Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
Olá Claudia tudo bem e vc como ta a sua recuperação e a sua voz já voltou ao normal ? esta fazendo 1 mes a minha voz ainda continua rouca peguei o resultado da biopsia e vou mos
trar a médica essa semana com fé em nosso bom Deus tudo vai da certo beijossssssss. aguardo noticias sua.
Bom dia, após 60 dias de uma cirurgia de tireoide,graças a Deus deu Benigno mas me sinto muito mal….durante 45 dias não tive nada..nem rouquidão, já saí da sala de cirurgia falando,foi uma cirurgia ótima…,em 15 dias já estava trabalhando,mas agora não passo nada bem, minha glicose está muito alta..dores nas juntas..mal estar ,enjoo, só quero ficar deitada..não sou a mesma de antes..estou desesperada…por favor o que devo fazer??é normal??? estou tomando remérdios mas parecem não fazer efeitos..Arrependi da cirurgia.
Ola!tudo bem?fiz também uma retidada da tireoide em janeiro deste ano,foi tudo tranquilo com a graça de Deus!apos a recuperação mas depois sinto muitas coisa interresantes,como cansaço,dor nas articulaçoes,dor na garganta,as vezes ate penso que vou ficar doente ,mas no outro dia estou bem,tomo o hormonio de 125,o medico sempre diz isso e normal,mas penso se eu trabalha se fora como seria?bom aqui termino agradecendo por voce ter postado seus comentarios,fique com Deus e que continue tendo uma saude abençoada!um beijo!CRIS.
querida ademaria,,,ja estava com saudades de vc…em agosto fez cinco meses que operei e minha recuperaçao ainda nao esta boa…minha voz esta cada dia mais rouca…de manha quase nao consigo falar, e muitas dores nas pérnas e muito desanimo tb…já emagreci quase 5 kilos…nao acho animo pra nada, vontade de dormir o dia inteiro…me conta, e o seu resultado de biopsia, tudo tranquilo? como esta sua voz? me mande noticias
beijao
Dia 28/09/2011 eu também fui submetida a cirurgia para retirada total de minha tiroide e estou passando bem. Ao contrario de tantos depoimentos que li em seu blog, não houve alteração nenhuma no som de minha voz. Só agora, depois de 15 dias da cirurgia que estou começando a perceber que minha voz está ficando rouca.
Beijos
Marta Horvath
Olá, Martha:
Acho que não precisa ficar preocupada ainda. Pode ser que você falou um pouco demais e irritou as cordas vocais. Afinal eles mexeram naquele local e podem ter ficado sensíveis. Se ainda estiver lhe incomodando daqui a algumas semanas, então fale com seu médico. Por enquanto, procure falar menos ou mais baixinho.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Boa tarde!
Eu fui submetida a uma cirurgia de tireóide no dia 31 de agosto, ocorreu tudo bem, graças a Deus, já sai da sala de cirurgia falando e fiquei muito feliz! Comecei a tomar o puran t4 100 mcg e minha médica alterou para 125 mcg, mas estranho o fato de que acordo super disposta e me sentindo bem em um dia e no outro seguinte sem mais sem menos sinto as pernas fracas, taquicardia e fico indisposta com medo de sair de casa e passar mal. Estou preocupada, isso é normal?
Olá, Susane:
Não faz muito tempo desde que você fez a cirurgia, nem dois meses. Portanto, creio que algumas coisas ainda podem demorar para chegar a total estabilização e, assim, ainda não é hora de considerar isto como algo sério ou como razão para desespero.
Por outro lado, não vejo o que você está sentindo como “normal”. Penso que, se continuar assim, você deve procurar um endocrinologista ou o clínico que lhe encaminhou e conversar sobre isto. Tome nota todo dia por alguns dias ou semanas, registrando quando o mal estar surge, se comeu ou fez algo diferente, o que sente, como passa, etc. Pode ser que ele/ela queira fazer alguns testes para checar os hormônios e outras coisas. Ou pode ser que é apenas preciso uma modifação na dosagem.
