Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)

Quinta-feira, dia 28 de maio. Dia após o Retorno ao Médico

Ontem atravessei a rua e me consultei novamente com o médico que me operou. Coloquei um xale bem bonito (pashmina), presente da minha nora quando nos visitou de Bangladesh, para “enfeitar” meu pescoço. Por sinal, pode-se reconhecer que se está perto de um consultório de um cirurgião de tireóide se perceber um desfile de senhoras com xales, lenços ou echarpes “adornando” (escondendo ou protegendo) esta parte do corpo.

scarf1

Depois da minha consulta, pediram para eu esperar para assinar alguns documentos que ainda estavam sendo providenciados. Enquanto aguardava, várias pessoas entravam e saíam. Observei enquanto uma, bem arrumada, mais ou menos da minha idade, parou diante da recepcionista com uma amiga e disse que precisava dos documentos para o tratamento com iodo. Fiquei pensando se ela acabara de ouvir a notícia de que era câncer ou se já estava em meio ao processo de lidar com o fato. Mas sua voz não era rouca e, da minha perspectiva de lado, seu rosto e gestos pareciam serenos. Assim, a Betty Sherlock deduziu, já que ela usava uma echarpe, que fizera a cirurgia, mas há algum tempo, e que já passara pelo primeiro choque.

Uma moça jovem, de uns 25 anos, de aparência simples, sentou no banco diagonal ao meu e começou a preencher um formulário. Eu conversei um pouco com a secretária e olhava o livro que levara. Entraram duas senhoras, com aparência européia. Uma, com esparadrapo no pescoço, sentou-se ao lado da moça, enquanto a outra falava com a atendente.

De repente, a moça veio para meu lado. Pensei que era para deixar lugar para a companheira da sua vizinha, aumentei o espaço e sorri para ela, pegando no livro novamente. Mas ela tocou no meu braço e sussurrou—a senhora já fez a cirurgia? Quando respondi que sim, perguntou—Como foi? Quando foi? Aí expliquei que fazia uma semana e que havia sido muito bom. Afastei o echarpe, mostrei o local da cirurgia e falei que havia doído muito pouco, que o problema maior era a rouquidão, mas que me asseguraram que isto iria passar. Que o pescoço havia doído, provavelmente da posição da cirurgia, mas que estava melhorando. Era como se alguém tivesse derramado bálsamo na sua alma, de tão aliviado que ficou seu rosto. Antes de podermos falar mais, mandaram-na entrar no consultório.

Quando falei sobre isto para meu marido, ele me lembrou que eu havia feito algo parecido quando fomos juntos para o médico, pedindo detalhes da experiência de uma senhora que lá esperava, com bons resultados. Realmente, faz um bem incrível enfrentar uma batalha, sabendo a natureza e o tamanho das dificuldades que podem nos esperar, mas também ciente de pessoas que já lutaram e venceram. Isto tanto na vida física quanto na vida espiritual. É interessante, como essas vitórias e experiências podem ser passadas de pessoa a pessoa, como uma corrida de revezamento…

As outras duas senhoras, antes de cara fechada, haviam ouvido minhas respostas (já que nem sussurrar eu consigo mais!), e começaram a me fazer perguntas também—se eu havia sentido muito calor, por exemplo. Realmente, não. Mas uma outra, que acabara de sair com seu marido, afirmou que ela tinha sentido também. Comparamos as datas da cirurgia. A da “européia” era mais recente. A da outra tinha sido no mesmo hospital no mesmo dia, algumas horas antes de mim. Disse que estava muito bem. Ambas sentiram dores no pescoço. Aí, uma outra secretária apareceu com os documentos, assinei tudo e me despedi, aproveitando para ir na farmácia ao lado antes de atravessar a rua.

Quando cheguei, minha sogra já estava preocupada. Havia ficado a maior parte do tempo na janela, vigiando para ter certeza que não iria desmaiar na rua. Ainda assim, não percebeu nem quando saí, nem quando vim para o lado de cá. Por um lado, fiquei achando que aquilo era totalmente desnecessário, que ela estava se afligindo à toa. Por outro, tenho que reconhecer que é muito bom ter uma “mãe” querendo meu bem, dia e noite, e zelando por mim….

Daqui a pouco, contarei o que o médico fez e disse. Mas, primeiro, vou terminar o relato dos dias anteriores.

Dor. Quando fiz a cirurgia, parecia óbvio para mim que grande parte do meu sofrimento seria na área da garganta da qual teria sido retirado a tireóide. Mas não foi assim. Não sei se enfiaram um monte de anestésico ali, mas, nos primeiros dias, a garganta quase que não doeu por dentro. Em vez disto, a dor principal se localizava no topo das minhas costas, irradiando da coluna para o ombro, quando engolia e quando mexia a cabeça. A nossa teoria é que forçaram a cabeça para trás ou para o lado para tirar meu queixo da frente do pescoço e assim trabalhar. Criaram uma espécie de torcicolo que ainda não passou por inteiro.

Queimação. Havia também muita queimação no meu peito, especialmente na segunda e terceira noite, quando eu procurava deitar de lado. A princípio, achei que vinha de dentro para fora—por causa do dreno que havia sido inserido e depois “arrancado”—mas quando ia mudando o micropore e colocando pomada antibiótica na ferida (duas vezes por dia, como o médico mandou), comecei a observar que a pele estava ficando mais e mais irritada e que a dor vinha quando ela era repuxada pelo adesivo, em função de um movimento ou peso.

Rouquidão. Eu sabia que poderia ficar rouca por causa da cirurgia, já que o crescimento era “mergulhante” junto às minhas cordas vocais. E realmente fiquei, até hoje. Mas eu não esperava as conseqüências da entubação. Uma semana depois, ainda sobe sangrento pigarro, catarro, escarro… (Você já observou alguma vez que todas estas palavras terminam com o som que se ouve quando tossimos e eliminamos a secreção? Tem momentos em que o português é uma língua tão expressiva, com suas palavras onomatopéicas—ou será que estas não podem ser classificadas assim porque apenas o fim emite o som ao qual me refiro?) De qualquer jeito, a secreção está diminuindo aos poucos e tenho chupado minhas pastilhas fielmente. Mas creio que isto também pode estar prejudicando a minha voz.

Cálcio. Outro efeito colateral que não esperava foi o desequilíbrio na distribuição do cálcio no sangue causado pelo mau funcionamento das glândulas paratireóides.  O formigamento da quarta-feira, que já citei, voltou na quinta à tarde, aumentando à noite, logo quando meu marido teve que viajar para Brasília. Foi quando assisti o filme Nannie McPhee, numa tentativa de tirar o foco daquilo que sentia—já que o médico havia falado que a preocupação pioraria a minha situação. Deus me deu paz e eu, finalmente, consegui dormir. Sem acordar com as temidas cãibras. (Eu não estava sozinha dentro de casa; meus sogros estavam aí e nosso futuro genro também—oferecida por nossa filha já que ele mora bem mais perto do que ela).

Carta para o médico. De manhã, resolvi escrever uma carta para o médico. Meu plano era de pedir o e-mail do consultório, através da secretária. Achei que ela poderia passar-lhe minhas observações e perguntas para ele depois me ligar. Assim não precisaria forçar a minha voz e facilitaria a comunicação. Fiz a carta e telefonei, mas, desta vez, ela entrou no time da secretária que me afastou do outro médico, e disse que ele não tinha tempo para ler e-mails, pois estava em consulta. Que ela poderia anotar meu número e ele ligaria de volta. Tentei, com minha voz de robô sem entonação ou modulação, convencê-la que a comunicação seria melhor se ele lesse a carta, mas não houve jeito. Deixei, então, meu número e ele, educadamente, me telefonou de volta do consultório.  (De fato, ele havia me dado o número do celular dele—eu poderia ter ligado até diretamente, se quisesse—mas odeio incomodar médicos. Tenho amigos médicos e amigas que são esposas de médicos e sei como estas interrupções podem atrapalhar a vida profissional e familiar).

Quando o doutor retornou a ligação, falei apenas das três preocupações principais—o formigamento, a pele irritada e a dor na nuca/costas. Ele aumentou a dose de comprimidos (realmente são cápsulas) para cálcio, de 6 mais 3 para 9 mais 6 (ou 3 mais 2 em cada refeição). Em outras palavras, pulei de 9 para 15 cápsulas por dia, apenas de cálcio. Insistiu para eu não ficar preocupada com isto. E mandou fazer exercícios de relaxamento para o pescoço/nuca. Perguntei se poderia colocar compressa quente ali e ele disse que sim.

Com respeito à pele irritada ao redor do furo (a área do corte estava debaixo de um esparadrapo colocado na cirurgia e não estava irritada), ele sugeriu substituir a gaze e micropore por um band-aid.

No consultório médico, aprendi as seguintes coisas:
A biopsia (anatomo patológico) deu “negativo para malignidade”. Isso corroborou o que o cirurgião já havia previsto mas foi bom ouvir/ver a confirmação. Sou muito grata a Deus!

Não havia pontos para tirar da minha garganta. O doutor simplesmente tirou o curativo, passou algo que ardeu e colocou outro. Devo deixá-lo durante duas semanas ou até cair. Posso tomar banho normalmente, evitando esfregar no local. Depois existe um creme para passar (Drenison) para ajudar a cicatriz a desaparecer. Ele também colocou um pedaço da mesma fita em cima do furo do dreno.

São seis meses sem sol em cima da cicatriz. Três com proteção de pano e três com protetor solar bem forte. Senão ela vai escurecer. Vou obedecer ao doutor.

Perguntei porque a área da cirurgia estava mais inchada agora. Ele disse que é porque ainda existem coágulos de sangue ali que não drenaram e que estão sendo absorvidas pelo corpo. Realmente, está ficando mais e mais amarelada também. Agora que estou sem tomar analgésicos, a dor na garganta é bem maior—ao toque e quando mexo/giro minha cabeça. Se ficar muito grande, poderei tomar um Tylenol/Paracetemol. Por enquanto, estou torcendo para que o processo de absorção termine logo. Mas, enquanto permanecer sem febre, creio que estará tudo dentro do normal.

Redução das medicações. Não preciso mais tomar antibiótico, nem o omeprazol, o tylenol… Devo tomar cálcio por mais uma semana apenas, duas cápsulas (oscal e rocaltrol) duas vezes ao dia. (Perguntei sobre as glândulas paratireóides, responsáveis pelo cálcio do corpo. Ele disse que nunca são retiradas, apenas sofrem por um tempo porque são separadas da tireóide; e não parece duvidar nadinha que funcionarão normalmente de novo).

Synthroid. É o nome do remédio que preciso tomar durante o resto da minha vida. Fui informada que é melhor tomá-lo pelo menos 15 minutos antes do café da manhã. Até agora estava tomando imediatamente antes. Assim, fui à procura de uma caixinha para remédios que havia comprado por centavos num yard sale (venda de quintal) nos Estados Unidos e para o qual nunca havia encontrado uso. Coloquei um comprimido (ainda no invólucro) em cada dia da semana e pus ao lado da cama. Ficará como parte do ritual de me levantar todo dia, juntamente com a colocação das meias de suporte.

pillbox

Minha voz. O doutor crê que ela irá voltar ao normal. Me fez tossir leve e repetidamente para soltar o catarro e demonstrou que a voz melhorava. Isto me faz lembrar de um momento no hospital sobre o qual esqueci-me de falar. Era cedo na primeira manhã quando entrou uma moça de feições orientais bem simpática que disse que era fisioterapeuta e que iria fazer alguns exercícios respiratórios comigo. Assim me fez inspirar e expirar pelo nariz, depois inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Repetidas vezes. A um certo ponto, ela me pediu para colocar a mão no diafragma e empurrar levemente. Me fez inspirar três vezes pelo nariz e depois tossir levemente. Gente, subiu tanta coisa! Sem forçar nada. E sem dor nenhuma. Me senti tão aliviada! Estava com tanto cuidado para não tossir e romper algo indevidamente. Eis uma fisioterapeuta que vale seu peso em ouro—deve ser muito bom ser instrumento desse milagre todo dia naquela ala hospitalar.

