Pós-Cirurgia de Tireóide (10)

Crônicas do Cotidiano > 2010 > março > 1 > Pós-Cirurgia de Tireóide (10)

IODOTERAPIA RADIOATIVA (2)

Recebi um comentário no meu post número 8, no qual uma leitora relata a sua experiência com a iodoterapia, tratamento com iodo radioativo que é feito quando o câncer de tireoide é diagnosticado. A Ana Kelly escreve muito bem e soube descrever o tratamento tanto do aspecto pessoal quanto do aspecto médico, de maneira sensível e interessante e, ao mesmo tempo, precisa.

Foto proveniente de http://thyroid.about.com/b/2007/11/19/radioactive-iodine-rai-treatment-for-thyroid-disease-is-secondhand-exposure-safe.htm

Também adicionei seu comentário ao post número 9, pois é este que fala especificamente do assunto. Mas receio que sua contribuição é valiosa demais para ficar “perdida” no fim de uma série de comentários (apesar de eu ficar impressionada com a quantidade de pessoas que me escrevem, demonstrando que leram tudo, tudo, tudo…!).

Além disso, existem outras implicações pós-tratamento que devem ser percebidas. Por exemplo, viagens internacionais podem ser complicadas por algum tempo depois. Quando enviei uma cópia das últimas correspondências para meu marido (em viagem para os Estados Unidos), ele respondeu o seguinte: Um dos meus companheiros de viagem comentou que fez este tratamento. Algum tempo depois, viajou para os EEUU. No aeroporto aqui,  alarmes e sirenes começaram a disparar quando ele passou pela segurança. Eles o levaram, examinaram e interrogaram durante quase três horas até que um médico chegou para ouvir sua história. Enquanto isso, os passageiros do seu avião, especialmente aqueles que estavam sentados perto dele, foram também detidos e interrogados até que aceitaram a sua explicação sobre a radioatividade…. (E isto também pode ocorrer com qualquer exame em que isótopos radioativos forem usados).

Estou, portanto, fazendo um novo post, contendo não apenas o primeiro comentário, mas algumas correspondências anteriores e subsequentes que adicionam mais informações que podem ser valiosas para aqueles que se preparam para enfrentar o mesmo desafio (ou para aqueles que estarão dando apoio aos seus parentes ou amigos durante este período). Espero que sejam úteis e encorajadoras a todos!

Se você achar que tenha alguma informação ou reflexão para contribuir sobre este assunto, pode comentar. E, se quiser interagir com a Ana Kelly, enviarei seu comentário ao endereço dela…

Abs, Betty

P.S. Enquanto procurava por uma foto para colocar aqui, encontrei mais links que podem ajudar.

http://www.radioativos131.com.br/blog/

home

A nossa correspondência começou com um comentário no post número quatro, em julho de 2009.

Ana Kelly Natali disse:
31 de julho de 2009 às 9:59 pm

Prezados, eu fiz a tireodectomia total no último dia 22/07/2009, no Hospital Oswaldo Cruz, cujo procedimento foi conduzido polo exímio Dr. Celso Friguglietti. Tomei anestesia geral e acho que acordei antes da hora e falando, com a voz normal, pois o Dr. Celso quando me viu logo disse, tenho certeza que seu nervo laringeo recorrente não foi atingido, já que vc pareceia uma tagarela no pós anestésico (rss). Bom, tive dor de cabeça, na nuca, depois comecei a me sentir meio estranha, meio tonta e com um poucoi de contração no músculo da coxa direita. Tive tosse, só porque não podia tossir e foi por causa do tubo, que inflama a traqueia. Coceira na cicatriz e no dreno, por causa do micropore, após o curativo sempre dói, mas tudo é suportável.

Pois, no dia 22/07, ao tirar o curativo, o Dr. Celso me disse que fui agraciada por Deus, já que minha endócrino tinha sugerido a cirurgia de um microcancer de 4mm, no lobo esquerdo, do tipo papilifero. Mas, na biopsia pos cirurgica, a tireoide fora fatiada e a patologista constatou pelo microscópio, mais 1 nódulo de 1mm, com celulas malignas para o tipo folicular e mais 4 nódulos, em formação com 1 e 2mm, cada, com variante papilifero e folicular. Agora, estou me preparando para a iodoterapia, mas me sinto vitoriosa e tenho certeza que estou curada, Pois, eu tenho 35 anos, sou bem casada há sete anos, tenho um bebeê lindo de 1 ano e 7 meses e sou uma profissional bem sucedida.

Neste momento, que sua vida parece ser colocada em uma balança, passei a dar valor a pequenas coisas da vida e agradeço a força e orações recebidas dos parentes e amigos, independente de religião ou crença. Pois, cada palavra amiga ou gesto é combustível para você seguir em frente e continuar a batalha.

Outra coisa, que eu sempre falava para minha mãe, me disseram que eu estou doente e que a unica forma de cura é a cirurgia, mas eu não me sinto doente e nem que estou com cancer. Este pensamento é importantissimo, para você manter a sua sanidade e a dar força e coragem para quem está ao seu lado, pois no meu caso, o diagnóstico foi um ’soco no estomago’ para o meu marido, pais e irmã. Tive que ser forte para encorajá-los e tive que ser forte para ver meu bebê de 1 ano e 7 meses crescer.

Beijos a todos e muita força neste momento. Eu sei que minha batalha está no meio, mas eu vou sair vitoriosa…

Ana Kelly Natali disse:
25 de fevereiro de 2010 às 11:02 pm

Olá Betty…
Estou de volta para contar o que aconteceu depois da tireoidectomia…
Quando voltei ao meu cirurgião, Dr. Celso Friguglietti, para avaliação do procedimento, ele me indicou o Dr. Tazima para conduzir a iodoterapia com aplicação do Thyrogen. Contatei o médico que me esclareceu como seria o tratamento com iodo radiotivo 131 e marcou o procedimento para o dia 04/10/2009.

Durante o mês de setembro fui obrigada a fazer uma dieta restritiva, para auxiliar na eficácia da radioterapia. Neste período não ingeri nada que contivesse iodo (sal comum de cozinha), fui obrigada a comprar um sal especial, nada que fosse industrializado, em conserva, frutos do mar, alimentos com corante vermelho, leite, derivados da soja incluindo o óleo, iogurte, queijos, pães de forma ou qualquer alimento feitos na padaria ou restaurante, biscoito, balas, chocolate. Em suma, na minha dieta só era permitido alimento natural, feito em casa; bem como frutas, incluindo as secas e cereais crus. Lembrando que a barrinha de cereal também estava proibida.

No quesito beleza, esta dieta me ajudou a perder quatro quilos; entretanto, fui impedida de pintar as unhas e usar maquiagem. O pior, como sou muito branca, meus lábios ressecam com muita facilidade, logo fui obrigada a improvisar, passava azeite de oliva para evitar as rachaduras e me proteger do sol. Outra coisa, nem pensar de pintar os cabelos ou passar perfume, lavar o cabelo com shampoo com sal e sabonetes, pois geralmente estes produtos têm iodo em sua composição. Portanto, antes de usar estes cosméticos deveria ler as especificações.

Fui espartana, segui as orietações mais do que a risca, pois quanto melhor fosse a minha dieta restritiva, melhor seria a absorção do iodo-131 pelo meu organismo, o que aumenta a chance de cura. A idéia é matar as células de tireoide pela fome, assim quando eu ingerisse o iodo, eles correriam ávidas para o almoço e fatalmente morreriam.

Feito isto, no dia 04 de outubro de 2009, me dirigi ao Hospital Oswaldo Cruz para tomar a 1ª dose do thyrogen; na segunda-feira, dia 05/10, tomei a 2ª dose e na terça-feira, dia 06/10 me internei em um quarto de isolamento.
O thyrogren induz de forma exógena o hipotiroidismo, ou seja, não é preciso parar de tomar a levotiroxina (t4 sintético – Synthroid ou puram); porque para o tratamento com o iodo ser eficaz é necessário que o TSH esteja muito alto.

Muito bem, na terça-feira de madrugada saí de casa com o coração partido, deixei meu filhinho pequeno com minha mãe, e fui com meu marido ao Hospital Oswaldo Cruz. Entrei no quarto de isolamento, às 7h e logo em seguida veio um técnico para tirar uma amostra do meu sangue. Após, meu marido foi embora, porque já iria começar o procedimento da radioterapia com o iodo.

O quarto é revestido com paredes grossas e biombos de chumbo. Possui câmera de monitoramento interno, me senti como uma participante do “big brother”… Todos os móveis e utensílios são revestidos com TNT ou plástico, porque a radiação é eliminada com o suor e esta é uma forma de minimizar os efeitos da contaminação.

Às 8h, veio ao quarto um físico nuclear, que mediu a distância de um metro entre um ponto, que eu deveria ficar e a outra referência que seria o profissional, que mediria a radiação emitida por mim.

Às 10h, o dr Tazima chegou com o iodo-131, que estava acondicionada em um envólucro de chumbo, chamado de castelinho, ele estava vestindo uma edumentária também de chumbo, óculos de proteção e luvas. Em seguida ele abriu o “castelinho” e me entregou… Eu deveria engolir aquela bolinha de 100 microcue de iodo-131, dose mediana, de uma só vez e com cuidado para não enroscar na traquéia; bem como, durante o dia deveria ingerir muito liquido, para facilitar a eliminação do elemento químico.Fui advertida, que o iodo causa dores de estômago, queimação na boca, náusea e vômito. Sem pensar, peguei o “castelinho” e engoli de uma vez a bolinha, sem água mesmo! Para minimizar os efeitos colaterais, eu deveria expremer o caldo do limão e tomar puro. Também me deram o omeprazol.

Graças a Deus não tive qualquer intercorrência, ou os efeitos colaterais noticiados, mas acho que nunca tomei tanta água na vida, como naquele dia. isto porque quanto mais rápido houvesse o decaimento exponencial da radiação, mais rápido eu sairia do hospital. Ainda bem, que o quarto tinha janela para o jardim da Rua João Julião, pois era possível ver e ouvir os pássaros.

Para passar o tempo, durante a minha estada no isolamento, li muitas revistas, as quais foram descartadas em lixo apropriado, pois ficaram radiotivas. Todos os utensílios de uso pessoal foram para o lixo radiotivo, assim como, os pratos e copos deveriam ser de plático para descarte.

Fiquei internada por 32h, tive alta na quarta-feira, às 14h. Meu marido foi me buscar, o banco do carro foi forrado com plástico para evitar contaminação. Voltei para casa e fiquei isolada por mais 20 dias.

No dia 08 de outubro, retornei ao Hospital para tirar outra amostra de sangue e fazer a Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI), a fim de checar se o câncer tinha ficado apenas na tireóide ou se havia metástase. Recebi o laudo, no dia 23 de outubro e, mais uma vez, agradeço a Deus por tudo, o resultado foi melhor do que o esperado, a absorção do iodo foi 130% e não havia metástase; portanto, estava 100% curada. Durante esta fase, o que mais me doeu foi ficar longe do meu pequeno príncipe, pois a radioterapia é extremamente nociva à mulhes grávidas e a crianças até 18 anos.

Entretanto, graças a corrente de orações de todos os amigos e parentes fui forte para suportar a dor e o estresse… Tinha em mente como palavra de ordem: São 20 dias longe do meu filho para eu ter a vida inteira com ele! Durante o meu isolamento em casa, que eu apelidei carinhosamente de “reclusão”, fui resignada e refleti muito sobre minha vida, meus atos e sobre o que realmente é importante. Conclui que estresses bobos do dia a dia com familiares ou colegas de trabalho só nos tornam doentes e Deus não quer que isto aconteça com a gente. Ele me tirou a cruz que eu estava predestinada a carregar, antes mesmo da doença aparecer. A PCI é a prova disto!

Durante o tratamento, vi e senti o sofrimento dos doentes de câncer e Deus me impediu de passar por algo mais sério. O Dr. Celso mesmo me disse: “Com base no relatório anátomo-patológico, se fossemos cuidar de vc quando os sintomas fossem visiveis, não daria tempo para fazer qualquer tratamento…”

Esta chance que Deus me deu, eu não quero desperdiçar. E não vou desperdiçar! Vou aproveitar minha estada na Terra da melhor forma, junto daqueles que me deram apoio e força para suportar este evento.
Durante a reclusão, o avô do meu marido faleceu e eu fiquei muito triste de não poder apoiá-lo nesta fase, pois eu estava com nível radioativo muito alto e não pude nem ao menos abraça-lo. Ele ficou arrasado, pois o avô era como um pai…

Eu saí da reclusão no dia 27 de outubro e o meu bebê completou 2 aninhos no dia 1º/11/2009, resolvemos fazer um almoço para comemorar a minha saúde e o aniversário dele. Foi um momento bastante emocionante e inequecível…
Bem, em janeiro de 2010, voltei ao Dr. Celso para realização dos meus exames, pois devo fazer o monitoramento de 3 em 3 meses. E graças a Deus, ele me disse outra vez, que estava curada e o que aconteceu comigo no ano passado deveria ser esquecido. Que eu devo colocar um pedra em cima e segui a vida com alegria.

Confesso, que este período foi muito difícil, pois fica martelando na sua cabeça o tempo todo: você tem Câncer, câncer, câncer, câncer… Você perde o sono no meio da noite e pensa na vida,o que passou e se você terá futuro.

Para aqueles que foram surpreendidos com este golpe baixo, não se desesperem. Este tipo de câncer tem cura e a vida com o comprimidinho azul continua a mesma que era antes. Só um calorzinho e suorzinho, de vez em quando, mas tudo bem… Você suporta.

Betty, agradeço a vc a oportunidade de escrever no seu blog e contar um pouco desta experiência de vida, que me fez crescer como ser humano. Pois, acredito, que os depoimentos ajudarão outras pessoas, a exemplo do que aconteceu comigo.

Existe vida após a descoberta da doença e depois dela você passa a aproveitar melhor a vida. Pois, “o que se leva da vida é a vida que se leva.”
Beijos
Ana Kelly

Logo depois, chegou este comentário de uma outra leitora com nome de Mariana (que mandei para Ana Kelly)

28 de fevereiro de 2010 às 11:53 am

Betty, adorei o seu blog. parabéns por esta iniciativa.
Fui operada também e é câncer–maligno. As informações passadas pela Ana Kelly Natali foram muito esclarecedoras para minhas varias duvidas, e gostaria de aproveitar este espaço para saber se demora muito para conseguir o leito para este tratamento de IODORADIOPTERAPIA Vou ter uma consulta para saber se realizarei este tratamento no Hospital Santa Paula ou no Oswaldo Cruz. Sou bem ansiosa e por mim resolveria tudo hoje. hahaha aguardo informações.
Betty, novamente obrigada pelo seu espaço.

A Ana Kelly respondeu.

Betty, Fico feliz de poder ajudar, pois quando fui diagnosticada com câncer tive muitas dúvidas e o seu blog ajudou-me.

Mariana, Com relação ao tempo de espera para realização do procedimento, demorou cerca de 2 meses para conseguir a vaga, pois no Hospital Osvaldo Cruz, existem poucos quartos preparados, os quais estão localizados  no prédio velho, cuja construção das paredes é bem reforçada. Pois fiz a cirurgia dia 22 de julho e a internação para radioterapia ocorreu no dia 06/10/2009.

Agora,  eu não conheço o Hospital Santa Paula, mas eu indico o Oswaldo Cruz, o pessoal técnico é bastante competente e de acordo com as informações que obtive dos especialistas médicos, o HAOC tem equipamentos de última geração e o trato com o paciente é humanizado. O que é importante, pois nesta fase estamos muito fragilizadas.
Beijos à todas e, no que eu puder ajudar fico à disposição.
Ana Kelly

Eu escrevi para Ana Kelly ontem à noite, 28 de fevereiro de 2010:

Querida Ana Kelly:
Aprecio muito a sua contribuição, completando numa área em que não tive experiência. Como vê pela carta que já lhe encaminhei, creio que muitas pessoas saberão melhor o que lhes esperará, através do seu relato, muito bem elaborado e completo. Ajuda ter alguma noção do tamanho e extensão das dificuldades que temos que enfrentar–a incerteza é algo muito incômodo e assustador. Também é bom porque o relato tem elementos de esperança. Estou pensando em talvez fazer um post exclusivo com a sua carta, porque ela fica meio “perdida” no fim do texto e muitos não vão chegar até ela. Já a coloquei no fim do post 9 também, pois este fala especificamente do assunto. Se eu tiver alguma informação incorreta lá, pode me corrigir.

Fiquei com algumas perguntas. Eu não havia percebido a extensão da limitação em termos de objetos para levar dentro do quartinho. Quando pensei que este também seria meu destino, me imaginava lá dentro com meu computador, celular, livros favoritos, som… Eles não inventaram ainda um jeito de se ver TV ou DVDs através de um vidro?  E música, colocam para tocar? A sua escolha? Levou um celular “descartável”?

Finalmente–o que é o “comprimidinho azul”? É o hormônio?–no meu caso é um comprimido amarelo–Synthroid 100. Ou é outra coisa?

Que Deus a abençoe, dando muitas oportunidades de conhece-lo como Ele quer ser conhecido, e de servi-lo como Ele quer ser servido.
Abs, Betty

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.  Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. — Evangelho de Mateus, capítulo 22, versículos 35-37.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6.

Segue a resposta de Ana Kelly

01 de março de 2010

Betty,
No quarto de isolamento só tem uma TV com controle e um telefone sem fio, ambos recobertos com plástico, o chão e os móveis são revestidos por um material sintético denominado TNT, o peitoril das janelas, maçanetas e puxadores são enrolados com filme plástico. A enfermagem entrega os alimentos e medicação em bandejas de papelão e os pratos e os talheres são de plástico. Este procedimento também foi respeitado pela minha família durante os 20 dias de “reclusão”.

No hospital, quando algum profissional precisa entrar no quarto, interfona para  o paciente, que tem que se deitar na cama que fica atrás de uns biombos de chumbo. Não pode haver contato nenhum com qualquer pessoa ou animal, enquanto você está radioativa, que eu também apelidei de “período de cintilância”. Fiz tudo o que pude para melhorar a situação, pois se tenho que enfrentar devo fazer de cabeça erguida. Meu médico também me disse, que psicologicamente eu também fui forte para conduzir a situação, criei formas para minorar o meu estresse e ajudar minha família que também ficou fragilizada…

Enquanto a roupas e objetos de uso pessoal, tive que levar apenas roupas leves que poderiam ser descartadas no lixo do hospital ou para reutilização eu mesma deveria lavar e um ciclo de máquina seria suficiente para descontaminação. Todavia, outra pessoa deveria colocá-la no varal. Ou, se preferisse poderia deixar separada, durante o mesmo período de isolamento. Assim, se fiquei 20 dias todos os objetos deveriam ficar isolados 20 dias, a contar do término do meu isolamento. No meu caso eu fiz a última opção, pois como tenho um bebê fiquei  com receio de contaminar a máquina de lavar.

Não levei nada para o quarto de isolamento e utilizei as necessaires de cuidados pessoais fornecidas pelo Hospital, as quais foram descartadas na minha saída. Caso eu vomitasse, a orientação e que eu mesma deveria limpar os dejetos e só após solicitar a ajuda de um profissional. As idas ao banheiro, deveriam ser cuidadosas, não poderia haver qualquer respingo no chão ou tampa da privada. Após, deveria das 5  longas descargas, e lavar as minhas maõs com um sabonete descontaminante e depois com outro normal.

Levei apenas revistas e objetos que pudessem ser jogados fora. Para os retornos ao hospital, fui orientada de que deveria usar luvas de plástico e revestir o carro com plástico, deveria ir sozinha para evitar que meus parentes fossem expostos a radiação desnecessária. Pois, durante a dieta do iodo, todas as pessoas que poderão ter contato comigo devem ingerir os alimentos utilizando o sal sem iodo, para que  a radiação eventual e esporádica não seja nociva a eles. Durante o período de isolamento em casa, fiquei em uma área pouco usada de minha casa,  meus parentes me entregavam os alimentos e eu ficava escondida para não expô-los.

Com relação ao comprimidinho azul que citei, esta me referindo ao Synthroid®, acho que ele deve mudar de cor de a acordo com a dosagem, pois o meu é o 150mg. Esta dosagem está um pouco alta, mas é necessário para manter-me com o TSH baixo, para evitar reincidência do câncer.

Se você quiser colocar esta parte como aditamento ao meu relato, fique a vontade. E, como lhe disse, fico à disposição para outros esclarecimentos, pois nesta fase ficamos cheios de caraminholas e a consulta com o médico é curta para tirar todas as nossas dúvidas… E como boa cristã, quero deixar o meu testemunho de fé e de certeza que o Pai não desampara seus filhos.
Bjs, Ana Kelly Natali

438 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (10)”

  1. Elaine disse:

    Vi que você tem diabetes. Eles medem a glicemia e se for necessário aplicam insulina. Outra coisa importante, repara que as pessoas se queixam de formigamento mesmo algum tempo depois da cirurgia? É bom de vez em quando fazer exame de sangue para ver como tá o calcio. Minha endrocrino passou exame de cálcio total, albumina, cálcio ionico e fosforo. Tenha fé em Deus que tudo vai dar certo.
    Dany, tem uma passagem na Bíblia que acho muito reanimadora. Se você tiver uma Bíblia aí perto e quiser ver é Isaías 33:24. Lá diz que vai chegar o dia que nenhuma pessoa mais dirá: Estou doente! Já pensou quando Deus cumprir essa promessa!?
    Tudo de bom pra você e todos que participam desse blog.
    Ps. Qualquer coisa estou à disposição.

  2. Dany disse:

    Oi Elaine,
    Muito obrigada por me tranquilizar, suas informações me tiraram muitas dúvidas com relação a tudo que eu queria saber, confio muito em Dr. Augusto e tenho certeza que ele é extremamente competente, mas o que me deu insegurança foi o fato de eu ser diabética, e aí tem todo um cuidado com a alimentação, mas até isso vc me tranquilizou…rrsrsrsrsr. O desconhecido às vezes nos deixa um pouco insegura, mas acredito que será fácil e espero que vc se recupere beeeem rápido pra podermos rir de tudo isso depois, com histórias de VITÓRIAS pra contar.
    Vou sim, ler a passagem que citou e sei que pra DEUS nada é impossível!
    Mais uma vez meu muito obrigada e fica com Deus!
    Mil beijos no coração…
    Dany

    Dia 20 estaremos lá…

  3. Roberta disse:

    Olá, Betty
    Já a visitei aqui algumas vezes, mas ainda me preocupo com os hormônios. Operei em julho de 2010, retirei toda a glandula, fiquei mais 10 dias internada por causa da baixa do calcio, fui para casa e depois comecei a tomar os hormônios, que ainda me deixam com dor nas juntas, cansada, depressiva e com muita insônia. O que me preocupa é quando vou voltar a ser a mesma de antes, porque me sinto muito desanimada por não ter a saúde que tinha. Moro no Rio, me trato no Hospital da Marinha , mas acho que devo mudar de médico, pois parece que a cada vez que vou lá e ela aumenta a dosagem, eu fico pior. Se houver alguém que conseguiu superar essa fase, me escreva. Um abraço e boa sorte a todas ( os).

  4. patricia disse:

    olá! minha mãe tem cancer de tireóide,já fez uma cirurgia á 1mês e agora com o resultado da biopsia da glandula q foi retirada o médico falou q vai ter q tirar tudo,pois deu maligno.
    gostaria de saber quais os procedimentos e as chances de cura???
    estamos muito abalados com essa notícia e preocupados com com a cirurgia…pq na primeira ela ñ sentiu nada,mas tememos pela 2ª…
    gostaria q me falassem algo de como vai ser…
    desde já agradeço.

  5. enio ferreira disse:

    Eu fiz a cirurgia de extração do nodulo ( tumor maligno ) na tireoide, e agora preciso dar proceguir com o tratamento radioterapico. Gostaria de saber o custo e quais hospitais estão preparados para este tipo de procedimento. Agradeço qualquer informação.

  6. betty disse:

    Olá, Patricia:
    Cada caso é diferente e quem melhor pode lhe informar serão seus médicos (clínico geral, endocrino, oncologista, cirurgião)… Se quiser saber a experiência de outros, leio os meus posts anteriores sobre o mesmo assunto, começando com alegrias e tristezas. Creio que são 12. Tem muitos comentários informativos neles. Eu, pessoalmente não tive cancer, apenas nódulos muito grandes. Mas outros leitores passaram pelo tratamento e muitos se curaram. Que Deus lhes conceda sabedoria e forças durante estes momentos. Abs, Betty

  7. betty disse:

    Olá, Enio:
    Vamos ver se algum leitor lhe responde. Eu, pessoalmente, não passei pelo tratamento. Creio que a melhor maneira de se informar é consultando com seu médico e com os hospitais próximos. Muitas vezes, o convênio cobre este tratamento.
    Espero que tudo corra bem. Abs, Betty

  8. Luciana disse:

    Que lição de vida! Estou enfrentando a mesma situação, vou fazer cirurgia e depois o outro tratamento. Esse testemunho foi muito importante pra mim. Deus vai me abençoar assim como fez com vc. Reza por mim também.

  9. sergio disse:

    oi tudo ok com vc????
    bem vamos ao q interessa, é pq minha sogra tá com c.a de tireóide deu carcinoma papilifero variante folicular…
    ela vai fazer a retirada total da glândula,tirou 1 e o resultado da biópsia deu maligno,agora o médico vai fazer outra cirurgia.Gostaria de saber quais as chances de cura dela e como vai ser o tratamento , vai ter q ficar fazendo pro resto da vida???ou só com a aplicação do iodo ela vai ficar curada??
    Agradeço se me puder responder logo,pois a cirurgia vai ser segunda de manhã cedo.
    desejo muita saúde a vc e família,afinal isso é o q realmente faz com que sejamos felizes…tendo saúde!!!!obg…

  10. cleidearaujobarbosa disse:

    Boa noite, Bety achei muito emocionante o depoimento da Ana Kelly, como foi forte e corajosa para enfrentar todo o problema, beijos para ela e que Deus a abençoe grandemente ela e sua familia.
    Bety esta semana fui na minha médica levar aqueles enxames de rotina que temos que fazer sempre, graças a Deus estou bem só um pouquinho de anemia mas minha médica disse que não é nada sério uma alimentação balanciada resolverar e diminuiu a dose do levotiroxina para 88mcg, mas estou bem. Anciosa para receber resposta suas.BEIJOS a todos sempre leio os comentários e fico muito feliz como podemos ajudar outras pessoas
    Que Deus abençõe a todos!

  11. Claudia disse:

    Fiz a cirurgia na semana passada dia 24/08/2011, com Dr. Celso Friguglietti.
    Hoje dia 31/08/2011, estou aqui trabalhando, super bem, sem dores e me preparando para a próxima etapa: iodoterapia.
    Ás vezes fico pensando como Deus é tão bom de nos colocar no caminho certo, ou seja de eu ter encontrado Dr Celso, um profissional competente, amável….um amor de pessoa.
    Eu tinha muitas preocupações antes da cirurgia, pois tenho filhos de 16 e 14 anos, mas tudo correu tão tranquilo, que quando olho para a semana passada , me dá um alívio muito grande, tarefa cumprida!!!
    Li tantas coisas na internet ,sobre tiroíde antes da cirurgia, tantos depoimentos e hoje estou aqui para dizer o quanto é importante a escolha de um profissional que vc sinta-se confiante e segura.
    Como disse não tenho palavras para agradecer o carinho e atenção do Dr Celso Friguglietti.

    Sei o quanto angustia todos esses resultados, exames e a cirurgia, mas quando vc está segura e em boas mãos o caminho torna-se mais leve.

    Agradeço a Deus por mais esta etapa.

    Claudia Fischer

  12. Dany disse:

    Oi Betty,
    Estou me preparando para a cirurgia que será daqui a 20 dias e mais uma vez passo aqui para te dizer o quanto seu blog é importante pra mim. Adorei ver que a Claudia Fischer, 7 dias depois da cirurgia já está trabalhando e bem…
    Agora me responde uma coisa, quanto tempo depois da cirurgia começou a tomar os hormônios?

    Beijos no coração!!!!

  13. Claudia disse:

    Dany

    Nào tomarei hormonio durante estes 15 dias pois estarei fazendo a ioderapia no próximo dia 13/08. Para que este procedimento tenha resultados positivos, comecei hoje a dieta e já estou sem o hormonio.
    Desejo que vc tenha uma ótima cirurgia e se recupere bem rapidinho.
    Vá confiante que tudo dará certo, procure não falar muito após a cirurgia, pois é normal sentir um pouco de dor, mas nada que não aguente.
    Que Deus te ilimune… boa cirurgia.
    bjos

  14. betty disse:

    Olá, Dany:
    Eu mesma comecei a tomar o hormonio quase imediatamente. Noto, entretanto, pelos comentários aqui e nos posts anteriores sobre este assunto, que nem sempre é assim, ainda quando não se tem câncer. Mas eu não sei por que.
    Relendo as suas cartas, percebo que você disse que tem carcinoma papiíifero. Você, então, provavelmente, não tomará o hormônio logo, igual à Claudia, mas esperará até fazer a iodoterapia.

    Aproveite bem estes dias antes da cirurgia para poder descansar tranquilamente depois. Mas arrume algumas coisas não trabalhosas para fazer durante este período de recuperação e espera, como organizar suas fotos ou sua caixa de memórias (ou as fotos dos seus pais, irmãos…). Ou termine um trabalho manual criativo ou leia os dez livros que sempre quis ler e nunca teve tempo, veja uns filmes bonitos, alegres, informativos ou motivadores… Ande pelas ruas calmamente e admire a arquitetura das casas e a beleza da natureza… Leia Marley e Eu. Depois veja o filme–se ainda não viu… Ou leia os livros da Série Mitford, de Jan Karon… Seleções do Reader’s Digest… Ou outro romance, biografia…

    Sente num shopping ou num parque e observe os rostos e analise os relacionamentos das pessoas que passam… Leia sua Bíblia… Anote seus pensamentos… Faça de tudo para não ficar com a mente e as mãos vazias.

    Depois nos conte como foi e como está indo. Está bem?
    Que Deus lhe guarde, console e anime.

    Abs, Betty
    Salmo 103.8 Faze-me ouvir pela manhã da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma.

  15. sergio disse:

    oi tudo ok com vc????
    bem vamos ao q interessa, é pq minha sogra tá com c.a de tireóide deu carcinoma papilifero variante folicular…
    ela vai fazer a retirada total da glândula,tirou 1 e o resultado da biópsia deu maligno,agora o médico vai fazer outra cirurgia.Gostaria de saber quais as chances de cura dela e como vai ser o tratamento , vai ter q ficar fazendo pro resto da vida???ou só com a aplicação do iodo ela vai ficar curada??
    Agradeço se me puder responder logo,pois a cirurgia vai ser segunda de manhã cedo.
    desejo muita saúde a vc e família,afinal isso é o q realmente faz com que sejamos felizes…tendo saúde!!!!obg…

  16. betty disse:

    Olá, Sergio:
    Muitas pessoas se curam com um único tratamento (radio-iodoterapia). Mas depende muito do tipo e do grau do câncer. Enquanto isso, todas que removem a tireóide precisam tomar um hormonio durante o restante da vida. É um simples comprimido que deve ser tomado diariamente, mais ou menos meia hora antes do café da manhã. Eu faço isto, sem problema ou sequelas. Sou muito grata a Deus porque vivo numa época em que já inventarem este substituto, se não ainda estaria lidando com minha tireóide problemática. E também podemos ser agradecidos porque a iodoterapia existe e tem sido tão eficaz–apesar de ser um tratamento desgastante, é por pouco tempo e muito menos debilitante do que quimioterapia ou radioterapia. (Muitas vezes, o comprimido é iniciado apenas após o tratamento–estas semanas serão dificeis. Num post anterior sobre o mesmo assunto, cito um outro blog que diz que existe um remédio que ajuda a passar bem por este periodo, mas é caro. Vale a pena dar uma olhada.

    Espero que você possa ter muitas oportunidades e anos ainda para mostrar o seu carinho para sua mãe, sendo criativo e diligente em recompensar as muitas coisas que ela fez por você até agora.
    Que Deus os abençoe, Abs, Betty

  17. Maria Clara disse:

    Oi, Amigos.Gostei muito dos comentários. Eles ensinam bem. Também passei por uma cirurgia com o Dr. André Pinho. Antes de saber da doença sentia dores e pensava que era apenas uma dor de garganta. Então, com a doutora Janaína, descobri a tireoide com células foliculares. A cirurgia foi muito bem e o médico me deu a notícia que era benigno. “Que alívio.” Mas sinto dores ao engolir, calores pelo rosto, dormência nas mãos, braços e rosto. Espero que isso passe logo. Sei que, de agora em diante, tenho que mudar alguns hábitos, mas pelo menos não sinto mais dor e estou perdendo peso. Tirei-a totalmente. E sinto um alívio muito grande. Graças a Deus.

  18. betty disse:

    Olá, Maria Clara:
    Imagino que sua cirurgia ainda é bem recente. Estas coisas são normais. A dormência vem pq mexeram com as paratireoides. Às vezes, receitam cálcio para passar isto. Tem muito mais informações nos posts anteriores–que começam com o post Alegrias e Tristezas (neste só precisa começar no fim, pois o post é dirigido primariamente a amigos e conhecidos. Nunca pensei que tantas pessoas fossem ler os meus relatos sobre as minhas experiências…! 🙂 )
    Converse com seu médico sobre o que está sentido. Espero que logo-logo você esteja bem melhor.
    Abs, Betty

  19. Maria Clara disse:

    Olá, Bety. Minha cirurgia foi no dia 8 de agosto. realmente está recente. Porém sinto muitas coisas estranhas. Tomei cálcio e outras medicações. Espero que tudo passe.
    Descobri sei blog por acaso. Até enviei para o cirurgião. Sabe, às vezes, algumas pessoas pensam que o que sentimos é besteira, mas não é.
    Beijos. Clara.

  20. Luciene disse:

    Oi gente meu nome é Luciene e fiz a cirurgia dia 03/09/2011, ainda estou com os pontos. No dia da alta o médico disse que não era pra me preocupar, pois havia uma grande probabilidade de não ser cancer. Mais estou sentindo umas coisas estranhas, as pontas dos meus dedos não param de formigar, esse incomodo no pescoço e agora estou achando que estou inchada. Será? Não posso ter engordado tanto em uma semana, a ponto das calças não entrarem, o rosto parece inchado, detalhe o medico não receitou o Puran ( ou algo parecido), não era pra já esta tomando esse medicamento? Já que a retirada da tireoide foi total? Gente quem ´puder me ajudar fico muito grata.

  21. betty disse:

    Olá, Luciene:
    A sua cirurgia ainda é muito recente para você começar a se preocupar. Se você voltar para os primeiros posts sobre este assunto, encontrará muito mais descrições de como as pessoas se sentem pós-cirurgia. O formigamento é comum. Vem porque mexeram com as paratireoides. Normalmente passam cálcio para isto. Você deve estar voltando para o médico dentro de pouco tempo. Aí você pode fazer todas as suas perguntas e, provavelmente, receberá a receita do hormonio. Creio que com este, você logo estará se sentindo melhor. Vamos torcer por isto.
    Abs, Betty

  22. Eliana disse:

    Olá!! Me chamo Eliana , e hoje está fazendo exatamente 23 dias q fiz uma tireoidectomia total , há um ano atras comecei com uma febre de 39 graus por 10 dias , e uma dor insuportavél do lado direito do pescoço, doia tanto q nao conseguia me mexer na cama , procurei varios medico, uns diziam q era dengue , outros garganta , um até suspeitou q eu estava com leucemia … bom, resumindo … um clinico geral me encaminhou para um infectologista , chegando na consulta , disse a ele q sentia muiiita dor na cervical do lado direito …. foi o unico q me deu “ouvidos” rs…. além da bateria de exames de sangue , e rx ele pediu pra q eu fizesse uma ultrason da cervical… e constou q eu estava com uma TIREOIDITE , e q do lado direito existia um nodulo medindo cerca de 1,2 cm …. bom …. ele me medicou e pediu pra q eu procurasse um endocrinologista , bom procurei … depois de um mes , voltei e o medico repetiu a ultrason… e infelizmente ele me disse q o nodulo ainda estava lá… pq a esperança dele era q tivesse sumido…. ele achou q fosse por conta da tireoidite … mas pra minha infelicidade o nodulo estava lá … bom…a companhamos por 10 meses …. e nun retorno ele pediu pra q eu repetisse novamente o exame , e constatou q o nodulo havia crescido e q estava todo irrigado …. ele foi bem direto ! seu caso é cirurgia nao podemos mais acompanhar … é caso cirurgico !! fiquei sem chão !! ele me encaminhou para um cirurgião de cabeça e pescoço ….Dr José Rildo , e esse medico foi bem direto , seu caso é pra cirurgia , e diante dos exames nao posso Lhe garantir q nao seja nada … me advertiu q poderia ser maligno … mesmo com o exame de punção dando negativo ele nao me garantia q nao fosse um c.a de tireoide …. e q poderia ter q retirar toda a glândula …. fiquei apavorada ….. ainda bem q tenho uma irmã incrível q nao me abandonou em nenhum momento …. e os meus filhos …. tenho 2 ….rs…. um de 21 e outro de 7….rs…. pois bem …. fiz todos os exames pré operatórios e marcamos a cirurgia pro dia 18/08… passei dias de muiita ansiedade dividida com essa irmã q tanto amo …. no dia 18 ela foi comigo pro hospital….. subi pro quarto e ela ficou me aguardando descer para o centro cirurgico … ainda no quarto me aplicaram um pré anestésico …. mas nao dormi … passei por ela … e com muita lagrimas disse o qto a amava, ela dizia : vai dar tudo certo LI …. isso era as 7.30 da manhã…. lembro de ter visto o anestesista na sala…. perguntei pra ele se o Dr . já havia chegado , ele disse q sim…. lembro de ter perguntado tb se corria risco …. rsrs… ele disse q qualquer cirurgia tem risco , mas q eu estava sendo monitorada e q tudo iria dar certo ….depois disso…. me lembro de estar acordando numa sala …. e havia um relogio na parede …. e eu tentava ver as horas….. minhas vista embaraçava …. mas mesmo assim vi , q já era 10.30 da manhã…. sentia muita cede e dor ….llogo subi pro quarto …. e minha irmã do meu lado … sempre …. mal consegui me mexer …. de dor nas costas …. acho q foi a posição q fiquei …. uma sonda …q me deixava muito chateada … pois nao é nada agradável …. mais era necessario ….. depois de 3 dias internada , recebi alta … foi para casa da minha irmã , ela cuidou de mim com maior carinho .. pois até banho me dava….. nao conseguia me mexer direito , e tive formigamentos nas mãos , pés e rosto …. e as terriveis cãibras terriveis …. mas tudo suportavél.. hoje estou aqui !! com o resultado da biopsia negativo GRAÇAS A DEUS , e posso disser pra todos q estão enfrentando esse problema , SE ACHEGA A DEUS E AS PESSOAS Q A AMAM … POIS TUDO PASSA…. E QDO ESTAMOS EM SINTONIA COM O CRIADOR E COM PESSOAS Q AMAMOS E Q NOS AMAMOS , TUDO FICA MENOS SOFRIDO … ENTEGUE A SUA VIDA A DEUS E CONFIA … O RESTO ELE FAZ !! PODE CRER!! HOJE ME SINTO OTIMA ,JA ESTOU FAZENDO REPOSIÇÃO HORMONAL , TOMANDO PURAN DE 125 MG ….. E ESTOU MUIITO FELIZ!! A MINHA VOZ AINDA ROCA …. BEM POUCO .. MAS O MEDICO DISSE Q É NORMAL…. E Q EM PRAZO DE ALGUMAS SEMANAS TUDO VOLTA AO NORNAL …. DISSE Q ESTOU CURADA , E Q É PRA LEVAR UMA VIDA NORMAL!! DESDE Q TOME O HORMONIO TODOS OS DIAS !! BEM , ESPERO Q TENHA AJUDADO ALGUMAS PESSOAS COM A MINHA EXPERIENCIA …. TENHO FÉ !! TUDO PASSA!! BEIJOS !!

  23. betty disse:

    Olá, Eliana:
    Obrigada por compartilhar a sua experiência. Que bom que tudo correu tão bem no fim! E que a biopsia deu negativa. Agora vai ser sua vez de abençoar outros, sendo sensível e dando apoio em momentos de dificuldades. A Bíblia ensina que precisamos confortar outros com o conforto que recebemos de Deus (1 Coríntios 1.4). Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  24. Eliana disse:

    Amém Betty !! abraços !!

  25. eliete disse:

    ola bety! ja faz 5 meses que retirei a tireóide total, deu benigna, a recuperação foi otima,enfin, eu gostaria de saber se alguém ou mesmo vc,constatou que agente fica um tanto, como vou dizer, sem animo,como se as coisa não fossem com vc….ainda não estou sendo acompanhada pelo endocrinologista,mas por estes dias irei para se tem haver ou se é outra coisa….agente se recupera,mas a impressão que tenho que não somos mais os mesmos…falta ânimo!abraços!

  26. Dany disse:

    Oi Betty…
    Como vai, tudo bem?
    Vou me internar na segunda, já!! Mas sabe o que aconteceu?? Fiquei menstruada, acho até que pode ter sido pelo nervoso e ansiedade. Será que terei algum problema em operar menstruada? O pior é que não tenho como falar com o médico antes de segunda e essa aflição agora tá me deixando doida! você sabe de alguém que operou “nesses dias”? Será que pode?

    Beijossss

  27. betty disse:

    Bom dia, menina. Acordou cedo, heim? Eu tb. Olhe, vc é a primeira que me escreve perguntando isto. Mas, tenho uma forte impressão que não é um bicho de sete cabeças pois nunca vi nenhuma orientação contra cirurgia de tireoide “nesses dias”. Em primeiro lugar, imagino eu, se fosse um problema, haveria avisos contra em todo canto, remarcações de cirurgia constantes, etc. Segundo, ainda faltam três dias. Três, você não irá se operar naquela área. Portanto, procure ficar tranquila e na paz de Deus.
    Seguem três passgens da Bíblia que me consolam e dão propósito de vida.
    Jesus disse: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exigjo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. Mateus 11.28, 30
    Ele também disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. João 14.6
    Numa conversa com um lider espiritual dos judeus da época, que veio lhe procurar à noite, Jesus afirmou: Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. João 3.16
    Ser fiha e serva deste Deus é muito bom, Dany. No fim deste ano, chego aos sessenta anos de idade, sempre como “crente”, tentando aprender mais e mais a ser como Ele (falhando tantas vezes!) e procurando agradá-Lo (não porque Ele é carrasco, mas porque devo tudo de bom que tenho e que posso ser, a Ele.)
    Torcendo para que você possa experimentar muitas alegrias e bênçãos, em meio a mais este desafio na sua vida. Um grande abraço de Betty

  28. Dany disse:

    Mniha querida,
    Mais uma vez agradeço suas lindas palavras, e esse nosso Deus que pode tudo, estará sempre ao nosso lado, tenho certeza.
    Sei que 60 aninhos é pouco para uma pessoa tão iluminada que ainda tem muita coisa boa pra passar adiante.
    Te desejo tudo de melhor e te tenho em um lugar muuuito especial em meu coração, pois você me conquistou de verdade!!
    Sou sua fã… rsrsrsrsrsrrs….

    Te gosto muito, Betty.
    Mil beijos.

  29. Eliana disse:

    Dany , fiz cirurgia há um mes e no dia da cirurgia estava menstruada , fique tranquila !! no meu caso depois q voltei da anestesia meu fluxo menstrual havia parado ….. o medico disse q era normal ….. vai dar tudo certo !!! fique em paz!! beijos !! boa sorte!!

  30. Dany disse:

    Bom dia Bettynha,
    Passei aqui rapidinho pra deixar um beijo e dizer que estou saindo de casa agora pra ir pro hospital, minha cirurgia será amanhã. Assim que eu voltar pra casa eu conto como foi, viu? Rezem por mim… Fica com Deus!
    Um beijo no coração de todas e em especial no seu!

  31. margareth rech disse:

    oi bety vc e uma fortaleza heim.. nao posso falar que naum sou tambem. fiz punçao e anatomo patologico em fev. deu negativo o nodulo na tireoide esquerda . hormonios tudo ok. operei em 23 de agosto de 2011. passei muito bem no pos operatorio. aguardando outra biopsia. tirei os pontos , meu medico dr magionne falou que estava tudo ok que nao precisou retirar toda a tireoide esquerda pq estava com prognostico mto bom. agora sinto repuxar a cicatriz e parece que estou enforcada. mas saio ando, nao estou de dieta mas emagrecendo . dia 8 de outubro irei voltar ao medico . confesso que to apreessiva pela biopsia mas bastante confiante … e normal nos seres humanos somos mto frageis . um abraçao a todas que passaram por esta cirurgia e que deus esta sempre conosco.ele e maior.

  32. Alessandra disse:

    Oi Betty!!! Seu frequentadora do seu Blog e sempre q tenho duvidas recorro a ele … afim de dividir experiencias…no inicio deste ano realizei a retirada total da tireoide como já mencionei a minha recuperação foi Ótima super tranquilha … mas por volta mais ou menos de 2 meses atrás estou sentindo muiiito formigamento e as vezes uma leve tontura …meus exames estão ótimo tomo sintroid 100 , eu tinha parado de tomar o cálcio mas voltei por conta própria vou retornar na endócrino em novembro…meu Humor tbém tem passado por mudanças …Bjus.
    aguardo sua sugestão .

  33. Dany disse:

    Oi Betty, voltei…..
    Cheguei em casa ontem pela manhã, a cirurgia foi um sucesso, porém demorei a sair do hospital pois tive hipocalcemia imediatamente, aí tive que tomar uns medicamentos extras, mas no geral estou bem. O médico teve que fazer esvaziamento cervical, por isso estou com um corte maior que o habitual, mas isso também acostuma, afinal o importante é a qualidade de vida, né?
    Incomoda engolir, deitar, suspender a cabeça… ms estou tão feliz que pelo menos essa etapa já terminou e só voltarei ao cirurgião em novembro.
    Muito feliz de estar aqui novamente com você…
    Agradeço as orações e a atenção!!
    Agora serei uma criança de 28 aninhos mimada até me recuperar total e isso é tão booooom…rsrsrsrrs!!!!
    Beijos gigantes e fica com Deus, pois só Ele é o nosso conforto.

  34. Dany disse:

    Oi Betty, voltei…..
    Cheguei em casa ontem pela manhã, a cirurgia foi um sucesso, porém demorei a sair do hospital pois tive hipocalcemia imediatamente, aí tive que tomar uns medicamentos extras, mas no geral estou bem. O médico teve que fazer esvaziamento cervical, por isso estou com um corte maior que o habitual, mas isso também acostuma, afinal o importante é a qualidade de vida, né?
    Incomoda engolir, deitar, suspender a cabeça… ms estou tão feliz que pelo menos essa etapa já terminou e só voltarei ao cirurgião em novembro.
    Muito feliz de estar aqui novamente com você…
    Agradeço as orações e a atenção!!
    Agora serei uma criança de 28 aninhos mimada até me recuperar total e isso é tão booooom…rsrsrsrrs!!!!
    Beijos gigantes e fica com Deus, pois só Ele é o nosso conforto. 🙂

  35. Cleuton disse:

    Oi Betty !

    Tenho uma filha de 15 anos que fez a cirurgia e teve a retirada total da tireoide, essa foi um muito tranquila, se dores, incomodos e de recuperação rápida e terá agorá que passar pela seção de Iodoradioterapia após 2 messes da cirurgia. Com essa idade as chances de sucesso no tratamento aumentam? ou em função da maior necessidade de hormônios nessa idade pode interferir? no caso da netastase neste caso o risco é maior?
    A coragem que a minha filha encara o problema me faz ter certeza que tudo vai dar certo.
    Paulo (Apostólo) disse: Que é na fraqueza, que me sinto forte pois busco a senhor meu Deus.

  36. FATI disse:

    ola bom dia eu já fiz duas cirurgias em dois meses agora vou fazer o tratamento de iodo o que mais me faz confusão é a dieta não sei bem o que comer e também ter de ficar fechada 3 dias….

  37. betty disse:

    Olá, Fatima: Várias pessoas comentam suas experiências com o tratamento (antes, durante e depois), tanto nos comentários deste post quanto em outros anteriores. Creio que você pode angariar várias informações assim. Os médicos e o hospital também costumam dar instruções bastante detalhadas. Eu mesma não fiz iodoterapia, portanto não tenho o que contribuir nesta área, além do que já escrevi. Fique com calma, focando no fato que é um dos procedimentos mais curtos de todos os disponíveis para o tratamento de câncer. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  38. Telma Costa disse:

    Bom dia!!
    Faz muito tempo que não passava por aqui, estou me preparando para fazer mais uma PCI para avaliar o resultado da Iodoterapia, Parei o hormônio faz 5 dias e meu organimo já está sentindo falta, minha cirurgia já tem mais de um ano..mas de 1 ano tomando hormônio e ainda não conseguir me adaptar a uma dosagem exata, isso é complicado, para completar fiz uma PCI em Abril que o resultado não foi válido, pois o local que eu fiz não me passou o preparo adequado, o que pode alterar o resultado do exame. Estou passando por mais uma batalha, mas tenho fé que um dia vou vencer esse guerra.

    Bjssss

  39. Cristina disse:

    Na sequência de umas pesquisas que fiz na semana passada sobre o tratamento de iodoterapia, acabei por encontrar o seu blog.

    Escrevo de Lisboa e o primeiro impacto que tive, foi tomar consciencia, uma vez mais, que as novas tecnologias (e claro, esse Deus de quem sou também Filha), podem colocar no nosso caminho, pessoas que nunca conseguiríamos encontrar noutras épocas.

    Infelizmente, no início deste ano, dei conta de um “alto” no pescoço, que depois de alguns exames, análises e consultas, se confirmou ser um carcinoma papilar. Estou neste momento à espera de ser operada e já sei que terei que fazer iodoterapia a seguir à operação.

    As dúvidas são muitas, um futuro incerto passou a fazer parte do meu dia a dia, até que (acho) me habituei a tê-lo por companhia. Tenho dias em que choro, tenho dias em que estou confiante. Tenho horas em que sinto todos e mais alguns sintomas, tenho outras em que estou bem e descontraída.
    Vivo entre a dicotomia de querer passar pela operação o mais rapidamente possível e o receio das suas consequências, que me fazem querer parar o tempo.
    Tal não é possível.

    No meio deste tribulhão de emoções e pensamentos, a oração tem sido um conforto e necessidade de sempre, agora aumentada exponencialmente.

    “O Senhor é o protector da minha vida: de quem hei-de ter medo?
    Confia no SENHOR!
    Sê forte e corajoso, e confia no SENHOR!”
    Sl 27(26) 1. 14

    Bom… doenças à parte, adorei a sua apresentação no blog! E segue uma pergunta: porque é que de há algum tempo para cá apenas há comentários e não “posts”?

    Voltarei à conversa um dia destes. Bem haja.

  40. Dany disse:

    Betty minha querida, que saudade…
    Como está?
    Eu completei 1 mês de operada na sexta-feira e me descrevo como ÓTIMA!!!
    Estou tomando o hormônio, já voltei ao trabalho, de vez em quando sinto umas dores no local da cirurgia, mas essas dores vem e vão rapidinho.
    Estou feliz em ter vencido uma etapa, com o apoio de tantas pessoas queridas, o seu apoio, e o do NOSSO GRANDIOSO PAI!!!
    Agora é aguardar a iodo, passar por ela e declarar mais uma vitória, né?
    Fica bem, assim como eu estou, espero que as nossas colegas se sintam tão bem quanto eu e bola pra frente!

    Um beijo no coração, fica com Deus.

  41. betty disse:

    Querida Dany:
    Obrigada por nos manter informados. Que bom que você “venceu essa etapa” e que possa compartilhar isto para dar esperança aos que ainda lerão!
    Peço a Deus para lhe ajudar na próxima fase também–tanto no período preparatório quanto no tratamento em si. Creio que o que me animaria neste estágio seria saber que o tratamento é bem mais curto do que para outros tipos de câncer.
    Um grande abraço, Betty

  42. Raquel disse:

    Ola! Me Chamo Raquel tenho 38 anos moro em Florianopolis e fazem 20 dias hj (27/10/11) que fiz minha cirurgia de tireoidectomia total. Em maio numa visita a minha medica do posto de saude proximo a minha casa(que por sinal e uma excelente medica, muito atenciosa e super profissiona lDr Sony) conversando com ela sobre 2 tias minhas que tiveram cancer de Tireoide, mesmo meus exames dando tudo normal e sem sintoma algum, ela me solicitou um ultrasom da Tireoide. No dia do exame o proprio medico que estava fazendo o ultra som me disse que havia encontrado um nodulo e que provalvemente a medica iria solicitar uma biopsia. A Dr Sony me encaminhou para uma endocrinologista que solicitou a PAAF.
    Depois de aguardar uns dias recebi o resultado : Carcinoma Papilar.
    Meus pais ficaram preocupados, pois nenhum pai e mae por mais adulto que seja seus filhos nao querem que nada de ruim lhes aconteca, meu marido e filhos tbem.
    Minha mae me ligava todos os dias querendo saber como eu estava apesar de ela morar pertinho de mim, e eu sempre respondi “Eu estou bem nao me sinto doente”,e como eu teria que agir diferente. Ha 10 anos atraz minha mae foi diagnosticada co cancer de mama, ela foi uma heroina passoau pelo recebimento da noticia,cirurgia das complicacoes pois ela e diabetica regeicao de proteses, radioterapia, quimioterapia, ficou sem cabelo algum e eu NUNCA a ouvi fazer nenhum tipo de reclamacao ao contrario foi ela quem foi a pedra forte da nossa familia que desmorono com tudo que estava acontecendo. Como e’ que eu depois de todas as informacaoes que procurei ler na internet e em blogs como o seu, poderia me deixar abalar com esse problema, li em diversos sites de proprios medicos que diziam que se pudessem escolher qual cancer os seus pacientes teriam com certeza seria o de tireoide (o papilar no meu caso) pois e’ o cancer com mais prognosticos de cura, com facil recuperacao pos cirurgia e tratamento 100% confiavel.
    Fiz a cirurgia dia 07/10/2011 e estou me sentindo bem, so com um pouco de inchasso onde foi retirada a tireoide, mas acredito que com o tempo isso passe, minha endocrinologista foi marcada para o prox. dia 11/11/2011, e estou forte, firme e confiante, pois exemplo destas virtudes eu tenho de sobra em minha vida.
    Entao nao tenham nenhum medo, coragem, pois existem pessoas com problemas muitos piores que os nossos e estao ai crendo em Deus, na medicina e olhando sempre em frente.
    Abracos, Raquel.

  43. betty disse:

    Olá, Raquel:
    Obrigada por compartilhar a sua experiência, como também dados encorajadores para futuros leitores.
    Que bom que você tem uma família tão carinhosa e exemplar, que lhe ensinaram a sempre procurar ver o que tem de bom em meio às dificuldades.
    Que Deus a abençoe e fortaleça nos passos restantes e lhe permita muito mais anos de vida sintonizada com a existência, o amor e as demandas dele.
    Um grande abraço, Betty

  44. betty disse:

    Cristina: Fiz uma resposta pessoa para você via e-mail. Espero que recebeu. Abs, Betty

  45. Simone disse:

    Olá Betty,

    Fiz a tireoidectomia total em 27 de Setembro… estou na dieta sem iodo para fazer o exame de pesquisa corpo inteiro no dia 24 de Novembro… o que ocorre porém, é que até hoje meu médico não receitou nenhum hormônio de reposição… Minha consulta com a endócrino está agendada para o dia 28/11 (quando completarão 2 meses da retirada total da tireóide). Minha dúvida é: por quanto tempo podemos ficar sem os hormônios após a retirada total da tireóide, sem corrermos um risco de entrar em coma, por exemplo?

    Muito obrigada.
    Simone

  46. Nathália disse:

    Obrigada Ana Kelly por todas as informações, me ajudou bastante. Estou com o mesmo problema que você teve, mas aida nem fiz a cirurgia, estou fazendo os exames pré operatórios. Boa sorte e obrigada

  47. Ana Kelly Natali disse:

    Betty,
    Apenas para tranquilizar a Simone, esclareço que ante a falta do Thyrogen no mercado internacional, que eu tentei importá-lo, a todo custo, para impedir o sofrimento do hipotireoidimo induzido para a realização da PCI com iodo radioativo (i-131); pois, neste ano, pelo protocolo, mesmo curada, tive que refazer a dose do iodo e realizar nova PCI, para checar se há ou não metástases pelo corpo.
    Entretanto, ante a falta do thyrogen, fui obrigada a parar de tomar o synthroid (t4), para aumentar o TSH de formja endógena, ou seja, natural. Meu organismo reagiu de forma inesperada, como o Dr. Tazima diz: “ele é muito economico”, isto porque no momento em que o meu cérebro persebeu que o organismo não estava recebendo o hormônio tireoidiano, que, na verdade funciona como carga de bateria, pelo instinto de autopreservação, passei a subir o TSH lentamente.
    Moral da história: fiquei 40 dias, sem tomar hormônio, para conseguir fazer o exame. Durante o primeiros 10 dias ainda aguentei bem, mas, do 11° em ediante fiquei péssima, tanto do aspecto físico como mentalmente. Atividades básicas são impossíveis de setrem realizadas, a pessoa tem vontade, mas não tem força de executar… Fiz o exame no dia 11/11/11, graças a Deus, o resultado da PCI e a prova de meu milagre. Estou curada!
    Voltei a tomar o T4 em 12/11, ainda estou péssima… Muito inchada, cansada e mentalmente estafada. O sono parece ser perpétuo. Como fiquei 40 dias sem o hormônio, o Dr. Celso disse-me que a recuperação também é gradativa e provavelmente precisarei de tempo igual ou superior para voltar ao normal. É pura matemática… Não tem jeito e nem mágica. entretanto, ele aumentou a dose do T4 (synthroid), para tentar minorar o sofrimento…
    Natália, logo qundo meu medico me disse que deveria fazer a PCI sem o thyrogem, foi exatamente essa a minha pergunta e ele me respondeu que para entrar em estado de coma mixedematoso, a pessoa tem que ficar mais de 3 meses sem ingerir o hormônio, portanto, faça o seu exame com segurança.
    Betty, como lhe disse após eu me recuperar por completo, gostaria de relatar minuciosamente mais esta experiência. Acho que é importante…
    De qualquer forma, temos que encarar nossas adversidades de frente e retirar a parte boa do ocorrido. Pois, o Pai sempre dá força e coragem
    para todos aqueles que Nele acredita…
    beijos a todos
    Ana Kelly Natali

  48. Simone disse:

    Olá Betty e Ana Kelly…

    Muito obrigada pela resposta. Eu consegui conversar mais calmamente com a minha médica e ela me tranquilizou… disse-me que para entrar em um coma, que é uma reação mais drástica, isso envolveria um prazo muito maior sem os hormônios, como por exemplo 6 meses sem nenhuma reposição.

    Já tomei o Iodo ontem e farei o PCI na sexta-feira cedinho… se tudo der certo, entro com os hormônios na terça-feira que vem. Só fiquei surpresa em saber que demoramos a voltar ao estado normal mesmo repondo os hormônios…. pensei que fosse mais rápido, mas enfim, paciência mesmo!!!

    Muito obrigada.
    Um grande beijo pra vocês!
    Simone

  49. Rebeca disse:

    Olá, bom dia Betty… e todas vcs…passei por uma tireoidectomia total por conta de um papífero no dia 29 de setembro , Graças a Deus meu cirurgião foi um anjo…minha recupeção foi bem rápida, uma semana depois ja tava trabalhando…só pra resumir…já vai fazer 2 meses de operada e que estou sem tomar hormônio, to na dieta do iodo, me preparando pra ser internada dia 13 de dezembro…não está sendo fácil, só Deus pra me segurar no meu dia dia, nunca senti tanto desânimo, cansaço físico, falta de humor principalmente de segunda a sexta qd to no trabalho. Aproveito bastante no final de semana pra descansar, ficar com minha familia, meu noivo..quero que chegue logo o dia da minha internação e tenho certeza da minha cura, é incrivel como nosso organismo necessita de hormônio, quero voltar pro meu endocrino logo após os resultados dessa PCI que será dia 16. Esperar pra mim ta sendo a tarefa mais dificil. Lendo aqui os posts de algumas delas, não sabia do coma que podemos ter dependendo do tempo que a gt fica sem hormônio, nisso meu endócrino não me alertou…por favor me ajudem nessa dúvida..quer dizer que demora pro nosso organismo responder aos hormônios assim que iniciamos a tomar com a medicação…? Podemos engordar também…?

  50. Reparei todos os comentários dados, apenas falam de tempo de tratamento e do sofrimento que as pacientes têm no decurso do tratamento. A minha questão é; sendo residente em Moçambique se pretender que minha esposa vá para Portugal fazer tratamento da tiróide quanto dinheiro em Euros devia levar ou depositar num dos hospitais de Lisboa e quanto tempo iria precisar de estadia em território Português? E poderão indicarme melhores decisões se porventura estiver errado por escolher Lisboa.
    Melhores cumprimentos
    Filipe Massingue

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2010 > março > 1 > Pós-Cirurgia de Tireóide (10)