Categoria: ‘Série Mitford’

Eu Amo Mitford (2)

3 de maio, 2008

Numa postagem prévia, contei que compartilhava a minha paixão pela leitura da Série Mitford com uma amiga, agora falecida, a Wanda de Assumpção. O meu respeito por Wanda começou com a leitura dos seus livros. Escrevi para ela quando fiz uma resenha do Conte Comigo para a revista acadêmica Fides Reformata (em 1999). Mas era exatamente na época em que ela mudou de casa e minha carta nunca chegou ao destino (e nem voltou!) Eu apenas soube disso quando ela mesma tomou a iniciativa de escrever para mim, em fevereiro de 2004, depois de ler a crônica “Não Batam no MEU Ladrão!” na revista das mulheres presbiterianas. Eu respondi e logo descobrimos uma grande empatia. Teclamos sobre muitos assuntos ao longo de três anos, mas, especialmente, sobre aconselhamento de mulheres e a arte de escrever.

LuzJanela.jpg

Resolvi procurar entre os e-mails arquivados no meu computador para descobrir comentários ligados a Mitford nas nossas trocas de correspondência. Penso que as observações e reflexões dela possam complementar o meu declarado fascínio por estas histórias. Escrevemos muito sobre o que é literatura, o dom da boa escrita, conteúdo e forma, etc. Talvez, mais à frente, eu poste algo a partir das nossas conversas relacionadas com esses assuntos, mas, no momento, vou me limitar a Mitford, mesmo.

Leia o resto deste artigo »

Eu Amo “Mitford”

29 de abril, 2008
Toda vez que passo por uma doença ou hospitalização, ou por um período difícil ou triste na minha vida, eu recorro à leitura de ficção. Para dizer a verdade—a alguns livros específicos—os nove volumes da Série Mitford (dos quais existem seis no português).
Mitford.jpg

Já fiz muita propaganda pessoal desses livros, mas cada vez, tenho vontade de escrever algo mais para compartilhar a bênção que desfruto enquanto acompanho as personagens fictícias destes romances imaginados por uma senhora chamada Jan Karon.

Agora mesmo, estou terminando o primeiro volume novamente, talvez pela quinta ou sexta vez. Isto porque estou me recuperando de uma cirurgia feita na terça-feira passada (de varizes, nas duas pernas). Parte da receita para uma boa recuperação é andar pela casa dez ou quinze minutos de hora em hora. E, assim, estou tendo tempo para ler… (Aproveito o tempo na cama, ou na cadeira, para escrever).

Leia o resto deste artigo »