Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. Graziele Pereira disse:

    Olá Betty,

    Venho novamente ao seu blog para dizer que a minha Mãe, esta com a voz bem melhor nem parece que ela fez a cirurgia, estou bem mais calma e continuando re acompanhando, sexta feira minha mãe vai fazer alguns exames e dia 27/11 vai tomar o Iodo peço a todos que rezem por ela, e depois voltarei para contar como tudo aconteceu.Obrigada, Coloco Deus a frente de tudo e todos. A Fé move montanhas .Até a proxima.Fiquem com Deus.
    Graziele

  2. Maria Rita Araújo disse:

    Olá Betty, boa tarde…

    Fiz a cirurgia para retirada total da tireoide no dia 30 de outubro, portanto estou a 17 dias me recuperando bem, graças a Deus!!! Só fiquei um pouco assustada com o resultado da Biopsia que deu 3 nódulos malignos, chamados de micro carcinoma papilífero, e o meu médico cirurgião me falou que já estavam em um estágio um pouco avançado, que ele denominou de B1, procurei por toda a net e não consegui nada que me esclarecesse sobre isso, foi assim que encontrei o seu blog. Graças a Deus minha recuperação está sendo ótima, não fiquei rouca, só um pouco cansada quando falo muito (sou muito tagarela), estou tomando só o cálcio por enquanto (morro de medo de uma hipocalcemia), estou enjoada e tonta, acredito que por conta do cálcio, e também o calor aqui na minha cidade é muito quente, me deixa um pouco agitada, estou me preparando para começar o regime para fazer a Iodoterapia no próximo dia 20, e a iodo provavelmente será na segunda semana de dezembro, posso ficar sem os hormônios até lá? Espero que vc possa me ajudar, meu médico cirurgião é muito bom, mas fala pouco, me restaram essas dúvidas, e só vou voltar para minha Endocrinologista depois da Iodoterapia, até lá fico muito ansiosa. Bom te conhecer e saber que existe esse blog para trocarmos experiências. Um forte abraço e que Deus te abençoe!!! Rita.

  3. Alessandra disse:

    Olá, Betty
    Fiz minha cirurgia há 3 anos.

    Estou me sentindo ótima. Não tenho problemas com cansaço porque malho 3 vezes na semana e com isso meu metabolismo trabalha sem parar.
    Também me sinto rouca ao acordar, mas tenho feito exercícios para a fala que me ajuda muito também.
    às vezes minha voz falha: no frio e em situações de stress ou anisedade…
    E vc?
    No mais, vida normal e não esquecer de tomar todo dia o hormônio. Tb tomo o de 100mcg.
    Um abraço,
    E vá a um fono!
    Alessandra

  4. Mary Leal disse:

    Olá Betty.

