Fiz a cirurgia porque estava com bócio na glândula tireóide. Entretanto, olhando para mim, ninguém notava. Isto porque era “mergulhante”—os nódulos estavam crescendo para dentro e não para fora. Na segunda semana pós-cirurgia, entretanto, se você batesse o olho em mim (e soubesse falar “tireoidês”), você diria logo que eu estava com “bócio”. A área da tireóide continuava mais inchada do que nunca. E dolorida quando mexia com a cabeça. Doía quando bebia água e engolia, especialmente de manhã. O desconforto que estava localizado nas costas migrou para a frente, irradiando do local “mexido” para o lado oposto (o esquerdo agora). Era como se estivesse comprimindo músculos ou nervos. Imagino que era por isto que continuava muito rouca também. Afinal, devia estar igualmente “inflada” para dentro, quanto para fora. Apenas nas últimas três noites é que percebi que estava doendo bem menos para me virar de lado, e que estava “achando canto” sem problemas maiores.
Flores recebidas alguns dias depois da cirurgia, com vaso e tudo, encomendadas, através da Internet, de Bangladesh
Mãe, damos graças a Deus que tudo correu bem com a sua cirurgia. O Lucas está ansioso para ver você e todo o resto de sua família brasileira… e nós também. Beijos dos seus filhos e do seu netinho. David, Taara e Lucas
Ontem se completaram quinze dias desde a remoção. A garganta continua inchada e multicolorida (por eu ser muito branca, dá para enxergar quase todas as cores do arco-íris nela), mas a protuberância está menos saliente. Tenho um papo debaixo do queixo que vai um pouco além do normal. Algumas pessoas me falam que minha voz está melhorando, mas ela continua bastante rouca. Mas o que mais me incomoda é que não consigo cantar uma melodia. Nem solfejar. Estas duas aptidões agora viraram a minha medida de recuperação de voz!
Já que planejamos viajar para a América do Norte no dia 24 de junho, marquei logo uma visita à endocrinologista que havia consultado antes, para poder me preparar e prevenir. Entreguei uma carta do cirurgião para ela, e ela me atendeu com muita delicadeza. Ouviu e respondeu às minhas perguntas sem demonstrar pressa nem impaciência. Já que me queixei de ter acordado duas vezes com dormência em ambos os braços, resolveu continuar com o cálcio (Oscal D) duas vezes por dia. Também passou uma pastilha de Fonergin de quatro em quatro horas (enquanto necessário) para ajudar a desinflamar a garganta.
Devo fazer um exame daqui a dez dias para verificar o cálcio iônico, o PTH e o TSH e encaminhar os resultados para ela VIA E-MAIL (idéia dela—para poupar-lhe de ter que fazer um encaixe e, ao mesmo tempo, economizar uma viagem e uma possível longa espera para mim). Ela subiu dez pontos na minha estima só com isso! Finalmente, um(a) doutor(a) que incorporou as vantagens da era da Internet! Agora vamos ver se ela responde rápido… Dependendo dos resultados, ela me chamará de volta ou me orientará sobre procedimentos a seguir durante a minha viagem.
Reiterou que devo evitar sol na área da cirurgia, mas disse que desconhecia o que algumas amigas me falaram—que a luz fluorescente também prejudica o sumiço da cicatriz. Posso falar normalmente, mas não em excesso—tipo palestras—e nem cantar.
Devo comer alimentos com cálcio (especialmente leite e seus derivados) sempre—mas enfatizou que esta é uma prática que todos devem seguir continuamente, e não apenas após uma cirurgia de tireóide.
Perguntei sobre o que acontece se me esquecer de tomar o hormônio da tireóide. Ela falou que é melhor aprender a não esquecer, mas disse que não deve acontecer nada demais num dia só, mas que um período mais longo será rapidamente prejudicial ao meu humor, meu colesterol e a outras funções. Com respeito à dosagem deste, perguntou-me sobre se percebo algum indício de depressão, como estou dormindo, se me sinto descansada ao acordar, como funciona meu intestino. Parecia satisfeita que tudo estava indo bem, dentro da normalidade.
Voltei para casa a pé, com um cachecol me protegendo não apenas do sol, mas do frio (o consultório dela também fica na minha rua—uns 900 metros para baixo). Fiquei contente por poder parar numa ótica para mandar revelar 236 fotos, tiradas desde julho de 2008, que havia finalmente passado do meu computador para um pen drive durante a minha recuperação. Na loja ao lado, comprei chocolates diet para mim e para meus sogros e, depois, aproveitei para pegar os remédios que haviam sido indicados, numa farmácia ao longo do caminho. A minha liberdade (e responsabilidade) está voltando, pouco a pouco. Amanhã já deveria poder dirigir. Mas já que o cirurgião mandou usar bom senso, creio que vou esperar mais um pouquinho, pois ainda sinto dor ao movimentar os braços com força. Mas na segunda-feira, se tudo correr bem, estarei atrás do volante novamente…
Antes de encerrar por agora, vou falar um pouquinho das despesas que tivemos. O nosso convênio da AMIL cobriu o hospital, a cirurgia e todos os médicos. Mas, por precaução, já que tive tromboses antes e uma embolia pulmonar, os doutores acharam por bem requisitar meias de suporte e ligaram uma máquina às minhas pernas que providenciava “compressão pneumática intermitente” (CPI) durante a minha estadia. As meias e as “perneiras” não foram cobertas por meu plano e desembolsamos 485,21 reais por elas, mais 4,77 por “lençol descartável 80x und”. Tenho que me lembrar disto se for internada novamente, porque agora estou com dois pares de perneiras guardados—já que aconteceu a mesma coisa na minha cirurgia anterior.
Entre os remédios receitados, um dos tipos de cálcio (Rocaltrol) foi caro—100 reais por 30 cápsulas (com o desconto pelo cartão da farmácia deu R$ 77,58 e estou terminando o segundo pote). Juntando a isto o antibiótico e os outros remédios e o material para os curativos, mais o estacionamento no hospital e os lanches para meus acompanhantes, devemos ter gasto uns mil reais no total.
Pronto, está terminado meu relato por hoje. Agora vou, alegremente, supervisionar a limpeza e montagem do berço que nossa filha encontrou num brechó perto de onde trabalha. Está muito branco. Vou ter que encontrar uns enfeites e lençóis coloridos para preparar um ambiente alegre para meu netinho. Faltam apenas duas semanas para a chegada dele, o Senhor Deus permitindo.
Abs, Betty
Olá, Fabiana:
Normalmente leva entre dez e quinze dias para voltar ao trabalho. Se a biopsia acusar câncer, ainda virão mais algumas semanas para fazer o teste de PCI e o tratamento (radioterapia). É um período muito curto quando comparado com outros cânceres. Quem vai saber mais acuradamente será seu médico. Abs, Betty
estou muito mal acho que a quantidade de hormônios esta errada meus batimentos estão bem acelerados meu humor nada esta como antes…me ajude.obrigada
Olá, Andrea: Não sei quando você fez a cirurgia. Se foi bem recente, tente ligar para seu médico ou volte para o pronto socorro do hospital onde você se operou. Se não, procure um endocrinologista para avaliar as suas taxas e diagnosticar o problema e o tratamento.
Espero que logo melhore.
Abs, Betty
Ola Betty td bem? sou Dylian Rocha tenho 35 anos, casada mae de duas meninas e sou cantora gospel. Tenho uma voz mediana para o agudo e recentemente fui diagnosticada com 3 nodulos da tireoide, e vou precisar tirar a a tireoide total. Sera que vou perder minha voz? tenho tanto medo que choro ao pensar! cantar é minha vida e meu ganha pao tb! estou nas maos de Deus e creio que ele ira cuidar de mim. E a Sua Voz? como esta? vc ficou rouca? vc canta? mudou alguma coisa no seu timbre vocal? aguardo respostas
um beijao pra vc que Deus te abençoe!!
Olá Betty
Fiquei sabendo há um mês que tenho 4 nódulos na tireóide e qfiz a biópsia, só que a médica pediu pra repetir.
Já de antemão pelos tamanho dos nódulos a médica disse que a cirurgia é recomendável e necessária.
A minha maior angústia é quanto à voz.Você já recuperou toda a sua?
A gente fica muito rouca mesmo?
Obrigada e que Deus nos abençõe
Olá, Maria Rita:
Espero que tudo corra bem com a sua cirurgia. Com relação à voz, a minha demorou vários meses, mas, no fim, ficou boa. Pessoas até da minha juventude tem reconhecido quem sou pelo telefone. Nada mal, né?
Que Deus a abençoe.
Abs, Betty
Olá, Dylian:
Olhando meus e-mails mais antigos, encontrei seu comentário. Minha vida tem estado muito ocupada e nem sempre dou conta de responder a todos os comentários. Você, possivelmente, já fez a cirurgia. Com relação à rouquidão, eu fiquei assim por uns três meses. Mas, depois, aos poucos, tudo voltou ao normal. Espero que você possa continuar cantando como sonha fazer. Abs, Betty
fiz cirugia de tireode tem 35 dias hj mais ainda esta enchado e estou achando que estou toda enxada meu rosto tambem sera que isso e normal?
Olá, Gabriela. Acho que seria bom consultar seu médico – clínico geral ou endocrinologista – para descobrir a causa do continuado inchaço. Creio que já deveria ter normalizado. Abs, Betty
ola amigas , no dia 3 de junho passei pela cirurgia pra retirar 2 nodulos da tyreoide, graças a deus estou muito bem nao sinto absolutamente nada , hoje fas 14 dias ate a cicatriz ja esta sumindo , estou muito feliz
Olá, Maria:
É muito bom ter pessoas que compartilham boas experiências. A maior parte das vezes, nós apenas contamos quando ficamos incomodados ou irados. Que Deus a abençoe!
Abs, Betty
Ola betty, descobri o ca papilifero e vou fazer a cirurgia ja… vou demorar qnto tempo para voltar ao trabalho em média? E a voz fica afetada por qnto tempo?
Betty,
recebi sua resposta e agradeço muito, mas não entendi muito bem, pois vc. disse que se a retirada da tireóide for por causa dos nódulos, não implica em engordar.Mas entendo que a retirada da tireóide é sempre por conta de nódulos…se não fossem os nódulos ninguém a retiraria, não? bjs. e obrigada
Olá, Silvia:
Eu não sou especialista no ramo, apenas uma ex-paciente. Mas sei que hiper e hipotireodismo podem afetar o peso. E sei que um dos tratamentos para hipertireoidismo é a cirurgia. Veja, por exemplo, o link no fim deste comentário. Também existem outros problemas tireoidianos cujo tratamento pode incluir cirurgia parcial ou completa. Eu apenas sei que, normalmente, em casos como o meu, não se espera aumento de peso. Está bem?
Abs, Betty
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipertireoidismo#top4
O tratamento da doença depende da causa e da gravidade dos sintomas. Geralmente, o hipertireoidismo é tratado com um ou mais dos seguintes medicamentos:
Medicamentos antitireoidianos
Iodo radioativo (que destrói a tireoide e interrompe o excesso de produção dos hormônios)
Cirurgia para remover a tireoide.
Gostaria de saber se é normal inchaço na garganta (bolsa) dois dias pós cirurgia. Obrigado!!!
É normal sim, Rosa Maria. Espero que você já começou a melhorar. Se não, consulte se médico. Eu já passou por nove cirurgias. Para mim, o segundo dia sempre é o pior, porque começam a tirar os analgésicos, a gente tem que se mexer, etc.
Que Deus a abençoe. Abs, Betty
oi..já faz quatro anos que fiz minha cirugia da tireoide,e duns tempos para cá venho sofrendo de inchaço no corpo todo muitas dores nas pernas,prisão de ventre,falta de ar e aumento de peso,gostaria de saber algo sobre isso.obrigado…
Olá, Sirlei:
Creio que você deve consultar um clínico geral para ele/ela investigar a causa destes sintomas. Não veja relação com a falta de tireoide, se você estiver tomando o hormonio normalmente, mas é o médico que vai poder prescrever exames para descobrir a causa.
Abs, Betty
Quero saber se esta correndo tudo bem com a recuperacao da tiroide e nao tomo puran se vai demorar muito pra eu tomar uma cervejinha
Acho melhor você falar com seu médico sobre isto, Valdirene. Apenas quem conhece os detalhes do seu caso vai saber as respostas.
Abs, Betty
preciso falar com vç pois fiz uma tieroidectomia total
Fiz cirurgia dia 08 para retirar a tireoide e 03 nódulos, correu tudo bem, já estou tomando hormônios e me sinto muito bem, apenas minha voz continua muito rouca, o mais esta tudo bem…..
Boa noite a todos! A quinze dias atras descobri que estou com dois nódulos na tireóide, e após a biopsia, o resultado foi inconclusivo, porém a descoberto do segundo nódulo foi após esta punção. As características deste segundo nódulo são de ca maligno. Estou indo amanha fazer uma consulta com um especialista de cabeça e pescoço no AC Camargo em SP.
Estou bem tranquilo com relação a retirada total da tiróide, porém a descoberta deste segundo nódulo me causou muita indignação, pois fiz um Ultrasom no Fleury, que não diagnosticou este nódulo. Quinze dias após este US, fui a outro laboratório a pedido do meu endocrinologista, e foi descoberto este outro nódulo de formato disforme e com vascularização interior.
Abri uma ocorrência no Fleury mas até o momento não recebi resposta, o que considero um absurdo, mas o importante e manter a calma nestas horas!
Olá, Kadú:
Interessante! Normalmente a Fleury é um laboratório de referência. Você possivelmente terá que esperar até após a cirurgia para os médicos confirmarem o que realmente está lá. Creio que não é incomum aparecerem mais na cirurgia do que apareceram nos exames. O meu primeiro médico declarou que os meus provavelmente eram malignos e, no fim, não foram. Não reclamei!
Que Deus o ajude a manter sua tranquilidade para passar bem pela cirurgia e tratamento (se for preciso).
Abs, Betty
FIZ A CIRURGIA A UM MÊS CONTINUO ROCA E AS VEZES EU FICO CANSADA ,A VOZ VAI VOLTAR AO NORMAL ?,EU TENHO 58 ANOS .OBRIGADA
Olá, Betty
Poderia me indicar o endocrino e o cirurgião que cuidaram de você?
\muito obrigada.
Olá, Cristiane: Meu cirurgião se chama Vergilius José Furtado de Araujo …. Em São Paulo. Na época, ela trabalhava com Amil, mas parou pouco tempo depois. Não me lembro do nome da endocrinologista. Em maio fará cinco anos que fiz a cirurgia. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
oii quanto tempo o medico da para ficar em ksa…
Hanna, precisei repousar (sem esforços grandes ou carregar coisas pesadas) por uma semana e ficar sem dirigir carro por duas. Mas creio que dependerá do tamanho da cirurgia. Umas poucas vezes, precisam tirar algo ao redor da tireoide e o período da recuperação acaba sendo maior. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Se eu tivesse lido antes sobre a pulsão, não a teria feito. Agora que encontraram células foliculares acho que toda a tireoide está contaminada e os 3 médicos disseram que é caso de cirurgia mesmo. Agora sei que câncer de tireoide é muito lento, raramente perigoso, e que muitas pessoas acabam morrendo após os 80 anos de outras causas, mesmo sem saber que tinham câncer de tireoide a muitos anos. Todo mundo se preocupa com a voz, e os demais efeitos colaterais: Será que vale a pena a remoção sabendo que esta glândula regula tantas coisas em nosso organismo? Você teve problemas com relação a sensação frio/quente? E quanto ao seu poder de concentração? Reflexos, memória? Formigamento e inchaço nas pernas?
Agradeceria um retorno seu. Grata, Silvia
Betty, você já pensou em promover um encontro para conversarmos (trocar experiências e dúvidas)?
Eu também moro no Recife e seria ótimo conversar com pessoas que já passaram e estão passando (o/) por isso.
Abraço.
estou me preparando para fazer a sirugia ja sou gorda e estou com medo de engorda mas
Olá, Renata. Normalmente a gente não engorda como resultado desta cirurgia. Mas quem pode lhe responder melhor sobre isto é o médico que irá lhe operar, e aquele que lhe acompanhará depois. Abs, Betty
Olá, Juliana: Recife é uma bela cidade. Morei lá 12 anos e ainda tem muitos parentes do meu marido naquela cidade e arredores. Entretanto, saímos de lá há 25 anos e agora moramos em São Paulo. Um abraço, Betty
Olá, Silvia. No meu caso meus nódulos estavam começando a me prejudicar, especialmente as cordas vocais. Felizmente, a minha voz voltou ao normal e não tive câncer. Tomo o comprimido do hormonio diariamente e nunca percebi nenhum efeito colateral. Reflexos, memória e poder de concentração absolutamente normais. Vivemos numa era em que existe o milagre de um hormonio artifical ter sido desenvolvido para que milhares e milhares de pessoas consigam viver apesar da perda de uma glândula necessária ao seu bem-estar físico e sobrevivência. Não tenho dados sobre sobrevida quando a pessoa não fizer o tratamento, mas creio que teria que ter grande certeza dela antes de optar pela espera se estivesse com câncer. Ah sim, o formigamento durou apenas poucos dias. Passou com calcio e só precisei de tomar isto por uma semana ou duas. Não estava com câncer. Que Deus a permita sabedoria para tomar a decisão certa. Abs, Betty
Bom dia
Fiz uma cirurgia dia 23.05 de Bocio Mergulhante, super tranquila, não estou rouca e nem com dores …..Acredito que cada organismo tem sua dificuldade de adaptação e eu Graças a Deus estou me sentindo ótima, realizei a cirurgia com cola Dermond, então não é necessário fazer curativo …bjs
Que bom, Fabiana! Vivemos numa época em que os cientistas, ao redor do mundo, estão sempre pesquisando e descobrindo melhores maneiras de nos tratar. É muito bom quando temos acesso a bons hospitais, médicos e técnicas. E quando as nossas próprias condições físicas também cooperam. Tudo isto pela graça de Deus. Vamos trabalhar para que mais e mais pessoas brasileiras tenham acesso a isto, em todas as partes do território, através de governantes e funcionários compassivose honestos. Abs, Betty
Boa tarde fiz minha cirurgia há 11 anos nunca tomei medicaçao será que meus desmaios tem haver com isso?tenho 27 anos
Oi pesoal, estou junto com voces que agora usamos hormopnio para repor a função da tireoide! graças a Deus estou muito bém! o Cirurgião que fez minha cirurgia é muito é muito bom, e esta cuidando de tudo, acho que posso precisar d Fono mas se precisar vou fazer , ´pois quero ter uma voz melhor ainda. fiz cirurgia dia 14 de julho de 2014. ate agora estou muito bem, exeto a voz e o inchaço! mas espero em Deus que tudo ficara ´bém!! bjs. e que Deus abenõe a todos voces!
Iasmine, existem diversos problemas de tireoide que podem ser tratados cirurgicamente. Às vezes, a retirada é total. Outras, ela é parcial. Neste caso a medicação pode não ser necessária. Creio que você deve consultar um clínico geral ou um endocrinologista, apresentando o diagnóstico e laudo desta cirurgia e, também, seu histórico médico, para receber avaliação e orientação sobre a causa dos seus desmaios. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá!
Hj fazem 19 dias q fiz a tireoidectomia. Graças a Deus, estou super bem. Ainda n comecei a tomar hormonio e ainda assim, nada sinto.
O que eu quero compartilhar com todos, é o seguinte:
Nunca percam a fé em Deus.
Não tenham medo ou receio de nada. Esse tipo de cançer, é o menos agressivo de todos, e as chances de cura chegam a marca de 100%.
Cada caso é um caso e uma recuperação, é diferente de outra. Pois nossos organismos são diferentes.
Nunca deixe de perguntar ao medico, toda sua duvida.
A busca por bons profissionais, faz.toda diferença.
Boa sorte e pensamento positivo a todos.
Obrigada, Priscila, pelas suas palavras de encorajamento. Espero que continue recuperando-se bem. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
Olá Betty, tenho 18 anos e descobri que tenho 3 nódulos na garganta. Há cerca de 4 dias atrás tenho cuspido e vomitado muito sangue. As amigdalas ficam roxas e inchadas, me sinto intalada e logo apos algo estranho na garganta como uma vontade de vomitar, e logo em seguida saem bolhas de sangue, as amigdalas desincham e incham denovo como se estivessem com sangue preso. Ainda nao sei ao certo o que tenho, sei que precisarei fazer a cirurgia. Eu canto em eventos gospel e trabalho como atendente em telemaeketing. Tenho esse problema a uns 2 anos. Sera que é cancer e se eu fizer a cirurgia , nao poderei mais cantar ? Estou com medo. Pois Deus me deu esse dom, e a musica faz parte da minha vida. Me ajudem, estou com muito medo mesmo !
Olá, Sarah: Como você está? Já fez a cirurgia? Dois anos é muito tempo para ficar lidando com um problema assim! Tenho estado muito ocupada e, hoje, enquanto acompanho o tratamento da minha sogra num hospital, estou aproveitando para olhar e responder comentários que entraram no meu blog. Percebo a angústia naquilo que escreveu há um mes e espero que você, desde então, já interagiu muito mais com médicos que saberiam lhe responder. A minha experiência é de uma pessoa leiga em assuntos médicos, que passou pela cirurgia há vários anos. Não entendo, no seu caso, a conexão entre amigdalas e tireoide e por que eles não tiram primeiramente as suas amígdalas. Com relação aos seus temores, preocupações sobre o futuro sempre surgem nestes momentos.
A minha experiência tem sido que preciso confiar em Deus – aquele em cujo livro todos os meus dias já foram escritos – mas, que ao mesmo tempo me exorta a servi-lo enquanto que me asseguro do seu amor e presença no meu convívio diário com Ele, aprendendo dos seus ensinamentos na Bíblia e das pessoas e instrumentos de comunicação ao meu redor.
Vejo as múltipas belezas da natureza que revelam sua criatividade, majestade e poder e sei que a mesma pessoa que me deu olhos para ver e voz para cantar, pode usar e abençoar-me com ou sem eles. Espero encontrá-la, um dia, fazendo parte de um grande coral “gospel” no céu, com voz perfeita, bem mais melodiosa do que ela pode ter sido aqui. Vivemos, ainda nesta terra, num contexto eterno. E isto faz toda a diferença. Ainda assim, a minha oração é que você possa ter descoberto já que seus temores foram infundados, que ainda está cantando e que deveria ter feito a cirurgia há tempo. Um grande abraço, Betty
P.S. A referência acima vem do lindo Salmo 139, especialmente versículo 16
FIZ UMA CIRUGIA DE TIREÓDE RECENTE TA FAZENDO POUCO MAIS DE 7 DIAS MAIS GRAÇAS A DEUS FOI BEM TRANQUILO.DIFICIL FOI MESMO A SECREÇÂO E ENGOLIR MAIS FORA ISSO FOI BEM TRANQUILO.GOSTARIA DE SABER SE ESSE CÁLCIO TAMBÉM SERÁ TOMADO POR RESTO DA VIDA BJJOS A TODOS.
Que bom, Eliane, que tudo correu bem! Eu também perguntei isto quando me operei. O cálcio normalmente é por bem pouco tempo – exceto se eles tiveram que tirar as paratireoides – o que é raro. Apenas o hormônio precisará ser tomado diariamente enquanto viver. Podemos dar graças a Deus que ele foi desenvolvido. E que não é muito caro!
Que Deus a abençoe. Betty
Oi Betty, em 2 anos o meu nódulo cresceu 1 ml e é menor que 1cm mas o médico MA Kulcsar falou que tenho que tira-lo mais que na hora verá se tem que remover a tiróide toda. Disse ainda que tem 30% de chances de ele ser maligno. A Minha dúvida é quanto tempo tenho que ficar sem tomar sol uma vez que em Janeiro vou viajar para o sul que tem sol,bj.Obrigada,Pri
Olá, Priscilla – Você terá apenas que proteger a CICATRIZ do sol, para que não fique uma marca feia no seu pescoço. Converse com seu médico sobre isto – pode ser que um protetor solar bem forte e bem aplicado possa ser suficiente, se evitar os horários que já são contra-indicados até para pessoas sem problema algum. Mais um chapéu talvez? Cuidados para andar e sentar de costas para o sol… Ou colocar um xale se não estiver na praia, mas andando vendo os sites turísticos ou aquilo que você planeja ver e fazer. Acho que você poderá ir e desfrutar de muitas coisas, tendo estes cuidados e os que ele/ela indicará. Que Deus permita uma boa cirurgia. E boas férias! Abs, Betty
P.S. Não tem mais sol no norte ou no nordeste do que no sul? Ou vc não mora no Brasil?
Oi Betty, obrigada pela sua resposta é que estou muito nervosa com esta cirurgia. Já me falaram que quase não fica cicatriz porém tenho que ficar um bom tempo sem tomar sol por isto tenho medo de fazer em Janeiro de 2015, mês que o médico me sugeriu a cirurgia. Mas acho que farei após este periodo para não me incomodar com este tipo de problema -não ir a praia com medo de prejudicar a cicatrização.Obrigada,Pri
Boa noite!
Descobri que tenho um nodulo de 3cm e que preciso fazer cirurgia,na punçao ñ diagnosticou se é maligno ou benigno.
Sou vendedora e fico preocupada cm a exposiçao ao sol e cm minha voz!
Tenho duvidas de quantos dias vou ter que ficar de repouso?
Obrigada…