que estou sentindo é muuito sono.. estou bebada de sono.. será que é normal???? A biopsia ainda nao ficou pronta pq segundo os médicos foram feita 3 avaliações e eles nao conseguiram identificar o tipo de nódulo por se tratar de um nódulo diferenciado, o material foi para uma conferencia nos EUA para avaliação e estudo, e o laudo ainda vai demorar um pouco mais. A principio fiquei assustada, Mas sirvo a um DEUS VIVO, nEle deposito toda a minha confiança e vida, e com paz e alegria descanso nEle. Enquanto isso o dr. me passou eutirox 75 mg até o resultado da biopsia. Voltarei assim que o laudo estiver pronto.. bjos e boa recuperação aos que fizeram a cirurgia recentemente.
Olá bom dia,
Hj fazem exatamente 07 dias q fiz a cirurgia d Tiroidectomia total…
Li as msgs, q inclusive me foram bem esclarecedoras.. Mas ainda estou com muita dúvida a respeito..
Ontem tirei os pontos, ficou + confortável…
Mas e o repouso? Quando estarei apta ao serviço doméstico?
O médico me deu 15 dias!!!
E um período razoável, é muito pouco!!!
Me ajude…
Grata
Suzana
Ola gente.
Fis a Tireoidectomia dia 21/04/16, exatamente há 5dias atrás. Porém somente hoje que estou começando a falar um pouquinho.
Mas não me lembro do médico ter falado em quantos dias e nem onde tirarei os pontos da cirurgia.
Se alguém pudesse me ajudar…agradeço desde já.
Abraços,
Jucileyla
Olá, retirei toda glândula à 2 anos e meio. Estou desanimada, pq até hoje não melhorei, não consiguimos etabilizar a taxa de hormônio.
Faço tratamento psiquiatrico desde então.
Demanhã é um desgaste muito grande me levantar da cama, pq não tenho forças e nem vontade. Mas tenho que o fazer pra ir trabalhar.
Minha pergunta… Nunca vou melhorar, estou cansada.
Oi gente! Minha cirurgia estava marcada pra 26/03, mas foi antecipada em um dia. Isso mesmo, no feriado! Correu tudo bem, pós operatório muito tranquilo, fiz a cirurgia com um médico que me passou toda tranquilidade necessária. Cirurgião excelente tanto no aspecto humano quanto no profissional. Tonturas e náuseas no início mas já passou. Estou tomando Puran T4 100 mg e OSCal 500 mg cálcio e 400 mg vitamina D. Não tive nenhuma alteração de voz, nenhuma mesmo, já saí do centro cirúrgico falando normalmente. Tinham dois nódulos, um de 1,5 por 0,4 e outro de 1,2 por 0,5. Os dois eram carcinomas papilíferos e agora estou aguardando pra fazer PCI. Bjs em todos!
Fiz cirurgia de retirada total há dois dias atrás. Dia 12 de abril de 2016. Estou bem, sai falando bem, estou apenas com um formigamento nos lábios e um pouco de cansaço. Temo que isso possa piorar, mas vai ser algo que terei que enfrentar. Estou já tomando cálcio. No final do mês vou ver o resultado de meu nódulo. Fiz uma cirurgia bariátrica há 5 anos e tenho muito medo de engordar novamente, mas vamos ver o que vai acontecer.
Que pena, Solange. Não é muito frequente que isso acontece, pelo que tenho lido. Não sei quem você consultou e se você tem opções médicas na cidade em que mora. Mas, se eu estivesse no seu lugar, eu continuaria procurando resolver o problema do desgaste e falta de forças. Pode ser com algum(a) endocronologista. E/ou talvez com um clínico geral – alguém que avalia todos os aspectos da sua saúde para descobrir se existem outras razões para o problema. Pode ser bom conversar com um homeopata. Na minha experiência, apesar de eu mesma não ter precisado pessoalmente, tenho observado que alguns deles procuram conhecer os vários aspectos da saúde de uma pessoa e avaliar como eles se encaixam.
Se você já pode ser classificada como idosa, um(a) geriatra pode ser outra opção. É uma outra especialidade que foca em avaliar o todo da pessoa – de maneira holista.
