Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
Boa tarde!
Fiz a cirurgia de tireoide a dois meses,retirei toda tireoide. A minha pergunta é quando volto a ter vida normal? Engordei quase 10kg,estou cansada e desanimada,tenho insônia,as vezes acordo com o rosto inchado e perdi a vontade de ter relação sexual,além de estar muito estressada e irritada.O pior de tudo é não sentir vontade de fazer amor com meu namorado.
Isso é normal? Por favor me ajudem.
Olá, Beth: Não estou achando isso “normal”. Você está tendo acompanhamento médico? Já está tomando o hormônio que substitui a tireóide? Regularmente? Na dosagem certa? Ou ainda está esperando para fazer exames e o tratamento com iodo? Com relação ao aumento de peso, verifique se está comendo saudavelmente ou se esteja talvez compensando pelo estresse que sente com comida? Se não tiver mais acesso ao médico que fez a cirurgia, procure um(a) endocrinologista. Ou um clínico geral para ajudar, está bem? Espero que logo melhore. Abs, Betty
Boa noite Betty! Tenho 35 anos e hj completa 6 dias que fiz a cirurgia de tireoidectomia total. Foi muito bom achar o seu blog com um relato muito bem detalhado de tudo que vc passou. Em muito me identifiquei e isso é reconfortante. Estou aguardando o resultado da biópsia e ja estou me preparando psicologicamente caso tenha que fazer o tratamento com iodo. Eqto não chega o resultado, minha maior preocupação está sendo com a voz. Ao contrário de muitos relatos, até então não fiquei rouca, porém além de estar com muita tosse, tenho um filho de dois anos e é quase impossível falar pouco conforme recomendado. Hoje pela primeira vez percebi alterações no meu tom de voz e sinto como se eu tivesse passado a tarde toda gritando. Minha dúvida é a seguinte. Vc ja teve contato com vários relatos. É muito frequente pessoas se queixarem que tiveram uma rouquidão permanente? A ponto de ocorrer dificuldade de entendimento da fala?
Fiz a cirurgia de retirada em 19\05 total de uma hora para outra comecou a doer, alguem PoDE me dizer se é normal ??? Tenho estado meio inchada e meio depressiva meus hormônios estão normais, obrigada por falar sobre a cirurgia
Tenho uma amiga que fez a cirurgia da tireoide, já tem 8 meses, e ela sente como se sua garganta estivesse fechada, pois ela sente encômodo em engolir certo tipos de alimente. será que isso é normal?
Olá Betty! Vou realizar minha cirurgia segunda-feira 25/07 e estou morrendo de medo! Após o comentário da Elizabeth q engordou 10 quilos me assustei! Temo pela voz, sou professora e uso muito a minha voz… depois de qto tempo será q posso voltar as minhas atividades??? Obrigada!
Boa tarde Betty! Sou Carmen em 1986 descobri q minha tireoide não estava funcionando normal por todo este tempo fiz tratamento e exames fiz 2 punções e era só nódulo . Sempre usando hormônio 100 mg todos os dias e já cheguei a tomar 200 mg de synthroid , pois este em junho de 2016 descobri um câncer grau 5 e dia 21/7 passei pela cirurgia de retirada da tireóide . Estava preocupada em ter informações, notícias corretas de como é viver vem ela agora e obrigada pois descobri hoje seu blog parabéns
Olá Betty,
Fiz cirurgia para retirada da tiróide total há 15 anos. Foi confirmado ser maligno e por esse motivo fiz também o iodo. Tomo hoje para repor o hormônio da tiróide a levotiroxina sódica 125 e levo uma vida normal. No início da cirurgia e fiquei muito rouca, mas com o passar dos dias a minha voz foi voltando aos poucos e hoje eu percebo que quando canto não consigo notas muito agudas. Como não sou cantora isso não interfere em nada a minha vida…rsrsrs. Quanto ao ganho de peso, ganhei alguns quilinhos a mais logo após a cirurgia, mas após a introdução da reposição hormonal fui voltando através dos medicamentos até recuperar o meu peso ideal. Desde então levo minha vida normal e somente retorno ao médico que faz o meu acompanhante umas vez por ano para saber se a dosagem do medicamento está correta. Portanto fiquem tranquilas e vida normal.
Quando posso retomar minha rotina de casa? Passar roupa, fazer uma limpeza na casa, ir a praia, fazer ginastica? Abraço
Boa tarde!
