Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.
A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.
Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.
Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.
Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…
A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.
A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.
Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?
Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:
Qui 13/08/09 14:55
Olá, Dra. —:
Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava. Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…
Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.
Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?
Agradeço a atenção. Abs, Betty
A resposta veio no dia seguinte:
Sra Betty:
Fique tranquila!
O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.
Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?
Um abraço!
Dra —
Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…
Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.
Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.
Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.
Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.
Até então, Betty
fiz a minha cirurgia no dia 3 de abril de 2013.
hj estou com 16 dias. estou bem, só tive formigamento no corpo,, mais o medico passou calsivand3 e um anti-flamatório . gostaria de saber se vc sentiu isto. A minha foi total na pulsão deu positivo, estou esperando o resultado da biopsia. Só retornarei ao médico no dia 17 de maio de 2013. para saber do resultado da biopsia. JESUS É MARAVILHOSO ,EU SEI QUE JÁ ESTOU CURADA.
Olá, Margarete: Se você ler os posts antes deste, você verá meu relato sobre o formigamento, que tive um pouco. Tomei cálcio. Se olhar os posts posteriores, tem explicações sobre quando os resultados saem positivos e será preciso tratamento. Mas espere para ouvir o resultado dos médicos, antes de ler isto. Pode ter certeza que Jesus é maravilhoso em todas as situações. Abs, Betty
Olá, Julia: A sensação de sufocamento é comum logo depois da cirurgia. Mas não sei se ainda deve ser, depois de três semanas. Se for muito grande, passe num pronto socorro. Se dá para aguentar, tome nota dos sintomas (o que sente, quando, em que posição, etc.) e comente isto com seu médico ao consultá-lo. Pode ser que ele a encaminhará para outro tipo de médico (de cabeça e pescoço ou otorrino ou…). Mas pode ser que passe naturalmente também. Espero que sim.
Um grande abraço, Betty
Olá, Andrea: Os problemas com a tireoide podem causar muitos sintomas, inclusive de cansaço. São bem variados. O nódulo crescente que requer cirurgia é apenas um deles e não é, normalmente, a causa de cansaço. Se não estiver sendo acompanhada por um endocrinologista, procure um. Se estiver, continue conversando. Ou procure uma segunda opinião. Espero que eles consigam achar uma solução para você. Que Deus a abençoe, Betty
Muito Obrigado Betty!!!Que Deus continue iluminando sua recuperação e toda a sua vida!!!
Ola Bety, minha cirurgia foi a 30 dias atras, foi total e deu carcinoma folicular, vou fazer a iodo terapia em junho em Jau. Gostaria de saber se alguem que já fez esta cirurgia sentiu enjoo e mal estar no estomago com sensação de mal cheiro na garganta, pois eu não aguentando mais e só não vomito por medo de fazer forçar na garganta. Por favor me ajudem, confio em Deus e a cirurgia foi perfeita com os nodulos encapisulados e retirado com boa margem, mas gostaria de saber de outras pessoas se tambem passaram pelo mesmo problema que eu. bjs fiquem com Deus e adorei poder ler e saber que não estou só.
Olá, Eliana:
Se você puder, volte para seu cirurgião para ver se está tudo certo. Ou consulte um clínico geral, endocrinologista, especialista em cabeça e pescoço ou otorrinolaringologista para perguntar se isto ainda é normal. Acho que o que sente poderia ser esperado na primeira semana, mas um mes já é muito tempo.
Espero que logo se sinta melhor.
Abs, Betty
Olá irei fazer cirurgia, retirada total no dia 20 de maio,apreensiva, afinal resultado após 10 dias. Um pouco de medo.
Olá, Artiania:
Sempre uma cirurgia dá um “friozinho na barriga”, mas, normalmente não é um “bicho de sete cabeças”. Especialmente quando é de tireóide. Vá com calma.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Ola betty, olhe eu vou ser operada mas tenho muito medo mas muito ja era para ser ha um ano e decidi ser agora pois alem dos 2 nodulos que tinha narceram mas 2 perto da traqueia e tenho medo ficar sem falar e ter muits dores mas eu sei e sinto que deus estara comigo mas tenho muito medo beijo
Olá, Rosa: Acho que você tomou a decisão certa. Adiar não seria uma boa escolha, deixando ainda mais chances para aquelas coisas que teme acontecerem. Oro para que Deus possa orientar as mãos e as mentes dos seus médicos. Observe bem as suas orientações pós-cirurgia, sem esforçar demais a voz e nem os movimentos do pescoço. Normalmente, a recuperação é rápida. Aproveite o tempo de preparação e de repouso para re-avaliar a sua vida diante de Deus e dos homens, e para pensar em passos para fazer a sua parte para que os seus dias futuros possam ser (ainda) melhor aproveitados. Espero que possa olhar para trás futuramente e perceber que Deus a parou momentaneamente para ajudar a livrá-la de coisas desnecessárias ou prejudiciais. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14.6.
oi,,hoje tou com 19 dias que fiz a cirurgia ainda sinto alguma coisa tampamdo a minha garganta a minha voz ta bem so quando falo mt ai canso um pouco, sinto mt sono… sinto mts caimbra nas maos isso e normal. obrigada…..
Olá, Rosa: Desculpe o atraso em responder, mas a vida tem estado muito cheia. Normalmente, os médicos passam cálcio quando os pacientes sentem caimbras. Isto pode ser resultado de terem mexido com as para-tireoides na hora da cirurgia. Se ainda estiver com isto, consulte seu médico (clínico geral, endocrino ou cirurgião). Abs, Betty
Oi,Betty descobri o seu”Crônicas do cotidiano” antes de fazer minha cirurgia no dia 30 de agosto de 2012.Te agradeço mto,mto mesmo! Vc n imagina como foi útil para mim q entrava em um mundo desconhecido!
Cinco dias depois da cirurgia tive os sintomas da falta de cálcio e q gra
ças a vc liguei para minha filha q me levou para o hospital,só q foi mais
intenso pela demora e estava com todo o corpo enrigessiso.Graças A De
us e a tua orientação consegui sair dessa “coisa”repondo calcio.
Tenho uma endogrinologista pouco interessada,quase todo os 6 meses foi meu cirurgião(eficientíssimo) q me fez o controle pelo sangue.Antes tinha o hormônio alto e no ultimo exame 11/01/2013 atingi ao limite como normal!Meu cirurgião me deu alta e mandou q meu médico continuasse fazrndo os exames todo mês até completar 1 ano.Assim fiz e ela me disse q eu estava mto bem e voltasse uns 5 meses depois.Achei estranho e falei sobre a recomendação do cirurgião e mesmo assim ela disse n precisar(??!!).De ums 2 meses pra cá sinto como se n tivesse feito a cirurgia sentindo fraqueza,dores musculares etc.Fui a outro endocrinologista e este falou do erro q ela cometeu e q fizesse o exame mais rápido possivel.Terei o resultado dentro de uma semana.
Esqueci de dizer q n havia malignidade na tiroíde.
Voltei ao teu blog para saber a continuação dos meses e ver se havia algo parecido comigo,se por acaso vc continuou sentindo esses sintomas mas,infelizmente, n encontrei (só tem até o terceiro mes.)
Ando me sentindo como se tivesse com minhas forças enfraquecendo.Tomo Puran 125mg.
Te agradeço mto por ter me ajudado tanto a ter coragem e fazer logo minha cirurgia e vendo os dias passar com otimismo!Obrigada!Que DEUS te abençoe e te dê mta saúde.
OI BETTY MINHA ESPOSA FEZ UMA CIRURGIA TOTAL DE TIREOIDES O RESULTADO DA BIOPSIA SAI DIA 29 DE MAIO SE O RESULTADO DER POSITIVO MAIS EU SEI QUE DEUS VAI ESTÁ ATUANDO E VAI DAR NEGATIVO O QUE DEVO FAZER PARA ACALMA-LA.
Olá lembra que comentei q iria fazer a cirurgia dia 20/05,fiz ,tudo deu certo,acredita que não tive nem um sintomas,saiu tudo bem graças a Deus. Resultado sai dia 03/05/13. Bjs e obrigada pelo conforto de suas msgns.
Olá, Adalberto: Deus não garante que nunca ficaremos doentes, mas Ele promete estar conosco. Uma coisa boa é que o tratamento para câncer de tireoide normalmente tem bons resultados. E outra que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados por ele” e que Deus sempre tem propósitos bons naquilo que Ele permite acontecer conosco. Ele pode querer nos ensinar algo, ou nos usar. Veja 2 Coríntios 1.4 com ela. E procurem juntos encontrar coisas do dia-a-dia pelas quais possam agradecer e louvar a Deus. Abs, Betty
BOA NOITE BETY, EU TENHO 39 ANOS E FEZ UM ANO QUE PASSEI UM APURO MUITO GRANDE,DESCOBRI POR ACASO QUE TINHA TIREOIDE, FIZ A PULSÃO E DEU INDEFINIDA E RAPIDAMENTE O MEDICO MARCOU CIRUGIA TOTAL DA MESMA. TIVE QUE DEIXAR DE COMER MUITAS COISAS POQUE QUASE TUDO QUE COMEMOS TEM IODO, ATÉ O MEU SAL TINHA QUE SER MANIPULADO, DEPOIS DE 42 DIAS TOMEI UMA DOSE DE IODO E FIQUE DOIS DIAS NO ISOLAMENTO E DEPOIS FIQUE UMA SEMANA EM CASA LONGE DO MEU FILHO DE 07 ANOS(PORQUE EU PASSAVA RADIAÇÃO) E TUDO QUE ERA MEU TINHA QUE SER SEPARADO E DO MEU MARIDO DOIS METROS DE DISTANCIA. SOFRI MUITO IMAGINANDO FAZENDO QUIMIOTERAPIA LONGE DO MEU PEQUENO, SAIU O RESULTADO DA BIOPSIA E ERA MALIGNO, MAS COMO FOI DESCOBERTO MUITO CEDO, A COISA RUIM NÃO TINHA SAIDO DO NÓDULO, GRAÇAS A DEUS NÉ!!! A ÚNICA COISA É QUE FAÇO REPOSIÇÃO HORMONAL E NISSO JÁ ENGORDEI 18 QUILOS, TOMO PURAN T4 200MG. MAIS SOU MUITO GRATA DE ESTAR VIVA!!! BJOSSS
Olá, Glaucia:
Obrigada pela descrição da sua experiência. Estou contente por você ter conseguido passar pelas etapas do tratamento. Com relação ao engordar, pergunte aos seus médicos se tem alguma razão clínica para isto. Verifique se você não adotou alguns outros hábitos em termos de comer mais massa, gordura e açucar e de fazer menos exercícios. Pois, normalmente, o hormônio trabalha igual a uma tireoide boa. No meu caso, e de muitos outros, a falta dela por si só não causou um aumento de peso. Portanto, não é preciso ser vítima de uma situação sem ter absoluta certeza que a causa que imagina seja verdadeira. Talvez o melhor especialista nesta área seja um(a) endocrinologista. Está bem? Que Deus a abençoe, Betty
Olá Betty, tudo bem? Q legal sei depoimento…Resolvi me desabafar tb.
A pouco tempo descobri que tenho tireoide, fiz o tal do exame PAAF, e deu o nível 3 (indefinido). A endocrinologista pediu para eu fazer um acompanhamento em 6 em 6 meses. Mas falei para ela que acho estranho meu pescoço ele esta com um caroço não grande mas esta ali. E fico com medo. Ai ela disse para q eu então procurasse uma cirurgiã de cabeça e pescoço. Ontem fui a consulta e a cirurgiã disse que depende de mim se eu quero ou não fazer a cirurgia, que ela não pode dizer corretamente se é maligno ou benigno. Mas que 80% de chances é benigno. E que dependia de mim para esse cirurgia. Não sei o que fazer estou com medo de tudo, do após cirurgia, do resultado depois. Ai meu DEus !!!! O que fazer?
Oi, Débora. Está uma correria aqui, mas vou jogar alguns pensamentos. Saiba que apenas fui paciente (há quatro anos) e que não tenho treinamento nesta área. Mas aqui vai o que concluo daquilo que tenho visto e lido neste período de recebimento de muitos comentários.
Eu esperaria mais 6 meses e faria o acompanhamento, especialmente porque dois especialistas recomendaram isto, inclusive o cirurgião que normalmente gosta de ganhar seu dinheirinho. Eles estão querendo poupá-la, exatamente, daquilo que você está temendo. Abrace isto. Parece-me que não há urgência. Muitas vezes, o crescimento é bem lento. Sendo que você está percebendo o coroço, isto significa que não é “bócio mergulhante”, o que é bom, pois não deve estar afetando as cordas vocais (o que pediria mais urgência). Também, as chances de câncer não são grandes.
Sossegue, espere, marque a data dos seis meses no calendário e faça o acompanhamento. Se, entretanto, observar algum problema maior, volte antes.
Enquanto isto, re-avalie a sua vida para ver se está com as prioridades corretas com relação a Deus, sua família, sua comunidade e seu tempo. Aproveite para começar a fazer as mudanças necessárias para usar e aproveitar bem a vida que Ele lhe deu. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6.
ola estou operada fazem dois dias sinto encomodo na garganta e formigamento nas maos, o medico me deu alta com menos de 24h, estou em casa ms e complicado duvidas medo surgem a toda ora peço a deus q passe logo essa pressão no pescoço, o ms ruim pra mim tem sido me alimentar pq e dificil engolir, e o fato de ficar deitada tambem sou muito ativa e me preocupo muito ms sei que tenho q repousar, sei q nao deveria nem estar no computador ms quero me distrair um pouco e axei seu blog e resolvi compartilhar.
Olá, Rosi:
Tudo que você sente é normal para os primeiros dias. Continue tomando seus remédios e logo passará. Não me lembro de ter ficado longe do computador muito tempo na época (já passaram-se 4 anos desde a minha cirurgia). O importante é não forçar os músculos do pescoço porque tem muita coisa invisível interna que precisa sarar ainda. Portanto, evite carregar e levantar peso, e dirigir, pelo tempo que o médico lhe orientou.
Se, entretanto, tiver muitas caibras ou formigamentos, e se o médico já não lhe passou cálcio para isto, volte para o hospital para que eles possam receitar a dose certa (ou pela veia ou pela boca). Quando ocorre, é resultado deles terem mexido com suas para-tireoides. Em poucos dias, com tratamento, normalmente passa.
Espero que logo volte às suas atividades normais.
Abs, Betty
ola , dia 03 5 2013 irei passar por uma cirurgia para retirar nodulos da tireoide estou com muito medo , gostaria de saber quanto tempo demora uma cirurgia dessa e gostaria de pedir ajuda em oraçoes a todas q ja passaram por isso . pois estou apavorada obrigada e q deus nos abençoe bjs
Olá, Maria:
A cirurgia dura poucas horas e a recuperação, normalmente, uma ou duas semanas. Seus médicos explicarão os detalhes.
De certo modo, é uma cirurgia pequena, comparada às de coração, histerectomia e muitas outras.
Você passará dois ou três dias sentindo incômodos no mexer e no engolir (descritos nos comentários). As dores podem ser amenizadas com remédios. Depois passa…
Que Deus possa guiar as mãos e as mentes dos seus médicos e cuidadores, e acalmar o seu coração.
Abs, Betty
oi tenho uma duvida vou fazer a cirurgia para tirar um nodulo da tiroide sera que irei tomar anestesia geral estou com um pouco de medo pois tenho preção alta
Olá, Viviane:
A maioria das pessoas que comentaram aqui tiveram anestesia geral, sim. É bem mais cômodo para o paciente do que ficar acordado vendo um monte de pessoas mexendo no seu pescoço com instrumentos cirúrgicos! Com relação à pressão alta, os médicos irão controlando normalmente e sabem como remediar na hora se houver modificações. Muitas pessoas que enfrentam cirurgias, algumas de porte bem maior, sofrem deste problema e se saem bem.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, betty tenho muitas duvidas sobre esse nodulo que esta localizado na tireodi estou fazendo muitos exames nem sei sera que minha voz ira mudar eu louvo na minha igreja nem sei como vai ser. dia 6 eu passar pela biopsia eles dão anestesia.bjs gostei muito de tirar minhas duvidas com vc
Olá Betty!! Vou fazer a minha cirurgia no dia 10/06 e estou em pânico estou com 3 nódulo e um deles é nível 5,estou pedindo a Deus que me dê forças para enfrentar mais esta batalha na minha vida. que Deus te abençoe pela paciência em responder e compartilhar experiências .
Olá, Lucineia:
Como já disse para muitos leitores, normalmente esta cirurgia e, até, o os procedimentos para avaliação e tratamento do câncer de tireoide (iodoterapia) são bem mais suaves do que para muitos outros problemas de saúde. Que Deus esteja com você, hoje e amanhã, nas preparações e procedimento. E, depois, na recuperação. Procure descansar física e emocionalmente por algumas semanas. E crescer espiritual e mentalmente. Observe as bênçãos e a beleza ao seu redor. Ameniza as dores e temores.
Abs, Betty (no dia dos seus 40 anos de casado com um dos homens mais maravilhosos do mundo, dos Estados Unidos, a caminho de rever 3 dos seus 4 filhos e alguns netos)
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6
oi td bem! tambem fiz a cirurgia de tireoide em feverreiro fez 3 meses e ja passei muito mal agora to melhorando…. so to com medo de uma coisa minha garganta perto do corte ta um poco duro , diise ao medico clinico geral me passou uma ultrasson ainda vou fazer ,,,,espero q seja normal ainda pelo pouco tempo q tem .Deus me ajude!
Olá, meu nome é cristiane fui submetida a uma cirurgia de tireoidectomia total hoje já tenho 22 dias de operada e o que anda me preocupando muito é a minha voz que ainda está muito rouca, baixa, canso ao falar e não consigo pronunciar palavras que tenham rr a exemplo de burro falo”buo”.Gostaria de saber se alguém já passou por este mesmo problema.E que Deus nos abençoe!
ola betty, eu ja havia falado com vc em fevereiro, a cirurgia ficou marcada para o dia 20/06, estou bem mais tranquila do que antes, mais uma divida quando acordo passa meia hora e começo a tossi, não sei se e alergia ou nervosismo, o anestegista falou que poderei fazer a cirurgia normamalmente, mais meu receio e que se apos a cirurgia tiver vontande de tossi. desde ja obrigada pela atenção assim que operar entro em contato com vc que Deus lhe abençoe a cada dia bjss
Muito obrigada Betty pela força e pela dica, fica com Deus, beijos.
Betty tudo bem meu anjo?
Fiz uma tireóidectomia parcial do lado direito no dia 27 de maio,recebi alta dia 28,era benigna,más depois de 5 dias inchou e tive que puncionar p retirar um líquido que acumulou,ja que o médico colocou o dreno más ele ,não drenou,não saiu líquido.
hoje dia 20/06,13 ja cicatrizou más abaixo da cirurgia ficou um caroço duro,e me incomoda,e eu não quero ficar com este caroço estéticamente bem visivel ,um abraço.
Olá, Maria: Estou no Canadá, visitando filhos e netos, com pouco tempo de Internet. Creio que o caroço ainda possa diminuir por si próprio (continue passando um creme bom), mas, se você tiver condições, procure um dermatologista para ver se existe algo mais eficaz que possa passar ou se ele ou ela tenha outra sugestão. Espero que logo melhore. Enquanto isto, vamos dar graças a Deus que foi benigno! Abs, Betty
Olá, Fabiana:
Estou no Canadá, visitando filhos e netos, com pouco tempo de interação via Internet. Percebo que sua cirurgia é hoje e talvez já terá passado quando você receber isto. Espero que a tosse tenha passado e que logo mais você estará melhor. Se ainda continua, siga as instruções dos médicos. Ajuda manter as narinas desentupidas (com algo tipo rinossoro). Uma vez em casa, tem algo que minha sogra pernambucana me ensinou que sempre usei com minha família. Colocamos algum álcool líquido num pano (antigamente usava fraldas, agora são panos de prato finos ou fronhas velhas) e dobramos ao comprido para não ficar com o molhado na pele). Amarramos no pescoço com um alfinete. Muitas vezes, a tosse diminui. (Isto não resolve a causa, mas pode amenizar os efeitos). Nunca me ocorreu antes, porque não fumamos, que talvez não seja uma boa ideia para fumantes…
Que Deus a abençoe na recuperação. Tenha calma, os primeiros dois ou três dias depois de qualquer cirurgia são os piores, mas logo as dores e o incômodo passarão.
Abs, Betty
Olá, Cristiane: Eu demorei uns tres meses para recuperar a voz. Falo disto em vários lugares/comentários. Mas, se continuar assim, consulte um fonoaudiologo. Este, muitas vezes, pode ajudar e aliviar. Abs, Betty
Olá
Fiz a minha cirurgia no dia 14 de Maio de 2013. Estou muito rouca, canso-me bastante e tenho dificuldade em engolir líquidos. Falei com o meu cirurgião e ele disse-me que era normal no entanto propôs-me para terapia da fala e consulta de Otorrino. Fiz uma videolaringoscopia e deu uma paralisia total da corda vocal direita. Fiquei muito triste, continuo na terapia e procuro forças para regressar ao trabalho. Um beijinho a todas e obrigado pelos vossos esclarecimentos.
Bom dia!!! li seu site para me tranquilizar e tirar dúvidas, gostei muito dos esclarecimentos , irei fazer dia 5 de julho 2013 uma retirada total da tiroide por causa de um nódulo que apareceu em cada uma das tiroide, fiquei muito confusa por ser maligno , mas tranquila por conhecer um Grande Deus que me faz sentir Paz neste momento, vejo qto é importante exercitar a fé em um Deus tão Grande , umas das curas que Ele da neste momento é a sua confiança que Ele esta no comando, por ser uma filha de Deus !nascida de novo(joão cap.3 vers.3 ) pois o nascimento através de meus Pais são cheio de inquietação. (O homem nascido de mulher é de bem poucos dias e cheio de inquietação) jó capt.14 vers. 1- Por isso descanso na segurança e no amor do nosso Pai vou fazer confiante que Ele tem o melhor para mim!!!
Olá, Glória: Às vezes, infelizmente, o nódulo fica tão encostado na corda vocal que esta é prejudicada. Mas não desista. Procure um fonoaudiólogo e faça o que ele ou ela mandar. Creio que pode ajudar bastante! Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá, Eliana:
Você está partindo da perspectiva certa. É bom andar na presença de Deus e procurar ver a sua mão em todos os detalhes. Nem sempre é fácil, pois vivemos num mundo onde há aflições, como diz em João 16.33. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Procure descansar nele e usar este tempo para repousar um pouco e para re-avaliar as suas prioridades. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
P.S. O seu endereço de e-mail não funciona 🙁
olá betty, eu fiz a cirurgia dia 20/06 apos a cirurgia ate agora não tossi, só estou com um pigarro, não fumo e não sei de onde vem esse pigarro ou a tossi que tive antes da cirurgia, possa ser que convivi com uma pessoa fumante por muito tempo, mais hoje não tenho mais contato com alguém fumante. em relação a cirurgia o medico me falou no dia que tive alta que não foi preciso retirar toda a tireoide, porque só o lado direito que tinha nódulos o esquerdo esta perfeito. toda honra e gloria seja dada a Deus. mais ele não falou mais nada, estou esperado o resultado da biopsia que nosso senhor jesus já sabe. também quero relatar que to sentindo muito bem, so tenho dores ao comer ou beber. mais também uma duvida que na ansiedade de ir pra casa, pq não me sentia bem no hospital não perguntei ao medico, ele não passou antibióticos nem anti infamatórios só remédio pra dor se tiver. outra duvida querida sera que vou precisar tomar hormônios, pq ainda estou com o lado esquerdo da tiroide perfeita. um abraço e a paz do senhor e aproveite bastantes seus netos e familiares ai no Canadá em breve relato mais minha recuperação.
Olá, Fabiana: Os médicos atualmente preferem evitar antibióticos e anti-inflamatórios. Se começar a ter febre ou vermelhidão, eles passarão. Se doer, tome o remédio.
Você provavelmente não precisará tomar hormonios, mas será avaliada para ver se a tireoide está funcionando bem. Se não, poderá ser que precisará de uma pequena dosagem.
As dores ainda são normais, e o pigarro normalíssimo.
Tenha um abençoado domingo.
Abs, Betty
Oi bety e teste
Olá Betty,
Fiz a cirurgia da retirada total da tireoide, no dia 04 de junho, foi muito tranquilo a cirurgia , graças a Deus. Estou tomando cálcio. Vou pegar o resultado da biopsia. Estou muito confiante de que vai dar negativo. Um forte abraço.
Olá, Normaci: Fico contente que tudo correu bem com sua cirurgia. Você está tomando o hormônio também, ou os médicos estão esperando o resultado do exame para decidir quando passar? Também espero que o veredito seja negativo. Mas, se for necessário, Deus poderá lhe conceder graça para enfrentar o tratamento – bem mais curto do que para a maioria dos cânceres. Abs, Betty
oi bety obrigada ,, hoje tou com 2meses e 4 dias depois da cirurgia .. ainda sinto caimbras e e e geral e horrivel…. agente nao tem noçao de nada ,,, uma vez acordei com falta de ar .. tive mt medo …..as vezes me pergunto sera q isso semprevai acontecer mesmo depoois de mts tempo …. meu medico disse q vai parar .. por enquanto tou tomando calcio….ainda por causa das caimbras e o euthyrox 100 mais e tipo assim q me sinto uma luta diaria pela sobrevivencia ….. so queria ter uma vida normal como antes ,, bjossss fica com deus…
Olá, Rosa:
Que pena que ainda enfrenta estes problemas. Imagino que, pelo menos, o resultado da biopsia foi negativa porque você já está tomando o hormônio e não falou em necessidade de fazer iodoterapia. Isto é bom.
Mas acho que você deveria procurar outro médico e compartilhar todos estes problemas e ver se ele tem outras sugestões para aliviar. Parece-me que devem ter mexido bastante com suas para-tireoides. Tente um médico de cabeça e pescoço, ou um otorrino ou, até, um clínico geral recomendado por algum parente ou amigo.
Espero que logo melhore!
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Tenho 57 anos, fiz a operação de tireoide tem 23 dias. Tomei anestesia geral. Tirei 2 caroços do tamanho de uma mão de homem fechada. Todos ficaram surpresos no hospital com o tamanho, disseram nunca ter visto tireoide tão grande. Operei em um hospital público da minha cidade, pelo SUS. Tinha a pressão alta e a diabetes, mas no primeiro exame de sangue já estou com a diabetes normal, tenho certeza que elas(doenças) irão embora da minha vida,em nome de Jesus. Senti quase tudo o que as pessoas declararam aqui, mas estou certa que tudo isso é passageiro. Deixo para vocês uma palavra contida no Salmo 37:5: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e tudo Ele fará. Deus está no controle de nossas vidas, quando O deixamos agir. Basta a cada dia o seu mal. Não sofram pelo que pode acontecer, acredite sempre no melhor, não deixe as incertezas do amanhã tirarem a alegria de hoje. Que Jesus os abençoe.