Sempre alguns profissionais são mais capazes e qualificados de que outros, mas pode valer a pena investigar assim – com pessoas acostumadas a dar um passo para trás e “pensar fora da caixa” (think outside the box – como dizem em inglês). Uma vez que colocar o dedo na causa, aí talvez possa voltar para algum especialista.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Gelinha: Que bom que tudo correu bem até agora. Deus permitindo, você também poderá lidar bem com a próxima etapa, na esperança de que seja a final, por muito tempo! Que Deus a abençoe, Betty
Telma, é muito normal ter essas sensações durante os primeiros dias. E é uma bênção sair falando bem. Eu não engordei depois da cirurgia (já passaram-se sete anos) e não creio que seja um efeito colateral usual. Continue com boas práticas de alimentação e atividades físicas. Ou foque mais nelas se se relaxou nos últimos tempos. Não deixe a ansiedade estimular o apetite, e as chances de engordar novamente serão poucas.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, bom dia, fiz a tireoidectomia total há 13 dias, graças à Deus estou me sentindo muito bem, já passei na endocrinologista e estamos controlando as doses dos remédios. O único problema é que minha família não quer que eu converse pois estão com medo de dar problemas futuros, apesar de já ter saido do hospital conversando. Será que posso conversar normalmente mesmo ou tenho que esperar algum tempo?
Obrigada.
Ola fiz a retirada da tireoide total a dois meses antes não doía mas agora do nada começou a doer por dentro não consigo engolir isso é normal estou preocupada alguém que já fez a cirurgia pode me ajudar obrigada
Hoje está fazendo 9 dias que eu fiz a retirada de uma parte da tireoide que estava com dois nódulos. Foi uma cirurgia tranquila. Mas hoje estou sentindo dor ao engolir e estou vendo que há um pequeno inchaço no local da cirurgia. Não levei pontos, foi colada. Me digam se é normal, pois já estou preocupada. O único medicamento que o médico mandou eu tomar foi dipirona ou nov alguma. O resultado da biópsia só vai chegar daqui a 40 dias. Mas como disse a Rubia eu também creio num Deus que me protege e a ele entreguei toda as minhas preocupações .
Beth esqueci de te perguntar como quanto tempo podemos lavar a cabeça. Esqueci de perguntar ao médico. Como eu moro distante da cidade onde fiz a cirurgia pode ser que alguma de vocês que já passaram por essa fase poderão me ajudar.
Olá, Luciene, depois de nove dias, creio que já está muito na hora de lavar a cabeça! Se você achar que não está completamente sarado em algum cantinho, põe um bandaid em cima durante o banho. O importante é não pegar sol na cicatriz por enquanto. Para que fique mais e mais invisível.
Espero que tudo corra bem nesses dias de espera dos resultados. Se piorarem os sintomas, consulte um clínico geral. Ou, se poder, ligue para o cirurgião.
Um grande abraço, Betty
Bom dia Bethy
Estou aguardando a sua resposta do último comentário que eu postei.
Olá, fiz retirada total da tireoide, a 63 dias atras (03/03), a informação dada pelo cirurgião é que correu tudo bem, recebi alta hospitalar no dia seguinte, não recebi nenhuma orientação sobre restrições pós operatórias, na segunda semana pós cirurgia comecei a fazer algumas atividades domesticas leves e colocar minha neta de 1 ano e 3 meses (12 kg) no colo, apos 40 dias, em um sabado, após longas conversas no telefone com familiares, comecei a sentir um certo desconforto na garganta, um pouco de rouquidão, ai começou inchar, e muito, parecia que eu tinha engolido um limão médio e tinha ficado retido na garganta bem no corte cirúrgico, estava com retorno médco para a terça feira seguinte, adiantei pra segunda, o médico examinou fez uma aspiração, quase nada foi retirado me receitou um antiflamatório e pediu para que voltasse na semana seguinte, o inchaço regrediu um pouco, sinto um certo desconforto ao engolir, ao retornar ao médico me examinou mediu o caroço solicitou exames das taxas hormonais e me pediu para retornar com 30 dias, questionei sobre restrições, sem restrições! estou preocupado??