    Hoje tirei o dia p/ pesquisar sobre TIREOIDECTOMIA TOTAL, a cirurgia que farei, espero, no próximo mês ( Dezembro ) ou no máximo em Janeiro. Sou uma pessoa muito interessada em saber tudo sobre o meu corpo e não descuido disso ! Faço acompanhamento da Tireóide desde o ano 2000, quando numa consulta c/ a Dra. Prof. Mônica Dias Cabral (RJ), no exame de toque e deglutição, ela me disse ter quase certeza de que eu tinha NÓDULOS na Tireóide !!! Sabe quando vc fica num vácuo por segundos e depois se refaz c/ 1000 perguntas ? Afinal, eu era “marinheira de primeira viagem” nessa história !!! Bem, dúvidas imediatas dirimidas, saí da consulta c/ um encaminhamento p/ um cirurgião de cabeça e pescoço e um pedido de Punção !!! Realizei o procedimento e esperei a análise. Deu TIREOIDITE DE HASHIMOTO !!! Isto no ano de 2000. Desde então, fazemos monitoramento por exames de sangue e imagem ( USG ). Durante esse tempo, entrei no CLIMATÉRIO ( precocemente ) aos 40/41 anos. Minha mãe me contou que ela entrara na MENOPAUSA ( sem menstruação ) aos 36 anos, mas não fez nada pq achou que era normal !!!! 🙁 Betty, quase caí dura ao escutar tal relato !! Sou filha de mãe negra e pai branco (neto de português e austríaco)… Sou morena e tenho literalmente 2 cores de família !!! Primos negros de um lado e primos brancos de olhos azuis do outro !!! É interessante ver e viver num meio tão díspare assim !!! 🙂 Voltando ao assunto, depois dessa notícia “fantástica” que a mãe me deu, já fiquei esperando ser a próxima a passar pelos incômodos de uma fase que imaginava só passar num futuro BEM DISTANTE !!! Enganei-me redondamente de verde e amarelo !!! Posso dizer, pois expliquei acima a minha mistura “radical” racial: A maioria dos negros é descansada c/ relação a saúde e seu corpo. Particularmente, a mãe é calma, serena e tranquila e o que é pior, não tem o interesse que eu tenho p/ “fuçar”as coisas e buscar respostas p/ as indagações que surgem ao longo da vida! tudo p/ ela é natural !! A começar pela resistência à dor que ela tem ( grau 10 ) !!! Eu, (grau -5 ) !!! Somos muito diferentes neste aspecto ! Bem, como havia dito, nunca descuidei dos exames periódicos de sangue e USG. Ao longo dos anos, passei por vários momentos de grande stress e desordem hormonal. Resultado: os nódulos multiplicaram, a glândula aumentou seu tamanho, mas continuava a funcionar, apenas mostrando que o meu organismo continuava a insistir no não reconhecimento da Tireóide como parte dele !! A Dra. Mônica é muito criteriosa em tudo o que faz e só me indicou o Puran T4, quando realmente comecei a apresentar sintomas físicos e emocionais como: queda e ressecamento do cabelo e da pele, falta de energia, inchaço na face e nos tornozelos, depressão, etc… Há 2 anos, faço uso deste medicamento que acabamos chegando a 50mcg ! Como por mágica, os sintomas diminuiram consideravelmente, mas já havia se instalado o HIPOTIREOIDISMO !! Não tinha volta mais !!! Agora, este mês, como de costume, marquei uma consulta p/ levar os exames de sangue e USG p/ a Dra. ver e me dizer p/ continuar c/ o Puran T4 como de hábito e pronto. Mais um engano verde e amarelo !!! Após, olhar tudo, ela me diz que chegara a hora de uma indicação cirúrgica … Novamente, aquela pausa de segundos na minha cabeça se fez !!! Eu disse que não estava entendendo o que ela havia dito !!! Ela então, calmamente, pois eu já estava c/ os olhos cheios d’água, me explicou que eu comecei com uns poucos nódulos somente no LOBO (direito), mas que agora, já havia passado p/ o LOBO (esquerdo) e que essa medida, que a princípio, parecia radical, na verdade era preventiva, pois amanhã, sem mais nem menos, eu poderia ter um nódulo malígno e então, a história mudaria muito de figura!!! Bem, HIPOTIREIODISMO era fato e o complemento do quadro também ( NÓDULOS MÚLTIPLOS/ AUMENTO DA GLÂNDULA)!!! Por que esperar por algo mais grave, se podemos prevenir? Só sei que chorei muito, pois havia feito 1 ano, que descobri uma deformidade no lado esquerdo da virílha, terminando numa cirurgia de HÉRNIA INGUINAL BILATERAL !!! Eu não tinha 1, mas sim 2 hérnias !!! Feliz por ter descoberto e sanado este problema, de repente, recebo outra novidade nada agradável !! Cheguei em casa, conversei c/ o meu marido e ele disse que talvez pudesse esperar uns 3/4 anos e não fosse nada urgente ! Eu disse a ele que, conhecia muito bem a Mônica e sabia que jamais ela daria um encaminhamento p/ o cirurgião de cabeça e pescoço naquele termo direto e claro de indicação de TIREOIDECTOMIA TOTAL, se não fosse expressamente necessário !!! Passei uns 5 dias muito deprimida, triste, sem vontade de falar c/ ninguém e só fazia chorar !!! Pensei em tantas coisas, e principalmente na minha filha Aileen (25 anos), que pela segunda vez, está há 3 meses morando na América (Florida) e não queria preocupá-la! Passei péssimos dias, mas ainda restava um “fiapo” de esperança, que o cirurgião dissesse que eu poderia esperar mais um pouco p/ tal procedimento. Chegando no consultório do cirurgião, estava c/ o meu marido e minha mãe ( p/ poupar-me de explicações mil ), levando todos os exames de imagem (desde 2000) e os 2 últimos de sangue. O médico foi taxativo ao dizer que o pior já havia acontecido … que era o HIPOTIREOIDISMO e o uso de hormônio sintético e completou: ” Vai esperar mais o que? ” Me acabei de chorar !!!! Caí na besteira de perguntar a ele qual seria o tamanho da cicatriz? Resposta: GRANDE E FEIA !!!! Eu fixei bem o meu olhar dentro dos olhos dele e disse: Acho que o sr. não entendeu a minha pergunta, então vou repetir: Qual será o tamanho da cicatriz e por favor, me mostra em cm, p/ que eu possa ter uma ideia. Ele foi mais uma vez impiedoso: JÁ DISSE, GRANDE E FEIA !!! Se vc quiser, faz a cirurgia no Japão porque é lá que os médicos operam pela axila do paciente, porque o pescoço no país é considerado uma área “sexy”… como no Brasil é a “bunda” !!!! Betty, eu não tive palavras p/ expressar tamanha tristeza e desapontamento !!! Eu estava na presença da minha mãe (72 anos) ! Eu me conheço muitíssimo bem e sei quais são as minhas reações perante situações desse tipo … Mas em respeito a minha mãe (hipertensa), me calei e fui extremante educada e ainda ouvi aquele homem grosso por mais uns minutos … dizendo que não podia ser preciso no tamanho do corte, pois ele não sabia o que ia encontrar quando abrisse !! Isso era muito relativo e ele não era cirurgião plástico, mas sim, estava ali p/ resolver um problema que é muito sério. Concordo e sei que é sério, mas sei também que ele deveria ter um pouco de tato e compreensão com alguém que não faz parte do cotidiano dele (médico cirurgião) mas sim, é uma paciente que está insegura e muito triste por ter que passar por outro procedimento com anestesia geral e um pós operatório traumático e nada agradável, num período de apenas 1 ano. Sái daquele consultório, pior do que entrei e aquela forma de explicar daquele indivíduo, me fez escrever um e-mail para minha endocrinologista, relatando detalhadamente, o ocorrido. Ainda não tive retorno dela, mas estou certa de que terei. Sei que médico de cabeça e pescoço, não se encontra aos Kg nos planos de saúde. O meu plano é AMIL (OPÇÕES) e só encontrei 4 no meu livro. Hoje, liguei p/ 3 e os telefones estavam ocupados… Fui p/ a minha última opção e consegui falar c/ a secretária, que foi muito simpática e disse conhecer a minha médica Dra. Mônica Cabral. Já tenho todos os exames do risco cirúrgico em mão e quero uma segunda opinião, pois tenho este direito. Após, esta consulta que será no dia 28 deste, terei algo a mais para comparar com aquele indivíduo e a situação constrangedora que passei. Vou perguntar o que a minha endócrino acha dessa outra opção (cirurgião) e decidirei finalmente. Foi assim, por ocasião da cirrurgia das HÉRNIAS INGUINAIS. A minha ginecologista me indicou um cirurgião que quando perguntei se eu poderia esperar mais um pouco p/ operar, ele me respondeu perguntando se eu já havia ido à velório? Respondi que sim, por que? Resposta dele: PORQUE QUEM ESTÁ ALI NO CAIXÃO ESPEROU MUITO PARA RESOLVER O SEU PROBLEMA E QUANDO QUIS, NÃO DEU MAIS TEMPO !!!! Saí de lá, decidida a não operar com aquele sujeito e fui a mais 3 médicos. Achei no último, o médico que além de ser um cirurgião, era também GENTE, HUMANO como eu e logo de imediato tive a certeza de que seria ele. Fiz a operação com o Dr. Ricardo Vassallo e tudo correu bem. Meu “feeling” nunca me engana e procuro usá-lo sempre que tenho dúvida. Assim será com esta TIREOIDECTOMIA TOTAL. Mais um desafio, mais uma prova, mais uma vez, nas mãos dos médicos que CREIO, serão guiadas por DEUS, o PAI MAIOR que nunca me abandonou. ELE vai me deixar sentir quem será a pessoa certa para mais essa cirurgia. A Bíblia diz: CONFIA NELE, QUE ELE TUDO FARÁ. Deus sabe o porque dessa nova prova, Deus conhece o meu coração e as minhas lutas dos últimos tempos. Ele é meu Guia, Salvador e Protetor !

    Obrigada, por esclarecer muitas dúvidas e abrir este espaço para que eu pudesse contar a minha história e dar meu depoimento p/ outras pessoas. No pós operatório, volto para te contar como foi.

    Beijos,

    Mary Leal (RJ)

  5. claudia souza silva vicente disse:

    OLA QUERIDA BETTY
    HOJE ESTA FAZENDO 4 DIAS QUE PASSEI PELA CIRURGIA OCORREU TUDO BEM GRAÇAS AO NOSSO BONDOSO DEUS,QUANDO ACORDEI E VI QUE NAO TINHA DORMIDO NO SENHOR FIQUEI MUITO FELIZ E CHAMEI A ENFERMEIRA MOÇA .MOÇA DAI FIQUEI MAIS EMOCIONADA AINDA POIS TINHA VOZ,ENTREI NO CENTRO CIRURGICO AS 7E 20 SAI DE 1E20 QUANDO FUI PARA O QUARTO ESTAVA BEM SO QUE COM MUITA NAUSEA O MEDICO DISSE PARA MINHA IRMA QUE NAO TIROU TODA A TIREOIDE ACHOU MELHOR NAO TIRAR POIS PELO SEU CONHECIMENTO ACHOU QUE NAO DEVE DAR NADA NO EXAME QUE FOI PARA A BIOPCIA MAIS DER ALGUMA ALTERAÇAO DAI VOU TER QUE TIRAR TUDO FIQUEI UM POUCO TRISTE POIS QUERIA QUE TIVESSE TIRDO TUDO COMO ELE DISSE MAIS TA BOM ASSIM NE VAMOS ORAR PRA QUE TUDO DE CERTO E NAO DE NADA NA BIOPCIA,BETTY NAO TIVE DOR A NOITEZINHA VEUI ATE SOPA PRA MIM MAIS SO ESPEMENTEI POK TINHA MUITA NAUSEA SO ISSO O INCOMADO E A GARGANTA RASPAVA UM POUCO GRAÇAS A DEUS SO ISSO ONTEM QUE COMEÇOU UMA DORZINHA CHATA NO MEU OMBRO E PESCOÇO DO RESTO ESTA MINHA VOZ TAMBEM ESTA NORMAL LOGICO UM POUCO BAIXA MAIS ESTA BOM POQ EU FALAVA ALTO MESMO RSRRSR
    QUANDO EU TIRAR PONTOS E VIER O RESULTADO DA BIOPCIA EU TE FALO QUE VAI ACONTECER TA MINHA QUERIDA NOSSA PARECE QUE FAZ TANTO TEMPO QUE TE CONHEÇO GOSTARIA QUE UM DIA DEUS PREPARAÇE DA GENTE SE CONHECER PESSOALMENTE MUITO OBRIGADA POR TUDO LINDA QUE NOSSO GRANDIOSO DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO RICAMENTE TA MINHA QUERIDA BJS
    VASO ESCOLHIDO…

