Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Quinta-feira, dia 28 de maio. Dia após o Retorno ao Médico

Ontem atravessei a rua e me consultei novamente com o médico que me operou. Coloquei um xale bem bonito (pashmina), presente da minha nora quando nos visitou de Bangladesh, para “enfeitar” meu pescoço. Por sinal, pode-se reconhecer que se está perto de um consultório de um cirurgião de tireóide se perceber um desfile de senhoras com xales, lenços ou echarpes “adornando” (escondendo ou protegendo) esta parte do corpo.

scarf1

Depois da minha consulta, pediram para eu esperar para assinar alguns documentos que ainda estavam sendo providenciados. Enquanto aguardava, várias pessoas entravam e saíam. Observei enquanto uma, bem arrumada, mais ou menos da minha idade, parou diante da recepcionista com uma amiga e disse que precisava dos documentos para o tratamento com iodo. Fiquei pensando se ela acabara de ouvir a notícia de que era câncer ou se já estava em meio ao processo de lidar com o fato. Mas sua voz não era rouca e, da minha perspectiva de lado, seu rosto e gestos pareciam serenos. Assim, a Betty Sherlock deduziu, já que ela usava uma echarpe, que fizera a cirurgia, mas há algum tempo, e que já passara pelo primeiro choque.

Uma moça jovem, de uns 25 anos, de aparência simples, sentou no banco diagonal ao meu e começou a preencher um formulário. Eu conversei um pouco com a secretária e olhava o livro que levara. Entraram duas senhoras, com aparência européia. Uma, com esparadrapo no pescoço, sentou-se ao lado da moça, enquanto a outra falava com a atendente.

De repente, a moça veio para meu lado. Pensei que era para deixar lugar para a companheira da sua vizinha, aumentei o espaço e sorri para ela, pegando no livro novamente. Mas ela tocou no meu braço e sussurrou—a senhora já fez a cirurgia? Quando respondi que sim, perguntou—Como foi? Quando foi? Aí expliquei que fazia uma semana e que havia sido muito bom. Afastei o echarpe, mostrei o local da cirurgia e falei que havia doído muito pouco, que o problema maior era a rouquidão, mas que me asseguraram que isto iria passar. Que o pescoço havia doído, provavelmente da posição da cirurgia, mas que estava melhorando. Era como se alguém tivesse derramado bálsamo na sua alma, de tão aliviado que ficou seu rosto. Antes de podermos falar mais, mandaram-na entrar no consultório.

Quando falei sobre isto para meu marido, ele me lembrou que eu havia feito algo parecido quando fomos juntos para o médico, pedindo detalhes da experiência de uma senhora que lá esperava, com bons resultados. Realmente, faz um bem incrível enfrentar uma batalha, sabendo a natureza e o tamanho das dificuldades que podem nos esperar, mas também ciente de pessoas que já lutaram e venceram. Isto tanto na vida física quanto na vida espiritual. É interessante, como essas vitórias e experiências podem ser passadas de pessoa a pessoa, como uma corrida de revezamento…

As outras duas senhoras, antes de cara fechada, haviam ouvido minhas respostas (já que nem sussurrar eu consigo mais!), e começaram a me fazer perguntas também—se eu havia sentido muito calor, por exemplo. Realmente, não. Mas uma outra, que acabara de sair com seu marido, afirmou que ela tinha sentido também. Comparamos as datas da cirurgia. A da “européia” era mais recente. A da outra tinha sido no mesmo hospital no mesmo dia, algumas horas antes de mim. Disse que estava muito bem. Ambas sentiram dores no pescoço. Aí, uma outra secretária apareceu com os documentos, assinei tudo e me despedi, aproveitando para ir na farmácia ao lado antes de atravessar a rua.

Quando cheguei, minha sogra já estava preocupada. Havia ficado a maior parte do tempo na janela, vigiando para ter certeza que não iria desmaiar na rua. Ainda assim, não percebeu nem quando saí, nem quando vim para o lado de cá. Por um lado, fiquei achando que aquilo era totalmente desnecessário, que ela estava se afligindo à toa. Por outro, tenho que reconhecer que é muito bom ter uma “mãe” querendo meu bem, dia e noite, e zelando por mim….

Daqui a pouco, contarei o que o médico fez e disse. Mas, primeiro, vou terminar o relato dos dias anteriores.

Dor. Quando fiz a cirurgia, parecia óbvio para mim que grande parte do meu sofrimento seria na área da garganta da qual teria sido retirado a tireóide. Mas não foi assim. Não sei se enfiaram um monte de anestésico ali, mas, nos primeiros dias, a garganta quase que não doeu por dentro. Em vez disto, a dor principal se localizava no topo das minhas costas, irradiando da coluna para o ombro, quando engolia e quando mexia a cabeça. A nossa teoria é que forçaram a cabeça para trás ou para o lado para tirar meu queixo da frente do pescoço e assim trabalhar. Criaram uma espécie de torcicolo que ainda não passou por inteiro.

Queimação. Havia também muita queimação no meu peito, especialmente na segunda e terceira noite, quando eu procurava deitar de lado. A princípio, achei que vinha de dentro para fora—por causa do dreno que havia sido inserido e depois “arrancado”—mas quando ia mudando o micropore e colocando pomada antibiótica na ferida (duas vezes por dia, como o médico mandou), comecei a observar que a pele estava ficando mais e mais irritada e que a dor vinha quando ela era repuxada pelo adesivo, em função de um movimento ou peso.

Rouquidão. Eu sabia que poderia ficar rouca por causa da cirurgia, já que o crescimento era “mergulhante” junto às minhas cordas vocais. E realmente fiquei, até hoje. Mas eu não esperava as conseqüências da entubação. Uma semana depois, ainda sobe sangrento pigarro, catarro, escarro… (Você já observou alguma vez que todas estas palavras terminam com o som que se ouve quando tossimos e eliminamos a secreção? Tem momentos em que o português é uma língua tão expressiva, com suas palavras onomatopéicas—ou será que estas não podem ser classificadas assim porque apenas o fim emite o som ao qual me refiro?) De qualquer jeito, a secreção está diminuindo aos poucos e tenho chupado minhas pastilhas fielmente. Mas creio que isto também pode estar prejudicando a minha voz.

Cálcio. Outro efeito colateral que não esperava foi o desequilíbrio na distribuição do cálcio no sangue causado pelo mau funcionamento das glândulas paratireóides.  O formigamento da quarta-feira, que já citei, voltou na quinta à tarde, aumentando à noite, logo quando meu marido teve que viajar para Brasília. Foi quando assisti o filme Nannie McPhee, numa tentativa de tirar o foco daquilo que sentia—já que o médico havia falado que a preocupação pioraria a minha situação. Deus me deu paz e eu, finalmente, consegui dormir. Sem acordar com as temidas cãibras. (Eu não estava sozinha dentro de casa; meus sogros estavam aí e nosso futuro genro também—oferecida por nossa filha já que ele mora bem mais perto do que ela).

Carta para o médico. De manhã, resolvi escrever uma carta para o médico. Meu plano era de pedir o e-mail do consultório, através da secretária. Achei que ela poderia passar-lhe minhas observações e perguntas para ele depois me ligar. Assim não precisaria forçar a minha voz e facilitaria a comunicação. Fiz a carta e telefonei, mas, desta vez, ela entrou no time da secretária que me afastou do outro médico, e disse que ele não tinha tempo para ler e-mails, pois estava em consulta. Que ela poderia anotar meu número e ele ligaria de volta. Tentei, com minha voz de robô sem entonação ou modulação, convencê-la que a comunicação seria melhor se ele lesse a carta, mas não houve jeito. Deixei, então, meu número e ele, educadamente, me telefonou de volta do consultório.  (De fato, ele havia me dado o número do celular dele—eu poderia ter ligado até diretamente, se quisesse—mas odeio incomodar médicos. Tenho amigos médicos e amigas que são esposas de médicos e sei como estas interrupções podem atrapalhar a vida profissional e familiar).

Quando o doutor retornou a ligação, falei apenas das três preocupações principais—o formigamento, a pele irritada e a dor na nuca/costas. Ele aumentou a dose de comprimidos (realmente são cápsulas) para cálcio, de 6 mais 3 para 9 mais 6 (ou 3 mais 2 em cada refeição). Em outras palavras, pulei de 9 para 15 cápsulas por dia, apenas de cálcio. Insistiu para eu não ficar preocupada com isto. E mandou fazer exercícios de relaxamento para o pescoço/nuca. Perguntei se poderia colocar compressa quente ali e ele disse que sim.

Com respeito à pele irritada ao redor do furo (a área do corte estava debaixo de um esparadrapo colocado na cirurgia e não estava irritada), ele sugeriu substituir a gaze e micropore por um band-aid.

No consultório médico, aprendi as seguintes coisas:
A biopsia (anatomo patológico) deu “negativo para malignidade”. Isso corroborou o que o cirurgião já havia previsto mas foi bom ouvir/ver a confirmação. Sou muito grata a Deus!

Não havia pontos para tirar da minha garganta. O doutor simplesmente tirou o curativo, passou algo que ardeu e colocou outro. Devo deixá-lo durante duas semanas ou até cair. Posso tomar banho normalmente, evitando esfregar no local. Depois existe um creme para passar (Drenison) para ajudar a cicatriz a desaparecer. Ele também colocou um pedaço da mesma fita em cima do furo do dreno.

São seis meses sem sol em cima da cicatriz. Três com proteção de pano e três com protetor solar bem forte. Senão ela vai escurecer. Vou obedecer ao doutor.

Perguntei porque a área da cirurgia estava mais inchada agora. Ele disse que é porque ainda existem coágulos de sangue ali que não drenaram e que estão sendo absorvidas pelo corpo. Realmente, está ficando mais e mais amarelada também. Agora que estou sem tomar analgésicos, a dor na garganta é bem maior—ao toque e quando mexo/giro minha cabeça. Se ficar muito grande, poderei tomar um Tylenol/Paracetemol. Por enquanto, estou torcendo para que o processo de absorção termine logo. Mas, enquanto permanecer sem febre, creio que estará tudo dentro do normal.

Redução das medicações. Não preciso mais tomar antibiótico, nem o omeprazol, o tylenol… Devo tomar cálcio por mais uma semana apenas, duas cápsulas (oscal e rocaltrol) duas vezes ao dia. (Perguntei sobre as glândulas paratireóides, responsáveis pelo cálcio do corpo. Ele disse que nunca são retiradas, apenas sofrem por um tempo porque são separadas da tireóide; e não parece duvidar nadinha que funcionarão normalmente de novo).

Synthroid. É o nome do remédio que preciso tomar durante o resto da minha vida. Fui informada que é melhor tomá-lo pelo menos 15 minutos antes do café da manhã. Até agora estava tomando imediatamente antes. Assim, fui à procura de uma caixinha para remédios que havia comprado por centavos num yard sale (venda de quintal) nos Estados Unidos e para o qual nunca havia encontrado uso. Coloquei um comprimido (ainda no invólucro) em cada dia da semana e pus ao lado da cama. Ficará como parte do ritual de me levantar todo dia, juntamente com a colocação das meias de suporte.

pillbox

Minha voz. O doutor crê que ela irá voltar ao normal. Me fez tossir leve e repetidamente para soltar o catarro e demonstrou que a voz melhorava. Isto me faz lembrar de um momento no hospital sobre o qual esqueci-me de falar. Era cedo na primeira manhã quando entrou uma moça de feições orientais bem simpática que disse que era fisioterapeuta e que iria fazer alguns exercícios respiratórios comigo. Assim me fez inspirar e expirar pelo nariz, depois inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Repetidas vezes. A um certo ponto, ela me pediu para colocar a mão no diafragma e empurrar levemente. Me fez inspirar três vezes pelo nariz e depois tossir levemente. Gente, subiu tanta coisa! Sem forçar nada. E sem dor nenhuma. Me senti tão aliviada! Estava com tanto cuidado para não tossir e romper algo indevidamente. Eis uma fisioterapeuta que vale seu peso em ouro—deve ser muito bom ser instrumento desse milagre todo dia naquela ala hospitalar.

Exames para fazer no início de julho: T4 livre, TSH e Cálcio ionizado.

Encaminhamento para a Endocrinologista. O doutor me deu uma carta para a especialista que havia consultado antes de vir até ele. Já marquei a consulta para quarta-feira que vem (03 de junho). Encaixa com o dia em que devo parar de tomar o cálcio.

Dirigir e trabalhar. Tenho que esperar mais uma semana para dirigir. Posso sair e começar a assumir minha vida normal, usando o bom senso. Sem, entretanto, carregar/levantar peso—por pelo menos um mês. Deixe eu ver—a cirurgia foi no dia 19  de maio. Deus permitindo, meu neto chega no dia 17 de junho. Se um mês for de 28 dias, já poderei pegar nele…. ☺

Mais algumas observações.
O lábio já está completamente sarado. Incrível o poder restaurador que Deus instalou em nosso corpo! Ao mesmo tempo em que meu cérebro automaticamente engatilhou certos processos químicos para consertar meu beiço, ele também iniciou outros para cuidar dos ferimentos na garganta e nos órgãos afetadas! Uma rápida olhada neste link sobre cicatrização dá uma idéia da maravilhosa complexidade destes processos que ocorrem em nosso corpo, em menor ou maior grau, diariamente.

Substituição da tireóide por medicação (reposição hormonal). Parece que me adaptei bem a este novo elemento na minha vida.

A voz. Continuo bastante rouca mas sei de pessoas que começaram o processo de recuperação sem voz nenhuma, portanto tenho bastante esperança de poder falar normalmente de novo. Me incomoda não poder transmitir pensamentos de maneira suave através da modulação da minha voz. Ela me parece agressiva e, ao mesmo tempo, se isto for possível,  inexpressiva.

O hospital. Uma moça simpática da SAC do hospital Nove de Julho, com nome de Bruna, ligou para mim para saber se havia ficado satisfeita com os serviços do hospital. Disse-lhe que sim e que havíamos apreciado especialmente o contato com a sala cirúrgica e elogiei outras coisas também. Apenas não me lembrei na hora daquela fisioterapeuta…

Está na hora de parar—se você conseguiu ler até aqui, está de parabéns. Que possa poder colocar as informações no “arquivo morto” dos seus registros mentais por longo tempo ou, melhor ainda, nunca precisar voltar a elas… Mas, se um dia passar por algo parecido, espero que possa estar ciente de que está vivendo na presença do Deus todo-poderoso, por ser filho ou filha dele. Assim, ele estará próximo, dando forças e sentido a cada coisa que acontecer, até o dia do encontro celestial e o início de uma vida eterna onde os echarpes servirão apenas para enfeitar e não para esconder ou proteger.

Abs, Betty

(Continua aqui)

630 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (4)”

  1. betty disse:

    Olá, Karla:
    Eu pessoalmente não tenho experiência na área de auxílio-doença. Nem ninguém ainda comentou sobre isto. Vamos ver se algum leitor mencione isto no futuro.

    Mas ainda não se passou tanto tempo. Demorei muitos meses para recuperar os tons altos. Faça o exame. Vá ao fono e faça os exercícios. Continue consultando os médicos. Documente tudo–comprovantes das consultas, as receitas médicas, os exames, os tratamentos. Se realmente não melhorar, isto pode lhe ajudar.

    Por outro lado, enquanto se esforça para recuperar-se, dê uma séria re-avaliada nas suas aptidões. Existem profissões / empregos que não exigem tanto o uso da voz. Pode ser que exista algo que você já é capaz de fazer. Ou algo que poderia aprender…. Não subestime a sua capacidade de adaptação e superação. Espero que um dia, você possa olhar para trás e concluir que coisas boas resultaram daquilo que, à primeira vista, era uma tragédia. Que, na procura entre as opções disponíveis, você encontrou oportunidades que não teria enxergado se tivesse continuado na rotina de sempre.

    A minha vida já deu várias viravoltas por causa de “imprevistos” que não eram bem-vindos na época. Agora não posso me imaginar de volta nas situações que tanto prezava na época–e elas eram boas! Posso ver a mão de Deus me encaminhando. Isto é muito bom e desejo o mesmo para você.

    Abs, Betty

  2. monica disse:

    Olá Betty

    Li o relato da Karla. Como vc sabe, eu estou com a voz “baixa” há mais de 1 ano. Mas eu concordo c/ vc, a cirurgia dela é muito recente. E tb
    aconselho a procurar uma fono (especialista em fono-hospitalar). Não foi o que eu fiz, mas deveria ter feito. Tb gostaria de saber de onde ela é.
    Nesta 2a. feira terei a consulta com a cirurgiã-otorrino, especialista em cordas vocais (no Hospital A.C. Camargo – aqui em SP). E com certeza darei notícias. Quanto ao auxílio-doença, como contadora, eu aconselho que ela 1o. solicite no hospital onde foi operada, o prontuário dela. Aliás, aconselho todas a terem a cópia do prontuário, pq caso troquem de médico, muitos, pedem o prontuário. Após, terá que passar por uma consulta com um médico do INSS. Este sim, poderá encaminhá-la a receber o auxílio-doença, mas realmente não conheço ninguém que tenha solicitado e acho difícil conseguir. Mas vale tentar. Boa sorte.
    Abraços

    Mônica

  3. Karla boa noite!!!!
    Assim que soube que estava com Cancer na Tiróide que foi no dia 01/03/2010,fui saber todos os meus direitos.Sendo assim dei entrada no INSS no dia 17/03 o qual marquei tudo pelo telefone do INSS,fui fazer a perícia dentro do próprio orgão e me deram 2 meses de licenca,pois eu já estava desempregada desde o dia 30/11/2009.Fiz a Tiroidectomia dia 07/04/2010.O qual estou de repouso.
    Vou receber a primeira parcela dia dia 13/04 e a segunda dia 13/05,e já pediram para voltar no INSS 10 dias antes do final de maio para ser renovado o auxilio doenca.E vc tbm tem direito de sacar todo o seu PIS e o FGTS na Caixa.Espero ter ajudado,qualquer dúvida entre em contato.
    Abracos
    Isabel Attianesi

  4. Karla disse:

    Oi, agradeço pelo retorno em seus depoimentos, sou de MG, hoje fiz um exame de videolaringoscopia para saber realmente como estão minhas cordas e foi comprovado o diagnóstico que as cordas do lado direito estão paralisadas. Agora remarquei meu retorno para sexta em Goiânia para que o especialista verifique o laudo e a vídeo, pois ele não deu certeza da minha voz voltar ao normal devido ao prazo que esperei. Tive um problema após a cirurgia, o resultado da punção foi como nódulos benignos, isto o resultado da punção pois o resultado da peça ( dos nódulos após retirados pela cirurgia) eu não tive, devido a falta de informação após a entrega dos mesmos, pois, ao fazer a cirurgia, o material foi entrega aos familiares que estavam me acompanhado pela enfermeira, fiquei internada por 3 dias e até então ninguém do hospital e nem mesmo o médico falou nada sobre o exame do material, assim que recebi alta resolvi jogar o material fora no próprio hospital pois não iria levar aquilo para casa. Somente depois de duas semanas, quando fui tirar os pontos que o médico perguntou se o resultado da peça tinha chegado, até fiquei sem palavras pois infelizmente não tive orientação suficiente, falei pra ele o que tinha acontecido até mesmo porque nem ele havia passado nenhuma solicitação de exame. E ficamos nisso, tenho que fazer acompanhamento para ver se não é nada maligno, infelizmente só o tempo para que eu fique sabendo… Agora a respeito de pegar FGTS, gostaria de tirar a dúvida com a Isabel, neste caso só se pega quando descobre que é maligno, estou certa? Eu fiz minha cirurgia em19/11 e sai do emprego em outubro, e desde então estou desempregada, assim que eu pegar o laudo com o especialista vou tentar no INSS e ver no que dá.. Obrigada.
    Abraços
    Karla

  5. Aneliza disse:

    Ola Carla, tudo bem??
    Olha, meu namorado tbm fez a retirada total da tireoide em agosto de 2009, e entrei com o pedido de auxilio doenca no INSS, ele passou por uma “pericia”, q perguntaram a ele sob a cirurgia e depois de alguns dias foi aceito sim… acontece q ele nao contribuia a mais de 12 meses e eles nao quiseram efetuar o pagamento… Mas o beneficio ia ser concedido sim. Peca pro seu medido escrever um relatorio simples.. soh indicando a cirurgia q foi feita, os procedimentos dela.
    Que medico mais dificil hein?!?! credoo!
    E gracas a Deus meu namorado está OTIMO… jah fez a Iodo e tudo.. soh esta com o calcio meio desestabilizado, com formigamentos pelo corpo e dormencias de vez em qdo… Mas se Deus quiser em breve tudo se resolvera!
    Tudo de bom a todos vcs.
    E a vc Betty, Parabens pelo espaço, riquissimo em informaçoes!
    Fiquem com Deus

  6. Jaqueline disse:

    Oi, estive lendo seu post antes da cirurgia, ajudou bastante a esclarecer muitas coisas…
    Fiz a cirurgia na terça-feira tive que tirar toda a tireoide, descobri com um exame de rotina que a ginicologista pediu, nao tinha problemas de hormino nem nada, no ultrassom mostrou 1 cm de nodulo, fiz a punção que mostrava que era maligno, então me internei 8hrs e 12h já estava na sala de operação, tava muito nervosa, mas o médico super atencioso me acalmou, 17hrs estava de volta no quarto, creio que fiquei bastante tempo na sala pós operatório, ainda estava meio dormindo, meio acordada por causa da anestesia geral, senti muita nausea a noite inteira, a enfermeira me dava direto remedio para nausea, isso por causa da anestesia geral. No dia seguinte tomei um pouco de chá e meia bolacha, sentia dor no pescoço e muito fracaqueza, logo o medico me deu alta, umas 9h30.
    Fui para casa, descansei bastante, senti nausea de madrugada, oq fez o ponto sangrar um pouco, e já havia tomado o calcio tambem, ele receitou 1 a cada 8hrs, senti uma dormencia, formigamento, mas bem de leve… A minha dor mesmo era na hora de engolir, mas nada que o remedio para dor nao fizesse passar, hoje estou no terceiro dia quase sem dor, me sentido bastante disposta, sinto um pouco de dor muscular no ombro e pescoço, por não ficar mexendo tanto.
    O meu corte não usou dreno, estou com pontos falsos, creio eu que esta cada vez melhor.
    Quarta-feira que vem tenho retorno ao medico para ver esses pontos.

    Obrigada pela atenção.

    Boa sorte a todos

  7. Fernanda disse:

    Olá!!! Este artigo me ajudou muito! Pois há 2 anos estou em tratamento tomando (tapazol), tenhu hipertireoidismo. E há duas semanas a minha médica recomendou a cirurgia, pois tenho nódulos. Estou muito preocupada, nervosa! Ela conversou bastante comigo, esclareceu minhas dúvidas, mas mesmo assim estou apreensiva!
    Pelo que ela disse terei que retirar somente o lado direito todo e uma parte do lado esquerdo, mas falei com ela que sei de casos que não tiraram tudo e com o tempo volta. Eu vo conversar com o cirurgião para vê, porque ja que vai operar, tira logo tudo de uma so vez…Porque minha medica disse que sou muito nova (tenho 24 anos) para ficar tomando remedio para o resto da vida! eu ja acho que não…vamos vê né!
    BOA SORTEEEE PARA NÓS!

  8. Livia Minuzzi disse:

    Oi, Jaqueline

    Estou com consulta marcada para o próximo dia 03 de maio com o cirurgião de cabeça e pescocço aqui em Brasilia. Os exames apontam para um provável carcinoma papilífero e certamente terei que fazer a cirurgia. Este comentários todos estão me ajudando muto a enfrentar esta situação com muita serenidade mas, fico ansiosa para saber tudo o que acontece com que já fez cirurgia e por isso quero saber como voce esta agora. E a sua voz? Sente-se mais forte? Agradeço todas as dicas que quiser me dar. Um abraço. Saude e paz!

  9. Jaqueline disse:

    Oi Livia,

    Como eu disse fiz a cirurgia na terça-feira, fui ficando bem a cada dia que passava, fiquei rouca, minha voz saia bem baixinho sabe, mas o timbre da minha voz tava ótimo, cada dia que passou fiquei menos rouca, no terceiro dia minha voz esta quase perfeita, acho que voltou completamente ao normal no quinto dia, mas esses dias de rouca senti normal, como seu eu tivesse ido ao estadio de futebol e gritado muito, ai no dia seguinte não sai muito a voz… rss, pode ficar completamente tranquila, eu também fiquei com medo antes, de minha voz sumir, e tudo mais, mas depois que eu fiz a cirurgia vi que tudo o que eu pensava foi tudo besteira, pq me senti super bem.
    Eu me internei de manhã, fiz a cirurgia, tomei anestesia geral não sentia nadinha, depois da cirurgia depois q acorda vc só sente uma leve dor de garganta, mas bem tranquila, e um pouco de dor muscular no pescoço e ombro,mas nada de outro mundo. Como toma anestesia geral não pode levantar, só pode levantar depois de comer alguma coisa, pq fica de jejum e tudo mais.
    Hoje completei 13 dias de cirurgia, já estou ótima voltei a trabalhar com 1 semana, porque parece que vc só ficou com uma gripe que teve que se recuperar, e depois já melhorou, não muda nada na sua vida, apenas que no começo tem que tomar calcio porque mexe nas glandulas que produzem calcio, entao no começo essas glandulas ficam meio que adormecidos, entao vc tem que tomar calcio para repor e os hormonios que é um remedio bem pequeno.
    Eu tive que tirar tudo, eu tive apenas um nodulo que descobri logo no começo, entao era um nodulo do lado direto de 1 cm, mas na biopsia constou que era maligno então tirou toda a tireoide, eu pensei bem achei melhor, pq vai saber se no futuro aparece mais algum nodulo e eu tenho que fazer a cirurgia de novo, ai ninguem merece… E outra só tomar um remedinho de manhã.. então tranquilo.
    Pode fazer totalmente tranquila, eu também esta com medo e vi que não precisava de tudo isso, a recuperação é ótima, vc se sente super disposta dias depois. Mas faz tudo certinho e toma os remedios no horario, não tem segredo.
    Boa cirurgia, muita saúde e vai dar tudo certo!!!

    Bjos

  10. Simone Aparecida Ribeiro disse:

    acabei de passar por uma cirurgia de tireoide… me revi em sua historia… to bem… confiante pra que a biopsia seja tudo normal…

  11. HELIETE disse:

    OI,POR FAVOR SE VC PODERIA ME RESPONDER JA FIZ CIRURGIA A 3 MESSES E FOI BEM ,FOI BENIGNO ESTOU TOMANDO PURAM 100 SO Q O NO NA GARGANTA NÃO SAI SEMPRE ME ENCOMODA ..SERA Q VAI FICAR PARA SEMPRE..BJUS OBRIGADO SE PUDER ME RESPONDER .

  12. EIDY disse:

    OI,POR FAVOR SE VC PODERIA ME RESPONDER JA FIZ CIRURGIA A 3 MESSES E FOI BEM ,FOI BENIGNO ESTOU TOMANDO PURAM 100 SO Q O NO NA GARGANTA NÃO SAI SEMPRE ME ENCOMODA ..SERA Q VAI FICAR PARA SEMPRE..BJUS OBRIGADO SE PUDER ME RESPONDER .

  13. Valeria disse:

    Olá, eu descobri com 19 anos que tinha cistos e nódulos na minha tireóide mas, como meus resultados de hormonios sempre foram normais e os nodulos eram pequenos, eu sempre ouvia que não precisava me preocupar.
    Fiz o acompanhamento e sempre informava o endocrinologista que eu me sentia sem energia e com dores de cabeça mas os hormonios continuavam normais até que no ano passado um nódulo cresceu o suficiente pra virar suspeito e fazer a PAAF.
    Depois de dois resultados inconclusivos, na terceira tentativa, meu diagnóstico foi “Carcinoma papilífero” e o tratamento escolhido foi a tireoidectomia total por ter outros casos semelhantes na família.

    Eu fiz a cirurgia no dia 24/05. Não usei dreno e não houve sutura só uma cola. Foi a melhor coisa que inventaram! Não tem que ficar limpando com substância nenhuma só lavar e proteger do sol.
    Ainda aguardo o resultado da biópsia que confirma o meu primeiro diagnóstico (somente no dia 24/06).
    Quanto a minha recuperação da cirurgia, não poderia ser melhor. Eu me senti viva e bem por ter me livrado do problema e aqueles sintomas de antes sumiram por um tempo.
    A pior parte veio na segunda semana, quando tudo voltou e ainda pior. E eu não estava preparada para tanto frio. Eu moro em São Luís-MA, me embrulhava enquanto todos procuravam uma brisa que fosse pra refrescar. Pelo menos não é o tempo inteiro. Parece que eu tenho crises que depois de um tempo passam.
    Agora, tirando o frio, todos os sintomas da falta de hormonio eu já apresentava antes da tireoidectomia, mas sempre apresentava niveis normais. Nunca ouvi ninguém falar disso mas eu gostaria de saber se somente eu que senti os sintomas de hipotireoidismo sem ter a doença.

  14. betty disse:

    Olá, Valeria:
    Agradeço o seu compartilhar conosco. Você já começou a tomar o hormonio sintetico, como Puran ou Synthroid? Se não estiver tomando, pode ser por isto. Às vezes, os médicos não passam logo a substituição daquilo que tiraram e não sei por que. Fique consultando os especialistas, descrevendo seus sintomas e vamos ver se alguém compartilha sintomas similares no blog. Espero que logo logo tudo esteja resolvido. Saiba, entretanto, que a recuperação leva algum tempo e a cirurgia ainda é bem recente.

    Visitei São Luis há poucas semanas e sei que não faz frio lá (exceto nos lugares com ar condicionado).
    Que Deus a abençoe, Betty

  15. Maria Gorete disse:

    Li o artigo e gostei. Ontem fiz a cirurgia para a retirada total da tireóide. O resultado da biópsia só sairá com 10 ou 15 dias! Estou apreensiva. Ler esse artigo foi muito bom pos me deu mais esperanças de não ser maligno.

  16. betty disse:

    Que bom que a leitura ajudou, Gorete. Você observou que escrevi mais sobre este assunto? Agora já faz mais do que um ano que me operei e continuo recebendo comentários. Portanto, tem 12 posts e centenas de comentários para você ler se precisar de mais informações. E, se tiver algo a adicionar, corrigir ou perguntar, pode escrever novamente no post que tem mais a ver.

    A série começa na última parte de Alegrias e Tristezas em http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=889 .
    Desejando uma rápida e plena recuperação. Que Deus a abençoe, Betty

  17. Naná disse:

    fIZ CIRURGIA A 4 MESES , FIZ TAMBÉM O IODO, GRAÇAS A DEUS ESTOU ÓTIMA , A CADA DIA AS DORES DIMINUEM, TOMO PURN TODOS OS DIAS.

  18. Rita Sueli disse:

    Tambem fiz uma cirurgia te tiroide ja faz 12 anos, agora vou ter que operar o lado direito, minha cirurgia foi um sucesso, isso foi no Brasil, agora estou na Espanha e vou ter que operar aqui, o que me preuculpa e os medicamentos. E verdade que vou ter que toma-los por resto da vida? Tem algumas contras indicaçoes?

  19. Rita Sueli disse:

    Outra duvida que tenho e o seguinte: Quando eu passar a tomar esses medicamentos, eu poder levar uma vida normal, fumar, tomar cerveja trabalhar sem medo de passar algo?

  20. Mariah disse:

    Oi gente,eu fia TT a seis meses atráz,operei no dia 02/12/2009.Graças ao meu BOM DEUS,estou ótima,minha vida hoje é completamente normal,como antes ou melhor.Trabalho,saio muito c meu marido a meua amigos,meus filhos,bebo,infelismente voltei a fumar,enfim tudo normal,apenas c um comprimidosinho todos os dias às seis da manhã…rsrs.Bju p todos.

  21. estou nas promessas de meu DEUS;;pois ele tomou pra si todas nossas dores .eenfermidades {PORÈM sou humana }e me pego á chorar e a perguntar {SERÀ iodo ou quimioterapía}?sabe ,trabalho na saúde sempre procuro passar tranquilidade para meus queridos pascientes porém hoje me vejo na mesma situação sou pacte mas como sempre digo ;;;TENHA FÈ DEUS È FIEL}}}} abraços boa noite;;;;

  22. Cristiane disse:

    Ola, fiz minha cirurgia dia 13 de julho de 2010, eu estava morrendo de medo, mas, deu tudo certo graças a DEUS. Foi tudo tranquilo. às 14:20 hs fui para a sala de cirurgia, a anestesista conversou comigo e me tranquilizou, eu estava muito nervosa, meu coração batia 125 por hora, rsrsrs. Depois do soro ela me coloco um tipo de mascara e eu não vi mais nada. so acordei na sala de pos-cirurgia, com meu meu filho falando comigo. Levaram-me para o quarto, não senti dor no corte da cirurgia so dor na garganta na hora de engolir, doia muito , mas uma dor suportável. mas com os medicamento para dor e inflamação passa logo. Estou tomando puran t4 e cálcio. gente to comendo muuuito, ainda comendo algumas comidas pastosas. Estou falando normalmente. O material (Bócio nergulhante de 6.2 x 5.3 x 5.2 cm e a tireoide) foram para análise não tive ainda o resultado. Hoje, fazem 5 dias, ainda sinto uma dorzinha de leve quando engolo, mas está tudo bem.Quero agradecer vcs, pois li os depoimentos, e me ajudaram muito. Deus me deu a minha Vitória. Abraços.

  23. Marilda disse:

    Adorei ler os seus comentários. Fiz minha cirurgia no dia 13/07. AS minhas amigas que já passaram pelo procedimento me ajudaram muito, as fantasias eram mil, desde sentir que nem um frango degolado ou que pos retirada poderia ficar lobotomizada, totalmente abobada.Fiz as perguntas ao medico, ele garantiu que eu não perderia a minha vitalidade, uma delas brincar muito com o meu netinho de 2a meio. A recuperação está um pouco incomoda pela rouquidão, e tomar tanto calcio, credo, quase não posso ver mais os comprimidos e leite. Mas a cada dia já sinto melhoras… o melhor parece que tudo vai passar……
    Acrescento esta contribuição a sua iniciativa,é muito importante um “espaço de compartilhar”. Abraços Marilda Goldfeder

  24. Marilda disse:

    Esqueci de falar: o resultado foi benigno, ufa!!!!!!!!!!!!elimina uma estapa a da iodoterapia.

  25. João disse:

    Senhora……
    onde quer que esteja, peço-lhe a benção!
    Suas palavras (que sábias…) foram um bálsamo para minh’ alma! Minha filha, 26 anos, fez a cirurgia dia 26, segunda passada. Estamos naquela fase da angústia pelos resultados…mas acredito que o pior já passou. Ainda está com o dreno, que deve ser tirado hoje. Enfim…falarei aqui, posteriormente!
    Muito Obrigado.
    Que o Pai proteja à tds.
    João

  26. Jana disse:

    Ola para todos…
    Gostaria de dizer que fico mais tranquila depois de ver alguns depoimentos…tenho 27 anos e vou passar por uma tireoidectomia parcial em outubro pq nos dois resultados de PAFF revelaram suspeitos para cancer de tiereoide, mas tenho confianca em Deus e tudo vai dar certo.
    Fiquem com Deus…abcos…

  27. Claudia disse:

    Estou com um pequeno nódulo na tireóide. Já fiz três punções e não conseguiram colher o material necessário para o histopatológico. Nesse caso meu endócrino diz que tenho que retirar a tireóide, mesmo sem saber se é maligno ou benigno. O endócrino e os médicos que fizeram a punção dizem que não deve ser maligno por causa do tamanho e da dificuldade em retirar material,mas mesmo assim terei que retirar a tireóide. Estou chateada com isso, mas fiquei mais calma quando li essa crônica e os comentários. Fico muito tempo na internet pesquisando sobre o meu problema. Estou ficando expert. rsrs
    Com alguém também ocorreu o problema de não conseguir colher material com a punção?

  28. betty disse:

    Querida Claudia:
    Muitas pessoas convivem com nódulos no corpo por anos, sem problema. Creio que se fosse comigo, eu iria consultar outros médicos (clinico geral ou endocrino) antes de fazer a cirurgia. Prepare suas perguntas e anote as respostas. Coisas a serem pensadas: Como foi que você descobriu o nódulo? Estava já com alguma queixa? Seus níveis de hormonios são normais? Você tem hipo ou hipertireoidismo? Pergunte qual a razão pela pressa? Procure saber qual a proporção dos nódulos que acabam sendo comprovadamente cancerosos, nas estatísticas médicas? Não seria possível deixar por uns seis meses ou um ano e verificar o crescimento ou mudança de formato ou alguma modificação nos exames de TSH, etc?
    Depois nos dê um retorno, neste mesmo post. Abs, Betty

  29. Maria disse:

    Moro no Rj estou precisando de médico cirurgião que atenda pela Golden e que tenha operado com sucesso tireóide,pois estou pouco tempo morando por aquí. Agradeço desde já.

    prefeencia

    r

    m

  30. betty disse:

    Olá, Marilda:
    ‘Tive viajando e ainda estou colocando os e-mails em dia. Agradeço pela participação. Fico contente que a cirurgia foi bem. Volte para nos contar se já se livrou do cálcio e se a rouquidão está diminuindo. Abs, Betty

  31. Marilda disse:

    Oi, Betty!!!

    Obrigada pelo carinho que vc tem nos cuidados com as correspondencias. Esta semana faz um mes da minha cirurgia, caminho bem, a rouquidão melhorou bastante mas ainda tem oscilações, na consulta de ontem com a endocrino decidimos esperar mais um pouco para ver a necessidade de procurar uma fono. Quanto ao calcio agora só estou tomando uma capsula por dia de Calde, coisa que já fazia antes da cirurgia prescrito para a osteopenia. Irei fazer uma densiometria ossea para saber a necessidade da continuidade ou não. Um unico fato chato o qual é atribuido ao stress que eu passei é que minha a pressão arterial aumentou um pouco, tenho recomendação de relaxar, o que farei, este fim de semana irei viajar para ver meu filho em Floripa.Retomando o cotidiano, me sinto mais confiante , me apoderando da minha vida deste novo jeito, fazendo parte da M.S. T ( mulheres sem tireoide). bjs. Marilda.

  32. Claudia disse:

    Oi Betty!

    Ontem fui no cirurgião de cabeça e pescoço que meu endócrino indicou para marcar a cirurgia de extração da tireóide. Fiquei muito feliz quando o médico disse que ele primeiro faria uma “biópsia à céu aberto do nódulo” e só depois se fosse detectado a malignidade eu tiraria a tireóide. Ele disse que sou muito nova para retirar a tireóide sem necessidade (tenho 43 anos) e ter que tomar remédio de reposição hormonal a vida toda. Pelo que ele viu das minhas ultrassonografias tem muitas chances de ser benigno e ele acha que não tem cabimento eu retirar toda a tireóide.
    Você conhece alguém que fez esse tipo de biópsia? Ele vai abrir e retirar somente o nódulo com uma pinça. No meu caso o nódulo é mais na parte interna, perto das cordas vocais, por isso tenho me sentido um pouco rouca.
    Obrigada pela atenção e se Deus quiser não precisarei tirar toda a minha amada tireóide.
    Beijos…
    P.S.: Alguém conhece o Dr. Ataliba Bellizzi no RJ? É com ele que vou fazer a biópsia e queria saber se alguém já fez e se correu tudo bem. Ele é um expert!

  33. Scarlete Palma disse:

    Olá!
    Eu li o seu blog há dois meses atrás, antes de fazer a cirurgia, mas por troca de convênio, tive que mudar de médico e tudo mais. Mas enfim, no dia 9 de Agosto fiz a cirurgia. Foi total! Ler o seu blog e alguns depoimentos me tranquilizou muito. Meus pais e minha família me acharam muito tranquila e forte. Creio que sou uma das mais novas a fazer essa cirurgia, minha mãe descobriu o bócio no lado direito do meu pescoço quando eu tinha 16 anos e agora com 18 decidi fazer a cirurgia.
    Eu não tenho palavras para dizer o quão aliviada estou, pois me incomodava no aspecto estético.
    Ainda estou me recuperando, mas voltei à faculdade de Direito essa semana. O médico foi extremamente atencioso e no caso do formigamento, ele disse ser normal ocorrer e me passou um efervescente, passou e nem me preocupei com isso. […]

  34. Scarlete Palma disse:

    Tive pouca dor na região, mínima. Foi uma espécie de “inflamação da garganta” que se sente na primeira semana, mas vai diminuindo. O que incomodava era na hora de dormir, pois a posição no centro cirúrgico é crítico e deixa a nuca e o pescoço dolorido por uma semana, mas tudo com questão de tempo vai passando.
    Ainda está cicatrizando e estou protegendo da maneira que posso, quando saio, saio com lenço ou blusa de gola alta. Não exponho meu pescoço ao sol de maneira alguma. O médico também me disse para massagear bastante a região e como minha mãe é enfermeira, ela disse que se massagear três vezes ao dia com um hidratante ou óleo de amêndoas, ajuda e muito! No meu caso está ajudando. A cicatri é algo imperceptível, nos primeiros dias fica inchado e tudo mais, ainda estou com a marca do dreno, mas normal.
    Do mesmo jeito que você e outras pessoas me encorajaram, quero a partir do meu “depoimento” encorajar outras pessoas também. É algo supertranquilo. Ah, como a maioria, tive alta no dia seguinte e não há dieta, pode comer o que quiser, mas claro, maneirando. Porque até obter a dosagem certa do remédio podem haver alguns ganhos de peso!
    Minha voz está normal, não mudou absolutamente nada. Só não abuso muito porque não consigo.
    Daqui um mês e meio vou voltar para o médico e fazer exames de sangue. Estou muito feliz com o resultado, assim como toda minha família também!
    Um grande beijo.

  35. Sandra disse:

    Eu estou com este problema , estou muito preocupada. Acabei de perder meu marido . Tenho dois filhos , e não estou podendo nem morrr agora.

  36. Simone disse:

    Fiz a cirurgia parcial da tireóide dia 18 de agosto( lado esquerdo). Estou super bem e sem dores. Só a voz ainda um pouco rouca e como sou professora vou ficar 30 dias de repouso para proteger a voz. Acho que como todos que aqui compartilharam sua emoções e medos também fiquei muito ansiosa, mas no final deu tudo certo. Ainda não saí no sol e tenho cuidado da cicatriz conforme orientação médica. Não entendo quando vocês falam de dreno. Meu médico disse que isto não é mais necessário e que está ultrpassado e que atualmente já se faz o ponto de plástica. Ande vocês operaram. Eu fiz a minha cirurgia em Brasília com o Doutor Carlos Santa Rita e recomendo ele a quem precisar. É um ótimo médico super seguro e te passa essa segurança também. Minha cicatriz já está com um aspecto muito bom e amanhã farei a consulta de retorno, confiante que tudo está bem. Preciiso agora esperar uns dias para fazer os exames e voltar na endócrino pra ver se o lado que ficou consegue suprir as necessidade hormonais. um abraço a todos

  37. betty disse:

    Olá, Simone:
    Agradeço a sua participação. Acho interessante que você não teve dreno. Se olhar o site da sociedade brasileira de cirurgiões de cabeça e pescoço, eles ainda falam dele. http://www.sbccp.org.br/publico_perg_resp_tiroide.php

    Depois procurei em inglês e achei um estudo de 2006 a 2007 que diz que descobriram que não faz diferença se usar dreno e pode ser até pior…
    http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:3ln0DU3S01IJ:www.pmc.edu.pk/Downloads/apmc/apmc_v2n1/THE%2520ROLE%2520OF%2520DRAINAGE%2520AFTER%2520THYROID%2520SURGERY..pdf+thyroid+surgery+new+techniques+drain&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESh4ARtwSXkQYTbEzxM78XjdNsSZF1ql7sC_GiQMCwoXZaGGgay_dlVqXr2hSuyDIu3gJuHA85LEUyeAGFoBxtILaZOIj5kjPLq_7-p_lsnSS1arzu3S7tk8hCy1ctFxIaW70pvR&sig=AHIEtbQI0jxfh9o9VOw_2-dImZ9feUb3DQ

    Vou parar de pesquisar, pois já é meia-noite. Mas deve haver alguma diferença de opinião entre os médicos sobre isto, pois o meu também é renomado em São Paulo. Creio que será bom se eles eliminarem o dreno. Tenho uma marca mais feia no lugar dele do que na cicatriz….

    Espero que os resultados dos testes saiam como espera.
    Abs, Betty

  38. Mônica disse:

    Olá Simone

    Eu tb tirei o lado esquerdo da tiróide (graças a DEUS era benigno), e
    tb não coloquei dreno e os meus pontos tb foram de plástica. Fiz a
    cirurgia em Fev/2009 e não fiquei com nenhuma marca no pescoço.
    Operei aqui em SP (AC Camargo – Hospital do Câncer). Fiquei com
    problema na voz (paralisia na corda vocal esquerda), que em Julho deste ano ficou muito bem resolvido com aplicação de botox.

    Abraços a todas

    Mônica

  39. Flávia disse:

    Fiz uma punção de um nódulo no lado esquerdo da tireóide e o resultado foi “carcinoma papilar”. Ao pesquisar sobre isto na internet, descobri que se trata de um tumor maligno. Terei que retirar a tireóide em breve, já estou fazendo os exames pré-operatórios inclusive.

    Gostaria de saber se terei, necessariamente, que me submeter à iodoterapia. E alguém aqui teve que fazer iodoterapia? Como foi? (antes, durante depois)? Li algumas coisas sobre isso, entrei em pânico ao saber que é necessário ficar isolada por 3 dias, que é preciso fazer uma dieta sem iodo antes (que causal muito mal estar), enfim… alguém poderia me dar mais informações a respeito?

    Outra coisa: ninguém comentou sobre o peso depois da tireoidectomia. Tenho muito medo de engordar (sou muito ansiosa, então engordo mto fácil – creio que não tenha nada a ver com meu metabolismo, é mais uma questão de comer compulsivamente mesmo). Alguém tem algum comentário a fazer sobre isso?

    Obrigada desde já. Os relatos deste site têm me ajudado muito. Obrigada mesmo.

  40. Amanda disse:

    Olá Betty,

    Muito legal o seu site. Estava eu aqui procurando saber sobre rouquidão e anestesia geral e encontrei o seu site. A minha mãe fez a cirurgia da tireoide, a dela era mergulhante tbm, faz 5 dias e esta rouca, e ela esta bem preocupada, pois o medico não falou nada para ela, e ela canta em um coral. Gostaria de umas dicas, você conseguio recuperar a sua voz? o que você fez? Sabe de algum tratamento? Agradeço desde já,

    Amanda

  41. betty disse:

    Olá, Amanda:
    Recuperei a voz sim. Se você olhar o restante dos posts (tem 10), contarei mais sobre mim e encontrará vários comentários sobre o assunto da voz. O meu médico também não me alertou, mas a pessoa que o indicou me falou que a mãe dela passou meses com a voz muito afetada. Entretanto, havia voltado tudo ao normal e ela era mais tagarela do que antes até. Eu fui mais ou menos assim também. Creio que a maioria recupera a voz, exceto se a corda vocal foi cortada ou muito danificada.

    Sugiro que sua mãe não se preocupe por alguns meses. Procuraria apenas não exagerar no uso da voz. Se tiver recursos financeiros, poderá consultar um fono. Eu mesma planejei fazer isto, mas fiquei adiando e no fim não precisei. Como cantora, entretanto, pode ser que algumas dicas e vários exercícios, e orientações sobre quanto tempo deve esperar antes de cantar, sejam úteis.

    Espero que ajude. Abs, Betty

  42. neide seabra disse:

    Olá.
    Hoje fazem 2 semanas que retirei vários nodulos e a tiroide também.
    É exatamente o que a colega acima descreveu.Sö que estou com medo
    porque ontem eu peguei peso e senti um aperto no pescoço e fui deitar e
    estou preocupada até agora.
    Espero que näo tenha prejudicado minha cirurgia.
    Estou também um pouco rouca mas vou fazer um pouco de fono
    para melhorar.
    Mas no final näo é um bicho de 7 caqbeças.
    Tenho que tomar remécio até o fim da minha vida.

    Neide

  43. claudia disse:

    voces, passam de forma tao simples , quando vc acorda vc sente uma dor imensa, mais eles colocam os medicamentos que alivia a dor, quando vc vem para casa vc nem pode mexe o pescoço durante ums tres dias, o corte ja estou com 11 dias continua feio, e sinto uma fraqueza, dor nas pernas, tomo so o puramt4, volto para revisao no final do mes. ainda estou mim recuperando. bjj boa sorte. que deus abençoem a todos e de força.

  44. Dani disse:

    Meu nome é Daniele tenho 33 anos, sou de Curitiba e tenho uma filha de 14 anos. Em abril desse ano, após biópsia foi diagnosticado carcinoma papilífero (tumor maligno) na minha filha.Não tinha sintoma algum, apenas o sinal clínico de um edema no pescoço. Fizemos todos os exames e ela foi encaminhada para realizar a tireoidectomia(10.06.10), porém, havia metástase na cadeia de linfonodos de ambos os lados do pescoço.Então, foi realizada a remoção total da tireóide e esvaziamento radical dos linfonodos de ambos os lados. Ficou 6 dias com dreno. A recuperação foi maravilhosa…sem dor…apenas um desconforto para engolir e o medo de mexer o pescoço… Após…fez a dieta para a realização da iodoterapia, ficou apenas 01 dia internada e 07 dias afastada a 2 metros das pessoas em casa, talheres, toalha de rosto tudo separado.Não é necessário ficar isolada no quarto, somente não ficar muito perto das pessoas. Evitar que grávidas e crianças muito pequenas façam visitas durante essse período. Realizou a pesquisa de corpo inteiro(PCI ou Cintilografia). E agora está controlando o remédio da tireóide…faz exames de sangue a cada 3 meses. Uma consequência da cirurgia foi o olho do lado esquerdo…a pálpebra deu uma leve caída…e as pupilas ficaram uma contraída e a outra dilatada…a pupila parece estar voltando…a minha dúvida é se a pálpebra também irá voltar….o oncologista disse que ainda ficou um pouco de células ao redor da traquéia mas disse que está td bem. Agora vou pergunar a endócrino se não seria necessário realizar mais uma iodo, visto que ainda ficaram células tumorais.Ela ainda toma cálcio e vitamina D…não ficou com sequela nas cordas vocais. A cicatriz creio que ficará boa…ela está tomando os devidos cuidados, mas isso é de menos perto de tudo que já passou….e olha …ela é novinha, mas muito forte…não deixou se abater em momento algum…a nossa preocupação era remover o qto antes o tumor….de agora em diante é ficar de olho nas consultas de controle…e continuar vivendo a vida intensamente…
    derzinger@hotmail.com

  45. Livia disse:

    Olá. Betty e demais “adeptas do site”

    Estou com diagnóstico de provável CA papílifero desde março. Após muitas, consultas, exames e mudanças de médicos, finalmente estou com a cirurgia marcada para o proximo dia 21. Mas, que transtorno! Ontem fiquei sabendo que meu convênio SULAMERICA, não autorizou os equipamentos que meu médico (maravilhoso Dr. Nakamura. aqui de Brasília)
    solicitoiu por achar imprescíndivel para o sucesso da cirurgia. Amanhhã irei a Defensoria Pública para ver o que podem fazer por mim.. Alguém já passou por algo semelhante? Qual o melhor caminho a seguir? Aceito sugestões. Grande abraço a todas voces, mulheres guerreiras. P.S.:

    Betty, voce é 10!!!!!

  46. Adriana disse:

    Meu nome é Adriana tenho 21 anos, em julho meu irmão com 23 anos fez a cirurgia da retirada total da tiroide devido ter muitos nodulos no total foram 10 nodulos malignos e 2 benignos,foi diagnosticado carcinoma papilífero (tumor maligno). Já faz um mês que eles esta na dieta pobre em iodo para fazer a iodoterapia, só que devido seu TSH não aumentar ele não consegue fazer a iodo ja que o TSH tem que ser 30 e o dele só ta chegando no 13. Ele já emagreceu 10Kilos.
    Gostaria de saber se alguem ja passou por essa situação?
    Meu irmão conseguiu a cirurgia pelo S.U.S, só que para fazer iodoterapia só marcarão para janeiro de 2011. O medico aconselhou a fazer o quanto antes , por isso teremos que pagar a iodo, e é muito caro….

  47. vanusa disse:

    Glorias ao nosso Deus,achei lindo teu depoimento,passei por uma cirurgia
    desta tambem e sofri as mesmas preocupaçoes,mas Deus em tudo me amparou.Deus te abençoe.

  48. valesca disse:

    eu queria saber se eu operar ou tomar os medicamentos certo minha vista vai voltar ao normal pois fiquei com a vista alterada e emgordei muito..

  49. valesca disse:

    eu queria saber se eu operar ou tomar os medicamentos certo minha vista vai voltar ao normal pois fiquei com a vista alterada e emgordei muito.. te

  50. Vera da Silva disse:

    Olá para todos(as) que deixaram o seu depoimento,vou deixar o meu tb.
    Sabe, só depois que passei pelo procedimento cirúrgico que comecei a pesquisar sobre o pós, pois queria saber qt tempo ficar sem pegar peso, essas coisas. Devo dizer que a minha cirurgia realizada dia 09 de setembro foi um sucesso, não senti absolutamente nada entrei no centro cirúrgico as 14:00 hs e voltei pro quarto as 18:00 horas ja totalmente lúcida e em seguida ja fiz minha ´primeira refeição ( uma sopinha) não senti nenhuma dificultade para engolir e para mexer o pescoço. Sete dias depois retiramos os pontos não tem nem cicatriz, ficou simplesmente perfeito. Hoje ( 02 deoutubro 2010 ) Estou super feliz, acabei de chegar da clínica, saiu o resultado da biopsia, deu benigno. Obrrigado Jesus. Vou agradecer tb a Dra. Fabiana Amaral que foi simplesmente maravilhosa, super atenciosa, que Deus te acompanhe e Vc continue sempre assim. A quem precisa a Dra Fabiana Atende na Clínica Pedra Verde em Guarulhos e Na Clínica Terenas na Moca em São Paulo. Beijos para todos, e que Deus Olhe sempre por nós. vera.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)