Olá, Lourinaldo. Vejo que já são dois meses desde que foi feita a cirurgia. Na minha experiência de leiga (apenas fiz a cirurgia há seis anos e leio e respondo aos comentários que me vem), não vi isso acontecer tanto tempo depois. Creio que, se fosse eu, e o caroço não regredisse em pouco tempo, então, além de fazer os exames, procuraria outro médico para uma segunda opinião, levando todos os documentos e exames da tireóide de antes, durante e após a cirurgia. Com relação a restrições, eu não sei quais seriam. Apenas não exageraria nos movimentos do tronco superior. Que Deus abençoe e guie. Abs, Betty
Boa tarde a polco tempo descobri que tenho um nódulo na tireoide, e sera preciso fazer a retirada do mesmo.Estou com muito medo e gostaria de saber com funciona a cirurgia, quanto tempo ficarei afastada das minha atividades física e de meu trabalho?
Maine, cada caso é diferente. As respostas às suas perguntas estão com os médicos que tem os seus exames na mão. Se for ler os posts (e os comentários) de antes e de depois desse post (7), poderá descobrir quais foram as experiências de outras pessoas e comparar os relatos delas com a sua própria experiência e situação. Saiba, entretanto, que existem problemas de saúde, e tratamentos, muito mais complexos, difíceis e demorados. O tratamento normalmente é relativamente rápido. Que Deus console e fortaleça. Abs, Betty
Olá Betty!!!!
Irei passar por essa cirurgia de tireoidectomia e congelação,foi muito bom esses relatos .De muita valia esse blog,ainda mais vindo duma Serva do SENHOR.
Olá, Luciana. Que bom que os relatos ajudaram! Que Deus a acompanhe e encaminhe em todas as etapas do tratamento, guiando também as mãos dos médicos e dos cuidadores. Um grande abraço, Betty
olá!!! boa noite tbm vou realizar a cirurgia tenho seis nodulos…minha duvida é trabalho em call center no atendimento. atendo quase 100 ligações por dias …será que posso volta logo ao trabalho.
Viviana, creio que você pode esperar ser necessário reservar algumas semanas para repousar a voz. Mas quem vai poder determinar isso é o cirurgião e o seu médico (ao olhar os exames e o laudo da cirurgia). Às vezes,as cordas vocais quase não são afetadas. Outras, apenas um pouco. As minhas sofreram bastante, mas, felizmente, eu voltei a falar normalmente (levou três meses). Foi uma diferença entre nem meus filhos me reconhecerem no telefone e (agora) amigos de infância saberem quem sou numa ligação. Aconselho que você se poupe até o médico liberar, porque os primeiros dias são muitíssimo importantes para sarar adequadamente. Descuido no início pode causar prejuízo permanente. Que Deus a abençoe, Betty
Olá, eu operei a sete dias, já estou conseguindo comer e beber normal, porém não consigo falar direito, minha voz não sai, falo com o tom de uma pessoa q está cochichando, será q isso é normal? Por favor me ajudem tô muito preocupada em ficar sem voz…
Olá,Leliza. A resposta à sua pergunta segue o comentário que entrou antes do seu. Abs, Betty
Olá. ..fiz cirurgia da tiróide em outubro. ..foi tudo aparentemente normal. .depois de 6 meses descobrir uma fenda nas corda vocal esquerda. .Isso e outros problemas m causou uma depressão. .tomo vários remédios…
Gostaria de saber se posso tomar esse hormônio que é o puran t4 50 mg….a tarde?
Pois um dia desse esqueci de tomar ele de manhã em jejum e passei o dia bem…Quando lembrei era 15 hrs…ai tomei e hoje fiquei mal o dia todo. ..
