Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
Meninas saiu o resultado da minha biopsia e ainda não tive tempo de ir mostrar pro meu médico.
Mais a conclusão do exame foi: Aspectos citológicos compatíveis com nódulos coloides com alteração cística.
Alguém aqui já recebeu um diagnóstico parecido pra me explicar o que significa isso? Pesquizei no google mais não me adiantou muito… Estou anciosa pra saber o significado…
Bjoooooooo
Betty, boa tarde! Foi muito bom ter encontrado tuas palavras em relação a cirurgia de tiroide, estarei fazendo a minha amanhã 25/05/2010 á 7 horas. Não sei explicar como estou me esentindo em relação a tal fato. Mas depois do que li, entendi que não é tão simples como estou pensando pois o diagnostico na punção foi de neoplasia folicular e tem uma outra palavra que somente vendo o exame poderei lembrar. Estou no ecritorio pois tinha que passar algumas orientações para a minha assistente (Contabilidade), mas daqui a pouco irei embora tenho que comer alguma acoisa até as 18 hs e depois ficar em jejum absoluto. Adorei ter lido a tua experiencie, farei bom uso de tudo e depois entrari em contato para informa-la como foi a minha cirurgia. Um grande beijo com carinho, Lúcia.
Olá, Lucia:
Você leu toda a minha história?–vejo que está no post 7. Começa aqui, na parte vermelha no fim. http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=889 .
No início, a gente fica assustada. Depois percebemos que, para a maioria, a cirurgia e o tratamento não são bichos de sete cabeças, em comparação com muitas outras doenças. Faz um ano desde que “entrei na faca” e estou muito bem. Hoje fiquei contente porque a secretária da fisiatra que cuida do meu sogro reconheceu a minha voz pelo telefone! Contribuiu talvez o meu sotaque de gringa misturada com pronúncia nordestina, mas ainda assim… No começo, ninguem sabia que era ia falando, nem meus parentes…
Vá procurando as bênçãos em meio aos temores e lutas. E seja uma bênção para aqueles que lhe ajudam e cercam, no hospital e em casa. Pode ser que tanto você quanto eles vão ter que aprender a lidar com esta nova situação, de estar recebendo em vez de que dando (ou dando em vez de que recebendo) carinho e ajuda.
Os primeiros dias podem ser um pouco dolorosos, mas depois passa. Aproveite para descansar, ler, ver filmes, ouvir música, colocar os albuns fotográficos em dia… Não converse demais. Não pegue em peso. Esperamos o seu relato.
Abs, Betty
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguem vem ao Pai senão por mim. João 14.6
ola, betty, minha irma esta com cacinoma papilar e esta desesperada o medo dela e de nao viver muito tempo mais, ela pergunta o tempo todo se alguem conhece quem ja sobrevive a mais de 10 anos com essa doença ,alguem pode me ajudar com essa resposta? ela esta me deixando louca.
Olá Betty, meu nome é Luzia, tenho 27 anos, tem 1 mes e meio que fui submetida a cirurgia da tireoide, foi maligna. Fiquei desesperada ao saber que estava com essa doença, mas graças a deus ele me fortaleceu e continua me dando força para levar a vida em frente, fiquei muito feliz pelas suas palavras, me fortaleceu ainda mais, que bom q vc esclareceu quanto ao esquecimento do medicamento, sempre tive essa curiosidade. Me sinto muito impaciente, não sei se é consequencia da cirurgia.
um grande abraço
Olá Oliveti, tb fiz essa cirurgia a 1 mes e meio e tb estou muito preocupada, pois tb apresentou inchaço no local da cirurgia. Após a cirurgia fiquei com dificuldade para locomoção do pescoço, as vezes ele fica um pouco duro prara virar ao lado. Alguem sabe me dizer se isso é normal. Um abraço para todos e que Deus nos dê força cada vez mais.
Betty ,boa tarde fiz minha cirurgia em fevereiro de 2010 tem 4 meses e agora começei a sentir sensaçao de desmaio e preciso me mexer para voltar ao normal, sinto tambem formigamento e minha cabeça fica como se desse um branco sabe ..nao sei se é devido a cirurgia mas nao sentia isso antes e tambem sinto ansiedade ainda maior apos ter feito e ja engordei uns 5 kg alguem sentiu ja isso??? tomo puran t4
e .. ROSELIA a mae de minha cunhada tinha nodulo na tireiode maligna fez a cirurgia e iodo radioativo …faz 7 anos esta bem muito bem …fiquem na paz do senhor!
