Pós-Cirurgia de Tireóide (10)

Crônicas do Cotidiano > 2010 > março > 1 > Pós-Cirurgia de Tireóide (10)

IODOTERAPIA RADIOATIVA (2)

Recebi um comentário no meu post número 8, no qual uma leitora relata a sua experiência com a iodoterapia, tratamento com iodo radioativo que é feito quando o câncer de tireoide é diagnosticado. A Ana Kelly escreve muito bem e soube descrever o tratamento tanto do aspecto pessoal quanto do aspecto médico, de maneira sensível e interessante e, ao mesmo tempo, precisa.

Foto proveniente de http://thyroid.about.com/b/2007/11/19/radioactive-iodine-rai-treatment-for-thyroid-disease-is-secondhand-exposure-safe.htm

Também adicionei seu comentário ao post número 9, pois é este que fala especificamente do assunto. Mas receio que sua contribuição é valiosa demais para ficar “perdida” no fim de uma série de comentários (apesar de eu ficar impressionada com a quantidade de pessoas que me escrevem, demonstrando que leram tudo, tudo, tudo…!).

Além disso, existem outras implicações pós-tratamento que devem ser percebidas. Por exemplo, viagens internacionais podem ser complicadas por algum tempo depois. Quando enviei uma cópia das últimas correspondências para meu marido (em viagem para os Estados Unidos), ele respondeu o seguinte: Um dos meus companheiros de viagem comentou que fez este tratamento. Algum tempo depois, viajou para os EEUU. No aeroporto aqui,  alarmes e sirenes começaram a disparar quando ele passou pela segurança. Eles o levaram, examinaram e interrogaram durante quase três horas até que um médico chegou para ouvir sua história. Enquanto isso, os passageiros do seu avião, especialmente aqueles que estavam sentados perto dele, foram também detidos e interrogados até que aceitaram a sua explicação sobre a radioatividade…. (E isto também pode ocorrer com qualquer exame em que isótopos radioativos forem usados).

Estou, portanto, fazendo um novo post, contendo não apenas o primeiro comentário, mas algumas correspondências anteriores e subsequentes que adicionam mais informações que podem ser valiosas para aqueles que se preparam para enfrentar o mesmo desafio (ou para aqueles que estarão dando apoio aos seus parentes ou amigos durante este período). Espero que sejam úteis e encorajadoras a todos!

Se você achar que tenha alguma informação ou reflexão para contribuir sobre este assunto, pode comentar. E, se quiser interagir com a Ana Kelly, enviarei seu comentário ao endereço dela…

Abs, Betty

P.S. Enquanto procurava por uma foto para colocar aqui, encontrei mais links que podem ajudar.

http://www.radioativos131.com.br/blog/

home

A nossa correspondência começou com um comentário no post número quatro, em julho de 2009.

Ana Kelly Natali disse:
31 de julho de 2009 às 9:59 pm

Prezados, eu fiz a tireodectomia total no último dia 22/07/2009, no Hospital Oswaldo Cruz, cujo procedimento foi conduzido polo exímio Dr. Celso Friguglietti. Tomei anestesia geral e acho que acordei antes da hora e falando, com a voz normal, pois o Dr. Celso quando me viu logo disse, tenho certeza que seu nervo laringeo recorrente não foi atingido, já que vc pareceia uma tagarela no pós anestésico (rss). Bom, tive dor de cabeça, na nuca, depois comecei a me sentir meio estranha, meio tonta e com um poucoi de contração no músculo da coxa direita. Tive tosse, só porque não podia tossir e foi por causa do tubo, que inflama a traqueia. Coceira na cicatriz e no dreno, por causa do micropore, após o curativo sempre dói, mas tudo é suportável.

Pois, no dia 22/07, ao tirar o curativo, o Dr. Celso me disse que fui agraciada por Deus, já que minha endócrino tinha sugerido a cirurgia de um microcancer de 4mm, no lobo esquerdo, do tipo papilifero. Mas, na biopsia pos cirurgica, a tireoide fora fatiada e a patologista constatou pelo microscópio, mais 1 nódulo de 1mm, com celulas malignas para o tipo folicular e mais 4 nódulos, em formação com 1 e 2mm, cada, com variante papilifero e folicular. Agora, estou me preparando para a iodoterapia, mas me sinto vitoriosa e tenho certeza que estou curada, Pois, eu tenho 35 anos, sou bem casada há sete anos, tenho um bebeê lindo de 1 ano e 7 meses e sou uma profissional bem sucedida.

Neste momento, que sua vida parece ser colocada em uma balança, passei a dar valor a pequenas coisas da vida e agradeço a força e orações recebidas dos parentes e amigos, independente de religião ou crença. Pois, cada palavra amiga ou gesto é combustível para você seguir em frente e continuar a batalha.

Outra coisa, que eu sempre falava para minha mãe, me disseram que eu estou doente e que a unica forma de cura é a cirurgia, mas eu não me sinto doente e nem que estou com cancer. Este pensamento é importantissimo, para você manter a sua sanidade e a dar força e coragem para quem está ao seu lado, pois no meu caso, o diagnóstico foi um ’soco no estomago’ para o meu marido, pais e irmã. Tive que ser forte para encorajá-los e tive que ser forte para ver meu bebê de 1 ano e 7 meses crescer.

Beijos a todos e muita força neste momento. Eu sei que minha batalha está no meio, mas eu vou sair vitoriosa…

Ana Kelly Natali disse:
25 de fevereiro de 2010 às 11:02 pm

Olá Betty…
Estou de volta para contar o que aconteceu depois da tireoidectomia…
Quando voltei ao meu cirurgião, Dr. Celso Friguglietti, para avaliação do procedimento, ele me indicou o Dr. Tazima para conduzir a iodoterapia com aplicação do Thyrogen. Contatei o médico que me esclareceu como seria o tratamento com iodo radiotivo 131 e marcou o procedimento para o dia 04/10/2009.

Durante o mês de setembro fui obrigada a fazer uma dieta restritiva, para auxiliar na eficácia da radioterapia. Neste período não ingeri nada que contivesse iodo (sal comum de cozinha), fui obrigada a comprar um sal especial, nada que fosse industrializado, em conserva, frutos do mar, alimentos com corante vermelho, leite, derivados da soja incluindo o óleo, iogurte, queijos, pães de forma ou qualquer alimento feitos na padaria ou restaurante, biscoito, balas, chocolate. Em suma, na minha dieta só era permitido alimento natural, feito em casa; bem como frutas, incluindo as secas e cereais crus. Lembrando que a barrinha de cereal também estava proibida.

No quesito beleza, esta dieta me ajudou a perder quatro quilos; entretanto, fui impedida de pintar as unhas e usar maquiagem. O pior, como sou muito branca, meus lábios ressecam com muita facilidade, logo fui obrigada a improvisar, passava azeite de oliva para evitar as rachaduras e me proteger do sol. Outra coisa, nem pensar de pintar os cabelos ou passar perfume, lavar o cabelo com shampoo com sal e sabonetes, pois geralmente estes produtos têm iodo em sua composição. Portanto, antes de usar estes cosméticos deveria ler as especificações.

Fui espartana, segui as orietações mais do que a risca, pois quanto melhor fosse a minha dieta restritiva, melhor seria a absorção do iodo-131 pelo meu organismo, o que aumenta a chance de cura. A idéia é matar as células de tireoide pela fome, assim quando eu ingerisse o iodo, eles correriam ávidas para o almoço e fatalmente morreriam.

Feito isto, no dia 04 de outubro de 2009, me dirigi ao Hospital Oswaldo Cruz para tomar a 1ª dose do thyrogen; na segunda-feira, dia 05/10, tomei a 2ª dose e na terça-feira, dia 06/10 me internei em um quarto de isolamento.
O thyrogren induz de forma exógena o hipotiroidismo, ou seja, não é preciso parar de tomar a levotiroxina (t4 sintético – Synthroid ou puram); porque para o tratamento com o iodo ser eficaz é necessário que o TSH esteja muito alto.

Muito bem, na terça-feira de madrugada saí de casa com o coração partido, deixei meu filhinho pequeno com minha mãe, e fui com meu marido ao Hospital Oswaldo Cruz. Entrei no quarto de isolamento, às 7h e logo em seguida veio um técnico para tirar uma amostra do meu sangue. Após, meu marido foi embora, porque já iria começar o procedimento da radioterapia com o iodo.

O quarto é revestido com paredes grossas e biombos de chumbo. Possui câmera de monitoramento interno, me senti como uma participante do “big brother”… Todos os móveis e utensílios são revestidos com TNT ou plástico, porque a radiação é eliminada com o suor e esta é uma forma de minimizar os efeitos da contaminação.

Às 8h, veio ao quarto um físico nuclear, que mediu a distância de um metro entre um ponto, que eu deveria ficar e a outra referência que seria o profissional, que mediria a radiação emitida por mim.

Às 10h, o dr Tazima chegou com o iodo-131, que estava acondicionada em um envólucro de chumbo, chamado de castelinho, ele estava vestindo uma edumentária também de chumbo, óculos de proteção e luvas. Em seguida ele abriu o “castelinho” e me entregou… Eu deveria engolir aquela bolinha de 100 microcue de iodo-131, dose mediana, de uma só vez e com cuidado para não enroscar na traquéia; bem como, durante o dia deveria ingerir muito liquido, para facilitar a eliminação do elemento químico.Fui advertida, que o iodo causa dores de estômago, queimação na boca, náusea e vômito. Sem pensar, peguei o “castelinho” e engoli de uma vez a bolinha, sem água mesmo! Para minimizar os efeitos colaterais, eu deveria expremer o caldo do limão e tomar puro. Também me deram o omeprazol.

Graças a Deus não tive qualquer intercorrência, ou os efeitos colaterais noticiados, mas acho que nunca tomei tanta água na vida, como naquele dia. isto porque quanto mais rápido houvesse o decaimento exponencial da radiação, mais rápido eu sairia do hospital. Ainda bem, que o quarto tinha janela para o jardim da Rua João Julião, pois era possível ver e ouvir os pássaros.

Para passar o tempo, durante a minha estada no isolamento, li muitas revistas, as quais foram descartadas em lixo apropriado, pois ficaram radiotivas. Todos os utensílios de uso pessoal foram para o lixo radiotivo, assim como, os pratos e copos deveriam ser de plático para descarte.

Fiquei internada por 32h, tive alta na quarta-feira, às 14h. Meu marido foi me buscar, o banco do carro foi forrado com plástico para evitar contaminação. Voltei para casa e fiquei isolada por mais 20 dias.

No dia 08 de outubro, retornei ao Hospital para tirar outra amostra de sangue e fazer a Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI), a fim de checar se o câncer tinha ficado apenas na tireóide ou se havia metástase. Recebi o laudo, no dia 23 de outubro e, mais uma vez, agradeço a Deus por tudo, o resultado foi melhor do que o esperado, a absorção do iodo foi 130% e não havia metástase; portanto, estava 100% curada. Durante esta fase, o que mais me doeu foi ficar longe do meu pequeno príncipe, pois a radioterapia é extremamente nociva à mulhes grávidas e a crianças até 18 anos.

Entretanto, graças a corrente de orações de todos os amigos e parentes fui forte para suportar a dor e o estresse… Tinha em mente como palavra de ordem: São 20 dias longe do meu filho para eu ter a vida inteira com ele! Durante o meu isolamento em casa, que eu apelidei carinhosamente de “reclusão”, fui resignada e refleti muito sobre minha vida, meus atos e sobre o que realmente é importante. Conclui que estresses bobos do dia a dia com familiares ou colegas de trabalho só nos tornam doentes e Deus não quer que isto aconteça com a gente. Ele me tirou a cruz que eu estava predestinada a carregar, antes mesmo da doença aparecer. A PCI é a prova disto!

Durante o tratamento, vi e senti o sofrimento dos doentes de câncer e Deus me impediu de passar por algo mais sério. O Dr. Celso mesmo me disse: “Com base no relatório anátomo-patológico, se fossemos cuidar de vc quando os sintomas fossem visiveis, não daria tempo para fazer qualquer tratamento…”

Esta chance que Deus me deu, eu não quero desperdiçar. E não vou desperdiçar! Vou aproveitar minha estada na Terra da melhor forma, junto daqueles que me deram apoio e força para suportar este evento.
Durante a reclusão, o avô do meu marido faleceu e eu fiquei muito triste de não poder apoiá-lo nesta fase, pois eu estava com nível radioativo muito alto e não pude nem ao menos abraça-lo. Ele ficou arrasado, pois o avô era como um pai…

Eu saí da reclusão no dia 27 de outubro e o meu bebê completou 2 aninhos no dia 1º/11/2009, resolvemos fazer um almoço para comemorar a minha saúde e o aniversário dele. Foi um momento bastante emocionante e inequecível…
Bem, em janeiro de 2010, voltei ao Dr. Celso para realização dos meus exames, pois devo fazer o monitoramento de 3 em 3 meses. E graças a Deus, ele me disse outra vez, que estava curada e o que aconteceu comigo no ano passado deveria ser esquecido. Que eu devo colocar um pedra em cima e segui a vida com alegria.

Confesso, que este período foi muito difícil, pois fica martelando na sua cabeça o tempo todo: você tem Câncer, câncer, câncer, câncer… Você perde o sono no meio da noite e pensa na vida,o que passou e se você terá futuro.

Para aqueles que foram surpreendidos com este golpe baixo, não se desesperem. Este tipo de câncer tem cura e a vida com o comprimidinho azul continua a mesma que era antes. Só um calorzinho e suorzinho, de vez em quando, mas tudo bem… Você suporta.

Betty, agradeço a vc a oportunidade de escrever no seu blog e contar um pouco desta experiência de vida, que me fez crescer como ser humano. Pois, acredito, que os depoimentos ajudarão outras pessoas, a exemplo do que aconteceu comigo.

Existe vida após a descoberta da doença e depois dela você passa a aproveitar melhor a vida. Pois, “o que se leva da vida é a vida que se leva.”
Beijos
Ana Kelly

Logo depois, chegou este comentário de uma outra leitora com nome de Mariana (que mandei para Ana Kelly)

28 de fevereiro de 2010 às 11:53 am

Betty, adorei o seu blog. parabéns por esta iniciativa.
Fui operada também e é câncer–maligno. As informações passadas pela Ana Kelly Natali foram muito esclarecedoras para minhas varias duvidas, e gostaria de aproveitar este espaço para saber se demora muito para conseguir o leito para este tratamento de IODORADIOPTERAPIA Vou ter uma consulta para saber se realizarei este tratamento no Hospital Santa Paula ou no Oswaldo Cruz. Sou bem ansiosa e por mim resolveria tudo hoje. hahaha aguardo informações.
Betty, novamente obrigada pelo seu espaço.

A Ana Kelly respondeu.

Betty, Fico feliz de poder ajudar, pois quando fui diagnosticada com câncer tive muitas dúvidas e o seu blog ajudou-me.

Mariana, Com relação ao tempo de espera para realização do procedimento, demorou cerca de 2 meses para conseguir a vaga, pois no Hospital Osvaldo Cruz, existem poucos quartos preparados, os quais estão localizados  no prédio velho, cuja construção das paredes é bem reforçada. Pois fiz a cirurgia dia 22 de julho e a internação para radioterapia ocorreu no dia 06/10/2009.

Agora,  eu não conheço o Hospital Santa Paula, mas eu indico o Oswaldo Cruz, o pessoal técnico é bastante competente e de acordo com as informações que obtive dos especialistas médicos, o HAOC tem equipamentos de última geração e o trato com o paciente é humanizado. O que é importante, pois nesta fase estamos muito fragilizadas.
Beijos à todas e, no que eu puder ajudar fico à disposição.
Ana Kelly

Eu escrevi para Ana Kelly ontem à noite, 28 de fevereiro de 2010:

Querida Ana Kelly:
Aprecio muito a sua contribuição, completando numa área em que não tive experiência. Como vê pela carta que já lhe encaminhei, creio que muitas pessoas saberão melhor o que lhes esperará, através do seu relato, muito bem elaborado e completo. Ajuda ter alguma noção do tamanho e extensão das dificuldades que temos que enfrentar–a incerteza é algo muito incômodo e assustador. Também é bom porque o relato tem elementos de esperança. Estou pensando em talvez fazer um post exclusivo com a sua carta, porque ela fica meio “perdida” no fim do texto e muitos não vão chegar até ela. Já a coloquei no fim do post 9 também, pois este fala especificamente do assunto. Se eu tiver alguma informação incorreta lá, pode me corrigir.

Fiquei com algumas perguntas. Eu não havia percebido a extensão da limitação em termos de objetos para levar dentro do quartinho. Quando pensei que este também seria meu destino, me imaginava lá dentro com meu computador, celular, livros favoritos, som… Eles não inventaram ainda um jeito de se ver TV ou DVDs através de um vidro?  E música, colocam para tocar? A sua escolha? Levou um celular “descartável”?

Finalmente–o que é o “comprimidinho azul”? É o hormônio?–no meu caso é um comprimido amarelo–Synthroid 100. Ou é outra coisa?

Que Deus a abençoe, dando muitas oportunidades de conhece-lo como Ele quer ser conhecido, e de servi-lo como Ele quer ser servido.
Abs, Betty

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.  Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. — Evangelho de Mateus, capítulo 22, versículos 35-37.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6.

Segue a resposta de Ana Kelly

01 de março de 2010

Betty,
No quarto de isolamento só tem uma TV com controle e um telefone sem fio, ambos recobertos com plástico, o chão e os móveis são revestidos por um material sintético denominado TNT, o peitoril das janelas, maçanetas e puxadores são enrolados com filme plástico. A enfermagem entrega os alimentos e medicação em bandejas de papelão e os pratos e os talheres são de plástico. Este procedimento também foi respeitado pela minha família durante os 20 dias de “reclusão”.

No hospital, quando algum profissional precisa entrar no quarto, interfona para  o paciente, que tem que se deitar na cama que fica atrás de uns biombos de chumbo. Não pode haver contato nenhum com qualquer pessoa ou animal, enquanto você está radioativa, que eu também apelidei de “período de cintilância”. Fiz tudo o que pude para melhorar a situação, pois se tenho que enfrentar devo fazer de cabeça erguida. Meu médico também me disse, que psicologicamente eu também fui forte para conduzir a situação, criei formas para minorar o meu estresse e ajudar minha família que também ficou fragilizada…

Enquanto a roupas e objetos de uso pessoal, tive que levar apenas roupas leves que poderiam ser descartadas no lixo do hospital ou para reutilização eu mesma deveria lavar e um ciclo de máquina seria suficiente para descontaminação. Todavia, outra pessoa deveria colocá-la no varal. Ou, se preferisse poderia deixar separada, durante o mesmo período de isolamento. Assim, se fiquei 20 dias todos os objetos deveriam ficar isolados 20 dias, a contar do término do meu isolamento. No meu caso eu fiz a última opção, pois como tenho um bebê fiquei  com receio de contaminar a máquina de lavar.

Não levei nada para o quarto de isolamento e utilizei as necessaires de cuidados pessoais fornecidas pelo Hospital, as quais foram descartadas na minha saída. Caso eu vomitasse, a orientação e que eu mesma deveria limpar os dejetos e só após solicitar a ajuda de um profissional. As idas ao banheiro, deveriam ser cuidadosas, não poderia haver qualquer respingo no chão ou tampa da privada. Após, deveria das 5  longas descargas, e lavar as minhas maõs com um sabonete descontaminante e depois com outro normal.

Levei apenas revistas e objetos que pudessem ser jogados fora. Para os retornos ao hospital, fui orientada de que deveria usar luvas de plástico e revestir o carro com plástico, deveria ir sozinha para evitar que meus parentes fossem expostos a radiação desnecessária. Pois, durante a dieta do iodo, todas as pessoas que poderão ter contato comigo devem ingerir os alimentos utilizando o sal sem iodo, para que  a radiação eventual e esporádica não seja nociva a eles. Durante o período de isolamento em casa, fiquei em uma área pouco usada de minha casa,  meus parentes me entregavam os alimentos e eu ficava escondida para não expô-los.

Com relação ao comprimidinho azul que citei, esta me referindo ao Synthroid®, acho que ele deve mudar de cor de a acordo com a dosagem, pois o meu é o 150mg. Esta dosagem está um pouco alta, mas é necessário para manter-me com o TSH baixo, para evitar reincidência do câncer.

Se você quiser colocar esta parte como aditamento ao meu relato, fique a vontade. E, como lhe disse, fico à disposição para outros esclarecimentos, pois nesta fase ficamos cheios de caraminholas e a consulta com o médico é curta para tirar todas as nossas dúvidas… E como boa cristã, quero deixar o meu testemunho de fé e de certeza que o Pai não desampara seus filhos.
Bjs, Ana Kelly Natali

438 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (10)”

  1. Binha disse:

    Olá Karina,

    Eu fiz a tireoidectomia e me sinto bem vou completar 02 meses de operada, o meu tempo de internamento foi de 24 horas e depois você pode sentir dores no peito,tosse e dor na voz ,mas tudo normal nada que não seja suportável.
    Converse com seu médico sobre um bisturi que reduz o tamanho do corte( o meu tem 03 cm) e não precisa usar o dreno.
    Espero ter ajudado.

    Abraços

  2. maria disse:

    olá!descobrir que estava com câncer na tireóide,foi um susto pois fazia 1 ano e 2 meses que tinha perdido meu pai,ele ficou doente na mesmo mês que fiquei ,mês de abril.hoje faz 14 dias que estou operada estou bem pois em nenhum momento senti dor,nem tosse afinal nem um sintoma pra mim deixar inquieta.só tenho que agradecer a DEUS,pois ele está me dando coragem pra passar pra minha familia,pois estão todos apreensivos, vou começar o tratamento,agradeço a DEUS por tudo,estou maravilhosamente bem,tenho até vontade de fazer tudo em casa, mas não posso né!!calma MARIA,KKKK,ISSO TUDO É PRA EDIFICAR A MINHA FÉ!! EU CREIO NISSO.ABRAÇOS A TODOS.

  3. Bárbara disse:

    Olla gente, fiz a retirada total da tireoide com esvaziamento, estou super bem Graças a Deus. A cirurgia é rápida indolor, não sentir nenhum tipo de dor. O chato é ter que dormir de barriga paar cima e evitar trauma no pescoço. Os pontos foram internos, não coloquei dreno, pois foi utilizado um novo metodo d ebisture que evita o sangramento. Para mim o pior esta sendo os efeitos da falta do hormonio, meu cirurgião pediu que eu ficasse sem tomar os hormônios ate o resultado da biopsia e para que assim logo eu possa fazer a cintilografia e se necessário for seja encaminhada para a medicina nuclear. Os efeitos que tenho sentindo é inchaço no corpo todo, aumento de peso, prisão de ventre e aparecimento de muitasss espinhas, mas diante das possíveis reações agradeço a Deus por só estar sentindo isso. Espero que tudo acabe logo pois preciso voltar a trabalhar e tentar não perder o semestre na faculdade. Dia 14 pegarei o resultado da biopsia, e levarei para ele.
    Abs a todos e fiquem com Deus.

  4. betty disse:

    Olá, Bárbara:
    Estou contente que tantas coisas funcionaram bem. Acho que ainda é muito recente para se preocupar com os efeitos colaterais que tem sentido. Logo-logo você terá o resultado em mãos e começará o tratamento com o hormonio ou a preparação para os exames e terapia. Procure coisas para fazer que gosta ou que nunca faz porque não tem tempo. Deus tem as suas razões para nos fazer parar um pouco de vez em quando e é bom sossegar e avaliar quais que poderiam ser. Desejando forças e paz para você. Abs, Betty

  5. Érica Pinheiro disse:

    Boa noite a todos e boa noite a menina Betty….

    Betty como foi bom ver sua página… tem sido um conforto! Eu terei que fazer a tireoidectomia por motivo de um nódulo um pouco grande…. que apareceu no meu lobo esquerdo, a princípio e em nome de Deus é benigno…e continuará sendo… porém ele matou a tireóide e eu fiquei em hipo e hiper… e estou me dando em doída…sinto os dois sintomas e sinto muita dor, não tenho apetite e estou mto inchada..emfim…já sabem como tudo ocorre…
    Então eu queria se pudessem por favor relatarem, caso alguém tenha passado por isso, se depois da cirurgia com a medicação se sentiram melhor e se esses sintomas passaram… principalmente as dores, insonias e peso(inchaço)… Eu já tomo o Eutirox, mas sem a retirada o médico disse que fica mais lento o efeito do medicamento, pois a minha tireóide não esponde mais nada…Moro em Lisboa e até tenho sido mto bem tratada pelos meus médicos… apesar da frieza européia na qual…é normal p eles…Mas eu acredito em Deus e nele deposito minha vida. sou mto positiva… mas adoraria saber se alguém tem boas novas p mim.. assim fico mais forte…pois estou só aqui em Portugal e me sinto mto só…. Muito muito obrigada, boa semana mta luz e Deus nós abençoe

  6. Juliana Cardim disse:

    Adorei esse blog! Achei por acaso! Eu fiz minha cirurgia de tiróide tem 4 meses, tive que fazer a tireidectomia total. Graças a Deus não deu maligno.Foi tudo tranquilo e um sucesso. Fiz com o Dr. Celso é que um magnífico médico. O que quero dizer a cada uma de vocês é o seguinte, claro que cada caso é um caso, mas o importante é ter fé e acreditar que tudo dará certo, pois o pensamento positivo faz toda diferença. Hoje até agradeço por isso ter acontecido comigo, pois descobri a força que tem dentro de mim, e posso dizer que sou uma pessoa muito melhor. Estou disposta a esclarecer qualquer dúvida, pois aqui não da pra falar tudo, quem quiser pode entrar em contato comigo no ——- Será um prazer. Fiquem com Deus. Abraços Juliana (comentário de Betty–não gosto de deixar e-mails aqui por causa dos riscos de mal uso. Mas se você quiser conversar com a Julia, comente aquei e eu encaminharei para ela. Aí podem “conversar”).

  7. Jaqueline Juliace disse:

    Tomara que o meu seja assim com esse sucesso todo<amanha estarei realizando a minha cirurgia com o dr.Edson no hospital amparo feminino no rio comprido rj.
    e peço a deus todos os dias que corra tudo bem..tenho 3 filhos e uma familia linda com meu marido , pais,irmães e sobrinhos.
    espero que de tudo certo.
    beijos e fiquem com deus!

  8. betty disse:

    Olá, Jaqueline: Não é fácil enfrentar uma cirurgia, mas vá com calma. Você vive numa época com muitos recursos pelos quais podemos agradecer a Deus. Que bom que você tem uma linda família! Se for assim, poderá descansar no apoio deles até voltar à forma. Nem todos tem esta segurança e conforto. Enquanto recupera, procure enxergar cada bênção e bondade. E agradecer. Que Deus a abençoe ricamente. Abs, Betty

  9. Marcia disse:

    Olá, estou me preparando para fazer a PCI, terça feira dia 29 de maio vou tomar o iodo e sexta feira dia 01 de junho vou fazer o exame, estou ansiosa com medo de ficar com fobia na máquina.

  10. betty disse:

    Olá, Marcia:
    Fale com seus médicos sobre a claustrofobia. Se ela é algo que você já experimentou ou se é algo que vc apenas ouviu falar… Muitas pessoas passam por isto sem dificuldades. Mas meu marido experimentou angústia, para sua própria surpresa, pois é homem corajosa e bem calmo. Eu passei bem sem problema. Fechou os olhos e cochilei… (por outros problemas de saúde). Agora meu marido pede para fazer com injeção para dormir enquanto estiver no tubo (ele está acompanhando um tratamento contra outro câncer). Existe esta possibilidade, pelo menos com alguns planos de saúde, mas se não precisar disto, tudo fica mais fácil. Feche seus olhos, pense em coisas bonitas, agradeça a Deus pelas bênçãos na sua vida, uma por uma–se for gente, pede pelas suas necessidades específicas. Assim o tempo vai passando e logo-logo estará fora da máquina novamente. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

    P.S. Tem um site que pode providenciar mais informações sobre os exames e tratamentos.
    http://www.radioativos131.com.br/blog/o-que-e-iodoterapia/
    http://www.radioativos131.com.br/blog/?s=PCI

  11. Isabel Paltrinieri disse:

    Betty, parabéns pela iniciativa!
    Eu teria ficado mais tranquila quando fiz minha tireoidectomia total em junho do ano passado (rs), mas a minha fala aqui é de muito otimismo.
    Graças a Deus e aos profissionais de saúde super atentos que tive a sorte de encontrar, a cirurgia foi um sucesso, a iodoterapia idem e meses depois o oncologista me deu alta. Graças a Deus fiquei livre desse câncer.
    Agora, quase um ano depois, farei por praxe aquele rastreamento de corpo inteiro e minha endocrinologista prescreveu o Tyrogen.
    Deixo aqui minhas vibrações positivas para todos que tomam, tomaram ou tomarão o “soco no estômago” que é o diagnóstico do câncer na tireóide. Apesar do susto, o tratamento tem grandes chances de sucesso total e isso faz com que a gente repense um pouco a vida. Desejo a todos e todas que depois da jornada voltem para os seus, firmes e fortes, como eu voltei para os meus. Receber esse diagnóstico com 37 anos, casada e com dois filhos (um de 03 e outra de 08) me fez sentir um “medão” de não mais privar do convívio deles e das coisas boas da vida. Felizmente isso tudo passa e hoje estou tão feliz… Olho tudo com tanta alegria, minha mãe, meu marido e meus filhos, meus amigos e minha profissão, além dos médicos maravilhosos que tive do meu lado (dra Maria Clicie Viana – endócrino, José Luís Varela – cirurgião e a iodoterapia realizada na Clínica São Carlos…) Força e Fé! Isabel.

  12. betty disse:

    Olá, Isabel: Que carta encorajadora! Ficamos contentes com sua participação. Se quiser dar um pulinho nos posts 9 e 10, sobre iodoterapia, e contribuir com um resumozinho daquilo que você experimentou, acho que abençoará mais ainda. Muitos temem este período apesar de ser curto. Você tem algumas dicas sobre como passar o tempo, etc.? Você usou thyrogen a primeira vez também? Como conseguiu obtê-lo? Ofereceram ou você foi atrás? Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  13. Isabel disse:

    Obrigada Betty! Falar sobre esse episódio me faz bem, assim como ler sobre ele também. Vou dar uma olhada nos post 9 e 10, pode deixar. Eu nunca usei o Thyrogen, vou ter uma consulta com a minha endócrino na quinta-feira e ela ficou de me orientar sobre como correr atrás desse medicamento. Bjs!

  14. Gilcelia MS disse:

    Eu estou passando por uma situação na minha casa em que meu marido se submeteu, a essa cirurgia, e já passou pelo tratamento com rádio iodo 131, e o mesmo já está em casa , más fazem apenas 8 dias, desde a dose do IODO, e ele está isolado. Más ele está muito desconfortado com isso, porque como a nossa casa é muito pequena, alugamos uma casa vizinha para que ele ficasse em isolamento. Más estamos nos comunicando sempre. Eu não conheço muito bem os efeitos que uma contaminação pode causar, pois temos treis filhos e são dois menores de 18 anos, e fico com medo de uma aproximação maior por causa da radiação , e ao mesmo constrangida por isolar o meu marido por medo dessa contaminação. Gostaria que me orientassem melhor a respeito dos dias que devemos ter para que essa radiação não seja mais de risco pra ninguem da família. E até quanto a mim como esposa, pois o meu contato será mais intimo com ele, e francamente fico com receio, por favor me ajudem, me esclareçam melhor dobre toda essa contaminação que fica atormentando meus pensamentos, sem saber direito se estou sendo rígida com ele, afinal só fazem oito dias desde a dose. Por favor me ajudem.

  15. betty disse:

    Olá, Gilcelia:
    Estou surpresa que vocês não receberam uma lista de cuidados por escrito, dos médicos ou do hospital, quando seu marido teve alta. Você não tem como falar com o cirurgião, um endócrino, seu clínico geral?

    Entrou um relato da Isabel, bem junto do seu, contando como foi a experiência dela. Dê uma olhada.
    Dê uma olhada também neste site. Pode ser que ache algumas dicas.
    http://www.radioativos131.com.br/blog/ Tem um link com perguntas e respostas. E tem muitos outros relatos e comentários espalhados aqui e ali. Vou deixar você procurar. 🙂
    Mas acho que já está bem perto da hora de “liberar” o seu marido.
    Que logo-logo, tudo possa voltar ao “normal” ou, até, melhor do que aquilo que era normal. Que a experiência possa ter somado sabedoria, compaixão e afeição mútua, e em relação àqueles que lhes cercam. Que Deus os abençoe.

    Abs, Betty

  16. CRISTINA COUTO disse:

    Estou me preparando para fazer essa cirurgia. A minha FÉ em Deus é tão firme que digo todos os dias para os meus trilhões de células: EU NÃO TENHO CÂNCER…Isso me ajuda a crer no Deus do impossivel. Nada acontece por acaso e tenho certeza que minha experiência de vida ajudará muitas pessoas e o meu testemunho atravesará as fronteiras geográficas, para que o nome DELE seja glorificado.
    Um abraço a todos(as) que lerem esse meu depoimento.

  17. Carla disse:

    Estava hoje buscando respostas para minhas tantas perguntas e resolvi buscar na internet e AMEI esse blog, hoje faz 15 dias que retirei totalmente a minha tireoide que estava com 6 tumores malignos para minha surpresa! Agora estou ansiosa pois terei que fazer o iodo radioativo, ainda não sei quando será terei consulta no Hospital Santa Paula na próxima 5a. feira e gostaria de encontrar alguem neste site que já fez esse tratamento no mesmo hospital que farei….Obrigada por estes posts tão esclarecedores. grande abraço!

  18. betty disse:

    Olá, Carla:
    Achei uma pessoa que respondeu aos meus posts que fez tratamento no Hospital Santa Paula. Em São Paulo. Presumo que você mora nesta cidade. Vou enviar seu comentário para ela. Vamos ver se ela lhe responde, está bem? Abs, Betty

  19. Ruth Alessandra disse:

    Boa noite, no ano passado descobri 5 nódulos de tireóide, e quando fui fazer meu novo USG descobri mais 3; acho que agora não vou ter como fugir da cirurgia, mesmo pq acho que não estou querendo esperar para ver se são do bem ou não, já que no ano passado houve 2 resultados de biópsia divergentes! Bom amiga, estou adorando seu blog, obrigada.

  20. Carla disse:

    Boa tarde…adorei esse blog. Fiz a cirurgia de retirada total da tireoide no dia 04/06. O resultado da biopsia foi carcinoma papilifero com metastase em 1 linfonodo. Estou no periodo da dieta com a iodoterapia marcada para o dia 12/07 no Hopsital Sirio Libanes. Alguem ja fez esse procedimento nesse hospital?? Estou tranquila e nem a dieta esta sendo tão dificil, afinal pra quem sempre foi gordinha e passou grande parte da vida em dieta, essa é só mais uma, porém com um objetivo muuito além da aparencia. Estou a 1 semana sem o hormonio e até o momento nao tenho sentido absolutamente nada de diferente (esse era meu unico receio). Estou confiante da minha cura e tenho sido abençoada desde a descoberta do meu nódulo, afinal ele tinha somente 0,8cm e atipia indeterminada na biopsia. Gostaria de saber se alguem ja fez a idoterapia no Hospital Sirio Libanes. Podem me dar referencias sobre o tratamento lá?? Obrigado e um grande abraço a todos.

  21. betty disse:

    Olá, Carla:
    Não fiz a iodoterapia, mas posso lhe assegurar que o Sírio-libanes é um dos melhores hospitais do Brasil. Você estará em boas mãos. Abs, Betty

  22. MARIA ELITA disse:

    EM SETEMBRO DE 2011 DESCOBRI QUE EU TINHA UM CARCINOMA PAPELIFERO MALIGNO DAI PRA FRENTE A CIRUGIA VEIO RAPIDO DIA 9 DO 11 EU JA ESTAVA OPERADA FOI RETIRADA TOTAL DA TIREOIDEFOI UMA CIRURGIA CALMA E TRANQUILA SEM OCORRENÇIAS GRAVES JA SAI DO CENTRO CIRURGICO FALANDO COM O DR RAFAEL DE CICCO PESSOA MARAVILHOSA ENVIADA POR DEUS PARA MINHA VIDA APOS A CIRURGIA NAO SENTI NADA DE ANORMAL FALEI NORMAL COMI NORMAL EU FIQUEI MUITO BEM COM A GRAÇA DO SENHOR O TUMOR TINHA 1.2 CM EM MARÇO O MEU MEDICO ME PEDIO UM EXAME DE PCI FIQUEI SEM TOMAR O IODO UM MES FIZ O EXAME DO PCI NO DIA 12 DE ABRIL E JA ESTAVA COM A IODOTERAPIA MARCADA PRA 17 DE MAIO MAIS UM MES SEM TOMAR O IODO NAO FOI FACIL PRA MIM NAO SENTIA DOR NENHUMA MAIS UM CANSAÇO FORA DO NORMAL NO DIA 17 DE MAIO FIZ A IODOTERAPIA FIQUEI 2 DIAS NO HOSPITAL ISOLADA E MAIS TRES NA MINHA CASA DEPOIS DA IODOTERAPIA EU PERDI UM POUCO DO PALADAR FIQUEI PREOCUPADA E VOLTEI NO CONSULTORIO PARA SABER O RESULTADO DO PCI POS IODO E PRA SABER SE ISSO ERA NORMAL ELE DISSE QUE SIM MAS QUE PASSARIA E PASSOU MESMO QUANTO AO PCI ELE ME DISSE QUE EU ESTOU CURADA QUE AGORA E SO O CONTRLE NORMAL DO SANGUE QUE EU ACHO QUE NAO BICHO DE SETE CABEÇAS PRA NINGUEM POR ISSO EU DIGO AQUEM ESTA PASSADO POR ISSO TENHA FE EM DEUS VOCE TEM QUE CRER NO MILAGRE ANTES QUE ELE ACONTEÇA JESUS NAO FOI EM VAO NA CRUZ DO CALVARIO O MESMO JESUS QUE MI CUROU CURA VC TAMBEM POIS ELE LEVOU SOBRE SI TODAS AS NOSSAS DORES MAIS PRA ISSO TUA FE TEM QUE SER VIVA COMO O NOSSO JESUS E QUE O SENHOR DEUS ABENÇOE A TODAS AS PESSOAS QUE LEREM ESTE BLOG BEIJOS BETTY

  23. MARIA ELITA disse:

    BETTY ESTE BLOG E UMA BENÇAO

  24. betty disse:

    Olá, Maria Elita: Ficou muito contente ver você honrando o nome de Jesus, publicamente, em gratidão por sua misericórdia no seu caso. Ele, entretanto, não promete nos poupar de tudo. O nosso corpo (e o dos nossos amados) continuará se desgastando e enfraquecendo, ainda quando temos muita fé. Existem poucos crentes no mundo com mais de cem anos, e com perfeita saúde. Portanto, a minha percepção de Deus é de criador–ele me criou para honrar o nome dele em todas as minhas circunstâncias, e de salvador–Jesus viveu e morreu no meu lugar e me reaproximou de Deus (tenho a Bíblia para me encaminhar, orientar, confortar). Acordo de manhã e procuro perceber como posso serví-lo (e meus semelhantes) melhor na situação em que ele me colocou–ainda que seja bastante desconfortável e doloroso. E Ele me dá forças. E alegrias. E paz. “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo.” João 16.33. Isto não é uma “bronca”. Digo isto para facilitar nas próximas dificuldades, para não ficar perguntando “por que?” ou “o que eu preciso fazer quando parece que Deus não viu que eu estava crendo num milagre?” Quero que você possa viver observando os detalhes da sua mão operando, apoiando e levantando–até o dia em que irá vê-lo face a face. Que Deus a abençoe. Um grande abraço, Betty

  25. André Ravásio disse:

    Sempre fui muito forte, mas desta vez ta sendo muito difícil, ja fiz a cirurgia e agora estou indo dia 18/07/2012 para a iodoterapia, a cada dia que se passa a ansiedade cresce mais e mais, tenho medo de morrer e deixar meu filho e as pessoas que amo, tento continuar levando meu dia como se nada estivesse acontecendo, mas não sai da minha cabeça. Queria que esse pesadelo acabasse logo.

  26. betty disse:

    Prezado André. Já vivi 60 anos neste mundo e aprendi que até os mais fortes descobrem que tem momentos que a força tem que vir de fora. Como cristã, Deus tem me mostrado que tudo que sou e tudo que tenho, realmente vem dele. E que o viver mais abençoado e tranquilo vem quando descansamos nisto–no seu amor e na sua sabedoria, crendo que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Somos gratos porque Ele enviou seu filho Jesus para levar o castigo dos nossos pecados e tornarmo-nos seus filhos também. Temos a Bíblia para nos ensinar, orientar e encorajar em cada passo, até deixarmos esta terra para ficarmos na presença dele.
    Com relação ao problema que está enfrentando, normalmente este tratamento é bem-sucedido e oro para que você possa viver ainda muitos e muitos anos sendo bom pai, bom marido, filho, empregado ou patrão, vizinho, cidadão… Uma bênção neste mundo. E para o reino de Deus.
    Gostaria de sugerir que procure um site chamado Verdade e Vida para escutar meditações vindas da Palavra de Deus, através do Pastor Hernandes. Ele participa de um programa nos sábados de manhã na TV da denominação da qual faço parte–a presbiteriana. http://www.verdadeevida.com/portal/
    Que Deus o abençoe. Abs, Betty

  27. www.cronicasdocotidiano.com disse:

    Ola Betty, boa tarde, esta é a terceira vez que escrevo no seu blog,sempre que tenho duvida do tratamento que faço com reposição de hormônio venho ler seu blog, parece que me ajuda muito mais do que ir procura o medico. Pois bem fiz a cirurgia de tireoide total ha 4 meses pra fica boa mais isso não aconteceu o puran de 150mg que estou tomando tira todo cálcio dos meus ossos passo dia e noite com dores nas pernas, e meu corpo fica todo quente que parece que estou com 40 graus de febre, uma arri lia tão grande na minha cabeça parece que o cérebro vai explodir pelo ouvido é uma sensação horrível, fico nervosa e começo o chora, meu cabelo cai demais, eram dois nódulos e não deu canceriano. parece que isso só acontece comigo não sei mais o que fazer me ajude. Um abraço Raimunda MA

  28. betty disse:

    Olá, Raimunda:
    Creio que você deve ir urgente para um endocrinologista para uma nova avaliação, pois isto não é normal. O calor parece sintoma de menopausa, mas pode ter outras causas. Pelo que sei o Puran não afeta o cálcio, mas pode ser que a cirurgia resultou num desequilíbrio nas para-tireóides que controlam o cálcio. Veja http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%A2ndula_paratiroide .

    Espero que consiga ajuda.
    Um grande abs, Betty

  29. Helena Piazzi Seno disse:

    Galera do bem, guerreiras na luta.

    Muito obrigada por todos os cometários descritos. Para mim foram esclarecedores e confortantes.
    Já fiz a cirúrgia com retirada da tireióde+ um tumor de 4 cm (carcinoma papelífero folicular grau 5) com esvaziamento dos linfáticos.
    A cirúrgia foi bem sucedida. Fiz em Marília, com o Dr. Silvio Uvo, excelente profissional (cirúrgião de cabeça e pescoço) Me enternei de manhã, fiz a cirúrgia com anestesia local, e fui pra casa no mesmo dia à noite.
    Saí do hospital ainda com muita dor no pescoço, traquéia e demais musculação do pescoço, com recomendação de tomar analgésico.
    Também fui pra casa com dreno, que retirei após 7 dias.
    Falei pouco nos primeiros dias, somente o necessário. Não tive tosse, nem vômito no pós operatório. No meu caso foram mantidas as paratireiódes mas mesmo assim tive, no terceiro dia, uma leve crise provocada pela falta de cálcio (caimbras e formigamento) que passou logo com a medicação indicada e que já estava em mãos para se acontecesse.
    Tudo segue melhor que o previsto. Assim como alguem escreveu acima, tbem procuro não pensar que tive (ou ainda tenho) cancer e procuro ver sempre o lado positivo de tudo.
    No dia 04/09/12 vou me internar em Bauru para fazer a IODOTERAPIA (radioativo 131). Até lá vou fazer a dieta indicada, sem iodo. E depois durante os dias de isolamento vou fazer uma grande viagem para dentro, pegando o caminho de volta, revendo toda minha vida, reavaliando tudo e retornando dessa viagem numa pessoa melhor. Tbem estou me propondo fazer tudo com humildade, paciencia e perseverança, facilitando esse período para todos, médicos, enfermeiros, familiares, etc.
    Sei que conto com o carinho da minha família: marido, filhos, genro, nora, netos e tbem de meus amigos e em especial com as forças sublimes do universo que vem de Deus e seus incansáveis mensageiros de luz.
    Quando eu voltar, escreverei novamente relatando minha esperiência no quarto azul.
    Fiquem com deus. Força guerreiras.
    Helena

  30. betty disse:

    Olá, Helena:
    Agradecemos o seu relato. Que bom que a primeira fase foi boa. Agora vamos torcer para que a segunda parte corra igualmente bem.
    Um grande abraço, Betty

  31. Adriana disse:

    Bom dia, alguém tem aluma referencia do Cirurgião: Antonio de Rosis Sobrinho?

  32. Adriana disse:

    Boa Tarde,
    Ao ler os relatos, pude perceber que os pacientes indicados ao Iodo tem cancer, este não é o meu caso, tenho a doença de graves, o tratamento com remédio não está dando certo, tomei tapazol e propil, não deu certo, não aceitei fazer a Iodoterapia, então estou para fazer a cirurgia. O que me diz?

  33. betty disse:

    Cara Adriana:
    Não sou qualificada para responder à sua pergunta. Mas, se fosse você, consultaria outro médico ou médicos para ter uma opinião adicional. Se todos indicarem a iodoterapia, eu tentaria. De certo modo, é menos radical do que a cirurgia. Muitas pessoas acabam tendo que passar por ambos os procedimentos. Abs, Betty

  34. carol disse:

    oi Amados passei para dizer que passei pela cirurgia de TIREOIDEOCTOMIA TOTAL DIA 8 DE Agosto agora , foi tranquila a cirurgia, tomei um anestesico antes depois me levaram para a sala de cirurgia onde tomei geral, mas foi benção, estou com um pouco de dor ainda mas é normal, Deus é fiel!!!!
    Quinta agora irei no meu medico, pois não levei pontos, a pele se une com a outra e assim fecha,e verei o resultado da biopsia , ai volto a falar com vcs, mas é tranquilo, Deus esta no controle de nossas vidas amém !!!até mais , Deus abençoe vcs

  35. Marcia disse:

    Olá amadas de Deus! Assim como voces, eu também irei fazer a tireoidectomia, com retirada total da tireóide, devido a um nódulo de quase 3 cm e um cisto. O cirurgiao que ir´me operar disse que, pelos resultados dos meus exames, tenho 85% de chance de ser um nódulo benigno. Então eu estou bastante tranquila e confiante com esta cirurgia, que farei no próximo dei 06/setembro, principalmente porque sei que o maior médico será Deus, que irá realizar esta cirurgia em mim através das mãos do médico dr. Rogério. Mas estou um pouco incomodade com as reposições hormoais que serão para o resto da minha vida, e hoje estou com 43 anos, e gostaria de ler algum relato de alguém que também só teve que fazer esta reposições, pois conheci apenas uma pessoa que fez e não está sendo muito feliz com o tratamento.
    No mais, peço a Deus que abençoe vc Betty por este bloc de troca de experiências, que realmente é muito confortante para todos que passam por problemas semelhantes, e que Ele dê forças, corage e acima de tudo, muita fé em nossos corações, lembrando do amor misericordioso de Deus a cada um de nós.
    Um forte abraço!

  36. santuza disse:

    Bom dia para todos! eu fiz tireoidectomia total pois tive cancer de tireoide ha 7 anos mas os relatos observados não se parecem muito com os meus,até porque o que me deram para tomar era liquido e não comprimido,e fiquei sem tomar o puran ate tomar o iodo e fui para casa só não podia me aproximar de ninguem e comia em descartaveis.até fazer a cintilografia não tomava puran,foi uma loucura pois eu vivia dormindo em qualquer lugar que achassse,no chao,na cadeira,em tudo que era lugar foi algo deploravel.Os medicos não me deram restrição alimentar,e depois da cirurgia eu tossi muito e fiquie falando estranho por um tempo,hoje não posso falar muito pois começo a tossir,não posso gritar pois a garganta doi,fiquei completamente diferente do que era,engordei,fiquei retraida,não consigo fazer amizades,tenho medo de dirigir e na epoca eu tava aprendendo.Tô com sindrome do panico e depressao tomo 3 tipos de antidepressivos,tenho que tomar anticoncepcional e não paro nunca para amenizar a mentruação se não tenho hemorragias horríveis,vou ao medico endo e ele diz que tudo ta normal e não sei que normal é esse.Me ajudem não sei mais o que fazer,e ainda por cima tenho muito cansaço,pesadelos,me esqueço facil,entre outras coisas.Um abraço!E obrigada.

  37. Emily Vieira disse:

    Boa tarde, quero compartir que o Senhor tem procurado me ensinar ,principalmente pôs-cirurgia, desde a noticia da cirurgia nao aceitei, a maior razão da retirada da Tireóide era o histórico, filho e irmã que tiveram câncer, lutei a nao fazer , porém o Senhor me ajudou a ter coragem e fiz no dia 9 de agosto 2012 foi negativo para Gloria do Senhor e minha, como me sentir fragilidada ,pois sabendo da importância vital deste órgão no nosso corpo, porém o Senhor colocou em nossas mãos remédios que podem substituir os hormônios , fiz a cirurgia tudo normal , falando pouco , obedecendo os procedimentos, o que passa e que sinto dores na garganta e voz nao voltou o normal, horas forte horas rouca, nao e comum, o medico diz que aguarde. Com esta parada depois da cirurgia tenho aprendido muito, paciência estou tendo e esperando no tempo exato que o Senhor determinar, estou escutando mais e falando menos que antes era impossível . E sobre os comentários somos privilegiadas, com condições de fazermos esta cirurgia com bons médicos e hospitais, quantas tem este problema e nem sabem.
    Que este MAL que muitas de nos tivemos se transforme em BEM ,pois nos possibilite tomar outras atitudes na nossa vida. Oramos e pedimos ao Senhor que nos transforme pois ele nos conhece ,através do nosso corpo ELE pode sinalizar, a tireóide e considerada a mãe do nosso corpo, só podemos ter uma
    Mãe sadia dentro de nos para sermos melhores , confiantes e agradecidas por tudo que ELE fez e faz todos os dias em nos.
    Sejamos agradecidas ee reconhecidas, tudo passa e passou.

    Se alguém demorou a falar normalmente me escreve.
    Beijos

  38. Emily Vieira disse:

    Betty,

    Muito boa suas informações , comentários. Me operei do dia 9 vai fazer um mês, ainda nao consigo falar , voz rouca e dói , o que nao e tão normal, o medico diz que aguarde, se alguém passou por esta experiência comparta , porém quero explicar que os sintomas temos que saber administrar , os medicamentos podem ser adaptados para cada organismo, só temos que agradecer a Deus por termos tido a oportunidade de conseguirmos fazer a cirurgia com bons médicos e hospitais, esta,os contando. Nossas historias e uma bencoa, que esta cirurgia nos ajude a sermos melhores, agradecidas e reconhecidas ao nosso Pai pelo que fez, faz e fará. Tudo acontece para o bem dos que amam ao Senhor.
    O Mal já nao existe e o bem permanecera.
    Abraços que Deus abençoe a todas nossa amigas de Tireóide.

  39. betty disse:

    Olá, Emily:
    Que bom que você está podendo perceber bênçãos em tantos lugares e momentos. E que reconhece que Deus está no controle, fazendo com que tudo, no cômputo final, está contribuindo para o nosso bem quando o amamos.
    Pode levar alguns meses para sua voz normalizar. Pelo menos, foi o que aconteceu comigo. Se demorar, procure um fonoaudiologo, pois existem exercícios que podem ajudar.
    Que Deus a abençoe também.
    Abs, Betty

  40. betty disse:

    Realmente, Santuza, não me parece que está tudo normal. Acho que você deve continuar procurando outros médicos, até achar alguém que possa pelo menos explicar o que está acontecendo e, melhor ainda, ajudar a eliminar ou amenizar estes sintomas um por um. Um grande abraço, Betty

  41. betty disse:

    Olá, Marcia:
    Tenho 60 anos e estou tomando o hormonio já por três. Não senti nenhuma modificação na minha disposição ou maneira de ser. Sofri mais com a voz, porque mexeram com as cordas vocais durante a cirurgia. Durou alguns meses, mas isto também se corrigiu com o tempo.
    Siga o que o médico lhe prescrever e faça acompanhamento com um endócrino depois. Agora nem vou mais na minha. Meu clínico geral me pede exames de vez em quando e vou indo bem.
    Fico contente que você está ciente do amor de Deus. Use este tempo para aproximar-se dele e das coisas e pessoas que realmente importam. Às vezes é bom uma parada para uma re-avaliação das nossas prioridades e da nossa fé.
    Abs, Betty

  42. Vânia Motta disse:

    Olá Betty,
    A exemplo dos relatos do teu blog, também tive câncer de tireóide. No dia 12 de setembro completa um ano da cirurgia. Passei pelos mesmos processos: nódulo, exames, cirurgia, e o resultado assustador. Com o agravante que a endócrino não aprovou o cirurgião que escolhi e surtou. Precisei, na época, procurar várias opiniões para me sentir segura e dar o próximo passo que foi a iodo. Mas tudo bem. Isso já passou, tomo puran 150. Agora vêm os problemas: há um ano perco a voz com muita frequência, sinto dor de garganta – não tenho amígdalas há mais de 30 anos – muito cansaço, dor nas pernas, câimbras, enformigamentos. Com os problemas com a endócrino troquei de médico e não consigo respostas para as minhas dúvidas. Meus exames estão ótimos, TSH, cálcio, Tireoglobulinas, todos excelentes. Agora, o que tem me apavorado é ter que fazer o segundo rastreamento. Não sabia que teria que passar por isso. Já me sinto sem energia tomando o hormônio. Imagina ficar 30 dias sem e ainda voltar para dieta restritiva. Você precisou passar por isso também? Como fez para não perder as esperanças? Sei que Deus tem me iluminado, durante todo este tempo. Mas confesso que às vezes é difícil.
    Beijo e forças. Que a luz de Deus continue iluminar você e a todas que compartilham suas experiências.
    Vânia

  43. betty disse:

    Olá, Vania:
    No meu post número 9, falo de um remédio chamado Thyrogen, recomendado por um site chamado radiativos131.com.br. Eis o que citei naquela época (2009).
    Para fazer os preparativos para o iodo ou para a PCI, é preciso ficar sem tomar o hormônio T4 durante um período, o que causa cansaço, dificuldade de concentração, inchaço, sono… Mas não precisa ser assim. Existe uma injeção chamada TSH Recombinante (conhecida pela marca Thyrogen) que permite que você continue a tomar o hormônio enquanto faz a dieta pobre em iodo. Descobri recentemente, graças à leitora Gabriela, que desde o final de 2008 os convênios médicos são obrigados a cobrir a injeção, que custa muito caro. Mais de cinco mil reais cada, e são duas doses! Antes da nova norma, só conseguia quem entrava com uma ação na Justiça, mas agora ficou mais fácil.

    A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), que regulamenta os convênios. A parte sobre o TSH está no esclarecimento sobre o novo Rol de Procedimentos publicado na resolução RN n. 167/08. Caso o seu convênio se negue a cobrir, é só anexar a norma ao pedido. Se mesmo assim não der certo, é possível entrar com uma ação na defensoria pública, onde existem várias sentenças favoráveis a este tipo de caso.

    O trecho do TSH diz o seguinte: “O TSH recombinante, quando indicado para uso exclusivo como ferramenta diagnóstica suplementar no teste de tiroglobulina (Tg) sérica, com ou sem cintilografia com iodo radioativo, para acompanhamento de pacientes com câncer de tireóide bem diferenciado, tem cobertura obrigatória pelas operadoras nos contratos regulamentados, tendo em vista que é utilizado em procedimento que consta do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente.” Para mais detalhes, veja no site da ANS: http://www.ans.gov.br/portal/site/roldeprocedimentos/nota_tec_medicam.asp.

    Ainda falta estender o benefício para o Sistema Único de Saúde, e aí sim, sofrimento nunca mais! Só o da injeção, que é súper ardida, mas vale a pena! (Natalia Ibanez)

    Fui olhar no site que recomendo lá e achei esta informação,
    http://www.radioativos131.com.br/blog/2011/03/04/convenio-x-thyrogen-peca-ajuda-da-ans/

    Veja também estes sites.
    http://www.thyrogen.com.br/
    http://www.cancerdetireoide.com.br/

    Veja se consegue isto para você. Eu não tive câncer e não conheço ninguem pessoalmente que chegou a tomar isto. Mas acho que vale a pena correr atrás.

    Depois do exame, sugiro que tente um outro médico para avaliar a causa dos problemas.
    E, se der tempo e disposição, dê uma outra parada no blog e nos conte se conseguiu, se ajudou e como ficou.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  44. Adriana disse:

    Bom dia.

    Gostaria de saber se é normal ganhar peso com o tratamento para hipertireoidismo. Quando comecei esse tratamento estava com 57 ou 58kg, agora tomando 9 Propil estou com 62 kg! e o pior não tem nem um mês que comecei esse tratamento. Isso me assusta.

  45. betty disse:

    Olá, Adriana:
    Estes posts existem porque tive nódulos na tireóide e precisei tirá-los. Não tratam de hipo- ou hipertireoidismo. Não tenho preparo médico e apenas sei o que vivi e o que ouvi e li.

    Sugiro que você visite outros sites que lidam com todos os problemas da tireóide como, por exemplo:
    http://www.mdsaude.com/2009/02/doencas-sintomas-tireoide.html

    E continue fazendo acompanhamento com o médico que receita suas medicações. Se não conseguir interagir bem com ele, tente mudar para outro ou outra. Guarde todas as receitas e anote o que sente e acontece, para que eles possam trabalhar em cima disto.
    Está bem? Que Deus a abençoe, Betty

  46. juliana disse:

    ola betty,minha mae vai se sumeter ao tratamento de iodoterapia ,faz duas semanas que ela ta de dieta pobre,se sente muito mal gostaria de saber se e normal,estamos confiante que deus vai nos ajudar minha irma que vai ficar com ela durante o tratamento,pq to com meu filho pos operatorio,gostaria de saber qto tempo tenho que ficar sem ve-la,e se minha irma pode ficar junto dela durante o seu tratamento,se possivel me ajude desde ja agradeco bjzssss

  47. SILVANA disse:

    OLA,BETTY, nao costumo entrar na internet por falta de tempo,e tbem por nao gostar mesmo.mas devido as circunstancias comecei a entrar logo guando descobri que estava com nodulos na tireoide,3 nodulos com um dominante de 2,60 do lado e,me assustei muito pois fiz a punçao deu suspeita de neoplasia folicular, meu chao caiu pois havia perdido uma irma com outro problema em junho 2011,minha endocrina me encaminhou para cirurgia para fazer uma biopsia da peça, passei pela cirurgia no dia 10 agosto 2012, fui com muita fe em DEUS e preparada para qualquer resposta,minha cirurgia foi um sucesso graças a deus , estou muito bem . obrigada

  48. betty disse:

    Olá, Silvana:
    Fico contente que tudo correu bem, pela graça de Deus.
    Que Ele a abençoe.
    Abs, Betty

  49. betty disse:

    Olá, Juliana:
    Entendo a sua preocupação, mas eu não precisei fazer iodoterapia e tudo que sei sobre o assunto é o que pesquisei e o que as pessoas comentaram nos posts no meu blog (especialmente 9 e 10). Tem vários relatos nos comentários que você poderá ler. Normalmente, também, os médicos e hospitais dão instruções bem completas sobre o que pode e não pode ser feito antes, durante e depois a iodoterapia, e quanto tempo irá durar. Procure se informar com estes, está bem? Desejando a rápida restauração da sua mãe. Abs, Betty

  50. SANDRA ESTEVAM disse:

    OLA MEU NOME É SANDRA SOU AQUI DE FORTALEZA,FIZ A MINHA CIRUGIA DIA 02/10/2012 TIREOIDECTOMIA TOTAL E GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL FICAR MEIO ENDURECIDO ACIMA DOS PONTOS,SINTO MEIO DORMENTE O LOCAL E QUANDO ESPIRRO OU DA AQUELA VONTADE DE TORSSIR DOI,HOJE FAZEM SETE DIAS QUE ME OPEREI É NORMAL SENTI ISSO?

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > 2010 > março > 1 > Pós-Cirurgia de Tireóide (10)