Olá. Fiz a cirurgia dia 24/05 para a retirada total da tireoide e de um nódulo, não levei pontos no local, meu cirurgião usou uma “cola” chamada colorbond. Disse-me que é mais seguro pois evita inflamações. Como sou alérgica a antiinflamatórios não homonais foi um alivio. Sai da cirurgia sem falar nada e com dor de garganta e uma secreção muito intensa que causou muita tosse. Hoje 3 dias depois quase não sinto dores, o local quase não inchou mas ainda estou sem voze tenho tossido muito, pricipalmente à noite e quando estou deitada. Falo muito baixo e com muita rouquidão. Segundo o médico minha voz vai demorar uns trinta dias pra normalizar. Estou tomando calcio e esperando o resultado da biópsia pra então voltar ao endócrino.
Fiz cirurgia há 18 dias. Tinha cinco nodulos mas nenhum maligno. Un bocio coloide com 4,00cm. Fico me perguntando se realmente era preciso a retirada da tireoide. Estou bem , apenas qdo engulo há um repuxado no pescoço e parece que o alimento nao desceu. O wye você com toda a sua experiencia tem a me dizer?
Olá, Socorro. Meu blog é um conjunto de experiências de centenas de pessoas que você pode consultar ao ler os comentários debaixo dos posts. Não tenho experiência além da minha própria e não passei por isso o que você está sentindo. Se não melhorar, creio que será bom consultar o seu médico novamente. Ou um clínico geral. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Adalva. A regra do remédio, que me passaram, é tomá-lo uma meia hora, mais ou menos, antes do café da manhã. Se esquecer, tomar quando lembrar. E voltar a tomar normalmente no dia seguinte. Também, para a maioria, não é o fim do mundo se esquecer por um dia ou dois. (Já fiquei sem, em várias situações, sem sentir nada diferente.)
Se não melhorar, e se for possível, mude de médico. Procure outro endocrinologista. Ou clínico geral para ter outra opinião. Se possível, procure aconselhamento para adaptar-se à sua situação atual, para encontrar maneiras de enxergar beleza nas coisas e acontecimentos ao seu redor (tanto grandes quanto pequenos) e para ser mais e mais útil e abençoados para os seres que a cercam nesse mundo em que Deus a colocou. Assim, encontrando propósito e contentamento, talvez possa livrar-se (devagar) de boa parte dos remédios com a ajuda de médicos qualificados que compartilhem desse ponto de vista. Abs, Betty
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguem vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 16, versículo 6.
Giuliana. Obrigada por compartilhar. É normal ter a garganta e a voz irritadas depois dessa cirurgia. Tente não forçar muito por enquanto. A minha voz estava completamente irreconhecível no início – ninguém me reconhecia no telefone. Mas com uns três meses, havia voltado ao normal. Espero que seja assim com você e que você continue tendo bons cuidados nas etapas futuras – esperamos que o resultado seja negativo. Mas, se não for, saiba que o tratamento normalmente é bem mais suave do que muitos outros para combater células cancerosas em outras partes do corpo. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
bom,realizei a retirada da tireoide total…ok, que hoje com dose dias apos a cirurgia realizei tuma grande caminhada no sol…ai to sentindo um um inchaço no local,. to preocupado.
Olá fiz a retirada total da tireoide… Pra mim foi muito tranquilo se não fosse a menstruação, começou a descer antes de acabar o anticoncepcional e não para, não está normal como sempre foi… Alguém pode me ajudar?
Moretson, não sei se você está preocupado com o resultado do esforço ou com o efeito do sol. Com relação ao esforço – doze dias já deve permitir esforço sem exagero. Com relação ao sol, a regra é de passar um bom tempo (vários meses) sem expor a cicatriz para que não fique muito visível. Normalmente, os médicos dão parâmetros para seguir. Se o inchaço não desaparecer, ou piorar, consulte seu cirurgião, ou um clínico, dermatologista, endocrinologista… Que Deus o abençoe.
Olá, Camila: Fico feliz que a cirurgia foi tranquila. Com relação ao problema citado, eu, como leiga no assunto, apenas lendo os comentários dos outros, nunca soube disso acontecer. Entretanto, se o problema se prolongar ou repetir, creio que seria bom consultar o seu endocrinologista ou ginecologista. Que Deus a abençoe. Abs, Betty (P.S. Seu e-mail não funciona).
fiz a retirada da tireoide ha 27 dias correu tudo bem, a minha preocupaçao é com minha voz que esta muito rouca e fina será que volta ao normal me responde por favor…
Cleusa, a minha voz demorou quase três meses para recuperar-se. Entretanto, cada caso é diferente. Se não normalizar em pouco tempo, sugiro que consulte um(a) fonoterapeuta. Que bom que o restante correu bem! Que Deus a abençoe. Betty
Olá fiz a cirrurgia tem um mês e dez dias as células estavam se modificando e a medica preferiu por faze-la, ainda sinto um incomodo na hora de engolir e uma dorzinha q incomoda, minha voz ainda ñ esta normal e as vezes fico triste por ñ poder louvar já q canto na igreja,queria saber betty se esse incomodo principalmente na hora de engolir seja solido ou liquido é normal,obrigada e a paz.
Marcia. Se o incômodo não passar logo, acho que vale a pena consultar um médico. Pode ser um clínico geral, ou um(a) laringologista. Você deve também ser acompanhado por um(a) endocrinologista que, também, poderá indicar um especialista para verificar porque isso continua acontecendo, o que poderá ser feito. Espero que logo passe. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Bom Dia Betty!
Passei pela tireoidectomia dia 13/05/16 no AC Camargo. No pós cirúrgico tive dores de ouvido e nos dentes, lado direito do rosto, me encaminharam para o otorrino, passei em consulta dia 31/05 e fui diagnosticada com paralisia de cordas vocais. Alguém já teve esse problema? O prognóstico é bom?
Outra dúvida, aproveitando que você tem contato com tantas pessoas, quem passa por esta cirurgia e confirma o diagnostico de carcinoma papilifero pode sacar o FGTS? Obrigada e Parabéns por ajudar e compartilhar com tantas pessoas suas experiências. Deus a abençoe. Abraço. Claudia
Olá, Claudia:
Tem um monte de comentários com relação a paralisia das cordas em baixo dos 12 posts da série sobre a cirurgia, do ano de 2009. A maioria das pessoas não sofre sequelas grandes, mas, de vez em quando, as cordas vocais poderão ser afetadas. Pode ser por falta de habilidade ou cuidado médico (não muito provável no lugar em que você se operou) ou porque o local ou o grau do(s) nódulos era problemático. Você fez a coisa certa, consultando o otorrino e iniciando a fonoterapia. Muitas pessoas melhoram bastante com os tratamentos e exercícios desses especialistas. Espero que seja o seu caso também.
Com respeito ao FGTS, sei que ele é liberado para pessoas que comprovam metástase que resulta em câncer crônico. Meu marido, que é tratado com injeções caríssimas (felizmente, pelo SUS agora) de três em três meses, e que faz regular acompanhamento com alguns exames caros, tem câncer e recebe o FGTS diretamente (continua trabalhando). Mas, creio que levou um monte de papelada e exames e declarações para conseguir esse direito.
Fica dificil, não?! A gente prevê mil utilidades para aquele dinheiro, e seria muito bom recebê-lo. Mas, ao mesmo tempo, não é agradável softer de câncer que exige tratamento perpétuo pela existência de metástase. Portanto, eu mesma lhe desejo a opção de ficar sem receber, por enquanto…. Mas é bom lembrar do fato, se for preciso.
Entretanto, de qualquer jeito, vale a pena pesquisar mais, com os órgãos competentes. Veja o site para o qual envio o link. Lá, não fala em metástase e outros requerimentos. Mas creio que eles existem. Se conseguir receber, poste um retorno aqui no blog.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
http://www.fgts.gov.br/trabalhador/quando_sacar_o_FGTS.asp
Neoplasia maligna (câncer):
O trabalhador acometido de neoplasia maligna (câncer) ou o trabalhador que possuir dependente acometido de neoplasia maligna pode sacar o FGTS.