Olá, Veronica:
Creio que você deve procurar um médico ou uma médica endocrinologista (depois de eliminar a possibilidade de uma gripe ou resfriado, pós-vacina, etc). Você não deve aceitar isto como normal, sem bastante pesquisa e “correr atrás”.Pode ser uma falta de cálcio ou uma dose diminuida ou exagerada de hormônio ou talvez outra coisa. Se o primeiro médico não resolver, tente outro, levando todo seu histórico e exames. Esperamos ter logo boas notícias da sua parte.
Que Deus a abençoe, Betty
olá para todos , recebi a biopciaha 2 dias atras, deu carcinoma folicular, ou seja cancer, quando o medico falou quase cai , mas depois que entendi que naõ~tinha metastase e tava muito concentrado nos nodulos ou seja encapsulado , agradeço muito a Deus, pois acredito que foi tudo ajuda dele para minha descobrir taõ cedo sem nenhum sintoma nem aparencia , apenas um medico curioso que ao fazer uma ultrassom de mama olhou a tireoide, tambem fiquei feliz ao saber q talvez naõ vou precisar fazer reposiçaõ hormonal pois ele retirou apenas 80% da tireoide nem vou fazer iodoterapia, meu medico é muito bom alem de ser muito chato, ele é professor de universidade medica, a volta so em janeiro ou em caso de algum problema que se meu jesus permitir naõ vaiter bjaõ a todas xau.
oi colega, pela primeira vez vejo seu depoimento, e gostei bastante, tb fiz cirurgia de tireóide total já faz 2 meses e é muito bom saber o q outras pessoas sentem tb, gostaria de saber se vc já sentiu depressão, pois eu sinto bastante, um grande beijo, me responda
Querida Maritza:
Tentei lhe responder via e-mail, mas seu hotmail não quer entregar a minha carta. Mande-me seu e-mail como comentário, e eu o usarei, sem aprovar/posta-lo, para não espalhar seu enderenço. Ok? Abs, Betty
Olá Betty!
Primeiramente gostaria de parabenizá-la por sua iniciativa e incrível ajuda que tem dado a todos aqui no site. Realizei minha cirurgia da tireóide total há um mês, tudo correu bem graças a Deus, no entanto, ainda sinto formigamento pelos pés e mãos, e sinto meus braços um pouco enrijecidos, o que me assusta, tomo 2 comprimidos ao dia de Oscal D, meu retorno ao médico será daqui um mês, e terei de fazer os exames para checagem. Gostaria de saber se é normal depois de um mês ainda sentir esses sintomas, me sinto desamparada, não queria retornar ao médico antes do período em que ele falou, as vezes posso estar preocupada com algo que é normal, mas será que pode ser também perigoso de alguma forma?
Um forte abraço!
Olá, Daniele:
Agradeço suas palavras agradáveis. Não sou especialista no assunto, mas meu entendimento na época era que formigamento leve e ocasional não é tão sério, apesar de incomodar. Eu procurava mexer o membro afetado e continuar. Depois de algumas semanas, passou de vez. Pelo que soube, o problema é causado porque mexerem com as glândulas para-tireóides. Se, entretanto, forem formigamentos constantes ou caibras fortes e repetidas, eu tentaria consultar o médico ou, melhor ainda, um endocrinologista. Afinal é para este ou esta que o cirurgião lhe enviará para acompanhamento após a última consulta,. Outra opção pode ser de ir para o pronto socorro do hospital em que você se operou, mas apenas se isto lhe incomodar muito ou vier acompanhado de outros sintomas preocupantes.
Espero que ajude. Que Deus a abençoe, Abs, Betty
P.S. Mais outra sugestão, se as de cima forem difíceis. Se tiver um amigo médico (ou um posto que regularmente frequenta), peça um pedido para fazer exames laboratoriais para verificar as suas taxas. Assim, você já poderá ir para o endocrinologista ou o cirurgião com estes resultados e começar logo a trabalhar em cima.
tb fiz está cirurgia da tiriode e estou sentindo furmigamento nas mãos e pernas gostaria de saber se todos vcs sentiram isso?
Um abraço
Olá, “Anildanica”:
Formigamento é comum porque sempre mexem com as paratireoides para tirar a tireóide. Normalmente passa depois de alguns dias. Se for contínuo ou acompanhado por fortes caibras, fale com seu médico, está bem? Se você ler os posts e comentários anteriores, descobrirá que eu e outros sentiram a mesma coisa.
Espero que melho
Querida Betty (desculpe a intimidade, mas me identifiquei tanto com vc!) hoje 28.10.10 faz um mes e oito dias da minha tireoidectomia total. Sou adventista e creio imensamente que foi providencia de Deus minha história tb pois meu gineco quem achou entre meus ultrassons uma ultrasson que fiz em jan/10 com nódulo de 2,5cm na tireoide direita, e me encaminhou ao médico de cabeça e pescoço, foi tudo tão rápido, não tive problemas nenhum, nem rouquidão, nem dores, incomodos, formigamentos, enfim tenho tanto a agradecer a Deus por tantas bençãos, porem, na biópsia apos a retirada deu um carcinoma papilífero (o qual me assustou muito a princípio) mas tenho orado diariamente e sei que Nosso Senhor tem me amparado e tb acredito que cheguei até seu post por bençãos de Deus…. enfim irei repetir meus exames no próximo domingo 31.10.10 pra saber se será necessário a iodoterapia, mas irmã creio imensamente no poder da oração, e sei que não será necessário pois dia após dia encontro situações muito piores que a minha (sou da área da saúde, téc. enfermagem) e amo ajudar ao próximo. Portanto ter encontrado hoje seu post e lido sua história só vem a confirmar o quanto Deus é Fiel. Agora preciso dormir pois meu coração está em paz, obrigada irmazinha imensamente por seu post e estarei orando tb por ti e toda sua familia! Deus a abençoe! forte abraço em Cristo Jesus…. Selma
Olá,
eu farei uma tireoidectomia emb rfeve e gostaria de saber quando poderei voltar a trabalhar??
Não posso parar de trabalhar, vivo com este saário, alguém poderia me responder??
Oi pessoal, entrei no blog por curiosidade em pesquisar sobre o médico que vai operar uma amiga minha. Eu fiz tireoidectomia total em 09/2000 com esvaziamento cervical (retirada de gamglios comprometidos), tinha carcinoma papelifero com caracteristicas foliculares. Fiz Iodoterapia. E estou aqui com exames de tireoglobolina = 0,5 desde lá. Estou muito bem, mais ainda sinto o pescoço meio duro e a minha voz quando forço em falar demais e alto fica meio rouca. Qualquer duvida podem falar comigo, via email. Garanto que meu caso foi bem grave e isso ja faz mais de 10 anos e meus exames, segundo o médico, estão muito bons. preciso fazer o controle de ano em ano ainda. Abraços. Nelise
Preciso de sua ajuda. Brevemente vou fazer a extração total da tiroide devido a bocio nodular, mas tenho muitas duvidas e preciso de ajuda!
Depois da cirurgia posso engravidar? Quanto tempo depois? É mais dificil engravidar? Engordamos depois da cirurgia? Temos algum tipo de dores no futuro?
Muitoooo Obrigada pela atenção e pelo carinho
Betty,li o seu relato o qual tirei muita dúvida e me tranquilizaram muito.Hj faz 12 dias que fiz uma tireoidectomia. Estava com nódulos de 1.8 cm e sugestivos para bócio nodular.Quando recebi alta o médico me adiantou que eu ficasse tranquila que a aparência não era de maligno, embora já havia feito duas punções as quais foram negativas. Porém, tenho sentido contrações no pescoço, a voz muda constatemente e dores na garganta como se tivesse um corpo estranho. Esses sintomas permanecem por quanto tempo?
Abraços
Betty, fiz a tireoidectomia faz uma semana.
Volto ao médico daqui a três dias para saber o resultado da biópsia, o resultado da pulsão foi citologia oncótica positiva.
Estou bem, sem dor, mas com o pescoço muito inchado, parecendo ter uma bola. É normal?
