Categoria: ‘Terceira Idade’

Brincando com Girafas

29 de agosto, 2009

girafasEpes

Nat, Han, Kath, Emm, 17 anos, Reino Unido

Temos nos divertido como família com um site na Internet onde um senhor jovem da Noruega está “colecionando” um milhão de girafas. Pretendo passar algum tempo diariamente com meus sogros examinando os últimos uploads de pessoas ao redor do mundo inteiro.

Vi o link no site da Terra ontem e posso ver como aquilo pode contribuir para a criatividade de famílias e amigos. Aqui em casa, Mamãe já está querendo que eu mande algo. Sugeri que ela fosse mexer com seus papéis coloridos para criar a sua própria girafa.

Desde que o site foi divulgado no Brasil ontem, os brasileiros estão “pintando e bordando” com as possibilidades de criar este animal esquisito. Já são maioria entre as imagens que visualizo hoje (29 de agosto de 2009).

O site oferece o seguinte recado:

Leia o resto deste artigo »

Convivendo com a Terceira Idade (1)

16 de junho, 2009

O Arroz Mágico!
ricepack3
De vez em quando tenho planejado “blogar” sobre as experiências que estamos acumulando no convívio com meus sogros durante os últimos dois anos, mas ainda não o fiz. No passado, entretanto, escrevi (com o apoio do meu marido) uma lição de Escola Dominical intitulada de “Lidando com a Terceira Idade, publicada pela Cultura Cristã em 2004. Nela, reflito sobre o conteúdo e o impacto de conceitos e princípios bíblicos ligados com deveres filiais e a velhice. Estes podem ser úteis e servir como uma boa base para ajudar nesta fase de vida, tanto para aqueles que já estão nesta idade quanto para aqueles que precisam prestar ajuda a estes. Quando postei o artigo no blog, em 2006, adicionei pensamentos sobre o efeito que a crescente diminuição no tamanho das famílias terá sobre a situação dos idosos das próximas gerações.

Desta vez, gostaria de começar a compartilhar dicas de coisas práticas que podem ajudar a lidar com as dificuldades trazidas pela idade avançada.

Leia o resto deste artigo »

O Casamento do nosso Caçula
(Acontecimentos Periféricos)

23 de julho, 2008

Quando minha sogra se mudou para morarmos juntas, em 2007, uma querida amiga em Recife lhe deu um presente de despedida. Eu já escrevi sobre essa amiga antes em http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=169 , num trecho perto do fim do artigo quando comentei como uma boa acolhida pode resultar em amizades duradouras e de efeito permanente. Continuei: Tenho uma amiga muito especial que encontrou abrigo no meu coração há 36 anos quando ela me hospedou na sua casa (então em Sergipe), numa viagem que fiz pelo Brasil com meu noivo (atual marido) e futuros sogros em 1971.

ParabensMaria.jpg

Esta amiga (V…) perdeu a mãe cedo na vida e Mamãe sempre foi uma das pessoas que lhe servia como referencial, ouvindo, aconselhando e orando por ela. Da minha idade, ela agora já assumiu o mesmo papel para parentes e amigos, e a sua espontaneidade, alegria e entusiasmo servem como fonte de encorajamento para muitos.

Pois é, minha amiga tem o dom de se colocar no lugar dos outros e está sempre tentando imaginar como melhorar e animar a sua vida.

Leia o resto deste artigo »

A Minha Vida Ficou Mais Florida (4)

10 de abril, 2008

Ontem e hoje, tenho participado (na platéia) de palestras relacionadas ao darwinismo (mais informações aqui). Estão acontecendo num ambiente que dá voz a várias perspectivas. Escutei o proponente do darwinismo, um senhor bastante sério e preparado mas que, obviamente, parte do princípio que não existe um Deus criador. Que tudo saiu do nada, pelo acaso. Fiquei tão triste por ele…

Também creio que tudo saiu do nada (ex nihilo). Mas não pelo acaso. Houve/há um Criador. E Ele se revela a mim não apenas através da beleza e harmonia da natureza mas também por revelação escrita. E a maravilha da perspectiva bíblica é que eu conheço as minhas origens, sei o meu destino e me deleito em propósito e significado.

holandabrasil.jpg

Enquanto eu sentava e escutava, e anotava, e avaliava, eu lamentava pelo palestrante e pelos milhões de outros que são levados a negar e rechaçar esta preciosa compreensão… E minha mente voltou a algo escrito por Mamãe Valderez nas recordações das quais já falei antes, pois ontem passei um bom tempo pescando os trechos que falam da sua empolgação com a beleza da natureza em tantas fases da sua vida. A princípio, havia pensado em postar isto por último, como conclusão dos seus pensamentos. Mas agora sinto necessidade de compartilhar a oração de adoração que jorrou do seu coração ao encerrar um relato sobre como sobreviveu à febre tifóide quando era uma menina de sete ou oito anos.

Ela pergunta a Deus por que lhe poupou—porque permitiu que ela tanto vivesse. Ela não sabe a resposta mas as linhas seguintes demonstram a intensa necessidade que sente para reconhecer e agradecer a presença, participação e bondade divina em todos os pormenores da sua vida. E ela vai listando… E quando chega na grandiosidade das “obras das suas mãos” ela não consegue apenas falar em termos gerais. Tem que vasculhar a memória para apontar não apenas os seres humanos mas também nomear os outros seres vivos—plantas, aves e animais que Ele permitiu que se destacassem nas suas lembranças por sua beleza ou singularidade.

Vejamos a narrativa (cabe informar que, além de pastor e fazendeiro, seu pai era farmacêutico e era chamado por muitos para tratar das suas doenças nas cidades e vilas onde não havia médicos)…

Leia o resto deste artigo »

Lidando com a “Terceira Idade”

19 de março, 2006

Nota da autora: Quando pediram, há alguns anos, que a gente preparasse um estudo relacionado com a “terceira idade”, achei que seria relativamente fácil. Entretanto, tive que mudar de opinião.
Em primeiro lugar, percebi que enquanto muitas das pessoas da nossa idade ainda têm irmãos, primos e tios com quem possam compartilhar o cuidado dos idosos da sua família, a gente mesma terá que enfrentar uma realidade bem diferente daqui a uns quinze ou vinte anos. Isso porque nossos filhos terão que dividir a tarefa de cuidar de nós com muito menos gente.

Leia o resto deste artigo »