Documentos necessários para o saque:
– Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado; e
– Carteira de Trabalho, exceto quando se tratar de diretor não empregado ou trabalhador avulso, ou outro documento que comprove o vínculo empregatício; e
– Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e do término do mandato, registradas no Cartório de Registro de Títulos e Documentos ou na Junta Comercial e, ainda, dos estatutos quando as atas forem omissas quanto às datas de nomeação e/ou afastamento, ou ato próprio da autoridade competente, quando se tratar de diretor não empregado; e
– Cartão do Cidadão ou número de inscrição PIS/PASEP ou Inscrição de Contribuinte Individual junto ao INSS para o doméstico não cadastrado no PIS/PASEP; e
– Atestado médico com validade não superior a trinta dias, contados de sua expedição, firmado com assinatura sobre carimbo e CRM do médico responsável pelo tratamento, contendo diagnóstico no qual relate as patologias ou enfermidades que molestam o paciente, o estágio clínico atual da moléstia e do enfermo, indicando expressamente: “Paciente sintomático para a patologia classificada sob o CID________”; ou “Paciente acometido de neoplasia maligna, em razão da patologia classificada sob o CID________”; ou “Paciente acometido de neoplasia maligna nos termos da Lei nº. 8.922/94”, ou “Paciente acometido de neoplasia maligna nos termos do Decreto nº. 5.860/2006”; e
– Cópia do laudo do exame histopatológico ou anatomopatológico que serviu de base para a elaboração do atestado médico; e
– Comprovante de dependência, no caso de saque em que o dependente do titular da conta for acometido pela doença; e
– Atestado de óbito do dependente, caso este tenha vindo a falecer em consequência da moléstia, a partir da vigência da MP 2-164-40/2001 de 26/07/2001.
Olá ,fiz cirurgia de retirada total da tireoide há 9 dias ,tudo correu bem graças a Deus.Mas tenho uma dúvida,sou professora e gosto de lecionar,será q vou poder continuar minha vida normal usando minha voz,pois um assistente social me disse q talvez terei de me afastar da sala de aula.Isto me preocupa.será q podem tirar minha dúvida.pois desejo continuar com meu trabalho.
Olá, Nice: você está sem voz agora? Com problemas no falar?
Boa tarde, fiz a retirada total da tireóide dia24/05/2016. Com um cirurgião Dr.Abilio Nunes cirurgião cabeça e pescoço . Sai falando até agora não tive nenhum problema. Só nós dois primeiros dias comi pastoso porque ao engolir sentia um pouco de dor por conta de ser entubada. Estou tomando Shyntroid 88 Mcg e nutricalD duas vezes ao dia. Tirei os pontos com dez dias tudo seco e acicatriz quase não se vê. A dermatologista me passou um gel cicatrizaste que já tem protetor solar usar duas vezes ao dia Kelo-cote UV 30. Ainda não recebi a biopsia mas o médico disse que 90 por cento no meu caso de não ser câncer. Fiz punção e deu negativo graças a Deus. Vou fazer os exames de sangue dia 4 de julho pra ver se preciso ajustar a dose do remédio. Fui em dois cirurgiões gerais mas sentir firmeza no cabeça e pescoço que me detalhou tudo o que podia acontecer. Espero que possa ter ajudado alguém.
boa noite, vou operar da tireoide total dia 28/06, e o medico disse q me dará 15 dias de atestado, só q eu trabalho numa cozinha industrial e só tem eu de homem e pego muita panela grande;Só os 15 dias é o bastante para repouso??
Olá, Weudes:
Em muitas ocasiões, 15 dias é o bastante. Entretanto, creio que o médico vai marcar um retorno para você depois da cirurgia – para ver se você está reagindo, como está a cicatriz, se estiver com dor e qual o resultado da biopsia. Nesse momento, você poderá conversar com ele sobre sua situação específica. Se ele achar que você ainda não está pronto, ele deverá poder prolongar o tempo de repouso.
Que Deus o abençoe, guiando as mãos e as mentes das pessoas que cuidarão de você.
Abs, Betty
Dione, obrigada por compartilhar. Sempre é encorajador saber de alguém que sofreu pouco com esse procedimento. Continue assim – a tendência do ser humano é de compartilhar as queixas mais do que os reconhecimentos. Que Deus a abençoe. Abs
Ainda não o resultado do meu exame estou aguardando confiante em Deus.mas fiquei feliz em ler as mensagens. Força a todos
Que Deus abençoe você também, Sandra.
Operei de tireoide a 44 dias, gostaria de participar do grupo.