Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Quinta-feira, dia 28 de maio. Dia após o Retorno ao Médico

Ontem atravessei a rua e me consultei novamente com o médico que me operou. Coloquei um xale bem bonito (pashmina), presente da minha nora quando nos visitou de Bangladesh, para “enfeitar” meu pescoço. Por sinal, pode-se reconhecer que se está perto de um consultório de um cirurgião de tireóide se perceber um desfile de senhoras com xales, lenços ou echarpes “adornando” (escondendo ou protegendo) esta parte do corpo.

scarf1

Depois da minha consulta, pediram para eu esperar para assinar alguns documentos que ainda estavam sendo providenciados. Enquanto aguardava, várias pessoas entravam e saíam. Observei enquanto uma, bem arrumada, mais ou menos da minha idade, parou diante da recepcionista com uma amiga e disse que precisava dos documentos para o tratamento com iodo. Fiquei pensando se ela acabara de ouvir a notícia de que era câncer ou se já estava em meio ao processo de lidar com o fato. Mas sua voz não era rouca e, da minha perspectiva de lado, seu rosto e gestos pareciam serenos. Assim, a Betty Sherlock deduziu, já que ela usava uma echarpe, que fizera a cirurgia, mas há algum tempo, e que já passara pelo primeiro choque.

Uma moça jovem, de uns 25 anos, de aparência simples, sentou no banco diagonal ao meu e começou a preencher um formulário. Eu conversei um pouco com a secretária e olhava o livro que levara. Entraram duas senhoras, com aparência européia. Uma, com esparadrapo no pescoço, sentou-se ao lado da moça, enquanto a outra falava com a atendente.

De repente, a moça veio para meu lado. Pensei que era para deixar lugar para a companheira da sua vizinha, aumentei o espaço e sorri para ela, pegando no livro novamente. Mas ela tocou no meu braço e sussurrou—a senhora já fez a cirurgia? Quando respondi que sim, perguntou—Como foi? Quando foi? Aí expliquei que fazia uma semana e que havia sido muito bom. Afastei o echarpe, mostrei o local da cirurgia e falei que havia doído muito pouco, que o problema maior era a rouquidão, mas que me asseguraram que isto iria passar. Que o pescoço havia doído, provavelmente da posição da cirurgia, mas que estava melhorando. Era como se alguém tivesse derramado bálsamo na sua alma, de tão aliviado que ficou seu rosto. Antes de podermos falar mais, mandaram-na entrar no consultório.

Quando falei sobre isto para meu marido, ele me lembrou que eu havia feito algo parecido quando fomos juntos para o médico, pedindo detalhes da experiência de uma senhora que lá esperava, com bons resultados. Realmente, faz um bem incrível enfrentar uma batalha, sabendo a natureza e o tamanho das dificuldades que podem nos esperar, mas também ciente de pessoas que já lutaram e venceram. Isto tanto na vida física quanto na vida espiritual. É interessante, como essas vitórias e experiências podem ser passadas de pessoa a pessoa, como uma corrida de revezamento…

As outras duas senhoras, antes de cara fechada, haviam ouvido minhas respostas (já que nem sussurrar eu consigo mais!), e começaram a me fazer perguntas também—se eu havia sentido muito calor, por exemplo. Realmente, não. Mas uma outra, que acabara de sair com seu marido, afirmou que ela tinha sentido também. Comparamos as datas da cirurgia. A da “européia” era mais recente. A da outra tinha sido no mesmo hospital no mesmo dia, algumas horas antes de mim. Disse que estava muito bem. Ambas sentiram dores no pescoço. Aí, uma outra secretária apareceu com os documentos, assinei tudo e me despedi, aproveitando para ir na farmácia ao lado antes de atravessar a rua.

Quando cheguei, minha sogra já estava preocupada. Havia ficado a maior parte do tempo na janela, vigiando para ter certeza que não iria desmaiar na rua. Ainda assim, não percebeu nem quando saí, nem quando vim para o lado de cá. Por um lado, fiquei achando que aquilo era totalmente desnecessário, que ela estava se afligindo à toa. Por outro, tenho que reconhecer que é muito bom ter uma “mãe” querendo meu bem, dia e noite, e zelando por mim….

Daqui a pouco, contarei o que o médico fez e disse. Mas, primeiro, vou terminar o relato dos dias anteriores.

Dor. Quando fiz a cirurgia, parecia óbvio para mim que grande parte do meu sofrimento seria na área da garganta da qual teria sido retirado a tireóide. Mas não foi assim. Não sei se enfiaram um monte de anestésico ali, mas, nos primeiros dias, a garganta quase que não doeu por dentro. Em vez disto, a dor principal se localizava no topo das minhas costas, irradiando da coluna para o ombro, quando engolia e quando mexia a cabeça. A nossa teoria é que forçaram a cabeça para trás ou para o lado para tirar meu queixo da frente do pescoço e assim trabalhar. Criaram uma espécie de torcicolo que ainda não passou por inteiro.

Queimação. Havia também muita queimação no meu peito, especialmente na segunda e terceira noite, quando eu procurava deitar de lado. A princípio, achei que vinha de dentro para fora—por causa do dreno que havia sido inserido e depois “arrancado”—mas quando ia mudando o micropore e colocando pomada antibiótica na ferida (duas vezes por dia, como o médico mandou), comecei a observar que a pele estava ficando mais e mais irritada e que a dor vinha quando ela era repuxada pelo adesivo, em função de um movimento ou peso.

Rouquidão. Eu sabia que poderia ficar rouca por causa da cirurgia, já que o crescimento era “mergulhante” junto às minhas cordas vocais. E realmente fiquei, até hoje. Mas eu não esperava as conseqüências da entubação. Uma semana depois, ainda sobe sangrento pigarro, catarro, escarro… (Você já observou alguma vez que todas estas palavras terminam com o som que se ouve quando tossimos e eliminamos a secreção? Tem momentos em que o português é uma língua tão expressiva, com suas palavras onomatopéicas—ou será que estas não podem ser classificadas assim porque apenas o fim emite o som ao qual me refiro?) De qualquer jeito, a secreção está diminuindo aos poucos e tenho chupado minhas pastilhas fielmente. Mas creio que isto também pode estar prejudicando a minha voz.

Cálcio. Outro efeito colateral que não esperava foi o desequilíbrio na distribuição do cálcio no sangue causado pelo mau funcionamento das glândulas paratireóides.  O formigamento da quarta-feira, que já citei, voltou na quinta à tarde, aumentando à noite, logo quando meu marido teve que viajar para Brasília. Foi quando assisti o filme Nannie McPhee, numa tentativa de tirar o foco daquilo que sentia—já que o médico havia falado que a preocupação pioraria a minha situação. Deus me deu paz e eu, finalmente, consegui dormir. Sem acordar com as temidas cãibras. (Eu não estava sozinha dentro de casa; meus sogros estavam aí e nosso futuro genro também—oferecida por nossa filha já que ele mora bem mais perto do que ela).

Carta para o médico. De manhã, resolvi escrever uma carta para o médico. Meu plano era de pedir o e-mail do consultório, através da secretária. Achei que ela poderia passar-lhe minhas observações e perguntas para ele depois me ligar. Assim não precisaria forçar a minha voz e facilitaria a comunicação. Fiz a carta e telefonei, mas, desta vez, ela entrou no time da secretária que me afastou do outro médico, e disse que ele não tinha tempo para ler e-mails, pois estava em consulta. Que ela poderia anotar meu número e ele ligaria de volta. Tentei, com minha voz de robô sem entonação ou modulação, convencê-la que a comunicação seria melhor se ele lesse a carta, mas não houve jeito. Deixei, então, meu número e ele, educadamente, me telefonou de volta do consultório.  (De fato, ele havia me dado o número do celular dele—eu poderia ter ligado até diretamente, se quisesse—mas odeio incomodar médicos. Tenho amigos médicos e amigas que são esposas de médicos e sei como estas interrupções podem atrapalhar a vida profissional e familiar).

Quando o doutor retornou a ligação, falei apenas das três preocupações principais—o formigamento, a pele irritada e a dor na nuca/costas. Ele aumentou a dose de comprimidos (realmente são cápsulas) para cálcio, de 6 mais 3 para 9 mais 6 (ou 3 mais 2 em cada refeição). Em outras palavras, pulei de 9 para 15 cápsulas por dia, apenas de cálcio. Insistiu para eu não ficar preocupada com isto. E mandou fazer exercícios de relaxamento para o pescoço/nuca. Perguntei se poderia colocar compressa quente ali e ele disse que sim.

Com respeito à pele irritada ao redor do furo (a área do corte estava debaixo de um esparadrapo colocado na cirurgia e não estava irritada), ele sugeriu substituir a gaze e micropore por um band-aid.

No consultório médico, aprendi as seguintes coisas:
A biopsia (anatomo patológico) deu “negativo para malignidade”. Isso corroborou o que o cirurgião já havia previsto mas foi bom ouvir/ver a confirmação. Sou muito grata a Deus!

Não havia pontos para tirar da minha garganta. O doutor simplesmente tirou o curativo, passou algo que ardeu e colocou outro. Devo deixá-lo durante duas semanas ou até cair. Posso tomar banho normalmente, evitando esfregar no local. Depois existe um creme para passar (Drenison) para ajudar a cicatriz a desaparecer. Ele também colocou um pedaço da mesma fita em cima do furo do dreno.

São seis meses sem sol em cima da cicatriz. Três com proteção de pano e três com protetor solar bem forte. Senão ela vai escurecer. Vou obedecer ao doutor.

Perguntei porque a área da cirurgia estava mais inchada agora. Ele disse que é porque ainda existem coágulos de sangue ali que não drenaram e que estão sendo absorvidas pelo corpo. Realmente, está ficando mais e mais amarelada também. Agora que estou sem tomar analgésicos, a dor na garganta é bem maior—ao toque e quando mexo/giro minha cabeça. Se ficar muito grande, poderei tomar um Tylenol/Paracetemol. Por enquanto, estou torcendo para que o processo de absorção termine logo. Mas, enquanto permanecer sem febre, creio que estará tudo dentro do normal.

Redução das medicações. Não preciso mais tomar antibiótico, nem o omeprazol, o tylenol… Devo tomar cálcio por mais uma semana apenas, duas cápsulas (oscal e rocaltrol) duas vezes ao dia. (Perguntei sobre as glândulas paratireóides, responsáveis pelo cálcio do corpo. Ele disse que nunca são retiradas, apenas sofrem por um tempo porque são separadas da tireóide; e não parece duvidar nadinha que funcionarão normalmente de novo).

Synthroid. É o nome do remédio que preciso tomar durante o resto da minha vida. Fui informada que é melhor tomá-lo pelo menos 15 minutos antes do café da manhã. Até agora estava tomando imediatamente antes. Assim, fui à procura de uma caixinha para remédios que havia comprado por centavos num yard sale (venda de quintal) nos Estados Unidos e para o qual nunca havia encontrado uso. Coloquei um comprimido (ainda no invólucro) em cada dia da semana e pus ao lado da cama. Ficará como parte do ritual de me levantar todo dia, juntamente com a colocação das meias de suporte.

pillbox

Minha voz. O doutor crê que ela irá voltar ao normal. Me fez tossir leve e repetidamente para soltar o catarro e demonstrou que a voz melhorava. Isto me faz lembrar de um momento no hospital sobre o qual esqueci-me de falar. Era cedo na primeira manhã quando entrou uma moça de feições orientais bem simpática que disse que era fisioterapeuta e que iria fazer alguns exercícios respiratórios comigo. Assim me fez inspirar e expirar pelo nariz, depois inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Repetidas vezes. A um certo ponto, ela me pediu para colocar a mão no diafragma e empurrar levemente. Me fez inspirar três vezes pelo nariz e depois tossir levemente. Gente, subiu tanta coisa! Sem forçar nada. E sem dor nenhuma. Me senti tão aliviada! Estava com tanto cuidado para não tossir e romper algo indevidamente. Eis uma fisioterapeuta que vale seu peso em ouro—deve ser muito bom ser instrumento desse milagre todo dia naquela ala hospitalar.

Exames para fazer no início de julho: T4 livre, TSH e Cálcio ionizado.

Encaminhamento para a Endocrinologista. O doutor me deu uma carta para a especialista que havia consultado antes de vir até ele. Já marquei a consulta para quarta-feira que vem (03 de junho). Encaixa com o dia em que devo parar de tomar o cálcio.

Dirigir e trabalhar. Tenho que esperar mais uma semana para dirigir. Posso sair e começar a assumir minha vida normal, usando o bom senso. Sem, entretanto, carregar/levantar peso—por pelo menos um mês. Deixe eu ver—a cirurgia foi no dia 19  de maio. Deus permitindo, meu neto chega no dia 17 de junho. Se um mês for de 28 dias, já poderei pegar nele…. ☺

Mais algumas observações.
O lábio já está completamente sarado. Incrível o poder restaurador que Deus instalou em nosso corpo! Ao mesmo tempo em que meu cérebro automaticamente engatilhou certos processos químicos para consertar meu beiço, ele também iniciou outros para cuidar dos ferimentos na garganta e nos órgãos afetadas! Uma rápida olhada neste link sobre cicatrização dá uma idéia da maravilhosa complexidade destes processos que ocorrem em nosso corpo, em menor ou maior grau, diariamente.

Substituição da tireóide por medicação (reposição hormonal). Parece que me adaptei bem a este novo elemento na minha vida.

A voz. Continuo bastante rouca mas sei de pessoas que começaram o processo de recuperação sem voz nenhuma, portanto tenho bastante esperança de poder falar normalmente de novo. Me incomoda não poder transmitir pensamentos de maneira suave através da modulação da minha voz. Ela me parece agressiva e, ao mesmo tempo, se isto for possível,  inexpressiva.

O hospital. Uma moça simpática da SAC do hospital Nove de Julho, com nome de Bruna, ligou para mim para saber se havia ficado satisfeita com os serviços do hospital. Disse-lhe que sim e que havíamos apreciado especialmente o contato com a sala cirúrgica e elogiei outras coisas também. Apenas não me lembrei na hora daquela fisioterapeuta…

Está na hora de parar—se você conseguiu ler até aqui, está de parabéns. Que possa poder colocar as informações no “arquivo morto” dos seus registros mentais por longo tempo ou, melhor ainda, nunca precisar voltar a elas… Mas, se um dia passar por algo parecido, espero que possa estar ciente de que está vivendo na presença do Deus todo-poderoso, por ser filho ou filha dele. Assim, ele estará próximo, dando forças e sentido a cada coisa que acontecer, até o dia do encontro celestial e o início de uma vida eterna onde os echarpes servirão apenas para enfeitar e não para esconder ou proteger.

Abs, Betty

(Continua aqui)

630 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (4)”

  1. Patricia disse:

    Oi Betty acabei de tirar a tireoide dia 06 de junho e obrigada pelas informações tão detalhadas que vc passou, estou começando repor o hormonio da tireoide tomando Calcio e Vitamina D, o meu medico não passou Drenison será que posso usar?
    Muitissimo obrigada pelas informações e que Deus te Abençoe muito muito mesmo….

  2. Camila disse:

    Olá Betty,passei por essa dolorida cirurgia a mais de 2 anos,e parece que nuca mais vou ser a mesma,se bem que o que o médico diz é verdade_”Vida normal após essa cirurgia”…Mais ainda não me conformo com as cãimbras,com o formigamento,se bem que sempre me esqueço do meu cálcio…sem falar na alta dose do Levoid que tomo,agora tô com 250mg diários,e toda vez passo ‘vergonha’ nas famácias,pois ninguém acredita que tomo uma dose tão alta…E minha voz,ela nunca mais voltou ao normal,não consigo gritar…
    Mais dou graças a Deus por ter passado por tudo isso,aprendi mta coisa,a dar mais valor na minha vida por exemplo,e se passamos por isso é porque somos vitoriosas,e temos que passar nossa vitória a todos!!Parabéns por esse espaço,vc passou exatamente pelo que eu passei,e sei como é bom olhar pra trás e ver como estamos hj né!! E dos males o menor né…Boa sorte amiga,que Deus te abençôe sempre cada vez mais!!!Bjus….

  3. gisele disse:

    fiz tireoidectomia a 2 meses. graças a Deus tive uma otima recuperação, estou tomando syntroid 100mg. Agora o que me preocupa é que depois de todo esse tempo deu uma certa rouquidão que perdura por mais de 15 dias. Se alguém teve algo semelhante me relatem por favor! o que poderá ser?

  4. Carla disse:

    oiii meu marido vai fazer cirurgia nesta quinta feira (02/07), ele gostaria de saber se a anestesia que vcs fizeram foi geral?

  5. betty disse:

    Prezada Carla e marido:
    A anestesia que me deram foi geral. E foi tudo bem. Tem um pouco de descrição disto no post anterior:
    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=981
    Pedindo a benção de Deus sobre vocês, guiando as mãos e o entendimento dos médicos.
    Abs, Betty

  6. vera medeiros disse:

    Fiz tireoidectomia total no dia 01/07.Estou em casa, ainda com deno,
    sem medicação alguma(cálcio,hormonio…).Só Tylenol se dor, e felismente não tenho.Minha voz “por enquanto” está normal. Em quanto tempo vou começar a tomar Syntroide? Meu retorno ao médico é só no dia 13/07-para remoção do curativo e “orientações”.Está tudo dentro da normalidade? Abraços Vera

  7. betty disse:

    Olá, Vera:
    Que bom que sua voz está normal! Estou quase com inveja! A minha continua rouca.

    Temo em lhe dar orientações médicas pois sou apenas paciente também. Na minha avaliação, entretanto, a sua cirurgia talvez possa ter sido parcial. Isto explicaria a falta de necessidade de hormônio. E, talvez, não precisaram mexer muito com as glandulas para-tireoides e, portanto, não esperam que sinta falta de cálcio. Se você estiver sentindo-se bem, dê graças a Deus e não se perturbe. Entretanto, se você estiver muito preocupada, ligue para o consultório do médico e pergunte. Faça antes uma pesquisa na Internet, jogando as palavra tireoide e cirurgia. Encontrará sites como este da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
    http://www.sbccp.org.br/publico_perg_resp_tiroide.php

    Depois me conte o que descobriu.
    Que Deus a abençoe,
    Betty

  8. priscila disse:

    eu fiz a cirurgia tem 1mes e 15 dias ,so que eu tirei so o nodulo nao a tireoide,mas minha voz quase nao sai o medico me passou para um fono.eles nao me deram previsao da voz voltar

  9. joseanny disse:

    Oi a todos…
    Me emociono muito cada vez q leio esses depoimentos,passei a 40 dias atrás por uma tireoidectomia total,e hj só vejo flores em minha vida.
    Sofri muito,desenvolvi cálculo renal,problemas cardio vasculares,emocionais…afastei muita gente de meu convívio,com a irritabilidade…tive infartos…perdi muito peso,minha auto estima foi lá pra baixo…fiquei com aqueles olhos enormes,que chamavam atenção por onde eu passava,riam de mim…
    Apesar do pouco tempo,já sinto todos os benefícios da cirurgia,qd terminou lembro-me ligeiramente que comecei a chorar,ai pergutaram-me se estava com muita dor,eu em linguagem de sinais disse apenas…estou feliz…muito feliz…graças a Deus!E até agora ainda não consigo relatar minha história se não for com lágrimas rolando,como agora por exemplo,pode até parecer exagero,mas quem efrentou um problema como tal,sabe com precisão o que estou tentando passar aqui.
    Ah,tb estou rouca…mas já me falaram que minha voz tá é sexy,pode!rsrs…
    Ah,Betty,eu tb tenho uma caixinha parecida com a sua para guardar os remédios pertinho do travesseiro,tornou-se um marido q não tenho…rsrs..

    Abraço a todos…
    E aos recém cirurgiados que DEUS os abençoe!

  10. Ricardo disse:

    Olá Betty, como esta a sua recuperação.

    Vou operar dia 13/08 tambem, o meu medico Dr Hyun ( Cirurgião de cabeça e pescoço) não me deu certeza se vai ser apenas o lado direito que vai ser retirado ou não, só quando ele abrir ( assim foram suas palavras) que vai ter a certeza.
    Todos os dias leio o que escreve, e com certeza ja tirou varias duvidas que tenho.
    Tenho 33 anos e sou Pai de uma jóia linda que se chama Carolina e tem 02 anos e 8 meses.
    Minhas maiores preocupações esta sendo a anestesia geral e a roquidão.

    Mas continue escrevendo por favor, suas palavras são muito beneficas para nos leitores.

    Que Deus te ilumine sempre….

    Ricardo

  11. Joseane disse:

    Olá, faz hoje 08 dias que fiz uma tireoidectomia total.
    Com 04 dias retirei os pontos que estavam sequinhos, o medico so me orientou para colocar um micropore em cima da cicatriz por mais ou menos uns 20 dias e 03 meses sem tomar sol no local. Graças a Deus não precisei colocar durante a cirurgia o dreno, mas senti quase as mesmas coisas que voce.(dore no pesçoso, nas costa)
    O material retirado foi para analise, pois os nodulos estavam muito grandes.(Apesar de ter feito 02 punções benignas Graças a Deus),Estou aguardando o resultado.
    So o que esta me encomodando e a roquidão, se forco para falar parece que a fala trava. Ai tenho que respirar fundo e tentar falar bem devagar e baixinho.
    Não tive baixa de calcio, não sinto formigamento, não sinto câimbras e ainda não preciso tomar hôrmonios, segundo o medico só mas pra frente pois os meus hôrmonios ainda estão normais, so retirei a tireoide por causa dos nódulos que estavam grandes e ela funcionava normal.
    Ha quem precisar fazer esta cirurgia não tenha medo é só SEGURAR NA MÃO DE DEUS e ir em frente,(com todo o frio na barriga).

    Sou hipertensa, e quanto a anestesia foi geral, não tive complicações em relação a ela.

    Correu tudo bem dentro do possivel.

    Betty, quanto a sua voz voltou ao normal? Gostaria de saber.

    Abraços

    Joseane

  12. Ana Kelly Natali disse:

    Prezados, eu fiz a tireodectomia total no último dia 22/07/2009, no Hospital Oswaldo Cruz, cujo procedimento foi conduzido polo exímio Dr. Celso Friguglietti. Tomei anestesia geral e acho que acordei antes da hora e falando, com a voz normal, pois o Dr. Celso quando me viu logo disse, tenho certeza que seu nervo laringeo recorrente não foi atingido, já que vc pareceia uma tagarela no pós anestésico (rss). Bom, tive dor de cabeça, na nuca, depois comecei a me sentir meio estranha, meio tonta e com um poucoi de contração no músculo da coxa direita. Tive tosse, só porque não podia tossir e foi por causa do tubo, que inflama a traqueia. Coceira na cicatriz e no dreno, por causa do micropore, após o curativo sempre dói, mas tudo é suportável.
    Pois, no dia 22/07, ao tirar o curativo, o Dr. Celso me disse que fui agraciada por Deus, já que minha endócrino tinha sugerido a cirurgia de um microcancer de 4mm, no lobo esquerdo, do tipo papilifero. Mas, na biopsia pos cirurgica, a tireoide fora fatiada e a patologista constatou pelo microscópio, mais 1 nódulo de 1mm, com celulas malignas para o tipo folicular e mais 4 nódulos, em formação com 1 e 2mm, cada, com variante papilifero e folicular. Agora, estou me preparando para a iodoterapia, mas me sinto vitoriosa e tenho certeza que estou curada, Pois, eu tenho 35 anos, sou bem casada há sete anos, tenho um bebeê lindo de 1 ano e 7 meses e sou uma profissional bem sucedida.
    Neste momento, que suab vida parece ser colocada em uma balança, passei a dar valor a pequenas coisas da vida e agradeço a força e orações recebidas dos parentes e amigos, independente de religião ou crença. Pois, cada palavra amigaou gesto é combustível para você seguir em frente e continuar a batalha.
    Outra coisa, que eu sempre falava para minha mãe, me disseram que eu estou doente e que a unica forma de cura é a cirurgia, mas eu não me sinto doente e nem que estou com cancer. Este pensamento é importantissimo, para você manter a sua sanidade e a dar força e coragem para quem está ao seu lado, pois no meu caso, o diagnóstico foi um ‘soco no estomago’ para o meu marido, pais e irmã. Tive que ser forte para encorajá-los e tive que ser forte para ver meu bebê de 1 ano e 7 meses crescer.
    Beijos a todos
    e muita força neste momento. Eu sei que minha batalha está no meio, mas eu vou sair vitoriosa…

  13. Marge disse:

    Oi gente,

    Já faz 2anos e 8 meses que fiz a tireoidectomia radical devido a 1 carcinoma papilífero e uma tireoidite. O quê posso dizer é que, apesar dos meus 49 anos, tenho pasado muito bem. Reponho cálcio e vitamina D3 e tomo Synthroid 125mg. Apenas uma corda vocal funciona, a outra ficou paralisada, mas.. nem dá pra prceber. Minha voz continua suave e continuo tagarela como sempre…

    Sinceramente. Hoje sofro muito mais com os sintomas da menopausa do que com as sequelas da cirurgia.

    O mais importante é que o carcinoma não voltou e nem voltará mais.

    É claro que freqüento o endócrino regularmente e sei que ele me mantém com um certo hipertireoidismo para proteger a região da cervical (isto gera um sono agitado e alguns suores noturnos).

    Já passei por períodos pré-cirúrgicos de muito pavor e insegurança, inclusive com medo da radiototerapia.
    Mas graças ao bom Deus foi tudo bem tranquilo (até demais!!).

    Beijos.

  14. Marge disse:

    Patrícia,

    Para a cicatriz da cirurgia da tireoide, o melhor que usei foi a pomada Contractubex (diariamente) por alguns meses. Ficou bem clarinha e quase imperceptível.

    Boa recuperação.

    Bjs,

    Marge

  15. Marlene Lima disse:

    Olá,

    Vou fazer a tireodectomia em Setembro. Foi-me diagnosticado um nodulo unico e na incerteza de ser ou não maligno vou fazer a intervenção cirurgica.
    Tenho 35 anos sou açoreana e sou mãe de uma filha linda de 10 aninhos.
    Sei que vai correr tudo bem e que vou sair vitoriosa, graças a familia linda e aos grandes amigos que me rodeiam.
    Rumo em Setembro para LIsboa para ganhar a essa batalha que me amedronta todos os dias….

    Marlene

  16. joseanny disse:

    Olá Marlene…Apenas confie em Deus, pois com certeza será ele que guiará a mãos do seu médico…e se precisar estarei aqui disponível para dúvidas…

    Beijos.

  17. josy disse:

    ola,parabens pelo seu maravilhoso blog,obrigado pelo esclarecimento,estou na fase inicial,so agora fiz uma ecografia e estou a espera do resultado do exame de sangue,mas confesso me muito anciosa e deprimida,bjs e deus continue abençoando vc.

  18. Denise disse:

    Olá!
    Também tenho sofrido mto por causa da tireóide, primeiro emagreci 10kg, não tinha vontade de comer nada vivia mto cansada e com mto sono, depois engordei 13kg, e comecei as entir confusões, tonturas na cabeça, calores excessivos acompanhados por acelerações cardiacas, tinha um nódulo grande de 5,0×3,5×2,5 de 23,0g, fiz a cirurgia em 15/05/09 e retirei 50% da tireóide ou seja o lobo direito, a biopsia de : adenoma folicular, e tireóide adjcente com tiroidite de hashimto, tive mta dor na garganta depois da cirurgia principalmete nos primeiros dias, depois foi passando, 30 dias depois levei meu primeiro exame ao meu médico, TSH 17,25, T4 6,10, começei então a tomar um comprido de manhã de Puran T4 50mg, me sinto melhor em relação as tonturas as sensações estranhas que sentia na cabeça, um calor por dia com leve palpitação cardiaca mas com uita dor nas mãos e pés, e principalmete no pescoço, nuca, mais 45 dias e meu exame deu TSH 0,07 e T4 Livre 1,53, então o medico reduziu para 38mg diária de Puran
    T4, mas sintomas que estavam pra traz voltaram mto cansaço, sono, cabelo mto seco, e muitos calores com aceleração cardiaca, dormencia nas mãos e nos pés que sobem até quase o joelho, são varios minutos e varias vezes por dia principalmente a noite que acordo varias vezes sentindo isso, a dormencia nas mãos e pés é contante intensificando qdo dá as palpitações, mas no momento o que mais está me preocupando é que sinto há dias uma dormencia constante e as vezes com sensação de estar queimando bem no final da cervical, isto está me deixando louca e também depois de tanto tempo a dor no local da cirurgia internamente vem aumentando, fora o estranha sensação que sinto qdo rio, ou respiro fundo como se tivesse um vácuo gelado, e algo que impede a passagem de ar até os pulmões, se me respondesse ficaria mto grata, obrigada

  19. ALESSANDRA disse:

    olá eu tambem tenho tiroide e estou muita preocupada eu descubrir em 2006 que tenho a tiroide ai , fiquei grávida parai com os exames o bebe nasçeu , agora voltei a fazer todos os exames outra vez.
    eu engordei muito com tudo isso juntou a grávidez com a tiroide ai já viu cheguei a pesar 82 ,ks
    tenho muito medo de fazer a serugia + deus é maior vai dar tudo certo
    bjs e boa recuperação

  20. Márcia disse:

    Olá Betty e Pessoas do Site

    Também fiz Tireoidectomia … e fiz de duas vezes , pois apesar de ter mais de 3 biópsias de Punção e não ter aspecto maligno, operei em abril so o Lóbulo Esquerdo , para a minha surpresa e do médico apareceu um CARCINOMA PAPILÍFERO. Vi relatos na NET parecidos com o que me aconteceu …. mas nada que se possa descrever do PAVOR que se tem ao ver esse nome em uma biópsia … não sabia se corria para o médico ou para o google primeiro. Mas Graças a Deus … pois esse tipo de câncer é, digamos mais fácil de tratar. No dia 30 de junho fiz a retirada do restante da tireóide, confesso que operar a segunda vez foi pior que a primeira … mas Deus, em sua Infinita Bondade vem me Abençoando Sempre Que Preciso nos meus 40 anos de Vida e ELE não me deixaria de lado em um momento como esse. O que precisamos ter em primeiro lugar nessa vida é FÉ. Acreditar que temos um Deus Maravilhoso a zelar por Nós e uma Nossa Senhora sempre a nos Proteger . Agradeço ao meu Médico Dr. Albano por toda dedicação e generosidade que ele sempre teve para comigo.
    Alguém ficou rouca depois de um bom tempo da cirurgia ? Tenho 45 dias de operada e de repente enrouqueci. Vou fazer a laringoscopia na próxima semana.
    Que Nossa Senhora Abençoe a Todos Nós !!

    marcia.ce@gmail.com

  21. CATIA disse:

    Oi, pessoal, estou uma pilha. Tenho um nódulo que tudo indica ser benigno, segundo minha médica. Portanto ela acha melhor retirar. Ele tem 4 cm. Só tenho algumas dúvidas: quanto tempo dura a cirurgia? quanto tempo ficarei no hospital? e QUANDO SAIR, TENHO QUE REPOUSAR? qUANTO TEMPO PARA VOLTAR AO TRABALHO( TRABALHO NA DIREÇÃO DE UMA ESCOLA).

  22. Marcia C. B. disse:

    Olá Betty, operei sexta feira agora dia 14/08, fiz tireoidectomia total com o Dr. Celso Friguglietti no Hospital Santa Catarina.

    Eu enrolei por 5 anos para fazer essa cirurgia pois sempre tive um medo absurdo de agulhas e afins, mas esse ano eu estava decidida a enfrentar isso.

    Tive que operar porque eu tinha diversos nódulos, fiz punção e não tinham problema nenhum, só que eles trabalhavam no lugar da minha tireoide causando um hipertiroidismo clínico. E um dos nódulos aumentou um pouco de tamanho então era o ideal mesmo.

    Gostaria de agradece-la pelas coisas que escreveu no seu blog, na sexta feira antes de sair de casa para me internar achei seu blog na internet e eu estava uma pilha de nervos, mas li sua experiencia e aquilo foi me tranquilizando.

    Posso dizer que minha cirurgia foi tranquilissima, Betty não sofri com nada, graças a Deus… acordei bem, só aquele dreno que é chato mesmo ne.. mas consigo falar (apesar de ser cansativo), minha voz melhorou bem já, consegui comer de tudo ate agora… nao senti dores nem nada.

    Amanha retorno no medico para as proximas instrucoes.

    Acho que tentar ficar tranquilo antes da cirurgia ajuda, mas nao vou mentir que a ultima coisa que me lembro é que estava tremendo muito antes de tomar a anestesia, totalente involuntario de tao nervosa, um absurdo ne, mas o psicologico da gente tem dessas coisas

    Obrigada mais uma vez Betty, espero que todos tenham sucesso em suas vidas!

    Abçs
    Márcia C. B.

  23. Andrea Ladislau disse:

    Olá, Betty

    Parabéns pelo seu blog, está muito bem escito e encontrei aqui um espaço onde pude ler depoimentos de pessoas que passaram e estão passando pelo mesmo que eu.
    Fiz a tireidectomia dia 18.08 e ontem retirei os pontos a minha cicatrização não está boa, o medico disse que estou com uma tendência a queloide e me sugeriu fazer fisioterapia na cicatrização, as seções comçam na segunda-feira.
    Hoje comecei a tomar o puran 50 mcg e tb saiu o resultado da biopcia que pegarei a tarde. Estou m uito aprennssiva com esse resultado, eu tinha feito 2 punções antes da cirurgia que sugeriram cancêr, mas o médico disse que só a biopcia poderia confirmar ou negar o câncer.

    Obrigada!!!!

  24. MARCILENE DIAS DE ALMEIDA disse:

    Olá meu msn lenne_vr@hotmail.com,quero saber se tem algum paciente ai que sente dor no local da cirurgia,retirei a glandula total tireoide, ha mais ou menos 15 anos e sempre tenho muitas dores no local, ao tocar, engolir, será o que tem ainda ,pq sinto isto?

    marcilene

  25. Ruth disse:

    Faz alguns dias acessando alguma coisa sobre cirurgia da tireóide achei seu blog. Parabéns, muito bom mesmo.
    Hoje estou com 26 dias de operada e gostaria de compartilhar o ainda sinto. Que por sinal me deixa um tanto preocupada. O médico não me falou se foi retirada tudo.
    Minha cicatrização não está totalmente boa, tem uma parte que está muito sensivel, e com a pele muito fina. Fico preocupada porque tive uma rejeição na minha ultima cesárea. A cicatrização abriu e demorou um tempo para fechar.
    Também sinto incomodo ao engolir, é como se estivesse ainda bem edemaciado, e muitas vezes com muita pontadas, como se estivesse inflamado.
    Irei fazer uma ultrasom e também exames.
    Estarei voltando para o trabalho na próxima terça (08/09) e fico pensando se já dá para voltar as atividades.
    Tenho consulta com a endocrinologista na próxima semana e também com o cirurgião.
    Não tenho feito nenhuma atividade em casa, me sinto até cansada de não fazer nada…hehehhehe.
    Se alguém passa por isso me ajude, a entender melhor e ter mais paciencia.
    Sei que Deus está no comando.

    Obrigada
    Abraço

  26. Hozana Alves disse:

    Olá Betty…
    Vou fazer a tireoidectomia dia 14-09, o dia está chegando e eu estou cada vez mais anciosa, por isso tenho sempre procurado site com comentários de pessôas que ja passaram por processo, ….foi assim que encontrei o seu blog,cheio de detalhes que realmente precisamos saber. Tenho pesquisado muito sôbre o assunto, mas na verdade o que mais me preocupa é que vou operar no Hospital Heliopolis-sp com um médico que ví uma única vez,td porq mudei o plano e neste novo plano o convenio só me dá cobertura cirurgica apartir de janeiro.
    Não está sendo facíl,pois em abril fiz uma punção e o resultado foi avassalador; CARCINOMA PAPILÍFERO,se dependesse de min eu esperaria para fazer a cirurgia em janeiro pelo convenio, mas levei a minha punção para minha gineco que tambem é clinica, e ela falou que minha cirurgia era para ontem,não para janeiro e de imediato me encaminhou para esse hospital Heliopolis, falando ela que é um hospital de referencia médica cirurgica de cabeça e pescoço. mas …Deus sabe de todas as coisas. Quando falamos de Hospital publico, tememos um pouco, não sei se concordam comigo?….mas…. eu tenho convidado o Senhor Jesus,para estar comigo, afinal eu preciso de forças para mim, para meu marido e minha família…meu marido conta os dias, mais ancioso do que eu…tenho 45 anos 2 filhotes 1 casada que ja me deu um netinho muito lindo de 1 ano e 5meses metade do meu coração. meu outro filhote tem 15 anos ou quase 16, e um marido maravilhoso que Deus me presenteou…..o amuuuu de paixão.

    Obrigada Betty pelas palavras de ânimo e encentivo que com certeza servirá de combustivél para minha caminhada futura.
    Gostaria tambe´m de saber se alguem ja fez cirurgia neste Hospital Heliopolis?
    ABRAÇOS A TODOS E….orem por mim!bjus

  27. Hozana Alves disse:

    Se alguem quiser entrar em contato comigo, aí vai meu email..
    hozanaalves@hotmail.com

  28. cadmiel paulo disse:

    cadmiel diz:

    Olá para todos.

    fiz cirurgia total da tireoide dia 11/08/09 ou seja há 24 dias atrás, sem sem nenhuma sequela em nenhum orgão graças a Deus. Estou tomando o puran t4 175mcg reposição do calcio sandoz ff no almoço por 30 dias e já estou trabalhando. Tenho 45 anos, sou casado e tenho um casal de filhos. tou legal. valeu galera e boa sorte a todos.

  29. Rosangela Pires dos santos disse:

    Eu fiz a cirurgia e tirei o nodulo não senti nada graça a deus abençuou e se apega com ele que tudo da certo .
    O nodulo que eu retirei tinha 10mm minha voz não sumiu e esta normal eu estou ne recuperando ja fez 35 dias que eu estou me recuperando graça a deus é benigno .

    Deus abeçoe quem vai fazer essa cirurgia fica em paz que deus é contigo.

    DEUS ABENÇOE A TODOS .

  30. Inokitas disse:

    Ola a todo0s 😉

    Ainda bem que ha estes espaços pois ajuda imenso a saber a perceber o que está sempre na iminência de nos acontecer…mas também desde ja vos digo que quando recebemos esta noticia, nao devemos ir logo feitos loucos pesquisar pois so colocamos macaquinhos no sotâo e por incrivel que pareça vamos sempre dar aos cancros etc…

    Bem eu em 2007 descubri que tinha nodulos em ambos os lados da tiroide benignos e uma pouca irregularidade nos niveis de hormonios… no entanto em menos de ano cresceram imenso quase atingindo os 10 cm… nao criou muito bocio pois estavam a crescer para dentro podendo me causar asfixia.

    Em Junho de 2008 fui operada, cortamos o mal pela raiz, e depois de carios interrogatorios da minha parte para dois especialistas de Endocrinologia, o meu medico e o cirugiao, tiroidectomia total, pois caso ela ca ficasse so ia tardar a cirugia e poder desenvolver-se outras complicacoes…

    No entanto nao fui tao sortuda no pos-cirugia…Melhor, fui sim! Tirei uma parte do terror da minha cabeça e fiquei com uma cicatriz que so vendo de perto é que se nota. Parece as ruguinhas que todos nos temos no pescoço, eu tenho mais uma lol 😉 mas depois da operacao realmente foi um bocado chato. porque por serem grandes e estarem a crescer pa dentro, tiveram que esticar mais as cordas vocais do que é normal…ou seja, nao falava nada, so me ouviam se estivessem perto de mim… entao para falar com a minha avó Candida devem de imaginar a minha frustração….muitas vezes recorrendo as sms do telemovel para me fazer entender. mas calma isto so no inicio.

    Tambem tive dificuldade em engolir e muita dificuldade em beber agua pois engasgava-por tudo e por nada dando um horrivel ataque de tosse parecendo que oa costuras se iam abrir…Tinha que beber golinho a golinho e concentrar-me para avisar o meu cerebro que ia engolir e ele tinha que fechar a tarqueia para a agua passar. Ali eu dava valor ao simples facto de alguem pegar num copo de agua e bebe-lo numa unica respiração. Eu nao conseguia…Nem pensar.Momentos de frustracao e choro total. Desculpem nao vos quero assustar, apenas contar a minha historia. Agora bebo como antes, muita mesmo, sempre fui de beber muita agua e agr sempre que tou cheia de sede e pego numa garrafa e bebo-a de seguida me lembro dos 2 meses que tive esta dificuldade…Sem falr dos 3 meses de baixa pois sou assistente banaria entao podem imaginar…sempre que fazia uma tentativa de voltar a trabalhar vinha-me embora pedindo mais uma baixa o que me deixava ainda mais irritada e mal com a vida.

    Bem, para resover esta situação da voz e de engolir tive que recorrer a Terapia de fala e de varios exercicios sonoros que aprendi com uma Terapeuta muito querida. Ajudou-me rapidamente a ter uma vida normal. Dei por mim a apertar a barriga, a habituar-me a respirar com o diafragma por incriver que pareça a maior parte de nos nao sabe respirar como deve ser, visto nao exercitarmos o dito diafragma o que nos obriga a encher a barriga de ar e nao os pulmoes…e nos as gordinhas estamos sempre com a barriga pa dentro o que também dificulta… tambem fazia varios barulhos sonoros para a voz voltar.

    Hoje passado 1 ano e 3 meses estou bem, falo que nunca mais me calo, noto que ja nao consigo cantar facilmente em agudos 🙁 mas poderá ser que exercitanto va la….tambem sou fumadora o que não ajuda nada. 🙁
    Tomo 150 mcg euthirox mal acordo, Tenho 15 KILINHOS a mais, espero ganhar coragem para me empenhar nessa nova etapa agora! 😉 Amanha 9 de Set vou buscar as minhas analises para ir ao medico e ver se é necessário diminuir ou aumentar a dosagens. Noto que me canso mais do que antes da operação e que fico logo sem folego mas sera tambem mais uma etapa que vou ultrapassar 😉

    Por favor nao se assustem com a minha historia, pois cada caso é um caso
    e conto nao so para ajudar mas também para desabafar. Pois passei maus bocados mas tambem os venci e dei valor a muitas coisas que nao prestava atenção…Como a VIDA ou simplesmente beber agua…

    Bjao a todos

    Pensamento positivo =)

    Tudo acaba bem quando acreditamos que somos teimosos e donos do nosso nariz 😉 neste caso da Tiroide lololololol =)

  31. betty disse:

    Olá, Hozana:
    Verifiquei seu hospital na Internet e ele realmente se especializa nesta área. E há muito tempo! Isto é bom pois tem uma reputação a zelar e significa que todos os funcionários devem estar bem familiarizados com todos os tipos de ocorrências e com os procedimentos necessários.

    Veja http://www.sbccp.org.br/sociedade_institucional_sobre.php Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
    Em São Paulo, os primeiros serviços criados foram da Fundação Antônio Prudente e do Hospital de Clínicas da USP, sendo seguidos pelo Hospital Heliópolis. No estado de São Paulo, atualmente existem vários serviços de cirurgia de cabeça e pescoço.

    E também: http://www.heliopolis.org.br/ . Este é o site do hospital. Se clicar na “informação ao paciente”, encontrará bem mais informação.

    Veja também este site para se informar mais sobre seu tipo de câncer. http://www.indatir.org.br/a_tiroide_nodulos.htm
    A forma mais comum (80%) é o carcinoma papilífero que é de evolução lenta e cujo tratamento é altamente eficaz quando detectado precocemente. Cerca de 15% dos pacientes apresentam o chamado carcinoma folicular que, igualmente, é de evolução lenta mas pode se espalhar pelo corpo (metástases)….
    No carcinoma papilífero, geralmente os pacientes ficam bem após a cirurgia, mesmo que o câncer tenha se espalhado para gânglios linfáticos no pescoço.
    O cirurgião inicia a cirurgia removendo um lobo tiroidiano.

    A análise por congelação deste tecido tiroidiano, dirá ao cirurgião se no lobo removido havia tecido benigno ou maligno. Sendo maligno, toda ou quase toda a tiróide será removida.

    Se o câncer já tiver se espalhado, os gânglios linfáticos do pescoço serão removidos também.
    Além disto, em seis semanas após a cirurgia o(a) paciente poderá ser submetido(a) a radioiodoterapia, para destruir qualquer tecido canceroso que possa ter ficado remanescente.

    Procure não pensar muito nos passos pós-cirurgia. Mate um leão por dia. Por enquanto, deixe a sua casa e sua vida em ordem, no que poder. Está chegando a hora de permitir que os outros cuidem de si mesmos e, ainda, de você. Será salutar para os familiares e para você também, enquanto procura apreciar cada tentativa.

    E, se tiver algo que gostaria de fazer que você tem adiado, por falta de tempo, organize sua vida para fazê-lo durante o período de recuperação. Como, por exemplo, organizar suas fotos ou terminar um bordado… Ou fazer scrapbooking… Ou ler um livro (ou dois, ou três)… Ou ver certos vídeos… Planeje isto–pronta para curtir estas coisas.

    Leve um caderno para o hospital (e depois) para anotar seus pensamentos. Quem ligou. Quem visitou. O que ajudou. O que prejudicou…. Assim, quem sabe, você poderá ser usada por Deus para aconselhar e confortar outros que seguirão pela mesma trilha. Os primeiros dias poderão ser desconfortáveis mas você pode usá-los para orar por seus amados, seus amigos, seu país, etc., nos momentos de insônia. E obedeça os médicos! Descanse! O repouso é essencial para sua recuperação.

    Que bom que você tem uma família bonita e amorosa e que está contando com a presença do Deus, através do Senhor Jesus. Quando somos filhos dele, sabendo que Jesus morreu por nossos pecados para abrir acesso ao Pai e ao lindo céu, então podemos enxergar e enfrentar os desafios com uma confiança incrível. Isto não significa que não vamos ter receio. Tem sido consoladora e encorajadora para mim a cena do nosso Salvador Jesus no Jardim de Getsemane, realmente implorando e suplicando ao Pai para encontrar um outro meio de alcançar a salvação da humanidade que ele já havia encarnado. Concluo, portanto, que não é pecado passar por momentos de angústia. E gosto da versão atualizada de Filipenses 4.5-7 que diz “Não ANDEIS ansiosos”. Creio que as palavras seguintes indicam que a paz que vem de Deus é resultado de um processo em que comunicamos a Deus o que nos preocupa, pedindo, orando e suplicando, sempre no contexto de tomar o propósito de procurar enxergar coisas para agradecer.

    Peço a Deus, portanto, que a paz que apenas os filhos dele entendem, possa já estar ou logo surgir no seu coração, tirando as angústias que vem em resposta a novas informações e sensações e acalmando seus pensamentos nos momentos em que precisa tomar decisões essenciais, muitas vezes sem sentir-se bem informada.

    Espero receber notícias suas sobre sua cirurgia e tratamento.

    Abs, Betty

  32. Maria Sousa disse:

    Amada Betty, como foi bom ler suas mensagens. Farei a cirurgia na próxima segunda-feira e será algo totalmente inusitado na minha vida. Graças a Deus, até hoje nunca fui internada ou sequer tomei pontos, por isso me considero muito abençoada.

    Praticamente, através do seu Blog, tirei muitas dúvidas, mas existe uma coisa que me incomoda. O meu médico Dr. Celso Friguglietti me orientou a retirar a tireoide completa, mas disse que a decisão seria minha. Tenho um nódulo com celulas de hurtle do lado esquerdo de 8mm e muitos dizem que a metade poderia suprir a outra parte retirada, ao mesmo tempo, dizem que isso é muito raro acontecer.

    Se alguém tem alguma informação a respeito, peço que me ajudem a entender melhor isso tudo e tomar a decisão mais correta.

    Agradeço de coração a todos que escreveram suas experiências, é o tipo de doaçao que faz a diferença. E espero estar bem na próxima semana para relatar como tudo ocorreu na cirurgia.

    Fiquem com Deus! Mil Beijos, Maria

  33. betty disse:

    Olá, Maria:
    Já é a segunda vez que seu médico aparece nos comentários. A Marcia C. B. (no dia 19-08) também se refere a ele como sendo o cirurgião que a operou no Hospital Santa Catarina.

    Os meus conhecimentos nesta área são apenas de uma paciente. No início, o meu clínico geral até aventou que talvez eu iria precisar tirar somente parte. Mas, depois, o cirurgião disse que, no meu caso, com vários nódulos, seria melhor tirar tudo logo. É dificil opinar sobre as peculiaridades do seu caso. Você não tem algum amigo médico que poderá lhe orientar? Mostre o resultado dos seus exames a ele/ela. Entretanto, você talvez possa conversar francamente com seu médico antes de cirurgia e lhe dizer que gostaria de ficar com a outra metade da tireoide mas apenas se ele, quando abrir, sentir que não há cancer ou perigo que se espalhe. Aí entregue na mão de Deus. Tenho uma amiga que teve que fazer a cirurgia duas vezes, com um ano e meio entre as duas. Na primeira vez, ela ficou contente porque não tirou tudo. Na segunda, ela reclamou que o médico não tinha dado a orientação de tirar tudo na primeira. E ela não teve cancer.

    Existem muitos tipos de problemas de tireoide. Eu ainda não conhecia estas células de Hurthle mas parece que elas podem ser benignas. Vamos torcer por isto. Por enquanto, se prepare apenas para a cirurgia e o período de repouso. Como já falei, respondendo a um comentário anterior (de Hozana), arrume umas boas leituras e uns bons filmes (com temas alegres/light) ou algumas tarefas gostosas que você nunca encontra tempo para fazer normalmente. Estaremos esperando notícias suas.

    Que Deus a abençoe,
    Abs, Betty

  34. ingrid disse:

    Estou muito aflita pois fiz a pulsão e foi diagnosticado, que tenho carcinoma papilífero, no dia 6 de outubro estarei retirando toda tireóide. O pior de tudo, é que sofro calada, pois não quero que percebam o meu medo. Estou me sentindo muito sozinha, tenho medo de estar ficando paranóica.

  35. betty disse:

    Querida Ingrid:
    Acabo de escrever para uma moça chamada Pierina que comentou no post (3) desta série e vou aproveitar para lhe mandar algumas das mesmas observações.

    Quando descobriram os meus nódulos, fui investigar sobre problemas com a tireoide e descobri que são muito mais comuns do que pensamos. E que muitas das minhas amigas e parentes estão em tratamento ou fizeram a cirurgia e eu nem sabia, porque estão convivendo bem. Minha cunhada me contou que toma um remédio bem parecido com o meu desde a sua adolescência (e ela agora tem 55 anos) e, na semana passada, uma amiga de muitos anos (que mora distante) também compartilhou que está tratando um desequilíbrio hormonal causado por disfunção na tireoide, com sucesso, há uns dez anos.

    Entretanto, sei que o susto pode ser grande. A melhor coisa para fazer é aproveitar a ocasião para repensar a sua vida, as suas atitudes, prioridades, relacionamentos. Confie no médico e converse com outras pessoas. Você poderá ficar impressionada quando descobrir quantas lidaram ou que estão lidando com doenças tireoidianas. Assim você não se sentirá tão sozinha. Ainda que o nódulo seja canceroso, saiba que muitos canceres de tireoide (a maioria) respondem bem aos tratamentos e tenho a impressão que o papilífero é a “melhor” de todos (o menos maléfico).

    Seguem alguns sites que podem lhe dar mais informações sobre a tireoide, sua função e doenças. Vale a pena se informar pois assim você desfará alguns mitos ou conceitos erroneos e pode se preparar melhorar. Creio que sentirá menos medo também.

    http://www.indatir.org.br/a_tiroide.htm
    http://saude.abril.com.br/especiais/tireoide/tireoide.shtml

    Espero que isto ajuda. Fique calma. Faça a cirurgia e nos conte depois como foi.

    Que Deus a abençoe e conforte.

    Abs, Betty

  36. Mônica disse:

    Olá para todos!!!Vou fazer uma remoção total da tireoide mais remoção dos gânglios, pois vou diagnósticado pela punçao,câncer de tiróide.Ainda fico assustada quando penso nisso mas todas as informações que eu tive desde o início dos exames é que este tipo de câncer é o mais benignos dos malignos se podemos assim dizer.Claro que dá para assustar e se preocupar mas não tem jeito gente.E sabe de uma coisa,ainda temos que agradecer a Deus por termos tido num local do corpo que temos 98% de cura.Com certeza temos que ser mais positivos e tentar pensar no melhor.Claro que temos momentos em que temos depressão e recaídas, mas não estamos sozinhos.Nosso Deus esta conosco, ele não desampara e protege.Ainda tenho duvidas e receio é claro.Vou operar agora no dia 22.Tenho 42 anos e temo ficar com cicatriz, ficar rouca,sentir dor,ter alteração de humor e sei lá mais o que?Sinto medo sim pois acho que é normal.Quero ficar curada pois amo meu marido e tenho ainda muito para vivermos junto.Tenho minhas 3 filhas que apesar de ja serem crescidas(21 anos, 16 anos e 13 anos)me amam e contam comigo pela a vida a foraMuito obrigada a Beth por este espaço para podermos desabafar e colocar nossas experiências que acho que sempre ajuda a alguém.Volto aqui depois da cirurgia para contar minha experiência.Um abraço a todos e confiem em Deus pois ele é nosso pai e não desampara.

  37. rosane costa disse:

    fiz a cirurgia de parte da tireoide faz 3 dias, nodulo de 5 cm. após senti dor, sensação de nódulo na garganta, acho eu que está tudo dentro do limite. Estou preocupada com a rouquidão, pois sou cantora evangélica. Espero e creio em Deus que tudo vai voltar ao normal. Como comida amassada e peito de frango grelhado cortado que desce muito bem. Sinto ás vezes cansaço o médico relata ser normal e fala que em 2 dias posso retornar a faculdade de direito. Fique calmo e confie em Deus todo poderoso ele me deu a vitoria e vai lhe dar também, somente creia!

  38. Renata Lucena disse:

    Hoje fazem exatamente 6 dias que fiz a cirurgia, retirei total em função de 4 nódulos (benignos), minha glândula estava funcionando normalmente, resolvi tirar pra evitar problemas futuros. Não sei se sou um caso aparte mas comigo as coisas foram muito tranquilas. Segunda pela manhã fiz a cirurgia, acordei 16:00, fui pro quarto…eu sentia a região operada muito dolorida, mas acordei falando e bem tranquila. No mesmo dia perto das 19:00 eu estava faminta…tomei suco, todinho, sorvete e yogurt…hehehe. Sentia um pouco de dor ao engolir, mas uma dor bem suportável (minha fome não hehehe). Na terça pela manhã retirei o dreno e fui pra casa…meu médico me deixou sem curativo, sem micropore, sem nada…pedi pra colocar um lencinho…ele disse que podia, mas que na maioria do tempo ficasse sem. Gente em 6 dias eu já viajei 350 KM, fui ao shopping, fala bastante…ainda não estou tomando nenhum tipo de remédio, minha consulta com o especialista será marcada depois da retirada dos pontos que farei em 10 dias depois da cirurgia. Espero que vcs tenham a mesma sorte que eu. Beijo grande.

  39. Renata Lucena disse:

    ah esqueci de avisar que foi dia 14/09 (segunda) minha cirurgia…exatamente a 6 dias atrás.
    Beijo Renata.

  40. Hozana Alves disse:

    Querida Betty;
    Louvo a Deus pela sua vida,porq é muito bom ler os comentarios que vc escreve nos transmitindo carinho,força,encorajamento. Deus me levou ao lugar certo que foi ao seu blog na hora exata em que precisava ouvir o que ouví de voce. É maravilhoso saber que há um Deus no ceu que cuida das nossas vidas nos minimos detalhes.
    Confesso que fui completamente comfortada pelo Senhor ao ler seu lindo comentário,até colei-o na minha pasta e guardarei como recordação.
    Que Deus continue te usando como canal sempreeee…para vidas que são levadas a voce pelo Senhor Jesus não importa qual seja o meio. Minha cirurgia foi a diada para o dia 24/09 continue orando por mim.
    beijussss

  41. Mário disse:

    Olá,
    Minha esposa fez cirurgia total da tiroide há já 2 anos. Acontece que ultimamente tem vindo a sofrer de forte comichão nas pernas. Esta comichão também já afecta os braços e a cabeça. O especialista afirma que não se trata de reação à hormona sintética que diariamente tem de tomar. Será que mais alguém já teve este tipo de problema? Conseguiu resolver? Ficaríamos muito gratos pelo feed-back que possa ajudar.
    Deus abençoe,
    Mário

  42. Noemir L. K. DA Silva disse: disse:

    Oi; no dia 23 de julho de 2009 fiz minha cirurgia de retirada total da tireoide. Sempre fiz os exames T3 T4 TSH e sempre deu tudo normal.Nunca os medicos me pediram ultrasom da tireoide. Mas como em dezembro de 2008 minha irmã teve que fazer a cirurgia para retirada da tireoide pois foi detectado um carcinoma folicular onde depois teve que fazer iodoterapiae tudo.entao o medico disse a ela que seria bom os irmaos,filhos, mae fazerem ultrasom para ver se mais alguemteria. Entao fiz e foi encontrado um nodulo no lobo esquerdo. Fiz a punçao e o resultado deu que era um nodulo suspeito e o medico optou pela cirurgia e na hora da cirurgia ele encontrou mais dois nodulos no lobo esquerdo.a espera pelo resultado da biopsia foi dificil fiquei muito nervosa mas Deus me abençoou pois o resultado foi negativo para malignidade Graças a DEUS.tOMO CALCIO D e o hormonio que sera pro resto da vida. Tenho retorno no meu medico agora no fim de setembro para fazer os exames de dosagem do hormonio mas tem dias que estou rouca e se falo muito tambem fico rouca ando muito anciosa nervosa tem dias que sinto dor no pescoço. Sera que a dozagem do hormonio nao esta certa? Se alguem sente essas coisas me digam. Fiqem com Deus .Bjs.

  43. Mônica disse:

    Olá
    Fiz a cirurgia dia 17/02/09, mas só retírei o lobo esquerdo. O pós-cirurgico foi excelente. A tiróide restante funciona normalmente e eu não preciso de medicação. O único inconveniente é que após 7 meses, a
    minha voz continua rouca, pois fiquei com paralisia na corda vocal esquerda. O otorrino quer que eu faça uma cirurgia na corda vocal e amanhã estarei indo no médico que me operou, p/ fazer uma avaliação. Inokita, se puder, passe o telefone da da sua fisiot.
    Foi muito bom ler todos estes comentários. Para quem ainda vai fazer a cirurgia, tenha fé, boa sorte, vai dar td certo.

  44. Mônica disse:

    Esqueci de dizer, em especial a Maria, que o nódulo que eu tinha na tiróide era de Hurthle, e graças a Deus era benigno. Passei hoje no médico (no Hospital do Câncer aqui em SP) que me operou e ele disse p/ não fazer cirurgia nas cordas vocais agora e sim me dedicar muito a fazer fono. Saí de lá mais aliviada e feliz.

  45. Marina disse:

    Minha cirurgia será segunda-feira 28/09…confesso que estou com muito medo…melhorou um pouco depois de ler todos os depoimentos pq, antes eu estava morrendo de medo…como foi dito, eu segurarei na mão de Deus e irei….é como se eu fosse para um abatedouro!!!! pode uma coisa desta!!!!quanta covardia…este medo todo mesmo sabendo que esta cirurgia é para o meu bem…

  46. betty disse:

    Ola, Marina:
    Estive viajando num local sem acesso a Internet, portanto demorei em aprovarseu comentario. Nunca eh agradavel “entrar na faca” mas oro a Deus neste momento, pedindo lucidez e sabedoria para os medicos e firmeza nas maos. Lembre-se que a parte mais dolorida normalmente eh no segundo dia e que logo logo vai passar. Procure observar as “pequenas” bencaos, algo bonito ou bom no quarto, uma enfermeira simpatica ou um enfermeiro prestativo, uma oportunidade para mostrar carinho ou apreciacao aqueles que lhe servem ou que lhe visitam, ou telefonam… Espero que voce possa, em pouco tempo, ter coisas encorajadoras para falar aos leitores futuros. Abs, Betty

  47. jane silva lima disse:

    Meu nome é jane no dia 01/05/2000 fiz uma cirurgia parcial de tireoide.No pós cirurgico sofri muito com vômitos.Mas no outro dia nada senti,Hoje 9 anos depois estou ótima não tomo nenhum tipo de medicação.Vivo a mesma vida de antes.Quem tiver que fazer a cirurgia faça sem medos é super tranquila, nao sofra por antecipação.Após ter feito a cirurgia Dr Ivan falou não deu para ver pela punção ,falou que teria que esperar a biopsia,se caso desse maligno tinha que voltar para tirar o resto da tireóide.O resultado chegou e não deu nada sofri a toa.Minha voz está ótima.Quem estiver com medo segura na mão de Deus que ele aliviara todos sofrimentos.

  48. Noemir L. K. DA Silva disse: disse:

    Gostaria de saber se alguem que fez a cirurgia de retirada total da tireoide e esta fazendo uso do hormonio syntroide esta ficando com as pernas inchadas pois comigo esta acontencendo. se alguem tiver uma resposta por favor me mandem.E tambem andei lendo os efeitos colaterais do hormonio e fiquei nervosa e preocupadapois eram muitos principalmente cardiologicos.aguardo alguma resposta que possa tirar minha duvida. Bjs.

  49. Noemir L. K. DA Silva disse: disse:

    Gostaria de saber se alguem que fez a cirurgia de retirada total da tireoide e esta fazendo uso do hormonio syntroide esta ficando com as pernas inchadas pois comigo esta acontencendo. se alguem tiver uma resposta por favor me mandem.E tambem andei lendo os efeitos colaterais do hormonio e fiquei nervosa e preocupadapois eram muitos principalmente cardiologicos.aguardo alguma resposta que possa tirar minha duvida.E a primeira vez que faço essas perguntas. Bjs.

  50. eva disse:

    Boa tarde, tenho 23 anos e estou assustada, tenho um nódulo colóide de aproximadamente 4 cm, e foi-me sugerido a sua remoção, tenho medo que não me possam extrair apenas o nódulo, pois os efeitos secundários após cirurgia são imensos. Gostaria de saber se só removendo parte do lobo direito os efeitos se mantem.

    A falta de cálcio e vitamina E e D são proeminentes no meu organismo, o que me assusta ainda mais o facto desta cirurgia, visto que o nódulo continua a crescer.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)