Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
faz sete dias que fiz a minha .tudo normal só uma dor chata para engolir. amanha vou para a revisão para retirada dos pontos. após isso posto mais . betty um bjo o seu blog é um conforto para todos nós. fica com Deus.
Olá, Paulo:
Que bom que você se sentiu confortado. A dificuldade para engolir é normal por enquanto. Espero que tudo corra bem amanhã. Que Deus o abençoe. Abs, Betty
Olá, Katia:
Agradeço por ter compartilhado a sua experiência. Eu realmente ainda não havia ouvido falar sobre esta cola paga por fora. Quanto dinheiro! Acho que está pelo preço de ouro! Nos diga depois como ficou a cicatriz com todos estes cuidados, está bem?
Também não creio que aqui se falou de “reimplante” das paratireoides. Interessante….
Que bom que a biopsia foi negativa. Espero que logo tudo esteja normalizado para você novamente.
Abs, Betty
Eu estava preocupada com a tosse e roquidão, mas parece que é normal… fique bem !!!!
Betty
Que gentil comentando o blog, vi sua resposta nos meus e-mails hoje, enquanto aguardava meu médico terminar outra cirurgia para me reavaliar no 7º dia pós operatório!
Confesso que estava cansada de esperar, imaginando que se fosse como a minha, que passou das 3h programadas para 6h de cirurgia… Teria muitas horas de espera ainda! Para minha sorte hoje ele desocupou antes das 10h, e não após 13h como na semana passada!
Qual foi minha surpresa ao término da consulta, após elogiar meu bom estado geral e cuidados com a cicatriz, disse que confirmou pelo anatomopatológico que havia câncer papilífero na minha tireóide, não onde eu temia, que era no grande nódulo a direita ao qual me levou ao acompanhamento médico, mas sim em um pequeno nódulo de 0,5cm localizado no lobo esquerdo, que nunca havia sido nem puncionado! Aí eu agradeci a Deus por minha endócrino ter indicado tireoidecto total, pela demora com a minha cirurgia na semana passada, pois foi feita uma cirurgia oncológica, com as devidas margens de segurança livres, retirada de linfonodos regionais e do timo, além da reimplantação das paratireóides… e aprendi a ser menos mal-humorada na espera durante o atraso nas consultas! 🙂
Betty, é isso mesmo, diz-se reimplante, pois as retirou paratireoides no intra-operatório para enviar ao patologista durante a biópsia de congelação, q as avaliou, descartou suspeita de câncer nelas, devolveu-as e foram reimplantadas no músculo do pescoço mesmo, pela mesma incisão por onde retirou a tireóide e tudo durante a cirurgia!!! Acho que muitos colegas assim o fizeram, talvez não saibam do reimplante pq é tudo na mesma cirurgia, com uma única cicatriz, duas na verdade, porque sempre há a pequenina, do dreno! 🙂
Voltando, conto aos colegas que se perguntam agora, que não estou nenhum pouco aflita, pois as medicações mantém-se as mesmas, não haverá reabordagem cirúrgica porque tudo foi feito com a devida cautela e seguindo a cirurgia oncológica (câncer). Por enquanto a única diferença é que realizarei a cintilografia, para pesquisa de célula tireoideana vestigial!
Estou muito tranqüila e confiante, as pessoas com quem conversei hoje que estão surpresas, alguns preocupados com a minha reação ou para saber como estou… mas, explico que estou curada, apenas mantenho dor muscular na região anterior do pescoço (região da cicatriz), mais ao deglutir, tossir e, principalmente ao espirrar (pela alta pressão no músculo)!
Betty, muito obrigada pelo espaço para as conversas, por podermos nos informar e dividir as experiências.
Ah, amanhã vou presentear meu cirurgião, já queria agradecê-lo desde a cirurgia por me aturar como tagarela no hospital, após efeito da anestesia… Pois minha mãe diz que sugeriu para que ele colocasse esparadrapo segurando a minha boca desde a sala de recuperação anestésica, ao que ele não permitiu!!! Rs E hoje, mais ainda, pelo lindo trabalho, cuidado, delicadeza e atenção!!!
Esse tipo histológico (carcinoma papilífero) é de bom prognóstico, e é diferente do caso anterior em minha família, que foi o carcinoma medular de tireóide.
Boa noite, colegas!
Saudações hipotiroideas!
Encontrei por aqui mais firmeza e coragem, esse blog transmite a experiência de todos de forma positiva e preciosa. Minha cirurgia será dia 15/03, ja sinto-me preparada para o pós operatório. DEUS permanece no comando, sempre.
Olá, Elza:
Pois é, estamos entrando na semana da cirurgia. Peço ao meu soberano e sábio Deus que você possa estar ciente da presença dele em todos os momentos, dando paz ao seu coração e aos dos seus amados, guiando os médicos e os funcionários, e concedendo rápida e plena restauração. Algum desconforto haverá, mas quando a gente já sabe o que esperar, realmente fica mais fácil.
Abs, Betty
Olá! Muito bacana esse canal, pois estou com o mesmo problema que muitos que escrevem aqui! Fiz alguns exames e tenho um nódulo no lado direito da tireóide, estou aguardando o resultado da biopsia para saber e é maligno ou não. Desenvolvi o hipotireoidismo e acredite, tive todos os sintomas, achei até que estivesse com depressão tamanho era meu desânimo. Estou tomando Euthyrox 50 mcg e estou me sentindo um pouco melhor. Gostaria de saber se a medicação demorou para fazer efeito com vc Betty? Abraço Wilson.
Olá, Wilson: O meu problema foi “apenas” os nódulos e me dei certo com o remédio imediatamente depois da retirada da tireoide. Não tive hipotireoidismo. Mas vá seguindo os conselhos dos médicos. Se Deus permitir, logo se sentirá melhor.
Abs, Betty
Há 2 meses fiz tireoidectomia total, e embora a cirurgia tenha sido um sucesso, estou com um problema relacionado à secreções na garganta. No 1o dia após a cirurgia tive um “sufocamento”que me levou ao PS: segundo o médico, tratava-se de secreção decorrente da inflamação gerada pela cirurgia, que “estacionou” na minha garganta, ao dormir. Uns 15 dias após a cirurgia comecei a perceber que estava SEMPRE com muita secreção na garganta, e fui diagnosticada com refluxo. O medicamento ajudou a reduzir a quantidade de material na garganta. Mas recentemente, estando com virose, sofri outro episódio de “sufocamento”: subitamente minha garganta fechou com secreção, o que me impediu, por alguns segundos, de respirar. Como nunca tive isso antes da cirurgia, pergunto: alguém sabe me dizer se a remoção da tireóide pode levar a uma “mudança de caminho” das secreções, sejam elas de que origem forem? Já estive no otorrino e no cirurgião de cabeça e pescoço, não sei mais a quem recorrer…Grata, Estela
Olá, Estela:
Eu sofro de pigarro, mas é algo que já existia antes da cirurgia. Até agora, ninguém conseguiu resolver isto. Voz e garganta pioraram por um tempo depois da cirurgia, mas depois a voz voltou e o pigarro tem momentos em que quase não existe e outros em que preciso estar sempre limpando a garganta para falar. O médico atual quer que eu pare de tomar produtos de leite por dois meses, mas ainda estou organizando minha vida para tentar algo tão radical. Sugiro que você continue investigando (se for refluxo, pergunte por que ele apenas se manifestou agora), e verifique o uso de rinossoro ou outros produtos para manter as vias superiores limpas – assim, se parar a garganta, o nariz ainda funciona…. Creio que o problema depois da cirurgia pode ter sido exatamente pela causa sugerida. Mas por que continuar até hoje? Tem algum produto novo na sua vida que poderá estar causando alergia e fazendo com que você não esteja recuperando-se?
É bem possível, entretanto, que com uma mudança de clima ou com algum tempo a mais de convalescência, tudo melhore. Espero que sim.
Que Deus a abençoe. Um grande abraço, Betty
Bom dia, na punçao de 2 nodulis 1 foi detectado carcinoma e minha cirurgia será dia 02/04 to muito apreensiva mais me tranquilizei mais lendo blog e comentarios. Porem tenho uvidas qto a recuperaçao da cirurgia. Terei mesmo que ficar 1 mes sem fazer esforços? Depois de qto empo da cirurgia sua vida voltou ao normal? Obrigada
Bom dia,
Gostaria mt de tirar uma duvida, fiz a cirurgia da tiróide dia 18.03.13 meu pescoço ficou mt inchado, mas mt mesmo, estou no quarto dia da pós cirurgia, e sinto repuxar e coçar um pouco, isso é normal, liguei p cirurgião, mas ele stá em cirurgia, só vou poder falar com ele mais tarde.Estou usando um curativo q parece um durex, transparente e q pode tomar banho, e não se troca.
Obrigada a tds, e um ótimo dia.
fiz a tireictomia total a 3 meses. é normal ficar com o pescoço inchado, coçar,sentir repuxar. a gente fica com vontade de coçar . porque esta secando os pontos. nao coce.. e tam bem deve trocar o curativo todos os dias. fiquei so tomando liquido em 15 a 20 dias, apos aos poucos , comida muito leve, pois nosso estomago ira se acostumar com a comida solida aos poucos. engordei 7 quilos , mas ja emagreci tudo, fui a nutricionista e continuo em tratamento com ela. melhorei tudo , meus olhos estavam para fora e voltaram aoa normal, enxergo melhoor que antes. tudo volta aoa normal. saude e boa sorte
Quero agradecer pela resposta, estou mias tranquila, operei dia 18 e o pescoço continua inchado, e fui informada q é assim mesmo.Q tds se recuperem logo e fiquem esbanjando saúde.Bj a tds,
oi betty operei de tiroide total, tem 10 dias ,fico muito em duvidas se vou ser como eu era mornal ,hoje ja nao sinto dor nem para engolir mais graças a deus tomei todos os cuidados que o medico me falou ,tmo o remedio euthyrox 100mcg estou sntido muito e cabeça ruim estou aguardando o retorno para me ver se isso e normal , adorei poder comentar isso com vc e todos que ler bjos e boa tarde!
Olá, Katia: Leva algum tempo para tudo normalizar. Aproveite, entretanto, para preparar uma lista de perguntas para fazer ao médico quando você retornar. Espero que logo não tenha mais dor de cabeça. Abs, Betty
Olá, Vilma: Obrigada pelo relato e o compartilhar de conselhos proveitosos para futuros leitores. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá Betty! Hoje faz uma semana que retirei minha tiroide. Moro nos EUA e fui atendida no melhor hospital de Boston. Estou me sentindo bem, ja voltei a trabalhar e como de tudo desde o segundo dia. Minha preocupação maior é com a voz. Estou completamente sem voz. Muita dificuldade em me comunicar. Fico tonta se tento falar rápido. Como eles usaram uma cola ao invés de pontos, só volto para revisão no dia 24 de abril. O corte foi bem grande mas nao sinto mais dores nenhuma. Achei engraçado que nao
receitaram nenhum tipo de antibiótico ou antiflamatorio. Somente tynelol e ibuprofen pra dor. Será que essa rouquidão é eterna? Realmente estou preocupada. Me ajudem…
Olá, Fernanda:
A minha voz demorou vários meses para voltar por completo. Ninguém sabia quem falava, quando eu usava o telefone. Agora, até amigos da minha juventude reconhecem a minha voz novamente. Procure não forçar demais e tenha paciência até a volta ao médico. Aí, se ainda estiver com problemas, eles possivelmente receitarão um fono-audiólogo ou outro especialista. Use sign language, write on paper or an I-Pad. Write on Skype or message on facebook, instead of chatting orally…. If you have understanding family and/or friends, you will be fine for now. May God bless you, Betty
Boa tarde!
Operei dia 21/03/13, gostaria de saber se é normal ficar um pouco enxado abaixo do corte, isto esta me deixando nervosa.
Olá, Simone: Creio que o inchaço é normal por algumas semanas. Mas fale com seu cirurgião quando voltar para ele. Você foi orientada a passar algum creme? Se não melhorar, pode procurar um dermatologista. Lembre-se de proteger o local dos raios solares.
Que Deus a abençoe, Betty
Olá Betty, bom te conhecer e poder trocar informações com os colegas “tireoideanos” rs. Vou fazer no dia 05/04 depois de amanhã, cirurgia de tireoide e paratireoide. O médico disse que só vai saber se vai ser total ou parcial depois que abrir pois são vários nódulos e a biópsia não dá conclusão. Bom, tenho outros problemas com por exemplo aneurisma dissecante da aorta torácica e abdominal, doença endócrina e outros nódulos em outros órgãos e glândulas. Porém… tenho passado por tudo isso sempre sentindo que Deus está ao meu lado e sei que Ele está ao seu lado e de todos os nossos colegas. Tenho algumas dúvidas quanto à cirurgia e quero saber se pode me ajudar. Quanto tempo dura mais ou menos a cirurgia? é verdade que a gente emagrece?
A experiência do pessoal aqui me ajudou bastante! No meu caso, vai ter que ser anestesia geral, é assim com todo mundo? o médico já me avisou que depois da cirurgia terei que ir para o CTI, mas já estou acostumada com isso pois desde 2007 essa é a quarta cirurgia que tenho que fazer e por causa do problema cardiovascular qualquer cirurgia pra mim e de alto risco.
Foi bom compartilhar aqui com vocês e depois da cirurgia, se Deus quiser, volto aqui pra contar tudo rs. Fiquem com Deus e bjs pra todos! especialmente pra você Betty
Boa tarde,operei a tireioide dia 01 de abril de 2013, tive que fazer tireidoctomia total.
estou bem, sem dor, apenas um pouco de dificuldade para engolir. o que me incomoda no momento é o formigamento, meus pés, minhas mãos não parão de formigar, mal consigo ficar de pé, meu médico disse que é normal, por conta do calcio, apenas se sentir piora devo ligar novamente e ir para o hospital tomar calcio direto pela veia. estou tomando oscal d de seis em seis horas.
esses post são otimos para tirar nossas duvidas.
obrigada
Tatiana, é isto mesmo. Eu resolvi o meu formigamento aumentando o cálcio que o médico receitou. Não me lembro bem como foi, mas está registrado nos posts anteriores (já faz 4 anos). Sei, entretanto, de outras pessoas que precisaram tomar o cálcio na veia. Se não melhorar, siga a instrução do médico e vá p’ro pronto socorro do hospital dizendo que foi ele que mandou. Normalmente, o problema se resolve em pouco tempo.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Márcia: Vou tentar responder bem rapidinho porque tenho outros compromissos para cumprir. A duração da cirurgia depende daquilo que os médicos encontram para resolver. Mas, normalmente, são várias horas, mais algum tempo para a sala de recuperação. Pelo que tenho observado nos comentários dos leitores, sempre é com anestesia geral. Com relação ao emagrecimento, tanto a perda quanto o aumento de peso são mais ligados aos hábitos da pessoa no comer e no exercitar-se. Isto quando o problema é com os nódulos. Quando existe hipo- ou hipertireoidismo ou síndromes, então pode ter um ou outro como efeito colateral. Mas não creio ser o seu caso. Quem saberá melhor vai ser o seu médico mesmo.
É ruim termos que passar por tantas cirurgias, não. Eu também já passei por mais de que meia duzia, mas não foram relacionados ao coração. O lado bom é que a gente adquire certa prática e sabe mais ou menos o que esperar em certas situações.
Oro para que tudo corra bem no dia e depois. Que Deus ilumine e guie as mentes e as mãos dos seus médicos e cuidadores.
Se quiser uma boa leitura, enquanto espera e/ou se recupera, leia um dos evangelhos na Bíblia: Mateus, Marcos, Lucas ou João.
Vão aqui textos de João, citando Jesus “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (capítulo 14, versículo 6).
E “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (capítulo 11, versículos 25 e 26). Que Deus a abençoe, conforte e encoraje.
Abs, Betty
Oi Betty,
Fiz cirurgia em 11 de março, extrai toda tireoide. Sinto que estou com um pouco de aderência na cicatriz, fica repuxando para engolir, parece que a pele está colada na traqueia. O meu médico disse para fazer massagem que aos poucos volta ao normal se não ele fará um pequeno procedimento cirúrgico para descolar a pele… Você teve isso, será que é assim mesmo?Estou um pouco angustiada com isso.
Aguardo sua resposta.
Abraço
SANDRA
Olá, Sandra:
Não tive isto. Tente fazer as massagens como ele indicou. Se não melhorar, você pode voltar para ele ou você pode consultar um outro especialista, para ter uma segunda opinião. Talvez um otorrino, ou um dermatologista, dependendo de se o problema realmente é interno ou mais externo. Espero que logo fique boa. Abs, Betty
Ola…adorei o seu blog…operei dia 01.04,12 fis total ñ fiquei rouca,mas estou com dor de ouvido e muita nos dentes e dor de cabeça, onte dormi por uma hora a tarde e acordei com o maxilar travado ñ consequi nem tomar aqua isto e normal?
Olá, Célia: Seus sintomas não me parecem muito comuns. se persistirem estes problemas, volte ao médico, ou vá p’ro Pronto Socorro do hospital onde foi operada. Abs, Betty
Betty;Passei pela cirurgia da retirada total da tireoide dia 25/03/2013, já retirei os pontos estou bem melhor, a minha maior dificuldade hoje é a minha voz estou muito roca e cansada,já fui encaminhada para um fonoaudiólogo,pois sei que temos um DEUS maravilhoso que cura é nele que me agarro,porque as vezes da desespero em falar e querer a voz perfeita,somos feitos de carne, mais sei que é um trabalhar de Deus na minha vida,gostei muito do seu testemunho e nos faz fortalecido em saber que pode ser normal que também acontece com outras pessoas,muito obrigada e que vc é a resposta de Deus para muita gente que Deus continue a te usar pois sei que é de Deus.Beijos irmã em Cristo.
Olá, Vivian:
Em algum lugar desta série de posts, eu falo que a minha voz levou uns três meses para ficar boa. No início, estava irreconhecível e fiquei muito triste com isto. Agora ainda sou reconhecida no telefone por pessoas da minha juventude (e já sou avó de seis, indo para nove netos!). Fiz a cirurgia em 2009 e estou bem. Nem precisei fazer fono. Mas, às vezes, é muito útil e necessário. Portanto, faça tudo o que lhe for recomendado e procure não falar demais, nem gritar, por algumas semanas.
Que bom que somos irmãs em Cristo. Realmente, isto faz toda a diferença na nossa perspectiva. Procuro compartilhar mais sobre a beleza do andar diário com Deus em outros posts (não-tireoidianos) neste blog. Infelizmente, não tenho tido condições para escrever mais–os relacionamentos pessoais estão tomando a maior parte do meu tempo, com a família grande, tanto de sangue quanto da fé.
Que Deus a abençoe, dando oportunidades para servi-lo, mostrando alternativas criativas à sua voz (por enquanto, espero). Abs, Betty
oi Betty passei pela cirurgia de tiroide total 28/3/013 estou muito bem graça a bom DEUS tive muita tosse com secreção mais ja passou so um pouco de incomodo na garganta estou se alimentado muito bem ainda não estou tomado o nem um remédio meu cirurgião esta esperando o resultado da biopsia estou com muita fé e confiança que tudo vai da certo mais um fato tem me chamado mas atenção esta muito inchado na parte de baixo da cicatriz parece uma bola sera que vai volta ao norma so volto ao medico dia 8/5/013 beijinhos DEUS abençoe
Olá Betty!!
Gostaria de lhe parabenizar por este blog.
Fiz cirurgia para retirada total no dia 03 de abril. Quanto a cirurgia, foi bem bem tranquila e rapida, creio que não durou 1:30h. O pós operátorio também foi bem tranquilo. Minha voz voltou ao normal no mesmo dia.
Tive alta logo no dia seguinte e graças a Deus quando cheguei em casa já estava me alimentando normalmente, comendo normal mesmo. Sentia um leve incomodo ao engolir mas nada que me impedisse de comer. Estou seguindo a risca todas as recmonedações do meu médico.
Na biopisia que havia feito antes da cirurgia, apresentou resultado indetermindado, por isto estava ansiosa com o resultado da congelação do nódulo. Ontem tive uma excelente noticia, era benigno, não havendo necessidade de tratamente com iodo.
Hoje após 7 dias de operada, comecei a tomar o remédio para reposição do hormonio e ainda estou tomando o calcio que irei diminuindo com o passar do tempo. Minha recuperação esta muito boa.
Só tem uma coisa que me aflige um pouco, meu cabelo já estava caindo muito e percebi que após a cirurgia a queda aumentou. Conversei com meu médico e ele disse que isto é normal, ele até brincou para tentar me tranqulizar, disse que nunca viu nenhum de seus pacientes “careca”. O seu cabelo também caia?
Falar que é facil passar por tudo isto não é verdade, mas também não é o final do mundo. Graças a Deus, nossa fé, nossa familia e nossos amigos, tudo fica mais leve.
Na semana que vem se tudo correr bem já voltarei a minha rotina de trabalho e estudos.
Fiquem com Deus
Bety, boa tarde!
Estou com um diagnóstico de suspeita de câncer e fui indicado a fazer a cirurgia para remoção total….vou fazer no fim do mês no ACCamargo vc conhece o Hospital??
olá Betty dia 14 faço 02 meses q fiz cirurgia da tireoide total c/ esvaziamento cervical a biopsia confirmou CA já fiz o iodo 131 e PCI mas creio na cura
a recuperaçãofoi otima n tive dor alguma fiz reposição de cálcio mas já tah normal a voz e qu tenhe hs que fico rouca mas nd preocupante a cicatrização tah otima apesar de ter tendencia a queloide mas pelo q vejo ñ vai ter mas isso ñ e importante o que importa e a cura nessa semana e que estou sentindo uns repuxos na área possa ser que seja aderencia mas vou a revisão de 60 dias na segunda 15/04 e vou dirar umas duvidas c/ o cirurgião e qdo ao resultado da PCi ñ tive ainda a ñ ser que os técnicos me disseram q tava td bem to aguardando aconsulta c/ a medicina nuclear para saber o resultado dos exames.mas creio que tah td bem. creio num DEUS que cura que e o mesmo de ontem de hj e para sempre.
Depois que fiz o iodo 131 fiquei sem paladar e pouca saliva mas me avisaram que eh transitório vai passar e de vez em qdo sinto que o ouvido vai doer mas ñ manifestou dor alguma.
e mt mudança mas td passa estou vivendo a cd dia já estou tomando o hormonio Puram t4 de 100mg. Bjo em tds aqueles que fizeram /vão fazer a cirurgia creiam que td dará certo em Cristo Jesus. bjos em tds.
Olá, Alexandre: Apesar de morar em São Paulo, não tenho conhecimento pessoal do hospital AC Camargo. Mas sei que é um hospital de referência no tratamento do câncer. Se os cuidados forem tão bons quanto a qualidade do site deles na Internet, você estará em boas mãos. Segue o link sobre tireoide.
http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/tireoide/38/
Note que no quadro no meio, você pode clicar nas três áreas.
Diagnóstico
Tratamento
Fatores de Risco
Que Deus o abençoe. Abs, Betty
Oi, Dina: Seu relato é muito bem-escrito e encorajador. Às vezes, temos a impressão que quase todo mundo tem problemas relacionados com esta cirurgia, mas o fato é que aqueles que não tem problemas normalmente não param para pesquisar e interagir em posts como os meus sobre a minha cirurgia de tireoide. Com relação aos cabelos, os meus não cairam. No site que eu indiquei a outra pessoa nesta mesma página de comentários, eles não citam queda de cabelos como consequencia. http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/tireoide/38
Entretanto, ocorre, sim, com hipotireoidismo. Mas poderá haver causas dermatológicas, problemas com produtos capilares, ou outras, que não tem nada a ver. Portanto, acho que esperaria um pouco para ver se as coisas não melhoram. Sua cirurgia ainda está bem recente e seu corpo continua se adaptando e restaurando. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Olivia:
Percebo que os últimos meses não tem sido fáceis para você. Que bom que agora todos estes procedimentos estão no passado. Eu não tive câncer, portanto apenas lidei com a cirurgia, mas vários leitores já comentaram que o problema com o paladar existe e que é passageiro. Portanto, espero que você logo se sinta plenamente restaurada. E que possa usar esta experiência como base para demonstrar compaixão e apoio a outras pessoas que estão passando por dificuldades com a saúde. Gosto muito do texto em 2 Coríntios 1, versículos 3 e 4, que diz, “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.”
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá betty, fiz uma tireoidoctomia total onde foram preservadas as paratiróides no dia 18 de março. Após levar o exame anatomopatológico ao médico fiquei super aliviada pois deu negativo para maliguinidade e o médico me dispensou dizendo para continuar meu acompanhamento com meu endócrino que já pediu o exame completo com parathormonios .Dos sintomas descritos acima só fiquei om a sensação de sufocamento se dormir com travesseiro baixo e o fato de continuar com a mesma alimentação e ter engordado 5 quilos em menos de um mes. gostaria de saber se vou continuar engordando ou se vai acontecer como quando fiz isterectomia que engordei 7 quilos e depois perdi e voltei ao peso normal sem ter feito dieta. Obrigada pela atenção e esclarecimentos, fique com Deus
Betty, estou aguardando seu comentário a respeito do que escreví ,por favor é muito importante para mim,Ah tenho tido muita dor no quadril depois de quase um mes de cirurgia .será que tem ligação ( meu teclado não tem interrogação ). Obrigada Betty ,todo dia entro no site para saber se voce respondeu.
Olá, Dinéia: Desculpe o “atraso” em responder. Escrevi os posts iniciais deste blog quando fiz a cirurgia há quatro anos, para amigos e parentes. Nunca esperei que pessoas que eu não conheço fossem querer lê-los. Mas os comentários começaram a chegar. Tanto que entram três ou quatro por dia. Tento responder, pois sinto a angústia dos leitores, mas nem sempre é possível. Trabalho com traduções, cuido da minha sogra de 89 anos, acompanho e ajudo meu marido em muitas atividades, interajo com quatro filhos adultos casados, sou avó de seis netos, e tenho mais três netinhas a caminho. Duas destas são gêmeas que nascerão no mes que vem, Deus permitindo. Portanto, a vida anda muito cheia e olho para o computador quando meia-noite se aproxima e penso — hoje não vai dar…. Assim sendo, a sua cartinha foi sumindo no histórico dos e-mails…
Que bom que não houve malignidade! Com relação aos sintomas de sufocamento, eles normalmente passam. Mas se continuarem a lhe incomodar, consulte o seu clínico geral, ou um especialista em cabeça e pescoço ou um otorrinolaringologista (otorrino) e diga exatamente o que sente e quando (logo, depois de algum tempo, se dorme bem e depois acorda?), etc.
Com relação ao aumento de peso, a maioria dos leitores não tem reclamado do problema de engordar como consequencia da cirurgia. Alguns tem outros problemas de saúde que levam a isto, mas geralmente, se comer e exercitar-se direitinho, não deverá haver acréscimo. Se continuar engordando, converse com seu endócrino quando for levar o exame. Está bem? Que Deus a abençoe, concedendo melhoras rápidas. Abs, Betty
P.S. Com relação ao quadril, creio que não tem nada a ver. Exceto se você estiver dormindo numa posição bastante diferente por causa do sufocamente. Veja se não “deu um jeito,” se não carregou peso demais, tropeçou ou fez outra coisa que poderia ter levado a isto. Quem pode ajudar com isto é um ortopedista. Peça um encaminhamento para alguns exercícios específicos. Só vá atrás de um monte de exames complicados se a dor for muito grande. Quando eu sinto dores, eu normalmente aguento e tomo algum analgésico. Algumas horas ou alguns dias depois, elas vão embora sozinhas. Faço consultas apenas quando elas são persistentes.
PPS. Vejo que seu e-mail não funciona. Ele voltou.
Betty,fico imensamente agradecida com sua atenção e carinho.Estou retornando para agradecer sua resposta voce não imagina a alegria que senti ao abrir a página e ver sua resposta .realmente uma semana depois da cirurgia eu voltei ao médico para levar o resultado ,estava chovendo e escorreguei numa calçada em Sorocaba e caí de costas no chão com o corpo inteiro. Como não doeu em 3 dias depois da queda não me interessei mais por ela e nem liguei o caso a dor mas agora percebo que pode ser um luxação do local pela batida e quanto a engordar deu uma brecada depois que tirei o refrigerante . Mais uma vez obrigada que Deus abençoe voce e sua família bem como as netinhas que serão lindas com certeza e boas almas como voce bjos. Estou enviando resposta com outro e mail.
Olá, Dinéia:
Que bom que você pode identificar a causa da dor nas costas. Talvez ajude passar algo como arnica (eu mesma não gosto de aplicar por causa do cheiro forte, mas tem gente que usa constantemente…). Ou coloque uma bolsa quente ou fria no local ao deitar. Tenho um post sobre como fazer bolsa usando arroz cru…
Fica em http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1032
Mas qualquer bolsa têrmica serve.
Torço para que você logo possa estar andando pelas ruas de Soracaba, rapidamente, sem dor, e com a aparência de uma pessoa bem esbelta. 🙂
Abs, Betty
Olá adorei ler sobre algo que me pertuba desde do dia que soube que um nódulo na tireóide de 1,3cm, fiz a biópsia tem 2 dias , ainda vou pegar o resultado, sinto um cansaço contínuo á 6 anos , dor no maxilar, cervical,ouvido e muitas dores de cabeça, mas só agora descobri sobre o nódulo, depois da biópsia fiquei com bastante dor no local,e o cansaço aumento, não consegui nem fazer minhas caminhadas diárias , que é o que me deixa com disposição , enfim ….assim que tiver o resultado posto nos comentários .
Obrigada e parabéns pela página.
Boa noite
Adorei a leitura desta página, pelo visto todos temos quase as mesmas sensações pós cirurgia.
Fi a minha dia 26 de março e tudo correu bem, a biopsia acusou hiperplasia multinodular, fiquei tranquila.
De tudo o que mais esta me incomodando é a sensação de sufocamento e muita falta de ar , será que é normal ? tenho médico na quarta feira que vem para avaliação endocrino.
Um abraço a todos
Ola betty,tudo bem?Minha cirurgia de tireoidectomia total será daqui uma semana no dia 24 de abril de 2013,e como sou atleta estou morrendo de medo de engordar e perder meu pique,pois corro cerca de 14 km diarios e faço musculação!!!Meu receio é o de engordar mesmo fazendo a reposição hormonal e seguindo uma alimentação balanceada,pois a minha alimentação sempre foi muito regulada e saudavél!!!Agradeço a você e tudo de bom!!!Fique com Deus!!!
BOA NOITE.
AMANHÃ FAREI SETE DIAS DE CIRURGIA ESTOU SUPER BEM INCLUSIVE COM DIFICULDADE QUASE QUE ZERO PARA ENGOLIR E PRATICAMENTE SEM DOR.
MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE CIRURGIA FEITA DESEJO TER VIDA NOVA TRABALHAR MENOS E ME CUIDAR UM POUCO MAIS .
ALGUÉM SABERIA ME INFORMAR SE EXISTE ALGUMA RESTRIÇÃO PARA ATIVIDADES FÍSICAS PARA PACIENTES PÓS OPERATÓRIO ?
CASO NÃO EXISTA QUAL SERIA O PRAZO NECESSÁRIO ´PARA O INICIO DAS MESMAS
ATT ALENCAR REZENDE
Olá, Sylvio: Engordar normalmente não é uma consequencia desta cirurgia. Para a maioria, a reposição hormonal faz bem ou até melhor do que antes. Portanto, creio que, se você continuar com seus exercícios e alimentação balanceada, nada mudará nesta área.
Que Deus o abençoe durante esta fase de cirurgia e recuperação. Abs, Betty
Olá, Alencar:
Fico contente que você está tão bem. Normalmente os médicos nos dizem quanto tempo precisamos de repouso e restrições de atividade, quando nos dão alta. Para muitos, exigem algumas semanas, dependendo do tamanho da cirurgia. A parte interna necessita sarar, e a cicatriz precisa ser firmada, para que não abra com movimentos bruscos ou fortes. Imagino que você deve ter uma volta marcada. Confirme os seus propósitos com o médico.
E, enquanto cuida mais de si (o que é necessário), lembra-se que a real felicidade vem quando isto não é o nosso foco prioritário, mas quando procuramos ser bênção para outras pessoas — não como imposição, mas como dádiva. Deus nos criou para servir e amar a Ele e às suas criaturas e criação. Abs, Betty