Pós-Cirurgia de Tireóide (9)

Crônicas do Cotidiano > 2009 > outubro > 19 > Pós-Cirurgia de Tireóide (9)

Iodoterapia radioativa

iodoterapia

Como resposta ao meu último post, duas pessoas, a Mônica e o Ricardo foram os primeiros, desde que comecei a escrever, a compartilhar que estão se preparando para o processo de iodoterapia radioativa, tratamento com alto índice de sucesso para vários cânceres de tireóide. Depois, veio uma outra cartinha, no post número 5, da Norma, na qual ela também conta que provavelmente fará a iodoterapia.

Quando, no início, os médicos me falaram que havia uma boa possibilidade de meus nódulos serem cancerosos, eu pesquisei o assunto. Depois, quando a punção foi negativa e a biopsia também, parei de pensar nesta ameaça. Mas, agora, fui olhar novamente. Gosto muito dos sites médicos canadenses. A minha preferência por estes pode ser um pouco suspeita, pois nasci lá. Mas, repetidamente, tenho descoberto que eles conseguem se colocar no lugar do paciente, leigo no assunto, e responder suas perguntas de uma maneira lógica e clara. Aqui vai o link para um, para aqueles que entendem inglês.

Encontrei dois em português que podem esclarecer várias coisas (aqui e aqui). Vou copiar um pouquinho da introdução ao último site e vou, também, tirar dela uma informação que é muito recente que vale para aqueles que têm convênio médico. Trata-se de uma injeção que pode diminuir muito os efeitos nocivos do período de tratamento em que é preciso viver sem a reposição hormonal. Vale a pena conversar com seu médico sobre esta opção. Contudo, ainda se não tiver acesso a esta novidade, é possível tirar animo do fato que o tempo que passarão sob estas condições é relativamente curto.

Recomendo que vocês consultem este blog, pois oferece muito mais dados valiosos e precisos do que os meus posts, podendo ajudar na preparação, no tratamento e na convalescença da iodoterapia radioativa. Eu apreciaria muito, entretanto, se vocês voltassem e comentassem no meu blog mais tarde, neste mesmo post, dando dicas e referências que poderão ajudar/encorajar futuros leitores. Às vezes, sugestões que parecem extremamente óbvias ou simples podem ser de grande valia para quem nunca passou por tal experiência.

Sugiro que se preparem bem para o período de isolamento. Vários sites aconselham caderno e caneta para registrar suas experiências e reflexões, hobbies e artesanatos, computador, celular, filmes, livros e músicas alegres ou suaves que ajudarão a enfrentar e aliviar possíveis alterações no humor. Penso que não é bom ficar assistindo seriados que tratam de doenças complicadas como House, ER e outros, que poderão lhes deixar ainda mais desanimados. Eu focaria minhas atenções em aventuras, romances, comédias e histórias onde pessoas ajudam, se alegram, cooperam ou vencem… Pode-se usar o tempo para “viajar” para os lugares que sempre quiseram conhecer através de filmes, revistas ou livros sobre países, regiões ou cidades, ou para aprender mais sobre assuntos da natureza ou da tecnologia que lhes interessam.

Sendo cristã (crente evangélica), eu também levaria a minha Bíblia, meu Pão Diário (livro de meditações diárias) e alguns livros devocionais ou instrutivos sobre os assuntos que me interessam. Para mim, é especial e essencial ter uma visão tri-dimensionada. Explico:

Primeiro, necessito focar e confiar em Deus pois Ele sabe e direciona tudo o que me acontece, enquanto caminho em direção a uma vida eterna na presença dele. Segundo, quero desenvolver a minha capacidade de ser bênção na vida dos outros, tanto na área em que estiver atualmente sofrendo quanto em muitas outras áreas que já domino ou posso aprender a dominar. Terceiro, devo procurar assegurar meu próprio bem-estar com o tratamento médico e o “alimento” emocional e espiritual que me capacitam a enfrentar os momentos temerosos. O apóstolo Paulo disse—Tudo posso, naquele que me fortalece.

Esta é a Introdução do site que andei lendo:

O Radioativos131 é um espaço de encontro para mulheres e homens que vão fazer iodoterapia ou já passaram por isso. A iodoterapia, tratamento que utiliza iodo radioativo, faz parte do caminho para a cura do câncer de tireóide. O nome deste iodo é 131. Para quem já foi radioativo ou vai ficar, este é o local para trocar informações. Deixe seu depoimento, conto, idéia sobre como a radioatividade mudou ou vai mudar a sua vida!

Você não está sozinho nesta experiência única. E acredite, ela pode ser enriquecedora.

Se quiser entrar em contato, deixe um comentário ou mande um e-mail para radioativos131@gmail.com.

Conte sua história! Se quiser poderemos publicá-la no blog.

E aqui vai a aparentemente boa notícia que mencionei, postada em julho de 2009.

Para fazer os preparativos para o iodo ou para a PCI, é preciso ficar sem tomar o hormônio T4 durante um período, o que causa cansaço, dificuldade de concentração, inchaço, sono… Mas não precisa ser assim. Existe uma injeção chamada TSH Recombinante (conhecida pela marca Thyrogen) que permite que você continue a tomar o hormônio enquanto faz a dieta pobre em iodo. Descobri recentemente, graças à leitora Gabriela, que desde o final de 2008 os convênios médicos são obrigados a cobrir a injeção, que custa muito caro. Mais de cinco mil reais cada, e são duas doses! Antes da nova norma, só conseguia quem entrava com uma ação na Justiça, mas agora ficou mais fácil.

A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), que regulamenta os convênios. A parte sobre o TSH está no esclarecimento sobre o novo Rol de Procedimentos publicado na resolução RN n. 167/08. Caso o seu convênio se negue a cobrir, é só anexar a norma ao pedido. Se mesmo assim não der certo, é possível entrar com uma ação na defensoria pública, onde existem várias sentenças favoráveis a este tipo de caso.

O trecho do TSH diz o seguinte: “O TSH recombinante, quando indicado para uso exclusivo como ferramenta diagnóstica suplementar no teste de tiroglobulina (Tg) sérica, com ou sem cintilografia com iodo radioativo, para acompanhamento de pacientes com câncer de tireóide bem diferenciado, tem cobertura obrigatória pelas operadoras nos contratos regulamentados, tendo em vista que é utilizado em procedimento que consta do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente.” Para mais detalhes, veja no site da ANS: http://www.ans.gov.br/portal/site/roldeprocedimentos/nota_tec_medicam.asp.

Ainda falta estender o benefício para o Sistema Único de Saúde, e aí sim, sofrimento nunca mais! Só o da injeção, que é súper ardida, mas vale a pena! (Natalia Ibanez)

Eu (Betty), estou, neste momento, pedindo a bênção do meu Deus nos esforços dos seus especialistas para combater os invasores cancerosos da maneira mais eficaz e suave possível, e que vocês possam descobrir / experimentar a paz que apenas Ele pode nos dar.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

… tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. —Filipenses 4.6-8

209 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (9)”

  1. Isia Gueiros disse:

    Betty
    É muito bom podermos confiar em um Deus que tudo controla e sempre está ao nosso lado, sejam qais forem as circuntâncias.Sucesso e pronto restabelecimento. Há varios dias tento me comunicar com você e não consigo.Hoje com a ajuda de Andréa parece que consegui.Abraços a todos e beijos no netinho.Isia

  2. simone quaresma disse:

    Que bom encontrar informações tão valiosas! Estou saindo de uma cirurgia ortopédica de meu filho, que ainda me tirará de circulação por uns meses. Daí precisarei cuidar de um hipotiroidismo recém descoberto, que está na fila de tramentos da família. Por acaso você conhece algum endocrinologista pra me recomendar no Rio de janeiro? Gostaria de começar as investigações com um profissional de confiança. Obrigada por compartilhar conosco informações tão úteis! Abraços!

  3. Paloma Eloy disse:

    Já operei 2 vezes a primeira foi para remossão de 2 nódulos e a tireóide esquerda, depois de 4anos tive que novamente fazer outra cirurgia havia outros nodulos , e muitos pensei que iria morrer, agora depois de 1 ano e meio estou muito bem… retirei a tireóide total, e faço o meu tratamento regularmente.. levo uma vida normal mas a minha pergunta é o seguinte . Será que mesmo eu tendo retirado a tireóide total a riscos de voltar os nodulos e se eu tenho que tomar os remédios para o resto da vida, e se isso irá causar infertilidade? aguardo a resposta muito obrigado

  4. betty disse:

    Olá, Paloma:
    Estou correndo, mas aqui vão umas respostas bem rápidas. Se os nódulos não foram cancerosos, e se a tireoide toda foi removida, creio que não deverão voltar. Mas você deve fazer acompanhamento com um endocrinologista anualmente ou quantas vezes ele/ela sugerir.

    Você tem que tomar os hormônios que substituem a tireoide durante o restante da sua vida pois ela fabricava substâncias muito necessárias para sua saúde. Por isso, não é bom nem pular um dia, pois poderá afetar seu humor e bem-estar. Conheço muitas pessoas que estão tomando o remédio sem problema algum.

    Com relação à infertilidade, parece-me que a iodoterapia (tratamento feito se houve câncer e este se espalhou) pode ter algum efeito no seu sistema e é preciso esperar algum tempo para tentar engravidar. Novamente, a melhor coisa é encontrar um especialista (endocrinologista) e fazer todas as suas perguntas a ele/ela. Poderá pedir alguns exames para esclarecer a sua situação. Minha cunhada toma remédio para tireoide há mais de trinta anos e teve cinco filhos.

    Abs, Betty

  5. Ana Paula disse:

    Olá Betty,

    Encontrei seu blog via Google enquanto procurava algo sobre a cirugia que vou fazer na tirióide.

    Tenho 29 anos e apesar de nossa diferença de idade me identifiquei muito com sua história.

    Tenho bócio multinodular mergulhante e vou passar por processo cirurgico dia 16 de dezembro de 2009.

    Meu maior medo é o de ficar rouca pra sempre.
    Minha maior paixão é cantar!
    Fui criada na Ig Presbiteriana Independente e uma das coisas que ganhei de presente do Senhor foi a minha voz.
    O mèdico me alertou sobre os risco da rouquidão.
    Temo por isso! Mas apesar de tudo CONFIO!

    Foi muito bom ler algumas de suas experiencias.
    E saiba que seu blog esta sendo e ainda será muito importante para sustentar pessoas.

    Espro em breve contar-lhe como foi meu processo pós cirurgia.

    Um fote abraço,

    Ana Paula – Fpolis

  6. shirley disse:

    fiz a cirurgia e retirei toda a tireoide a 01 ano atrás, só que a paratireoide foi removida e estou tomando além do hormônio t4, o cálcio e o calcitriol ,025mg, queria saber se vou ter que tomar o cálcio para sempre como o hormônio.

  7. marcos disse:

    No dia 26/11/2009 fiz a cirurgia da tireoide (parcial) ,tirei um nódulono lado esguerdo
    na sequencia procurei uma endocrinologista que me alertou que eu deveria tirar toda
    a tireoide, visto que o resultado anatopatologico carcinoma papilifero,bem diferencia-
    do clássico, nao encapsulado (G1) medindo 3x3x3 cm .

  8. betty disse:

    Prezado Marcos:
    Isto acontece de vez em quando. O médico crê que nao ha indicações de cancer e procura facilitar a sua vida, deixando parte da tireóide. Assim você nao iria precisar de tomar o hormonio diariamente. Como a biopsia mostrou o cancer, pode ser que tornou-se necessário tirar tudo. O endocrinologista é a pessoa mais indicada para lhe encaminhar e acompanhar, tanto antes quanto depois da cirurgia e tratamentos. Portanto marque logo a consulta para que os tratamentos, se forem precisos, possam começar dentro de pouco tempo, dando-lhe a maior chance de vencer este mal. Como eu já falei em outros posts, este cancer é um dos mais “tratáveis”. Desejando sabedoria para aqueles que lhe diagnosticarão e tratarão, e tranquilidade e bom ânimo para voce, na paz do Deus que nos criou e que pode ser nosso Pai.
    Abs, Betty

  9. betty disse:

    Olá, Shirley: Temos quatro glandulas paratireoide e não sei quantas você retirou e nem se você se adaptou bem aos medicamentos. Você deve ter recebido um encaminhamento do cirurgião no qual ele/ela descreve a cirurgia para que um/uma endocrinologista possa continuar com os cuidados. Converse com este/esta especialista. Se não ficar satisfeita com a qualidade das respostas, procure outro/outra, mas sempre com os dados na mão de tudo que foi feito e dos remédios que agora está tomando. Abs, Betty

  10. There disse:

    cara Betty,
    Será que poderias me responder , já que tens muito conhecimento, se o Calcitriol 0,25, pode ser manipulado, já que o comprado,em farmacias, é muio caro.
    Meu marido precisa tomar 3 drageas por dia, e não temos condições.
    se puderes me rsponder ficaria muito agradecida.
    Therezinha Maria

  11. betty disse:

    Olá, Therezinha:
    Obrigada por sua cartinha. Infelizmente, o que tenho é alguma experiência em alguns aspectos do assunto tireóide e pouco conhecimento. Na minha experiência, precisei de tomar vitamina D e cálcio apenas por umas poucas semanas. Depois, os exames mostraram que meu corpo havia re-assumido suas funções normalmente.

    Entretanto, se é algo que o medico falar que seu marido irá precisar para sempre, creio que você poderia ir ate uma farmácia de manipulação e se informar sobre esta possibilidade. Se a resposta for afirmativa, eu procuraria um encaminhamento do seu médico para lá.

    Tem um site na Internet que compara os preços de varios fabricantes do mesmo produto. O link é http://www.consultaremedios.com.br/ e voce precisa colocar o nome do remedio. No caso de calcitriol, isso lhe levará a http://www.consultaremedios.com.br/cr.php?uf=SP&tp=nome&or=&nome=calcitriol e você obtera as seguintes informações.

    Consulta: CALCITRIOL
    MEDICAMENTO APRESENTAÇÃO FABRICANTE SUBSTÂNCIA ATIVA PMC (R$)
    ostriol 0,25mcg c/ 30comp cellofarm calcitriol 69,33
    rocaltrol 0,25mcg c/ 30comp roche calcitriol 100,89
    sigmatriol 0,25mcg c/ 30comp sigma pharma calcitriol 54,48
    sigmatriol 0,25mcg c/ 30caps germed pharma calcitriol 57,69

    Isso talvez lhe ajude a encontrar o mais barato, pelo menos. 🙂
    Desejando a plena recuperação do seu marido,
    Abs, Betty

  12. já tenho 2 anos que fiz a remoção da tireoide, e ainda não tomei o iodo, é necessário que eu ainda possa tomar, e qual os procedimentos que devo fazer sobre esse respeito. necessito de uma resposta com urrgencia, pois estou tendo pressão muito alta, e não sei o porque disso.

  13. betty disse:

    Olá, Silvana: Iodoterapia é apenas para aqueles que foram diagnosticados com câncer. Se era para você fazer, eles teriam dito logo. A maioria das pessoas acaba tendo pressão alta com o passar do tempo e essa, no seu caso, provavelmente não é ligada à remoção da tireóide. Você deve consultar um especialista de coração a respeito da pressão e um endocrinologista para fazer o acompanhamento do hormónio que toma para substituir a tireóide.
    Abs, Betty

  14. ola a todos fez um ano que fui operada e retirei a tiroide e os glanglios pq ja tinha metasteses e 3 tumores,tenho 29 anos e agora quando fui á consulta pensava que estava curada mas nao continuo com os valores cancerosos elevados e quase de sertesa tenho que repetir o tratamento e por para traz o sonho de ser mae,para alem disso tive que mudar de medicação.mesmo tendo passado um ano existem coisas sobre este tipo de tomor que eu nao entendo e ao me enformar na net ainda fico mais confusa!As melhoras para todos.

  15. betty disse:

    Recebi este comentário sobre iodoterapia no post 8 sobre a tireóide. Creio qu fica melhor neste, portanto estou colando ele aqui também. Abs, Betty

    Ana Kelly Natali disse:
    25 de fevereiro de 2010 às 11:02 pm (Editar)

    Olá Betty…
    Estou de volta para contar o que aconteceu depois da tireoidectomia…
    Quando voltei ao meu cirurgião, Dr. Celso Friguglietti, para avaliação do procedimento, ele me indicou o Dr. Tazima para conduzir a iodoterapia com aplicação do Thyrogen. Contatei o médico que me esclareceu como seria o tratamento com iodo radiotivo 131 e marcou o procedimento para o dia 04/10/2009.
    Durante o mês de setembro fui obrigada a fazer uma dieta restritiva, para auxiliar na eficácia da radioterapia. Neste período não ingeri nada que contivesse iodo (sal comum de cozinha), fui obrigada a comprar um sal especial, nada que fosse industrializado, em conserva, frutos do mar, alimentos com corante vermelho, leite, derivados da soja incluindo o óleo, iogurte, queijos, pães de forma ou qualquer alimento feitos na padaria ou restaurante, biscoito, balas, chocolate. Em suma, na minha dieta só era permitido alimento natural, feito em casa; bem como frutas, incluindo as secas e cereais crus. Lembrando que a barrinha de cereal também estava proibida.
    No quesito beleza, esta dieta me ajudou a peder quatro quilos; entretanto, fui impedida de pintar as unhas e usar maquiagem. O pior, como sou muito branca, meus lábios ressecam com muita facilidade, logo fui obrigada a improvisar, passava azeite de oliva para evitar as rachaduras e me proteger do sol. Outra coisa, nem pensar de pintar os cabelos ou passar perfume, lavar o cabelo com shampoo com sal e sabonetes, pois geralmente estes produtos têm iodo em sua composição. Portanto, antes de usar estes cosméticos deveria ler as especificações.
    Fui espartana, segui as orietações mais do que a risca, pois quanto melhor fosse a minha dieta restritiva, melhor seria a absorção do iodo-131 pelo meu organismo, o que aumenta a chance de cura. A idéia é matar as células de tireoide pela fome, assim quando eu ingerisse o iodo, eles correriam ávidas para o almoço e fatalmente morreriam.
    Feito isto, no dia 04 de outubro de 2009, me dirigi ao Hospital Oswaldo Cruz para tomar a 1ª dose do thyrogen; na segunda-feira, dia 05/10, tomei a 2ª dose e na terça-feira, dia 06/10 me internei em um quarto de isolamento.
    O thytogrn induz de forma exógena o hipotiroidismo, ou seja, não é preciso parar de tomar a levotiroxina (t4 sintético – Synthroid ou puram); porque para o tratamento com o iodo ser eficaz é necessário que o TSH esteja muito alto.
    Muito bem, na terça-feira de madrugada saí de casa com o coração partido, deixei meu filhinho pequeno com minha mãe, e fui com meu marido ao Hospital Oswaldo Cruz. Entrei no quarto de isolamento, às 7h e logo em seguida veio um técnico para tirar uma amostra do meu sangue. Após, meu marido foi embora, porque já iria começar o procedimento da radioterapia com o iodo.
    O quarto é revestido com paredes grossas e biombos de chumbo. Possui câmera de monitoramento interno, me senti como uma participante do “big brother”…
    Todos os móveis e utensílios são revestidos com TNT ou plástico, porque a radiação é eliminada com o suor e esta é uma forma de minimizar os efeitos da contaminação.
    Às 8h, veio ao quarto um físico nuclear, que mediu a distância de um metro entre um ponto, que eu deveria ficar e a outra referência que seria o profissional, que mediria a radiação emitida por mim.
    Às 10h, o dr Tazima chegou com o iodo-131, que estava acondicionada em um envólucro de chumbo, chamado de castelinho, ele estava vestindo uma edumentária também de chumbo, óculos de proteção e luvas. Em seguida ele abriu o “castelinho” e me entregou… Eu deveria engolir aquela bolinha de 100 microcue de iodo-131, dose mediana, de uma só vez e com cuidado para não enroscar na traquéia; bem como, durante o dia deveria ingerir muito liquido, para facilitar a eliminação do elemento químico.Fui advertida, que o iodo causa dores de estômago, queimação na boca, náusea e vômito. Sem pensar, peguei o “castelinho” e engoli de uma vez a bolinha, sem água mesmo!
    Para minimizar os efeitos colaterais, eu deveria expremer o caldo do limão e tomar puro. Também me deram o omeprazol.
    Graças a Deus não tive qualquer intercorrência, ou os efeitos colaterais noticiados, mas acho que nunca tomei tanta água na vida, como naquele dia. isto porque quanto mais rápido houvesse o decaimento exponencial da radiação, mais rápido eu sairia do hospital. Ainda bem, que o quarto tinha janela para o jardim da Rua João Julião, pois era possível ver e ouvir os pássaros.
    Para passar o tempo, durante a minha estada no isolamento, li muitas revistas, as quais foram descartadas em lixo apropriado, pois ficaram radiotivas. Todos os utensílios de uso pessoal foram para o lixo radiotivo, assim como, os pratos e copos deveriam ser de plático para descarte.
    Fiquei internada por 32h, tive alta na quarta-feira, às 14h. Meu marido foi me buscar, o banco do carro foi forrado com plástico para evitar contaminação. Voltei para casa e fiquei isolada por mais 20 dias.
    No dia 08 de outubro, retornei ao Hospital para tirar outra amostra de sangue e fazer a Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI), a fim de checar se o câncer tinha ficado apenas na tireóide ou se havia metástase. Recebi o laudo, no dia 23 de outubro e, mais uma vez, agradeço a Deus por tudo, o resultado foi melhor do que o esperado, a absorção do iodo foi 130% e não havia metástase; portanto, estava 100% curada.
    durante esta fase, o que mais me doeu foi ficar longe do meu pequeno príncipe, pois a radioterapia é extremamente nociva à mulhes grávidas e a crianças até 18 anos.
    Entretanto, graças a corrente de orações de todos os amigos e parentes fui forte para suportar a dor e o estresse… Tinha em mente como palavra de ordem: São 20 dias longe do meu filho para eu ter a vida inteira com ele!
    Durante o meu isolamento em casa, que eu apelidei carinhosamente de “reclusão”, fui resignada e refleti muito sobre minha vida, meus atos e sobre o que realmente é importante. Conclui que estresses bobos do dia a dia com familiares ou colegas de trabalho só nos tornam doentes e Deus não quer que isto aconteça com a gente. Ele me tirou a cruz que eu estava predestinada a carregar, antes mesmo da doença aparecer. A PCI é a prova disto!
    Durante o tratamento, vi e senti o sofrimento dos doentes de câncer e Deus me impediu de passar por algo mais sério. O Dr. Celso mesmo me disse: “Com base no relatório anátomo-patológico, se fossemos cuidar de vc quando os sintomas fossem visiveis, não daria tempo para fazer qualquer tratamento…”
    Esta chance que Deus me deu, eu não quero desperdiçar. E não vou desperdiçar! Vou aproveitar minha estada na Terra da melhor forma, junto daqueles que me deram apoio e força para suportar este evento.
    Durante a reclusão, o avô do meu marido faleceu e eu fiquei muito triste de não poder apoiá-lo nesta fase, pois eu estava com nível radioativo muito alto e não pude nem ao menos abraça-lo. Ele ficou arrasado, pois o avô era como um pai…
    Eu saí da reclusão no dia 27 de outubro e o meu bebê completou 2 aninhos no dia 1º/11/2009, resolvemos fazer um almoço para comemorar a minha saúde e o aniversário dele. Foi um momento bastante emocionante e inequecível…
    Bem, em janeiro de 2010, voltei ao Dr. Celso para realização dos meus exames, pois devo fazer o monitoramento de 3 em 3 meses. E graças a Deus, ele me disse outra vez, que estava curada e o que aconteceu comigo no ano passado deveria ser esquecido. Que eu devo colocar um pedra em cima e segui a vida com alegria.
    Confesso, que este período foi muito difícil, pois fica martelando na sua cabeça o tempo todo: você tem Câncer, câncer, câncer, câncer… Você perde o sono no meio da noite e pensa na vida,o que passou e se você terá futuro.

    Para aqueles que foram surpreendidos com este golpe baixo, não se desesperem. Este tipo de câncer tem cura e a vida com o comprimidinho azul continua a mesma que era antes. Só um calorzinho e suorzinho, de vez em quando, mas tudo bem… Você suporta.

    Betty, agradeço a vc a oportunidade de escrever no seu blog e contar um pouco desta experiência de vida, que me fez crescer como ser humano. Pois, acredito, que os depoimentos ajudarão outras pessoas, a exemplo do que aconteceu comigo.
    Existe vida após a descoberta da doença e depois dela você passa a aproveitar melhor a vida. Pois, “o que se leva da vida é a vida que se leva.”
    Beijos
    Ana Kelly

  16. solange disse:

    Olá a todos,
    Meu querido e único filho, fez a cirurgia total e esvaziamento cervical em 04/05/2007, e nessa cirurgia perdeu uma para-tireoide, na época ele estava com 14anos de vida,foi diagnosticado carcinoma papilifero bem diferenciado com metastase pulmonar, em setembro de 2009 ele fez a iodoterapia 150mci ficou internado 03 dias(isolado).
    após realizou a PCI e disseram que a captação do iodo foi boa, dái em diante o acompanhamento seria com a endocrinologista.
    Continuou tomando o Puran, calcio e calcitriol.
    Depois de 01 ano foi detectado uma alta na TG estava com 36ng, dái a endocrinologista disse que teria que se submeter a iodo-terapia novamente.
    A medica nuclear fez um exame de dosemetria para ver a dose maxima que poderia receber de iodo.Em 02/02/2008 ele fez a dose de 350mci, a captação foi boa, após um mês foi feito os exames de sangue e a TG caiu para 21ng.
    após isso ficamos controlando com exames de sangue, e ultra-som que estavam dando bons resultados.
    Agora em Janeiro de 2010, 11 meses após foi feito exames de sangue e a TG deu alterada.
    A endocrinologista pediu outra PCI, pois a doença esta em evolução, quando falei pra ele que teria que se submeter a dieta e ficar sem tomar o Puran, nossa! ele ficou muito triste,pois os efeitos colaterais são pessimos, daí fiquei sabendo do Tyrogen que graças a Deus o Plano de saúde vai cobrir.
    no proximo dia 10/03/2010 ele tem consulta com o medico nuclear para marcarmos a PCI com a aplicação do tyrogen.
    TENHO ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O TIROGEM, ALGUEM AÍ JÁ UTILIZOU, TEM EFEITOS COLATERIAS E SEQUELAS?
    Estamos na luta pra vencer essa doença eu estou sofrendo muito, pois olho para o meu filho hoje com 17 anos, ele cheio de sonhos, namoro,faculdade a frente, carreira profissional. isso doi muito não saber como vai ser o futuro dele.
    Fiquem com Deus.

  17. Ana Kelly Natali disse:

    Solange,
    Acredire em Deus… Seu filho vai ser curado…
    Não sofra deste jeito, pois você acaba passando isto ao menino. Sei, porque estou falando como filha.
    Nunca esquecerei o dia em que minha endócrino, dra. Suzy, deu-me o diagnóstico de câncer. Fui sozinha ao consultório, pois lá no fundo eu sabia que algo não estava bem. E, naquele momento eu não queria ver ninguém.
    Saí chorando do consultório, fiquei cerca de 45minutos parada dentro do carro, sem conseguir me mexer, não conseguia raciocinar, fiquei sem chão. Só pensava no meu bebê, que na época estava com 1 ano de idade. Até que consegui forças para voltar para casa. No trajeto para casa, liguei para uma amiga, que me reconfortou. Assim, quando contei o diagnóstico aos meus pais e meu marido, foi uma comoção.
    Meu pai saiu quieto da sala, como ele dá uma de ‘durão’, sei que foi para o quarto chorar. Minha mãe pegou meu bebê no colo e foi para o quarto com minha irmã, ambas chorando. E, o meu marido só me abraçou.
    Passei a noite em claro, só pedia a Deus para me dar forças, pois tinha que encorajar a todos. E Ele me atendeu…Pois todas as vezes que minha mãe, pai, marido ou irmã se deixavam levar pelas incertezas, eu ficava muito chateada, e esta conduta me fragilizava.
    Confesso que não dormi até fazer a cirurgia, porque me recusava a ir para cama com o inimigo.
    Meu filhino, apesar de muito pequeno, parecia que estava entendendo aquela situação. Pois, quando eu ficava depressiva, ele sempre me beijava… O que me dava forças para prosseguir…
    Solange, confie em Deus e não deixe transparecer as suas incertezas para seu filho. Isto, certamento, o incomoda e talvez pela idade, não tenha maturidade suficiente para contornar a situação. No meu caso, acabei fazendo algumas piadas, para tentar anenizar o clima, a fim de transmitir aos meus familiares um sentimento positivo e de confiança que tudo voltará a ser como era. Não perca a esperança, pois, a gente só perde a batalha se desistir de lutar!
    Quanto ao Thyrogen, a aplicação é tranquila e eu não tive qualquer reação adversa. Não tem sequelas, é uma injeção normal, aplicada no glúteo. Avise ao seu filho que não dói.
    Beijos
    Ana Kelly Natali

  18. solange disse:

    Puxa! Ana, Obrigada pela injeção de animo,acabei de sair do médico nuclear e ele me falou pra ficar tranquila quanto ao tyrogen.
    Marcamos a PCI para iniciar dia 22/03, já começa hoje a dieta do iodo.
    Graças a Deus meu filho leva numa boa, ele é super positivo,é tanto que quando questionei ao medico qual dose maxima de iodo que o ser-humano pode tomar, o medico respondeu que não tem um linite definido, só tem que se preocupar com algumas sequelas, como por exemplo:infertilidade, como ela já tomou 500mci, se for necessário tomar outra dose, temos que pensar em congelar o esperma do meu filho, porque ele pode ficar infertil, sabe oque o meu filho falou?
    Não tem problemas eu não quero ter filho mesmo, daí disse a ele que é apenas uma precaução para o futuro.
    Eu tento não passar a ele a minha ansiedade e preocupação, justamente porque quero que ele seja sempre confiante e tenha uma vida normal.
    Você teve qual diagnostico?

  19. solange disse:

    Oi Beth, bom dia.
    Você tem o email da Ana pra me passar, desculpe-me ficamos trocando email direto por aqui, é que achei que outras pessoas gostariam de ler as nossas histórias, pois acredito que irão tirar dúvidas de muitos, assim como estou conseguindo tirar algumas minhas.
    O diagnóstico do meu filho foi Carcinoma Papilifero bem diferenciado, a médica disse que esse é o mais tranquilo, mais facil de controlar, o problema é que o do meu filho estava um pouco avançado e deu metastase no pulmão, por isso ele teve que se submeter já a 02 iodo-terapia, a primeira foi de 150mci e a segunda 350mci e como falei pra antes se ele precisar se submeter a outra iodo-terapi, teremos que pensar na fertilidade dele, pois isso irá afetar. O médico sugeriu fazer um exame pra checar se já foi afetado, caso não, iremos coletar o esperma e deixar congelado para o futuro, caso ele queira ser pai.
    Mas, tenho fé e estou lutando e acreditando que meu filho vai ser curado.
    Detalhe que alguns médicos não falam para os pacientes que precisam tomar Calcio e calcitriol que é o caso do meu filho que perdeu uma para-tireoide na cirgurgia, então nunca tome o calcio após as refeições, dê um tempo de de pelo menos 01 hora, é que o calcio corta o efeito do ferro das refeiçoes e vice-versa.
    Descobrir isso, porque o cirurgião de cabeça e pescoço disse que era pra tomar após as refeições e meu filho estava quase em um quadro anemico, lendo na internet descobrir que era isso que estava causando esse problema.Na consulta perguntei ao médico a respeito e ele ficou todo sem graça por ter me passado a informação errada.
    abraços a todos

  20. Maíra Diniz Câmpara disse:

    Aki boa noite, recentemente fiz cirurgia da remoção total da tireóide após diagnostico de cancêr papilifero da tireoide, ja fiz a biopcia que graças ao Deus fiel que sirvo deu negativo. Descobri os 4 nodulos atraves de uma consulta simples no posto de saúde da minha localidade e encaminhada para ultrasson descobri que eram 4 sendo um maior localizado no istmo. Isto foi no dia 18 de Maio de 2009, minha cirurgia foi pelo SUS quase um ano depois do diagnostico no dia 04/02/2010. Foi realizado o esvaziamento total da tireoide e faço controle desde então além da reposição do t4. Irei passar pela iodoterapia em breve, mais o que gostaria de saber é se realmente um paciente de cancer de tireoide que passou por todo este procedimento, tem dificuldade de engravidar? e se engravidar no caso da iodoterapia o que poderá causar? será feita normalmente ou terá que ser adiada devido a radiação.
    Mais enfim agora em nome de Jesus estou bem tranquila, faço tratamento no hospital do Baleía e vi que tem casos piores que o meu. peço ao senhor que dê o previlégio de cura para muitos que ali passam todos os dias, vindo de cidades distantes, as vezes sem dinheiro p comer e ficam desde de 07hrs da manã até altas horas da tarde esperando para ser atendidos em seus médicos especialistas responsaveis p prolongar a vida de cada um ali. Que Deus abençoe todos que estão passando por esta grande jornada, não é fácil, mais omelhor de tudo é ter fé que DEUS É FIEL E NÃO DESAMPARA OS SEUS.

  21. flaviane disse:

    Nossa, esse bnlog é fantástico, pena q não descobri ele antes…
    Tbm quero compartilhar minha experiência com vcs!!!
    Há 4 anos , com apenas 25 anos, descobrir que estava com um câncer na tireóide com metastase para pescoço. Minha preocupação maior era com minha mãe, que passava a maioria do tempo cuidando do irmão dela com câncer, e saber q a filha caçula dela tbm estava sofrendo do mesmo mau, ia ser muito sofrimento pra ela.
    Foi bem forte nessa época, tinha q ser pelas pessoas q eu amava, uma semana depois da descoberta eu operei, remoção total da tireóide, paratireóide e raspagem de pescoço. Meu pos operatório foi perfeito, no dia seguinte da cirurgia dispensei aquela comida de hospital e comi uma mac refeição do Mac Donalds, tudo claro liberado pelo medico…rsrsr tudo se explica por ter Deus a frente de tudo.
    Nesses anos passei por 3 internações para toma o iodo radioativo e diversos rastreamentos, ambos tendo que parar com o hormônio, q era meu único sofrimento além das caimbras por causa do cálcio baixo.
    No ultimo rastreamento, meus sofrimentos acabaram, consegui tomar o tyrogen, diretamente dos céus…rsrrs sem sofrimento nenhum, principalmente pelos mais próximos que agüentavam todo meu mau humor, faltava morder alguém…rsrrs
    Esse rastreamento não deu captação nenhuma, e não precisei fazer iodo radioativo… agora continuo com os exames de rotina, acompanhada pela minha endócrino, que diga-se de passagem é perfeita!!!
    Resumindo galera, no inicio assusta, mais depois é só fazer todo o tratamento direitinho e confiar em Deus que no final, tudo se resolve!!!
    Beijos a todos

  22. Eusalete disse:

    Estou muito preocupada meu nome é Eusalete fiz tiroidectomia dia 25 de de feveiro a biopsia deu positico em 1,6 cm do 2º nódulo fiquei arrazada, depressiva e angustiada… mas confio em Deus que serei curada e estou a espera da iodoterapia pelo sus fiz a cirurgia em Araguaina sera que ainda vai demorar estou com muito medo!

  23. EU ANDO MUITO DEPREMIDA.POIS EU JA ALGUN TEMPO VINHA TENDO UMA RUQUIDÃO MAIS O MENOS 2 ANOS EU SEMPRE IA OTORRINOLARINGOLOGIA E SEMPRE ELE DIZIA QUE ESTAVA TUDO BEM1 ENTÃO EM JANEIRO EU RETORNEI A UM CONSULTORIO E O MÉDICO ME PEDIU UMA UTRA CERVICAL. E MANDOU EU PROCURAR UM ENDROQUINO AI VEIO A NOTICIA A DOUTORA ME FALOU QUE EU ESTOU COM NODULO NA TIREOIDE COM 3CM E ME DEU ENCAMINHAMENTO PARA UM ESPECIALISTA DE CABEÇA E PESCOÇO EU FUI A DOUTORA, ME FALOU QUE EU VOU FAZER ARETIRADA TOTAL E VOU TOMAR REMÉDIO PARA O RESTO DA MINHA VIDA AMINHA CIRURGIA É PARA O MÊS QUE VEM MAIO JA FIS TODOS OS EXAME MAIS ESTOU COM MUITO MEDO POR FAVOR EU QUERIA SABER SE FOR CANCER ELES FALAM PARA O PACIENTE EU FUMO EU TENHO QUE PARA POIS TOMO REMÉDIO PARA OS NERVOS E PARA COMPLETAR EU ESTOU COM ASSIMETRIA FOCALASSEMELHADA A NÓDULOE LIFONODULO INTRAMAMARIO ESTOU TENTANDO SER FORTE MAS É DIFICIL

  24. Glaucia disse:

    Oi Betty!!!Meu nome é Glaucia tenho 35 anos, faz 27 dias que fiz a cirurgia de tireiode.Ja tem um tempinho que vi seu blog, pois eu estava a procura sobre a cirurgia.
    E neste blog tive varias informações muito boas que tiraram as minhas duvidas.Coisas que a
    gente acaba não perguntando ao medico ou simplesmente com medo das respostas….E estou
    aqui para relatar a minha experiência com vcs. Quem sabe assim como eu tem outras pessoas com
    o mesmo problema e posso ajudar assim como vc.
    Em dezembro de 2009 um amigo que eu trabalho junto, me chamou a minha atenção
    sobre o meu pescoço, pois estava um pouco mais saliente, me perguntou se eu tinha algum
    problema na tireoide. A minha resposta foi rispida. Nao!!!!! Mas eu fiquei com aquilo na cabeça,
    como eu trabalho na area da saude, pedi ao medico que trabalha comigo para me examinar.
    O medico me disse com toda tranquilidade, é um bocio multinodular, parece que tem um desvio de traqueia, fique despreocupada, me passou alguns exames,( sangue, ultrasson, rx torax).Ja fui a procura
    de tds os exames.A minha surpresa é que eu não sentia nada!!!!!De vez em quando eu engasgava,
    minha voz ficava rouca. Mas nunca achei que tivesse algum problema.Depois dos exames prontos,
    o medico me disse que eu tinha um nodulo + ou – 2cm do lobo esq. duro, e dois cistos do lobo dir.
    Me pediu uma punção (PAAF), p/ tirar a duvida se é benigno ou maligno. Mas eu fiquei muito mal,
    como a gente sofre por antecedencia.Fiz o paaf no dia 26/02/10 , e pra minha má sorte o nodulo
    deu hemorragia, que dor, parecia que meu pescoço tivesse dentro de uma colméia cheio de abelhas.
    Até o momento do exame ninguém percebeu o que tivera acontecido, fui embora com muita dor.
    Meu pescoço inchou de tal maneira, que parecia que eu tivesse engolido uma laranja inteira,ficou
    horroroso,tive muita falta de ar e não conseguia engolir.So na segunda feira fui ao medico, e me disse que talvez precisaria de drenar.Não precisou, graças a Deus!!!!!Disse que o meu organismo iria
    absorver……Só que não foi bem assim…….Passaram se mais de vinte dias , e nada…..Emagreci
    dois quilos, pois nao conseguia comer direito, eu nao tinha qualidade de vida…..Ja vi muitos pacientes
    com aquele problema, mas nunca imaginei que eu iria passar por isso…..
    Finalmente a punção ficou pronta, Bocio Adenomatoso, BENIGNO!!!!!!!!GRAÇAS A DEUS!!!!!!!!!
    Mas…..da cirurgia não fiquei livre……..Pois eu estava com uma bola enorme em meu pescoço
    eu tinha que operar logo, não estava mais aguentando, ficar sem ar…….Fiquei no pe dos
    médicos, até que marcaram minha cirurgia dia 25/03/10. Tireoidectomia total.
    A cirurgia foi td bem!!!!!Passei um pouco mal, mas nada de anormal, comecei a sentir um formigamento
    nas mãos e pés…..Que seria aquilo meu Deus, nada mais do que falta de calcio. A enfermeira logo
    veio com as medicações e os sintomas melhoraram.Fui embora no outro dia, com a receita de
    levoteroxina 75mg e calcio.Minha voz esta rouca ainda, estou passando na fonodiologa.
    Depois de sete dias retirei os pontos, o meu medico me pediu mais exames, pois ainda estava sentindo
    muito formigamento.Com três semanas retornei ao medico, estava muito anciosa com o resultado do
    anatomopatoligico que foi o mesmo da punção.Aindo continuo com o calcio tenho que ir diminuindo
    aos poucos, e o levoteroxina aumentou um pouquinho pra 100mg. Esse não da pra esquecer, sempre
    de manhã em jejum.
    Espero ter ajudado alguem!!!!Sei que não é nada facil qdo estamos com problema de saúde……..
    Fiquem com DEUS. Rezem bastante, com emoção, que sai realmente do coração…..Que
    Deus é único para nos dar força e levantarmos com cabeça erguida……….Bola pra frente,
    e quem puder ajudar o proximo ajudem….Até mesmo numa oração……
    bjos…..

  25. Marta Luciana disse:

    Cara betty,

    Muito bom ler seus relatos e experiências. Minha irmã do meio teve carcinoma papilifero há quase 15 anos e efz treoidectomia total. Até tinhamos esquecido como é tudo isso e então a minha mãe, com 70 anos teve o mesmo tipo de tumor maligno e estamos revivendo os problemas, com a diferença de que nela tudo é potencializado – as dores musculares, dormências, enjôos – devido á falta dos hormônios. Graças a Deus amanhã ela fará a iodoterapia e seu post foi excelente para que eu possa prepará-la para o que virá. Somos cristãs também e nossa Fé tem nos ajudado muito.
    Por favor, ore para que Deus a ajude a se recuperar rapidamente.

    Deus te abençoe!

  26. Querida Betty !!!
    Espero que vc esteja descansando e se divertindo aí junto a sua irmã.
    Bem minha querida lembra que lhe falei,que iria no médico dia 21/04,fui e estou muito feliz com o resultado da biópsia,foi encontrado 2 micro carcinomas e o mais lindo de tudo é que eu não vou precisar fazer nem a PCI e nem o IODO,o meu médico é oncolgista é maravilhoso ele eu creio esta sendo muito usado para me abencoar.Betty Deus me abencoou e tem sido Fiel em minha vida,eu tenho muito a agradecer ao Deus que nós servimos.Bem hoje dia 22/04 comecei a tomar o Puran 100 mg,e a minha dosagem foi bem repartida nos 10 primeiros dias para o meu corpo se adaptar.E daqui a 70 dias volto para fazer novos exames de sangue,naõ posso reclamar estou muito feliz,pois Deus me deu uma segunda chance.Mil Bjus e obrigada por tudo…

  27. maianny disse:

    vc tirou a tireoide ou a paratireoide?
    vi uma reportagem dizendo q c a retirada da tireoide aumentamos de 3 a 5 kg mas ñ é de gordura e sim de retenç~]ao de liquido isso é verdade?

  28. maianny disse:

    gostaria de deixar meu email para tdas vcs q possam me ajudar passando informaçÕes e trocas de experiencia sobre a retirada da tireoide,no dia-a-dia,medicação,o q fazer logo depois da cirurgia,se devemos tomar a medicação depois da operação,cuidados em geral grata pela atenção…

  29. maianny disse:

    esqueci de colocar meu email rssssssssssssss
    MAYLOIRA5@HOTMAIL.COM

  30. Regina disse:

    Oi Betty

    Estava pesquisando sobre o TSH recombinante e me deparei com o seu blog.
    Estou numa batalha imensa com o convenio medico para identificar onde posso realizar o teste de estimulo com TSH recombinante. Ate codigo AMB do procedimento o convenio pediu (nem mesmo minha medica tem essa informacao!!!).
    Voce ou alguem tem alguma indicacao de local que possa ser realizado em Sao Paulo? Se eu fosse fazer a PCI talvez fosse mais facil, mas como vou tomar o Thyrogen somente para medicao da tiroglobulina, esta complicado saber onde realizar e como obter a autorizacao no convenio.
    Meu historico: fiz a tireoidectomia total ha 10 anos. Estava com 35 anos e tinha um bebe de 10 meses. Enquanto minha familia improvisava uma festa para comemorar o primeiro aniversario de meu bebe, eu estava no hospital fazendo o radioiodo. Gracas a Deus deu tudo certo e ate hoje faco somente a reposicao hormonal e acompanhmento com endocrino e cirurgiao de cabeca e pescoco. A proposito, pelo seu relato acho que o seu cirurgiao e o mesmo que me operou (Higienopolis, hospital 9 de julho, termos utilizados nas respostas aos questionamentos pos operatorios…) – se puder confirme o seu nome.
    Registro aqui uma descoberta: tive crises de taquicardia por um periodo apos a cirurgia e um cardiologista me disse que a combinacao de medicamento para a tiroide com cafeina e’ fatal… Taquicardia na certa. Se alguem apresentar este sintoma, deve reduzir o cafe ou entao partir para o descafeinado.
    Que Deus a abencoe e a mantenha ativa para continuar a trazer luz a pessoas que buscam auxilio em seu blog.
    Bjs

  31. Luzia disse:

    Olá Betty como vai? Meu nome é Luzia, tenho 27 anos, moro no interior da Bahia, numa cidade chamada Irece. Impressionante a historia de Glaucia quase identica com a minha. Descobri o minha doença através de um amigo de trabalho no qual percebeu uma alteração no meu pescoço, como trabalho na area de saude, procurei imediatamente um medico, onde fiz uma ultra son da tireide, nela foi detectada 5 nodulos….preocupada procurei um otorrino e cirurgiao Dr. Everton, que por sinal um excelente profissional. Então, ele me encaminhou para fz uma punção, onde infelizmente tive uma pessima noticia…..resultado carcinoma papilifero, fiquei desesperada, mas ele, minha familia e meus amigos me deram muita força. Apartir dai fui informada que teria que fazer uma cirurgia, desesperada com o resultado procurei logo uma forma de fz a cirurgia. No dia 05/04 foi realizada a cirurgia, que por sinal demorou bastante, quase 7 horas, demorou muito, pois o medico teve uma grande surpresa, tinha um nodulo que estava abaixo da clavicula, além de + nodulos, teve que tirar a tireoide tb, apesar de tudo isso a cirurgia foi um sucesso, graças a deus a recuperação foi otima, tive alguns sintomas como formigamento e caimbras, porem tomei calcio por alguns dias, depois nao precisei mais, estou tomando hormonio (puran 100), vou ter que tomar iodoradioterapia, está marcada para o dia 29/06, espero que dê tudo certo, alias vai da como tem dado toda essa minha recuperação. Agradeço a Deus todos os dias por isso, e agradeço a vc por ter dado essa oportunidade a todas de nós de estarmo passando e recebendo experiencias.
    Bjsssss para todos

  32. vania disse:

    ola a todos. Fui diagnosticada com cancer de tireoide folicular e por um erro medico com lupus adiei a cirurgia, mas agora estou em preparo para realizar a cirurgia q ainda nao marquei, falta o pneumologista visto que sou asmatica, e precisarei de cuidados para ser retirada do tubo. Li os relatos acima e fico imaginando como sera tudo, ficar longe dos meus pequenos, acho que sem duvida terei que tomar iodoterapia pois no meu caso folicular pode se dissiminar no organismo. Se alguém tiver mais informações adicionais para me ajudar nos passos que ainda irei trilhar eu ficaria muito agradecida. Muito obrigada
    vania

  33. Déborah disse:

    Olá gente!
    Descobri meu papilífero dia 07/07/2009. Na ocasião estava grávida e operei apenas em 10/03/2010, data em que minha filha já completara 04 meses. Logo antes da cirurgia descobri este blog da Betty, que é de fato muito legal!
    Quando saiu o resultado da minha biopsia, não precisei fazer de cara a iodoterapia, pq o nódulo era bem pequeno e não havia evidências de qualquer metástase. Foi um alívio! Por segurança, marquei uma PCI, que fiz agora, dias 21 e 22 e aguardo o resultado muito ansiosa!
    Estou muito tranquila quanto ao tratamento em si, mas o que me mata é essa necessidade de afastamento da minha filhinha, agora com 7 meses e meio. Para fazer a PCI precisei ficar 3 dias sem contato próximo. Foi tão difícil, fiquei muito sensibilizada!! Hoje finalmente pude abraçá-la e beijá-la de montão! Caso tenha de fazer a iodo será uma barra essa questão! Saberei segunda que vem. Quero que chegue logo pq estou há 30 e tantos dias sem o hormônio e meu TSH estava 85 na segunda feira! Estou começando a ficar zureta e não é por menos!!!! Vou conversar com o médico sobre essa injeção caso eu precise fazer muitos dias ainda de dieta pré-iodoterapia!
    É muito diferente da “dieta” para a PCI????
    Forças para nós!

  34. Adriana disse:

    Olá pessoal! As histórias desse blog se assemelham em muitas coisas não é? Eu sentia uma falta de ar absurda há no mínimo 8 anos, e os médicos diziam que seria stress, refluxo …blá blá blá…até que no começo de 2009 meu pai foi diagnosticado com hipertiroidismo…os olhos esbugalharam, ficou muito ruim, começou seu tratamento e hj está bem. Mas vendo o sofrimento dele, e sabendo que pode ser hereditário, comecei a me investigar melhor! Eu um domingo a tarde, comecei a fazer um auto-exame no pescoço, e percebi um caroço gigantesco, na mesma semana procurei meu ginecologista que solicitou o TSH, já estava alterado para 7,48. Fui para o endocrino que pediu punçao, e aí deu de um lado do pescoço Bócio e do lado esquerdo nódulo folicular, a endocrino me encaminhou imediatamente para a cirurgiã de cabeça e pescoço. Operei no dia 19/04/2009. Eu tinha 7 nódulos do lado direito que eram bócio, e um nódulo de 1 cm do lado esquerdo que era o carcinoma papilífero. Passaram-se 15 dias, comecei a dieta de supressão do iodo e do hormonio, enfim, 40 dias depois, bem cansada, fiz a radioiodoterapia, que foi tudo bem, sem metastases. Hoje estou no final da preparação para efetuar amanhã a minha PCI. Tomei o thyrogen na segunda e na terça feira, meu TSH explodiu para 194,09 estou um caco, mas feliz, pois os anticorpos estão negativados, e isso é um ótimo sinal. Espero ter contribuido com meu depoimento, pois enquanto estamos aflitos, nada melhor do que ouvir histórias boas para nos reconfortar! Na próxima semana, escreverei novamente, contando qual o desfecho do meu exame ok?! E olhem, tudo dará certo, se não deu certo, é porque não chegou no final…Um beijo a todos que estão passando por isso, e acreditem na força de DEUS…

  35. Déborah disse:

    Olá Betty e todos!!!
    Sexta feira peguei o resultado da minha PCI e estou muito otimista! NÃO TENHO FOCOS METASTÁTICOS – graças a Deus – e no tecido tireoidiano remanescente a captação do iodo foi baixíssima – 0,18%.
    Espero não precisar fazer a iodo agora e poder optar por um acompanhamento. Com minha filhota maiorzinha tudo ficará muito mais fácil!!! Saberei em poucas horas, tenho consulta às 13h 45m. Venho dar mais notícias!
    Abs.

  36. Déborah disse:

    Bom dia gente!
    Volto, muito feliz, para dizer que o médico confirmou o que eu esperava: eu estou bem e não preciso da iodo (por ora)!
    Vou ter de fazer um acompanhamento trimestral, medindo a tireoglobulina. Mas, isso não é nada perto de tudo que passei! Pode ser que eu precise fazer a iodo um dia e pode ser que não!
    Me sinto abençoada!!! Primeiro por ter ficado grávida. Se não fosse assim, não sei quando teria descoberto meu carcinoma. Segundo por Deus ter colocado em meu caminho uma obstetra que é também endocrinologista. Se não fosse pelo excesso de zelo dela, eu também não sei quando teria descoberto a doença.
    Para quem nunca viu meu relato, tenho 29 anos e nunca senti nada, NADINHA, necas! Meu pescoço NÃO estava inchado, não tive gânglios. Engravidei, minha obstetra pediu um ultrassom de tireóide apenas de rotina, e bumba, lá estava o nódulo. Pequeno, com cara de “bonzinho”, e veio o resultado da PAAF: carcinoma papilífero. Era de 1% de chance de ser câncer, e era.
    Tive de esperar para operar. A anestesia poria a vida da minha filha em risco. Esperei, fazendo acompanhento. Minha filha nasceu, eu quis amamentar. Esperei mais 4 meses e cheguei ao meu limite. Precisava me livrar “daquilo”. Operei. A cirurgia foi tranquila. Dói um pouco é claro, especialmente nos primeiros dias. Mas não tive hipocalcemia, nem rouquidão. O resultado da biópsia confirmou: carcinoma papilífero 0,3 x 0,3 cm, NÃO encapsulado. Este detalhe quase imperceptível – não encapsulado – me transferiu do grupo de baixo risco para o de risco intermediário.
    Aguardei 90 dias para fazer a PCI – ainda estava amamentando! O resultado finalmente saiu: SEM METÁSTASES E CAPTAÇÃO DE 0,18%. Tenho algum tecido remanescente e sou paciente de risco intermediário para recidivas. Mesmo assim, a iodoterapia não foi necessária! Não mudaria muita coisa neste momento. Apenas o período de acompanhamento, que passaria de trimestral para semestral ou anual.
    A supressão do hormônio para realizar a PCI não foi tão difícil quanto eu esperava. Fiz uma dieta rigorosa – para não engordar – e consegui passar bem os 30 dias iniciais. Inchei um pouco, minha concentração estava ruim, e me senti bem cansada em alguns momentos. Meu TSH chegou a 85. Eu nunca imaginei que pudesse ficar tão alto. E fiquei sabendo que pode ficar ainda mais alto que isso!!!
    Agora demora um tempo para regularizar. Não é assim do dia para a noite. Mas, após 4 dias de hormônio, já me sinto mais animada.
    Se precisar fazer a iodo, talvez opte pela thyrogen, se o plano de saúde liberar. Por mais que dê para suportar o hipotireoidismo, já que existe a thyrogen, por que não utilizá-la…
    Todo meu procedimento fiz pelo Hospital AC Camargo (Hospital do Câncer), em São Paulo. Minha primeira impressão foi ruim, tenho de admitir. É difícil encarar tantas pessoas doentes, com cicatrizes no crânio, na face. Nós, do cortinho discreto no pescoço, somos pacientes “privilegiados” no departamento de cabeça e pescoço. Passada a primeira impressão, sou só elogios para o Hospital. Equipe competente, quartos confortáveis. Tudo coberto pelo meu plano de saúde. Não tenho do que reclamar.
    Por tudo – repito – me sinto abençoada! Por estar aqui, dividindo minha história – DE SUCESSO, DESDE JÁ -, com vcs. Por ter uma filha linda linda e saudável, após ter câncer durante a gravidez. Por ter marido e família que não me deixaram abater. Pelos médicos, que salvaram minha vida.
    Forças a todos.
    Um abraço.
    Déborah

  37. Andrea disse:

    Olá, Beth.
    Seu blog é muito bom! Obrigada!
    No dia 23 de junho passei por uma tireoidectomia total, pois tinha dois nódulos, um no lobo direito e outro no lado esquerdo da tireóide. Ambos eram carcinomas papilíferos. Meu cirurgião de cabeça e pescoço indicou um médico nuclear para a realização da iodoterapia pós Thyrogen. Tenho consulta na semana que vem. Minha dúvida é: é verdade que os convênios médicos são obrigados a cobrir o tratamento com este medicamento? Ouvi dizer que é muito caro e que os convênios se negam a custeá-lo.
    Abraços

  38. Cristina disse:

    Boa noite,

    Para Beth e todos os visitantes,

    Bom sou parente de um paciente de tireoidectomia total e está realmente de parabéns este blog, como outros que me ajudaram muito em dúvidas, estamos na fase de recuperação pós iodoterapia e tenho uma dúvida, como posso saber se a radiação esta baixa, pois o fisico informou que em 3 dias com certeza estaria elimitado totalmente do seu organismo? O procedimento foi feito dia 02/07/10 e o PCI será agora dia 07/07/10.

    E podem ser fortes, temos que acreditar sempre as vezes nestas situações descobrimos que a vida tem tantas oportunidades e que não sabemos aproveitar.

    Abraços a todos

    Cristina

  39. betty disse:

    Olá, Cristina:
    Infelizmente, não tenho experiência nesta área. Coloquei os dois posts (9 e 10) sobre o assunto, com alguns links. Se não encontrar lá, e não conseguir alguma informação via o médico ou o pessoal do hospital, creio que seria mais sábio continuar com os cuidados até o dia 07. Afinal, faltam apenas dois dias. Que bom que seu parente tem alguém zelando por ele!
    Abs, Betty

  40. daniela cristina disse:

    meu nome e daniela comecei a passar muito mal com nauseas, enjoos, fraqueza, insonia, muito apetite e o pior de todos uma ansiedade que nunca tinha passado na vida. passei por psquiatra que me de um anti-depressivo, melhorou pouco, e a ansiedade voltava. fui a um endocrinologista que descobriu um nodulo hipercptante e um cisto tambem hiperfuncionando mais estava demorando e eu achava que ia ficar louca com a ansiedade e comecei o tomar rivotril de dia. fui ao cirurgiao que me indicou tireoidectomia total, faz 6 dias que operei e por enquanto estou tomando calcio e anti-inflamatorio e ainda nao comecei a tomar o hormonio. ainda estou com ansiedade. gostaria de saber se ao começar a tomar o hormonio esta ansiedade vai controlar com o hormonio, porque antes tinha muita produçao de hormonio, nodulo quentes, sera que vou ficar livre dessa ansiedade porque o psquiatra me disse que a ansiedade era por causa da tireoide que tinha que ser resolvida, espero que alguem tenha uma resposta boa para me ajudar, se quando começar a tomar o hormonio tudo isso vai passar e nao vou precisar tomar rivotril. espero resposta

  41. betty disse:

    Querida Daniela: (Tentei enviar isto para seu e-mail, mas a carta voltou com a mensagem que o endereço não existe).

    Eu não tenho experiência com hipo ou hipertireoidismo. Os meus nódulos, aparentemente, não me afetaram deste jeito, nem a remoção deles. Tive, entretanto, uma fase logo depois de uma embolia pulmonar em 1998 que, agora, classificaria como muito parecida com o que sentem pessoas com o desequilíbrio hormonal que uma tireóide problemática pode causar. Me sentia triste e desanimada em situações que, anteriormente, superava com a maior tranquilidade, ainda que fossem bastante difíceis. Isto desapareceu com o passar do tempo, mas desconfio que a mudança nas medicações depois da cirurgia que eliminou os coágulos nas minhas pernas também teve algo a ver com isto, especialmente as sensações físicas. Durante aquele período, minha pele estava muito sensível e o couro cabeludo também, acordava no meio da noite com dormência nas pernas e braços, demorava para escurecer dentro da minha cabeça quando fechava os olhos…. Mas nenhum médico investigou a tireóide, pelo menos que eu me lembre… Poucas pessoas souberam na época, nem meus filhos, e meu marido teve muita paciência comigo, tentando me apoiar ainda que não me entendia, pois não eram muito lógicos os meus sentimentos, temores e sensações…

    Li um livro, mais tarde, de uma senhora que lidou com depressão e ansiedade e ela escreveu que o que muito lhe ajudou foi um pedacinho de um texto de Filipenses 4–que manda a gente pensar em tudo o que é verdadeiro, quando estiver ansiosa. Ela interpretou isto como significando tudo que é REAL e ATUAL. Aprendeu a deixar para trás as coisas ruins do passado, esforçou-se para parar de pensar em todas as coisas ruins que poderiam, por acaso, acontecer, e focar naquilo que estava verdadeiramente acontecendo. Também começou a procurar enxergar beleza e bênçãos ao seu redor, e demonstrar gratidão por elas, a Deus e às pessoas que lhe cercavam. A oração (conversando com Deus sobre os planos e projetos e tudo que a preocupavam) também lhe foi útil.

    Se ainda não for filha de Deus, uma reconciliação com Ele pode ser o primeiro passo para uma paz que ultrapasse todas as suas expectativas (também descrita em Filipenses capítulo 4.) Podemos “conversar” mais sobre isto, se quiser.

    Enquanto isto, saiba que seis (agora sete) dias de operada são muito pouco para determinar ou projetar resultados. Algumas de nós passam alguns meses para encontrar o equilíbrio físico e a recuperação. Procure um acompanhamento médico confiável e dê um tempo para seu corpo reagir. Veja filmes bonitos, alegres ou engraçados.. Compre uma Seleções do Reader’s Digest e leia as piadas e as histórias sobre pessoas que venceram ou que abençoaram… Vá andar num parque florido… Aprenda uma nova habilidade…

    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

    Filipenses 4:6-8 (adaptado): Daniela, não ande ansiosa de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as suas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus.
    Finalmente, Daniela, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o seu pensamento.

  42. Marlene disse:

    Olá Betty e visitantes:

    Em janeiro/2010 quando fui receber o resultado de uma PAAF de nódulo de tireíode (que assim como o da Débora, tinha 1% de ser cancer) nunca me imaginei com cancer e quase morri literalmente de nervosa q fiquei ao ler o laudo como sendo Carcinoma Papilífero. Desde então, seu site me ajudou a ver esta doença com menos terror é dá muita segurança, juntamente com os médicos q me acompanham. Mas, somente hj, deu pra deixar esse depoimento.
    Fiz a cirurgia no final de janeiro (tireoidectomia total ), tudo correu be ,apesar de ter tido uma corda vocal paralisada, minha voz voltou quase ao normal.
    Deus, sempre muito misericordioso comigo, me consedeu a graça de ter um cancer com muito baixo risco, é tanto q não precisei fazer a iodoterapia e vou fazer a PCI agora no inicio de agosto para acompanhamento. Vou tomar o Tyrogen, e tenho muita fé, q tirei outra graça de não ter nenhuma captação ou mestástase.
    Confesso que o medo me ronda sempre, me sinto frágil emocionalmente e tenho crises de ansiedade, talvez pelo hormonio q está em alta dose pra abaixar o TSH, mas ao menos tempo, me sinto agraciada e protegida por Deus. Ele, juntamente com minha família, é a força q me faz crer num excelente prognóstico levantado pelos os médicos.
    Abraços e fé a todos!!
    obrigada a vc Betty , por nos ajudar nesta descorberta tão dificil!!

  43. daniela cristina disse:

    betty,obrigada pela sua resposta porque me encontro num momento de expectativas,pois quando tudo começou fui ao clinico,fuia uma endocrinologista pelo plano que me disse que eu nao tinha nada que procurasse um psquiatra e eu o fiz cheguei la ele me disse que eu ia ficar boa e me deu antedepressivo ,mas procurei um outro endocrinologista particular e ele me pediu uns exames ,um ultrassom e deu um nodulo e um cisto,diante disso pediu uma cintilografia que dectou que meu nodulo e cisto eram hipercaptantes nodulos quentes ,depois pediu a punçao que deu neoplasia folicular mais continuei com muita ansiedade pois meu corpo produzia muito hormonio voltei a outro psquiatra e ele me disse que eu nao tinha crise de panico e sim tudo da tireoide e me receitou clonazepam que me ajudou uns dias entao fui ao cirurgiao que me disse que a melhor escolha era retirada da tireoide entao a fiz hoje faz 7 dias mas voltei a piorar com a ansiedade pois agora nao tenho mais a tireoide ele me disse que nao precisaria começar a tomar hormonio logo pois os meus niveis no sangue nao estavao tao baixo mas ontem pedi a minha mae que liguasse para ele e explicasse o caso porque eu achei que tirando a tireoide tudo voltaria ao normal e ele disse a minha mae que tinha pouco tempo de cirurgia eo meu organismo ainda fai chegar no lugar assim espero quando começar a tomar os hormonios e eles controlem tudo ,sabe quando a endocrinologista do plano me disse que eu nao tinha na da e procurasse um psquiatra fiquei muito triste ,a vontade que eu tenho e de ir la e mostrar os meus exames a ela e disser a ela que olhe um pouco mais para os pacientes com amor procurando solucionar os problemas ,na verdade as vezes os medicos dizem uma coisa outros discordam ,hoje me sinto muito triste ,desmotivada e as vezes acho que nao vou ficar boa ,me sinto culpada por estar dando trabalho a minha mae ,tenho um filho de 4 anos que depende de mim ,espero que ao começar a tomar o hormonio tudo se normalize ,escuto todo dia o momento de fe com o padre marcelo rossi ,e estou fazendo uma novena para mae rainha ,as vezes queria levantar da cama e descobrir que foi so um sonho e tudo esta normal,estou cansada de medicos ,mas o cirurgiao que me operou e um amor de pessoa sera que os hormonios demoram a regularizar o organismo tomara que acertem logo com a dosagem do hormonio e que tudo volte ao normal origada dani

  44. Déborah disse:

    Daniela,
    Que eu saiba, os hormônios demoram um pouco para normalizarem sim. Sua cirurgia é muito recente!!!! Sem contar que, com tudo que vc está passando, é normal haver uma certa ansiedade. Eu mesma tive, depois do nascimento da minha filha, um período muito difícil, com depressão pós parto, e acho que juntou com a ansiedade pela cirurgia que eu tinha que fazer, e ao mesmo tempo eu queria amamentar, meus hormônios da tireóide estavam mais doidos do que nunca (no pós parto é comum eles darem uma desregulada), uma loucura. Fiquei meio pirada um tempo. Tive também que tomar remédios para diminuírem minha ansiedade, controlarem a depressão e aguentar a barra.
    Hoje, 4 meses após cirurgia, tomando os hormônios normalmente, com minha filha desmamada, voltei a trabalhar (há 30 dias) e me sinto muito melhor.
    Tenha uma certa paciência, e procure ajuda nesse momento. De repente um psiquiatra pode te ajudar a se sentir melhor até que seus hormônios entrem nos eixos e vc esteja mais recuperada da cirurgia. A vida vai voltar ao normal, mas é um momento difícil mesmo.
    E quanto a essa médica horrorosa que te atendeu, é sem dúvida revoltante que ela tenha sido tão desleixada com vc. Acho que caberia até uma reclamação no CRM. Se eu fosse vc faria. Para que ela não prejudique a saúde de outras pessoas.
    Um abraço.
    Déborah

  45. daniela cristina disse:

    querida debora obrigadapelas palavras isto nos ajuda muito ,espero ter paciencia porque neste momento estou sem rumo ,ja estou tomando clonazepam antes da cirurgia por causa da ansiedade o psquiatra me aconselhou porque um dos meus piores sintomas do nodulo do cisto que fabricava muito hormonio era a ansiedade e a insonia ,inquietaçao parecia que o meu corpo estava todo descontrolado ,alias ainda continua mais a gente acha que como tirei a tireoide nao produziria mais tantos hormonios e oe corpo voltaria ao normal, sera que e porque fiz a cirurgia com todos estes sintomas e o organismoainda esta reagindo como antes e ainda nao estou tomando os hormonios ,hoje faz 8 dia volto ao cirurgiao dia 13 e vou conversar tudo isso ,mas sera que os hormonios logo controlam o corpo ou demora ainda estou fazendo acompanhamento com o psquiatra mais na cabeça da gente tirando o que estava prejudicando tudo resolveria ,so que depois da cirurgia acho que dei uma piorada pois agora nao tenho a tireoide para fabricar os hormonios sao tantas duvidas ,queria que o hormonio agora comtrolasse tudo ,sera que ele ja vai me dar o hormonio dia 13 quando vou tirar os pontos o cirurgiao optou por tirar a tireoide toda e ele disse que se eu fezesse iodo em um ano poderia voltar a fabricar muito hormonio e a ansiedade voltaria de novo ,o psquiatra que me deu clonazepam me disse que eu tinha que resolver a minha tireoide rapido ,era a unica coisa que eu tomava e mirtazapina a noite para dormir nao tomava hormonio para controlar os sintomas do hipertireoidismo porque o que me prejudicava era o nodulo e o cisto hipercaptantes pois os hormonios tsh cairam ,o primeiro exame de 0,225 0 segundo exame deu 0,19 o terceiro ja aumentou entao nao tomava remedio oque estava me prejudicando era o nodulo unico a esquerda toxico e um cisto a esquerda que funcionava mais que o nodulo .obrigada dani

  46. daniela cristina disse:

    gostaria que alguem relatasse que passou por isso que estou passando que foram nodulos quente e cisto hipercaptante para me ajudar

  47. daniela disse:

    Eu daniela hoje digo que o mundo as vezes nos manda UMAS PROVAS DA VIDA QUE TALVEZ A GENTE NAO ENTENDA PORQUE PASSAR POR ESSAS PROVAS MINHA TIREOIDE ME DEIXOU COMPLETAMENTE LOUCA DE SINTOMAS, SENSAÇOES, CHORO MUITO E PEÇO A DEUS QUE ELE QUE TUDO PODE VAI ME CURAR DE TODOS OS SINTOMAS POIS TENHO UM FILHO DE 4 ANOS ,PARA OLHAR MAS MINHA MAE TEM ESTADO TODO TEMPO PRESENTE EM MEDICOS ,EXAMES E TENDO PENSAR QUE OS HORMONIOS VAO TER QUE CHEGAR NO LUGAR E PODER VOLTAR A TER VIDA NORMAL TENHO QUE ME DESABAFAR, ESTES DIAS PENSO EM NEM SAIR DA CAMA ,MAIS NAO ADIANTA OS SINTOMAS ESTAO LA MAIS COM A GRAÇA DA MAE RAINHA ELA VAI INTERCEDER JUNTO A JESUS E ESTA FASE DIFICIL VAI PASSAR BEIJOS .DANI

  48. Déborah disse:

    Querida Dani,
    Infelizmente não posso dizer muito quanto ao seu tipo de problema, pois o meu caso foi de hipotireoidismo causado pelo carcinoma.
    Acho que hoje é seu retorno ao cirurgião, certo? Converse com ele, peça ajuda!!! Minha endocrinologista me ajudou muito na fase do pós parto, pós cirúrgico e preparatório para a PCI. Acredito que, se vc não tiver de fazer tratamento com iodo, deva voltar a tomar os hormônios. Eu voltei 7 dias após a cirurgia.
    Depois venha dar notícias! Estou torcendo por ti.
    Bjs.

  49. daniela disse:

    querida debora, ontem fui ao cirurgiao tirar os pontos e pegar o resultado da biopsia nao deu cancer ,deu tireoidite linfocitaria (hashimoto),e bocio coloide nodular,alias antes do cirurgiao estive no psquiatra na segunda dia 12 para retorno e novamente perguntei a ela se eu nao estava com sindrome do panico e ele me tranquilizou que nao, que eu fiz a cirurgia a pouco tempo ,e o meu organismo ainda esta descontrolado ,e os niveis demoram a descer no sangue, e eu ainda nao estou tomando os hormonios, pois ele acha que tudo vai chegar ao seu lugar ,mas me manteve a medicaçao ate tudo se ageitar e aos poucos ir tirando os remedios ,mas voltando ao cirurgiao ele me disse que a cicatriz estava sequinha,sem muito inchasso no corte e me pediu para procurar uma endocrinologista ainda esta semana,pois os niveis ja devem estar caindo e agora estou louca pra começar a tomar os hormonios e o meu organismo se organizar e deixar todos os sintomas pra tras se DEUS quiser e ele vai querer e a minha MAE RAINHA tambem vai estar me iluminando para que tudo volte ao normal,este vai ser o meu milagre com a graça de DEUS ,e tomara que os hormonios logo me organize.Me mande noticias voce tem sido uma grande amiga e muito obrigada .dani

  50. vania disse:

    OIE,
    LEMBRA DE MIM? FIZ MINHA CIRURGIA ONTEM,E ESTOU EM CASA HJ, DIA 28/07/2010 ESTOU BEM RELATIVAMENTE BEM.AGOA VOU ME PREPARAR PARA A IODO, JA QUE O MEU E UM CA PAPILIFERO SEGUNDO A SEGUNDA PAAF QUE FIZ… AGRADEÇO DE TODO O CORAÇAO AS SUAS PALAVAS EM MEU E-MAIL, A FORÇA QUE ME DEU E POR TER ME AJUDADO NO MEU REENCONTRO COM MEU CRIADOR,ELE ME SALVOU, E ME COLOCA A CADA DIA MAIS FORTE E VENCEDORA.TUDO POSSO DEUS ME FORTALECE.UM BEIJO NO CORACAO. VANIA

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2009 > outubro > 19 > Pós-Cirurgia de Tireóide (9)