    Muitos são os que te esperam ver caído, prostrado,
    abatido e verem teu fim, muitos são os que esperam tua derrota,
    ver você em tristeza, sem nenhuma porta para entrar e prosseguir.
    Mas tu és um Vaso escolhido de Deus,
    Ele mesmo envia dos céus anjos para te guardar,
    ainda que sejas atingida e caia no chão,
    com o Braço Forte e Poderosa Mão Ele vem pra te levantar.
    Vaso escolhido quando quebra, Deus refaz mais forte ainda!
    ELE passa novamente o Vaso pelo fogo e não deixa prostrado um Vaso Seu,
    e, se o Vaso está vazio, Deus manda renovo e faz do Vaso velho e quebrado
    um Vaso novo, enche de Poder, de Glória e de Unção.
    Vaso escolhido quando entra numa grande prova
    Deus vem com socorro e lhe abre a porta,
    Vaso escolhido é feito pra cantar Vitória,
    Tu és um Vaso escolhido!!!

  6. claudia souza silva vicente disse:

    Para Deus, TODAS as coisas são possíveis.

    Até
    para as áreas que aos nossos olhos parecem assoladas, Deus pode
    transformar em mananciais de águas vivas, a jorrar de forma mais que
    abundante.
    Se algo nos trás dor e angústia, coloquemos no altar do
    Senhor para que Ele sonde e transforme de acordo com a necessidade,
    contudo, para isso é necessário que tomemos uma atitude, provando a Ele
    que confiamos que o que Ele fizer, será o melhor e mais perfeito.
    Se
    o passado vem a tona pra nos assustar e nos fazer achar que o futuro
    não tem mais jeito, lembremos que Deus é o único capaz de reescrever a
    história de alguém, seja qual for. Desde a antiguidade, Deus permanece
    o mesmo. Nós mudamos, a moda muda, tudo muda na terra, menos o amor de
    Deus por nós, ainda que sejamos pecadores.
    Quando Satanás tentar nos
    fazer parar, nos deixando sem esperança, lembremos que o Senhor nos
    manda prosseguir e não parar. (Hb.12.1,2).

    Abraço! um dia DE VITÓRIA PARA VC!.

  7. maria aparecida disse:

    Adorei sua mensagem q vc deixou estou com tireoide com dois nódulos vou passar no medico 27 pra ver o ultrassonografia confesso q estou com medo, mas to pedindo pra deus q n precise operar os nódulos estão com 58 x 12 x 10 mm. Volume 3.5 cc e outro com 58 x 2 8 x 19 mm. volume:16.0 cc
    Claudia souza silva vicente FICA COM DEUS E Q ELE NOS ABENÇOE

  8. Graziele Pereira disse:

    Olá Betty,

    Olá me chamo Graziele,Então como havia dito em uma das mensagens que deixei anteriormente minha Mãe tomaria a dose do Iodo dia 27/11 e hoje dia 29/11 ela retornou para casa ,no tempo em que ela ficou no hospital ela ficou com a pressão alta mas no decorrer do dia ficou controlada ,estamos muito felizes e grata á Deus pois tudo ocorreu bem.Na segunda ela retorna ao hospital para fazer a PCI continuamos rezando e agradecendo a Deus para que tudo ocorra bem.Depois que sabermos os resultados dos exames eu volto para contar o resultado.Betty muito obrigada pois nos dias em que eu estava mais aflita encontrei o seu blog para esclarecer minhas duvidas.Saiba que você esta ajudando muita gente.Que Deus te abençõe até a proxima.
    Graziele.

  9. eliana disse:

    ola Betty!

    Venho aqui hoje para lhes copntar o resultado da minha biopisia , graças a DEUS não foi maligna , tirei a tireoides total e uma das paratireoides que ja estava bem crescida . Mas estou com um problema serio tenho inchado demais do joelho para baixo , sabe se e normal?
    minha endocrino me disse que e por que estou agora com hipotiroidismo mas como esta esta dificil ate minha locomoção e estou tomando medicamentos pra tirar o liquido do corpo mas não estou obtendo resultado , alguem ja lhe falou que ficou assim ? acha que devo procurar um clinico?
    obrigada

    Eliana

  10. Joao Rodrigues disse:

    Boa noite

    No meio de 20 janelas abertas e de tanta duvida na minha cabeca, foi um acaso vir aqui parar. No entanto, varias duvidas ja me foram desfeitas e posso dizer que da totalidade do meu conhecimento sobre problemas relacionados com a tiroide, 95% acabei de o adquirir nas ultimas 5 horas. Muitas vezes ‘e assim mesmo, ,acabamos por nos informar sobre as coisas quando elas nos batem a porta. Antes de postar aqui a minha questao quero antes dar os parabens a Betty pela iniciativa que teve e deixar uma palavra de forca e sorte a todos os que por aqui ja passaram e cujos comentarios tive oportunidade de ler. A situacao que me traz aqui prende-se com a minha avo…hoje apos consulta de endocronologia ficou a saber que tem de ser operada precisamente pela mesma razao que Betty, bocio na glandula tiroide, sendo este mergulhante, a crescer para dentro e nao para fora. O que diverge nesta situacao ‘e que a minha avo ficou a saber deste contratempo numa consulta de anestesia. Reapareceu-lhe um tumor na bexiga e estava a preparar-se para fazer a “raspagem” e consequente biopsia. Acontece que apos os exames feitos, a anestisiologista disse-lhe que nao podia fazer a intervencao cirurgica ‘a bexiga porque o nivel dos hormonios estavam muito elevados, encaminhando-a entao para a Endocrinologia. Hoje ficamos entao a saber o que lhe espera…possivelmente uma operacao a tiroide no inicio de 2013, para que apos essa recuperacao possa entao prosseguir para o tratamento do tumor na bexiga. A questao que tenho e que ainda nao consegui esclarecer ‘e….normalente, qual o tempo necessario para que os hormonios voltem a normalidade? Sera uma coisa rapida? Gostava de saber isto porque temo que o tumor na bexiga nao espere eternamente pela recuperacao da tiroide. Desde ja agradeco a quem me possa responder a esta questao e uma boa noite

  11. Graziele disse:

    Olá Betty,

    Me chamo Graziele, e ja contei um pouco da história da minha Mãe como havia dito na ultima mensagem que eu deixei ela teve uma consulta hoje 03/12 pois hoje completa 7dias que ela tomou o Iodo entao fomos aohospital e ela fez a PCI so vamos saberos resultados no dia 21/12 .Mas estamos confiante que tudo vai dar certo.
    Até a próxima.

  12. Boa tarde Bety.tenho 67anos fiz minha cirurgia no dia 8 de novembro,e foi retirada toda. E o meu medico passou pra mim tomar puran t4 e repocal D, mais guando eu tomei tiver forte dores nas costas e diareia ai eu parei,voutei a tomar hoje,eu não fui ai no medico estou esperando receber o resultado da biobsia pra ir ao medico.Sera que eu fiis serto e não ir ao medico logo não sinto nada depois da cirurgia sintome bem.beijos e boa noite.

  13. betty disse:

    Olá, Maria:
    Não sou médica. Portanto, não tenho muita base para comentar. Mas pode ser que as dores ainda foram da cirurgia pois eles tem que colocar nossa cabeça bem para trás para poder trabalhar no pescoço. Muitas pessoas se queixam disto. Não sei explicar a diarréia. Entretanto, você ficou um bom tempo sem tomar o remédio que é essencial à nossa sobrevivência. Tem vezes que as pessoas com câncer tem que ficar sem tomá-lo para fazer o exame e o tratamento com iodo, e elas sentem vários efeitos colaterais desconfortáveis e muito cansaço. Ainda bem que recomeçou a tomar. Se não sentir-se bem novamente, vá ao médico, está bem?
    Espero que o resultado da biopsia volte negativo. Mas, ainda, se não for, as chances do tratamento darem certo são muito grandes.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  14. betty disse:

    Maria, relendo a minha cartinha, percebo que não disse qual é o remédio essencial. É o Puran que é o hormônio que substitui o que a tireóide produz. O outro é para o cálcio que pode ficar desnivelado no começo, mas normalmente normaliza. Provavelmente não passarão mais aquele.
    Abs, Betty

  15. Regiane Costa disse:

    Bom dia querida Betty!
    Fiz a cirurgia a um mês e meio, infelizmente foi constatado câncer maligno, do jeito que já tinha dado nas varias biopsias que fiz durante o meu tratamento. Meu médico é um ótimo cirurgião, mas fala muito pouco. Estou tomando cálcio, pq estou com muito formigamento na face, mãos e pés, e o meu hormônio é o Levoid 100, mas o médico já me deixou ciente que essa dose pode aumentar. Ele me disse que terei de ficar um mes sem tomar esse remédio e fazer uma dieta alimentar para fazer um exame, não me falou o nome do exame, mas falou que é para procurar restos cancerígenos, essa semana eu tenho consulta com ele, agora acho que ele deve explicar melhor sobre esse exame, já era pra estar fazendo essa dieta, mas ele disse que precisava acertar a dosagem do hormônio primeiro, pq meu corpo estava precisando desse acerto primeiro. A minha preocupação é que vou ter de ficar sem toma-lo durante um mês, então com certeza vou sentir sintomas desagradáveis. Mas tudo isso faz parte da vida. Já entreguei tudo nas mãos de Deus, e tenho certeza que vai se cumprir o que Ele determinar. Amei entrar aqui e absorver um pouco de cada coisa que li. Obrigada.
    Abs, Regiane.

  16. betty disse:

    Olá, Regiane:
    MInha vida tem estado muito cheia e não tenho respondido a todas as cartas que entram ultimamente. Só para você saber, a cirurgia foi há tres anos e meio e eu continuo recebendo um ou mais comentários por dia…. Mas compreendo a aflição dos leitores e gosto de ajudar. Se você olhar os últimos posts sobre o assunto, que tratam de câncer (especialmente 9 e 10), perceberá que existe um remédio, a Thyrogen, que faz com que não é necessário parar com o hormônio. Na época em que escrevi, o governo obrigava os convênios médicos a pagarem por ele. Entretanto, parece-me que não aplica a mesma regra aos serviços governamentais. Mas, já que você sabe pesquisar (me encontrou 🙂 ), talvez você consiga descobrir algo relevante para você. E, se conseguir informações pertinentes que lhe servirem, volte depois para meu blog nestes posts para deixar um comentário para ajudar a novos leitores.

    Sempre procuro ver as coisas pelo lado bom. Tenho que me esforçar para ver o copo como meio cheio em vez de que meio vazio.
    Portanto, se você não conseguir ou não poder tomar este remédio, por um lado, um mes parecerá longo. Por outro, é um período bem mais curto do que a duração de tratamentos para alguns outros tipos de câncer. E, se encontrarem vestígios, o tratamento final normalmente também é de curta duração.

    Eu não tive câncer, portanto minha experiência aqui é só de “ouvir falar”. Mas espero que ajude.
    O melhor lugar de deixar tudo é realmente nas mãos de Deus, como você falou. A gente faz o que pode e deve. E depois podemos ficar observando. Para verificar as razões por trás de tudo isto. Será que Ele quer nos ensinar algo? Precisamos refletir sobre nossas prioridades? Pode ser que Ele queira que conheçamos ou abençoemos alguém que não teríamos encontrado de outra forma. Observe. Reflita. Anote. Cresça no conhecimento dele através das Escrituras e da observação da mão dele na sua vida, se você for filha dele.
    Que Deus a abençoe. Um grande abraço, Betty

  17. lunna disse:

    sou lunna,moro em sorocaba -sp!fiz minha cirurgia de tireoidectomia total no dia 8/12/12 e correu tudo muito bem,não tive nenhum problema quanto a cirurgia,nem com minha voz,tive alta um dia depois,e fui instruida a tomar puran t4 e calcio,só notei que depois que fui pra casa senti uma dormencia na parte esquerda da cabeça e em cima dos olhos!Oque será isso?será que terei que tomar o calcio pra sempre,li na internet que as vezes é só por um tempo,hj dia 12/12/12 estou com essas duvidas!!!muito obrigada pelo teu blog esclarecedor!!!bjussss!!!

  18. Graziele Pereira disse:

    Olá Betty,

    Então hoje fui ao medico com minha Mãe para sabermos os resultados dos exames , a medica nos informou que por enquanto esta tudo bem porrém ela retorna daqui uns 3 meses para fazer novos exames e a evolução do Iodo no corpo .E após um ano ela irá fazer novamente a PCI para ver se esta tudo bem.Hoje tambem ela fez um exame de sangue para saber se ela tem ou esta com anemia , o que achei estranho foi que foi colhido o exame e vinhemos embora porem depois a enfermeira ligou nos informando que ela vai ter que fazer o exame novamente não entendi o porque mas não estou muito preocupada.Esta entregue nas mãos de Deus, ha estamos felizes tambem porque vamos viajar minha Mãe esta super alegre .So tenho motivos para agradecer esta dando tudo certo e se Deus quiser tudo continuara ocorrendo da melhor forma possivel.Foi como a medica disse a pior fase ja passou.Estou cheia de fé e esperançaà vocês que estao com o mesmo problema que minha Mãe entrega nas mãos de Deus pois ele não esquece de todos nós eu e minha familia somos a prova viva.Amém, Amém, Deus esteja presente na vida de todos vcs ,desejo um ótimo Natal e um Próspero Ano Novo .Graças a Deus. Deixo claro também que a doença da minha Mãe serviu para todos nos valorizarmos ainda mais a vida e as pessoas ou seja tudo, a Vida é Bela.Desejo tudo de bom para todos .Amém.
    Betty, Deus te abençõe você não pode imaginar o quanto suas palavras me aliviaram ,teve momentos que pensei que não ia aguentar e eu buscava forças e a paz no seu blog muiiiitooooo obrigaddoooo.
    Continuarei contando a historia da minha Mãe no decorrer dos meses.Obrigada de coração.
    Graziele.

  19. Sonia disse:

    Boa Tarde,conforme assunto acima, venho destacar e tentar ajudar, pois tbm estou na mesma situação, faço tratamento da tireoide a mais de 05 anos, com exames de sangue e ultrassom, e constatado um nodulo no lado direito desde a epoca, ocorre que em nenhum momento pediram que fosse feito punção, mas nunca senti nada anormal, e pelos ultassom que foram feitos esse nódulo não cresceu tanto. Ocorre que foi ficando dificil passar no endocrinologista, pelo meu convenio, e demorei em torno de +- seis meses sem conseguir marcar, então resolvi marcar um clinico geral e pedir ajuda quanto aos exames de sangue, e o foi assim mesmo, o Dr me atendeu e pediu os exames de sangue e mais o ultrassom, que para minha surpresa, ele falou, vc tem que marcar um especialista em cabeça e pescoço, eu nem dei muita importançia, mas novamente na segunda consulta ele me cobrou sobre o especialista. Marquei então, e o mesmo, pediu a punção, pois no meu ultrassom estava como alterado, fui onde ele recomendou, e como muitas nos relatam que seria a coisa mais horrivel do mundo, posso lhe dizer que naão foi tanto assim, uma dorzinha que incomoda, apenas isso, e claro receio do proprio ser humano, o que faz doer mais. E ao retorno, veio a noticia, tumor maligno, fiquei meio estranha, dificil de entender, cancer na tiroide !!! Tem que operar. Nossa que coisa mais louca isso ! Sai do consutorio dele com todas as papeladas em mão, exames pre operatório, guia de internação, pedido para passar no cardiologista, e pedido de autorização para o convenio, tudo mastigado, assim foi, começei a fazer os exames, marquei o cardiologista, e dei entrada na autorização, e a cabeça imaginem !! Apoós tudo pronto que foi mais ou menos em 20 dias, voltei ao consultório dele, e ainda sem resposta do convenio, ,mas novamente o médico anjo, ajudou, já sai de lá com a data marcada 30/11/2012 ou seja, 03 dias depois da consulta. Bom me internei as 11:00 da sexta feira, com minha filha junto, entrei para o quarto, e as 13 30 fui para sala, eu tentei ficar calma o maximo possivel, mas mesmo assim minha pressao acelerou para 20, ai me deram remedios para baixar, mas isso tudo ali, de boa na sala de cirurgia, bom gente, me lembro apenas de alguem chamando meu nome, e acordei, já tinha terminado, eram 19 30, senti enjoo, vomitei, fuui para o quanto naõ comi nada., acho que dormi novamente, acordei no dia seguinte, nenhuma dor, falando normal, apenas leve enjoo, Dr. Rafael, chegou e me deu alta. Normal fui embora sem dores nenhuma. Não foi tão dificil assim.

  20. Priscila disse:

    Olá betty,

    tbm fiz uma cirurgia no dia 11/12/2012, a mnha foi total alem de retirar toda tireoide tive q tirar 2 paratireoides q ja não funcionavam, tive perda parcial da voz e formigamento nas mãos, pes e cabeça,hoje faço fono, ja senti uma melhora na fala, mas me sinto mt cançada, qlqr esforço q eu faça, será q isso e normal? e resultado da biopsia deu benigno! graças a Deus! tenho duvidas se por retirar toda tireoide, se vou engordar mt? mas oq importa mesmo é q não tenho mais a doença, então estou mt feliz! um abraço e fica com Deus!

  21. betty disse:

    Olá, Priscila:
    Que bom que o resultado da biopsia foi negativo!
    Sei muito pouco sobre as consequências de tirar parte das paratireoides, mas, com relação à remoção da tireóide, a maioria não engorda como resultado direto disto. É preciso, entretanto, exercitar-se e comer equilibradamente, da mesma forma como quando tinha a tireoide. Se continuar cansada, fale com um endócrino ou seu clínico geral. Isto não deve ser considerado normal. Que Deus a abençoe em 2013. Abs, Betty

  22. Ildine disse:

    Vou fzer essa cirurgia dia 23 de janeiro nao e facil mas eu creio no Deus que tudo pode e sei que estara comigo conto com as oraçoes de todos assim que operar volto a postar, um abraço.

  23. betty disse:

    Olá, Ildine: Que bom que crê em Deus. Ele realmente pode tudo e, na sua sabedoria, fará o que é melhor para você. Confie nele e procure ver coisas para agradecer em todos os detalhes e momentos. Seja uma bênção para que outras pessoas possam ser atraídas a Ele por seu testemunho. Ele nem sempre tira as provações, mas Ele nos ajuda a passar por elas. Abs, Betty

  24. euridice disse:

    Euridice eu fiz a cirurgia dia 8 de janeiro estou me sentindo bem vou ter que fazer iodo,sinto uma leve dificuldade para engolir sera normal.

  25. betty disse:

    Olá, Euridice:
    Frequentemente, pode levar algum tempo para voltar às funções normais da garganta. Se não melhorar em algumas semanas, talvez seja bom procurar um médico para ver como chegar ao alívio. Para começar, ao consultar aqueles que cuidarão da iodoterapia aproveite para perguntar sobre o que está sentindo. Eu não cheguei a fazer este tratamento, mas tive tantos leitores enfrentando isto, que os posts 9 e 10 apresentam muitos comentários, questionamentos e respostas de leitores. Eles poderão lhe ajudar na próxima fase.
    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  26. Renata disse:

    Oi boa tarde… Vou fazer minha cirurgia dia 16 fevereiro para a retirada total … Tenho um nodulo suspeito… Descobri em novembro ..: estou morrendo de medo… So choro e ando mto irritada. Sabem me dizer o temo de recuperação? Estou mto feliz por ter achado esse site pois percebi q mtas pessoas passam por isso … Me deixa um pouco mais tranqüila bjs a todas

  27. Glauco disse:

    Querida Betty, que satisfação encontrar o seu blog.
    Faço acompanhamento da tireóide desde o ano passado, quando descobri que tinha dois nódulos. Foram biopsiados, com resultado benigno. Este ano estou fazendo a revisão e hoje, durante o exame, o médico da ultrassom diz ter encontrado mais um nódulo, além dos dois já existentes, que passaram a ter classificação Chammas IV, diferentemente da III anterior, o que ensejou um novo pedido de biopsia. Sei que o risco de malignidade aumentou, já que leio bastante acerca do tema e, de certa forma, acho que não me surpreenderei se encontrar este resultado, visto que minha mãe retirou em 2012 dois cânceres (mama e endométrio). Entretanto, fiquei assustado com os depoimentos das pessoas acerca de alterações na voz após a cirurgia, já que sou professor. Você sabe se esta é uma consequência comum? Fraternal abraço e parabéns pel oseu blog da cirurgia?

  28. nadja lopes disse:

    oi, eu fiz cirurgia há quase 2 meses e ainda não estou tomando o hormônio, pois, vou fazer cintilografia de corpo inteiro, porém além dos sintomas já descritos fisicamente nos casos de tireoidectomia total, acho que estou totalmente descontrolada emocionalmente, muito stressada, agressiva com minimas coisas, por favor se alguém já passou ou passa por isso me ajude, o que devo fazer? peço a deus para me ajudar, rezo, tento me acalmar, porém qualquer coisa é motivo para stress, sou muito rizonha e alegre porém, não consigo mais me reconhecer, me ajudem tenho dois filhos pequenos de 7 e 9 anos e eles também estão ficando stressados,bjs Nadja

  29. Ricardo disse:

    Olá.

    Em primeiro lugar, sinto a necessidade de esclarecer a sua dúvida de como tantas pessoas com problemas relacionados à tireóide encontram ou seu blog.
    Eu, por exemplo, tive um carcinoma papilífero de células altas, e extraí totalmente a tireóide. Batendo um papo com a minha nova noiva, surgiu a dúvida se a reposição hormonal me tornava uma pessoa 100% normal, ou se eu deveria me preocupar com danos a longo prazo. Assim, joguei no google simplesmente “tomar t4 me torna uma pessoa normal?”, e caiu no seu blog, rsrs.
    Confesso que ainda não li tudo, mas de imediato agradeço o espaço que você abriu (intencionalmente ou não) para discussão do assunto.
    Honestamente, as consequências da instabilidade hormonal foram, de longe, o problema mais complexo e difícil que enfrentei (e ainda enfrento) durante a vida.
    Ouvir o relato dos outros, se não me traz a solução, ao menos me conforta, não sei bem porque. A existência de mais pessoas com esse problema não deveria me trazer um sentimento positivo, mas a verdade é que traz, mas isso é outra coisa que terei que entender.
    Independentemente, reforço meus agradecimentos e prometo contribuir com os demais assim que estiver pronto.
    Abraços.
    Ricardo.

  30. natalia disse:

    querida betty,
    tenho 25 anos e uma historia bem diferente, minha mãe ha 5 anos atras descobriu por acaso seu cancer de tireoide, não tinha nenhum sintoma, teve uma infecção de garganta e atraves de uma ingua no pescoço precisou du uma US e descobriu o nódulo, que despois descobriu ser maligno. hoje graças a Deus ela está bem, foi em setembro de 2012 que tudo mudou, minha irmã sem mais nem menos resolveu pedir numa consulta de rotina com seu gineclogista uma us para ver se a tireoide dela esta ok, e advinhe …3 nódulos, aí ela nos contou, somos em 5 irmãos e mais 2 de nós já descobrimos a doença, bem graças a Deus nós 3 já operamos e estamos bem , 1 irmão já até fez a radiodoterapia, e nós duas faremos nos proximos dias, mas o que me fez procurar ajuda é outro problema, tomo anticoncepcional e na pausa dessa semana não menstruei e estou muito preocupada, tenho 16 dias de operada, e tomei o remedio direitinho, só que ainda não comecei o sintroyd por conta do iodo, será que pode ser da cirurgia?????

  31. ana paula disse:

    minha mae vai operar mes q vem, a cirurgia é complicada?

  32. betty disse:

    Olá, Nadja:
    Creio que tudo que você está sentindo é por causa da falta do hormônio. A falta da tireoide realmente tem este efeito. Acho bom você voltar para os médicos para ver porque está demorando tanto para fazer a cintilografia. Normalmente, pedem um prazo de duas semanas em que você tem que ter uma dieta pobre de iodo. O que, para alguns, já é muito tempo!

    Fale com pessoas ao seu redor que tem contato com médicos/enfermeiros/clínicas/hospitais. Às vezes, podem indicar outro especialista ou local para entendimento. Ou interceder com aqueles que estão sendo inatentos às consequênicas desta demora.
    Acho que ajuda, para todos, entender que o seu humor realmente é afetado pela falta de hormônio. E, juntos, vocês podem tentar prever, e contornar, as situações que mais lhe incomodam. Isto pode fazer grande diferença.
    Que Deus permita que o exame logo seja feito. E pressione para que o tratamento também seja (se for preciso).
    Depois, nos dê notícias.
    Abs, Betty

  33. betty disse:

    Olá, Ricardo:
    Realmente não entendo como aquela frase o levou para meu blog! Se tivesse sido “cirurgia de tireóide”, aí vai… Mas esta! De qualquer jeito, fico contente que a leitura está lhe fazendo bem. Creio que descubrirá que o tratamento hormonal não vai lhe prejudicar em nada.
    Que Deus o abençoe no restante do tratamento.
    Abs, Betty

  34. betty disse:

    Querida Ana Paula:
    A cirurgia normalmente não é considerada como sendo de alto risco. Entretanto, ocorre num lugar delicado, próximo às pára-tireóides e às cordas vocais, podendo afetar o cálcio ou a voz por algum tempo (evento passageiro na maioria das vezes). Se ler os posts anteriores e alguns dos comentários, poderá saber mais. Espero que tudo corra bem e que você possa usar esta oportunidade para demonstrar muito carinho à sua mãe. Abs, Betty

  35. betty disse:

    Querida Natália: Sua vida realmente está parecendo uma montanha russa no momento! Creio que a falta de hormônio pode ter vários efeitos colaterais e mudar os ritmos do seu corpo. A melhor coisa será esperar e, se não tiver mudanças, compartilhar as suas observações com seu médico. Pedindo a misericórdia e bênçãos de Deus sobre sua vida. Abs, Betty

  36. betty disse:

    Prezado Glauco:
    Creio que os comentários do meu blog representam apenas uma pequeníssima parte das pessoas que passaram por esta cirurgia. A maioria faz e volta à sua vida normal, com poucas sequelas. Creio que depende, em parte, da habilidade do cirurgião. E, em parte, do local dos nódulos. Quando estes se encontram muito próximos às cordas vocais, ou já invadindo o espaço delas, então elas serão mexidas. Quando fiz a minha cirurgia, ninguém me falou sobre este efeito colateral. Tinha me preparado mentalmente para a possibilidade de problemas na cirurgia ou de câncer (o que não houveram), mas fiquei muito surpresa e perturbada com a inesperada modificação na minha voz. Esta durou por algum tempo, mas, aos poucos, recuperei a força e o timbre de anteriormente e sou imediatamente reconhecida no telefone pelas pessoas que me conhecem. E isto sem ajuda de fono-audiólogo!
    Portanto, prepare-se para algumas semanas de poupar a voz e investigue alguns meios complementares para passar a mensagem aos seus alunos durante algum tempo, se for preciso. E vamos torcer para que tudo seja resolvido em pouco tempo. Que Deus o abençoe. Abs, Betty

  37. Leila Maria Cardoso de Azeredo disse:

    Boa Noite, são 22,04, fiz uma pergunta e apareceu essa benção de respostas pra tudo que estava procurando e que na maioria da vezes saimos mal informados do consultório. Dia 18 de fevereiro completam 2 meses de operada, e ainda não posso louvar meus hinos entrei literalmente em crise de pânico, poi as informções que tenho é que nunca mais voltarei ao normal. Obrigada por tanta clareza em seu depoimento e que tanto me ajudou. Fique com Deus e na Paz, oporque agora na Paz estou.Deus te abençoe ricamente.

  38. betty disse:

    Querida Leila:
    Dois meses ainda são poucos para avaliar a volta da voz. Se não melhorar, consulte um fono. Tem pessoas que são bastante ajudadas com os procedimentos e exercícios que eles ensinam. Que Deus a abençoe.

  39. marcio disse:

    Para quem está para fazer a cirurgia, mantenham-se tranquilos. Basta ter fé em Deus e tudo acontecerá para melhor.
    Vai fazer um mês desde a minha cirurgia e não poderia deixar de dar meu depoimento.
    Após descobrir o nódulo por apalpação em uma consulta com o endocrinologista fiz tomografia e punção em que ficou constatado que não era câncer, porém teria que tirar toda a glândula, pois havia 2 nódulos e tireoidite de hashimoto (glândula começa a destruir ela mesma com anticorpos).
    Entre a indicação e a cirurgia foi um período bem positivo, pois passei a valorizar mais meu corpo, entrei numa academia e adotei uma dieta bem mais saudável, mudanças que me ajudaram na recuperação.
    Tranquilizei-me para a cirurgia pois aprendi que Deus é pai e que só nos acontece aquilo que serve para nos tornar melhores (exceto quando somos imprudentes).
    No dia da cirurgia senti a presença de Deus em todo o procedimento. O médico dr Marcelo Cavassani (recomendo este em Brasília) me passou tranquilidade e tomou o cuidado de fazer o corte na dobrinha do pescoço, foi tudo guiado por Deus.
    Depois do procedimento, só me lembro de estar acordando com os médicos me chamando. Senti só um pouco de dor mas com a medicação aplicada pelos enfermeiros passou. sentia a movimentação difícil e bastante fadiga, mas muito feliz porque vi que estava bem e era só recuperar, agradeci muito a Deus.
    Tomei bastante soro, o que me inchou um pouco, mas normal. Não precisei usar dreno, só mesmo um material absorvente dentro da pele que foi reabsorvido pelo organismo. Não tive nenhum sangramento e não precisei trocar o curativo.
    Tive uma leve rouquidão no dia da cirurgia, mas acho que foi só devido à entubação, pois dava para ver que a voz não tinha sido afetada. Depois disso só algumas crises rápidas de tosse, nada que uma balinha ou gole de água não resolvessem.
    O incômodo para dormir foi só nos primeiros dias, pois tinha medo de movimentar o pescoço por causa dos pontos, assim, tive que dormir numa posição que não gosto que é de barriga para cima.
    A partir do terceiro dia já conseguia me locomover mais tranquilamente, mas optei por descansar ao máximo para favorecer a recuperação.
    Com 7 dias retirei os pontos e fiz o primeiro exame de taxas de calcio que estavam normais. Com 15 dias novo exame de cálcio e o médico concluiu que as paratireóides não foram afetadas, mas por precaução tomei um regulador de cálcio por 20 dias.
    A recuperação foi supertranquila, apenas cuidado para não pegar peso nem tomar sol no local da cirurgia. Uso 3x por dia um gel Cicatricure e a cicatriz cada dia ficar melhor.
    A biópsia confirmou a punção de que os nódulos eram benignos.
    Hoje tomo apenas o Puran T4 em jejum para o resto da vida, mas o que é isso comparado às lutas dos irmãos que precisam fazer hemodiálise?
    Já senti algumas melhoras no metabolismo. Melhorou muito a prisão de ventre, a sonolência e a fadiga, mas isso melhorará mais com o ajuste hormonal através de novos exames de sangue.
    Acho que é isso. Desejo a todos que ainda farão a cirurgia que, independente dos diagnósticos, muito mais forte do que qualquer coisa é o poder da nossa fé em Deus!
    Tranquilidade, força, fé e determinação. Tudo vai dar certo! Muita paz!

  40. MARIA OLIVIA DAUMERIE SANTOS disse:

    olá td bem? li o seu blog por acaso . tenho 8 dias q fiz tireoictomia total c/ esvaziamento da cervical to bem só um pouco rouca e uma leve dor ao engolir esperando dia 25 p receber resultADO DA BIOPSIA ESPERO EM DEUS QUE TD DE CERTO . MTS FALAM DA RECUPERAÇÃO A MINHA Tah otima so tomando cálcio pois tive mt formigamento mas ja estou fazendo a reposição agora e só esperar o resultado e que tratamento fazer.bjus dou noticias

  41. betty disse:

    Olá, Maria Olívia:
    Agradecemos a sua participação.
    O cálcio realmente ajuda contra o formigamento.
    Oro para que Deus a fortaleça e ajude nos passos a seguir e que, logo-logo, tudo seja resolvido sem grandes problemas.
    Abs, Betty

  42. ildine disse:

    Ola amada a paz de Cristo com todos .hoje faz 29 dias que operei deu tudo certo graças a Deus o incomodo foi so os primeiros dias , ja recebi o resultado das biopsia tudo certo os nodulos eram benignos Graças a Deus nao me canso de agradecer ..nao tive formigamentos nem caimbras so estou sentindo um pouco de dor mais fiz esforço ,voce que ira fazer essa cirurgia fique em paz confiante que Deus esta com vc um abraço .

  43. betty disse:

    Olá, Ildine:
    Que bom que os nódulos foram benignos! Tome seu remédio direitinho e continue com acompanhamento periódico para verificar a dosagem certa.
    Que você possa continuar ciente da presença de Deus na sua vida.
    Abs, Betty

  44. betty disse:

    Olá, Márcio:
    Um relato como o seu só pode ser animador! Tenho uma amiga que acaba de descobrir que tem tireoidismo de Hashimoto, apresentando sintomas como você apresentava, e outros, por um longo tempo, sem ninguém diagnosticar qual a causa. Ainda está verificando a presença de nódulos. Vou enviar seu comentário para ela.
    O meu blog relata a minha experiência com a descoberta e cirurgia por causa de nódulos na tireóide há quatro anos. Sei muito pouco sobre Hashimoto. Mas fico impressionada com a quantidade de pessoas que hoje em dia lidam com problemas de tireoide. Será que vem de algo que comemos ou fazemos? Algo demais? Algo de menos? Espero que logo descubram para que as pessoas, tanto os produtores/fabricantes e os consumidores possam começar a fornecer e adotar alternativos. Mas, pela graça de Deus, existe o hormônio sintético para substituir a glândula quando esta precisa ser retirada.
    Que Deus o abençoe ricamente, permitindo que use a sua vida futura para ser bênção, de muitas maneiras.
    Abs, Betty

  45. Carla Azinheira disse:

    Olá, gostei muito desse blog, estava procurando informações sobre o tratamento com iodo.
    Fiz a minha cirurgia para a retirada da tireoide dia 21/02/2013, no hospital Santa Rita, estava com muito medo pois nunca havia tomado anestesia geral, apesar de Deus ter colocado em meu caminho o Dr. Celso Friguglietti que me tranquilizou e me explicou todos os procedimentos da cirurgia, ele é um anjo, e tudo correu muito bem.
    Ontem eu tive alta, fiquei apenas com um pouquinho de dor de garganta e rouca, mas estou falando, comendo e me sentindo bem disposta, estou com dificuldade para ficar quieta, mas sei que é importante para a minha recuperação.
    Semana que vem vou voltar a consulta para saber o resultado da biopsia, pois a punção antes da cirurgia indicava carcinoma papilifero, mas estou pensando no melhor, pois sei que Deus tem cuidado de mim, e para Ele nada é impossível.
    Gostei das dicas de trocar a fita e as gases por um band aid pois estas fitas é que estão me incomodando, mas isso daqui alguns dias, e também não havia pensado mas, vou providenciar um lencinhos e echarpes, acho que vou ter que ser uma mulher mais sofisticada.
    Muito bom trocar informações com pessoas que estão passando por essa experiência, e poder tranquilizar outras que estão por fazer essa cirurgia, que confiem em Deus pois tudo pode correr bem, como de fato aconteceu comigo. Um abraço!

  46. Julia disse:

    Olá! A 5 meses atras descobri q estava com um nódulo de 5cm na tireoide e q minha tireoide não funcionava mais,estava falecendo.Passei por vários médicos,vários me falaram coisas assustadoras,uma delas foi q eu tinha q retirar logo pois corria o risco de vazar e dar câncer generalizado. Que eu ia ficar rouca,quase sem voz. Agora em fevereiro passei pela cirurgia retirei o nódulo e toda minha tireoide,operei no hospital Beneficiencia Portuguesa com uma medica cirurgião de cabeça e Pescoco.foi tranqüila minha cirurgia a medica falou q so sangrou além do esperado,mas sai falando do centro cirúrgico. Hj faz 8dias q estou operada e estou bem não foi nada daquele bixo de sete cabeças foi melhor do que eu esperava.Passei por um momento bem difícil,fiquei ate com depressão antes da cirurgia,mas não adianta ficarmos mal pois agora eu vejo o qto Deus e maravilhoso e a cirurgia e tranqüila. Estou tomando o puramente T4 e tenho uma duvida,lógico q vai demorar pra isso acontecer mais eu queria saber se pode ingerir bebida alcoólica com esse medicamento? Uma cervejinha com os amigos socialmente será q pode?. Parabéns Su blog e maravilhoso

  47. betty disse:

    Olá, Júlia:
    De certo modo, você está perguntando à pessoa errada, pois não tenho o hábito de “ingerir bebida alcoólica”, apesar de não achar um pecado. Entretanto, asseguro que, na maioria dos casos, o hormônio sintético substitui inteiramente o anterior e que podemos continuar vivendo normalmente.

    Existimos para servir a este “Deus maravilhoso” que você cita aqui. Existimos também para promover o bem-estar daqueles que nos cercam. Um dia prestaremos contas a Ele. Ele nos perguntará se recebemos o seu Filho, Jesus, como Salvador, e se vivemos uma vida transformada, demonstrando a nossa gratidão. Enquanto na terra, podemos desfrutar da sua presença ao nosso lado, tirando princípios para pensar e agir da Bíblia. (Ele já sabe de tudo e até nos dirige, mas no Dia do Juízo final, isto será todo proclamado).

    Por que digo isto? Não para lhe condenar pela pergunta (podemos relaxar e nos divertir), mas para lhe alertar se é isto que é o ponto alto da sua vida. Use este “susto” para rever as suas prioridades diante de Deus e seja uma bênção, transmitindo e criando momentos de alegria ainda mais real e duradoura. Um grande abraço, Betty

  48. Fabiana Maciel disse:

    ola betty

    Que bom encontrar uma pessoa de Deus aqui, eu a alguns dias recebi a noticia que estou com uns nódulos na tiroíde , fiz a biopsia e e suspeita de maligno. confesso que fiquei apavorada, mais não perguntei a DEus o porque mais ele sabe todas as coisas. o medico disse que terei que retirar toda a tíroide , gostaria de saber quanto tempo irei ficar afastada da empresa, tendo em vista que tinha pedido pra ser demitida, vou ao medio dia 12 de março, para marca cirurgia.obrigada pelos esclarecimento que Deus nos abençoe

  49. betty disse:

    Olá, Fabiana:
    Creio que, para a cirurgia, você precisará estar fora uma ou duas semanas. Se necessitar fazer a iodoterapia, isto aumentará em mais algumas semanas, dependendo do espaço de tempo que esperam para fazer a avaliação (PCI) e a preparação–dieta sem iodo, etc. O tratamento em si não é muito longo–bem mais curto do que para outros cânceres. Mas quem poderá lhe dizer com a certeza que precisa é o médico.
    Tem uns sites específicos, como http://www.indatir.org.br/ , que podem lhe dar mais algumas informações.
    Quando há nódulos, especialmente com suspeita de câncer, normalmente tiram a tireóide toda. Mas o hormônio sintético que tomamos (logo de manhã, 1 vez por dia) substitui plenamente. A minha vida voltou ao normal.
    Que Deus se torne mais e mais presente na sua vida, guiando e confortando.
    Abs, Betty

  50. Kátia disse:

    Olá colegas! Estava pesquisando sobre a medicação após a tireoidectomia total e fui direcionada a esse blog.
    Fui submetida à cirurgia faz 5 dias, devido a um nódulo em lobo direito q eu acompanhava a cerca de 8 anos, e cistos em lobo esquerdo. Fiz tireoidectomia total com biopsia de congelação durante a cirurgia (resultou negativa), c reimplante das pararatireóides.
    Assumo q esperava um pós operatório menos doloroso! Estou no 5º dia de pós, utilizo analgésicos 2x/dia, intercalados com antiinflamatórios 2x/dia. Estou com muita dor muscular na região anterior do pescoço, provavelmente pela grande manipulação durante a cirurgia, já que a glândula tireóide estava aderida em todas as estruturas com as quais teve contato a direita, pelo crescimento do nódulo.
    Além do hormônio t4 25mcg, estou em uso de carbonato de cálcio e calcitriol (regulador do metabolismo do cálcio e fósforo). Provavelmente cesso uso dos 2 após confirmação da função das paratireoides reimplantadas! Já o t4 é vitalício, podendo apenas subir a dose de acordo com os próximos exames da dose desse hormônio.
    Não li todas os posts, mas li a maioria deles… Só não me lembro de ter lido a respeito de 2 coisas muito boas que utilizaram comigo: o uso da “cola” sobre a região da incisão (pontos internos com fio absorvível, e a cola sobre o corte já fechado), e a fisioterapia no pós operatório, para a região do pescoço e ombros não sofrerem retração muscular.
    Vale ressaltar que a cola não é paga pelos convênios, que entendem como estética, mas paguei a parte após a cirurgia ( em mim utilizou o custo de R$990,00 ) para que o cirurgião entregasse o $ para os representantes laboratoriais.
    Acho que cada um tem uma recuperação diferente, devido às estruturas envolvidas e manipuladas durante a cirurgia! Eu não tive problema com a voz, mas em compensação a dor muscular está muito presente!
    Abraços aos colegas!
    Kátia

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio