Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. bebel disse:

    Ola Betty vou fazer , a cirurgia o exame deu lesao folicular causa indeterminada, estou confusa cm tantos relatos tenho receio depois da cirurgia ter poblemas como fica rouca e outras coisas mas, mas tenho que fazer meus hormonios sao normais, e verdade que depois da cirurgia inchamos muito, o nodulo ja tem 3cm, mas me alimento normal sem poblema, o meu receio e esse de ficar cm sequelas, me orienta por favor Deus abencoe a todos!

  2. betty disse:

    Olá, Bebel: Aceite isto de uma pessoa que já viveu muitos anos e passou por muitas cirurgias (minhas e as dos outros). Não adianta nadinha preocupar-se com todos os “se’s”–se irá inchar, se ficará rouca, se terá sequelas. Normalmente, não acontece nada demais. E, se acontecer, os médicos lhe orientarão e ajudarão a resolver e tratar. Pode ter certeza, para cada relato de dificuldades ou medos que você encontrar nestes posts, existem dezenas de histórias nunca registradas de cirurgias bem-sucedidas. O fato é que, quando tudo vai bem, a gente nem para para pesquisar ou compartilhar. Aconteceu, tratou, continuou, esqueceu… Cada caso é um caso. Prepare-se para ter alguns dias de descanso e desfrute deles ao máximo. Procure enxergar as mínimas bençãos e refleti-las àqueles que a cercam. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  3. MARIA DA S. L. GUIDORIZZI disse:

    OLÁ JAQUELINE
    É BOM CRERMOS NO SENHOR, POIS FIQUE SABENDO QUE NA MINHA IGREJA NÓS TEMOS O MOMENTO DO TESTEMUNHO E POSSO TE AFIRMAR QUE QUASE TODO DIA TEM TESTEMUNHO DE CURAS DE CÂNCER DE TODA ESPÉCIE, ENTÃO TE FALO QUE PRA DEUS NÃO TEM NADA IMPOSSÍVEL, BEM COMO NÃO TEM ESSA DE CÂNCER MALÍGNO PARA NOSSO DEUS TUDO É BENÍGNO PORQUE ELE PRÓPRIO É BENÍGNO. NAS MINHAS ORAÇÕES VOU ORAR POR SUA CAUSA. DEUS TE ABENÇOE.
    APROVEITO PARA AGRADECER A BETY QUE ME RESPONDEU SOBRE A DOSAGEM DO REMÉDIO PARA HORMÔNIOS, QUE DEUS ESTEJA COM ELA TAMBÉM.
    A PAZ DE DEUS

  4. MIRNA CAVALCANTE disse:

    Oi Betty,

    Tudo bem…Gostaria de compartilhar com vcs, que devo fazer a cirurgia nos próximos dias, estou com tudo pronto falta apenas a autorização do convenio médico para uns instrumentos que o cirurgião irá utilizar para proteção da cordas vocal, uma vez que sou professora…Quero dizer a todos que nos primeiros dias foi muito dificil …como ja relatei no post anterior..mas que hoje com a Graça e misericórdia de Deus estou preparada e confiante e sei que esse mesmo DEUS que me enche de coragem vai me dar a vitória e serei liberta de todo mal..aliás ja fui…e sei que ele fará o mesmo por voce que tambem atravessa esse tempo dififcil…desde o dia 23 de março quando peguei o laudo estou mais forte em minhas orações e tenho tido uma corrente de intercessão muito forte da minha Familia e dos meus amigos..e sei que isso tem me favorecido…Encontrei um médico enviado por Deus, e sei que Deus não faz a obra pela metade…voltarei em breve para da noticias…

    Um forte Ágape a todos….

  5. Jussara disse:

    Olá.
    Aproveito para dizer que em 09/04/12, tb fiz tireoidectomia total, havia 8 meses que estava aguardando e devido problemas com o convenio e vaga com o médico, me deixava cada dia mais aterrorizada e o que sofri realmente foi a espera e medo dos agravantes, mas posso dizer que DEUS, estava comigo, qdo acordei da anestesia já consegui falar, um pouco rouca, mas foi melhorando em algumas horas, no dia seguinte não tive dificuldade alguma apenas para engolir liquidos, mas percebi qdo como ou bebo de cabeça baixa não sinto dor nenhuma. hoje fazem 9 dias.Acredite.

  6. betty disse:

    Que bom, Jussara, que tudo está correndo melhor do que esperava. Temos que aprender, realmente, a não nutrir a nossa ansiedade, deixando os eventos nas mãos de Deus.
    Abs, Betty

  7. adriana disse:

    oi betty!
    eu sou de bh ,minas gerais ; estou com um nodulo grande na tireoide e estou fazendo os exames para cirurgia ; o medico vai retirar toda a tireioide; confesso que estou com muito medo .tenho duvidas , eu sofro com obesidade peso 106ks tenho 1,70 de altura , não estou conseguindo emagrecer para circurgia . e tenho medo depois da cirurgia ter mais dificuldade para emagrecer .gostaria de saber mais sobre a recuperação da cirurgia e sobre a questao da voz , pq não tenho problemas na voz ,
    no meu caso o nodulo atrapalha em engolir engasgo com frequencia.

  8. betty disse:

    Olá, Adriana:
    Alguma coisa precisa ser feita pois os nódulos tendem a crescer. Portanto, sente-se com seu endócrino/clínico geral e planeje os futuros passos com metas concretas e atingíveis. Normalmente, as grandes vitórias são resultado de termos enfrentado e vencido muitas batalhas menores. O importante é começar. Com acompanhamento.
    Não creio que será MAIS dificil emagrecer depois da retirada da tireoide. Mas isto é algo a ser enfrentado depois. Bastam a cada dia os seus desafios.
    Assim, comece os passos para resolver o problema atual. Esperamos ter notícias encorajadoras suas, dentro de pouco tempo.
    Que Deus a abençoe.
    Betty

  9. Laize disse:

    Ola bety, como tinha postado anteriormente fiz a cirurgia agora dia 20 hj tem 6 dias, a cirurgia durou 3 hrs, so qdo acordei q o medico estava preocupda com o sangramento q tinha sido um pouco alem do normal, ele cuidou de mim ate eu estiver bem ciente de tdo e pediu para eu observar se nao criava algum caroço estranho no pescoço enquanto estivesse internada pq ele ficou com medo de coagular sangue no pescoço e dai teria q passar por uma nova cirurgia, mais tdo ocorreu bem, acordei falando normal e nao tive nhuma caimbra ou sintomas diferente, mais msmo assim to tomando a vitamina D e continuo tomando puran 125 mg q eu ja tomava antes, eu msmo to fazendo corativo em ksa e passando pomada pra cicatrizaçao, vou tirar os pontos dia 30 e talvez la ja terei o resultado do exame anatomopatologico, depois da cirurgia o medico falou para o meu marido q aparenta ser benigno mais so apos o resultado para total confirmaçao, tenho algumas dores como qdo vou bocejar doi mto o pescoço e os nervos q vai para os ovidos e sinto mta dores nas costas qdo fico mto tempo em pe. So queria saber sera q e preciso ficar mtos dias em repouso ou sem pegar peso, pq eu tnho uma bebe de 2 aninhos e ela pegou um forte resfriado e nao para de me pedir colo, fico sofrendo sem poder da a ela toda a atençao necessaria e tnho poucos familiares por perto para ajudar. Bom bety e isso e qdo eu sober o resultado da biopsa volto a comentar, e mto obrigado pelo espaço e a todos q precisam passar pela cirurgia se acalmem porque Deus sabe bem o que faz, na minha eu tava tao calma que nem eu me reconhecia eu tava msmo era cantando antes da cirurgia e nem o comprimidinho de calmante eles nao me deram antes. Bjs e boa sorte a tdos.

  10. Desterro disse:

    Olá beth gostaria de compartilhar cm vc, eu fiz tireoidectomia há dez (10) anos tomo hormônio syntroide de 112 mg tive ca e só agora fiz a cintilografia de corpo inteiro mas pra glória do SENHOR deu negativo para metástase e creio q JESUS me curou, mas eu espero a cura completa, que o SENHOR me liberte desse hormônio. como do cálcio que tomo diariamente pois DEUS faz tudo perfeito e estou esperando essa vitória. Além do medicamento da pressão que tem me aparecido ultimante, mas eu confio no DEUS poderoso como vc tbm creia e tudo dará certo pois nós somos feitura de suas mãos e le faz tudo como quer. bjs tudo de bm que O SENHOR JESUS lhe abençoe.

  11. Nyce-PT disse:

    Ola Betty,eu vejo o seu blog pra ganhar mais ânimo pra minha cirurgia com a graça de Deus tudo vai correr bem dentro de um mês..Cá em Portugal tem surgido muitos casos de nódulos na tiróide.É bom ler sobre vários casos embora os médicos expliquem td..mas quem passou pela cirurgia tem mais pormenores.Obrigada pelo blog.Até breve.Kiss

  12. betty disse:

    Olá, Nyce:
    É muito especial como, unidas pela mesma língua, podemos nos informar e comunicar apesar da distância. Aqui no Brasil também tem ocorrido muitos casos de nódulos na tirôide. Será que vão descobrir a razão por trás disto? Estaremos comendo algo de mais ou de menos? Será que irão descobrir, um dia, que é algo que estão inserindo nos nossos alimentos, supostamente para o nosso bem? Se for, espero que encontrem logo…

    Por enquanto, a solução é operar. Espero que você possa ter um bom médico e acompanhamento e que tudo possa correr bem.
    Um grande abraço. Que Deus a abençoe, Betty

  13. betty disse:

    Olá. Fico contente que tudo correu bem com a cirurgia e que a cintilografia deu resultado negativo. Agora, com respeito ao hormônio, não procure libertar-se dele, pois ele é um presente de Deus para você. O Criador de tudo permitiu que os seres humanos conseguissem SUBSTITUIR o complexo hormonio produxido pela tireóide, com um comprimidinho. Assim, muitas pessoas conseguem ter uma vida normalíssima, livres da tireóide defeituosa ou do câncer que ela abrigava. Deus não planejou o nosso corpo para funcionar SEM o hormônio. Portanto, pegue a cartelinha toda manhã, engula o comprimido e dê graças a Ele enquanto olha seus amados e a saúde que tem para serví-lo e ser bênção no seu mundo. Que Deus a abençoe, Betty

  14. Bárbara disse:

    Ola gente retirei a tireoide ja faz uma semana, graças a Deus não tive voz rouca, a cicatriz esta otima, não precisei colocar dreno. porém os efeitos da falta de t4 estao me deixando nervosa, intestino preso e o meu rosto encheu de espinhas. O que poderia fazer para contre esses efeitos?

  15. Catarina disse:

    Olá, estou tão confusa… fiz retirada total da glandula no dia 04 deste e tenho me recuperado, embora tenha algumas caimbras e uma sensação que ninguem fala sobre um pressão no pesçoço que me deixa preocupada, parece que estou sendo enforcada. isto é normal.?
    Será os pontos cicatrizando apenas ou há algo mais?
    Minha revisão ainda é na segunda e estou aflita.

  16. Joana Rodrigues disse:

    Gostaria de saber como é a cirurgia da tireoide, pois irei operar em breve e estou super preocupada porque o médico até aqui não me falou nada a respeito só me mandou fazer os exames pré-operatórios e quando estiver com eles em mãos voltar e marcar a cirurgia. O meu problema é lesão folicular de significado indeterminado.

  17. betty disse:

    Olá, Joana:
    Você talvez possa encontrar mais informações nos meus posts anteriores e nos comentários. E se “googlar” a palavra “tireoide” junto com “cirurgia”, você encontrará sites como
    http://www.sbccp.org.br/publico_perg_resp_tiroide.php que podem lhe informar mais.
    De qualquer jeito, anote suas perguntas e leve-as para a sua consulta com o cirurgião. Ele vai poder responder muito melhor do que eu ou os leitores do blog pois tem todos os detalhes da sua situação específica.
    Que Deus a abençoe. Betty

  18. Joana Rodrigues disse:

    Sou professora, gostaria de saber se depois da cirurgia vou poder retornar para a minha profissão normalmente?

  19. betty disse:

    Joana, apenas seu médico tem os dados para lhe responder. Vai depender do seu problema, se tem câncer ou não, qual a sua profissão, e de quanto serão afetadas as suas cordas vocais. Mas, normalmente, apesar da variedade de dificuldades que precisam ser tratadas, e as diferenças nos tempos de recuperação, as pessoas voltam à normalidade, sim. Espero que seja seu caso. Abs, Betty

  20. Joana Rodrigues disse:

    Acabei de ler sobre a baixa de cálcio após a cirurgia, isso deixou-me preocupada, pois tenho osteoporose, será que isso interfere em alguma coisa? Só vou voltar a falar com o médico na véspera da cirurgia.

  21. betty disse:

    A baixa de cálcio normalmente é temporária, apenas alguns dias enquanto as para-tireoides se recuperam. Não deve afetar a osteoporose.

  22. cida dearo disse:

    olá Betty continuo vendo o seu blog, hj já estou bem melhor
    já fazem dois dias sem sangramento, nesta terça(dia 22/05/) volto na médica, quem sabe ela retira os pontos. gde abraço

  23. ednea disse:

    Ola, Bety, fiz a cirurgia dia -03-05-2012, graças a Deus, deus td certo, Deus esta no controle de tudo. Vou agora a medica no dia 21-05-2012 para ela passar o remedio e verificar. Fique na paz!

  24. Graça disse:

    Oi Bety,
    no dia 09 deste mês recebi o resultado de uma punção que deu carcinoma papilifero, procurei o endocrinologista e ele me encaminhou ao cirurgião, já estou com a cirurgia marcada para o início do próximo mês, nos primeiros dias fiquei desesperada com o resultado, visto que fiz os exames só por rotina( minha gineco me falou que deve ser feito ultrassom da tireoide a partir dos 30 ano, tenho 32), mas agora estou bem mais tranquila, graças ao fortalecimento que meu Deus está me dando sempre, o apoio de minha família está sendo de suma importância também, li há pouco o seu blog e achei interessantes suas informações, sou professora, vai ser possível retornar a sala de aula depois da cirurgia, ou voltarei sim mas para outra função? você tem alguma informação sobre isso? Minha sogra teve câncer na vesicula e se aposentou ( ela era também funcionária pública)
    Abraços

    Graça

  25. Vera Lucia Ramalho disse:

    Queridos amigos e futuros operados de tireoide. Eu fui operada no dia 10 de maio de 2012. HOUVE A RETIRADA TOTAL da minha tireoide e graças a Deus tudo normal. No dia seguinte pela manhã meu médico me deu alta. Chegando em casa as visitas começaram a chegar e eu que deveria ficar de repouso não consegui. Mas mesmo assim minha recuperação foi ótima e com 15 dias após , meu médico me liberou e fui dançar…pois gosto muito e me proporciona muito prazer…O resultado da biópsia deu tudo normal. Quero dizer-lhes que confiem em Deus que tudo dará certo. Eu entreguei nas mãos de Deus e fui para sala de cirurgia calma e confiante. Beijos a todos. Vera Lúcia — Recife PE

  26. Izabel disse:

    FIZ A CIRURGIA DIA 9/05/12 E ATÉ HOJE DIA 31/05/2012 ESTOU ROUCA, PORQUE ISSO ACONTECE? eSTOU UM POUCO APREENSIVA.
    O RESULTADO FOI NORMALISSIMO.
    MAIS CONTINUO ROUCA O QUE FAZER E QUE REMEDIO TOMAR?

  27. betty disse:

    Izabel, eu demorei vários meses para recuperar a minha voz. Portanto, creio que ainda é cedo para se preocupar. Procure falar menos por mais algum tempo, deixando sua voz descansar de vez em quando. Durma o suficiente, hidrate-se…

    Se não melhorar com o passar do tempo, então procure um fono-audiólogo. Ou pesquise na Internet para saber o que as pessoas fazem para melhorar a voz quando têm laringite. Se descobrir algo que ajude, poste aqui novamente.
    Espero que melhore logo.
    Abs, Betty

  28. Bárbara disse:

    olla galera, ja tenho mais de 30 dias que fiz a cirurgia e essa ultima semana depois do 20 dia que tem sido rui, não aguento masi a falta dos hormonios. Mas sepre ha coisa pior então me veio a dieta para a PCI nosso Deus nunca tinha dado tanta importancia ao Sal como passei a dar haushauhsuahsuhaush. ja tomei o IODO da PCI hoje e irei fazer as imagens na quarta, e na quarta mesmo irei fazer a iodoterapia. embreve cenas do proximos capitulos. hihihih bjusssss

  29. betty disse:

    Olá, Bárbara:
    Parece que grande parte do sofrimento já passou. Mais uma “semaninha” e as restrições devem acabar, e o hormônio começar a funcionar. Tem mais informações sobre a iodoterapia nos posts 9 e 10 que tem muitos comentários descrevendo as experiências das pessoas que já passaram por isto.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  30. ionesia disse:

    oi betty fiz a minha cirurgia no di 16 de novembro de 20011 e ja estou tomando sintroidy de 100 estou me sentindo bem mais as caimbras que ainda não foram embora e os formigamentos estou tomando calcio e vita mina d eu acho que se deus quiser em breve irei parar com o calcio estou tomando sandoz ff 1000 tres veses ao di um beiju a minha voz ainda ão chegou o normal o meu endroquino me mandou procurar uma fono fique com deus;;

  31. betty disse:

    Olá, Ionesia. Procure mesmo um fono porque ele/ela poderá lhe dar boas dicas e exercícios para melhorar a voz. Aqui no Brasil as pessoas relutam para receitar e tomar cálcio. Nos Estados Unidos, muita gente que conheço toma normalmente para prevenir contra outros problemas de saúde que vem com a velhice. Não sei quem tem razão. Entretanto, parece-me que, fora da despesa, você pode tomar o cálcio. O importante é descobrir a quantidade certa para aliviá-la.
    Uma outra boa opção poderia ser encontrar um novo endocrino pelo seu plano (se possível, recomendado por outros) e compartilhar tudo que você tem sentido e documentado. Os exames pré- e pós-cirurgia, a descrição da cirurgia em si (o documento do hospital descrevendo o que feito), a biopsia… Eles disseram se mexeram com as pára-tireoides? São estas que afetam o nível do cálcio. Ajuda saber POR QUE você está sentindo os formigamentos e as cãibras. Espero que ajude! Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  32. Mari disse:

    Olá, hj fazem 14 dias q fiz a tireidectomia, estou bem graças ao meu Divino Pai Eterno, fiquei tranquila na hora de ir pro centro cirurgico com a ajuda do meu Pai Eterno. Transcorreu tudo dentro da normalidade durante a cirurgia, depois fui para o quarto e no dia seguinte de manhã já recebi alta. O q eu noto é que tem dias que meu pescoço as vezes incha um pouquinho, mas já me preocupo, pois tenho sindrome do pânico aí já viu, tudo vira um problemão. É normal inchar o pescoço após dias da cirurgia? Já veio meu resultado da biopsia e deu positivo vou ter que fazer o iodo, isso tudo me assusta, apesar do meu esatdo geral ser muito bom, não tive caimbras nem formigamentos, minha voz estás perto da normalidade, mas sinto q quando falo faço esforço. Como não sinto nada penso que já posso fazer algumas coisas, será isso q faz meupescoço inchar?

    Parabéns pelo blog, me ajudou muito com dúvidase tiroumuitos medos, sempre q m sinto prá baixo e com medo eu leio os depoimentos e volto a me sentir melhor!! bjs

  33. Carol disse:

    oi MARI, tudo bem ?? como vc esta ??
    Marquei minha cirurgia, pois farei tireoidectomia total, e depois será feita a biopsia de tudo, coloquei na mão de Deus, ue Deus abençoe vc em nome de jesus

  34. mari disse:

    Oi Carol, Graças a Deus estou m recuperando muito bem!!
    O iodo radioativo foi marcado pro final d agosto, o físico disse q conforme o resultado da biopsia não tem muita pressa em fazer, mas claro q tem q fazer prá não ficar aquela cisma d q pode ter ficado algo.

    Olha, fica tranquila em relação a cirurgia, é bem tranquila, ainda mais quando estamos nas mãos do nosso Divino Pai Eterno!! Na recuperação o importante é fazer o repouso bem certinho, nada d exageros mesmo q estejas t sentindo bem.
    Prá que dia marcastes a tua cirugia?
    Bjs

  35. PATRICIA disse:

    Oi betty faz 18 dias que retirei a tireóide e no começo não sentia nada de diferente a não ser o incomodo normais da cirurgia mais quando já no hospitais começei a sentir muito tremores e formigamentos ent toda parte do meu corpo, depois de 15 dias tomando calcio melhorei os tremores pararam mais agora estpou sentindo muito cansaço que não sei de onde vem e uma indisposição incomum isso vai continuar e quais sintomas ainda posso sentira e vc teve febre depois de um bom tempo ?

  36. betty disse:

    Olá, Patricia: Você já começou a tomar o hormônio para substituir a tireoide? O meu chama synthroid mas tem vários outros similares. Enquanto não tomar, poderá sentir muito cansaço. Ou pode ser que a dosagem seja pouca. Verifique com seu médico. Abs, Betty

  37. Lyzia disse:

    Querida Betty,
    Que site abençoado!!!! Recebi um diagnóstico de carcinoma papilífero da tireóide recentemente e fiquei simplesmente de-ses-pe-ra-da! Mesmo super bem orientada pela minha médica, resolvi pesquisar sobre o problema na Internet e me deparei com este belíssimo site, sensível ao problema que tem assolado tantas pessoas! Percebi que o tema “cirurgia da tireóide” tem atraído grande parte dos comentários, mas todos os outros assuntos que você aborda têm sempre o mesmo tom sensível que creio ser característica sua. Hoje estive com o cirurgião, que já me passou os exames que devo fazer antes da cirurgia. Me senti muito segura com as explicações dele e, como tudo tem um porquê na vida, acho que tenho mesmo que agradecer a Deus por, caso após a cirurgia seja confirmado o câncer, esse ser o mais “tratável” deles, com cerca de 98% de chances de cura. Volto aqui para postar meu comentário pós-cirurgia, com a graça de Deus! E que Ele nos abençoe sempre! Grande Abraço!

  38. karen disse:

    Olá Beth, fiz a romoção total da tireóide ha pouco mais de um mês. A recuperação foi excelente. A minha voz voltou ao normal muito rápido. O único problema que tive foi que a endócrino que começou a me acompanhar demorou muito a fazer a indicação para reposição hormonal e isso fez com que eu me sentisse muito mal. Tive um sono enlouquecedor e muita kdor nas pernas. Mudei de médica e começamos o tratamento semana passada. Já estou me sentindo bem melhor.
    Adorei seu blog
    Karen
    Rio de Janeiro

  39. ROSANA C. N disse:

    Olá fiz exames de rotina e descobri uns nódulos na tireoide vou fazer a punção do maior na quarta feira estou morrendo de medo do exame e do resultado e piorou se tiver que operar socooooorro estou desesperada e não quero passar isso pra ninguém da minha família marido, filhos não quero deixá-los preocupados

  40. betty disse:

    Olá, Rosana: Vá com calma. O exame é fácil. Compartilhe com sua família. Você precisará do apoio deles em cada etapa. E eles precisam saber dar tanto quanto receber. Normalmente, é uma oportunidade de RE-unir a família e aprender a atribuir valor às coisas que realmente importam.
    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  41. betty disse:

    Realmente, Karen, às vezes é necessário correr atrás. Fico contente que tudo se resolveu bem. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  42. Sueli mamud disse:

    Oi ! Meu nome e Sueli fiz a retirada da tireoide dia 22/06/2012.
    Depois de um mes fiz a cintologia que acusou ter fragimentos da tireoide ainda no pescoco,
    Minha duvida e normal ou foi erro medico, a incisao foi grande quasi 15 cm de corte, ele diz que retitou todo o cancer e que nao deu nada nos linfonodos vizinhos, sem metastase,
    So que ate agora com um mes de operada minha voz continua rouca e sem forca sera que vou ficar assim o resto da vida?
    Tenho 58 anos sou uma pessoa ou era uma pessoa bem animada adoro cantar agora me vejo assim,
    Alguem pode me ajudar???
    Obrigada Sueli

  43. aurica disse:

    oi bethy, fiz minha cirurgia da retirada total da tireoide 16.04.12, estou me recuperando, nossa que canceira, falta de ar, frio, aos poucos estou entrando no eixo, estou tomando levoide de 150, gostaria de saber qual a diferença, e qual o mais recomendado para perda de peso que estou engordando , e estou com restrição alimentar imagina se eu libera-se, socorro.

  44. Adriana disse:

    Boa Tarde Bethy, qual a sua opinião sobre o Iodo Radioativo?

  45. betty disse:

    Olá, Adriana: Eu não precisei fazer este tratamento, mas, se continuar lendo os posts seguintes, você encontrará as opiniões de outras pessoas. Abs, Betty

  46. PAULA disse:

    OLÁ BETTY, BOM DIA! NO ANO PASSADO, 2011, DESCOBRI UM NÓDULO EM MINHA TIREÓIDE, NA VERDADE MEU NOIVO QUE VIU UM CAROÇO EM MEU PESCOÇO. LOGO PROCUREI UM MÉDICO E FIZEMOS ULTRASSOM E BIÓPSIA. DEU BENIGNO, GRAÇAS A DEUS. DEPOIS DISSO JÁ FIZ OUTRA NESTE ANO E TAMBÉM TUDO BEM. MAS, OS MÉDICOS FALAM QUE NÃO PARA DE CRESCER, ATÉ FUI EM UM CIRURGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO PARA UMA OPINIÃO, ELE ACHA MELHOR TIRAR ENQUANTO ESTA PEQUENO E ENQUANTO ESTOU NOVA, TENHO 28 ANOS. NESTA SEMANA TENHO RETORNO COM A ENDOCRINOLOGISTA, ESTOU ACHANDO QUE VOU PROPOR PARA ELA OPERARMOS DE UMA VEZ. TENHO PEDIDO MUITO A DEUS PARA ME ORIENTAR E ENVIAR O MELHOR CAMINHO. NO ANO QUE VEM VOU ME CASAR, ENTÃO PENSEI SE RESOLVER LOGO ESTE ANO SERÁ MELHOR. AS VEZES FICO OUVINDO ALGUMAS HISTÓRIAS QUE ME PREOCUPAM E ACHO QUE MINHA CONSCIÊNCIA FICARÁ MAIS TRANQUILA SE RETIRAR O NÓDULO, MAS AO MESMO TEMPO TENHO MEDO DA CIRURGIA E PÓS-OPERATÓRIO, O QUE SERÁ QUE PODE ME TRAZER. O QUE VC PENSA SOBRE?

  47. betty disse:

    Olá, Paula: Tenho uma filha uns dois anos mais velha do que você, que casou com a sua idade. Acaba de nos dar o nosso quarto neto.
    É dificil dar uma opinião sem ser especialista e sem ter acesso a todos os dados. Entretanto, pelo que tenho observado, ouvido e lido nestes tres anos desde a minha própria experiência, creio que você será sábia em seguir a orientação médica e fazer a cirurgia. Isto porque o nódulo está crescendo e, quase certamente, continuará aumentando. Assim, provavelmente, ficará mais e mais difícil de retirá-lo sem afetar outros órgãos. Pode, por exemplo, ficar encostado nas cordas vocais ou nas paratireoides, afetando a voz ou o cálcio. Não posso prometer que você não terá efeitos colaterais da cirurgia, mas as chances devem ser mais reduzidas.
    Eu convivo bem com o comprimidinho diário.
    Que Deus a abençoe, dando sabedoria na escolha da ação a ser tomada e quando tomá-la. Abs, Betty

  48. sonia kremers disse:

    OLÀ eu fiz cerurgia tirei tireoide ,e dois nodulos .saiu tudo bem ,coloquei tudo nas maõs de DEUS .estou com vinte tres dias que operei .vou no endocrinologista no dia 20 .08.2012 para começar a tomar hormonios…Queria deixar aqui para todas as pessoas que,estaõ passando por esse mesmo problema que acima de tudo ,conte com DEUS todos os dias de sua vida …naõ desespere creia somente !DEUS éFIEL …..tudo vcs pode naquele que te fortalece .DEUS DEUS DEUS beijjus SONIA .ninha kremers@facebook.com……….

  49. valdelice disse:

    Ola fiz a cirurgia no dia 20/08, estou me sentindo muito bemeestou tomando calcio, no dia 28/08 irei no medico para pegar o resultado e continuar a me cuidar, mais estou com uma duvida, depois de 02 dias da cirurgia meu pescoço começou a inchar é normal, não sinto dor nem nada.

  50. betty disse:

    Olá,Valdelice: Acho que um pouco de inchaço não é anormal. Entretanto, se incomodar ou crescer muito, eu tentaria ligar para o consultório do médico, para ver o que ele acha.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio