Pós-Cirurgia de Tireóide (8)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > outubro > 14 > Pós-Cirurgia de Tireóide (8)

Comentando os Comentários

Overwhelmed

Continuo recebendo comentários aos meus posts sobre a vida durante e depois da cirurgia na qual removeram a minha tireóide, em maio de 2009, especialmente os do número quatro, onde já tem 54 comentários de 40 pessoas. Consegui responder a alguns de imediato, mas não pude, e não posso, responder a todos, individualmente, mas vou tentar mencionar uma boa parte aqui.

Existem pessoas como a Rosangela, que se recuperaram logo e/ou tiveram poucas seqüelas e nódulos benignos. Renata Lucena, depois de seis dias de operada, relata uma recuperação, que é o sonho de qualquer paciente. Ficamos contentes por ela. Outras, como Mara Élida, contam que ainda irão fazer a cirurgia e agradecem as “palavras incentivadoras”. Mas isto foi em junho – já deve ter sido operada.

Por outro lado, Marcilene tirou a tireóide há 15 anos, ainda sente dores, e quer saber por que. Sugiro que ela procure um endocrinologista (ou um clínico geral) para compartilhar seus sintomas. Enquanto isso, Rosane Costa escreve três dias depois de ter retirado um nódulo de 5 cm, numa cirurgia parcial. Está bem, mas preocupa-se com a volta da voz pois é cantora evangélica. Creio que, com o aumento nos casos de tireoidismo, este será um problema crescente para aqueles cuja voz é instrumento de trabalho, de prazer e de ministério. Entretanto, sendo evangélica, ela pode ter certeza que tudo contribui para o bem e que, se ela procurar se curvar à vontade dele, Deus lhe dará paz.

Ri um pouquinho com a introdução da Inokitas. Ela nos aconselha a não “correr logo feito loucos para pesquisar (na Internet) pois só colocamos macaquinhos no sótão”. Entretanto, ela deve ter feito uma pesquisa bem trabalhada para encontrar meu post número quatro e comentar nele.

Ao ler os comentários dela, pensei logo—esta senhora mora no Portugal ou em alguma ex-colônia portuguesa. Ela tem uma maneira tão bonitinha de se expressar…. Fui verificar e, realmente, o IP dela é de Portugal (portanto, Mônica, creio que o telefone do fonoaudiólogo dela não vai lhe servir em São Paulo!) A Inokitas fez a cirurgia há um ano e pouco e também sofreu bastante com a voz. O nódulo dela era enorme (mais de 10 cm) e para dentro. Portanto as suas cordas vocais foram esticadas e ela teve grandes problemas de falar no início. Teve que recorrer a uma terapeuta e diz que esta “ajudou-me rapidamente a ter uma vida normal. Dei por mim a apertar a barriga, a habituar-me a respirar com o diafragma… Por incrível que pareça a maior parte de nós não sabe respirar como deve ser, visto não exercitarmos o dito diafragma—o que nos obriga a encher a barriga de ar e não os pulmões… Também fazia vários barulhos sonoros para a voz voltar… Hoje, passado 1 ano e 3 meses, estou bem, falo que nunca mais me calo; noto que já não consigo cantar facilmente em agudos.”

Ela teve muitas dificuldades em engolir e beber água, mas estas também passaram. Foram “momentos de frustração e choro total”, mas “agora bebo como antes, muito mesmo…  Agora sempre que ‘tou cheia de sede e pego numa garrafa e bebo-a de seguida, me lembro dos 2 meses que tive esta dificuldade…

Creio que aquilo que escreveu nos ajuda a ver que, ainda que nem tudo sai como gostaríamos no início; com o passar do tempo e com certas iniciativas, muito pode melhorar. Suas palavras me incentivam a antecipar a procura por um fonoaudiólogo para fazer terapia de fala. Será que algum leitor ou leitora pode me indicar alguém qualificado na área de Higienópolis em São Paulo? Que, preferivelmente, atenda pelo convênio da AMIL…

A Ruth (que se operou no início de agosto deste ano) escreveu um mês depois com suas preocupações a respeito da cicatrização e o incômodo ao engolir. Também não sabe se tirou todo o tireóide. Iria voltar ao trabalho no dia 08 de setembro. Penso que ela deve pedir detalhes da cirurgia ao seu médico e procurar um laudo por escrito do diagnóstico original e daquilo que foi feito. No meu caso, o cirurgião escreveu um relato para me encaminhar à endocrinologista. Se os termos usados lhe forem desconhecidos, peça uma explicação, educadamente.

Sempre é uma boa idéia levar um caderno para o consultório médico. Antes, anote todos os sintomas que está sentindo e todas as perguntas que tem, pois, normalmente, alguns detalhes nos escapam na hora, quando estamos nervosas ou, especialmente, se o médico parecer estar com pressa. E vá anotando os pontos principais enquanto o doutor ou a doutora explica, para poder compartilhar o que foi dito com as pessoas que lhe são próximas, usando a terminologia exata. Se não entender o termo, peça com jeito para ele/ela soletrar ou anotar por você. (Hoje em dia, os mais avançados entre nós já se aproveitam do recurso de registrar no telefone celular ou outra engenhoca digital).

Andréa compartilha um problema que eu ainda não conhecia—o quelóide. Procurei o termo na Internet e vi que é uma dificuldade na cicatrização. É “uma cicatriz que não sabe quando parar de crescer”. Ele se caracteriza por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele. Espero, entretanto, que seja apenas um susto, pois não fazia muito tempo desde que ela havia feito a cirurgia (18-08). Quando escreveu, ela ainda não havia recebido o resultado da biopsia.

A Márcia confessa que enrolou cinco anos para fazer a cirurgia e que tremia muito na hora de tomar a anestesia. Entretanto, agradece pelas coisas escritas no blog (que ela descobriu um pouco antes de sair de casa no dia em que se internou) e compartilha que “a cirurgia foi tranquilíssima”. Esperamos que a recuperação tenha sido boa, como também a de Ricardo, que tem a idade do meu filho mais velho, e é pai de uma filhinha, e que iria tirar o tireóide com um nódulo com “células perigosas”.

Uma outra Márcia compartilha que teve que fazer duas cirurgias em seguida porque descobriram que estava com câncer apesar de todos os indícios iniciais ao contrário. Primeiro ela tirou o lóbulo esquerdo e, depois, o tireóide inteiro. Ainda estava em recuperação quando escreveu e lutando com uma repentina rouquidão. Iria fazer uma laringoscopia por conta disto. Ainda não sabemos do resultado, nem dos passos seguintes receitados pelo médico.

A Catia tinha um monte de perguntas no dia 18 de agosto, que, espero, já foram respondidas pelo médico dela. Pela minha própria experiência, a cirurgia durou poucas horas, a internação foi de um dia e uma noite e repousei por mais ou menos uma semana (sem ficar na cama, apenas evitando carregar peso ou movimentar-me muito).  Demorei um pouco mais para poder dirigir. Talvez ela queira nos contar sobre os passos que já seguiu. A Carla, cujo marido iria fazer a cirurgia, queria saber se a minha anestesia foi geral. Foi.

A Camila fez a cirurgia há dois anos e ainda sofre de várias maneiras (cãibras, formigamento, alta dose de hormônio, voz). Pelo que fala, penso que devem ter mexido com as paratireóides dela. Mas ela diz que dá “graças a Deus por ter passado por tudo isso; aprendi muita coisa, a dar mais valor na minha vida, por exemplo”.

Vera Medeiros fez tireoidectomia total no início de julho. Estava em casa, ainda com dreno, e sem medicação alguma (cálcio, hormônio…). Só Tylenol para dor, que felizmente não tinha. Sua voz “por enquanto” estava normal. Perguntou em quanto tempo iria começar a tomar Synthroid? Retornaria ao médico no dia 13/07 para remoção do curativo e “orientações”. Queria saber se estava tudo dentro da normalidade.

Respondi mais ou menos assim: Olá, Vera:
Que bom que sua voz está normal! Estou quase com inveja! A minha continua rouca.

Temo em lhe dar algumas orientações que entrem no campo do médico, pois sou apenas paciente também. Na minha avaliação, entretanto, a sua cirurgia talvez possa ter sido parcial. Isto explicaria a falta de necessidade de hormônio. E, talvez, não precisaram mexer muito com as glândulas paratireóides e, portanto, não esperam que sinta falta de cálcio. Se você estiver sentindo-se bem, dê graças a Deus e não se perturbe. Entretanto, se você estiver muito preocupada, ligue para o consultório do médico e pergunte sobre seus temores. Faça antes uma pesquisa na Internet, jogando as palavras “tireóide” e “cirurgia”. Encontrará sites como este da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Depois me conte o que descobriu.

Alessandra estava com problemas na tireóide em 2006, engravidou e parou com os exames. Apenas recentemente voltou a fazê-los e confessa que está com medo de fazer a cirurgia. Não sabemos os resultados e se já marcou a data. E nem temos mais informações sobre a Josy que ainda estava na fase inicial dos seus exames.

Denise estava sofrendo muito. Ela já penava com os efeitos de um desequilíbrio hormonal antes, e parece que a cirurgia, em 15-05-09, não resolveu tudo do jeito que sonhava, apesar do tumor ser benigno. Ela se manifesta desejosa de receber o input dos leitores. Creio, entretanto, que não temos médicos/especialistas entre estes e sugiro, se não melhorou, que procure logo outras opiniões de especialistas na cidade dela, talvez recomendadas por pessoas conhecidas.

Marlene mora numa ilha dos Açores, no meio do Oceano Atlântico, e iria para Portugal retirar um único nódulo em Lisboa no mês de setembro. Espero que ela tenha alguns parentes ou amigos para fazer-lhe, ou que conseguiram fazer, companhia durante este período e que os funcionários do hospital conseguiram passar tranqüilidade e confiança para ela para logo-logo poder voltar à companhia da sua filha de 10 anos. Gostei que a leitora Joseanny parou para dizer-lhe umas palavras encorajadoras.

Num comentário anterior, a Joseanny compartilhou que sofria muito com os problemas de tireóide, com seu humor e com sua aparência e que, 40 dias depois de uma tireoidectomia total, “hoje só vejo flores em minha vida… Estou feliz…muito feliz…graças a Deus! E até agora ainda não consigo relatar minha história se não for com lágrimas rolando, como agora por exemplo. Pode até parecer exagero, mas quem enfrentou um problema como tal, sabe com precisão o que estou tentando passar aqui.” Isto apesar de continuar rouca. Ela também tem uma caixinha como a minha “para guardar os remédios pertinho do travesseiro”.

Ana Kelly Natali, de 35 anos, fez tireodectomia total em 22 de julho, quando se assustou com a descoberta de vários nódulos com células malignas de dois tipos. Esta mãe e esposa jovem ainda estava se recuperando das seqüelas da cirurgia e já se preparava para fazer a iodoterapia quando escreveu. Entendo que este é um processo bastante difícil, mas muito mais rápido e com chances de vitória bem maiores do que muitos outros tratamentos para câncer.  Oremos, portanto, por ela e por sua família nestes dias.

A Marge enfrentou um carcinoma e tem apenas uma corda vocal funcionando, mas superou tudo e diz que teve medo dos tratamentos mas “tudo foi bem tranqüilo (até demais!!)” Seu relato é encorajador e ela ainda sugere para Patrícia que use a pomada Contractubex para a cicatriz (no caso dela, “ficou bem clarinha e quase imperceptível.”)

A Adriana diz que está com a “tireóide dolorida” e pergunta como começou o meu problema.  Respondi que não senti dor no local. Foram os exames de TSH, T3 e T4 que acusaram o problema (referi-me a última parte do meu post, Alegrias e Tristezas). A melhor coisa seria procurar um médico se a dor persistir. Perdurando por apenas um pouco de tempo, eu não me preocuparia. Ela poderia, também, pedir para seu médico solicitar estes exames da próxima vez que fizesse alguma consulta.

Joseane também fez uma tireoidectomia total e escreve depois de uma semana (no dia 30 de julho), comparando aquilo que sentiu e sente com o que eu descrevi. Foi poupada de vários problemas, mas enfrentava rouquidão e queria saber se a minha voz voltou ao normal (como já disse, meu marido diz que, apesar do ceticismo dele, ela está quase normal). As punções pré-operatórias tiveram resultados benignos, entretanto ela ainda esperava o diagnóstico dos exames pós-operatórios em vários nódulos. Torço para que tenham sido negativos também.

No comentário dela, a Hozana pretendia fazer a mesma cirurgia no dia 14 de setembro, e compartilhou as suas incertezas e temores, especialmente porque já havia sido diagnosticado o câncer e, portanto, ela não podia esperar até janeiro quando o convênio médico dela lhe daria cobertura. Queria saber se algum(a) leitor(a) já se operou no hospital de Heliópolis. Minha resposta, compartilhando algumas coisas sobre o hospital e o tipo de câncer (papilífero) dela está aqui. Depois, ela escreveu novamente, agradecendo e compartilhando que a cirurgia foi adiada para o dia 24 de setembro e pedindo nossas orações.

Interagi também com a Maria Souza que iria fazer a cirurgia no dia 14 de setembro e  pediu orientações dos leitores sobre se deveria retirar toda a tireóide, tendo um “nódulo com células de Hurthle”. Eu ainda não conhecia estas células mas pesquisei e fiz algumas considerações aqui, falando também do seu médico, cujo nome aparecia pela segunda vez nos comentários (e já foi citado novamente depois).

A Ingrid pretendia tirar a tireóide no dia 6 de outubro por causa do diagnostico de carcinoma papilífero após uma punção. Ela se sentia “muita sozinha, e com medo de estar ficando paranóica”.

Respondi da seguinte maneira: Quando descobriram os meus nódulos, fui investigar sobre problemas com a tireóide e descobri que são muito mais comuns do que pensamos. E que muitas das minhas amigas e parentes estão em tratamento ou fizeram a cirurgia e eu nem sabia, porque estão convivendo bem. Minha cunhada me contou que toma um remédio bem parecido com o meu desde a sua adolescência (e ela agora tem 55 anos) e, na semana passada, uma amiga de muitos anos (que mora distante) também compartilhou que está tratando um desequilíbrio hormonal causado por disfunção na tireóide, com sucesso, há uns dez anos.

Entretanto, sei que o susto pode ser grande. A melhor coisa para fazer é aproveitar a ocasião para repensar a sua vida, as suas atitudes, prioridades, relacionamentos. Confie no médico e converse com outras pessoas. Você poderá ficar impressionada quando descobrir quantas lidaram ou que estão lidando com doenças tireoidianas. Assim você não se sentirá tão sozinha. Ainda que o nódulo seja canceroso, saiba que muitos cânceres de tireóide (a maioria) respondem bem aos tratamentos e tenho a impressão que o papilífero é a “melhor” de todos (o menos maléfico).

Seguem alguns sites que podem lhe dar mais informações sobre a tireóide, sua função e doenças. Vale a pena se informar, pois assim você desfará alguns mitos ou conceitos errôneos e pode se preparar melhorar. Creio que sentirá menos medo também.

http://www.indatir.org.br/a_tiroide.htm
http://saude.abril.com.br/especiais/tireoide/tireoide.shtml

Espero que isto ajude. Fique calma. Faça a cirurgia e nos conte depois como foi.

O Mário está preocupado com o fato da esposa começar a sentir “forte comichão” nas pernas, braços e cabeça depois de dois anos. É possível que o “especialista” tenha razão sobre a causa não ser o hormônio sintético. Entretanto, deve existir uma causa e sugiro que eles procurem um clínico geral para orientá-los sobre que tipo de especialista consultar. Se fosse logo depois da cirurgia, eu pensaria nas paratireóides. Agora não sei. Mas vale a pena pesquisar. De repente, a solução é algo bem simples e ela será grandemente aliviada…

A Mônica deve já ter feito a remoção total. A punção já mostrou câncer mas ela está encorajada com as chances de cura deste tipo e escreve palavras encorajadoras enquanto expressa seus temores. É bonito ver alguém declarar que ama seu marido depois de várias décadas de companheirismo. Estamos torcendo por você, Mônica, e esperando a continuação do seu relato. A Maria Salomé também está com medo mas agradece as informações.

Creio que a Noemir ainda não leu meus outros posts porque pergunta algumas coisas que já respondi. Está feliz porque a suspeita de câncer (via punção) não se concretizou. Sim, Noemir, a rouquidão é um problema para alguns de nós, mas eu esperaria mais algum tempo antes de me preocupar. Depois de quatro meses, eu ainda noto melhoras significativas, lentas, mas certas. A respeito da dor no pescoço, se não passar, consulte um clínico geral, descreva exatamente o que sente, e ele deverá lhe encaminhar para o médico que poderá lhe ajudar. É bem possível que as suas queixas não tenham nada a ver com a dosagem do hormônio, exceto a ansiedade se for algo muito diferente do seu jeito normal de ser. Entretanto, muitas pessoas com problemas de tireóide conseguem um equilíbrio emocional muito melhor com o tratamento adequado.

Outra Mônica fez uma cirurgia parcial e não precisa tomar hormônios. O problema dela, depois de sete meses, ainda é com a voz. O otorrino sugeriu outra cirurgia, desta vez nas cordas vocais, mas ela escreve, aliviada e feliz, que foi ver o cirurgião e que este sugeriu que fizesse fono. Vá em frente, moça, mas como já comentei lá em cima, não espere por Inokitas lhe passar o telefone da pessoa que ajudou com a voz dela, pois ela mora bem, bem longe da gente. A Priscila, 1 mês e 15 dias depois da retirada de um módulo, também foi passada para um fono porque sua voz “quase não sai.”

Pronto, vou parar por aqui. Parece que gastei mais tempo inserindo os links aos comentários e artigos, do que respondendo aos comentários. Mas espero que este ajuntamento de pensamentos e interações dos leitores com as minhas respostas possam servir para aumentar o conhecimento de vocês e de encorajamento para aqueles que ainda passam ou passarão por esses procedimentos.

Até a próxima. Betty

372 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (8)”

  1. terezinha disse:

    Oi, Roberta. Eu também estou com três meses de cirurgia e estou com dor nas juntas…vc conseguiu saber o porquê dessas dores??? obgda.

  2. Aline disse:

    Terezinha, para combater essas dores e sensacao de fraqueza o meu cirurgiao passou um calcio ah base de ostras.
    Na primeira semana foi muito emcomodo, dores nos dedos das maos, pernas e fadiga, mas o efeito depois do remedio veio com alguns dias.
    Nao sei se é normal, mas hoje depois de 23 dias de remocao total da tireoide sinto falta de ar.

  3. terezinha disse:

    Faz tres meses da remoção. Tomo calcio e syntroide 150. Estou melhor. Mas a verdade é que temos que nos adaptar. As coisas não são como eram antes. Mas nem por isso são piores, apenas diferente. Acho a palavra correta ADAPTAÇÃO. A vida é feita de ciclos para quem tem ou não a glândula. Assim é para os diabéticos, transplantados, enfim….Porém, é muito bom ter alguém que nos entenda, que saiba o que estamos passando. É bom ter alguém na hora do medo, da insegurança…. dizer das nossas dores e sintomas. Isso alivia. Quem quiser contar comigo, estou às ordens. Obrigada querida Aline pela sua resposta…pelo seu carinho….vou pedir orientação ao medico quanto ao calcio com ostras…E gente NÃO sintam medo (isso é para mim também), Deus está do nosso lado…e manda anjos( vocês, amigos, medico, familia etc) para nos socorrer em todo e qualquer tempo….bom natal e um 2011 chei de paz , saude e muita muita muita FÉ….

  4. terezinha disse:

    Oi, Richard, vc melhorou???

  5. bianca disse:

    oii gente to aqui pra falar que fiz minha cirurgia de tireoide total com 9 nodulos do lado esquerdo e 4 nodulços do lado direito dia 7 de outubro e que graças a deus está tudu bem…
    fiz a iodo terapia ontem cheguei hoje em casa estou meia enjoada com os olhos doendo e com um caroço embaixo da minha orelha acho que isso é normal? ou não?
    =]
    muito obrigada por tudo pois lendo os comentarios que vocês deixarão concerteza mi deram mais forças para encarar esse medo enorme que eu tinha ate porque tenho 18 anos e nesse meio tempo depois da cirurgia e antes de eu fazer o iodo procurei um emprego e a unica coisa que mi disserão foi não pois eu jah tive cancer vocês não sabe como foi horrivel
    mi trataram como ce cancer fosse uma doença que passase no olhar
    muito obrigada mesmo nunca desejo isso pra ninguem…
    beijoos e abraços a todos .
    muita paz

  6. terezinha disse:

    Querida e linda Bianca…vc só tem 18 anos…vc tem a vida inteira pela frente, amiguinha!!!! Não deixe que NADA te atinja!!!! O PIOR EFEITO COLATERAL DE TODAS AS DOENÇAS, É O PRECONCEITO, A INDEFERENÇA, A FALTA DE AMOR, A FALTA DE DEUS!!!!

  7. terezinha disse:

    Bianca vc é uma menina GUERREIRA….Santo Deus!!!! olha o que vc já passou e venceu!!!! Esses mal-estar tenho certeza que vão passar logo logo..e vc vai continar estudando e conseguindo um bom emprego!!!! Neste momentos, fique em PAZ…. cuide-se…vai se preparando para o que Deus tem lhe reservado!!!! Olha se quiser me escrecer, escreva. Estou aqui para te ajudar!!!! No que vc precisar!!!! tenho sobrinhos da tua idade….No que vc precisar me escreva. Deus naõ te abandonou não, viu??? Ele não abandonou NENHUM de nós, não!!!! Dou Glórias a Deus pela sua vida, querida, por todas as vidas que estão, pela minha vida!!!! Que Deus te abençoe muito. A oração é o melhor presente que podemos receber. Estou orando por vc. abraço!!!

  8. terezinha disse:

    Bianca, só mais uma coisinha: Vc frequnta uma igreja? tem uma religião? tem alguém que te ajude nesse sentido??? Independentemente de denominações religiosas…..tenha FÉ, ACREDITE, CREIA…em DEUS. CONVERSE com Ele…fale tudo o que vc sente…tudo….vc não ficará sem respostas!!!!

  9. Maria disse:

    Em primeiro lugar agradeço a Deus pela vida de todos vocês que postaram nesse blog e em especial a criadora dele, Betty: obrigada querida esse espaço foi muito útil para mim na fase inicial do meu tratamento, tenho certeza que sua ação ajuda muitas pessoas!
    Tenho 33 anos, moro em Vilas de Abrantes, Distrito de Camaçari-BA, cerca de 15 km da Salvador, capital ad Bahia. Descobri que estava com nódulo sugestivo de carcinoma papilar em 26/04/2010, fui um susto tremendo, muita ansiedade, noites sem dormir… enfim muitas agonias! Com muita fé em Deus fiz a cirurgia em 07/06/2010, o nódulo foi confirmado maligno com 1, 3cm. O pós-operatório foi um pouco dificil, muita dor na corda vocal, descobri em 01/07/10 após um exame de video-laringoscopia que estava com paralisia na corda vocal direita. Fui afastada das mnhas atividades laborais para tratamento com fono, 2meses de fonoterapia a vibraçao retornou de forma parcial, atualmente repeti o exame e esta vibrando bem, sinto ainda desconforto quando falo um pouco mais, apesar de ter tido alta da fono continuo fazendo exercicios em casa por orientação. Sugiro a todos que fizerem essa cirurgia, falar o minimo que puder após o operatório, e se sentir desconforto procurar logo o médico pois ajuda muito realizar o tratamento cedo. Teresa, vi que está passando por problemas na voz: muita força, estou torcendo por ti!
    Quanto aos demais sintomas, foram e continua sendo muitos: dores nas juntas, fraqueza muscular, cansaço, tonturas… fiz a iodoterapia em 11/08/2010. Infelizmente após o iodo tive reações fortes de enjôos, queda acentuada de cabelos, mas td bem deu para superar! Até hoje sinto ainda dores musculares fraqueza. A pós exame descobri que estava com vestibulopatia irritada, sintomas de labirinto “inflamado”.. sendo assim tomo medicação a cerca de 2 meses. Tive ainda deficiencia de vitamina D no corpo devido ao longo periodo sem tomar sol pós cirurgia, o que atualmente venho suprimido essa deficeinecia com medicação e tomado sol. Sugiro entao que aqueles que submeteram-se a essa cirurgia, tome sol pela manha, pos ajuda muito no estado de espirito e na sensação de humor!
    Passados 6 meses da cirurgia, valaio que minha recuperação tem sido muito dificil, pois apresentei vários sintomas, mas nao me desespero, acredito em Deus que tudo vai passar. Tem dias que estou disposta, em outros muito mal, dificil levantar para ir trabalhar! Falei com a vários médicos sobres as dores e cansaço, alguns informaram-me que é normal após retirada da tireoide, e depende do organismo. Espero em Deus melhorar desses sintomas um dia! Desejo a todos que estão passando por esse processo muita força de vontade, fé , que apeguem-se a Deus como nunca antes em suas vidas, pois só ele nos ajuda a superar TUDO! Muita SAÚDE para a gente em 2011! Que possamos ter em mente sempre: que precisamos confiar em Deus de “todo o nosso coração..” Proverbios 3:5

    Espero poder contribuir com o que tenho aprendido sobre o tratamento, terei prazer em responder a quem desejar alguma informação minha.
    Abraços a todos,
    Maria.

  10. terezinha disse:

    Maria, eu também sinto dores…fui a um reumatologista, é bom averiguar. Entendo vc, pq passamos por situações iguais ou muito parecidas…mas Deu é bom, e não desampara ninguém….tenha fé. abraço.

  11. Simone Mattos disse:

    Estava passeando pela internet quando encontrei vcs, foi muito bom ler todas essas palavras de pessoas que passaram pelo mesmo problema que passo hj. Parabéns a idealizadora do blog, é muito bom saber como outras pessoas trataram o problema.Hoje fazem 15 dias que realizei a tireoidectomia total, pois estava com um nódulo que foi diagnósticado em punção como carcinoma papilifero, ainda não sei se vou precisarar realizar a radioiodoterapia, pois os exames do material retirado da cirguria ainda não ficaram prontos. Estou me sentindo bem na medida do possível, um pouco de formigamento nas mãos e nos pés, mas estou fazendo reposição de cálcio, minha voz está ótima. A equipe médica que está me acompanhando é excelente, não poderia ter encontrado pessoas melhores. Estou ainda com dificuldades para engolir, um pouco de dor na cicatriz e está um pouco inchada, a impressão que dá é que repuxa e forma um caroço na hora de engolir. Gostaria que alguém compartilhasse comigo esse pós-cirurgico, se sentiu essa sensação e qto tempo melhorou. Agradecimento e boa sorte a todos vcs, que tenham um 2011 cheio de alegria e sucesso. Simone.

  12. Maria disse:

    Desejo a todos um 2011 com muita SaÚDE!!!!
    Simone, eu também tive o formigamento por cerca de 30 dias e depois esporadicamente, a dificuldade para engolir no meu caso, foi cerca de 30 dias, nos primeiros 15 dias mais dificil , principalmente água, devido a densidade, quando sentia sede costumava tomar grande quantidade para evitar sentir desconforto a todo momento. Porém a dica ideal que a fono deu-me é beber em pequenas quantidades e mais vezes pois ajuda a hidratar as cordas vocais e melhorar mais rapidamente, você pode fazer uso de uma garrafa pequena. Adotei essa idéia e ajudou-me a beber mas água durante o dia. Sucesso na sua recuperação!

  13. Simone Mattos disse:

    Oi Maria tudo bem? Muito obrigado pela dica, vou tentar fazer isso. É muito importante ter pessoas que já passaram pelo mesmo problema para compartilhar as dificuldades, ficamos neste período cheio de fantasias em relação ao resultado final, e muitos questionamentos passam pelos pensamentos, como: Será que ficarei bem? Qto tempo consigo voltar a minha rotina normal? Será que essa sensação que tenho na garganta é normal? Mesmo os médicos dizendo das dificuldades, e que vamos ficar bem, não é o suficeiente para ouvirmos nesta hora, queremos ouvir de pessoas que passaram pelo mesmo problema, o conforto é maior. Gostei muito deste blog, pois ele proporciona entendermos todo o processo e as difciulddes que cada teve. Muito obrigado pela atenção e um ótimo ano para vc.

  14. terezinha disse:

    Gente, que tenhamos todos um bom ano, com muita fé em Deus. om muito amor próprio e ainda mais ao próximo. A vida é uma luta mas também uma BÊNÇÃO!!!

  15. terezinha disse:

    Gente, vá ao site DOE PALAVRAS, e encaminhem mesnsagens. É referente a um hospital emMinas Gerais, MARIO PENNA, é interessante…parece que quando confortamos o nosso próximo, sentimo-nos confortados ao dobro. Vale a pena ir lá no site….

  16. Maria José disse:

    07 de janeiro de 2011

    Cheguei hoje do hospital, fiz uma remoção total da tireoide, descobri por acaso em exames de rotina que tinhas nodulos na tireoide o meu endocrinologista optou pela retirada total, minha cirurgia foi um sucesso, não tive nenhuma alteração na voz, estou em reposição de cálcio , mas segundo o cirurgião será temporario ate a glandula paratireoide voltar a funcionar , estou vivendo um mundo totalmente desconhecido ainda, confesso que cheguei a rejeitar a cirurgia num primeiro instante, pois os riscos eram enormes, mas ate o momento não me arrependei por ter realizado a cirurgia, minha cicatrização esta excelente… depois volta aqui pra falar mais…

  17. Maria José disse:

    cont….
    estou no quarto dia pos-cirurgico, segundo dia em casa, o formigamento que comecei a sentir no segundo dia já desapareceu com o uso do cálcio.
    o que esta me incomodando um pouco é uma tosse , que eu imagino deva ser pela intubação, as vezes tenho uma pequena dor de cabeça, o que é sanada com analgesico , a ferida operatória esta otima, o estranho é que não vejo fios, não sei que tecnica foi usada para fazerem a sutura, já consigo movimentar minha cabeça para todos os lados, para cima e para baixo, não sinto dor, aliais não senti desde o momento que foi retirado o dreno.estou me alimentando muito bem e ingerindo alimentos ricos em calcio, estou com muitas duvidas na minha cabeça, preocupada em engordar, sem o uso da levotiroxina , que foi suspensa pelo cirurgião apos a cirurgia . Devo retornar com o uso dentro de alguns dias apos exames, é um mundo totalmente desconhecido para mim e será para todos que vão se submeter ou tenha submetido a este proscedimento… volto depois com mais informações que irei descobrindo com o tempo

  18. Maria José disse:

    continuando o meu quase diario pos-cirurgico aqui estou eu de novo… hoje me sinto bem, minha tosse que estava insuportavel esta melhor agora, fiz uso de pastilhas e um anti -alergico , estou muito ativa querendo fazer tudo em casa… nã verdade estou fazendo , preparando minha mudança , vou me mudar para o sul, ahhhhhh … esqueci de dizer sou de Belo Horizonte, acho que esta mais me deixando anciosa é esta mudança, neste pós-cirurgico, não devemos ficar parados, temos que nos ocupar com atividades , para não cairmos em depressão, hoje cheguei a fazer 20mits de estera… mas bem lenta, pois o meu medico disse quando eu ainda estava no hospital que tinha que fazer muita caminhada … mas não me arrisquei a sair para rua…amanhã vou ao medico do trabalho… pois estou afastada das minhas atividades, sou enfermeira e trabalho na rede FHEMIG… o que provavelmente não vou voltar pois estou de mudança…, só estou aguardando a liberação do medico…

  19. betty disse:

    Olá, Maria José:
    Fico contente que vc está se recuperando bem. Entretanto, não exagere nos movimentos. E não pegue no pesado por mais alguns dias! Nada de embalar caixas ou carregá-las. Já mudei-me várias vezes e sei exatamente como é. Administre, delegue, planeje… Mas deixe que os outros façam o trabalho até o médico lhe liberar. Isto é muito importante!

    Algumas das suas perguntas nos e-mails anteriores podem ter sido respondidas em posts anteriores. Se você for para o índice na página principal e procurar Doenças/Tireoide encontrará todos.

    Vai mudar-se para onde? Com o passar do tempo aprendi a gostar das mudanças de casa/cidade. Apesar da tristeza de deixar pessoas e coisas familiares para trás, sempre são oportunidades para sermos criativas, ter um novo começo, adotar novos hábitos, deixar coisas ruins para trás, fazer novas amizades, ter novas experiências… Espero que esta seja sua experiência também.

    Que Deus a abençoe, Betty

  20. leone disse:

    15 de janeiro de 2011. Há tres anos fiz a cirurgia total da tireoide, estou preocupada porque ultimamente sinto dores pra engolir,é como se formasse o coroço e a dor vai pra o ouvido direito e desce para as costas, emcima do pulmao.Ja fui ate ao hospitar com dores forte e sinto dificuldade de respirar, estou muito preocupada,quando eu retirei a tireoide estava com tres nodulos e um deles era maligno, fui para a minha endrognologista e ela nao disse nada. O que vcs acham que sejam! Me respondam por favor

  21. betty disse:

    Olá, Leone:
    Creio que você deve agendar uma ida para outro endocronologista e ver o que está acontecendo. Organize e leve toda a papelada relevante dos exames, resultados e tratamentos da cirurgia, pós-cirurgia…. Leve também o relatório da sua ida ao hospital, qual foi o diagnóstico e o tratamento nesta ocasião, etc. Anote o que você sente agora e esteja pronta para relatar tudo isto de maneira sucinta e rápida, especialmente se for um médico do SUS, de um posto de atendimento ou do seu convênio médico. Assim, eles poderão saber muito em pouco tempo e analisar melhor a sua situação.

    Pode ser que seja algo bem fácil de tratar, mas não demore para fazer esta visita. Depois pode nos contar o que descobriu. Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  22. Simone Mattos disse:

    Amanhã irá fazer um mês que fiz a cirurgia, estou agora me sentindo um pouco melhor, ainda tenho um pouco de dores, mas cada dia que passa sinto uma melhora. Tem momentos que dá um certo desespero, mas tem que ter muita paciência. Estou repousando o máximo que eu posso, e pegar peso minha médica falou que nem pensar por enquanto. Vou ter que passar pela iodoterapia, dia 26 tenho a primeira consulta, estou um pouco ansiosa, não com medo, mas com pressa que tudo isso passe, claro que teremos que conviver com um acompanhamento para o resto da vida, mas o momento mais difícil é esse, da descoberta do câncer, da cirurgia e agora da iodoterapia. Tudo ficou mais tranquilo para mim, quando descobri este blog e pude ler a experiência de outras pessoas, mas é importante termos noção que cada caso é um e caso e cada organismo reage de uma determinada maneira para os procedimentos, porém é importante saber da experiência de outras pessoas. Bjs a todas e que tenham muita saúde, daqui mais uns dias venho compartilhar com vcs minha experiência.

  23. Maria José disse:

    Hoje esta fazendo 14 dias da minha cirurgia.. ontem retornei ao cirurgião com o resultado da minha biopsia (ADENOMA FOLICULAR), então o medico disse fizemos o unico tratamento possivel nestes casos (a remoção total da tireoide)… , estou recuperando super rapido os pontos já foram praticamente todos absorvidos, minha tosse desapareceu, não sinto nenhuma dor só uma coseirinha no ferimento cirurgico … mas é devido a cicatrização, tenho que fazer alguns exames ainda para medição de calcio e dos hormonios, vou fazer hoje e depois leva-los ao endocrino… ele já diminuiu a dosagem do calcio que estou ingerindo, pois não estou tendo nenhum formigamento… e mandou eu voltar com a levotiroxina … só que agora vou tomar o dobro que tomava antes… 50mcg . O que esta me ajudando muito é minhas ocupações com a mudança, devo ir no dia 26 de janeiro (Balneario Camboriu), não tenho tempo pra ficar pensando muito na minha cirurgia e nem em tudo que passei. Daqui pra frente vou ter uma vida nova e tentar levar o melhor possivel esta recuperação, confesso que estou muito feliz e isto esta me ajudando a recuperar mais rapido… bj a todos…

  24. Ademaria disse:

    tou fazendo os exames para uma possivel cirurgia tou aguardando o resultado da biopsia os nodulos cresceram muito a minha voz ta um pouco rouca tou muito preocupada pois sou professora mais com fe em deus tudo vai dar certo sera que depois da cirurgia a voz pode voltae ao normal.

  25. betty disse:

    Olá, Ademaria:
    Cada caso é um caso. No meu, fiquei bem pior por um tempo. Agora, acho que estou melhor do que ‘tava. Tudo isto está descrito nos posts anteriores a este. Começa em Alegrias e Tristezas http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=889 .
    Desejando as bênçãos e misericórdias de Deus para você.

    Abs, Betty

  26. Helena disse:

    Oi,betty

    Tenho buscado conforto neste site pois há um ano atrás descobri que tenho 6 nódulos na tireóide e dia 28 agora irei fazer a cirurgia para retirada total da tireoide, desde outubro do ano passado que estou tentando resolver este problema mas o plano de saúde barrou um material especial que o cirurgião pediu, mas com fé em Deus sexta feira tudo dará certo.Espero voltar aqui para contar minha experiência pós cirúrgica.

  27. betty disse:

    Olá, Helena:
    Ainda que os seres humanos se atrapalham e atrasam ao fazer o seu dever, aqueles que sabem que são filhos de Deus podem confiar que Ele sabe e governa tudo e que Ele tem um plano para cada pessoa e cada evento na sua situação. Procure enxergar as bênçãos e belezas que lhe cercam e peça forças a Deus para transmitir isto para todos com quem estará interagindo.
    Que Deus lhe dê paz e serenidade neste momento de desafio. Esperamos o seu relato.
    Abs, Betty

  28. Alessandra disse:

    Olá, Bom dia !
    Hoje está completando 9 dias que eu realizei a cirurgia da retirada total da tireoide(com 8 nodulos) eu estava com muito medo, mas Deus é um ser tão grandioso e perfeito que ele permitiu que eu não sentisse nada , eu tinha muito medo da anestesia geral, mas graças a Deus deu tdo certo, internei as 9:00 do dia 18/01 fui para o quarto ( sempre meu marido ao meu lado)
    as enfermeiras me arrumaram para a cirurgia e as 10:30 hs o Dr Celso Friguglietti ( um cirurgião abençoado )me avisou que seria a minha vez no quarto me aplicou um pouco de anestésico eu lembro de ter entrado na sala da cirurgia vi o DR o Anestesista depois não vi mais nada ,meu marido ficou no Hospital e me falou que a minha cirurgia durou em torno de 2 horas, deu tdo certo quando acordei ja estava indo para o meu quarto sentia muita dor na nuca mas logo me medicaram fui acordado aos poucos não tive nenhum problema com a voz só dor de garganta mas nada de terrível no mesmo dia a nutricionista mandou danone natural ,sopa , mamão enfim temos que ser bem forte e não se entregar fazia força mas comia até mesmo pq no outro dia eu queria ter alta .
    passei a noite no hospital foi complicado mas passou de manha recebi os últimos medicamentos a minha sonda foi retirada e vim pra ksa , onde estou me recuperando super bem graças a Deus, dia 1/02 vou passar com o Dr Celso e estou bastante confiante eu creio que vai dar tdo certo com meus exames e a minha vida vai voltar ao normal , quase não tive formigamentos mas ainda estou tomando o cálcio , estou muito feliz e agradeço a Deus por mais esta vitória , o blog tbem me ajudou muiiito li grandes depoimentos de força e superação.
    Que Deus nos abençoe e que nunca esqueçamos de agradecer porque sem ele nada é possível

    Bjus (força)

  29. Helena disse:

    Oi Betty,
    fiquei feliz que vc respondeu meu comentário, fiz a cirurgia, correu tudo bem, só estou sentindo um pouco de dor na garganta mas que não me atrapalha em nada, estou conseguindo comer de tudo. A única coisa que senti ontem foi muito formigamento, já estava querendo entrar em pânico, mas estou tomando oscal e hoje o formigamento está bem pouquinho, e na próxima sexta-feira estarei retornando ao médico para dar continuidade ao tratamento. Louvo a Deus que deu tudo certo e quanto a dor não é tão grande assim, cheguei a ler comentários de outras pessoas dizendo que era uma dor horrível, até pra tomar água era difícil, mas no meu caso, graças a Deus não está sendo assim, é uma dor leve que dar pra comer e beber tranquilamente. gostaria de saber quanto tempo vc começou a tomar o hormônio?
    abraços,
    Helena

  30. Alessandra disse:

    Olá, Boa Tarde
    dia 18/02 vai fazer 1 mês que fiz a minha cirurgia ( retirada total da tireóide)a minha vida voltou ao normal já estou trabalhando e estou muito agradecida á Deus nenhum dos meus 8 nódulos eram malignos Deus é maravilhoso eu agradeço tdos os dias, minha recuperação foi Ótima . Quase não tive dor apenas alguns incômodos no pescoço, tdos os dias tomo 1 levotiroxina pela manhã , minha cicatrização foi excelente 3x ao dia eu passo uma pomada ( Contractubex ) e protetor solar 50 , quero aproveitar e agradecer do fundo do meu coração a Deus por tudo que ele fez por mim neste momento tão delicado,agradecer a minha familia e principalmente o meu marido que eu amo tanto e a minha sogra que estiverão ao meu lado ao DR Celso Friguglietti um cirurgião abençoado e toda sua equipe e a idealizadora deste Blog que me ajudou muito ( tdos os depoimentos )o Meu Muito Obrigado. Força e que Deus abençoe sempre a vida de todas.

    BJus

  31. betty disse:

    Olá, Alessandra:
    Que bom que tudo transcorreu tão bem. Gostei que você parou para compartilhar isto. Muitos esquecem de agradecer a bênção da recuperação.
    Que Deus a abençoe continuamente.
    Abs, Betty

  32. Nalígia disse:

    Boa tarde a todos, minha história começa com uma Panorâmica da boca para retirada dos dentes do ciso, onde nas conclusões apareceram Calcificações nas glandulas tireóidicas. Meu dentista me aconcelhou procurar um endoclinologista, o Dr. Daniel Laguna Neto solicitou uma bateria de exames, na ultrasonografia apareceram 2 nodulos no lobo esquerdo com (Chammas V) ele solicitou o PAFF onde as células foram muito escassas, assim fui encaminhada para um Oncologista Dr. Sergio Carvalho que optou pela retirada do lobo esquerdo. No dia 31 de janeiro de 2011 fui submetida a cirurgia para a retirada do lobo esquerdo da minha tireoide, assim o Dr. Sergio já havia dito que se na biopsia confirmace a malignidade ele faria uma tireoidectomia total, mas na biopsia do centro cirurgico deu indeterminado com 60% de malignidade. Fiquei 6 horas no centro cirurgio e foi concluido a tireoidectomia total, agora dia 22 de fevereiro hoje, voltarei ao Médico e ficarei sabendo o resultado da biopsia e o tratamento que devo seguir, estou com muito medo ninguém da minha família teve cancêr. Estou sentindo muito cansaço, insonia, formigamentos nas mãos, não tenho vontade nem de comer, Mas creio que DEUS não nos dá fardos que não podemos carregar! Essa experiência irá aumentar minha fé e a vontade de viver para contar a todos o Milagre que DEUS realizou em minha vida!!!!

    Obrigada a Todos…. os depoimentos de outras pessoas aqui escritos me ajudaram muito a ver tudo issu de outra forma!!!!

  33. Ademaria disse:

    Olá Betty recebir os resultados da punção e graças a ao meu bom Deus os nódulos são beniginos ainda assim foi indicado para a cirurgia da retirada da tireoide dia 01/03 irei me consultar com a médica que provalmente ira fazer a cirurgia .Estou confiante em DEUS e com essa fé que tenho que irei paasar por esse procedimento .para as demais pessoas que estão passando por esse problemas que tenha fe .Depois entrarei em contato para falar sobre os resultados.

  34. betty disse:

    Olá Mara (Ademaria?): Que bom que tudo saiu negativo! Creio que, já que os nódulos estão afetando as suas cordas vocais, a cirurgia provavelmente será a melhor opção, pois a tendência é deles crescerem e causar mais danos ainda. Estou orando agora para que tudo possa correr bem, na paz de Deus. Prepare-se para algumas semanas de repouso da voz. E aproveite-as. Tem muitas coisas que ficamos deixando para “algum dia quando eu tiver mais tempo”. Estamos esperando mais notícias suas. Abs, Betty

  35. Nalígia disse:

    Boa tarde a todos…. bem fui ao médico para saber o resultado da biopsia e infelizmente os nódulos eram malignos msm… meu Oncologista já havia me alertado da possibilidade, agora irei fazer a a dieta e daqui 30 dias irei fazer a iodoterapia… Já tomei posse da cura em minha vida… Pois o DEUS q eu sirvo disse em sua palavra que por sua pisadura somos sarados…. e a Iodoterapia só sera a confirmação dessa cura…. Deus Abençoe a todos assim como ele tem me abençoado…

    obs: obrigada betty por nos dar a oportunidade de nos expressar em sua página… Bjoos DEUS abençoe vc…

  36. betty disse:

    Olá, Nalígia: Sei como é difícil ouvir esta notícia, pois meu marido lida com câncer de próstata há seis anos. Mas podemos dar graças a Deus que o seu câncer é um dos mais rápidos de tratar (ainda que difícil por algum tempo). Nem sempre Deus faz as coisas do jeito que queremos, mas podemos ter certeza que, se formos filhas suas através do Seu Filho, Jesus, não vamos viver nem um dia a menos daquilo que Ele planejou para nós, desde a eternidade.

    Todos os dias que recebemos da Sua mão precisam ser vistos como oportunidades para refletir a Sua luz, sendo bênção (enquanto permitimos que outras pessoas nos abençoam também enquanto formos frágeis e necessitadas).

    Gosto muito de Filipenses 4.6-8 onde Deus nos ensina como encontrar a paz até em meio às aflições. Não somos vítimas do acaso. Tudo tem propósito e podemos ter alegria até em meio às tempestades. Deus não apenas fala para não sermos ansiosas, mas Ele nos diz como alcançar a serenidade; não como um passe de mágica, não como robôs, mas fazendo algo (que inclui até o choro!) Não é errado ficar triste. Mas não precisamos nos desesperar. Podemos conversar com ele e derramar os nossos corações. E ir em frente, confiando e cooperando para o crescimento do reino dele, no nosso íntimo, na nossa família e na comunidade em que somos inseridas.

    Falo mais sobre a iodoterapia nos próximos posts. Se quiser nos contar depois como foi, estará bem-vinda, especialmente coisas que podem informar e encorajar outros que lerão este blog.
    Abs, Betty

  37. Simone Buiatte disse:

    Olá pessoal…..

    Betty, admiro a sua confiança em Deus e acredito que só com ele poderemos encontrar respostas e conforto.

    Através de um ultrassom descobri que tinha um bócio colóide no lobo direito. Conversei com meu médico e após punção que diagnosticou negativo quanto a malignidade, decidimos retirar parte (todo o lobo direito) da tireoide.
    Hoje estou no quinto dia após a cirurgia. Estou muito assustada, pois estou com muita indisposição. No inicio não aguentava nem deitar direito, ficava praticamente sentada e sentindo muita dor no pescoço, estomago ruim, enjoo e ainda tenho dificuldade para alimentar, não porque esteja doendo, mas estomago enjoado. Sinto que parece ter um cordão no meu pescoço acima da cirurgia me enforcando. O meu braço e perna do lado direito estão formigando e sinto muito desanimo.
    Ainda não consultei o medico após a cirurgia e não sei se isso é normal. Não tomo nenhum remédio a não ser anti-inflamatorio e analgésico.
    Estava consultando na internet sobre o que é o bócio colóide, retirada da tireóide e vi esses depoimentos. Foi muito bom pra mim, pois tive várias informações de pessoas que passaram e passam pelo mesmo problema.

    Obrigada por manter esta página, acredito que várias outras pessoas poderão também buscar e deixar informações.

    Abs, Simone

  38. Simone Mattos disse:

    Olá pessoal, tudo bem? Hojé tive alta da radioiodoterapia, foi uma sensação muito boa ver a rua, as pessoas e compartilhar alguns momentos com meu marido, realmente são alguns momentos, já que tenho que manter um isolamento parcial durante 5 dias aqui em casa. É uma maravilha comer a comidinha de casa, e estar agora no computador e no conforto do lar. Durante um mês tive que suspender o sal com iodo e tudo que era embutido e feito fora de casa, comia apenas em casa e utilizava o sal sem iodo, que comprei numa farmácia de manipulação. Foram dias complicados, parece que quando você não pode comer algo, aí é que dá vontade. Não precisei parar o sythroid, pois utilizei uma medicação dois dias antes da radioiodo, isso foi muito bom, não tive os sintomas do hipotiteoidismo e pude continuar minhas atividades. Essa medicação é muito cara, o nome dela é thyrogen e muitas vezes o convênio não quer pagar, mas não tive nenhum problema com o meu convênio, mesmo porque é obrigação deles pagarem quando o médico solicita. Então se alguém tiver alguma dificuldade é só recorer as normas da ABNS, como informou a Bethy anteriormente. Mas o problema maior é ficar isolada durante 3 dias, sem ter contato com ninguém, isso foi muito difícil para mim, os sintomas também foram ruins e ainda não passaram, senti enjoos e meu rosto ficou inchado, as glândulas salivares inflamaram, parecia que eu estava com cachumba, portanto se alguém for passar por este procedimento é importante levar balas azedas, ajudam a estimular as glandulas e tomar muita água, para que a radiação vá embora logo. O quarto é todo encapado com papel filme e tudo que levar para o quarto tem que jogar fora, portanto levem tudo velho. Na quarta-feira vou realizar a pesquisa de corpo inteiro, e aguardar o resultado. É muito importante lembrar que esses momentos difíceis passam, e isso dá um alívio e um esperança grande quando você está passando por ele.
    Tenham muito boa sorte, e se alguém precisar de alguma informação sobre a radioiodo, estou a disposição.
    Muito obrigado Beth, você é uma pessoa especial, que conseguiu e consegue ajudar muita gente com a criação desse blog.

    Abraços, Simone Mattos

  39. betty disse:

    Olá, Simone:
    O seu relato é um dos mais claros e sucintos que recebi sobre este tratamento. Fico contente por poder ser canal de informações dadas em primeira mão. Continue assim, procurando ver o lado bom em todas as experiências e usando o que aprendeu através delas para facilitar/melhorar a vida dos outros. Desejo, de todo coração, que o tratamento possa ser eficaz e que você poderá conviver muito mais anos ao lado do seu marido, sendo bênção para ele e muitos mais.
    Um abraço grande, Betty

  40. Simone Mattos disse:

    Olá pessoal tudo bem? Reinterando o comentário anterior sobre a medicação Thyrogen. Caso alguém tenha dificuldade com o convênio recorrerer as normas da ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar,(entre no site e acessem o rol de procedimentos, RN 167/08) não ABNS como coloquei anteriormente, desculpem a informação equivocada.

    Abraços a todos,
    Simone.

  41. eliete disse:

    como escrevi anteriomente vou fazer a cirurgia daqui alguns dias…..tenho lido os depoimentos e algumas perguntas ainda me rondam a cabeça…vcs que fazem mais tempo de cirugia engordaram devido a reposiçao? todo mundo fala agora vc vai engordar ainda mais…mas uma coisa ficou bem claro para mim ..nao estamos sozinhas…desse jeito damos força umas as outras e isso é muito bom..deus como sempre nos conduzindo….obrigada!!!

  42. Ademaria disse:

    olá Betyy tive afastado por algun tempo mais ta tudo bem tive com a médica que vai fazer a minha cirurgia ela surgeril a retirada parcial da tireoide pois os nódulos são beniginos graças ao nosso bom Deus estou em fase de exames pré- operatório estou confiante em Deus pois ele é o nosso cuidador agurde noticias da minha cirurgia

  43. ADEMARIA,eu retirei toda a glandula da tireoide e eram benignos tambem…porque voce nao retira toda a glandula? depois de algum tempo tem que operar de novo se retirar só parcialmente…pense nisso
    um abraço

  44. Ademaria disse:

    Olá Cláudia tudo bem que bom que através desse blog podemos desabafá e assim compartilhar nossas experiencias e assim passar essa fase de descobertas agradedeco pelo conselho vou pensar com carinho a minha cirurgia tudo indica que vai ser realizada lá para o mes de maio ou junho pois tenho que aguardar so tenhe um profissional que realiza eese tipo de cirurgia polo sus na cidade em que eu moro tenhe outras pessoas na frente mais ja encamnhei tudo estou aguardando e cofiante em nosso Deus pois tudo acontece quando Deus permite,fique em paz e com Deus logo tera noticias boas ,abraços.

  45. OLA ADEMARIA. TUDO BEM COM VOCE? OBRIGADA POR TER RESPONDIDO AO MEU EMAIL, SE DEUS QUISER E ELE QUER VOCE VAI SER MUITO FELIZ NA SUA CIRURGIA, VAMOS TORCER PRA QUE NAO DEMORE MUITO…EU COMEÇEI O TRATAMENTO PELO SUS E TIVE QUE TERMINAR PAGANDO A CIRURGIA AGORA NO MES DE MARÇO…NO MEU CASO NAO PODIA MAIS NEM ESPERAR, ENTAO MEU PAI PAGOU A CIRURGIA…NA MINHA CIDADE TB SO TEM UM PROFISSIONAL NESSA AREA. AGORA DIA 04 DE ABRIL FAZ 1 MES QUE OPEREI…PODIA IR TRANQUILA, É MUITO TRANQUILA A CIRURGIA…EU TENHO PANICO DE AGULHA E AGORA VOU TER QUE FAZER EXAME DE SANGUE DE 2,6 MESES E DEPOIS 1 ANO…TEM QUE VER , DOU MAIOR ESCANDALO NO LABORATORIO. MAS ESTOU AQUI E TORÇO MUITO PARA QUE DEUS ABENÇOE VOCE!!!!!!!!! VAI DAR TUDO CERTO
    UM FORTE ABRAÇO

  46. Ademaria disse:

    Olá Claudia que bom que tudo ocorreu bem com vc me fale um pouco da sua recuperação sua voz como esta ja voltou ao normal pois e é umas das minhas preucupações é com a minha voz pois sou profesora e trabalho com crianças pequenas ,tenho muita fé em Deus e sei que ele nunca nos abandona e com essa fé estou agurdandando a minha cirurgia. Muito obrigado Deus te abençoe em sua recuperação , um grande abraço.

  47. ola amiga ADEMARIA, quero parabenizar pela sua profissao, que as vezes nao é nada facil né…olha , minha recuperaçao foi muito boa. nao perdi a voz, fica um pouco rouco , mas é só por uns dias…bom, no meu caso foi assim…conheço um outra pessoa que tb é professora e foi preciso 3 meses de liçença por causa da voz…nos primeiros dias ,é bom nao conversar muito, principalmente porque eu fiquei 15 dias com pontos, parece que tem uma corda enforcando a gente. mas quando olho no espelho e vejo a cicatriz , vejo que DEUS é muito misericordioso, pois nem sinal com o passar do tempo fica…ah, sem falar que na primeira semana só tomava sopa. a minha mae fazia sopa de galinha, e o meu marido cuidava da casa… o cabelo costuma cair muito, acho que é por causa da anestesia, há formigamento nos pes e maos, um negocio que dá de repente, mas com o passar dos dias melhora…mas eu sei que dara certo pra voce…nas minhas oraçoes colocarei voce, estou torcendo muito , me escreva sempre…um grande abraço

  48. Mariana disse:

    Olá, Meu nome é Mariana e descobri um carcinoma papilar há algumas semanas, através de PAAF e consultei uma endocrinologista que me encaminhou para o cirurgiao de cabeça e pescoço. Amanhã vou consultá-lo, mas tenho algumas dúvidas. A primeira delas é se tenho que recorrer a um oncologista, já que trata-se de cancer. A outra dúvida é de quantos dias preciso me afastar das atividades diárias, como trabalho, estudo, etc.
    Obrigada!!

  49. ola mariana, tb com vc? eu fiz a cirurgia de tireoide total para retirada de um bocio, e fiquei 30 dias afastada do meu trabalho ..,ainda estou de liçença, pois minha pericia é dia 10 de maio…no meu caso nao precisei de recorrer a um oncologista, meu medico era de cabeça e pesçoço e o meu era um bocio benigno…a liçença depende do medico e sua necessidade, pois nao sei se tera que fazer iodoterapia, tb nao entendo sobre isso…

    que DEUS te abençoe, fique tranquila, pois ha cura !!!!!!!!!!! um abraço

  50. Erika disse:

    Olá, hoje faz 2 dias que fiz a cirurgia de tireoide total, só tenho a dizer que Deus é bom….pois tinha muito medo da anestesia, cirurgia, etc, já estou em casa, com algumas tonturas, dor no pescoço, rouquidão, lógico ainda me recuperando, mas sou agradecida a Deus por me ajudar a passar por isso, pois coloquei toda a minha Fé e Confiança no Senhor!!!

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > outubro > 14 > Pós-Cirurgia de Tireóide (8)