Beijo
Olá, Silvana:
Se você não estiver com febre ou muita dor, eu não me preocuparia. De qualquer jeito, a sua visita ao médico não está longe. Prepare uma lista de todas as coisas que lhe incomodam ou que quer saber e tente anotar as respostas resumidamente se forem complicadas.
Espero que logo se sinta/pareça melhor e que Deus lhe permita paz e restabelecimento em todos os passos à frente.
Abs, Betty
Olá Sra Beth, que a Paz esteja contigo!
A minha mãe realizou uma cirurgia de câncer de tireóide a 5 anos atrás. Recentemente, á 6 meses, realizou outra cirurgia no pescoço para a retirada de uma série de nódulos os quais mesmo sem diagnósticos de serem cancerígenos foram retirados como precaução.
A questão é que após a cirurgia deu-se início á um formigamento que domina o pescoço (lado esquerdo), a cabeça (lado esquerdo) e a orelha esquerda. Do lado esquerdo do pescoço está duro como um osso. Já procurou o cirurgião, ele disse que era normal e que passaria (já faz seis meses), o endocrinologista disse que vai ter que aprender a conviver com isso. Existe uma sensação de anestesia por todo o tempo e conforme se mexe o pescoço inicia-se o formigamento novamente.
Não acredito que ela tenha que conviver com isso por toda a vida, ás vezes fica até nervosa com o incômodo e olha que é a pessoa mais tranquila que já conheci.
Qual a sua opinião? Se algum visitante do blog puder nos dar uma luz estaremos muito agradecidos.
Saúde e Paz para todos!
Obrigado.
Olá, Leandro:
Tem vezes, de fato, que o câncer acaba nos tirando partes preciosas do nosso corpo e que precisamos procurar nos adaptar e dar graças a Deus pelas funções e tempo que Ele ainda nos dá. Tenho uma amiga agora que está lutando com metátese pelo corpo inteiro. Meu marido, por outro lado, está conseguindo retardar o avanço do seu cancer com injeções (capaz de trabalhar e viver “normalmente”, mas com alguns efeitos colaterais que lhe incomodam.)
Entretanto, não creio que vocês devam desistir de procurar outras opções e, pelo menos, maneiras e hábitos que podem ajudar a adaptar e conviver. Eu, portanto, estaria sempre atento às experiências de outras pessoas (como faz aqui no blog) e também procuraria informações de amigos, conhecidos, sites e médicos que podem sugerir e encaminhar opções que ajudam, aliviam ou, até, revertem a situação.
Fico contente em ver um filho tão preocupado com sua mãe. Que Deus os oriente e encoraje, dando-lhes capacidade de enxergar e sentir beleza e bondade ao seu redor.
Abs, Betty
Olá, Leandro:
Meu marido comenta que eu não falei sobre o formigamento. Pelo que entendo, isto é causado por desequilíbrios nas glândulas para-tireoidenas (ou ausência de parte delas). Portanto, devem ter mexido ali (ou acidental ou propositadamente, dependendo da situação). Já que a tireóide foi removida na primeira cirurgia, presumo que a segunda foi nas áreas circunvizinhas, das para-tireoides, músculos do pescoço, etc. Procure saber exatamente o que foi feito/diagnosticado para passar para os próximos especialistas que consultar. Espero que ajude.
Abs, Betty
ola betty! daqui a uns dez dias vou me submeter a uma cirurgia total de tireoide..foi muito bom ler tudo que esta postado aqui..pelos menos tenho noção do que me espera….tenho seis nódulos…nao sei se benigno ou maligno…mas confio em deus que vai ser do bem…estou confiante….espero que todos que passou e estao passando por isso tenham fé…..
OLA BETTY, TUDO BEM? DIA 04 DE ABRIL FAZ 1 MES QUE OPEREI DE TIREOIDE TOTAL…FUI MUITO FELIZ NA CIRURGIA E O MEDICO QUE ME OPEROU É ESPECIALISTA NA AREA, SEM COMENTARIOS…ELE É OTIMO
O MEU BOCIO GRAÇAS AO BOM DEUS É BENIGNO E AGORA TENHO QUE FAZER REPOSIÇAO COM PURAN PRO RESTO DA VIDA…BETTY , GOSTARIA AQUI DE COMPARTILHAR COM PESSOAS QUE VAO PASSAR POR TODO ESSE PROCESSO , QUE É PRECISO CONFIAR EM DEUS, E EU CONFIEI E FUI MUITO FELIZ!!! GOSTARIA DE PERGUNTAR A VOCE UMA COISA: UMA CERTA PESSOA POR SINAL BEM POBRE EM ESPIRITO, ESTA ESPERANDO PRA FAZER CIRURGIA DE TEROIDE A MUITO TEMPO, PELO SUS . ELA NAO PODE ME VER QUE FALA QUE A TIREOIDE VAI VOLTAR A CRESCER DE NOVO…BETTY, É POSSIVEL NASCER OUTRA GLANDULA NO LUGAR DA RETIRADA? EU RETIREI TODA GLANDULA E FIQUEI PREOCUPADA COM ISSO… VOCE PODE ME ESCLARECER SOBRE ISSO? SÓ VOU VOLTAR AO MEDICO FINAL DE MAIO PRA MOSTRAR UM EXAME DE SANGUE QUE VOU TER QUE FAZER PRA VER SE PRECISA AUMENTAR A DOSE DO REMEDIO OU DIMINUIR….MUITO OBRIGADA E FICA COM DEUS…ABRAÇOS
OLA ELISETE, TUDO BEM COM VOCE? TAMBEM FIZ A CIRURGIA DE TIREOIDE TOTAL NO PRINCIPIO DE MARÇO DE 2011, CORREU TUDO BEM GRAÇAS A DEUS..NO MEU CASO ERA BOCIO MULTINODULAR, ESTAVA ENORME ..SOU MUITO ANSIOSA COM TUDO, PENSEI EM ATE DESISTIR DA CIRURGIA, POR CAUSA DO MEDO…IMAGINA VOCE , TENHO MEDO DE AGULHAS E SOFRO MUITO COM ISSO..A MINHA BIOPSIA DEU BENIGNA..UFA !!!!QUE ALIVIO…MAS VOU TER QUE FAZER REPOSIÇAO COM PURAN T4 PRO RESTO DA VIDA E FAZER EXAME DE SANGUE DE 2 EM 2 MESES. MAS ESTOU AQUI PRA TE DESEJAR UMA OTIMA CIRURGIA , PENSE POSITIVO, NAS MINHA ORAÇOES ESTAREI COLOCANDO VOCE E REPETIR O QUE AS PESSOAS SEMPRE ME FALARAM: NAO VAI SER NADA SE DEUS QUISER…ME ESCREVA DEPOIS ME CONTANDO…UM SUPER ABRAÇO A VOCE E ACREDITE ASSIM COMO EU QUE VOCE VAI VENCER ESSA BATALHA TAMBEM
ABRAÇOS AMIGA!!!!!
TENHA MUITA FÉ ELISETE, VOCE VAI VENCER!!!!!!!
ABRAÇOS: CLAUDIA
Olá, Claudia: Agradeço a sua participação. Realmente, a tireoide não vai voltar a crescer se ela foi retirada. Se uma parte ficar, então é possível (mas não obrigatório) que outros nódulos apareçam ou crescam. Abs, Betty
ola meninas!!! fazem dois dias que fiz a cirurgia ,estou dentro do possivel muito bem…graças a deus a cirurgia foi tranquila…segunda a minha médica aparencia dos nódulos eram boa..mas certeza mesmo so depois do resultado da biopsia…a voz esta um pouco rouca..mas tudo bem..foi muito importante ler tudo que vcs postaram…me ajudou demais….nao senti medo..parecia que eu sabia como era….agora e esperar o resultado e tocar a vida..obrigada e fiquem com deus…depois escrevo mais…abraços
olá! eu fiz minha cirurgia de retirada total da tiréoide no dia 18 de janeiro, no dia do meu niver… correu tudo ótimo, nem tive problemas na voz. faço reposição ormonal com putan t4 de 100. mas ainda sinto dores pela manhã,
na cirurgia, e agora os formigamnetos nas mãos começam a voltar, tive nos primeiros dias, mas meu médico me disse q era normal. mas agora já não sei se é normal, já fiz o exame do ormonio ta tudo normal graças a Deus. só tenho retorno médico em junho. alguém pode me ajudar. sem falar que minhas unhas e meu cabelo estão muito fragos, quebrando muito. abraços.
ola lucivania, tudo bem com voce? eu fiz minha cirurgia em 04 março de 2011…eu tb nao perdi a voz, e os formigamentos foi só no começo…mas sinto muitas dores nas pernas, nao sei se é anemia ou outra coisa…tb tomo o puram de 125, e os meus cabelos cairam muito . já troquei de shampoo mas nao adiantou…gostaria muito de poder ajudar, se souber me fale..
abraços
Oi Betty…
meu esposo terá que fazer a mesma cirurgia que vc.
ele anda calmo, mas eu estou muito nervosa com a propria cirurgia e o pos cirurgico…
se puderes me contar como fora a sua recuperação agradeço…estou lendo aos poucos seu blog…e estou adorando…
abraço
ola BETTY, TUDO BEM COM VOCE? HOJE FAZ DOIS MESES QUE FIZ A CIRURGIA TOTAL DA TIREOIDE. AGORA TENHO QUE FAZER MAIS UM EXAME DE SANGUE PRA VER SE PRECISO AUMENTAR OU ABAIXAR A MILIGRAMA DO MEU PURAN T4…BETTY, MORRO DE MEDO DO EXAME DE SANGUE, ME AJUDA…O QUE FAÇO? SÓ DE PENSAR ENTRO EM PANICO…
UM SUPER ABRAÇO
OI FIZ MINHA CIRUGIA NO DIA 30 DE ABRIL 2011 TOMO PURAN T4 125 CALCIO 600 D NOS PRIMEIROS DIAS MINHA MÃO FORMIGOU OS PES E OS LABIOS O MEDICO MANDOU TOMAR TAMBEM O EFERVECENTE MELHOROU FF AGORA SO TOMO 600D 3 VEZES AO DIA VOU FAZER A IODO RADIO TERAPIA VOU ME COSULTAR COM O MÉDICO DA MEDICINA NO CLEAR AISIM VOU VER O QUE VOU PODER COMER E MOS MEDICAMENTOS ESTOU NA ESPERA AGORA BEIJOS PARA TODOS.
Olá Betty, boa tarde. Fiz uma cirurgia para retirada da Tireoide, pois estava acometida de vários nódulos, que pós exame não eram malignos.
Segundo o cirurgião, só retirou a tireoide e deixou as “para”.
A cirurgia ocorreu tudo bem, fiquei com a voz muito rouca mas, para mim era normal, pois pessoas diziam que tinham assim e outras não. Após 15 dias senti um cansaço o que me preocupou muito, então procurei ir a diversos especialistas, (cardio..otorr..clinico geral), depois de todas essas consultas e determinados exames, fiz uma Laringo….onde uma das Pregas Vocais estava sem movimento, levei ao cirurgião o resultado do exame onde o otorr..pedia resposta se seria uma “paresia ou uma Paralesia”, e o mesmo tinha me encaminhado a um fono…, o cirugião não deu resposta, comecei a fazer o tratamento com fono….após alguns meses fiz uma outra laring…e da mesma forma a “prega Vocal”, continuava paralisada embora minha voz já estivesse com o som quase normal, o cansaço tb já havia passado, sendo que me faringe vivia sempre pedindo liquido, secava demais.
Fui ter uma conversa com o otorrino para que ele me explicase o que eu teria que fazer para que essa (prega V..) voltasse a funcionar, ele me orientou fazer um outro exame, que aqui em Maceió, onde moro, não fazia, me encaminhando para Recife, o exame é “Eletromiografia”, onde foi confirmada a Imobilidade da Prega Vocal. Já faz um ano e dois meses, a voz ta aparentemente normal, mas tenho algumas sequelas…Não voltei mais ao cirurgião. Diante desse fato o que me orienta orienta? Já fui liberada da Fono.
Obrigada.
Abraços
Olá fiz esta cirurgia no dia 09 de Maio, porém ainda não fez um mês mas graças a Deus correu e tem corrido tudo bem. Eu não retirei toda a tireóide apenas uma parte dela, mas alguns sintomas mencionados por vc eu também tive e as vz tenho.
A cicatriz realmente é estranha para quem não tinha nenhuma marca no pescoço mas foi assim q Deus quiz amém.
Eu ainda não marquei uma consulta para voltar a minha endrocnologista pois o meu médico cirurgião me pediu para repetir alguns exames para saber como a tireóide está funcionando mas louvo a Deus em mente pois também não posso estar cantando na minha igreja é uma pena e é exatamente o que mais sinto falta.
Sou Dirigente da Escola Dominical de minha igreja e ainda não pude retornar mas Deus sabe de todas as coisas o melhor é obedecer do que sacrificar.
Foi muito bom ter descoberto vc neste site que Deus continue te abençoando bjs.
Querida Betty,
Me chamo Stael, tenho 31 anos e estou com nódulo na tireóide já fiz todos os exames e vou fazer minha cirurgia dia 01/07/11 e estou muito nervosa e com muito medo de perder minha voz, pois sou professora e minha voz é meu instrumento de trabalho e além disso minha mãe já tevi câncer de tireóide.
Já entreguei nas mãos de DEus!
Um forte abraço fiquei muito feliz com seu blog.
Que o nosso Bom Deus te abençõe e te proteja sempre!
Querida Stael:
Entregar tudo nas mãos de Deus é a melhor coisa que você pode fazer. Cuidamos dos meus sogros de 87 e 88 anos (que moram conosco) e hoje à noite fizemos um cultinho aqui em casa, nós três, enquanto meu marido foi p’ra igreja. Meu sogro já não raciocina muito bem, mas Mamãe e eu estávamos comparando as coisas que tínhamos marcados entre os capítulos 40 e 66 de Isaías. Comecei lendo 46.3 e 4, uma promessa que descobri que Mamãe marcou na Bíblia dela quando era jovem (dado por um pastor antigo) e muitas vezes depois. Eu tb tenho anotado várias ocasiões em que li ou ouvi pregações/estudos sobre esta.
Depois fomos pulando de um em um, sabendo que o que Deus dizia para seu povo daquela época ainda vale para nós, tanto jovens quanto velhos… (Eu viro idosa oficialmente no fim deste ano e tenho um filho mais velho e três mais novos que você.) Descobri que Isaías 62.3 foi colocado na lápide do túmulo da mãe dela. Isaías 40.12 em diante tem uma maravilhosa descrição do poder de Deus.
Deus nos conforta e encoraja através das suas palavras na Bíblia. Peço a Ele que este período de incerteza possa servir como um momento de crescimento espiritual para você…
Depois nos conte como foi.
Abs, Betty
querida betty…por que as pessoas tem tanto medo da cirurgia de tireoide?
fico lendo os seus recados e admirando a falta de fé que as pessoas tem a DEUS.. eu fiz a cirurgia e nao tive nem um poblema quanto a recuperaçao… precisamos acreditar mais em DEUS e deixar de ouvir tantas coisas de pessoas mal sucedidas que nao sabem nem passar frases positivas na vida da gente…repare, cada uma dessas pessoas acreditam em algo ou alguma coisa que ouvem e nao sao concretas…voce mesma betty, fala tanta coisa positiva e elas ainda vacilam…pra mim suas palavras valeram e muito!!!!!!!!! um forte abraço
Fiz cirurgia da tireóide há 7 anos e vivo muito bem. O importante é tomar religiosamente o remédio de reposição hormonal sempre pela manhã, meia hora antes de alimentar-se, e fazer exames de TSH e T4 regularmente, a cada 6 meses, para ajustar a dose, se necessário. Nessas condições, sua qualidade de vida será a mesma de qualquer outra pessoa. Cuidem-se bem.
Isto é fato para muitos, Elaine. E é encorajador saber isto. Tomo o meu remédio do mesmo jeito (deixo estes comprimidos ao lado da cama) e acabo de fazer meus exames, com tudo OK. Entretanto, nem sempre sofremos do mesmo problema e a tireóide poderá ser removida por vários motivos.
Portanto, o depois também pode ser diferente. Alguns sofrem com a voz. Outros demoram para encontrar a dose certa. Outros tem que lidar com diversos problemas de saúde em conjunto e fica difícil encontrar uma fórmula para equilibrar tudo.
Vamos dar graças a Deus quando tudo vai bem.
Vamos pedir a graça dele para descobrir maneiras para melhorar quando não vai.
E vamos confiar na força dele para suportar, através de conversas com Ele, por meio da leitura da Sua Palavra e orações, quando a solução que Ele tem não é o que originalmente pretendíamos. Abs, Betty
Querida Stael também sou educadora e passei por uma cirurgia de tireóide no dia 05 /07 estou me recuperando aos poucos e confiante no senhor va tranquila para a sua cirurgia confie no nosso bom e Deus que tudo vai dar certo beijossssssss fique na paz , aguardo noticias sua.
AH minha Stael querida aproveite esse tempo de repouso para fazer uma leitura e assistir um bom filme muitas vezes nessa nossa profissão não nós sobra tempo.
querida ademaria, como fiquei feliz ao saber que voce fez a cirurgia de tireoide…já pegou o resultado da bopsia? eu tenho que voltar ao medico , bom ja era pra ter voltado em maio…mas tenho muito medo do exame de sangue, sofro só de pensar em agulha, e vou enrolando…mas preciso voltar ao medico, porque o remedio de reposiçao esta me engordando muito…no mais me mande noticias suas e fique com DEUS…
um forte abraço
OLA CLÁUDIA TUDO BEM AINDA NÃO PEGUEI O RESULTADO DA BIOPISIA MAIS EU TOU BEM GRAÇAS AO MEU BOM DEUS VOU RETIRAR MEUS PONTOS DIA 14/07 AI SIM IREI CONVERSAR COM A MÉDICA MELHOR A MINHA VOZ FICOU ROUCA E BAIXA VC SABE ME DIZER SE A PROFESSORA QUE FEZ ESSA CIRURGIA VOLTOU PRA SALA DE AULA VC TINHA FEITO ESSE COMENTÁRIO ANTERIMENTE EM UMAS DESSAS NOSSAS CONVERASAS MANDE ME DIZER POR FAVOR VIU TOU PREOCUPADA COM MINHA VOZ FIQUE COM Deus mende notíciassssssss
querida ademaria, fico muito feliz por voce…estou com 4 meses que fiz a cirurgia e ate hoje minha voz ainda nao melhorou…de manha minha voz é horrivel, a tarde ja converso com mais clareza…a noite parece estar mais legal…mais fico rouca quase toda a manha…tem pessoas que me perguntam se eu estou gripada…mas eu acho que a questao da voz demora mesmo… a professora eu nao tenho mais noticias dela, mas ela ficou mais de 90 dias com rouquidao…preciso voltar ao medico, pra perguntar sobre isso da voz e estou engordadndo muito com o remedio…mas como eu ja te disse, morro de medo do exame de sangue…e sem o exame nao posso voltar…bom, aguardo noticias suas…um grande abraço com muito carinho
claudiahelena
Olá Bety, em maio fez um ano de cirugia e graças ao nosso bom Deus estou muito bem.
Sempre acompanho os depoimentos de pessoas que passaram pelo que nós passamos e outras que ainda irão passar.
E como é importante compartilhamos de algo que possamos ajudar outras pessoas que precisam !
Não nos conhecemos e provavelmente não vamos nos conhecer pois moramos em lugares bem diferentes, mais saiba que me ajudou muito com suas palavras sábias naquele momente onde estava muito angustiada e preocupada. Mas saiba que estou bem e espero que tambem esteja bem, tenho muito carinho por ti, que Deus a abençõe,como já disse uma vez para ti moro no interior da Bahia na cidade de Irecê , sempre estou lendo os depoimentos e fico muito emocionada minha irmã em Cristo Jesus! Uma boa noite espero resposta sua! UM abraço a todos que aqui deixam seus depoimentos!Que Deus os abençõe!
Querida Bete tambem fiz tireoidectomia total graças a Deus estou bem esta apenas com um mes ja tomo os hormonios sinto algumas reaçoes com cançaco enjoos e tontura so vou retornar ao medico daqui adois meses com os exames gosto de ler e pesquisar sobre o assunto e pra quem vai passar por essa cirugia e so Crer que o Deus do Impossivel Opera Prodigios Milagres e Maravilhas Amem beijos!!