IODOTERAPIA RADIOATIVA (2)
Recebi um comentário no meu post número 8, no qual uma leitora relata a sua experiência com a iodoterapia, tratamento com iodo radioativo que é feito quando o câncer de tireoide é diagnosticado. A Ana Kelly escreve muito bem e soube descrever o tratamento tanto do aspecto pessoal quanto do aspecto médico, de maneira sensível e interessante e, ao mesmo tempo, precisa.
Foto proveniente de http://thyroid.about.com/b/2007/11/19/radioactive-iodine-rai-treatment-for-thyroid-disease-is-secondhand-exposure-safe.htm
Também adicionei seu comentário ao post número 9, pois é este que fala especificamente do assunto. Mas receio que sua contribuição é valiosa demais para ficar “perdida” no fim de uma série de comentários (apesar de eu ficar impressionada com a quantidade de pessoas que me escrevem, demonstrando que leram tudo, tudo, tudo…!).
Além disso, existem outras implicações pós-tratamento que devem ser percebidas. Por exemplo, viagens internacionais podem ser complicadas por algum tempo depois. Quando enviei uma cópia das últimas correspondências para meu marido (em viagem para os Estados Unidos), ele respondeu o seguinte: Um dos meus companheiros de viagem comentou que fez este tratamento. Algum tempo depois, viajou para os EEUU. No aeroporto aqui, alarmes e sirenes começaram a disparar quando ele passou pela segurança. Eles o levaram, examinaram e interrogaram durante quase três horas até que um médico chegou para ouvir sua história. Enquanto isso, os passageiros do seu avião, especialmente aqueles que estavam sentados perto dele, foram também detidos e interrogados até que aceitaram a sua explicação sobre a radioatividade…. (E isto também pode ocorrer com qualquer exame em que isótopos radioativos forem usados).
Estou, portanto, fazendo um novo post, contendo não apenas o primeiro comentário, mas algumas correspondências anteriores e subsequentes que adicionam mais informações que podem ser valiosas para aqueles que se preparam para enfrentar o mesmo desafio (ou para aqueles que estarão dando apoio aos seus parentes ou amigos durante este período). Espero que sejam úteis e encorajadoras a todos!
Se você achar que tenha alguma informação ou reflexão para contribuir sobre este assunto, pode comentar. E, se quiser interagir com a Ana Kelly, enviarei seu comentário ao endereço dela…
Abs, Betty
P.S. Enquanto procurava por uma foto para colocar aqui, encontrei mais links que podem ajudar.
http://www.radioativos131.com.br/blog/
A nossa correspondência começou com um comentário no post número quatro, em julho de 2009.
Prezados, eu fiz a tireodectomia total no último dia 22/07/2009, no Hospital Oswaldo Cruz, cujo procedimento foi conduzido polo exímio Dr. Celso Friguglietti. Tomei anestesia geral e acho que acordei antes da hora e falando, com a voz normal, pois o Dr. Celso quando me viu logo disse, tenho certeza que seu nervo laringeo recorrente não foi atingido, já que vc pareceia uma tagarela no pós anestésico (rss). Bom, tive dor de cabeça, na nuca, depois comecei a me sentir meio estranha, meio tonta e com um poucoi de contração no músculo da coxa direita. Tive tosse, só porque não podia tossir e foi por causa do tubo, que inflama a traqueia. Coceira na cicatriz e no dreno, por causa do micropore, após o curativo sempre dói, mas tudo é suportável.
Pois, no dia 22/07, ao tirar o curativo, o Dr. Celso me disse que fui agraciada por Deus, já que minha endócrino tinha sugerido a cirurgia de um microcancer de 4mm, no lobo esquerdo, do tipo papilifero. Mas, na biopsia pos cirurgica, a tireoide fora fatiada e a patologista constatou pelo microscópio, mais 1 nódulo de 1mm, com celulas malignas para o tipo folicular e mais 4 nódulos, em formação com 1 e 2mm, cada, com variante papilifero e folicular. Agora, estou me preparando para a iodoterapia, mas me sinto vitoriosa e tenho certeza que estou curada, Pois, eu tenho 35 anos, sou bem casada há sete anos, tenho um bebeê lindo de 1 ano e 7 meses e sou uma profissional bem sucedida.
Neste momento, que sua vida parece ser colocada em uma balança, passei a dar valor a pequenas coisas da vida e agradeço a força e orações recebidas dos parentes e amigos, independente de religião ou crença. Pois, cada palavra amiga ou gesto é combustível para você seguir em frente e continuar a batalha.
Outra coisa, que eu sempre falava para minha mãe, me disseram que eu estou doente e que a unica forma de cura é a cirurgia, mas eu não me sinto doente e nem que estou com cancer. Este pensamento é importantissimo, para você manter a sua sanidade e a dar força e coragem para quem está ao seu lado, pois no meu caso, o diagnóstico foi um ’soco no estomago’ para o meu marido, pais e irmã. Tive que ser forte para encorajá-los e tive que ser forte para ver meu bebê de 1 ano e 7 meses crescer.
Beijos a todos e muita força neste momento. Eu sei que minha batalha está no meio, mas eu vou sair vitoriosa…
Olá Betty…
Estou de volta para contar o que aconteceu depois da tireoidectomia…
Quando voltei ao meu cirurgião, Dr. Celso Friguglietti, para avaliação do procedimento, ele me indicou o Dr. Tazima para conduzir a iodoterapia com aplicação do Thyrogen. Contatei o médico que me esclareceu como seria o tratamento com iodo radiotivo 131 e marcou o procedimento para o dia 04/10/2009.
Durante o mês de setembro fui obrigada a fazer uma dieta restritiva, para auxiliar na eficácia da radioterapia. Neste período não ingeri nada que contivesse iodo (sal comum de cozinha), fui obrigada a comprar um sal especial, nada que fosse industrializado, em conserva, frutos do mar, alimentos com corante vermelho, leite, derivados da soja incluindo o óleo, iogurte, queijos, pães de forma ou qualquer alimento feitos na padaria ou restaurante, biscoito, balas, chocolate. Em suma, na minha dieta só era permitido alimento natural, feito em casa; bem como frutas, incluindo as secas e cereais crus. Lembrando que a barrinha de cereal também estava proibida.
No quesito beleza, esta dieta me ajudou a perder quatro quilos; entretanto, fui impedida de pintar as unhas e usar maquiagem. O pior, como sou muito branca, meus lábios ressecam com muita facilidade, logo fui obrigada a improvisar, passava azeite de oliva para evitar as rachaduras e me proteger do sol. Outra coisa, nem pensar de pintar os cabelos ou passar perfume, lavar o cabelo com shampoo com sal e sabonetes, pois geralmente estes produtos têm iodo em sua composição. Portanto, antes de usar estes cosméticos deveria ler as especificações.
Fui espartana, segui as orietações mais do que a risca, pois quanto melhor fosse a minha dieta restritiva, melhor seria a absorção do iodo-131 pelo meu organismo, o que aumenta a chance de cura. A idéia é matar as células de tireoide pela fome, assim quando eu ingerisse o iodo, eles correriam ávidas para o almoço e fatalmente morreriam.
Feito isto, no dia 04 de outubro de 2009, me dirigi ao Hospital Oswaldo Cruz para tomar a 1ª dose do thyrogen; na segunda-feira, dia 05/10, tomei a 2ª dose e na terça-feira, dia 06/10 me internei em um quarto de isolamento.
O thyrogren induz de forma exógena o hipotiroidismo, ou seja, não é preciso parar de tomar a levotiroxina (t4 sintético – Synthroid ou puram); porque para o tratamento com o iodo ser eficaz é necessário que o TSH esteja muito alto.
Muito bem, na terça-feira de madrugada saí de casa com o coração partido, deixei meu filhinho pequeno com minha mãe, e fui com meu marido ao Hospital Oswaldo Cruz. Entrei no quarto de isolamento, às 7h e logo em seguida veio um técnico para tirar uma amostra do meu sangue. Após, meu marido foi embora, porque já iria começar o procedimento da radioterapia com o iodo.
O quarto é revestido com paredes grossas e biombos de chumbo. Possui câmera de monitoramento interno, me senti como uma participante do “big brother”… Todos os móveis e utensílios são revestidos com TNT ou plástico, porque a radiação é eliminada com o suor e esta é uma forma de minimizar os efeitos da contaminação.
Às 8h, veio ao quarto um físico nuclear, que mediu a distância de um metro entre um ponto, que eu deveria ficar e a outra referência que seria o profissional, que mediria a radiação emitida por mim.
Às 10h, o dr Tazima chegou com o iodo-131, que estava acondicionada em um envólucro de chumbo, chamado de castelinho, ele estava vestindo uma edumentária também de chumbo, óculos de proteção e luvas. Em seguida ele abriu o “castelinho” e me entregou… Eu deveria engolir aquela bolinha de 100 microcue de iodo-131, dose mediana, de uma só vez e com cuidado para não enroscar na traquéia; bem como, durante o dia deveria ingerir muito liquido, para facilitar a eliminação do elemento químico.Fui advertida, que o iodo causa dores de estômago, queimação na boca, náusea e vômito. Sem pensar, peguei o “castelinho” e engoli de uma vez a bolinha, sem água mesmo! Para minimizar os efeitos colaterais, eu deveria expremer o caldo do limão e tomar puro. Também me deram o omeprazol.
Graças a Deus não tive qualquer intercorrência, ou os efeitos colaterais noticiados, mas acho que nunca tomei tanta água na vida, como naquele dia. isto porque quanto mais rápido houvesse o decaimento exponencial da radiação, mais rápido eu sairia do hospital. Ainda bem, que o quarto tinha janela para o jardim da Rua João Julião, pois era possível ver e ouvir os pássaros.
Para passar o tempo, durante a minha estada no isolamento, li muitas revistas, as quais foram descartadas em lixo apropriado, pois ficaram radiotivas. Todos os utensílios de uso pessoal foram para o lixo radiotivo, assim como, os pratos e copos deveriam ser de plático para descarte.
Fiquei internada por 32h, tive alta na quarta-feira, às 14h. Meu marido foi me buscar, o banco do carro foi forrado com plástico para evitar contaminação. Voltei para casa e fiquei isolada por mais 20 dias.
No dia 08 de outubro, retornei ao Hospital para tirar outra amostra de sangue e fazer a Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI), a fim de checar se o câncer tinha ficado apenas na tireóide ou se havia metástase. Recebi o laudo, no dia 23 de outubro e, mais uma vez, agradeço a Deus por tudo, o resultado foi melhor do que o esperado, a absorção do iodo foi 130% e não havia metástase; portanto, estava 100% curada. Durante esta fase, o que mais me doeu foi ficar longe do meu pequeno príncipe, pois a radioterapia é extremamente nociva à mulhes grávidas e a crianças até 18 anos.
Entretanto, graças a corrente de orações de todos os amigos e parentes fui forte para suportar a dor e o estresse… Tinha em mente como palavra de ordem: São 20 dias longe do meu filho para eu ter a vida inteira com ele! Durante o meu isolamento em casa, que eu apelidei carinhosamente de “reclusão”, fui resignada e refleti muito sobre minha vida, meus atos e sobre o que realmente é importante. Conclui que estresses bobos do dia a dia com familiares ou colegas de trabalho só nos tornam doentes e Deus não quer que isto aconteça com a gente. Ele me tirou a cruz que eu estava predestinada a carregar, antes mesmo da doença aparecer. A PCI é a prova disto!
Durante o tratamento, vi e senti o sofrimento dos doentes de câncer e Deus me impediu de passar por algo mais sério. O Dr. Celso mesmo me disse: “Com base no relatório anátomo-patológico, se fossemos cuidar de vc quando os sintomas fossem visiveis, não daria tempo para fazer qualquer tratamento…”
Esta chance que Deus me deu, eu não quero desperdiçar. E não vou desperdiçar! Vou aproveitar minha estada na Terra da melhor forma, junto daqueles que me deram apoio e força para suportar este evento.
Durante a reclusão, o avô do meu marido faleceu e eu fiquei muito triste de não poder apoiá-lo nesta fase, pois eu estava com nível radioativo muito alto e não pude nem ao menos abraça-lo. Ele ficou arrasado, pois o avô era como um pai…
Eu saí da reclusão no dia 27 de outubro e o meu bebê completou 2 aninhos no dia 1º/11/2009, resolvemos fazer um almoço para comemorar a minha saúde e o aniversário dele. Foi um momento bastante emocionante e inequecível…
Bem, em janeiro de 2010, voltei ao Dr. Celso para realização dos meus exames, pois devo fazer o monitoramento de 3 em 3 meses. E graças a Deus, ele me disse outra vez, que estava curada e o que aconteceu comigo no ano passado deveria ser esquecido. Que eu devo colocar um pedra em cima e segui a vida com alegria.
Confesso, que este período foi muito difícil, pois fica martelando na sua cabeça o tempo todo: você tem Câncer, câncer, câncer, câncer… Você perde o sono no meio da noite e pensa na vida,o que passou e se você terá futuro.
Para aqueles que foram surpreendidos com este golpe baixo, não se desesperem. Este tipo de câncer tem cura e a vida com o comprimidinho azul continua a mesma que era antes. Só um calorzinho e suorzinho, de vez em quando, mas tudo bem… Você suporta.
Betty, agradeço a vc a oportunidade de escrever no seu blog e contar um pouco desta experiência de vida, que me fez crescer como ser humano. Pois, acredito, que os depoimentos ajudarão outras pessoas, a exemplo do que aconteceu comigo.
Existe vida após a descoberta da doença e depois dela você passa a aproveitar melhor a vida. Pois, “o que se leva da vida é a vida que se leva.”
Beijos
Ana Kelly
Logo depois, chegou este comentário de uma outra leitora com nome de Mariana (que mandei para Ana Kelly)
Betty, adorei o seu blog. parabéns por esta iniciativa.
Fui operada também e é câncer–maligno. As informações passadas pela Ana Kelly Natali foram muito esclarecedoras para minhas varias duvidas, e gostaria de aproveitar este espaço para saber se demora muito para conseguir o leito para este tratamento de IODORADIOPTERAPIA Vou ter uma consulta para saber se realizarei este tratamento no Hospital Santa Paula ou no Oswaldo Cruz. Sou bem ansiosa e por mim resolveria tudo hoje. hahaha aguardo informações.
Betty, novamente obrigada pelo seu espaço.
A Ana Kelly respondeu.
Betty, Fico feliz de poder ajudar, pois quando fui diagnosticada com câncer tive muitas dúvidas e o seu blog ajudou-me.
Mariana, Com relação ao tempo de espera para realização do procedimento, demorou cerca de 2 meses para conseguir a vaga, pois no Hospital Osvaldo Cruz, existem poucos quartos preparados, os quais estão localizados no prédio velho, cuja construção das paredes é bem reforçada. Pois fiz a cirurgia dia 22 de julho e a internação para radioterapia ocorreu no dia 06/10/2009.
Agora, eu não conheço o Hospital Santa Paula, mas eu indico o Oswaldo Cruz, o pessoal técnico é bastante competente e de acordo com as informações que obtive dos especialistas médicos, o HAOC tem equipamentos de última geração e o trato com o paciente é humanizado. O que é importante, pois nesta fase estamos muito fragilizadas.
Beijos à todas e, no que eu puder ajudar fico à disposição.
Ana Kelly
Eu escrevi para Ana Kelly ontem à noite, 28 de fevereiro de 2010:
Querida Ana Kelly:
Aprecio muito a sua contribuição, completando numa área em que não tive experiência. Como vê pela carta que já lhe encaminhei, creio que muitas pessoas saberão melhor o que lhes esperará, através do seu relato, muito bem elaborado e completo. Ajuda ter alguma noção do tamanho e extensão das dificuldades que temos que enfrentar–a incerteza é algo muito incômodo e assustador. Também é bom porque o relato tem elementos de esperança. Estou pensando em talvez fazer um post exclusivo com a sua carta, porque ela fica meio “perdida” no fim do texto e muitos não vão chegar até ela. Já a coloquei no fim do post 9 também, pois este fala especificamente do assunto. Se eu tiver alguma informação incorreta lá, pode me corrigir.
Fiquei com algumas perguntas. Eu não havia percebido a extensão da limitação em termos de objetos para levar dentro do quartinho. Quando pensei que este também seria meu destino, me imaginava lá dentro com meu computador, celular, livros favoritos, som… Eles não inventaram ainda um jeito de se ver TV ou DVDs através de um vidro? E música, colocam para tocar? A sua escolha? Levou um celular “descartável”?
Finalmente–o que é o “comprimidinho azul”? É o hormônio?–no meu caso é um comprimido amarelo–Synthroid 100. Ou é outra coisa?
Que Deus a abençoe, dando muitas oportunidades de conhece-lo como Ele quer ser conhecido, e de servi-lo como Ele quer ser servido.
Abs, Betty
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. — Evangelho de Mateus, capítulo 22, versículos 35-37.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6.
Segue a resposta de Ana Kelly
01 de março de 2010
Betty,
No quarto de isolamento só tem uma TV com controle e um telefone sem fio, ambos recobertos com plástico, o chão e os móveis são revestidos por um material sintético denominado TNT, o peitoril das janelas, maçanetas e puxadores são enrolados com filme plástico. A enfermagem entrega os alimentos e medicação em bandejas de papelão e os pratos e os talheres são de plástico. Este procedimento também foi respeitado pela minha família durante os 20 dias de “reclusão”.
No hospital, quando algum profissional precisa entrar no quarto, interfona para o paciente, que tem que se deitar na cama que fica atrás de uns biombos de chumbo. Não pode haver contato nenhum com qualquer pessoa ou animal, enquanto você está radioativa, que eu também apelidei de “período de cintilância”. Fiz tudo o que pude para melhorar a situação, pois se tenho que enfrentar devo fazer de cabeça erguida. Meu médico também me disse, que psicologicamente eu também fui forte para conduzir a situação, criei formas para minorar o meu estresse e ajudar minha família que também ficou fragilizada…
Enquanto a roupas e objetos de uso pessoal, tive que levar apenas roupas leves que poderiam ser descartadas no lixo do hospital ou para reutilização eu mesma deveria lavar e um ciclo de máquina seria suficiente para descontaminação. Todavia, outra pessoa deveria colocá-la no varal. Ou, se preferisse poderia deixar separada, durante o mesmo período de isolamento. Assim, se fiquei 20 dias todos os objetos deveriam ficar isolados 20 dias, a contar do término do meu isolamento. No meu caso eu fiz a última opção, pois como tenho um bebê fiquei com receio de contaminar a máquina de lavar.
Não levei nada para o quarto de isolamento e utilizei as necessaires de cuidados pessoais fornecidas pelo Hospital, as quais foram descartadas na minha saída. Caso eu vomitasse, a orientação e que eu mesma deveria limpar os dejetos e só após solicitar a ajuda de um profissional. As idas ao banheiro, deveriam ser cuidadosas, não poderia haver qualquer respingo no chão ou tampa da privada. Após, deveria das 5 longas descargas, e lavar as minhas maõs com um sabonete descontaminante e depois com outro normal.
Levei apenas revistas e objetos que pudessem ser jogados fora. Para os retornos ao hospital, fui orientada de que deveria usar luvas de plástico e revestir o carro com plástico, deveria ir sozinha para evitar que meus parentes fossem expostos a radiação desnecessária. Pois, durante a dieta do iodo, todas as pessoas que poderão ter contato comigo devem ingerir os alimentos utilizando o sal sem iodo, para que a radiação eventual e esporádica não seja nociva a eles. Durante o período de isolamento em casa, fiquei em uma área pouco usada de minha casa, meus parentes me entregavam os alimentos e eu ficava escondida para não expô-los.
Com relação ao comprimidinho azul que citei, esta me referindo ao Synthroid®, acho que ele deve mudar de cor de a acordo com a dosagem, pois o meu é o 150mg. Esta dosagem está um pouco alta, mas é necessário para manter-me com o TSH baixo, para evitar reincidência do câncer.
Se você quiser colocar esta parte como aditamento ao meu relato, fique a vontade. E, como lhe disse, fico à disposição para outros esclarecimentos, pois nesta fase ficamos cheios de caraminholas e a consulta com o médico é curta para tirar todas as nossas dúvidas… E como boa cristã, quero deixar o meu testemunho de fé e de certeza que o Pai não desampara seus filhos.
Bjs, Ana Kelly Natali
Olá Claudia!
Li o seu depoimento acerca do tratamento da tiróide que teve, gostaria de ter algo mais sobre este tratamento pois, sou moçambicano é bastante útil saber antes de sair do meu país para Portugal fazer tratamento, o tempo médio e custo deste trabalho e a localização certa do hospital (Clínica) onde presta serviços o seu cirurgião.
Obrigado e melhoras.
Filipe Massingue
Prezado Filipe:
Acho louvável, você tentar descobrir estas informações antes de sair do seu país. Eu, entretanto, moro no Brasil, como também a maioria dos leitores desse blog. Não sou especialista na área–apenas compartilhei as minhas próprias experiências, pensando em parentes e amigos, ficando muito surpresa com o fato de que muitas outras pessoas começaram a interagir comigo sobre o assunto. Não tenho conhecimento algum sobre quais lugares atendem melhor a estrangeiros, ou os preços, nem aqui ou no Portugal.
Estive em Moçambique (Maputo e Nampula) por uns dias no ano passado e percebi que a opção mais comum para tratamento médico para os habitantes e estrangeiros com certos recursos lá é a África do Sul.
Já tentou obter estes dados na embaixada do Portugal? Pelo menos para obter os dados de possíveis médicos ou hospitais no país deles para contactá-los?
Espero que tudo dê certo e que logo-logo a sua esposa esteja de volta em casa, completamente restaurada.
Abs, Betty
Gostaria de agradecer por este relato.. Fiz a cirurgia na segunda feira com o Dr. Celso, estou me sentindo bem agora, mas passei uma noite muito dificil no hospital. Fiquei muito deprimida e me sentindo insegura em relacao a tudo. Ainda estou com muita dor para engolir, mas espero passar logo.. só nao queria ter que passar pelo iodo, mas se for necessario vou encarar. Muito obrigada…
Olá, Monica:
Várias pessoas que comentaram no blog tem falado bem do Dr. Celso. Portanto, penso que você esteve/está em boas mãos. Os primeiros dias nem sempre são fáceis, mas normalmente melhora. Estou vendo que você já está comentando no post sobre a iodoterapia. Os anteriores falam mais da fase em que você está agora. Sei que é bom ser informada e prevenida, mas procure não sofrer de véspera. Lide com cada fase no momento certo e tente enxergar coisas para agradecer e apreciar em cada uma delas.
Que Deus a abençoe, Betty
Olá a todos!
Descobri o blog há alguns dias, após a cirurgia. Fiz tireoidectomia total no dia 10/11. Lendo os comentários, vi que a Maria Clara se trata com os mesmos médicos que eu. A dra. Janaína Polo, endocrino e o dr. André Pinho, cirurgião.
A minha cirurgia foi preventiva, já que os exames apontaram 2 tumores, um de cada lado da tireoide, mas a biópsia foi inconclusiva. Então eles resolveram que o melhor era tirar.
Logo que saí do centro cirúrgico, sofri bastante com dor e enjôo, principalmente pq tenho alergia a vários remédios. Mas 1 semana após já tinha voltado a vida normal, trabalhando, indo a faculdade. Senti dificuldade de engolir, movimentar o pescoço, espirrar, bocejar… essas coisas, além do formigamento, que é o mais incômodo.
O dr. André mandou o material pra biópsia logo após a cirurgia e 2 semanas depois recebi o diagnóstico de cancêr papilífero, que, de acordo com ele, é o menos agressivo.
Me assustei com a notícia, claro, mas como o diagnóstico veio após a cirurgia, é mais fácil lidar com isso, afinal, o câncer já foi retirado.
Agora vem o tratamento com o iodo, que está me deixando com muitas dúvidas.
Li o relato da Anna Kelly, mas ainda tô com algumas dúvidas.
Por exemplo, a dra. me pediu exames de hormônios, após Cintilografia da Tireóide, PCI de corpo inteiro c/ iodo 131 e dose terapêutica com iodo 131.
Ela me disse que a coisa mais chata disso é a falta de hormônio, já que suspendi o Puran, um dia depois que comecei a tomar e me disse que vou ter que esperar um tempo pra engravidar, de 1 a 2 anos. Tenho 25 anos e sou casada a 2 anos. Graças a Deus, meu marido é um anjo que Deus colocou no meu caminho e tá sendo um grande companheiro.
Tô sentindo muita falta do hormônio. Insônia, instabilidade de humor, cansaço… tudo isso, que sempre achei que era psicológico.
Bem a questão é que a clínica que a Dra me indicou me passou um preparo pra uma dieta pobre em iodo pra ser seguida por 10 dias antes da cintilografia. Mas essa clínica não aceitava meu convênio, então, marquei em outra: Labs Cardiolab em Botafogo/RJ, e a dieta que me passaram foi só de 3 dias… fiquei confusa. Li aqui que tem gente que fica um mês na dieta e que se a clínica não passar o preparo correto influencia o resultado do exame.
Outra coisa, a dra. disse que eu não ficaria no hospital pra tomar o iodo, pq era dose terapêutica, mas o cirurgião disse que vou tomar uma dose alta e provavelmente terei que ficar no hospital.
Fiquei na dúvida…
Queria saber qual a ordem exatamente dos exames e se antes do iodo, tenho que fazer essa dose terapêutica. Quanto tempo demora até finalizar essa etapa?
Achei que em 1 semana eu conseguiria realizar todo o procedimento.
Minha cintilografia está marcada para 15 e 16/12.
Agradeço a todos.
Betty, parabéns pelo blog. Ele ajuda bastante.
Olá, Rebeca.
Como meus nódulos não eram cancerosos e não fiz esse tratamento, dependo tanto do “ouvir falar” quanto você. Acho muito triste quando fazem as pessoas esperar tanto tempo. Não sei onde você mora, nem se tem convênio ou se é pelo SUS ou por outro meio. Mas eu tentaria, com jeito, alguma aproximação com alguém que poderia apressar as coisas. Talvez pedir para ficar numa lista de ser chamado se alguém desistir? Falar com um endocrino pedindo encorajamento e conselhos sobre como aguentar? Pode ser que tem coisas que você não sabe que podem aliviar.
Com votos para que você logo possa olhar para trás com um grande suspiro de alívio, pronta para ser uma bênção no seu mundo.
Um grande abraço, Betty
Betty, minha querida, como vai?
Já tem um tempão que não passo por aqui, mas não esqueci de você nem nunca esquecerei o seu blog que tanto me ajudou e ajuda a tantas pessoas.
3 meses que fiz a cirurgia, iodo marcada pra final de fevereiro e o que é melhor: VIDA NORMAL!!! Estou levando uma vida normal, trabalhando e fazendo tudo que fazia antes, não tive problemas maiores na cirurgia, e Graças a Deus me considero uma vencedora!
Betty, obrigada mesmo por todas as palavras carinhosas, o apoio, e saiba que, de coração, tens uma fã… EU!!
Fica com Deus e um milhão de beijos no seu coração!
Olá, me chamo Grace, e nem sei como começar, são tantas dúvidas, mas para resumir, quarta feira agora dia 11/01, faço a pesquisa de corpo inteiro pré terapeútica e a minha dúvida primordial é, depois desta pequena dose, vou ter que tomar outra e nessa sim ficarei isolada?
Quanto tempo devo ficar longe do meu filho de 2 anos, neste exame???
Se puderem me ajudar, agradeço muito.
Amei as informações sobre a iodoterapia, pois fiz a cirurgia da retirada da tireóide e vou passar pela avaliação dia 07 de fevereiro de 2012 no hospital AC Camargo. DEUS abençoe a todos, pois agradeço a DEUSpor tudo.
Oi Betty!
Repetindo o comentário da Dany, faz tempo que não passo por aqui, mas guardo vocês no meu coração!
Em abril vou deixar de ser mulher radioativa oficialmente! Fará um ano que eu fiz a iodo e finalmente poderei realizar meu sonho de engravidar.
Sei que Deus tem um presente muito bom pra mim, e assim que eu tiver outras ótimas notícias passo pra dar um alô!
Que o Senhor te abençoe grandemente!
Bjos,
Melissa
Oi amigos(as) faço minha iodo dia 23/02 já estou na dieta e sem hormônios…
oi to esperando o resultado de um exame que vai dizer se estou com cancer na tiroide estou morrendo de medo pq estou sentindo muitas dores e naum sei o que vou fazer pois ainda naum sei onde tem uma clinica aki no rio de janeiro aonde eu posso operar ou sei la o que eu vou ter que fazer amigas estou morrendo de medo!
Olá querida, depois de 1 ano pós cirurgia, venho agradecer, pelo blog que me ajudou muito.
Em uma consulta de rotina, minha endocrino detectou um núdulo de 1cm,e me encaminhou para fazer a biópis, onde ñ constou que era maligno.Logo fui encaminhada para meu QUERIDO cirurgião Dr. Celso, que para mim foi um anjo vindo do céu.
Dia 25/02/2011, fiz minha cirurgia, que foi um sucesso, e logo no dia seguinte, ele veio me dar alta e me falou que o diagnostico foi confirmado.Confesso que ñ me abati, nem chorei, pois busquei muita informação antes, tive muito apoio de minha família.Minha mãe por exemplo veio da Bahia, e ficou 2 meses comigo, minha irmã e tia veio tb, e foi só alegria.Mas o que me fez ficar firme sem me abalar foi uma palavra maravilhosa que recebi do meu DEUS.
Exodo 23,20-33
DEUS enviará um anjo………………..
Queridas leiam esta palavra, pois foi o que me sustentou.
Ao saber que iria fazer a cirurgia, e fui encaminhada para biópcia,fiz uma oração e clamei a DEUS que ELE falasse comigo………Aí recebi esta palavra maravilhosa, que tenho certeza que vai sustentar a muitas.Nestas horas só o apoio de sua família ñ é o bastante,você precisa ouvir a voz de DEUS.
DEUS me visitava tremendamente,e continua a fazer….
Dia 08/05/2011, fui fazer a iodoterapia,onde fiquei um dia internada no hospital SANTA PAULA.Depois de 3 dias que fiz a iodoterapia,fui fazer o exame de pesquisa de corpo, onde para GLORIA DE DEUS,não constava vestigio da doença.Faço a cada 3 meses o contrlole do hormonio,(tomo sintroide,137), ainda tomo calcio pois tem alguns organismo que demora para voltar o normal, e o meu calcio ainda estava baixo.
Este mes fui ao consultório do Dr. Celso, e ele me falou que está tudo, bem com os hormônios, com o calcio, e me encaminhou para fazer PCI(pesquisa de corpo inteiro), que é um controle que todos que já teve cancer, precisa fazer uma vez por ano.
Meninas, quero me colocar a disposição de vcs para duvidas, e a mensagem que deixo para vcs é……….tenham fé em Deus, e creia que DEUS não coloca enfermidade em ninguém, pelo contrario ELE está é te limpando, das impuresas que este mundo nos acarreta. Creiam que JESUS derramou todo seu sangue por você, e por AMOR a vc, então ñ permita que pensamento negativos, e revoltas entre em vocês.Se apegue ao que pode te garantir a vitória amém?
Minha vida não mudou em nada, muito pelo contrario o senhor me agraciou este fim de ano com a abertura de minha empresa( confecção)e estou feliz da vida.A cada manhã quando pego meu remedinho pra tomar, e ele nem deceu por toda a garganta, e falo baixinho ao ouvido de jesus, OBRIGAGA por mais este dia.
Coragem pois esta luta vai passar!!!!!!!!!!!!!!!
Bjs:
Ana Rita
Olá, Ana Rita:
Realmente, nosso Deus é fiel e a sua expressão de gratidão pela sua recuperação é muito bonita.Vale também o relato dos passos para aqueles que ainda estão enfrentando este desafio.
Que bom que tudo correu bem com você até agora. Jesus disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, porque eu venci o mundo. Quando somos filhos dele, ele nem sempre tira o sofrimento ou a dificuldade mas está presente para afofar a nossa cama e nos consolar, encorajar e ajudar. Nem sempre tudo “dá certo” de acordo com nossas expectativas humanas mas, da perspectiva dele, algo está contribuindo para o nosso bem e sendo uma oportunidade para demonstrar ao mundo que temos um pai celestial a quem amamos e servimos, não importam as circunstâncias. Assim podemos experimentar a verdadeira paz que excede todas as expectativas, algo impossível para aqueles que não o tem como Pai.
Um grande abraço. Que Deus a abençoe, Betty
Olá, pessoal!
Há mais ou menos 03 meses descobrir que tenho 02 nódulos na tireóide, fui encaminhada para a pulsão, quando recebi o resultado não acreditei, constatou um cancer na Tireoide, essa noticia foi horrível, é como um buraco se abrisse no chão, chorei vários dias seguidos.
Hoje estou mais calma, farei minha cirurgia no dia 06/03 e estou acreditando em Deus que tudo saírá bem.
Tenho um filho de 08 anos e tenho medo de que nunca mais possa vê-lo.
Li todos os depoimentos e me sinto mais confortada.
Depois da cirurgia voltarei para informar como tudo foi.
Obrigada amigas.
Olá, Binha.
Realmente, sempre é muito desagradável esta notícia. Mas vamos orar para que os médicos possam tirar tudo de uma vez. Acho que lendo os comentários dá para ver que muitos se curam ou com a cirurgia ou com a cirurgia mais a iodoterapia radioativa. Pode ser desagradável por um tempinho, mas é um período muito mais curto do que para a maioria dos outros tipos de cancer.
Utilize este tempo para avaliar sua vida e para criar prioridades para o futuro, para que você possa ser uma benção para aqueles que Deus colocou ao seu redor.
Que Deus abençoe a você e a seu filho.
Um grande abraço, Betty
P.S. Se puder, vale a pena ver o programa Verdade e Vida na Rede TV, com o Rev. Hernandes Lopes, no Canal 20 (pelo menos em São Paulo), às 8:15 da manhã, nos sábados.
Prezadas;
Há 03 meses descobri em um exame de rotina, um nódulo de 2,5cm na Tireóide, onde fui prontamente encaminhada para a ultrassonografia que apontou não somente um nódulo e sim 3 nódulos, sendo o maior com 2,5cm. Realizei a punçao que a principio me deu um diagnóstico indeterminado. Logo, fui encaminhada para o cirurgião que prontamente recomendou a tireidectomia total por haver suspeita de malignidade. Não satisfeita com o resultado da ultima citopatologia, resgatei as laminas no laboratório responsável pelo primeiro diagnóstico e enviei as mesmas para um laboratório em SP indicado por um amigo médico da região. Quando li o novo resultado perdi chão: MALIGNO com todas as letras. A princípio fiquei atordoada, pois, tinha uma esperança que lá no fundo, o primeiro laboratório pudesse estar equivocado. Perdi a noite inteira pensando na vida, na cirurgia, no cancer, no futuro, enfim… Li muitos depoimentos tristes na internet de casos mal sucedidos e isso acabou me impressionando negativamente.
Mas, hoje acordei mais confiante e focada em deixar os depoimentos ruins de lado, ou seja, mirar apenas nas boas experiencias, acreditando que meu cirurgião é muito bom e que vou ter um excelente recuperação, pois, Deus está comigo.
Minha cirurgia está marcada para o dia 08 de março, assim que passar por ela volto para dar meu depoimento bem sucedido para que servir de estímulo e confiança para todos que ainda passarão por tudo isso.
Bety, sua vida voltou ao normal? sua voz já está 100%? Espero que sim.
Tenhamos fé em Deus e na vida!
Meu nome e daiane e a pouco tempo percebi que estava com bocio bem inchado,fraqueza nas pernas e braços ,queda de cabelo fiz exames de sangue e constatou hipertiriodismo,minha DR. mandou fazer um US peguei o resultado e fiquei um pouco assustada apareceu um nodulo 6mm nao levei resultado ainda pois minha consulta e so dia 05/03 sera que vou ter que fazer iodoterapia?ou cirurgia?
ola beth,,,
dia 3 de março fiz a minha cirurgia da retirada da tireoide, estou bem em casa agora, durante a minha estadia no hosp israelita no rio de janeiro, foi maravilhoso,,,meu anestesiata dr paulo renato, e com o cirurgia dr fernando viera monteiro exelentes, não senti nada ,,,apenas pos retirada do tubo que fiquei com falta de ar mas nada grave,,,sem dor , comer so liquido no inicio mas agora ja pode comer tudo devagar,repouso fundamental…sem fazer nada dipirona caso dor e curativo 1 vez ao dia, meu marido e quem faz, agora e esperar a etapa final da minha historia….que sera muito boa!
pra quem vai fazer,,,nao tenha medo..totalmente seguro,,,em fim ate mais tarde com outras noticias beijos
ynda rj
Meu nome é Cristina nos exames de rotina com a endocrino, dectou 2 nodulos pequenos, sendo 1 maligno, fiz minha cirurgia dia 10 de outubro. Não tive dores, da cirurgia passei mto bem, senti mto frio e cansaço. Estou tomando Levoyd 112, ainda sinto os sintomas. Farei iodoterapia amanhã. Fiz hoje a segunda dose do tyrogem,ontem, passei bem, hoje estou me sentindo cansada e mto lenta. Agradeço a Deus ter conseguido a medicação pela Unimed, mesmo minha endocrina, não me dando apoio, o que não entendi, disse que eu não conseguiria. Aconselho a tdos que tentem. Minha familia ficou dividida, como não é uma doença que sentimos dor localizada, nada aparente, as pessoas não entendem, a principio, palavra cancer, depois os sintomas,tenho duas filhas adultas, sempre fomos mto amigas, minha surpresa,foi o processo de negação que estão tendo, quase não me ouvem, chegaram mencionar que estava fazendo coisas pra chamar atenção. Sempre pensam que temos que agradecer não ser em outro lugar, claro que tenho conciencia disto, mas de qualquer forma alterou minha vida, adptação, algumas limitações. Com a graça de Deus, meu filho foi maravilhoso, ficou comigo em tdos os momentos, me viu chorar, escutou minhas lamentações. Minha irmã Marcia,se propos, ficar ao meu lado, até a dieta fez junto, pra que eu não me sentisse só, me acompanhará na pós iodo. Agradeço este blog que me ajudou mto, tirar minhas duvidas, espero que pessoas proximas de quem está passando este problema, leiam pra entender e dar apoio, pq a familia é a nossa base. Felicidades à tdos.
Prezadas,
Hj faço 24 horas de operada. Correu tudo muito bem graça ao meu bom Deus!. Tudo foi preservado, inclusive minhas paratireóides. Ainda nao sente sintomas de formigamento, mas sei que eles virão, mesmo que temporariamente.
Fui para a sala de cirurgia super tranquila e isso me ajudou muito.
Para quem ainda vai fazer a cirurgia, tenham fé e acreditem em Deus e no cirurgiao.
Bjo
Prezadas,
Minha cirurgia foi antecipada para o dia 28/02 devido a agenda do médico, hoje tenho 10 dias de operada, estou bem,sentir dores no peito e falta de ar, mas dores essas que desapareceram.
O que está me preocupando é uma pequena dor quando falo, mas o meu cirurgião falou que é normal e estamos observando.
Volto a trabalhar na Quarta-feira e na Quinta tenho uma nova consulta para andamento do tratamento.
Quero dizer a todas que vão passar por isso que fiquem calmas que o senhor estará sempre com cada uma de nós.
Bjos
Eu tenho hipotireodismo desde dez de 2010 qdo descobri tinha tres nodulos jtos, mais como eles nao tavam crescendo nao foi feito punçao e nada, fiquei o ano de 2011 ate setembro sem plano de saude e so em dez q voltei no medico para consulta e com os exames de eco foi visto q dois dos nodulos desapareceram e um deles no lado esquerdo da tireoide ficou, meu endroquino pediu uma punçao e deu suspeita de magilinidade voltei ao medico e me disseram q vou fazer cirurgia e retirar logo toda tireoide fora porq ja tomo puran 125 mg. To fazendo exames pre operatorio e depois irei marcar a cirurgia. De inicio fiquei super abalada e einda estou, tnho dias q estou super forte e tem dias que penso em sumir do mundo, mais graças a meu filho c 5 anos e mnha filha de 2 anos fico em pe, nao vou mentir to com medo de tudo q vem pela frente tenho 24 anos e fico pensando q sera q vou me envelhecer e ver meus filhos crescerem… Hj o futuro para mim esta sendo incerto mais meu bom Deus esta comigo e a todo momento me faz ergue a cabeça e seguir em frente…. Enfim tomara que tenho forças suficientes para passar por tdo. E com esses depoimentos de casos e mto bom que passa informaçoes de quem verdadeiramente passou por isso. Vou estar sempre postando comentarios do meu procedimento. Abraços.
Ola, Laize:
De fato, sempre é um baque quando descobrimos que algo em nós não está funcionando bem. Mas é um pouquinho como voar de avião. De vez em quando cai um, mas para cada queda tem centenas de milhares de pousos bem sucedidos. E, quando andamos com Deus, sendo adotadas como filhas pela nossa fé no perdão e promessas que recebemos através do sacrifício do seu filho Jesus, Ele realmente dá forças e sabedoria para passar por cada dia e cada experiência. Procure ver e refletir a bondade dele e a beleza do mundo ao seu redor. Ajudará muito! Estaremos esperando seus depoimentos. Abs, Betty
Olá,a todos,hoje estou gravida de 5 meses e meio,e tenho uma menininha de 2 anos e 10 meses.A 2 semanas descobri que estou com cancer,carcinoma papilifero da tiroide direita.Estou desesperada,por estar gerando um bebê,e tb tenho que parecer estar bem confinate o tempo inteiro por causa da minha filhinha.Somos só eu meu marido e minha filha,não tenho mais ninguem nesse mundo,que possa estar comigo nesse momento,tenho momentos de desespero e quero ficar só chorando mas nao posso ,minha filhinha esta comigo o tempo todo,e o meu marido,nao pergunta nada,nem fala nada…ta sendo muito dificil.Eu ainda vou passar com o cirurgiao,pra decidir oque sera feito.E depois volto pra dar noticias.Orem por mim!
Olá, Cecilia:
Que susto, não? Mas não se desespere tão rapidamente. Este câncer normalmente é de progressão lenta, em contraste a vários outros. O médico irá lhe dizer como proceder.
Onde você mora? Para responder, preciso saber também por que você diz que não tem mais ninguem neste mundo? Vocês dois são órfãos de pai e mãe e não tem irmãos, tios, primos? Ou eles estão distantes? Peço o conforto e o encorajamento de Deus para você. Abs, Betty
Prezadas,
Hoje tenho 3 dias de operada. Tudo corre muito bem. A recuperação tem sido muito boa e progressiva. O Primeiro e segundo dia creio que são os piores, pois, as dores no pescoço e garganta são agudas, mas estas vão diminuindo consideravelmente. Ainda sinto um desconforto ao engolir e na musculatura do pescoço, mas são dores brandas e bem suportáveis. Já consigo engolir sólidos e dormir de lado. Tudo dentro do esperado.
Ainda nao tive formigamentos Graças ao meu bom Deus, mas tenho tomado calcio 3 vezes ao dia. Enfim, apesar do diagnóstico de cancer estou muito tranquila e tentando absorver apenas as coisas boas. Meu retorno com o cirurgião é apenas sexta feira que vem, aí vou saber se precisarei ou não passar pela iodoterapia.
Meu conselho para quem ainda vai passar pelo processo cirurgico é:
Tenham calma, o nervosismo não irá ajudar em nada. Proucurem um bom cirurgião, conversem com outros pacientes que já passaram pela mesma cirurgia (feita pelo cirurgião de vcs), tirem todas as dúvidas possíveis antes da cirurgia, estar esclarecido sobre todo o procedimento é muito importante. Os médicos consideram a tireoidectomia um procedimento de rotina, ou seja, é uma cirurgia simples que evolui muito bem e com raríssimas complicações cirurgica. É muito importante tambem que se vá para o centro cirurgico confiante, pensamentos negativos não ajudam em nada. Se puderem, ouçam uma musica relaxante antes de irem para a cirurgia, isso ajuda bastante.
Tenham sempre em mente que as complicações desta cirurgia são raridades, e que vc não irá fazer parte deste minoria.
Deus só nos dá fardos pesados para carregarmos porque ele sabe que teremos ombros fortes para suportarmos.
Quem quiser tirar dúvidas sobre o ato cirurgico, estou a disposição.
Att
Renata
hoje 15 de maço sai da clinica são carlos , depois de ficar 2 dias confinada no quarto , isolada de tudo e de todos a enfermeira ante de me entregar as refeição batia na porta para que eu fosse para o banheiro , pra que ela entra-se , mas estou confiante em Deus que já estou curada vou ter que fazer um exame de corpo completo que é normal , mais fico reseada porque a Dr Helena achava melhor ir para o hospistal do Cancer, mas o medico que me operou fou um anjo que Deus colocou na minha vida ele que é oncologista falou que não iria aguentar ficar na espera para comerça o tratamento só maio e me indicou, sónão indicou como logo me cadrastrou na clinica e enquanto a medica não acredita ele me passou, uma confiança que ela, não passou!, ela não iria me recebe antes mas imediatamente ligou pra ela e falou que iria fazer um mês , e que já estava perto do consultorio pq ela não me atenderia e falou ” eu tambem trabalho no INCA e lá as coisa esta dificil de se resolver e ela iria sofrer muito sem a falta do tratamento foi então que ela me atendeu meia contra gosto, deu uma carta solicitando com urgência , mas me falou ainda que acha melhor no INCA mesmo com todos os argumentos que o Dr Ricardo deu !!!, agora é acrediar em Deus que venci a batalha contra o Cancer, e que a Dr Helena estava errada e o Dr Ricardo estava Certo!!!!!!! depois eu vou voltar a me comuni9car com você pra falar que este Deus é tremendo em nossas vidas!!!!!!!!
Olá, Flavia:
Obrigada por seu relato. Que bom que Deus colocou o Dr. Ricardo na sua vida. Torcemos para que ele esteja certo, mas, se não for, ainda existem recursos que poderão lhe ajudar a recuperar a sua saúde. Que Deus a abençoe, Betty
Queridas,
Venho aqui deixar meu relato muito emocionada,pois fui agraciada com uma benção do senhor.
Voltei ao cirurgia com 15 dias para levar o resultado da biopsia, para assim da continuidade ao tratamento já que o resultado da pulsão foi carcinoma Papilifero Beteshda v, o que para os médico era certeza do cançer.
E para surpresa do cirurgião um dos melhores de um dos maiores e conceituados hospitais da Bahia, foi negativa para o cançer.
Foi uma surpresa para ele e para min, hoje tenho a plena certeza que Deus é capaz de realizar os maiores milagres, sei que foi isso que aconteceu comigo e será algo que jamais esquecerei em minha vida.
Força e abraços a todas.
Olá, Binha. Que bela surpresa! Aproveite bem os dias e anos que Deus lhe concede para honrar o nome dele, sendo exemplo e bênção para todos que lhe cercam. Abs, Betty
Caros amigos (as)
Deixo aqui um relato do caso de tireoidectomia de minha esposa. Sei que muitos vêm até aqui para tentar aliviar a ansiedade de um diagnóstico de câncer e do pré-operatório de um nódulo. Como eu fiquei por meses lendo relatos de pessoas que passavam pelo mesmo que minha esposa, sei o quanto estes são importantes para acalmar um pouco o sofrimento. Por isso vou deixar aqui o relato do que aconteceu com ela.
Em agosto de 2011 ela descobriu em um exame de imagem um nódulo de 3,5 cm no lóbulo direito da tireóide. A médica, então, pediu uma PAF e o resultado foi indeterminado ! Naquele momento a mesma médica disse para não ficarmos preocupados e que deveríamos somente repetir o exame agora em fevereiro de 2012. Com não “simpatizamos” muito com esta médica, fomos procurar uma segunda opinião. Só que até então mais de um mês já havia se passado. Conseguimos um segundo médico em outubro que após ver os resultados dos exames pedia para que fizéssemos novamente uma PAF, agora em um laboratório conceituado de SP que, nas palavras deste médico, nunca “dava indeterminado”, mas se caso desse, era para realizar juntamente um exame chamado imunohistoquímico para poder saber se era ou não câncer. Fizemos o exame e como nosso convênio não cobria o tal laboratório, gastamos R$ 2500,00 com os exames. E o resultado, indeterminado na PAF e negativo para câncer no imunohistoquímico. O problema que este exame não é tão bem aceito por todos os médicos como sendo eficaz para determinar se o nódulo na tireóide é câncer ou não. Por isso continuávamos na mesma.
Para piorar tudo, chegava o fim do ano e as festas, ou seja férias. Esse médico entrou em férias e só voltaria a atender em fevereiro ! E nesse meio tempo a angústia só crescia. Por isso fomos a um terceiro médico, em dezembro de 2011 que ao ver todos os exames indicou a cirurgia pela incerteza e pelo tamanho do nódulo. Foi neste momento que tudo começou a mudar. Fomos até uma cirurgiã de cabeça e pescoço, Dr Renata, que se mostrou uma excelente profissional tanto no trato com o paciente como depois no momento da cirurgia e após a mesma. Mas, como neste meio tempo já estávamos perto do carnaval, mais um tempo de angústia e espera até que no dia 25/2 deste ano minha esposa foi operada. Durante a cirurgia a biópsia deu negativo para câncer, o que levou a doutora a retirar somente o lóbulo que estava com o nódulo. Agora com três semanas após a cirurgia, minha esposa está muito bem, voltou ao trabalho e teve uma recuperação pós operatório muito boa e com pouca dor. Sua voz ficou um pouco roca no início mas já voltou ao normal. Ontem buscamos o resultado final da biópsia e confirmou-se um adenoma ! Ela já fez um exame de dosagem do TSH e ele deu um pouco alterado, mas ainda dentro dos parâmetros. A doutora disse para repetirmos o exame em 40 dias para saber se o que sobrou da tireóide vai dar conta de suprir a necessidade de hormônio ou se termos que fazer a reposição.
Sei que o relato foi longo mas achei importante contar para vocês que passam por esse momento difícil que apesar de toda a angústia, o final na maioria dos casos é positivo. No mais gostaria de desejar calma e boa sorte para aqueles que ainda enfrentarão a cirurgia.
Ricardo
Olá, Ricardo:
Agradeço a sua iniciativa de contar a história. É difícil, não? No fim, gastaram um bocado de dinheiro sem necessidade e a primeira médica parece que teve razão. Mas a sua falta de simpatia parecia ausência de empatia… Eu também mudei de médico por esta razão–com bons resultados…
Me disseram várias vezes que o câncer de tireoide é um câncer lento. Acho que é por isto que os médicos não correm para descobrir se realmente existe e extirpá-lo logo. Só falta eles passarem esta informação para a gente de maneira crível…
Fico muito feliz que não foi câncer. Que Deus os abençoe e que vocês possam continuar procurando abençoar outras pessoas, como está fazendo com o seu relato aqui.
Abs, Betty
Meche com as nossas extrturas…sim..mas DEUS está acima de tudo, basta termos fé e sairemos dessa!
Fiz cirurgia para retirada total da Tireoide em 05/03/12, com a cirurgia foi tudo bem, o medico é exelente, minha recuperaçao foi muito boa, sem dor, e a cicratrizaçao (melhor ainda) Na minha Biopsia apontou, Carcinoma Papilifero-variante tipo classico, segundo os medicos e conforme o exame o meu carcinoca estava bem no inicio, pois ele media 1,7- e eu não apontou metastases, e o tumor é numero 1, onde não apresentou nada nos linfonodos. Consultei esta semana com a minha endrocrinologista, e ela solicitou uma cintilografia do corpo inteiro ” com IODO 131″, tenho que fazer a dieta de 30 dias, sem o EUTIROX (hormonio) e 15 dias “sal e alimentaçao” para poder fazer o exame. Este exame não irei ficar izolada, somente vou um dia toma a dose pequena de iodo, volto pra casa e depois de 72 hrs, volto fazer o exame.
O que me deixou em dúvida é que pelo o que venho observando, a maioria das pessoas já faz direto o tratamento com o IODO, onde a qtidade é maior e ficam izolados…mas pq sera que pra mim é diferente? pq sera que vou fazer deta forma? e segundo o que a medica falou a chances de nem precisar fazer o uso do iodo e ficar izolada?
Tambem estou em duvida do lugar que devo fazer este exame..tenho 02 opções: Passo Fundo (Hospital São Vicente-Passo Fundo ou Bionuclear em Florianopolis), alguem já fez este exame em alguma dessas unicas..pode me dar informaçoes?pode me dar indicaçao?
Desde já agradeço….abraços
Prezados,
Tambem fui agraciada com a Benção de Deus!
Hoje tenho 15 dias de operada, minha biópsia da punção havia dado Maligno para Carcinoma Papilífero. Fui para o centro cirurgico convenciada disso e depois da cirurgia já estava me preparando psicológicamente para a IODOTERAPIA. Hoje, com a Graça de Deus, a secretária do meu Cirurgião me ligou avisando que a Biópsia pós cirurgica havia dado BENIGNO. O Médico havia me dito antes da cirurgia que eu tinha apenas 2% de chances do resultado da Benigno e deu! Obra única e exclusiva de Deus!
Para quem recebeu diagnóstico de Malignidade e vai passar pela cirurgia, tenham fé, o resultado pode ser diferente!
Deus pode tudo!
Bjao no coração de todoS!
Que grande alívio, Renata! Espero que possa usar a saúde que Deus lhe concedeu, enxergando e aproveitando muitas oportunidades para viver honrando Ele e sendo bênção na vida daqueles cujas vidas você estará tocando.
Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
On Mar 23, 20
Olá, Daniele:
Eu não entendo muito de medicina, mas parece-me que a sua médica está querendo verificar se pode lhe poupar de algo mais difícil, se confirmar que não há metastase. Ou pode ser que ela esteja querendo verificar se há qualquer lugar que demonstre metástase para fazer um tratamento mais específico. Se não houver, você poderá suspirar aliviada…
Não conheço os hospitais de Florianópolis. Pergunte às pessoas conhecidas que moram na sua cidade. Você ficará surpresa com quantas pessoas já lidaram com este mal e deve ter alguém que tenha algum parente que já passou por isto.
A sua médica não fez nenhuma sugestão? E o seu clínico geral? Ou o cirurgião?
Espero que tudo corra bem. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
minha esposa fez tireidectomia (com nodulo) no dia 07/03,infelizmente acusou carcicoma
papilifero e vai fazer radiodoterapia …tá sendo muito díficil para ela(Antonia) mais vamos rezar para que seja curada com a graça de Deus!
Prezados Jean e Antonia:
Creio que poderão encontrar algumas informações encorajadoras dos leitores do blog neste post. E em alguns posts anteriores. Uma coisa positiva é que o tratamento (e a preparação), apesar de ser difícil, é relativamente curto comparado a outros, com muito mais chance de cura. Apegue-se a isto e procurem usar este tempo para conhecer mais o Deus da Bíblia, a quem estão orando, pedindo sua graça. Deus enviou seu filho para sofrer, morrer e ressuscitar em nosso lugar. Ele levou sobre si o castigo dos nossos pecados e quem crê nele como seu salvador, torna-se filho ou filha de Deus, desfrutando das bênçãos divinas, inclusive seu conforto e apoio nesta vida que nunca será ausente de aflições.
Ele que disse — Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim, também prometeu — No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, pois eu venci o mundo. (João 14.6; 16.33)
Peço para que este ânimo possa ser seu, ainda neste período em que a falta do hormônio possa causar desânimo e cansaço, e desejo uma plena recuperação.
Abs, Betty
Boa noite, hoje faz 7 dias que fiz a cirurgia, e graças a Deus nao tenho sintido nada, o resultado da biopsia pos operatoria saira daqui mais uns dias, e sei que talvez precisarei fazer a iodoterapia. So estou preocupada se terei que ficar isolada em casa tambem depois que sair do hospital pois tenho uma filha de 10 anos.Irei retornar ao medico daqui uns 5 dias para saber mais detalhes , mas estou bem sem sentir nada graças a DEUS.
Foi muito difícil p mim dar a notícia p meus pais q precisava fazer uma cirurgia p retirar minha tieóide, por ter um nódulo com suspeita de ser um câncer. Eu estava tranquila, pelo menos procurava estar, casada ha 8 anos e com uma filha de um ano… precisava de tranquilidade, tive q segurar uma barra, pois meu marido quase desesperou
Fiz tireoidectomia total dia 15/03, durante a cirurgia foi confirmado o diagnóstico e reforçado com a biopsia da tireoide. Apesar do incômodo causado pela cirurgia: dificuldade de engolir, uma tremenda dor nas costas devido a minha má postura com medo da dor na cirurgia, dificuldade p me levantar da cama… tudo correu bem. Triste foi a notícia q teria q ficar 30 dias sem pegar minha pequena, mas tudo bem, e, por incrível q pareça, apesar dela ser tão novinha, ela entendia, e qd pedia colo, eu mostrava p ela o “dodói” da mamãe, me sentava no chão e pedia p ela sentar em minhas pernas. Como eu teria q ficar trinta dias sem pegá-la, corri com todos os exames necéssarios e trâmites p realizar logo a iodoterapia. Me internei p o procedimento dia 03/04, tive alta dia 05/04, apesar das náuseas e da boca seca, tudo correu bem, tive a bênção de estar rodeada por ótimos profissionais, q me deram apoio antes e durante a internação. Mas o mais triste mesmo foi ficar longe de minha pequena, tive algumas reações previsíveis, mas a pior q senti mesmo foi a distancia dela, procuro vê-la por webcam, mas vejo q ela sofre mais e quase morro qd isso acontece, é ela chorando de um lado e eu chorando do outro, sei q ela está bem, quem cuida dela é minha mãe, minhas sobrinhas e meu marido fica dividido entre trabalhar, me dar apoio e ficar proximo dela. O médico disse q tenho q ficar 7 dias longe dela, já está quase acabando, dia 13/04 poderei ficar perto dela. Mas tenho muitas dúvidas com relação ao período de distanciamento dela, já li relatos de pessoas ficarem 20 ou 15 dias afastadas de seus filhos. Estou MORRENDO de saudades dela, mas não quero prejudicar seu crescimento. Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito, gostaria de saber qt tempo precisaram ficar afastadas de crianças de mulheres grávidas. Sinto todos os sintomas do hipotiroidismo, mas é fichinha perto da dor da saudade. Agradeço a todas. Um forte abraço.
Olá, Cintia:
Você conseguiu relatar bem as angústias de uma mãe/esposa nesta fase do tratamento para câncer de tireóide. Realmente, não é fácil e o “durante” parece uma eternidade. Mas ele não é muito longo quando comparado com outros tratamentos e, normalmente, bem eficaz. Se seu médico disse que pode se aproximar dos outros numa certa hora, então creio que poderá fazer. Eles normalmente não brincam com o bem-estar de crianças. Sempre somos cercadas pelas “opiniões dos outros” e podemos ficar bem confusas. Acontece que cada caso é um caso e os fatos das circunstâncias dos amigos/parentes podem ter sido bem diferentes dos seus, não tendo real base para comparações. Se você não confiar na opinião deste médico, então recorra a um antigo clínico geral ou um outro oncologista de boa reputação, levando e relatando seus exames e tratamentos. Eu não tenho experiência nesta área, mas me parece razoável também que você poderia se abrir ao contato mas de maneira reduzida por mais alguns dias, já que é tão bem assessorada. Assim mataria as saudades, mas limitaria a exposição à possível radioatividade.
Um grande abraço de uma avó que está acordada às 6 da manhã, cuidando de dois netinhos (Lucas de 3 e Elena de 1-1/2 anos) por dois dias enquanto seu filho e nora tiram uma folguinha…. Chegarão para buscá-los hoje, o Senhor Deus permitindo. Que Deus a abençoe, Betty
Oi, fui diagnósticada através da preventiva ginecológia que estava com câncer maligno na tireóide em outubro/2011, depois de muitos exames e espera, fiz minha cirurgia de retirada total da tireóide e esvaziamento cervical direito (da orelha até metade do pescoço), no dia 09/02/2012 e estou há 63 dias sem hormônios (estou trabalhando normalmente, tendo a mesma vida de antes, só um pouco com dificuldade pra dormir, mas sempre tive, então…). Tenho consulta com minha endócrina no dia 18/04/2012 (Ainda!) e não tenho previsão de quando irei passar pelo médico nuclear pra iniciar o tratamento de iodoterapia…aqui em Salvador/BA apenas um lugar faz e meu convênio não aceita….acho que terei que ir a MG fazer lá pelo SUS!…estou tentando!…Queria apenas saber qual o tempo máximo entre a cirurgia e o fazer a iodoterapia? Alguém saberia me informar?
Olá, Sani:
Infelizmente, já faz tres anos que fiz esta cirurgia (não por razão de câncer) e não tenho as respostas que você quer. Mas, investigue ao máximo como está fazendo, escreva todas as suas perguntas e faça-as ao médico na sua consulta, pedindo orientação sobre todos os passos que você mesma pode tomar para adiantar o procedimento. Leve alguém da sua família, ou uma pessoa bem amiga, junto, para conversar/ouvir bem respeitosamente e para anotar as respostas, enquanto que você interage com seu doutor. Creio que obterá mais respostas deste modo.
Algumas pessoas resistem bem sem os hormônios, por um bom tempo. Mas insista com o médico para que haja um tratamento rápido ou, se for ficar ainda mais meses sem os exames ou tratamento com iodo, peça para tomar o remédio até o período em que precisará ficar sem novamente. Também existe uma medicação–a Thyrogen–que pode ser tomado durante o tratamento–veja meus posts e os comentários anteriores. http://www.thyrogen.com.br/ é um link, mas tem melhor no blog.
Que Deus abençoe, Abs, Betty
Olá, Jaqueline: Fico contente que tudo tem corrido bem até agora. Acabo de responder a outra pessoa nos comentários do mesmo blog com sugestões para a visita ao médico. Dê uma olhada no que escrevi para Suni… Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Ola pessoal Me chamo Nayara tenho 19 anos e estou a passar pelo mesmo que vcs descobrir que tinha um nódulo na tireodi meus hormônios eram normais ai fiquei fazendo só acompanhamento para ver se o nódulo iria crescer nunca precisei de tomar remédio comecei a fazer o acompanhamento a punção isso em no final de 2010 no final de 2011 fiz de novamente e ouve uma grane alteração havia crescido e estava aparecendo esteticamente o meu medico optou pela cirurgia nossa ali meu mundo desabou o medo da cicatriz das complicações do pré-operatório e principalmente do resultado final da biópisia Fiz a cirurgia dia 21 agora faz 1 més e fiquei 15 dias afastada hj já trabalho normal minha recuperação foi ótima minha cicatriz e no Maximo de 4 cm nem aparece tenho que usar fita por 4 meses meu medido o Dr.Lysio França Filho da cidade de BELO HORIZONTE e um excelente profissional agradeço a deus todos os dias pela minha vida e que deus continua abençoando a vida dele para que a cada dia ele se torna mais capacitado por que ele tem a mão de anjo graças a deus e a minha família e o meu medico e toda equipe do hospital Felício rocho fiquei mais segura hj estou ótima minha biópisia deu tudo normal graças a deus tomo puran t4 100 mg e vivo normalmente.
Um grande abraço a todos…
Olá, boa tarde.
Foi muito bom ler seus relatos, assim conseguirei me acalmar um pouco mais.
Descobri um nódulo maligno e ainda vou passar pela cirurgia e o tratamento com iodo.
A minha maior preocupação é de ter q ficar longe de minhas filhas de 6 e 1 ano e o depois para não contaminá-las.
Mas como vcs, tbém tenho uma enorme fé em Deus e sinto e tenho certeza q tudo vai dar certo.
Agradeço pelo seu carinho na preocupação de ajudar a outras pessoas, assim como eu.
Tenha uma linda e duradoura vida, abençoada por Deus.
Alexsandra.
Luiza
Hoje(20/04) tentei entrar em contato com minha médica pois meu tratamento com iodo esta marcado para o dia 15/05 – suspendi o puran conforme orientação. Estou com muita dor de cabeça e não sei se posso tomar novalgina ou outro analgésico… se possível me orientem.
Abraço a todos
Olá, Luiza. Infelizmente, não sei a resposta. Mas acho que os médicos teriam lhe dito que analgésico não pode se fosse proibido. Portanto, se fosse eu, eu provavelmente usaria o que normalmente tomaria, especialmente porque a data do tratamento não está tão perto ainda. E, na segunda-feira, procure contato com seu clínico ou endocrinologista. Que Deus a abençoe. Betty
Olá, há dois anos descobri que tinha um nódulo da tireóide. Fiz USG e punção, que segundo o médico devido ao pequeno tamanho (0,5cm) poderia não conseguir retirar material suficiente. O resultado foi Hiperplasia de Células de Hurtlhe. Este ano, a Endócrino pediu para repetir a punção e o resltado foi Compatível com Tumor de Células de Hurthle (BETHESDA III). Repeti a punção com o mesmo médico devido a extrema habilidade dele, considerando a dificuldade do exame por conta do tamanho reduzido do nódulo. Levei o resultado e a Endócrino me disse que esse é um tipo indeterminado, ou seja, não tem como saber se benigno ou maligno e me orientou para procurar a opinião de um cirurgião de cabeça e pescoço.
Tenho procurado bastante informação sobre o assunto mas as informações que encontro são controversas. Uns dizem que a indicação é cirúrgica, outros que é necessário somente acompanhamento. Estou no aguardo da consulta com o Médico mas gostaria de saber mais informações de alguém que passou por experiência semelhante.
Com relação a tireoidectomia, como é a cirurgia? Qual a duração, qual o tempo de internamento? Como esse dreno que colocam no pescoço que falam tanto? Se alguém puder me esclarecer ficarei muito grata.
Abraço a todos
Karine