Espero que logo, logo, você possa se acordar super disposta todos os dias. Se você achar que as suas futuras experiências possam ser uteis para os leitores destes posts, nos conte sobre elas, está bem?
Rogando as bênçãos de Deus sobre a sua vida.
Abs, Betty
Olá pessoal.
Fiz uma cirurgia da retirada da toreoide dia 22/09/11, fui tdo tranquilo, na hora da cirurgia meu medico observou uma anomalia, mas para graça do Senhor ocorreu tudo bem. Sair falando da cirurgia e a recuperação foi excelente, mas depois de alguns dias percebo que minha voz vem ficando rouca, me cirurgião me informou se continuasse assim ate 45 dias apos era para retornar. A biopsia deu Carcinoma Maligno (cancer), mas como DEUS é misericordioso, a parte que foi encontrado o cancer era de 7ml (milimetro) e não afetou outra região, devido ao tamanho o cirurgião me informou que se dependesse dele nem era preciso passar pelo Iodo radioativo, mas dia 04/11/11 tenho consulta com minha endocrinologistae veremos o que ela vai me indicar. Apesar dos apesares já estou muito feliz pelo encaminhamentos dos fatos. Deixarei todos informados que tratamento farei. Mas nunca percam as esperanças e fé em DEUS sempre.
Bjs!
Olá, Josy:
Meu e-mail tem sofrido problemas e, portanto, alguns dos avisos de comentários no blog tem sido anulados, atrasados, duplicados…. Apenas agora percebo que não “autorizei” a entrada do seu comentário. Realmente, a parte cancerosa é muito pequena. Conheço pessoas que fizeram apenas a retirada, sem passar por iodoterapia, mas sempre com acompanhamento rigoroso posterior. Vamos ver o que sua endocrinologista tem a dizer. Espero, também, que a rouquidão diminua. Ela, de certa forma, é “normal” nos primeiros dias e, até, meses (o que foi o meu caso). E tem exercícios com fonoaudiologos que podem ajudar muito. Depois nos conte o que descobriu, está bem? Que Deus a abençoe. Um grande abraço, Betty
Oi Betty,
Espero que sua recuperação esteja sendo um sucesso a cada dia. Bom, fiz a cirurgia de tireoide cerca de 20 dias e meu caso tbém como outros foi de um nodulo cancerigeno, mas quanto a cirurgia correu tudo bem. Minha voz não sofreu nenhuma alteração e me adptei muito bem pelos rémedios de reposição hormanal O que me preocupa e não li ninguém comentando sobre isso, é uma sensação de que o pescoço esteja repuxando, uma sensação como se tivesse algo apertado, gostaria de saber se vc , ou se alguém sentiu essa sensação. Aguardo sua resposta.
Um gde abço
Luna
Ola Betty
Seus comentarios foram de grande utilidade para mim. Operei a tireoide faz dois dias, ainda não sei o resultado da biopsia, vou saber dia 22 proximo quando vou retirar os pontos. Minha voz esta mais fraca e tenho a sensação de algo me apertando o pescoso. Esta um pouco inchado e doi pra engolir. Estou tomando calcio ate a proxima vizita ao medico.
Abraços
Fernanda
Olá dos Tireoidianos, fiz dua cirugias da retirada da TIREOIDE com de 40 dias, estou meio lá meio cá, sinto um nódulo do lado esquerdo da gargante, muito cansaço físico, dor nas costa, sem ânimo pra fazer muitas coisas, apenas vontade de ficar deitado o dia inteiro, o que me preocupa e que o ´médico ainda não me passou nada de médicação tenho retorno agora dia 11 de Janeiro e vou saber o resultado da biopsia da 2 ª cirurugia, na 1ª deu maligno. estou ancioso me de alguma solução.
ola bety li toda a sua historia. hoje faz21 dias que operei, nao senti muita dor mais continuo rouca , voce melhorou total sua vos /ja faz tempo que voce operou hoje e 24 /01 /2012 me mande um email me dizendo como voce esta, moro no parana, e achei muito importante tudo o que voce escreveu. Entra em contato comigo, retirei toda a tireoide e tomo sinthrod 75mg. Eu me encontrava muito preocupada quando sai do hosptal e tive sorte de encontrar todo o seu depoimento mesmo sendo um pouco antigo. beijos dulce
Oi, td bem, minha mãe fez cirurgia de tireoide semana pasada, e anteontem retirou os pontos, mas ainda está muito inchado, parece que o papo cresceu. Gostaria de saber quanto tempo demora para desinchar? Será que daria para você me responder? obrigada
Luciana
Luciana, cada caso é diferente mas, se ainda estiver inchado daqui a algumas semanas, eu voltaria ao médico para verificar a causa. Ou se ficar mais dolorido ou inflamado. Abs, Betty
olá a todos bom fizz minha cirurgia dia 15/12/2011, Minha recuperação foi boa já faz dois meses já…Meu nodulo era maligno infelismente…fiquei apavoradoo vem os piores pensamentos ….Mais estou tentando ficar bem e nao pensar nessas coisas tenho 23 anos tenho que ser forte…fiz o IODO 131 dia 14/02/2012…Senti um pouco de enjoo e a minha voz hj amanheceu rouca..Estou preocupada pq eu sai daq cirurgia normal e agora a minha voz está rouca….Será que alguem poderia me dizer se normal ou nãoo estou com medoo sei lahh….bju bjus
Olá Betty
Fiz a cirurgia de retirada da tireoide dia 12/01/2012, ainda estou um pouco rouca, mas o que me preocupa mesmo é esse cansaço, não consigo nem subir uma escada sem ter que parar para descansar. O medico já aumentou a dosagem de 100 para 125, mas sinto-me cada vez pior. Quanto tempo demora para que eu esteja normal novamente? sinto me estranha
Olá,Edivanira.
Que pena que está se cansando. Acho bom, se não melhorar logo, procurar uma outra opinião, preferivelmente de um(a) endocrinologista ou de um clínico geral. Pergunte se há como verificar se foram afetadas ou danificadas as suas glándulas paratireoides. Não sou médica, mas olhei na Internet agora e confirmei que a cirurgia pode afetar o funcionamento delas, indo além das caibras e formigamentos que muitos sentem nos primeiros dias, mas normalmente transitoriamente. Espero que logo-logo você tenha seu animo redobrado! Que Deus a abençoe, Betty
Há 2 meses fiz us de tireoide e foi constatado 4 nódulos, sendo 1 cistico medindo 3,50 x 2,75 e os outros medindo mais de 1 cm e sólidos. Trabalho em uma clinica médica e tenho varias opniões, me sinto um pouco confusa. A maioria, como clinicos, endocrinos e cardiologista acham q devo fazer outra biopsia, pois ja fiz uma vez e o resultado deu inconclusivo. Tem um medico que tem experiencia nisso, cirurgiao e gastro que já operou varios casos que é taxativo dizendo que estou perdendo tem e que já deveria ter sido operada. Tenho tido rouquidão, falta de ar e tem agarrado pedacinho de comida na minha garganta. Não sei o que faço, todos os meus exames de tireoide estão normais, por favor me da uma opniao!!!
Olá, Bárbara:
Parece-me que seu problema não é apenas uma questão de ser câncer ou não. Nem das taxas de hormônio. Eu não tinha câncer, mas os nódulos estavam crescendo e mais que eu esperasse, mais difícil seria de tirá-los sem prejudicar minhas cordas vocais, para-tireoides, etc. Assim sendo, foi bom eu me livrar deles. E estou bem. No seu caso, os seus nódulos também não estão lá dentro quietinhos, sem incomodar. Já estão lhe prejudicando e a tendência é piorar. Algo precisa ser feito. Se quiser, pode fazer uma outra biopsia. Talvez isto ajudará a resolver qual a extensão da cirurgia. De qualquer jeito, farão outra depois da operação para confirmar o resultado.
Sei que não é fácil enfrentar uma cirurgia, mas parece-me que você está cercada de pessoas de boa vontade, pelo menos. E isto lhe ajudará.
Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
olá meu nome é marta fiz a retirada da tireoide no dia 29/02/ estou com 16 dias mais sinto uma dor do lado esquerdo do pescoço não é muito forte mais incomoda e pra falar a verdade venho fazendo o meu serviço em casa normal não sei se pode , minha biópcia ainda não veio gostaria de saber se é normal vou começar tomar o puran amanhã mais me sinto cansada em fazer os movimentos que faço no serviço de casa , desde já agradeço
Cara Marta:
Acho que você se sentirá bem melhor quando começar a tomar o hormônio. Ele é essencial para o nosso bem-estar. E leva algum tempo para os incômodos no pescoço passarem. Se não estiver melhor daqui a algumas semanas, consulte seu médico, com um relato das dificuldades que sente–quando, como, o que…. Espero que você logo melhore. Que Deus a abençoe, Betty
Hoje,estou com 10 dias de operada fiz tireodectomia total,graça a Deus ,estou bem,ainda não tirei os pontos deu o hematoma e o médico,ainda vai retira pois o mesmo me orientou a fazer compresão com bolsa térmico ,para poder realizar o procedimento.estou tomando profenid de 100mg.mas ficou preocurada pois esta roxo devido este hematoma.
Luiza maria
16 de março de 2012
olá, Luiza Maria:
Acho que ainda é cedo para todo o roxo sumir. Espere mais algumas semanas. Se ainda continuar, consulte seu médico novamente. Abs, Betty
Olá. Também fiz cirurgia de tireóide. Eu estava com um nódulo de 2,5 cm no lóbulo esquerdo. Fiz o PAAF e deu carcinoma papilífero. Na hora da cirurgia tinha uma patologista presente e pelo exame ela não constatou CA mas, levou o material para análise mais detalhada. Por conta disso, só foi retirado o lobo esquerdo da minha tireóide. Hoje estou com 13 dias de operada. Após a cirurgia sai bem, falando normalmente, minha voz não está roca. Nos primeiros dias senti fraqueza-desmaios, dor e inhaço na nuca (estava dormindo com travesseiro normal). Eu estava fcando mais com a cabeça baixa. Depois tentei manter a cabeça na altura normal mas, daí já começei a sentir compressão na parte frontal do pescoço, tipo como se fôsse estrangulamento interno. Então, resolvi, tirar o travesseiro e dormir apenas com o lençol dobrado bem baixinho em baixo da cabeça e, foi assim que encontrei a melhor forma de dormir e passei a me sentir melhor. Tirei os pontos com 8 dias e, foi tranquilo, não doeu e, eu estava super bem. Começei então a dormir de lado com o lençol dobrado em baixo da cabeça mas, daí no 10º dia começei a sentir meu rosto e início do pescoço (dobra) inchados. Eu já tinha até parado de tomar nimesulida mas, devido a isso, voltei a tomar mas, sem muita melhora. Então, ontem resolvi voltar a dormir de peito pra cima e, hoje o inchaço melhorou mas, ainda sinto dificuldade para levantar bem a cabeça, pois é como se tivesse uma mola da dobra do meu pescoço que puxa a cabeça para baixo. Enfim, fora esse inchaço, estou me recuperando bem. Espero poder ajudar alguém com esse depoimento. Agradeço a todos pelos depoimentos que li, pois me ajudaram e tiraram muitas dúvida. Obrigada. Abs.
Olá, Valéria.
No fim, deu câncer ou não? Estou ficando impressionada com a quantidade de pessoas que recebem resultado positivo antes e negativo depois da cirurgia! Mas melhor assim do que ter a conclusão confirmada…
Acho que, se este problema não se resolver em pouco tempo, você deve procurar acompanhamento médico novamente. Se um não resolver, vá atrás de outro/outra. Pois não é para ficar assim, especialmente com uma cirurgia menos incisiva do que se fosse a retirada completa. Espero que fique logo boa. Que Deus a abençoe, Betty
retirei minha tireoide a dois anos , e nao passo bem de jeito nenhum , tenho sintomas de hipo e hiper ao mesmo tempo , pele seca , batimento acelerado , pressao alta , falta de ar , olhods lacrimejam , pes ressecados , maos tremulas , muito calor , minhas maos incham e ficam vermelhas , sinto que estou triste demais , dor no peito , cansaço , fadiga , quando subo uma escada quase morro etc… , tenho 104 kg , 1,92mts , (tsh-1,84), (t4-1.02) , tomo 175mcg de puran , tomo todos os dias em jejum uma hora antes do cafe da manha , durmo cedo , sera que meu t3 nao esta baixo ? me ajude ja fui a varios de medicos
agradeço RICHARD GIESEN
Olá, Richard:
Respondi o seguinte, mas fui ver nos meus e-mails e percebo que já lhe respondi em setembro do ano passado, no post número 3, e que o e-mail voltou. Vejo que você tem 37 ou 38 anos agora, um pouco mais do que meu filho mais velho….
Não sei se você é jovem ou idoso, pois a expectativa em termos de saúde muda conforme a idade. Mas, de qualquer jeito, creio que você deve continuar pesquisando a causa destes problemas com os médicos especialistas, verificando a possibilidade de outras causas também. Eu gostaria muito de poder ajudar e aliviar, mas sou leiga nesta área e realmente não sei qual poderá ser a causa ou o tratamento.
Seja respeitoso com as pessoas a quem consultar, e leve já uma lista de tudo que você está sentindo e seu histórico de exames, conclusões e tratamentos, para que o especialista não desperdice tempo arrancando informações ou refazendo exames (exceto se for com uma máquina ou procedimento mais moderno).
Torcendo para que você possa logo encontrar alívio. E se isto acontecer, compartilhe conosco.
Que Deus lhe conceda paz e a capacidade de enxergar bênçãos em meio às tribulações,
Um grande abraço virtual, Betty
Olá, amigas e amigos que sofrem desse mal terrível.
Estou pensando em fazer a cirurgia, mas tenho medo, afinal tenho duas crianças, um marido, uma casa e uma carreira para cuidar. Ao mesmo tempo conheço pessoas que estão muito bem, é difícil acordar e não ter disposição pra nada, as vezes me sinto uma inútil.
Acho que faz parte da doença.
Semana que vem tenho retorno com minha médica, aí conto pra vcs como foi.
Beijos da Gi.
Olá, Gi:
Vá para sua médica e procure entender bem o que está acontecendo com você. Parece-me que você tem hipo ou hipertireoidismo e não “apenas” nódulos como a maioria de nós. Às vezes, medicação pode resolver. Às vezes, não. Tente compreender como uma cirurgia poderá lhe ajudar. Peço a ela dicas de um site que pode lhe ajudar. O meu é mais para compartilhar do que para informar, apesar de fazer um pouco de cada… Aí nos conte o que ela falou. Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
Olá Betty. Enfim recebi o resultado do meu exame. Louvo e agradeço a Deus por ter dado adenoma folicular (benigno). Quando fiz o PAAF deu carcinoma papilífero confirmado e, agora tenho a alegria de receber esse resultado. Tenho certeza que foi a mão de Deus. Agora já voltei a trabalhar e, estou me sentindo bem mlehor a cada dia. Obrigada pela ajuda de vocês. Abs, Valéria.
Fico contente, Valéria, pelo resultado negativo e pela melhora. Parece que, às vezes, precisamos apenas “dar tempo ao tempo.” :=) Abs, Betty
Minha mãe fez a cirurgia de tireóide e estamos muito preocupados… A cirurgia foi um sucesso ela já saiu da sala de cirurgia falando normal,voltou p casa no dia seguinte, se alimentava bem e no terceiro dia começou a passar mal, relata q sente um calor subindo e sufocando, q suas pernas ficam pesadas e depois lentamente sente esse calor saindo e suas pernas ficam geladas… hj 19 dias de cirurgia estivemos + uma vez na emergência de um hospital de nossa cidade e como as outras ida a resposta dos médicos é q essa reação é ‘normal’ só q ela estava visivelmente desidratada então o médico cuidou apenas dessa desidratação… Tem sido momentos bem difíceis. Amanhã estamos indo a endocrinologista para saber até q ponto td isso é ‘normal’. Agradeço a oportunidade de escrever e desabafar um pouto todo esse sofrimento q passo em ver minha mãe de 73 anos com tantos desconfortos.
Olá, Andrea:
Não está sendo fácil para vocês, não é?!
Se a sua mãe tiver que fazer exame e/ou tratamento de iodo para câncer, pode ser que ainda não começaram o hormônio artificial que substitui aquele que a tireoide produzia. E isto pode trazer efeitos colaterais desagradáveis até terminarem com o procedimento que falta. Creio, entretanto, que devem ser explicados para vocês para saberem o que esperar e por que. Vamos ver o que a endocrinologista fala. Leve todos os exames e resultados. Insista em saber a situação dela. Fizeram biopsia? Qual o resultado? Quais os procedimentos que faltam? O que fazer quando….?
Espero que os sintomas desagradáveis logo passem!
Que Deus as abençoe.
Abs, Betty
vou fazer a cirurgia agora dia 1-4, na biopsia deu cisto e inderteminado,nada de maligno,mas li muito e vejo que essa biopsia aspirativa nao é segura, me sinto muito anciosa e nervosa por conta disso .realmente para saber é so depois da cirurgia???ou a biopsia aspirativa ja de da um resultado especifico?? leio muito sobre isso mas me sinto receiosa ….
Cara Isabel: Procure olhar do lado positivo. “Indeterminado” é melhor do que “positivo”. Ainda deixa chance para o resultado da biopsia (depois da cirurgia) dar “negativo”. E ainda se for “positivo”, já comentei aqui várias vezes que, apesar de implicar num tempinho de desconforto, o tratamento e os efeitos colaterais são bem mais curtos e suaves do que os de vários outros tipos de câncer. E as chances de cura são ótimas. Tem tanta gente ao seu redor que teve, se tratou, e não tem mais.
Que Deus a abençoe, dando condições para entrar e sair do hospital tranquila.
Abs, Betty
om cada um com seu pedacinho, com suas dificuldaaades e limit
Boa Noite!
fiz tireoidectomia em Dezembro deu cancer papilifero , hj está fazendo 4 meses , e estou tomando puran t4 de 125 e engordei 5 kg desde a cirurgia será que vou voltar ao meu peso de antes
Olá, “Temp”,
Você chegou a fazer um tratamento para o câncer ou foi extirpado pela cirurgia? Converse com seu endocrinologista sobre isto. Ele ou ela fará uma análise melhor do que nós podemos fazer à distância. Muitas vezes, poderá ser preciso apenas alguma modificação de hábitos. Um grande abraço, Betty
Ola bety adorei se blog ele ta me ajudando muit, vou fazer uma cirurgia de tireoidectomia total dia 20/04 to super ansiosa e ainda com medo isso mais por todos os riscos q passarei mais a vida da jente e um risco, tenho 25 anos e tnho dois filhos uma menina e um menino e isso me da força para seguir em frente, pois eu tenho um nodulo com aspecto de cancer papilr nao dispensando carcinoma folicular e susp de maligno, ja tomo hormonio a um ano e meio pois mmnha tireoide ja nao produz hormonio, so tenho mais medo mso d ficar com voz mto rouca e nao conseguir retornar rapido ao serv pois trabalho de atendente telemarketing. Mais sei q Deus sabe o que faz e exatamente a hora certa de tudo. Depois da cirurgia volto a postar como foi. Bjs e boa sorte a todos q estiverem passando algo parecido.
oi já faz 2 anos que fiz a retirada da tireoide.é incrivel o q Deus faz na vida de quem o serve.Hoje é como se eu nunca tivesse feito,pois nada mudou,senao a miha voz pra melhor.hoje canto maravilhosamente.Foi Deus q me deu essa voz q hoje tenho,agradeço muito a ele.Jesus é a solução.
Olá, Laíze:
Entendo suas preocupações. Sei de várias pessoas que entraram na cirurgia com suspeita de câncer e que, depois, receberam o bem-vindo diagnóstico de “negativo”. Comigo, meu primeiro médico declarou que havia grande possibilidade de ser canceroso. E não foi. E, ainda se for, há muito que pode ser feito. Leia, então, os posts 9 e 10 da série que falam mais disto. Mas não antes… Basta a cada dia seu mal. Confie mesmo que Deus sabe o que faz e na hora e do jeito certo. E procure viver de acordo. É impressionante como podemos crescer espiritualmente nestas horas mais difíceis, se o conhecermos como Pai amoroso. Acabamos de celebrar a Páscoa da morte e ressurreição de Jesus no lugar daqueles que creem nele como seu Salvador. A fé no perdão e no amor dele nos fortalece de maneiras inimagináveis. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
OLÁ, HJ FAZ 63 DIAS QUE FIZ A CIRURGIA PARA RETIRADA DA TIREÓIDE, ESTOU COM PROBLEMAS NA VÓZ, E UM POUCO DE FRIO NOS PÉS, ESTOU INDIGNADA PORQUE MEU MÉDICO MANDOU TOMAR O REMÉDIO PARA REPOSIÇÃO DE HORMÔNIOS MAS NA ESCALA INICIAL DA METADE DE UM COMPRIMIDO DE 25 MCG AUMENTANDO A CADA 20 DIAS EM 12,5 MCG, ACHEI MUITO POUCO PORQUE LENDO A BULA RECOMENDA COMEÇAR JÁ COM 50 MCG AUMENTANDO EM 25 MCG A CADA 21 DIAS ATÉ ATINGIR DE (75 A 125 MCG) O QUE ACHAM?
PODEM RESPONDER NO MEU E-MAIL VOU FICAR GRATA
ABS MARIA
Que bom, Monalisa. Continue cantando para bendizer ao Senhor! Abs, Betty
Olá pessoal!
Fiz uma tireoidectomia total em 2010. Foi concluído na biopsia câncer maligno não é uma notícia agradável. Sai da cirurgia quando acordei já falando, já voltei à cantar na igreja para glorificar o nome do nosso Jesus, e quanto à malignidade, penso que Deus é benigno, ele que manda nas moléculas do nosso corpo, nos formou do pó, está em gênesis. Então se pedirmos, clamar, segundo sua vontade, com fé que Ele têm poder para tudo fazer, creio que Ele pode nos acalmar e nos restaurar para seus instrumentos de louvor.
bjos e fiquem debaixo das asas de Deus!
Olá, Jaqueline. Fico contente que você tem esta fé em Deus e que Ele está lhe usando para ser instrumento do seu louvor. Ele realmente é o nosso Criador, Salvador e Consolador.
Um grande abs, Betty
Fui ontem a consulta de cirurgia pra agendar retirada dos nódulos que tenho.Fiquei aprensiva porque vou ter de fazer tiroidectomia total no próximo mês.
Hoje descobri o seu blog e fiquei mais descansada.Ainda bem que há vários testemunhos cada um com o seu diagnóstico e resolução.Em breve darei notícias, após a cirurgia.
Olá, Maria:
Creio que alguns médicos estão tentando várias etapas para verificar qual a melhor dosagem. No meu caso, me deram logo a dosagem de 100 e estou me dando bem. Entretanto, não sei se 25 ou 50 teriam sido adequados porque nunca testaram. Também não sei qual a importância e os efeitos colaterais eventuais de uma dosagem mais alta do que o necessário. Portanto, creio que você deva ter um pouco de paciência. Seu médico pode ter boas razões para portar-se diferentemente de que a bula (que não conhece o seu caso específico) receita.
A voz não tem nada a ver com a dosagem do hormônio. Aí é consequencia de terem mexido com as cordas vocais durante a retirada. Isto também pode ser normalizar. Mas vá conversando com o(s) médico(s), contando o que sente.
Um grande abraço, Betty
Bety obrigado msmo pelas as palavras, graças a Deus meu medo ta passando, o dia da cirurgia ta chegando mais to preparada e e como se diz Deus nao me coloca peso maior nos ombros do que o q posso carregar, e isso esta me deixando muito mais forte e tenho certeza q depois do dia 20 serei uma pessoa cada vez mais persistente a realizar tdos meus objetivos pessoias e profissionais e sei q Deus nao desampara aquele q nele confia. Obrigado. Volto a postar depois da cirurgia. Bjs