Bety vou fazer a cirurgia para retirada parcial da tireoide, como é a recuperação? Posso falar após a cirurgia? Existe um período de repouso de 15 dias, após o repouso posso voltar a vida normal, como por exemplo trabalhar?
Olá Bety!
Fiz a cirurgia de retirada total da tireóide no dia 20/07, tem apenas seis dias, e a minha voz está ainda rouca e com uma tosse muito chata. O local da cirurgia doi um pouco, não sei se pelo fato de tossir muito. Isso é normal? Até quando vai durar essa tosse com essa rouquidão?
Querida Ana Maria: Quem saberá é o seu médico, pois é de acordo com a intervenção que foi feita. Entretanto, normalmente, umas poucas semanas bastam. Você mesma sentirá quando tudo estiver sarado, dentro e fora. Que Deus a abençoe.
Querida Adriana: Quem saberá é o seu médico, pois é de acordo com a intervenção que foi feita. Entretanto, normalmente, umas poucas semanas bastam para voltar ao trabalho. Às vezes menos. Se quiser saber mais sobre as variedades na recuperação, é melhor ler os posts anteriores e os comentários dos outros que passaram por isso. Já faz seis anos que fiz a cirurgia e os detalhes estão sumindo da minha memória… 🙂
Querida Rosimeire: Não é incomum ficar rouca ou com tosse depois da cirurgia. A minha voz levou uns três meses para se recuperar. Depende muito de quanto que tiveram que mexer nas suas cordas vocais. Se você não melhorar, consulte um especialista de garganta ou de voz. Mas espero que esse não seja o caso. Abs
Olá Betty fiz a tireoidectomia total em 18 de abril de 2016 você pode me dizer quanto tempo leva para cicatrizar a parte interna.
tenho uma cirurgia de tireoide para retirada total marcada para agosto. alguém operou como DR. De Rosis?
Tenho tb tireoidite e por isso não me indicaram a retirada parcial. Vi no fórum que várias pessoas fizeram a retirada parcial…
Alguém após o primeiro resultado da PAAF de indeterminado provável folicular repetiu a PAAF?
A ideia de tomar remédios para sempre me assusta muito..
Boa noite, estou maravilhada com a sua história. Vou fazer tireoidectomia parcial no dia 17/08. Seus relatos me deixaram mais tranquila. Obrigada!!!
Operei a tiróide total fiz a biopsi a e deu um carcinoma,o médico disse que ele havia retirado tudo mais para tirar qualquer dúvida pediu para eu fazer uma cintilografia de corpo inteiro, e não deu nada operei 12/5/2016 agora só tomo levotiroxina sódica de 125mcg.ainda tenho fificulfade em falar é normal. ABRIGADA
Olá, Tereza. Que bom que a cintilografia não deu nada! Eu levei uns três meses para voltar a falar normalmente, porque na retirada da tireoide mexeram bastante com minhas cordas vocais. Se você continuar com problemas, sugiro que consulte um especialista de garganta (otorrinolaringologista). Dependendo da situação, esse poderá indicar um fono para ajudá-la. Abs, Betty
P.S. Minha resposta via e-mail voltou dizendo que o seu não existe.
adorei esse espaço também, vou fazer a cirurgia dia 29/08 de retirada total da tireode e estou morrendo de medo.
Na verdade estou com medo do pós cirurgia, pois não sei como ficarei, tenho medo de engordar e pelo.que estou vendo todas que a cirurgiai engordaram .A cicatriz também tenho receio, já fiz varias cirurgias, mais essa é a mais delicada, estou rezando muito para que não. dê nada após a biopsia, meu exame deu característica IV neoplasia folicular com indefinição a malignidade. Estou apavorada caso dê maligno e ter que fazer a iodoradiação, estou super anciosa e pra variar sentindo muita fome, comendo como se fosse o último dia da.minha vida.
Olá, Luvecy: Entendo que você esteja preocupada com o que a espera. Nunca é fácil enfrentar uma invasão cirúrgica e a recuperação dessa. Entretanto, ela normalmente é algo bem tranquila, da qual a maioria sai facilmente. O tratamento com iodoterapia também é um dos mais leves no “mundo do câncer”. Com relação ao engordar, eu mesma não sofri essa consequência e muito poucos dos leitores desse blog tem relatado esse resultado. As chances são grandes de que, se você cuidar da dieta e de fazer exercícios, a falta de tireoide não fará você aumentar de peso (especialmente porque existe o hormônio em forma de comprimido que substitui a sua atividade no corpo).
Que Deus a abençoe, guiando as mãos e as mentes dos seus médicos, abrindo as portas também para você conhece-lo melhor.
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Abs, Betty
Olá Angela,Fiz a tireoidectomia total no dia 30/05 e fiz a iodoterapia no dia 15/08. Você passa por uma dieta antes de tem que ficar sem hormônio durante uns meses. Ainda estou passando pelos desconfortos da iodo, no meu caso, estou com o paladar bem ruim, aliás já estava vindo da dieta, atenuando com a cintilografia que vc toma um pouco do iodo. Pra mim foi bem dificil, pois, no meu caso, fiquei no isolamento da iodo por 3 dias. Costumo falar que fiquei 3 dias preso. A visão tb incomoda, os dentes doen muito.Comecei a tomar o hormônio faz 2 dias só.
Olá! Vou completar 2 meses da retirada total da tireoide! E estou com muito formigamento muito mesmo, nas mãos, nas pernas, no nariz! No corpo todo gostaria de saber se é normal se vcs tbm sentiram e se vai passar. Obrigada
Olá! Fiz tireoidectomia total no dia 20/08/2016 e ao contrário de alguns comentários, que li aqui no blog, ainda não tive quase nenhum sintoma. Será que eles ainda vão aparecer? As vezes só tenho vontade de tossir por alguns segundos, nada mais. Nos ultimos meses antes da cirurgia tive uma perda de cabelos muito acentuada. Isto já aconteceu com alguém?
Olá, Antônia. Acho que vc está precisando de cálcio. Mas, para saber a dosagem certa, o melhor é consultar um médico – pode ser um clínico geral ou um endocronologista. Se for MUITO forte mesmo, passe num pronto socorro. E leve os exames e laudos médicos relacionados com a cirurgia, mais a lista dos remédios que está tomando. Abs
Olá, Fátima: Que bom que não teve sintomas ruins depois da cirurgia! Ela, de fato, ainda é recente, mas, normalmente, os piores dias são os primeiros. Com relação à queda de cabelo, não tenho resposta. Entretanto, se continuar, vale a pena consultar um endocrinologista sobre o assunto.
Abs, Betty
Fiz TT. Fazem 70 dias gostaria de participar desse grupo já mandei um comentário mas não tive resposta estou muito deprimida
Olá, Martrieni/Tida:
Já aprovei o seu comentário. Pode compartilhar. Abs, Betty
Betty, removi minha tireoide porque ela estava enorme, mas sem malignidade. A cirurgia foi dia 9 de agosto, tossi um pouco mas correu tudo bem Semana passada o inchaço foi mudando e surgiu uma formação dura. Sexta-feira fui
ao medico e ele disse que meu organismo produziu essa bola de tecido para fechar o espaço deixado pela tireoide. Parece que continua crescendo, pois estou sentindo pressão no pescoço e hoje tive dor de cabeça. Você já ouviu falar nessa ocorrência? Estou aflita, não sei o que fazer.
Querida Ana Maria: Não me lembro de ter recebido um comentário nesse sentido nos mais de sete anos que as pessoas estão respondendo ao relato da minha própria experiência em 2009. Entretanto, sugiro que vc não se desespere. Seu médico não recomendou algum especialista que pode ser consultado para ajudá-la? Creio que eu partiria para um dermatologista para ter a sua orientação. Ou, se os sintomas de pressão e dor-de-cabeça piorarem, volte para a Emergência do hospital da cirurgia. Foi isso que me mandaram fazer se as caibras fossem piorar (por falta de cálcio – não precisei). Depois no conte se foi resolvido. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Bom dia! Em 2008 realizando exames para verificar dor de garganta descobri dois nádulos na tireóide, no momento fiquei muito preocupado pois a punção de positivo para cancêr. Fui em 4 médicos para obter esclarecimentos sobre o que fazer. Um dos médicos me recomendou a acompanhar o desenvolvimento da doença, a cada seis meses realizava uma ecografia e sempre o resultado no mesmo padrão. Esse ano em Julho decidi fazer a cirurgia, no dia 16/08/2016 fiz a retirada total da tireóide, foi feita análise e comprovada a doença. Fiquei no hospital por tres dias e depois do afastamento de 14 dias voltei ao trabalho em ótimo estado, como sou professor estou manerando na voz. O maior problema que estou enfrentando e a espera até o dia 15/09 para fazer uma cintilografia de tireóide para verificar se a mesma foi removida por completo e após realizarei o tratamento com iodo.
Caro Gilmar: Obrigada por compartilhar. Os médicos tem procedimentos diferentes, dependendo da sua formação (creio eu) e daquilo que estão percebendo no corpo dos pacientes. No meu caso (em 2009) os nódulos eram grandes e estavam invadindo o espaço das cordas vocais. Creio que foi bom ter removido, apesar de não haver cancer. Você agora continua no meio de uma tempestade, desfrutando de um período de bonança antes de um relativamente pequeno vendaval surgir novamente. Digo “relativamente pequeno” em contraste ao sofrimento que acompanha o tratamento para muitos outros canceres e a sua duração. Que Deus lhe conceda forças e pessoas carinhosas e capazes para ajudá-lo a lidar com os passos à frente. Espero que sejam eficazes e que logo estará ensinando, empenhado em preparar uma nova geração para descobrir e desenvolver seus talentos e viver consciente e dignamente.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” – Palavras de Jesus na Bíblia, livro de João, capítulo 14, versículo 6.
Boa tarde, muito encontrar seu blog, fiz a retirada parcial da tireoide há 10 anos, apareceram novos nódulos e farei outra cirurgia.
Na primeira vez que fiz fiquei rouca por 3 meses mas a voz voltou e no timbre normal, não precisei fazer exercícios de voz, graças a Deus.
A grande diferença dos sintomas de antes e os de agora é o cansaço e dor atrás do pescoço, que é o que está me assustando, vou fazer o PAAF nos próximos dias e já me preparando para a retirada total, estou fazendo pesquisas como é a vida sem a tireoide e encontrei seu blog o que está me dando esperanças de ter uma vida normal.
É comum encontrar pessoas que só falam de tragédias e casos que conhecem e que assustam mas Deus em sua infinita bondade também nos fazem encontrar pessoas como vc, que faz a gente se sentir melhor e ter esperanças de que o futuro nos reserva uma vida normal ou próxima disso.
Muito obrigada, Alexsandra
Olá, Alexsandra: A minha cirurgia foi há sete anos e também demorei uns três meses para recuperar a voz. Com relação à vida após a retirada total da tireoide, para mim realmente fez nenhuma diferença, além de tomar o comprimidinho toda manhã ao acordar. Mas cada caso é um caso e peço a Deus que Ele possa orientar bem os seus médicos e cuidadores para avaliar e tratar aquilo que você sente, e tem, adequadamente, enquanto permita paz no seu coração. Um grande abraço, Betty
Bom Dia. Há 2 meses também descobri q estou com nódulos na tireóide, ainda não sei como será a cirurgia, se parcial ou total. estou confiante em Deus q dará td certo, pois creio num Deus q pode tds as coisas. Meu maior receio é qdo comentam sobre a sobrevida de 5 anos p/ um câncer. Alguém pode me esclarecer? Vi relatos no seu blog de pessoas q já fizeram há tempos e estão bem. mas se Deus quiser dará td certo?
Bom dia, Patricia. Ter nódulos não significa necessariamente ter câncer. Além disso, na maioria dos casos, o câncer pode ser tratado em pouco tempo, permitindo muitos anos de sobrevida. Eu mesma tive nódulos e não tive câncer. Agora já se passaram sete anos bem tranquilos, tomando um comprimidinho toda manhã e sem aumentar de peso (outro temor daqueles que se operam disso). Até consegui perder o excesso de 15 kilos para (quase) chegar no peso ideal. Se fosse for filha de Deus, pode confiar nele mesmo. Você não irá partir um minuto antes da hora, e Ele tem um propósito e um plano para tudo que nos acontecer. Abs, Betty
Boa noite, fiz tireoidectomia parcial há 22 dias. Sinto muita dor, tosse, pigarro, sensação de garganta fechando, dificuldade pra falar e engolir. Será que isso é normal? Abraços!!!
Vanuza, acho que está na hora de voltar ao médico e perguntar o que está acontecendo e o que poderá ser feito. Pode ser o cirurgião, ou um otorrino, um clínico geral… Espero que logo melhore. Abs, Betty
oi bom dia gostaria de saber se quando uma pessoa faz cirurgia de tireode fica com dor no pescoço pois ja tem 2 anos quer fiz e a dor do pescoço ja esta na costa foi logo quer fiz a cirurgia e o lugar da cicartiz tambem.
Boa noite! Quanto tempo depois de uma cirurgia de tiróide pode tomar bebida alcoólica e fazer academia por favor alguém me responda obrigada.
Olá, Vera. Não sei nada sobre bebida alcoólica, já que não faz parte da nossa vida. Com relação a academia, normalmente pedem uma a duas semanas de restrição. Mas quem saberá dizer mesmo será o cirurgião após a remoção, pois ele saberá o quanto mexeu e quanto tempo precisará para se recuperar. E ele/ela poderá responder à sua primeira pergunta também. Espero que tudo corra bem.
Olá, Neuma. Não é para ficar com dor no pescoço. Creio que você deverá consultar um clínico geral ou um especialista em cabeça e pescoço para saber a causa e pesquisar uma solução. Abs, Betty
Fiz Tireóidctomia total já fazem Três meses.estou sentindo uma dificuldade para engolir,como se tivesse um nó na garganta.Se falo muito começo sentir dificuldade, a voz vai sumindo, sem força para falar.muito extranho.Vou marcar um retorno com meu Cirurgiãopra ver se preciso fazer algum tratamento.Mas minha cirurgia em se foi tranquila, cicatrização exelente graças a Deus.Aconselho que se preciso retire ela total. BOA NOITE.
Olá, Fátima. Não é “normal” aquilo que está sentindo. Marque o retorno. Se não ficar satisfeita, tente um otorrinolaringologista, pois poderá ter mais interesse em acompanhá-la nessa fase. Leve consigo (ou obtenha) todos os papeis, relatórios, exames, laudos daquilo que aconteceu e que foi feito.
Mas eu iria primeiro no cirurgião, como você planeja, pois é ele que deve saber exatamente o que foi feito e o que poderá ter acontecido.
Que Deus a abençoe, Betty
Meu médico falou que na remoção pode haver cura, porém isso raramente acontece já leu algo a respeito? Desde já obrigado
Você está falando de câncer? Se for, pode sim, Pedro Henrique. Como com qualquer outro câncer em que não houver metástase (progressão para outros locais). A retirada resolve. Entretanto, existem outros problemas de tireoide que podem exigir a retirada também. A melhor coisa para fazer, se não confiar no seu médico, é consultar outro (um clinico geral, um otorrino, um endocrinologista – dependendo do problema). Que Deus o abençoe.
Boa Noite fiz a cirugia de remoção total no dia 27/09 gostaria de saber em quanto tempo eu posso sair de casa como caminhar e volta as atividades normais do meu dia a dia gostaria de saber se posso sair nos final de semana pra me divertir ou se tenho que fica um mês em casa obrigada
Querida Maria Jose. Normalmente, os médicos dão orientações após a cirurgia, sobre a recuperação. Tenho apenas a minha própria experiência e a dos leitores que comentam para me orientar, mas percebo que, no geral, existe um período de pelo menos duas semanas em que não se deve exagerar nos movimentos, pois ainda que esteja aparentemente bem fechado por fora, e até sem dor, lá dentro existe vulnerabilidade.
Não sei de onde você tirou “um mês” de repouso, mas se foi o seu especialista que falou isso, na certa eu obedeceria pois ele/ela sabe exatamente o que foi feito lá dentro e quais são as possibilidades de causar danos perpétuos se proceder de outra forma.
Há muitas opções saudáveis entre “ficar em casa” e “sair no final de semana para me divertir” (se for para participar em evento esportivo, andar de moto, pular em festa). Inclusive visitar uma igreja, uma em que as pessoas creem que o próprio Deus que nos criou e sabe os dias que temos para viver, nos ensina através do que ele fez ser escrito na Bíblia. Lá tem tudo que precisamos para viver do seu agrado, pois a verdadeira felicidade vem quando somos filhas dele. Que Ele a abençoe ricamente, fazendo desse “contratempo” uma grande bênção.
Abs, Betty
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. Bíblia, livro de João, capítulo 14, versículo 6.
Boa tarde!
Fiz a retirada total da tireoide a 4 anos atrás, e faço a reposição com syntroide de 137 mg, só que tenho muita sonolencia e indisposição, embora os exames de sangue darem normal,eu queria muito saber se teria alguma possibilidade de ficar sem tomar a medicação, ou melhor substitui-lo por uma alimentação balanceada e atividade fisica, pq quando passo 1 mes sem tomar ele, para poder tomar o iodo me sinto bem melhor, por isso queria fazer essa experiencia, porém tenho medo.
Boa noite! Dra. Betty
Faz dois meses que fiz a cirurgia e retirei a tiroide total. os pontos foram internos e meu organismo esta rejeitando os pontos.
Fica vazando um liquido amarelo claro, pelo ponto, estranho que estou usando pomada e não cicatriza….. isto esta me preocupando.