Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. Lúcia disse:

    Estou em casa com aproximadamente trinta e seis horas que retirei a tireóide total.O médico deu a alta com menos de 24horas de cirúrgica.Desde da hora que entrei no quarto do hospital pós cirurgia a enfermeira já colocou um pano com gelo sobre a área da cicatriz do meu pescoço e continuo fazendo isso por vinte minutos a cada uma duas horas, exceto quando durmo.Talvez esse procedimento tenha aliviado muito a sensação de dor e sufocamento.Minha voz quase normal.Tive dois episódios pequenos de formigamento nos pés e mãos.Aguardo a biopsia e a revisão do cirugião no próximo dia 15.Conforme o cirrugião informou não terei retirada de pontos.Agradeço a Betty e as demais depoietes pela a ajuda com a partilha de suas experiências.Deus providencia tudo ao seu tempo.

  2. Fabiana Maciel da SIlva disse:

    ola betty

    Hoje ja fazem 16 dias que operei, ainda continuo rouca, mais tenho fé que minha voz ira voltar pelos relatos que li, estou me sentindo muito bem, ja voltei a trabalhar, so não voltei ainda atividades físicas, nas demais ainda não tomando nada irei voltar com meu cirurgião dia 12. beijoss e um grande abraço.

  3. Ludimila disse:

    Oi Betty,
    Tudo bem? Gostaria de saber se com esses comprimidos repositores de hormônios vc engordou? Hoje faz 5 cincos dias da minha cirurgia. bjus.

  4. Hoje meu filho está com aproximadamente quarenta dias que tirou a tireoide, ele tem apenas 16 anos, está muito bem, agindo normalmente, sonhando em voltar sua atividade física, estou tentando acalma-lo, pedindo mais um tempo, estes dias estou voltando ao médico para libera-lo e observar como está reagindo seu organismo com o hormônio que está tomando, não sei se vai libera-lo para suas atividades, acredito que é muito cedo.

  5. betty disse:

    Olá, Aldenira:
    Que bom que seu filho está bem.
    Eu não sei a extensão da cirurgia dele, mas, normalmente, as pessoas podem voltar à vida normal em poucas semanas. Portanto, exceto se ele for um jogador de esportes que exigem muito movimento do pescoço, é possível que você esteja prendendo ele tempo demais.
    Marque logo o médico para se certificar.
    Abs, Betty

  6. Marlene disse:

    Oi bety:Meu nome é Marlene estou com 26 dias de operada tireoide total a cirurgia foi boa,so que depois que acordei senti muito enjou e vomitei muita biles,so que como ja fiz cirurgia de hernia de hiáto tenho muita dificuldade pra vomitar então tive que fazer muita força,e mais tive muita tosse com uma secreção grudenta como se eu tivesse com muito catarro.mais fisicamente isso não me abalou operei no sabado e tive alta no domingo.porem a minha voz ficou muito comprometida,estou falando baixinho. não e voz rouca e como voz de criança.estou preocupada e peço uma orientação,to tomando puran 14 100mcg,to bem so a voz que não.beijo Bety espero sua resposta.

  7. betty disse:

    Olá, Marlene:
    Para alguns, o sofrimento com a cirurgia não é muito grande. Para outros, não é tão fácil. Felizmente, as primeiras sequelas já se passaram. Com relação à voz, eu demorei uns tres meses para normalizar – sendo totalmente irreconhecível no início. Se não melhorar, consulte um fono ou um médico de cabeça e pescoço (ou até um clínico geral) para verificar se tem causa reconhecível e tratamento possível. Muitas vezes, com persistência, há grande melhora. O remédio (Puran) não tem efeito algum na voz, nem positivo, nem negativo – “meramente” substitui a tireoide. Este nós teremos que tomar durante o restante da vida. Podemos dar graças a Deus que ele já foi inventado! Que Ele a abençoe. Abs, Betty

  8. Doralice disse:

    Olá ler estes depoimentos me fizeram muito bem, ja que vou fazer a cirurgia em breve, estou preocupada pois sou professora e preciso da minha voz para trabalhar. obrigada e deus abençoe a todos.

  9. Rosamelia disse:

    Olá!
    Sou professora e gostaria de saber depois de quanto tempo posso voltar a dar aulas. Falo muito pq trabalho com crianças de dois anos e na maioria das vezes tenho que pagar no colo.

  10. Aurenita disse:

    Olá Betty!
    17/07/2013 10.50hs

    Fiz cirurgia da tireoide total dia 10/07/2013. Estou no aguardo da retirada dos pontos juntamente com a revisão no médico, confesso que fiquei muito preocupada nos 1º dias com minha voz , uma vez que trabalho com cobrança. Tive tosse com muita secreção mais hoje estou ótima graças a Deus o nosso criador tomando meu remédio todos os dias logo bem cedinho.
    Beijos a todos e muita fé em Deus.

    Abraços,

  11. Fabiana Maciel da SIlva disse:

    ola betty

    ja me encaminhado para 30 dias de operada, queria tirar uma duvida,
    sera ja posso usar protetor solar na área da cicatriz, por que onde trabalho tem bastante lampas florescentes, e que o lenços me incomoda. no trabalho
    se alguém poder me ajudar nessa duvida ficarei grata. um abraço.

  12. sonia disse:

    oi a paz de cristo esteja com vc,eu fiz a cirurgia no dia 17/07/2013 ta muito recente nao tou sentindo citomas parece que nao retirei a tireoide toda,so tour preocupada por que emagreci muito anteis da cirurgia,eu tenho 36 anos e peso 38 kl,cerar se vou ganhar peso agora?tour tomando puran t4 75 g

  13. betty disse:

    Olá, Sonia: A paz de Cristo para você também. Creio que você deve procurar um(a) endocrinologista para fazer um acompanhamento. No meu caso, eu tive “apenas” nódulos que começaram a prejudicar as minhas cordas vocais e, potencialmente, as paratireoides. Mas existem outros distúrbios, como hiper- e hipotireodismo, entre outros. Endocrinologistas existem para ajudar a conseguir o equilíbrio e, assim, devem determinar a causa da sua perda de peso e sugerir a solução. Espero que logo chegue ao peso ideal com boa saúde. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  14. betty disse:

    Olá, Fabiana: Desculpe a demora em responder, mas estava viajando. Acho bom você consultar com um(a) dermatologista, porque eu mesma não sei como como lâmpadas fluorescentes afetam cicatrizes. Sei que existem pessoas que ficam com reações na pele. Por enquanto, usaria golas altas ou lenços. Abs Betty

  15. SILVIA disse:

    Betty, minha cirurgia para retirada total da tireóide está marcada para dia 29 de julho. Um dos nódulos (são 3) tem características malignas. Não sei o que virá por ai. estou nas mãos de Deus, mas quero saber se com a retirada total engordamos muito!!!

  16. betty disse:

    Querida Sílvia. Normalmente, quando a cirurgia é apenas por causa dos nódulos, não existe o efeito de engordar (se você não comer demais ou exercitar-se de menos 🙂 ). Os posts posteriores lidam com o tratamento do câncer de tireoide (o que eu não tive). Você verá que o tratamento, apesar de não ser fácil, é de pouca duração e com taxas de bom êxito bem altas. Isto é muito encorajador. Que Deus a conforte e encoraje. Abs, Betty

  17. sonia disse:

    a paz querida, amanha faz 12 dias que retirei a tireoide toda e vou tirar os pontos e ja tour com medo porque estar um pouco enxado cerar se vai doer?cinto um pouco de incomodo no local

  18. betty disse:

    Olá, Sonia. Eu achei que iria tirar pontos, mas quando cheguei no médico, descobri que haviam sido absorvidos. O médico apenas retirou o curativo. Não doeu. Acho que é normal sentir um pouco de inchaço e incômodo com 12 dias. Mas compartilhe o que sente com o médico, e veja o que ele vai lhe orientar. Abs, Betty

  19. Rosana disse:

    Boa tarde. Saí ontem do hospital. Minha cirurgia foi sexta feira . Dia 26 de julho. Foi feita a retirada total da tireóide. Minha voz está normal. Fiz por causa dos nódulos. Mas os exames deram negativos para cancer. Estou aqui com preguiça querendo entender como sera minha vida daqui por diante. E encontrei esta pagina interessante.

  20. betty disse:

    Olá, Rosana: Se tudo correr bem, você tomará um comprimidinho antes do café diariamente, e nada mais mudará, em termos físicos. Mas, talvez, você poderá ter aproveitado os momentos em que teve que parar para refletir sobre o propósito e significado da sua vida, além da sua possível duração. A melhor maneira de viver é como filha de Deus, grata porque crê que Seu Filho Jesus morreu no seu lugar, por causa dos pecados, tanto de omissão quanto de comissão. Tendo a Bíblia para reger os seus passos, terá paz e alegria em meio, até, as tempestades. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  21. sonia disse:

    eu sei que muitas pessoas te escrevem contando as experiencias,mais hoje so quero te dizer que vc é uma pessoa iluminada por Deus assim como todas que passaram pela cirurgia da tireoide,vc transmite segurança pra nos todas,nao te conheço mais sei que vc tem um brilho do espirito santo,continuei assim

  22. Rosana disse:

    Querida muito obrigada por suas palavras. E realmente tenho refletido muito sobre isto. Este ritmo diferente. Eu sempre muito agitada agora caminho a passos lentos e muito intenso. Parabéns por tudo que vc faz pelas pessoas. Sou muito grata. Grande beijo e um abraço do tamanho do mundo pra vc.

  23. Ivete disse:

    Minha mãe tem 68 anos e fez retirada total da tireóide dia 16/07/2013, a cirurgia pareceu ter sido perfeita, logo no dia seguinte o médico ja queria dar alta a ela, porém, veio as complicações,que começaram com irritação na garganta e sufocando ela que a levou para a UTI por dois dias, saiu e veio nova complicação, uma trombose femural, que a levou novamente a UTI por mais dois dias, enfim, por Deus ela recuperou-se e recebeu alta 7 dias após a cirurgia, mas está com muito cansaço, respiração ofegante e uma tal ASMA que ela nunca teve antes, a voz tá rouca , mas ela está tendo melhora a cada dia, estamos preocupados com essa asma, atualmente ela está tomando corticoide para amenizar. Dentro de suas experiências o que podemos fazer?

  24. Andréa disse:

    Boa tarde,
    estava procurando algumas coisas sobre a cirurgia, pois a minha está marcada pro próximo dia 12 de agosto. Gostaria de saber se sua vida mudou depois da sua cirurgia. Já li tanta coisa. Sua voz voltou ao normal? O que vc toma? Obrigada.
    Pensei muito em fazer ou não a cirurgia, mas a dúvida é pior do que outra coisa.
    Espero que responda logo.
    Ansiosa.
    Obrigada. Bjus

  25. betty disse:

    Olá, Andréa:
    Sei que é muita leitura, mas as respostas com detalhes estão nos posts anteriores e posteriores, tanta as minhas, quanto as de vários leitores.
    Mas seguem umas respostas bem curtinhas.
    Minha vida não mudou fisicamente depois da minha cirurgia. Mas meu dia-a-dia mudou, pois parei de escrever reflexões sobre experiências e acontecimentos no meu blog para responder a comentários sobre problemas com a tireóide. Nunca pensei que teria tanta gente lendo sobre o que aconteceu comigo por uns poucos meses há mais de quatro anos! Mas não estou reclamando. Penso que é isto que Deus quer para mim e vou em frente respondendo… 🙂
    Minha voz voltou, mas demorou uns três meses, e estava irreconhecível nos dias e semanas iniciais.
    Tomo Synthroid 100, de manhã, diariamente, meia hora antes do café.
    Não tive cãncer, portanto não precisei de fazer a iodoterapia.
    Procure ver como uma oportunidade para descansar um pouco e para re-avaliar as suas prioridades na vida diante de Deus.
    Logo-logo tudo estará no passado.
    Um grande abraço, Betty

  26. betty disse:

    Olá, Ivete:
    Você escreveu bem durante as preparações para lembrarmos os 90 anos da minha sogra (que mora conosco-02 de agosto) e participarmos do batizado das netinhas de dois meses na Igreja Presbiteriana anteontem. Ontem respondi no blog e perdi a resposta… Vamos tentar novamente…
    Parece que as lutas tem sido grandes na recuperação da sua mãe. Espero que ela já tenha ficado bem melhor agora. Que bom que ela pode contar com o apoio de uma filha! Faz toda a diferença.

    Eu apenas relatei minhas experiências como paciente há quatro anos e não tenho capacidade de lhe ajudar a julgar quais devem ser os melhores procedimentos no caso dela. Apenas a encoraja (como alguém que já acompanhou muitas pessoas em hospitalizações) a tratar bem as pessoas que cuidam dela, agradecendo os tratamentos e qualquer bondade que demonstram. Assim poderá criar relacionamentos que poderão ajudá-la a obter as informações necessárias e os cuidados devidos. Providencie momentos bonitos, toque músicas alegres ou relaxantes, compartilhe memórias especiais do passado, expressando sua apreciação por bondades dela que ela talvez nem se lembre mais… Traga albums fotográficos antigos para relembrar ou compartilhar com visitantes. Conte coisas engraçadas ou encorajadoras que estão acontecendo ao seu redor, dentro e fora do hospital…. Leia textos bíblicos. Se ela apreciar, cante ou toque hinos. É importante criar uma atmosfera de alegria, paz e harmonia para ela poder focalizar melhor na sua recuperação.
    Que Deus a abençoe.
    Betty

  27. betty disse:

    Sonia. Muito obrigada pelas suas palavras. Fico contente quando percebo pessoas que tem o dom de encorajar, pausando para falar palavras que podem trazer alegria a uma outra pessoa num dia difícil, e, assim, animá-la a continuar perseverando a cumprir com sua missão. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  28. Olá Betty, tudo bom querida!
    Que lindo trabalho vc faz, é um alento para as pessoas que possuem este disturbio, e encontram as mais diversas e variadas informações na internet, e nem sempre possuem a instrução adequada dos médicos sobre os reais acometimentos sobre a TT!
    Então querida, eu fiz a TT (tireoidectomia total) em Fevereiro de 2013, tinha tb 3 nódulos, com suspeita de malignidade, e meu endo, resolveu por bem, me indicar para a cirurgia!
    Reintegro aqui, que a cirurgia em si, para grande maioria, felizmente, não acomete realmente nenhum outro maior prejuízo, a não ser a cicatriz (q sim, tem que ser protegida sempre, nos primeiros 6 meses pós cirurgia, mesmo em caso da luz fluorencente). Vi que vc tb tinha problemas nas paratiroides!
    Gostaria muito de utilizar seu espaço para que vc possa também divulgar para as pessoas que estão aflitas em busca de informaçoes sobre a cirurgia da tireoide, que conversem com seu médico sobre as PARATIROIDES.
    Eu nunca ouvi falar antes do TT, tive e estou tendo sério problemas porque 2 paratiroides minhas, saíram junto com a Tireoide! Não quero aqui alarmar, nem fazer pavor nas pessoas que venham a se submeter futuramente com esta cirurgia, pois, as paratiroides, são, felizmente afetas, em apenas 1% das cirurgias de TT. Mas, este pequeno indice, sofre demais, e infelizmente, eu faço parte dele!
    Por favor querida, caso alguém venha te pedir orientaçoes sobre diversas crises pós cirurgias, relatando dormencia, tremores, espamos, dedos tortos, (chamamos isto de hipocalcemia, que é a falta de calcio, que acontece em grande percentual das pessoas que realizam este procedimento), favor, indique o grupo de HIPOPARATIREOIDISMO BRASIL, no facebook. Somos apenas 56 pessoas, que tivemos complicaçoes pós cirurgia de TT, e gostaríamos que todos os ENDOCRINOLOGISTAS explicassem os fatores de riscos, que os pacientes poderao ser acometidos, caso alguma PARATIROIDE, seja lesionada, ou até mesmo ‘arrancada”.
    Bjos querida fique, e novamente, meus Parabéns, e que Deus te abençoe!

  29. […] estético: após a cirurgia, é preciso proteger a área dos raios solares e, segundo li no blog Crônicas do Cotidiano, também das luzes fluorescentes. Quando tiver a consulta com a dermatologista, farei essa […]

  30. betty disse:

    Olá, Luciana:
    Agradeço sua contribuição. Realmente, os possíveis efeitos colaterais da cirurgia são pouco falados. Mas talvez exista uma razão para isto. Muitas pessoas ficam meio paranóicas quando o médico os cita – temendo problemas sérios sem necessidade. O meu doutor, um especialista renomado, simplesmente me orientou a tomar cálcio se tivesse cãibras ou formigamentos e mandou voltar p’ro hospital se fossem grandes. E ele nem mencionou a possível perda da voz – o que talvez aflija mais pessoas até do que o hipoparatireoidismo. Me explicou mais quando retornei no dia acertado, com a voz irreconhecível. Ele, entretanto, achou que voltaria ao normal. Se não, um fono poderia me ajudar. O que diminuiu a minha aflição e aumentou a minha paciência. E voltou mesmo…

    Não encontrei seu grupo no fb no inicio. Mas aí coloquei um “e” – mudando para hipoparatireoidismo (e corrigi no seu comentário para não confundir futuros leitores). Fica a dica então para futuros leitores dos comentários. Pode ser que, um dia, talvez no ano que vem, eu junte mais informações para fazer um novo post. Por enquanto estou sem tempo – a vida anda muito cheia – ganhei cinco netinhos em um ano e já vem mais uma… (tem gêmeas neste conjunto). Para um total de 9! O mais velho tem quatro anos e esteve aqui com seus irmãos e pais para almoçar depois da igreja hoje. Isto tudo de quatro filhos – todos casados com pessoas muito joias. Que bênção, não?!

    Espero que você consiga re-encontrar mais e mais equilíbrio com relação ao cálcio. E que você possa ser uma bênção para muitos, com seus comentários, com o grupo e de muitas outras maneiras, usando o entendimento e a compaixão que tem desenvolvido através das dificuldades.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  31. Florence disse:

    Bom dia!!
    Fiz a cirurgia dia 24 de julho…TIREODECTOMIA TOTAL – LINF.JUSTATIREOIDIANO- KUBFADEBECT,OARATRAQUEAK
    Resultado CARCINOMA papilar de tireoide = Cancer medindo o,4cm
    Cirurgia muito tranquila, duração de duas horas, entrei para o bloco cirugico 13:30 só me pegaram as 14:40, fizeram todo procedimento e 14:50 começou a cirurgia, 18:00 terminou…..fui para o quarto 18:40..inclusive tomei uma sopa no mesmo dia. Não senti absolutamente nada, tive acompanhamento da minha endocrinologista durante os dois dias em q fiquei internada, sendo a mesma a dar alta. IMPORTANTE O ACOMPANHAMENTO DA ENDOCRINOlOGISTA. O tamanho do tumor ..foi muito pequeno, achado a tempo, portanto apenas farei controle de 3 em 3 meses. Minha voz continua rouca com melhoras, cicatrização excelente e estou afastada das minhas atividades até o dia 30 de setembro, pois trabalho como professora de Educação Física e preciso da voz…impossível voltar as atividades.
    Estou tomando apenas Synthroid 100 logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. E tomo Cálcio duas vezes ao dia…até normalizar.
    A vida muda? Não muda nada..tudo continua do mesmo jeito. O importante é vc está de bem com a vida..pq no final tudo da certo!!!

  32. Helder Bittencourt disse:

    Beth beleza?. Tirei a tireóide total há 3 dias.Era pra dse trirar apenas o nódulo, mas durante a cirurgia a Da, considerou o aspecto e tamanho do mesmo , preferindo assim retirá-la inteira. Minha falta de ar está abusiva, Demais sintomas(cansaço inclusive) sob controle. Mas esta falta de ar, prinicipalmente à noite, me incomodo E muito.É normal?

  33. betty disse:

    Olá, Helder: Como vc sabe, não sou especialista, apenas “bloguista”. Mas imagino que um pouco de falta de ar não seja incomum, especialmente à noite, porque mexeram na sua garganta. Isto ocorre também quando a gente está resfriada. Você pode experimentar posições diferentes (um lado pode ser melhor do que o outro), ficar com a cabeça mais alta, descongestionar o nariz com rinossoro ou outro produto (se estiver entupido), tomar um banho quentinho antes de deitar depois de deixar o banheiro se encher com o vapor do chuveiro ligado, para afrouxar qualquer catarro existente…. São coisas que eu tentaria – não tem necessariamente base científica.

    Entretanto, se não diminuir nos próximos dias, ou se incomodar muito, veja se dá para ligar para o seu médico e pedir uma orientação. Se for muito grande mesmo, sugiro retornar ao pronto socorro do hospital da cirurgia.

    Espero que logo melhore. Abs, Betty

  34. betty disse:

    Olá, Florence: Agradeço a sua participação e estou contente que tantas coisas correram bem. Espero que a rouquidão logo passe e que você possa voltar ao trabalho com a voz boa. Eu também me dou muito bem com a Synthroid 100. O bom mesmo é estar de bem com Deus, tendo Ele como Pai e perdoador dos nossos pecados, em todas as circunstâncias, dando os primeiros passos dentro da certeza de uma eternidade na sua presença – hoje e sempre.
    Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. — João 14.6
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  35. ola Betty fiz minha cirurgia ha 10 dias retirei toda tireoide mas onde tava o dreno ficou um pouco de sangue meu cirurgiao disse que era sangue de machucado ele puxou com agulha ontem mas ainda ta inchado quero sabe se esse sangue meu organismo vai eliminar e se nao vai correr mas .o cirurgiao mandou retorna a minha vida so nao fazer esforço e passa protetor nao perdi a voz pela cirurgia estou bem a duvida era so essa bjss

  36. betty disse:

    Acho que seu médico tem razão, Greice. Entretanto, se não melhorar, volte para ele novamente. Ou consulte um clínico geral.
    Espero que logo melhore! Abs, Betty

  37. leticia disse:

    cirurgia di oi fiz minha a 31/07 faz aproximadamente um mês, a cirurgia foi tranquila, estou m pouco roca ainda, nao precisei tirar pontos, estou a espera da biopsia,pois fiz uma antes da cirurgia e tinham me diagnosticado com câncer papilifero, tive problemas com o calcio ,mas agora ja estou melhorando, sinto muita falta de ar e cansaço, nao me receitaram nenhum remédio, so o calcio, o medico esta esperando o resultado da PAAF. Apareceu uns carocinhos na minha cirurgia estou assustada tenho medo que seja ernia. bjs para todas e fiquem com DEUS”!

  38. betty disse:

    Olá, Leticia:
    O seu mal-estar é devido à falta do hormônio da tireoide. Espero que você logo possa receber os resultados da biopsia e da PAAF e fazer o tratamento, para poder iniciar a medicação. Os meus posts subsequentes (especialmente 9 e 10) falam do tratamento se for confirmado o câncer. Felizmente, não é demorado. Eu mesma não tive isto, apenas nódulos muito grandes.

    Com relação aos carocinhos – eu fiquei com um em cima do lugar do dreno. Depois ficou bem pequenino. Quando for para sua próxima consulta, leve uma listinha com suas perguntas. Que Deus a abençoe, permitindo que logo tudo melhore.
    Abs, Betty

  39. silvia Oliveira disse:

    Olá, meu nome é Silvia fiz a cirurgia dia 28/08/13 hoje faz 4 dias e não estou consiguindo parar de tossir, muita tosse e garganta seca. durmo muito mal a noite, vc sabe me dizer se isto é normal? ou devo procurar o meu medico???

    obrigada pelo carinho
    bjo grande

  40. Uanda disse:

    Olá Betty, tudo bem?

    Achei o crônicas do cotidiano por acaso e sempre passo por aqui.
    Fiz a tirodesctomia total dia 29 do 08 pois estava com nódulo de ambos os lados de 5 cm cada.
    Agora estou no aguardo da biopsia, a cirurgia foi acompanhada por três médicos.
    Ainda não falei com meu cirurgião, mais uma das medicas presentes na cirurgia me disse pra lavar o local com agua e sabão e deixar sem nada.
    Acho muito recente para deixar em aberto, então vou fazer a limpeza e colocar micropore de volta.
    Como voce fez com a sua Betty? A recuperação é um pouco dolorida, não me passaram nenhum anti- inflamatório só dipirona:(
    Confesso que não entendi muito bem isso, mais enfim, segunda irei agendar retorno ao cirurgião o mais breve possível.
    Betty pela maneira que escreve parece evangélica, estou certa?
    Eu sirvo a Deus na Congregação Cristã do Brasil.

    Desde já agradeço toda ajuda e parabéns pelo dom divino em ajudar o próximo, Deus conserve assim.

    Com carinho Uanda!

  41. betty disse:

    Olá, Silvia: Mexeram com sua garganta, portanto irritação e tosse não é incomum no começo. Entretanto, se não melhorar, pode valer a pena consultar um médico para saber se há algo que pode aliviar. Uma receita “nordestina” que aprendi com minha sogra é de pingar alcool num pano dobrado ao comprido (tipo toalha de prato), e enrolar no pescoço sem que a parte úmida fique em contato com a pele. Este procedimento tem diminuído bastante as nossas tosses durante os anos, para filhos e adultos, na hora de deitar. Pode também tentar balas-remédio tipo Benalat ou Vick. Ou tomar xarope para tosse. E beber bastante líquido.
    Espero que logo passe!
    Abs, Betty (escrevendo de dentro de um avião a caminho do Canadá para participar na chegada de uma netinha)

  42. neth guedes disse:

    tudo que li nesse blog foi muito instrutivo para mim pois estou com 20 dias que fiz tireoidoctomia total,estou me sentindo muito bem e minha voz também esta normal,eu retirei porque deu 3 nódulos, só vou receber o resultado da biópisia daqui a 3 meses mas tenho fé em Deus que há de dar tudo benigno.antes tomava syntroid de 50mg, agora o medico me receitou de 100mg, minha duvida é posso parar o syntroid e tomar hormônio natural?

  43. betty disse:

    Olá, Neth:
    Que bom que você está bem. Só não entendi porque o resultado vai levar 3 meses. Com relação ao “hormonio natural”, acho melhor não misturar os dois. Eu nunca nem ouvi falar disto como opção – já que o único “natural” que conheço é o que a tireoide produz enquanto está dentro da pessoa. De qualquer jeito, tomaria o Synthroid (o que também tomo há quatro anos) e mudaria apenas com orientação de uma pessoa qualificada. Abs, Betty

  44. Ola bett como vai?meu nome e gilcilene(lene)a 9 meses tive cancer no estomago com varios agravantes em outros orgaos do trato digestivo.Retirei 70% do estomago,a visicola com108 pedras e todos os linfonodos,metade do pancreas e metade do figado,35cm do intestino e parte da trompa ,uma hernia umbilical e parte do duodeno.HA uns 4 anos vinha tratando de nodulos na tireoide com POLOL E PURAM.Mas devido a baixa no sistema imunologico do meu organismo,esses nodulos cresceram muito e foi preciso a cirurgia da tireoidectomia total(faz 1 semana que operei)ja estou fazendo reposiçao com SYNTHROID mas, ainda sinto muita dor no local da cirurgia e pra engolir ate a propria saliva.Minha voz esta muito rouca e tenho dificuldades em mover o pescoço,estou fazendo (fisio e fono),espero em DEUS que melhore logo.

  45. betty disse:

    Olá, Lene:
    Quantas lutas! E agora, mais uma! Mas acho que o que você está sentindo com relação à tireoide ainda é normal. Poucas pessoas estão sendo acompanhadas por fisio e fono tão logo depois da cirurgia. Portanto, creio que você é uma pessoa privilegiada neste sentido! Faça o que eles (ou elas) mandam, e vá com calma. A minha voz demorou uns três meses para normalizar, sem a ajuda de um fono. Agora já se passaram mais de que 4 anos.
    Espero que esta possa ser a última cirurgia por um bom tempo!
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  46. Lúcia disse:

    Tenho 41 anos e minha cirurgia está marcada para o dia 24-09-13´, estou com carcinoma papilifero maligno, terei que fazer a retirada total da tireoide, estou com muito medo tanto da cirurgia como o pós cirurgico…

  47. betty disse:

    Olá, Lúcia: Tenha medo não. A cirurgia está entre as mais “lights”, a recuperação normalmente é rápida, e o tratamento para o cancer é um dos mais curtos e também um dos mais eficazes. Procure sempre encontrar coisas para agradecer a Deus e para apreciar em meio às dificuldades. Que Deus a conforte e abençoe. Abs, Betty

  48. Lúcia disse:

    Muito obrigado pelas palavras bonitas, este espaço é muito importante para as pessoas tirar dúvidas e receber conselhos…. Parabéns pelo que você faz. Fique com Deus, Beijos!
    Assim que eu operar entrarei em contato novamente.

  49. Rosalina disse:

    Olá td bem?
    Hj faz treze dias que operei,estou muito bem semana q vem farei cintilogradia para depois fazer a iodoterapia,o único inconveniente é ficar isolada por 3 dias,e longe da família em especial da minha pois estou em São Paulo e minha família em Manaus,só saudades de tds ;mais td bem graças à Deus.

  50. geusa disse:

    ola,estou com 10 dias que fiz cirugia de tireoide. Passei bem a cirurgia graças a Deus,so senti pigarros e muita tosse seca,será que posso tomar algum tipo de xarope?
    peço se alguem puder me ajudar agradeço.
    e gostaria de saber se e normal e se pode prejudicar a cirurgia.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > setembro > 7 > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio