Quinta-feira, dia 28 de maio. Dia após o Retorno ao Médico
Ontem atravessei a rua e me consultei novamente com o médico que me operou. Coloquei um xale bem bonito (pashmina), presente da minha nora quando nos visitou de Bangladesh, para “enfeitar” meu pescoço. Por sinal, pode-se reconhecer que se está perto de um consultório de um cirurgião de tireóide se perceber um desfile de senhoras com xales, lenços ou echarpes “adornando” (escondendo ou protegendo) esta parte do corpo.
Depois da minha consulta, pediram para eu esperar para assinar alguns documentos que ainda estavam sendo providenciados. Enquanto aguardava, várias pessoas entravam e saíam. Observei enquanto uma, bem arrumada, mais ou menos da minha idade, parou diante da recepcionista com uma amiga e disse que precisava dos documentos para o tratamento com iodo. Fiquei pensando se ela acabara de ouvir a notícia de que era câncer ou se já estava em meio ao processo de lidar com o fato. Mas sua voz não era rouca e, da minha perspectiva de lado, seu rosto e gestos pareciam serenos. Assim, a Betty Sherlock deduziu, já que ela usava uma echarpe, que fizera a cirurgia, mas há algum tempo, e que já passara pelo primeiro choque.
Uma moça jovem, de uns 25 anos, de aparência simples, sentou no banco diagonal ao meu e começou a preencher um formulário. Eu conversei um pouco com a secretária e olhava o livro que levara. Entraram duas senhoras, com aparência européia. Uma, com esparadrapo no pescoço, sentou-se ao lado da moça, enquanto a outra falava com a atendente.
De repente, a moça veio para meu lado. Pensei que era para deixar lugar para a companheira da sua vizinha, aumentei o espaço e sorri para ela, pegando no livro novamente. Mas ela tocou no meu braço e sussurrou—a senhora já fez a cirurgia? Quando respondi que sim, perguntou—Como foi? Quando foi? Aí expliquei que fazia uma semana e que havia sido muito bom. Afastei o echarpe, mostrei o local da cirurgia e falei que havia doído muito pouco, que o problema maior era a rouquidão, mas que me asseguraram que isto iria passar. Que o pescoço havia doído, provavelmente da posição da cirurgia, mas que estava melhorando. Era como se alguém tivesse derramado bálsamo na sua alma, de tão aliviado que ficou seu rosto. Antes de podermos falar mais, mandaram-na entrar no consultório.
Quando falei sobre isto para meu marido, ele me lembrou que eu havia feito algo parecido quando fomos juntos para o médico, pedindo detalhes da experiência de uma senhora que lá esperava, com bons resultados. Realmente, faz um bem incrível enfrentar uma batalha, sabendo a natureza e o tamanho das dificuldades que podem nos esperar, mas também ciente de pessoas que já lutaram e venceram. Isto tanto na vida física quanto na vida espiritual. É interessante, como essas vitórias e experiências podem ser passadas de pessoa a pessoa, como uma corrida de revezamento…
As outras duas senhoras, antes de cara fechada, haviam ouvido minhas respostas (já que nem sussurrar eu consigo mais!), e começaram a me fazer perguntas também—se eu havia sentido muito calor, por exemplo. Realmente, não. Mas uma outra, que acabara de sair com seu marido, afirmou que ela tinha sentido também. Comparamos as datas da cirurgia. A da “européia” era mais recente. A da outra tinha sido no mesmo hospital no mesmo dia, algumas horas antes de mim. Disse que estava muito bem. Ambas sentiram dores no pescoço. Aí, uma outra secretária apareceu com os documentos, assinei tudo e me despedi, aproveitando para ir na farmácia ao lado antes de atravessar a rua.
Quando cheguei, minha sogra já estava preocupada. Havia ficado a maior parte do tempo na janela, vigiando para ter certeza que não iria desmaiar na rua. Ainda assim, não percebeu nem quando saí, nem quando vim para o lado de cá. Por um lado, fiquei achando que aquilo era totalmente desnecessário, que ela estava se afligindo à toa. Por outro, tenho que reconhecer que é muito bom ter uma “mãe” querendo meu bem, dia e noite, e zelando por mim….
Daqui a pouco, contarei o que o médico fez e disse. Mas, primeiro, vou terminar o relato dos dias anteriores.
Dor. Quando fiz a cirurgia, parecia óbvio para mim que grande parte do meu sofrimento seria na área da garganta da qual teria sido retirado a tireóide. Mas não foi assim. Não sei se enfiaram um monte de anestésico ali, mas, nos primeiros dias, a garganta quase que não doeu por dentro. Em vez disto, a dor principal se localizava no topo das minhas costas, irradiando da coluna para o ombro, quando engolia e quando mexia a cabeça. A nossa teoria é que forçaram a cabeça para trás ou para o lado para tirar meu queixo da frente do pescoço e assim trabalhar. Criaram uma espécie de torcicolo que ainda não passou por inteiro.
Queimação. Havia também muita queimação no meu peito, especialmente na segunda e terceira noite, quando eu procurava deitar de lado. A princípio, achei que vinha de dentro para fora—por causa do dreno que havia sido inserido e depois “arrancado”—mas quando ia mudando o micropore e colocando pomada antibiótica na ferida (duas vezes por dia, como o médico mandou), comecei a observar que a pele estava ficando mais e mais irritada e que a dor vinha quando ela era repuxada pelo adesivo, em função de um movimento ou peso.
Rouquidão. Eu sabia que poderia ficar rouca por causa da cirurgia, já que o crescimento era “mergulhante” junto às minhas cordas vocais. E realmente fiquei, até hoje. Mas eu não esperava as conseqüências da entubação. Uma semana depois, ainda sobe sangrento pigarro, catarro, escarro… (Você já observou alguma vez que todas estas palavras terminam com o som que se ouve quando tossimos e eliminamos a secreção? Tem momentos em que o português é uma língua tão expressiva, com suas palavras onomatopéicas—ou será que estas não podem ser classificadas assim porque apenas o fim emite o som ao qual me refiro?) De qualquer jeito, a secreção está diminuindo aos poucos e tenho chupado minhas pastilhas fielmente. Mas creio que isto também pode estar prejudicando a minha voz.
Cálcio. Outro efeito colateral que não esperava foi o desequilíbrio na distribuição do cálcio no sangue causado pelo mau funcionamento das glândulas paratireóides. O formigamento da quarta-feira, que já citei, voltou na quinta à tarde, aumentando à noite, logo quando meu marido teve que viajar para Brasília. Foi quando assisti o filme Nannie McPhee, numa tentativa de tirar o foco daquilo que sentia—já que o médico havia falado que a preocupação pioraria a minha situação. Deus me deu paz e eu, finalmente, consegui dormir. Sem acordar com as temidas cãibras. (Eu não estava sozinha dentro de casa; meus sogros estavam aí e nosso futuro genro também—oferecida por nossa filha já que ele mora bem mais perto do que ela).
Carta para o médico. De manhã, resolvi escrever uma carta para o médico. Meu plano era de pedir o e-mail do consultório, através da secretária. Achei que ela poderia passar-lhe minhas observações e perguntas para ele depois me ligar. Assim não precisaria forçar a minha voz e facilitaria a comunicação. Fiz a carta e telefonei, mas, desta vez, ela entrou no time da secretária que me afastou do outro médico, e disse que ele não tinha tempo para ler e-mails, pois estava em consulta. Que ela poderia anotar meu número e ele ligaria de volta. Tentei, com minha voz de robô sem entonação ou modulação, convencê-la que a comunicação seria melhor se ele lesse a carta, mas não houve jeito. Deixei, então, meu número e ele, educadamente, me telefonou de volta do consultório. (De fato, ele havia me dado o número do celular dele—eu poderia ter ligado até diretamente, se quisesse—mas odeio incomodar médicos. Tenho amigos médicos e amigas que são esposas de médicos e sei como estas interrupções podem atrapalhar a vida profissional e familiar).
Quando o doutor retornou a ligação, falei apenas das três preocupações principais—o formigamento, a pele irritada e a dor na nuca/costas. Ele aumentou a dose de comprimidos (realmente são cápsulas) para cálcio, de 6 mais 3 para 9 mais 6 (ou 3 mais 2 em cada refeição). Em outras palavras, pulei de 9 para 15 cápsulas por dia, apenas de cálcio. Insistiu para eu não ficar preocupada com isto. E mandou fazer exercícios de relaxamento para o pescoço/nuca. Perguntei se poderia colocar compressa quente ali e ele disse que sim.
Com respeito à pele irritada ao redor do furo (a área do corte estava debaixo de um esparadrapo colocado na cirurgia e não estava irritada), ele sugeriu substituir a gaze e micropore por um band-aid.
No consultório médico, aprendi as seguintes coisas:
A biopsia (anatomo patológico) deu “negativo para malignidade”. Isso corroborou o que o cirurgião já havia previsto mas foi bom ouvir/ver a confirmação. Sou muito grata a Deus!
Não havia pontos para tirar da minha garganta. O doutor simplesmente tirou o curativo, passou algo que ardeu e colocou outro. Devo deixá-lo durante duas semanas ou até cair. Posso tomar banho normalmente, evitando esfregar no local. Depois existe um creme para passar (Drenison) para ajudar a cicatriz a desaparecer. Ele também colocou um pedaço da mesma fita em cima do furo do dreno.
São seis meses sem sol em cima da cicatriz. Três com proteção de pano e três com protetor solar bem forte. Senão ela vai escurecer. Vou obedecer ao doutor.
Perguntei porque a área da cirurgia estava mais inchada agora. Ele disse que é porque ainda existem coágulos de sangue ali que não drenaram e que estão sendo absorvidas pelo corpo. Realmente, está ficando mais e mais amarelada também. Agora que estou sem tomar analgésicos, a dor na garganta é bem maior—ao toque e quando mexo/giro minha cabeça. Se ficar muito grande, poderei tomar um Tylenol/Paracetemol. Por enquanto, estou torcendo para que o processo de absorção termine logo. Mas, enquanto permanecer sem febre, creio que estará tudo dentro do normal.
Redução das medicações. Não preciso mais tomar antibiótico, nem o omeprazol, o tylenol… Devo tomar cálcio por mais uma semana apenas, duas cápsulas (oscal e rocaltrol) duas vezes ao dia. (Perguntei sobre as glândulas paratireóides, responsáveis pelo cálcio do corpo. Ele disse que nunca são retiradas, apenas sofrem por um tempo porque são separadas da tireóide; e não parece duvidar nadinha que funcionarão normalmente de novo).
Synthroid. É o nome do remédio que preciso tomar durante o resto da minha vida. Fui informada que é melhor tomá-lo pelo menos 15 minutos antes do café da manhã. Até agora estava tomando imediatamente antes. Assim, fui à procura de uma caixinha para remédios que havia comprado por centavos num yard sale (venda de quintal) nos Estados Unidos e para o qual nunca havia encontrado uso. Coloquei um comprimido (ainda no invólucro) em cada dia da semana e pus ao lado da cama. Ficará como parte do ritual de me levantar todo dia, juntamente com a colocação das meias de suporte.
Minha voz. O doutor crê que ela irá voltar ao normal. Me fez tossir leve e repetidamente para soltar o catarro e demonstrou que a voz melhorava. Isto me faz lembrar de um momento no hospital sobre o qual esqueci-me de falar. Era cedo na primeira manhã quando entrou uma moça de feições orientais bem simpática que disse que era fisioterapeuta e que iria fazer alguns exercícios respiratórios comigo. Assim me fez inspirar e expirar pelo nariz, depois inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Repetidas vezes. A um certo ponto, ela me pediu para colocar a mão no diafragma e empurrar levemente. Me fez inspirar três vezes pelo nariz e depois tossir levemente. Gente, subiu tanta coisa! Sem forçar nada. E sem dor nenhuma. Me senti tão aliviada! Estava com tanto cuidado para não tossir e romper algo indevidamente. Eis uma fisioterapeuta que vale seu peso em ouro—deve ser muito bom ser instrumento desse milagre todo dia naquela ala hospitalar.
Exames para fazer no início de julho: T4 livre, TSH e Cálcio ionizado.
Encaminhamento para a Endocrinologista. O doutor me deu uma carta para a especialista que havia consultado antes de vir até ele. Já marquei a consulta para quarta-feira que vem (03 de junho). Encaixa com o dia em que devo parar de tomar o cálcio.
Dirigir e trabalhar. Tenho que esperar mais uma semana para dirigir. Posso sair e começar a assumir minha vida normal, usando o bom senso. Sem, entretanto, carregar/levantar peso—por pelo menos um mês. Deixe eu ver—a cirurgia foi no dia 19 de maio. Deus permitindo, meu neto chega no dia 17 de junho. Se um mês for de 28 dias, já poderei pegar nele…. ☺
Mais algumas observações.
O lábio já está completamente sarado. Incrível o poder restaurador que Deus instalou em nosso corpo! Ao mesmo tempo em que meu cérebro automaticamente engatilhou certos processos químicos para consertar meu beiço, ele também iniciou outros para cuidar dos ferimentos na garganta e nos órgãos afetadas! Uma rápida olhada neste link sobre cicatrização dá uma idéia da maravilhosa complexidade destes processos que ocorrem em nosso corpo, em menor ou maior grau, diariamente.
Substituição da tireóide por medicação (reposição hormonal). Parece que me adaptei bem a este novo elemento na minha vida.
A voz. Continuo bastante rouca mas sei de pessoas que começaram o processo de recuperação sem voz nenhuma, portanto tenho bastante esperança de poder falar normalmente de novo. Me incomoda não poder transmitir pensamentos de maneira suave através da modulação da minha voz. Ela me parece agressiva e, ao mesmo tempo, se isto for possível, inexpressiva.
O hospital. Uma moça simpática da SAC do hospital Nove de Julho, com nome de Bruna, ligou para mim para saber se havia ficado satisfeita com os serviços do hospital. Disse-lhe que sim e que havíamos apreciado especialmente o contato com a sala cirúrgica e elogiei outras coisas também. Apenas não me lembrei na hora daquela fisioterapeuta…
Está na hora de parar—se você conseguiu ler até aqui, está de parabéns. Que possa poder colocar as informações no “arquivo morto” dos seus registros mentais por longo tempo ou, melhor ainda, nunca precisar voltar a elas… Mas, se um dia passar por algo parecido, espero que possa estar ciente de que está vivendo na presença do Deus todo-poderoso, por ser filho ou filha dele. Assim, ele estará próximo, dando forças e sentido a cada coisa que acontecer, até o dia do encontro celestial e o início de uma vida eterna onde os echarpes servirão apenas para enfeitar e não para esconder ou proteger.
Abs, Betty
bom dia amiga …. eu fiz uma cirurgia da tireoide hoje faz onze dias …..eu me internei na quarta feira na quinta foi feita a cirurgia na sexta tive alta ..sai de lá falando baixinho alto nem pensar ate hoje uns falam que leva 15 dias assim como o medico…. outros diz 3meses .na versão do medico apos quinze dias estou livre para fazer de tudo o que me preocupa é a vóz me responda estou muito curiosa ainda não tirei os pontos bjs
Querida Hillary (Irany?):
Eu pessoalmente demorei meses para recuperar a voz completamente (veja os posts posteriores sobre o mesmo assunto). Mas está até melhor do que antes, creio eu. Espero que a sua volte ainda mais rápido, mas não se desespere se ficar algum tempo com problemas. Normalmente, as pessoas já estão trabalhando dentro de 15 dias, apenas algumas, que dependem da voz, podem demorar um pouco mais.
Que Deus a abençoe, Betty
Olá, Valesca:
Fico triste que você esteja tendo problemas com a visão. Infelizmente, eu não tenho as respostas para as suas perguntas. Você terá que conversar com seu clínico geral ou com um endocrinologista sobre isto. Se você não se sentir bem com um(a) tente outro. Mas lembre-se de que nem sempre poderão dizer o que gostaríamos de ouvir.
Eu não tive nem hipo nem hipertireoidismo. Passei pela cirurgia por causa de nódulos que estavam começando a prejudicar a minha voz e garganta e que poderiam ter sido cancerosos (mas não o foram). A minha visão não foi afetada e nem engordei por causa do problema (estou fora do peso, mas não como consequencia de problemas com a tireoide.)
Para mim, depois da cirurgia, os medicamentos funcionaram muito bem. O que é importante é encontrar alguém que lhe explique bem a causa daquilo que está passando e que lhe acompanhe durante o processo de adaptação, tratamento ou recuperação. Pode ser que uma cirurgia seja a melhor solução. Ou pode valer a pena tentar remédios primeiro. Eles sabem melhor. Tem momentos em que nos oferecem uma opção. Então eles terão que lhe explicar bem claramente quais são os prós e contras de cada escolha. E nos acompanhar depois.
Às vezes, quando um tratamento não dá certo, tendemos de mudar de médico. O melhor, creio eu, é tomar nota do que fez e do que sentiu e sente, voltar para aquele doutor e explicar o que está acontecendo para que possam tentar outros tratamentos. Guarde sempre todas as receitas e suas anotações, o que o médico falou e fez, os testes laboratoriais, etc, numa pasta em ordem cronologica. Assim você criará um histórico e evitará que novos médicos tentem coisas que não funcionaram, por não saberem daquilo que você já fez e passou.
Espero que encontre logo uma solução. Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
QUERIA SABER SE TENHO Q TOMAR O EUTHYROX SEMPRE NO MESMO HORARIO?OU PODE SER DE MANHA ?POSSO COMER NA MADRUGADA DEPOIS TOMA O REMEDIO DE MANHA ?VOU TER QUE TOMA A VIDA TODA?DESDE JA OBRIGADA BOA NOITE.O MEU HIPOTIROIDISMO TAMBEM COMEÇO DEPOIS DA GESTAÇAO
Olá Viviane: O que os médicos recomendam é que o remédio seja tomado mais ou menos no mesmo horário, meia hora antes de comer. Se você quiser comer de madrugada, tudo bem. Eles só não querem que você tome junto com a comida pois é mais eficaz se entrar no seu sistema sozinho.
E sim, você vai ter que tomar o remédio a vida toda. Se parar, em poucos dias você já notará o início de problemas de saúde. Pelo que soube, algumas já sentem isso se esquecer por um dia. Precisamos dar graças a Deus pela existência dele, pois proporciona uma vida bem melhor do que teríamos se tivéssemos que ficar com a tireóide doente.
Abs, Betty
Dia 9 fizeram 2 meses da minha cirurgia. Tudo está muito bem! Tomo o remédio todos os dias, no mesmo horário e massageio duas vezes por dia a cicatriz com óleo de rosa mosqueta. Não tenho do que reclamar, tudo está normal. Minha voz já voltou ao normal, minha cicatriz está ficando cada vez mais fina e imperceptível. O médico já disse que posso largar os cachecóis e golas altas, mas sempre passar protetor solar.
Muitas pessoas fazem um dramalhão ao ouvirem falar que vão ter que tomar remédio para o resto da vida, mas vejamos bem, é supernormal, não altera em nada. Então chega de drama! Bom, agora é bola para frente!
Amo visitar esse site e vou passar para dar mais um depoimento daqui 4 meses. Desejo muito força para quem for passar pela cirurgia!
Olá, Scarlete:
Fico contente que tudo correu bem. Realmente, precisamos dar graças a Deus que existe um remédio assim. Tomar todo dia não é problema algum, pois quando chegamos perto da terceira idade, começamos a tomar muitos outros diariamente, para colesterol, pressão alta, diabetes, gastrite….
Que Deus a abençoe, Betty
Muito embora relutante por ter que passar por cirurgia, mas não vejo outra alternativa e lendo depoimentos aqui neste site venho adquirindo coragem e forças para tal procedimento.
O exame de sangue nada acusou, só fomos perceber pela ecografia que está aumentando a cada dia o Bócio, praticamente dobrou de tamanho na última ecografia e fiz tambem a biópsia que graças a DEUS não é maligna, nesta segunda feira (25/10) farei a 2ª dia biópsia mas a drª já optou pela então cirurgia. A drª me garantiu que é simples ecomo sou cantora de coral nada vai afetar a voz..dise que poderei seguir normalmente meus compromissos assumidos…..E aí pergunto-lhes: Como não poderei esperar para o ano de 2011 pretendo fazer agora em nov/2010…e voltar já rápidamente para meinhas apresntações de final de ano…verdade?????????? desde já agradeço o apoio ..Um grande abraço
olá betty, tudo bem?
Já fiz comentário logo que fiz a cirurgia de retirada total da tireoide, fiz no dia 10 de agosto.Estou bem, depois de uns dias que estava tomando o hormonio, senti muitos calores e minha menstruação não veio até agora, não sei se por causa da minha idade 49a ou foi pelo remédio, falei com o medico então ele diminuiu a dosagem.Só no lugar do dreno que deu problema pois a hora que engulo, a minha pele repuxa como se alguma coisa grudou no lugar.o médico me disse que terei que tomar uma anestesia local para fazer a reparação, fiquei chateada com isso ,mais isso é de menos pois graças a DEUS estou bem.
Ñão se preocupem ou fique com medo se alguma de voces terão que passar pela cirurgia, pois não é nada daquilo que imaginamos antes,ela é simples e o medo e ansiedade que passamos antes que é pior.
Abraços.
Olá Sonia:
Obrigada pelas palavras encorajadoras. Com relação à menstruação, sugiro que fale com sua ginecologista. Ela (ou ele) deve poder jogar mais luz sobre isto. Pode ser que esteja sentindo as ondas de calor comuns à menopausa que uma coisa engatilhou a outra (que teria vindo alguma hora futura). Eu mesma comecei com as ondas logo depois de uma histerectomia quando tinha 53 anos, mas muitas pessoas começam bem antes. Elas persistem mas são bem mais amenas e, normalmente, a gente aprende a conviver com elas (vou fazer 59 anos daqui a pouco). O ponto do meu dreno também ficou mais ressaltado do que a cicatriz da cirurgia. Mas não necessita de cirurgia. Espero que você logo possa nos contar que já fez a cirurgia corretiva e que o repuxar acabou.
Que Deus a abençoe, Betty
Ola queria, vou fazer a minha cirurgia dia 28/11/2010, estou super otimista, pois tive sorte de está com um exelente médico, queria saber uma dúvida, vou me operar na quarta, meu marido vai ficar comigo ate domingo, mais sendo que na segunda ele retorne as suas atividades normais, tem necessidade de uma pessoa aqui comigo, pois não vou fazer esforço algum, so apenas comida e tipo “varrer a casa”, e tb como sou gordinha, muito dizem que vou emagrecer pois estarei retirando minha tiroide queria saber se isso e possivel? obrigada por essas maravilhosas dicas. Nilda SBC SP.
Gente, estou aqui para conhecer pessoas que já passaram pelo mesmo diagnóstico meu de câncer de tireóide. À 17 anos me submeti a uma tireoidectomia total por se tratar de nódulo papilífero, fiz Iodoterapia e vinha sempre tendo acompanhamento médico, fazendo meus exames normalmente. Agora descobri um novo nódulo na regiao cervical, fiquei desesperada, pois não acreditava na reincindiva após tanto tempo. Agora vou me submeter a nova cirurgia e talvez iodo. Gostaria de contatos com voc~es que tamb´rm já passaram por isso. Mandem e-mails pois um fortalece o outro atraves de suas experiencias apesar do médico dizer que é 100% de curavel.
PASSEI RECENTEMENTE POR CIRURGIA PARA TIRAR UM NODULO NA GLANDULA ESQUERDA DA TIREOIDE. FIQUEI SABENDO 4 DIAS ANTES DE TER MEU FILHO. ISSO ME DEIXOU AMEDRONTADA, MAS CONFIEI EM DEUS, TIVE MEU FILHO NORMAL E QUANDO FEZ TRES MESES FIZ A CIRURGIA. JA ESTOU COM 02 MESES DA SIRURGIA ME SENTINDO OTIMA POIS DEUS ME DEU A OPORTUNIDADE DE NÃO DAR MALIGNO. SEREI ETERNAMENTE GRATA MEU SALVADOR POIS E QUEM ME LIVRA DE TUDO.
PEÇO A QUEM PRECISAR PASSAR PELO QUE PASSEI QUE PASSE CONFIANTE POIS NÃO PODEREMOS DEIXAR DE PASSAR PELO QUE DEUS NOS PREPARA APRENDI MUITO COM ISSO. CONFIANÇA E FE
Olá, Cicera: Fico contente que você passou bem por esta experiência e também que serviu para lhe amadurecer. Sempre podemos aprender algo para depois compartilhar com outros. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
ola,,tenho 32 anos,,recentemente a dois meses,apareceu um nodulo no meu pecoço,fiquei em choque pois nunca tinha visto esse nodulo,fiz alguns exames,e se contatou que se trata de tiroide,,to tomando uns remedios,,mas to com muito medo de ter que operar e fica com mas uma cicatriz…alguem pode me ajudar,e me dizer como fica essa cicatriz,pois se o nodulo não deminuir ate em março,,eu vou ter que operarr,,,,aguardouma resposta no meu email;;;
gislaine eu fiz a cirurgia foi super tranquila minha cicatriz ficou um pouco grande estou passando uma pomada mas para mim o importante não era a cicatriz e sim a cura e graças a Deus estou curada
OLá!
Me chamo Kelly e tenho 25 anos, acabo de voltar do consultório médico… terei que fazer a tireoidectomia.Faço amanha os exames pré operatórios.
Estou otimista e feliz, já que tenho hipotireoidismo a aproximadamente 5 anos, e já tive várias complicações: edema intenso nas pernas, prolapso mitral no coração e mais recentemente perda da audição (cerca de 30%).
O médico me disse que mesmo após a cirurgia provavelmente eu não recupere a audição, mais tenho muita fé em Deus e sei que pra ele não existe impossivel.
Fiz a cirurgia na última segunda-feira, dia 17/Jan, e estou bem. Toda a tireoide foi extraida, que apresentava carcinoma papilifero de 0,8cm. O que incomoda são as dores que sinto na região da garganta, como se estivesse com a garganta inflamada, provavelmente causadas pelo entubamento.
Estou tomando o hormônio. Não senti formigamento, não precisou de dreno, não afetou a minha voz. Agora aguardo a cicatrização e marcarei a iodoterapia, fase final do tratamento; depois só acompanhamento. Agradeço muito a Deus.
Fiquem tranquilos na hora da cirurgia, e Boa Sorte !
Olá, Elisabete:
Agradeço a sua participação. Espero que esteja se recuperando rapidamente. Não sei se vc chegou a ver os posts 8 a 10 sobre o mesmo assunto. Estes tratam mais especificamente da iodoterapia, somando minhas próprias pesquisas aos comentários de várias pessoas que já passaram por isto. Espero que ajudem. Creio que o bom deste tratamento, apesar de poder ser bastante difícil durante algumas semanas, é que ele é mais curto e menos debilitante que muitos outros, com uma taxa de cura muito alta. Desejando as bençãos e misericórdias de Deus para você.
Abs, Betty
Olá, Kelly:
O tema de tireoidismo é tão abrangente! Quase nem temos tratado de hipo ou hiper-tireoidism nestes posts que tem lidado mais com a cirurgia em si, e com o tratamento pós-cirurgico quando se trata de câncer. Eu não sabia que poderia haver um efeito assim na audição. Oro para que seus médicos, de hoje em diante, possam ser bem sábios, tanto na avaliação quanto no tratamento e acompanhamento. Que você possa ser cercada por pessoas carinhosas, e consiga ser, até, uma bênção em meio a todas estas tribulações.
Abs, Betty
olá Bethy, recentemente passei pela cirurgia de teodectomia total com suspeita de carcinoma papilifero da tireoide dia 04 de Janeiro de 20011, todos os sintomas que você sentiu eu senti ,também no pós- operatório, estou bem já passou e faço tratamento com o remédio de euthyrox, confio no Senhor jesus!
Olá, tenho 28 anos e fiz minha tireoidectomia total no dia 13/01/11, graças ao meu Deus era benigno. Não estava muito preocupada porque duas pessoas da minha família fizeram tb e foi super tranquilo, parece que está na moda…rsrsrs. Não tive muitos sintomas pós-cirurgicos, apenas um pouco de formigamento, mas tomei o cálcio por 1 semana e parei. O desconforto para engolir tb só na 1ª semana, já estou ótima. O médico disse para eu continuar usando o micropore na cicatriz para não escurecer…por qto tempo vcs usaram? estou tomando o Puran T4. Agora que estou saudável já posso pedir meus bebês para o papai do céu…rsrs. É isso aí, as lutas vem apenas para confirmarem que somos vencedores! Muita saúde a todas e não se esqueçam que o Deus dos milagres está pronto para abençoar seus filhos! beijos
oi vou fazer a minha cirurgia dia 03/02/2011 ás 07:00 da manhã estou muito nervoza com tudo isto pois estou com muito medo da cicatriz e como vai ficar a minha voz.
por favor me mande um recado me ajudanto a entender melhor tudo isso.abraços
EU TENHO TIRÓIDE EU , PRETENDO OPERAR MAS TENHO MUITO MEDO
OlÁ, TENHO 39 ANOS E TENHO UM NODULO NA TIROIDE COM 4,5 CM, JÁ CONSULTEI O ESPECIALISTA E VOU TER DE SER OPERADA, ESTOU MUITO ANSIOSA E ASSUSTADA, POIS NUNCA ME SUBMETI A UMA CIRURGIA, NÃO ME AFECTA MUITO A QUESTÃO DA CICATRIZ MAS SIM A QUESTÃO DE PODER HAVER COMPLICAÇÕES APÓS A OPERAÇÃO.
ADOREI LER OS VOSSOS RELATOS.BEIJINHOS E MUITA SORTE PARA TODAS.
Fiz minha cirurgia de retirada da tireoide no dia 11/fev/2011. Já retirei os pontos e estou em casa passando bem. O resultado foi muito bom. Não foi necessário tomar remedio para dor, antiinflamatorio ou antibióticos no pos-operatorio. As paratireoides foram preservadas. Não fiquei rouca e nem senti tremores. A cicatriz ficou ótima (é só continuar a ter cuidado com o sol). O único desconforto foi a garganta que ficou um pouco irritada, o que dificultou um pouco a alimentação nos três primeiros dias. Já comecei a tomar o hormonio.
Também fiquei anciosa e assustada antes mas resolví fazer logo a cirurgia para não prolongar este sentimento que estava me deixando maluca! Eu não pensava em outra coisa. Agora estou feliz. Tenha fé e vai dar tudo certo. Boa sorte!!!
Adorei os depoimentos desse site. e estou aqui para dar o meu. Fiz minha tireoidectomia total no dia 14/02/2011. tenho 25 anos e fiquei muito assutada qdo o medico disse q eu teria q fazer cirurgia. eu tinha dois bocios um em cada lado da tireoide por isso ele tirou toda. mas graças a Deus q o resultado da biopsia deu benigno. estou tomando euthyrox de 50 mas hj fui ao medico tirar o curativo e ele mandou eu aumentar para 75mcg. Quero dizer a todos que nao se assustem com a cirurgia, pois a minha recuperacao foi muito boa. nao fiquei rouca, nem senti muitos simtomas. apenas a gargata e a regiao do pescoço ficam um pouco dolorida. hj faz apenas 9 dias da cirurgia e me sinto muito bem. qto a cicatriz fica soh um riskinho e nao pode levar sol, mas nao se preocupem. Deus é maior e tudo ira dar certo. Me peguei o tempo todo com Deus. agradeço primeiro a Deus e depois ao meu medico que é um exelente cirurgiao. muito competente. E hj estou aki para contar minha historia. Boa sorte a todas! Deus é fiel.
Olá, foi bom este contacto com as pessoas que já passaram pela cirurgia da tiróide. Também a fiz há cerca de 2 anos, era carcinoma papilar, passados seis meses fiz iodo , fiquei dependente do letter e do cálcio para o resto da vida. Não fiquei rouca no pós- operatório, mas agora volvido este tempo todo é que a minha voz se tornou rouca e estou com imensas dificuldades em engolir, fui ao médico antes destes sintomas, fiz exames disse que estava tudo bem, mas como nem sempre temos o acompanhamento necessário assustamo-nos com facilidade.
Agora confesso que me sinto assustada. Sou sózinha, tenho 53 anos e tenho que fazer as ocorrências pelo telefone, a falta de voz fluente preocupa-me.
Gostava que alguém fizesse o favor de dar o seu testemunho no caso de estar a passar pelo mesmo, é que os médicos cansam de nos ouvir e eu já me remeti ao silêncio para não me tornar inconveniente.
Beijinho a todas e as melhoras
Irei fazer a cirurgia de retirada da tireóide amanhã. Tenho um SUPER nódulo de 5 cm. Comecei tendo um hipertireiodismo muito forte, fiz a queima com o iodo radioativo, que fez o nódulo diminuir apenas um milimetro e me tornou hipotireoico. Tive todos os problemas possiveis e espero poder seguir normalmente após esta cirurgia! Só vou poder ver a resposta após meu pós-operatório.
Att,
Olá, Vitor:
Oro para que tudo corra bem na cirurgia, e que você realmente possa se equilibrar com o hormônio substitutivo. Eu mesma me dou muito bem. Aproveite o seu período de descanso para ler, ver e fazer coisas agradáveis, Corremos tanto atrás de coisas grandes, caros e possantes quando, muitas vezes, pode se encontrar sentido, beleza e felicidade em coisas e momentos bem simples, sozinhos ou em conjunto. Se possível, aproveite também para conhecer melhor ao Deus da Bíblia.. Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguem vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, 14.6 Abs, Betty
Olá Betty!!
Fiz minha cirugia 11/02/2011 passei muito bem,só a dias meu cabelo está caindo em pencas,o resultado foi benigno.mais faz uma semana que estou meio extranha é normal queda de cabelo?e esse sintoma extrando,tomo syntroid 100 ml.tomava de 50ml? obrigado se puder me responder.
Olá, Marilia:
Olhe este página no blog do instituto de tireoide e converse com um endocrinologo sobre isto. http://www.indatir.org.br/noticias_veja8.htm
Pode ser que o aumento no hormônio Synthroid já ajude.
Espero que sim. Abs, Betty
Betty!!!
que amor me respondeu obrigado me ajudou muito
beijosss
Marilia
Ola gente!
Operei a tiroide em agosto de 2010 no hospital do Servidor Publico.
Tenho 70 anos e tirei a tiroide toda.Fiquei rouca por mais ou menos 2 meses mas já mrecuperei a voz totalmente.
Acho que estou muito bem só que o meu cabelo esta caindo um pouco
e estou preocupada, pois náo posso ainda ir ao medico porque estou
passando uns meses com meu filho nos
Estados Unidos.
Porem esse é o unico porem da cirurgia.
Boa sorte para quem vai fazer essa cirurgia.
Neide
Fiz cirurgia em setembro de 2010 retirei toda a minha tiróide com 39 nódulos 7 malignos, fiz iodoterapia, e acompanhamento com fonoaterapeuta por 6 meses, pois fiquei com uma corda vocal paralisada, perdendo quase que toda a voz.Hoje já falo normalmente tomo Puran, mas levo minha vida normalmente.Meu cabelo anda caindo mas tomo vitamina para pele e cabelo o que ajuda e resolve o problema.Agente toma um susto qdo se fala em cirurgia em cancer de tiróide, pensa que não vai sobreviver, mas tudo passa .Eu sou um milagre, hoje é assim que me sinto, vencedora!Tenho 47 anos e quero chegar aos 100 com saúde.Bjs não desistam DEUS existe e ele esta ai com você e so chama-lo.
Olá, Vani:
Fico contente que você conseguiu vencer todos estes obstáculos. Obrigada por compartilhar.
Abs, Betty
Dentro de 15 dias farei uma cirugia na tiroide. O médico disse que somente durante a cirurgia terá condição de saber se é maligno. Estou tão assustada. Gostei de ler seu artigo. Vou fazer no AC CAMARGO a cirurgia.
Fiz a minha cirurgia de tireoide no dia 21 de março, retirei apenas um dos lados e o histimo com tumores, e graças a Deus estou me sentindo bem na maior parte do tempo, as vezes sinto apenas um aperto, algumas sensaçoes de dor e inchaço na região superior do corte.
Hoje fui ao medico e ele me disse que esta tudo evoluindo bem, ja me alimento sem muitos traumas e nem precisei por dreno e minha voz segundo todos está quase normal, apenas sinto um pouco de rouquidão quando quero falar mais rápido.
O que posso passar a todos os que estão na minha situação, não se aflijam, pois a cirurgia é um ponto final na perigrinação de exames, médicos e aquela temerosa sensação do pior, que vale a pena ficar livre com a operação.
Quanto a cicatriz é muito cedo para falar ela esta la, e prefiro assumi-la pois de agora em diante ela faz parte da minha história, do meu eu, e não é ela que vai fazer as pessoas gostarem mais ou menos de mim, representa assim como uma tatuagem um momento e uma conquista de saude.
Um abraço a todos, é uma pena que so li agora esses depoimentos. depois da cirurgia e espero ajudar alguém que esteja
Oi gente, falar em cirurgia p/ mim é assustador, nódulos então nem se fala. Mas, fazer o que né?!!! Amanhã farei a cirurgia p/ retirda total da tireoide as 7:30 da manhã, pois tenho 1 nodulo de 5cm e outros dois de 0,5cm devido a tireioidite cronica. Medo, tenho sim de tudo, da cirurgia, da recuperação…Li todos os depoimentos e estou mais tranquila e confio em Deus e em todo as as pessoas q estão rezando por mim. Tenho uma linda menininha de 1 ano que me dá animo p/ passar por esses tipos de dificuldades. Ah, pq do dreno???
A todos que passaram e que vão passar por este proceso:
“Deus é nosso pastor,por isso nada nos faltará”
ola PRI GASPARDI, tudo bem? espero que ao ler esse recado voce ja tenha passado pela cirurgia..eu tb passei pela cirurgia , com o mesmo caso que o seu:tireioidite cronica, graças a DEUS correu tudo bem…é como se nem cirurgia eu tivesse feito..voce vai ver, é muito tranquilo…retirei toda a glandula, mas nao tenha medo, eu tb fiquei assim…e pior tenho fobias a agulha, exame de sangue ,eu quase morro, e vou ter que fazer exame de2 em 2 meses para ver como estao minhas taxas…uma outra graça, foi que a minha biopsia é benigna…dreno? é pra retirar excesso de sangue parado durante a cirurgia, uma limpeza no local. fica com DEUS , mesmo sem conheçe-la estarei torcendo por voce…me conte depois…um super abraço!!!!!!!
ola, vou fazer minha cirurgia daqui um mes, tenho bocio na tireoide e sou cabeleireira, sera q nao poderei mais trabalhar com prods quimicos, como amonia, oxigenada e formol. se alguem souber, por favor me responda. /abracços
Oi Betty encontrei este seu site que me trouxe mt ajuda, através do seu cartão que o seo marido me passou quando pregou em nossa igreja.
Naquela ocasião já tinha feito o ultra-som da tireoide, que constatou 2 nódulos à esquerda, de 1,8 e 1,3 cm cada um. Agora já fiz a punção, peguei o resultado hoje, mas ainda não voltei ao Clinico. O diagnóstico da punção deu “bocio nodular coloide”.
Fiquei preocupada porque no dia em que fui fazer a punção a especialista deixou de faze-la à esquerda, como o ultra-som indicava, e fez à direita, porque nesse dia eu estava com um inchasso no pescoço, dolorido, e com muita dor de garganta. Ao passar o aparelho antes da punção, ela ficou indecisa, achou estranho, e depois fez a punção do lado direito!!!! que ela achou mais necessário, sei lá porque!
O que vc acha? o que é esse “bócio”? é grave? vou voltar ao médico na 5a. feira dia 07.
Obrigada e que Deus a abençoe
Minha filha vai fazer neste mês a retirada total da glândula tireóide.Eu também tenho problemas,já tomei iodo radioativo para o meu hipertiroidismo.Agora virou o contrário,estou com hipo e tomo todos os dias Puran t4. A minha filha está com nódulo grande e o médico aconselhou a retirada total. Estamos ansiosas com a cirurgia e pós operatório…
Tenho muita fé em Deus .
mcristina, que DEUS proteja sua filha…hoje faz exatamente 2 meses que operei a tireoide, a minha tambem foi total a retirada da glandula…confiei muito em DEUS e tudo deu certo…estou aqui em minha casa rezando por ela….boa sorte e fica com DEUS!!!!!!! abraços
Olá!
Eu tenho um nodulo benigno, graças a Deus.. Mas talvez eu tenha que retirar a tireoide..
A minha maior preocupação é com a minha vida depois disso. Minha medica disse que vai ser tudo normal, pois vou repor os hormonios, mas ja ouvi tantos relatos de pessoas que engordaram muito, têm constante cansaço e outros sintomas, que suas vidas não são normais.. é assim mesmo?? vc sentiu alguma mudança?
Além de tudo, como é controle das taxas hormonais? De quanto em quantos meses? Tem que haver mudança nas dosagens e hormonios frequentemente?
Obrigada!
Ola
Minha mãe vai operar a tireoide, e ela fuma gostaria de saber os medicos proibem o cigarro apos a cirurgia.
grata
Claudia
Olá, fiz a cirurgia tireoidectomia total no dia 11/05/2011 – Pois tinha 02 nódulos ( o menor com 1,20 cm era do MAL) . Portanto hoje a 05 dias que estou no pós – Cirúrgico, já estou bem melhor, apenas com a sensação de garganta inflamada/ Não senti dores, porém um incomodo muito grande pois fiquei com um dreno por 03 dias, o que me incomodou muito. Hoje já estou conseguindo me alimentar normalmente. A minha Voz não teve alteração / Sinto de vez enquanto um leve formigamento nos pés, porém o nível de cálcio não caiu muito a ponto de ter que fazer reposição sintética / Estou tomando ((PURAN T4 de 150 mg)) para repor o hormônio da Tiróide.
Daqui uns 2 meses vou ter que fazer IODOTERAPIA, mas enfim estou bem !!!
Q maravilha ter procurado e descoberto esse site, so quem passa pelo problema e q pode tirar suas dúvidas e tranquilizar, farei a cirurgia, estou no processos dos exames pré operatórios, meu nódulo é benigno, porém grande e exige a operação, me tranquilizei com tudo o q li aqui, mais quera saber sobre o peso corporal, com o uso de hormonios sinteticos é comum engordar ou não???ninguém mencionou esse item, q para nós mulheres é uma coisa importante e conheci uma pessoa q disse q depois da cirurgia perdeu o animo para tudo, confere e ou pode ser q a pessoa talvez nunca tenha tido animo na vida, né???Enfim, não é uma coisa do outro mundo, faremos o q tiver de ser feito e vivendo feliz como Deus quer!!Obrigada e aguardo resposta e mais depoimentos maravilhosos e confiantes!!
Olá,
Estou de volta para esclarecer algumas dúvidas de várias pessoas que estão passando pelo mesmo problema que eu, e que muitas infelizmente passarão.
A gente não tem idéia de quantas mulheres estão aflitas, desesperadas com o problema da tireóide. Também tem homens passando por isto, mas é uma minoria.
Antes da cirurgia eu me sentia cansada, desanimada, pernas pesadas, dores na panturrilha, não conseguia subir escadas, dificulddes em caminhar. Mas tenho problema hereditário (varizes), que já operei duas vezes.
Depois da cirurgia da tireóide, estou me sentindo ótima, sem dores. Caminho normalmente, deixei de usar o elevador e subo de escadas até o 10º andar.
Engordei neste processo 4 kg. O médico disse que é normal, e muitos depoimentos aqui confirmam isto.
============
Descoberta: Por conta da queda de cabelo, oleosidade. Passei por muitos anos em Dermatologistas, e nunca pediram ultrassom da tireóide. Tentei então o Instituto do Cabelo, e numa consulta com o Tricologista Luciano Barsanti ele comentou que muitas mulheres chegam no consultória queixando-se de queda de cabelo. E algumas mulheres têm nódulos na tireóide ou até tumores, e não sabem. Para iniciar qualquer tratamento, ele pede vários exames, entre eles o ultrassom da tireróide.
09/Set/2010 ==> Fiz o ultrassom. Dito e feito! Procurei a Endocrinologista Claudia Regina, em Moema, e ela pediu a punção e outros exames, que confirmou o diagnóstico. Fui encaminhada em Dezembro/2010 para o cirurgião Dr José Eduardo Pedroso, no Brooklin.
17/Jan/2011 ==> Cirurgia de tireóide, no Hospital São Luiz-Morumbi. Começou as 08:00 e já estava no quarto as 10:30. Almocei normalmente neste dia e alta no dia seguinte. Foi tudo tranquilo, Graças a Deus.
19/Jan/2011 ==> Comecei a tomar o hormônio
Cicatrização ==> Alguém comentou que usou “Drenison”. Falei com meu médico, que pediu para não usar pois tem corticóide. Indicou para usar Protetor Solar Fator 50. Nem chamo de cicatriz, pois ficou um risquinho imperceptível.
25/Abr/2011 ==> Parei de tomar o hormônio
03/Mai/2011 ==> Comecei a Dieta. Cortou tudo: pães, massas, café, chocolate, refrigerante, uma lista extensa. Substitui o sal pelo SAL NÃO IODADO, vendido na Casa Americana, na Rua Jaguaribe, Santa Cecília. Eles despacham para todo o país. A dieta foi até a alta da Iodoterapia. Nota: perguntei ao médico se posso substituir o sal de cozinha normal de todos por este Sal Não Iodado, para não subir pressão. Ele disse que NÃO, que existe um outro SAL LIGHT, mas devo falar com o Cardiologista.
20/Mai/2011 ==> Fiz a primeira PCI (Pesquisa de Corpo Inteiro) no Laboratório Fleury.
24/Mai/2011 ==> Fiz a Iodoterapia no Hospital Oswaldo Cruz. Para limpar o organismo mais rapidamente, bebi bastante água. Não tive nenhum efeito colateral com este procedimento. Eles falaram que a garganta pode inflamar, e pedem para tomar água com limão para melhorar, ou bala de menta.
25/Mai/2011 ==> A medição da radiação indicou que estava tudo normal, e recebi a alta no almoço. Em casa, tive uma dor no pescoço, parecido com torcicolo. Falei com meu médico e ele disse que é normal. Receitou Cataflam e a dor acabou.
26/Mai/2011 ==> Comecei a tomar o hormônio, novamente
27/Mai/2011 ==> Fiz a segunda PCI (Pesquisa de Corpo Inteiro) no Laboratório Fleury.
Retorno com o cirurgião em 03/Jun/2011, e Endócrino em 18/Jun/2011, para levar os resultados.
Se alguém tiver alguma dúvida, entre em contato.
Abraços a todos, sempre com otimismo e fé em Deus.
Elisabete Pestana Gomes
oi,meu nome é lorena . apos 20 dias de minha cirurgia ja retirado os pontos e o corte sarado sinto como se ainda há secreção dentro escorrendo , se ainda ficou la dentro secreção…. que risco estou correndo???? poderia me levar novamente a cirurgia???? estou muito preocupada!!! aguardo resposta. por favor