Exames para fazer no início de julho: T4 livre, TSH e Cálcio ionizado.

Encaminhamento para a Endocrinologista. O doutor me deu uma carta para a especialista que havia consultado antes de vir até ele. Já marquei a consulta para quarta-feira que vem (03 de junho). Encaixa com o dia em que devo parar de tomar o cálcio.

Dirigir e trabalhar. Tenho que esperar mais uma semana para dirigir. Posso sair e começar a assumir minha vida normal, usando o bom senso. Sem, entretanto, carregar/levantar peso—por pelo menos um mês. Deixe eu ver—a cirurgia foi no dia 19  de maio. Deus permitindo, meu neto chega no dia 17 de junho. Se um mês for de 28 dias, já poderei pegar nele…. ☺

Mais algumas observações.
O lábio já está completamente sarado. Incrível o poder restaurador que Deus instalou em nosso corpo! Ao mesmo tempo em que meu cérebro automaticamente engatilhou certos processos químicos para consertar meu beiço, ele também iniciou outros para cuidar dos ferimentos na garganta e nos órgãos afetadas! Uma rápida olhada neste link sobre cicatrização dá uma idéia da maravilhosa complexidade destes processos que ocorrem em nosso corpo, em menor ou maior grau, diariamente.

Substituição da tireóide por medicação (reposição hormonal). Parece que me adaptei bem a este novo elemento na minha vida.

A voz. Continuo bastante rouca mas sei de pessoas que começaram o processo de recuperação sem voz nenhuma, portanto tenho bastante esperança de poder falar normalmente de novo. Me incomoda não poder transmitir pensamentos de maneira suave através da modulação da minha voz. Ela me parece agressiva e, ao mesmo tempo, se isto for possível,  inexpressiva.

O hospital. Uma moça simpática da SAC do hospital Nove de Julho, com nome de Bruna, ligou para mim para saber se havia ficado satisfeita com os serviços do hospital. Disse-lhe que sim e que havíamos apreciado especialmente o contato com a sala cirúrgica e elogiei outras coisas também. Apenas não me lembrei na hora daquela fisioterapeuta…

Está na hora de parar—se você conseguiu ler até aqui, está de parabéns. Que possa poder colocar as informações no “arquivo morto” dos seus registros mentais por longo tempo ou, melhor ainda, nunca precisar voltar a elas… Mas, se um dia passar por algo parecido, espero que possa estar ciente de que está vivendo na presença do Deus todo-poderoso, por ser filho ou filha dele. Assim, ele estará próximo, dando forças e sentido a cada coisa que acontecer, até o dia do encontro celestial e o início de uma vida eterna onde os echarpes servirão apenas para enfeitar e não para esconder ou proteger.

Abs, Betty

(Continua aqui)

630 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (4)”

  1. Rafaella disse:

    Betty, tem vários dias que estou atras de respostas aqui na net e não consigo achar respostas para as minhas perguntas e venho passando por algumas coisas chatas.. Bom, eu me operei em 18 de outubro e tive que tirar toda a tiroide por estar com suspeita de ca.. mais graças a DEUS deu tudo certo e deu q não era.. mais yenho diabetes a 9 anos e agora depois da cirurgia alme de ter engordado muito, tenho sentido muita moleza, não tem força para nada e se fico muito tempo em pé perco o equilibrio! bom, bejo que nos comentários vcs sempre falam de roquidão, eu só fico rouca qdo altero meu lado de sentimentos de fico alegre perco a voz e se fico nervosa tb.. é engraçado, mais as vezes fico aguniada com isso. fora engordar e a moleza, minha pele sai um cheiro estranho e meus cabelos caem muito.. estou quase sem cabelos e a cada vez que ou eu passo a mao no cabelo, ou penteio, ou lavo a minha mae volta chei de cabelos. to ficando com medo! mais este mes ta marcado p eu voltar na minha endrocnologista e irei repetir meu exame hormonal.. mes passado fui na dra e ela aumentou meu hormonio pq a dose que eu tava tomando nao tava dando certo. agora eu pergunto a vc, porque tudo isso? obrigado Rafaella

  2. Renata disse:

    Prezada Betty,
    Tenho 30 anos e a 1 mês fui diagnosticada oom um nódulo na tireóide de 2,5cm, fiz a pulção, entretanto, a análise nao permitiu um diagnóstico de Benigno ou Maligno, logo, minha endocrino me encaminhou para a cirurgia de retirada total da Tireóide. Tenho fé de que tudo dará certo, apenas me preocupo com os relatos lidos aqui da vida sem tireóide. Como vc está agora? Ainda sente algum dos sintomas que relatou acima?
    Pesquisando muito na net, verifiquei que alguns médicos optam por retirar apenas o lobo da tireóide onde se encontra o nódulo e durante a cirurgia mesmo, realizam a histologia e caso o nódulo seja Benigno, não se retira a tireóide totalmente e o lobo que resta pode continuar o produzir os hormónios necessário. Seu médico alguma vez falou isso com vc, ou alguem aqui do blog sabe me responder?
    Fico muito apreensiva, pois, ainda não tenho filhos, casei recentemente, não sei ao certo quais são as complicaçoes para uma gravidez futura sem a tireóide.
    Quando minha cirurgia estiver marcada eu volto a escrever aqui.
    Um abraço a todas.

  3. Andrea Garcia disse:

    Quero agradecer pelo seu relato, há 5 dias fiz a tireoidectomia total, estou me recuperando e o seu relato têm me ajudado a tirar algumas dúvidas. Que Deus continue te abençoando e guardando e dando tranquilidade àqueles que ainda irão passar por esta estrada.
    Abraços,
    Andrea Garcia

  4. patricia disse:

    Ola, eita povo que gosta de cortar a gargantakkkk. brincadeira pessoal. Fiz tireoidectomia total a 20 dias, a cicatriz ta legal, mas nao consigo deitar com travesseiro baixo nem de lado, e quando vou engolir repucha meu pescoco. sera que e normal

  5. betty disse:

    Ola, Patricia:
    Acho que o que você sente ainda pode passar com o tempo, mas creio que você deve mencionar isso para seu(s) médico(s) e insistir em pesquisar a área se não passar.
    Abs, Betty

  6. Megzinha disse:

    Olá!!

    Fiz também a cirurgia e retiramos a tireóide por completo, e a suspeita foi confirmada… havia mesmo o tal tumor de hurtle…
    Por conta da aderencia uma das paratereóides parece que saiu junto e acabou sendo reimplantada.
    Também senti as contraturas nas costas… e as dores no peito… mas não tive nenhuma alteraçao na voz, graças a Deus e para tristeza de todos kkkkkkkk… (acho que não ficariam muito tristes em ter uns dias de silêncio rsrs).
    Brincadeiras à parte, minhas quedas de calcio não se contentaram com os remédios via oral e passei aproximadamente 10 dias, por algumas horas dentro do pronto socorro para fazer a abençoada reposição… nada agradável por sinal… bom… pelo menos equilibrou antes de terminar os espaços para os furos rsrs

    O comentário da Patrícia acontece comigo ainda hoje, cerca de 17 dias após a cirurgia… sinto bem quando engulo, mas acredito que seja por conta da cicatrização.

    Tive também uma confusão com relação a visão… após a cirurgia a visão embaralhava ao colocar os óculos para perto… e apesar dos médicos dizerem que não tem relação alguma, tenho certeza que enxergava bem antes disso … mas está voltando ao normal Graças a Deus.

    Boa recuperação para vcs e me coloca a disposição para mais tricôs.

    Beijinhos e fiquem com Deus

  7. Danielle disse:

    Olá.

    Também fiz a cirurgia (dia 19/jan/2012) e retirei a tireóide por completo. A suspeita ainda não foi confirmada (a biópsia na hora da cirurgia foi inconclusiva) e o resultado sairá somente no final desta semana. Estou ansiosa.

    Operei no Hospital 09 de Julho, como a Betty, e estou ótima (e olha que só tenho 04 dias da cirurgia). Não tive rouquidão, queda de cálcio etc. Somente tenho um pouco de dor nas costas.
    Fora isso tenho uma dúvida: desde a operação eu estou falando normalmente, mas como falo pelos cotovelos tentei reduzir, pois sinto que fica dolorido quando falo demais.

    Vocês tiveram alguma restrição em falar? isto impacta na recuperação?

    Um grande abraço

    Dani

  8. Sergio disse:

    excelente descrição, mto importante p/ aqueles que vão operar! fiz tireodectomia total quando tinha 20 anos em 2007 e vivo muito bem agora, a unica questão é controlar bem os hormonios T3/T4/TSH pois vira e mexe preciso alterar as doses. abraços sérgio

  9. MIRIAN disse:

    Passei pela cirurgia dia 01.02.2012..foram 6 hrs de cirurgia..uma cirurgia bastante trabalhosa conforme disse meu medico,mas tudo ocorreu bem..graças a Deus!Recebi alta em dois dias,e estou em fase recuperaçao,um pouco chata pois foi um corte bem extenso,e por isso dificil movimentaçao..

  10. betty disse:

    Olá, Mirian. Fico contente que tudo correu bem. Vá com calma por alguns dias, para recuperar-se com mais rapidez e segurança. Abs, Betty

  11. Eula Cristina disse:

    Olá Betty. fiz a cirurgia no dia 3 fev,sex e na terça eu já estava andando por aí. Tenho uma amiga que havia me dito..pelo amor de Deus, não faça essa cirurgia,pois uma amiga ficou muito mal e não se recuperou muito bem. Não dei ouvidos e só confiei em Deus. No mesmo dia da cirurgia,comi um pratão de sopa e fui liberada para ir embora. Sai falando normalmente e na terça,falei com aquela amiga,dizendo que já havia feito a cirurgia e ela não acreditou que eu estava tão bem,pois a amiga dela ainda não se recuperou.
    Faço parte da igreja,falo e também canto,e após apenas 6 dias,pude cantar, e acho que melhor do que antes. Desde o primeiro momento que descobri que tinha o nódulo,imaginei que teria que operar. Sempre fiquei calma e tranquila o tempo todo,pois eu sei que quem operou ,na realidade foi DEUS, O MÉDICO FOI APENAS UM INSTRUMENTO. Por isso não doeu e nem tive efeitos colaterais. JESUS ,O MÉDICO DOS MÉDICOS ESTEVE SEMPRE AO MEU LADO.
    DEUS TE ABENÇOE.

  12. Sônia disse:

    Fiz um exame da tireóide deu 3 nódulos e 1 ciisto tõ apavorada, nunca fiz qualquer tipo de cirúrgia.

  13. Renata disse:

    Olá Betty, acompanho o site pois tem me ajudado bastante.
    Sempre tive hipotireoidismo, tomando Syntroid 75, mas após algum tempo surgiram alguns nódulos e após realização de duas punções com resultados de : Tumor de células foliculares, ou seja, inconclusivo, minha médica sugeriu a cirurgia. No último dia 08/03, fui submetida a Tireoidectomia Total, que segundo o cirurgião, correu muito bem. Tive alta no dia seguinte, estou me alimentando normalmente, porém, tenho tido alguns sintomas, a voz rouca e a tosse com secreção em nada me incomodam, mas no dia 10 a noite, passei muito mal, a sensação foi terrível, caimbras, formigamentos, um desespero, dificuldade em respirar, sensação de peso no local da cirurgia… Fui parar na emergência, meu cálcio estava baixo, fiz a reposição na veia e logo me senti muito melhor, agora estou tomando via oral 2 comprimidos efervecentes de Calcium Sandoz FF 2, mas ainda tenho me sentido um pouco mal, ainda com formigamentos e enfraquecida. O médico já solicitou novo exame para verificação da dosagem de cálcio e com relação a medicação que tomava diariamente, a endocrino me informou que iremos aguardar o resultado da biópsia para que ela indique o medicamento que farei uso. Tb estou ansiosa com o resultado da biópsia, mas confiante em nosso maravilhoso Deus, que através de seu filho, jamais nos desampara.
    Peço que vocês, que tiveram queda de cálcio, me falem mais ou menos em quanto tempo este mal estar passa. O cirurgiao me explicou que na retirada da Tireoide, as Paratireoides sofrem um choque, parando temporariamente de fornecer o calcio tão essencial ao nosso organismo, mas que aos poucos o funcionamento dela volta a acontecer. Mas quanto tempo seria este aos poucos? Por favor, se alguem puder me informar. Um abraço a todos!

  14. betty disse:

    Olá, Renata: Logo que comecei a tomar o cálcio, eu melhorei. Fui orientada a diminuir a quantidade e, depois, até me proibiram de ficar tomando, pois achava que só poderia me fazer bem…
    Que bom que confia em Deus, através do Seu Filho. Assim poderá ter certeza que Ele estará presente e lhe dará forças para ter um bom testemunho em toda situação, em maneiras que talvez não escolheria mas que contribuirão para enaltecer a pessoa dele nas mentes e vidas das pessoas que lhe cercem. Só com esta cartinha, você já honrou o nome dele. Abs, Betty

  15. Alexandre disse:

    Bom dia, estou nesse momento aguardando minha esposa Rosi, realizar a cirurgia de retirada da Tireóide, os nódulos foram encontrados em novembro, a punção deu inconclusiva e a cirurgia foi necessária, minha esposa ficou muito ansiosa e preocupada com tudo isso, com a Graça de Deus e a intercessão de Nossa Senhora, ela vai superar esse problema, a cirurgia será bem suscedida e poderemos retornar a nossa vida e cuidar do nosso príncipe de 7 meses… Nos próximos dias pedirei para ela postar o testemunho nesse site. Bom Dia a todos. Alexandre.

  16. Marina dos Santos A. Silva disse:

    Boa tarde Betty! Novamente aqui estou…Betty tenho hipertireoidismo a mais de 6 anos e estou tomando Tapazol 10 mg (5 comprimidos por dia),fiz a ultra e Graças á DEUS não foi dectado nada,somente que ela estar um pouco grande (diz Drº Gustavo cirurgião de cabeça e pescoço) Nossa,passei por momentos complicados,não saía da emergência com a pressão descontrolada,isso por ter ficado +ou- 2 meses sem ir na endócrina e sem tomar remédio,agora estou me tratando,agora bem certinha com a minha endócrina,minha cardiologista e tbm o psiquiatra que a cardio encaminhou,pois a ansiedade alterava minha pressão e descontrolava tudo em mim,mas agora estou bem assistida,um dia bem e outro…tomando medicações orientadas é claro pelos médicos.
    Betty a minha endócrina pediu que eu aguardasse este mês de Abril para que ela (glândula) diminua e esteja controlada para a cirurgia e a cardio controlar minha pressão,porque tenho 37 anos e penso em ter mais 1 filho e os médicos relatam que com hipor tudo é mais fácil,a minha preocupação era o pós-cirúrgico em relação as glândulas paratireoides que no caso não podem ser retiradas?
    É isso mesmo que entendi aqui no seu blog? Porque a minha cirurgia é a retirada total da tireoide,vai ser no Pan americano na tijuca com o DRº Gustavo.Betty é verdade que ao tirar a glândula a pessoa que tem hiper,passa a fazer hipor? Com a Graça de DEUS e de Nossa Senhora e o amor da minha familia ,tudo vai dar certo em nome de JESUS! Boa tarde á todos! Marina

  17. betty disse:

    Olá, Marina:
    O meu blog simplesmente relatou a minha experiência há dois anos. Tive nódulos grandes. Tiraram a minha tireoide e não precisaram fazer mais nada porque não eram cancerosos. Apenas tomo o comprimido diariamente para repor o hormônio. O blog que era apenas um compartilhar com parentes e amigos virou um lugar para pessoas na mesma situação tentar se informar e desabafar. E isto pode ser bom para elas.

    Hiper e hipotireoidismo são problemas bem diferentes e eu realmente não sei nada sobre eles. Creio que deverão existir outros sites que sirvam para informá-la melhor. Também sugiro que escreva todas as suas perguntas antes de ir para os médicos e, se der, anote as respostas bem resumidamente. Também ajuda levar alguem consigo que saber prestar bem atenção para lhe ajudar a gravar e entender.

    Que Deus a abençoe, Betty

  18. betty disse:

    Olá, Alexandre:
    Acho bonito quando um marido passa tempo pesquisando sobre a saúde e tratamento da sua esposa. Isto me faz sentir que ela será bem cuidada durante e depois do procedimento. O que é bem especial…

    Rogo a Deus, através do seu filho Jesus (sobre quem Paulo afirma na sua carta a Timóteo ser o único mediador entre o único Deus e os homens (1 Timóteo 2.5), que vocês possam superar o problema juntos, crescendo no companheirismo e na capacidade de perceber bênçãos, e oportunidades para abençoar, através destas experiências.
    Um grande abraço, Betty

  19. juliana alves disse:

    Foi o Senhor Deus que me enviou seu blog pois irei me cirurgiar amanhã , e estava apreensiva. o médico ainda não sabe se irá tirar toda a tireóide ou se irá tirar o nódulo que apareceu como suspeito. Espero que meus cabelos parem de cair após a cirurgia e que dê tudo certo. Um beijo. e Deus continue a te abençoar.

  20. betty disse:

    Olá, Juliana:
    Peço a Deus que tudo possa correr bem na sua cirurgia. Um grande abraço, Betty

  21. Ivone Machado disse:

    Boa tarde Betty. Vou fazer a cirurgia dia 26 (próxima 2ª feira). Estou nervosa, sim. No entanto procurando informação para saber como será o pós-operatório e encontrei sua descrição a respeito que ajudou muito. Agora estou mais tranquila. Muito obrigada por partilhar conosco o que você passou e nos deixar mais corajosas. Darei notícias assim que puder. Grande abraço. Ivone

  22. betty disse:

    Olá, Ivone. Hj já respondi duas cartinhas sobre a cirurgia que também podem servir para você. Peço para você olhar no post número três, neste link nos últimos comentários. http://www.cronicasdocotidiano.com/wp-admin/edit-comments.php?p=981 Fico contente que você ficou mais tranquila. Desejo que Deus possa estar muito presente na sua vida. Um grande abs, Betty

  23. Andréa Paula disse:

    Também fiz a cirurgia da da tireóide, retirou 2 nódulos bem grandes, fazem quase 2 meses e estou me recuperando bem, graças a Jesus não fiquei sem voz ou com rouquidão. Não precisei tomar iodo, o que não consigo é deitar com travesseiro baixo. procuro não pegar muito peso , e sempre proteger a cicatriz do sol.

  24. Renata disse:

    Oi Betty! Ontem exatamente 15 dias após a realização da minha tireoidectomia total, estive no consultório do cirurgião e o resultado da minha análise anatomopatológica foi BENIGNO!!!! Por isso eu louvo, agraço e dou graças a este nosso maravilhoso Deus!
    Estou feliz demais! Minha cicatriz está fininha, quase nem aparece, estou me sentindo ótima e a única coisa que ainda me faz lembrar a cirurgia, é a voz que ainda está bastante rouca, mas disso o tempo cuidará. Agora é só retornar à endocrino para o devido acompanhamento.
    Etapa vencida. Muito obrigada meu senhor!
    Este blog também me ajudou muito e gostaria de deixar aqui a minha dica para todas que passarão por esta cirurgia, tenham fé e coragem, a cirurgia é rápida e o pós operatório tranquilo. No meu caso, não fosse a queda do cálcio, não teria sentido nada, então meu conselho para quem passará por isto é: Conversem antes com o médico a respeito da reposição do cálcio.
    Um grande abraço!

  25. betty disse:

    Oi, Renata:
    Louvamos a Deus com você! Concordo que esta é uma área em que os médicos poderiam nos preparar melhor. Meu médico foi muito bom, mas também não falou nada sobre o cálcio antes. Depois, mencionou o possível problema rapidinho, sem explicar a causa (o mexer com as paratireoides), dizendo para falar p’ra enfermagem e para não me assustar, porque poderia piorar! Entrei na cirurgia sem me preocupar com a voz e nem com o cálcio e senti, depois, que, para mim, teria sido melhor estar preparada. Quando eu sei que algo é “normal”, e que está na lista de possíveis efeitos colaterais, então não me assusto tanto. Mas pode ser que outras pessoas não funcionam como eu. E pode ser que os médicos tem dificuldade em imaginar que alguém tão instruído como eu pode ser tão “analfabeta” com respeito ao funcionamento dos órgãos do corpo…
    Que Deus continue lhe abençoando! Abs, Betty

  26. Anete disse:

    Fiz a cirurgia de retirada da tireóide há 10 meses, exatamente no dia 26 de maio de 2011.
    Ao contrário de outros depoimentos, não senti dor nenhuma em nenhum momento, sofri sim muita aflição quando acordei na mesa de cirurgia e percebí que a cirurgia não havia terminado. Fiquei em pánico, quis respirar e não conseguia, até que sem saber se podia ou não (pois minha garganta acabara de ser operada) consegui gritar que estava sufocando, e pedia socorro.
    Conseguiram me acalmar, percebi quando retiraram o tubo e terminados os procedimentos me encaminharam para UTI onde talvez por causa de minha aflição, minha pressão subiu muito, justo eu que tenho a pressão lá em baixo.
    A recuperação foi ótima, a cicatriz desde o início quase não se percebe só que; fiquei com a voz prejudica.
    Pela manhã tudo bem, minha voz está quase igual ao que era mas, com o decorrer do dia ela vai ficando rouca, até que fica horrível, tenho vergonha de conversar com pessoas que não me conhecem porque está muito feia.
    Fiz Fono por 4 meses mas como não ví resultado nenhum desisti. Dizem que volta a voz, não acho que volta, mas contínuo me esforçando, fazendo tudo que me indicam para resolver o problema.

  27. betty disse:

    Olá, Anete: Não desista! Fique pesquisando. Veja seus hábitos e alimentos; consulte outros médicos; se, nas suas conversas, souber de alguém que melhorou, vá atrás de saber como…
    Fui pesquisar na Internet e encontrei este site. Tem algumas dicas estranhas, mas quem sabe… http://www.lifestyles.com.br/index.htm/2010/01/voz-rouca/. Pode ser existam mais. É apenas jogar algumas combinações diferentes dos termos importantes no google e ver o que aparece…
    Se melhorar, compartilhe o que descobriu, está bem?
    Abs, Betty

  28. Mirna disse:

    OI Betty,
    Estou com um encaminhamento para um cirurgião de cabeça e pescoço pois atravez de uma punção existe uma suspeita de nódulo com malignidade..faço acompanhamento desde 2007 e nada tinha apresentado até o momento, mas infelismente agora aconteceu. Marquei várais consultas para ouvir opiniões dos especialistas. Confesso que quando abri o resultado da biopsia chorei,fiquei triste anciosa…mas no mesmo instante entreguei nas mão de Deus pedi que Nossa Senhora intercedesse por mim… Trnho uma familia abençoada por Deus e tods ja estão em campanha a meu favor..confesso que hoje estou mais traquila pois sei que Deus ja está fazendo a obra…Quero te agradecer por este blog, foi Deus que te colcou no meu caminho li os depoimentos e estou super CONFIANTE…sei que tudo vai dar certo ..Quando marcar a cirurgia volto a escrever…Boa recuperação a Todos…Fiquem com Deus e não nos desanimemos nunca….

  29. Juliana Alves disse:

    Querida Mirna, fiz a minha cirurgia agora dia 20 de março , e como você tinha um nódulo suspeito e estava fazendo acompanhamento anterior também.Apesar de eu estar apreensiva, pois ainda não recebi a biópsia (somente recebo sexta q vem)
    Não se preocupe…Vai dar tudo certo… Olha, se acaso uma pessoa vier a ter câncer, é praticamente erradicado, a cura é quase 90 porcento certa com a retirada ,e se não for, mais 90 porcento com a terapia do iodo…
    E eu ainda sou alergica à iodo…:( Mas vamos orar em nosso favor e de nossas colegas para que Deus tenha misericórdia … Deus proverá querida beijos

  30. carla emanuelly disse:

    ola. estou com a criurgia de tieoide marcada e estou preocupada com a recupeaçao. e os hormonios como fic DEPIS de tudo?

  31. Viviane disse:

    Olá,Sou Enfermeira Pleno e tive que realizar a cirurgia de tireoidectomia total no AC CAmargo dia 26/03,estou muito bem,preocupada somente se eu estou falando demais,pois nem parece que fiz a cirurgia,o inchaço no local ainda insiste,pois como não é usado dreno,fica acumulo de coagulos de sangue que o organismo tem que absorver,estou com curativo oclusivo com micropore(treliça)que eu mesma estou trocando e tomando antibiotico,e o resultado graças a Deus BENIGNO!
    Infelizmente devido esta doença perdi meu bebê com 5 meses de gestação,agora irei me cuidar e tentar novamente.Abç

  32. betty disse:

    Cara Viviane:
    Que bom que você está experimentando vitórias, ao lado das tristezas. Espero que tudo possa correr conforme o sonhado na próxima tentativa. Estou, no momento, esperando o nascimento de três netinhos. E já acompanhei a chegada de três! Portanto sei de perto das lutas para criar situações saudáveis para o desenvolvimento e nascimento de uma criancinha. Enquanto espera, trabalhe bem o seu relacionamento com seu marido para que possam apresentar um lar alegre e tranquilo para seu(s) futuro(s) herdeiro(s).
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  33. Carlitos disse:

    Olá Betty

    Espero que ja estejas bem melhor. Estou a escrever de Portugal. Fui operado à tiroide no dia 26 de Maio, remoção total, no Hospital da Luz (privado) por uma equipa extraordinária chefia pela Drª Olimpia Cid (uma das melhores na Europa). Com excepção do dreno dois buraquinhos que mal se vêm, não tive dores no pós-operatório, estive uma hora no recobro, e depois subi para o quarto, comendo de tudo. O meu tiroide era enorme e não tinha nódulos apenas crescia e fazia pressão na traqueia e nas cordas vocais, fiquei dois dias no hospital, hoje tou em casa, bem. Tomo Calcio 3 vezes ao dia, Rocaltrol 0,25 e Thyrax 001, mg, 2 em jejum, meia-hora antes do café da manhã. As tirinhas que tapam o corte, tiro na consulta do dia 9 de Maio, porque 6.ª feira é feriado (sexta-feira Santa, antes da da Páscoa). Tenho uma ligeira inflamação no pescoço e por baixo do queixo que está diminuindo dias após dia. Um pouco de rouqidão mas vou melhorando ao longo do dia, conselho da médica é falar e falar sempre. Ao engolir ao 3.º dia já não sentia dores. As tuas melhoras do fundo do coração o resto Deus faz.
    Um grande abraço daqui de Portugal
    Carlos Évora

  34. betty disse:

    Olá, Carlos. Que bom que tudo está indo bem com você. Será que as suas datas não estão um pouco fora e que o primeiro maio deve ser substituido por março e o segundo por abril?
    Eu já estou completamente sarada, pois faz três anos que fiz a cirurgia. Naquela época, escrevia regularmente no meu blog, que era lido por minha família e amigos. E compartilhei a minha experiência em meio a outras informações sobre a minha vida. Por alguma razão, outras pessoas (do mundo inteiro) começaram a encontrar meus posts sobre a tireoide no blog no google e, assim, continuei escrevendo mais alguns posts, especialmente para aqueles que tinham que enfrentar o câncer (o que não foi o meu caso).
    Os comentários continuam vindo, dois ou três por dia, e continuo respondendo quando posso pois sinto que muitos apenas precisam de um ombro para chorar ou para se animar.
    Obrigada por sua contribuição que servirá para animar futuros leitores.
    Espero que sua vida logo possa normalizar por inteiro. Que Deus o abençoe.
    Abs, Betty

  35. Rosangela disse:

    Olá Betty!!
    No dia 23/03 fiz a cirurgia de treoidectomia parcial, foi diagnosticado um nodulo do lado esquerdo que por sinal já estava enorme. Foi retirado o lado esquerdo e o meio da minha tireoide, o medico me disse que o pedaço que ficou pode trabalhar 100% estou rezando pra que isso aconteça. Quanto ao corte ele é bastante grande porém é bem diferente dos depoimentos citados, não tenho pontos e nem curativos, foi usado uma cola “DERMABOND” isso mesmo como se fosse um SUPER BOND, meu pescoço ainda está bastante inchado acredito que seja pelo fator de não ter usado dreno ainda tenha bastante coagulos.
    Boa recuperação á todos

    Abç

    Rosangela

  36. betty disse:

    Olá, Rosangela. Dependendo de onde moramos, os médicos se juntam, ou estudam fora, e aprendem ou desenvolvem técnicas diferentes. Dependendo dos resultados, outros especialistas ou instituições as adotam. E isto é bom. Nem sempre o diferente é pior. Pode até ser melhor… Portanto, se quiser, nos conte depois sobre os resultados. Que Deus a abençoe, Betty

  37. Ionara disse:

    Olá,

    Realmente, a internet é uma mão na roda.Como é bom poder esclarecer dúvidas a respeito dessa cirurgia e através do relato de pessoas que enfrentaram a mesma situação sentir conforto e segurança.
    Fui pega de surpresa e confesso ter ficado desesperada, mas lendo o depoimento de vocês estou mais tranquila.É ter fé em Deus e acreditar que tudo vai dar certo.
    Ainda estou aguardando a consulta com o cirurgião com a pulsão já em mãos, ultrasson entre outros exames.

    Forte abraço, Ionara.

  38. Ionara disse:

    Olá,

    Realmente, esse blog pode me ajudar a esclarecer dúvidas e sentir segurança pois estava apavorada.Tenho 30 anos e ao fazer exames de rotina foi constatado um nódulo na tireóide.Como algumas de vocês terei que fazer a cirurgia e tirar 100% da tireóide fiquei com medo das sequelas, mas Deus está ao meu lado e tudo vai dar certo.

    Forte abraço, Ionara.

  39. Oi betty fiz a cirurgia dia 15 de março 2012 estou tomando puran 50, o medico disse que é pro meu organismo acostumar, depois pra passar pro de 100mg, só que era pra mim menstruar dia 26 e não menstruei ate hoje nada, fiquei triste lie todos os depoimentos mais não vi nenhum parecido com o meu me ajude, o medico disse pra retorna só quando terminasse a caixa de 100 e agora?

  40. betty disse:

    Raimunda, acho que é muito cedo para avaliar as consequencias permanentes da cirurgia. Leva algum tempo para nosso corpo se adaptar. Dê mais um tempo. Se continuar irregular, consulte um ginecologista, está bem? Abs, Betty

  41. Margarete disse:

    Ola, fiz minha cirurgia de treoide ontem, 12/04.2012 hj já estou em casa e me sentindo otima. Nao estou rouca, apenas com um pouco de tosse e secreção. O laudo da minha punção tinha dado sugestivo de Cancinoma papilefero, o qual nao acusou no ato da cirurgia pelo metodo de congelação, mas temos que esperar pela confirmação da biopsia o que creio em Deus sera negativo também. Seu blog foi muito esclarecedor e incentivador a termos fé em Deus que é Fiel e não falha nunca.

    margarete

  42. betty disse:

    Olá, Margarete: Fico contente que a primeira etapa saiu tão bem. É muito bom e necessário agradecer a Deus pelas bênçãos e privilégios que Ele nos concede. Mas lembre-se de que Deus é fiel, ainda quando os resultados nos entristecem ou assustam. Se formos filhos dele, salvos da morte eterna pelo sangue do seu filho Jesus, estamos a caminho de um destino ainda melhor. Podemos confiar na sabedoria e propósitos dele e caminhar de acordo, confiantemente. Que Ele lhe permita muitos anos de servi-lo em todos os momentos, de muitas maneiras, tendo alegria e sendo benção para muitos. Abs, Betty

  43. Samantha disse:

    Ola, tenho 24 anos e vou fazer uma cirurgia para retirar toda a tireoide e alguns nodulos que foram encontrados. Meu caso não é tão simples, pois a biopsia não foram boas noticias. Confesso que estava apavorada com tudo isso, com os comentarios do medico, com os resultados dos exames e coisas que a gente ouve falar, mas lendo as experiencias de todas, percebi que não é coisa de outro mundo.
    Ainda tenho duvidas de como sera a cirurgia, a pós-operação, a recuperação. O que posso ou não fazer, se poderei comer, andar, falar?
    Se puderem me dar algumas dicas, agradeço mto.
    Obrigada pela ajuda…Me sinto mto melhor e espero que acabe tudo isso logo… Bjos

  44. betty disse:

    Olá, Samantha:
    A maioria das pessoas que leram e comentaram estes posts, e que poderiam compartilhar mais da sua experiência, não voltam ao blog quando terminam os tratamentos. Portanto, não sei se aparecerão muitas dicas. Mas, se você ler mais adiante, nos posts subsequentes, e nos comentários, especialmente no número sete ( http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1090 ), poderá obter mais informações.

    Quando escrevi os posts, há três anos, estava compartilhando com as pessoas que me conheciam e uns poucos leitores do blog que havia acumulado. Assim sendo, eles não lidam apenas com a doença, mas com o meu dia-a-dia também, viagens, casamentos, nascimentos… Entretanto, se você for “garimpando”, poderá, talvez, encontrar algumas coisas que poderão ser relevantes.

    E, se quiser, poderá continuar compartilhando as suas experiências e descobertas para, talvez, ajudar e encorajar futuros pacientes.

    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  45. Oi betty lembra de mim e do meu caso sou a Raimunda, estou escrevendo pra contar as novas noticia, a minha menstruação veio no dia que completei 1mês de operada, estava com dois dias que tinha começado a tomar o puran de 100, já tinha feito ate teste de gravidez achando que estava gravida, mais agora estou sentindo muito calafrios e quando passa meu corpo começa a esquentar muito como se estivesse com febre principalmente as mãos. Sera que todas as vezes que menstruar vai acontecer isso?

  46. nayara disse:

    Ola pessoal Me chamo Nayara tenho 19 anos e estou a passar pelo mesmo que vcs descobrir que tinha um nódulo na tireodi meus hormônios eram normais ai fiquei fazendo só acompanhamento para ver se o nódulo iria crescer nunca precisei de tomar remédio comecei a fazer o acompanhamento a punção isso em no final de 2010 no final de 2011 fiz de novamente e ouve uma grane alteração havia crescido e estava aparecendo esteticamente o meu medico optou pela cirurgia nossa ali meu mundo desabou o medo da cicatriz das complicações do pré-operatório e principalmente do resultado final da biópisia Fiz a cirurgia dia 21 agora faz 1 més e fiquei 15 dias afastada hj já trabalho normal minha recuperação foi ótima minha cicatriz e no Maximo de 4 cm nem aparece tenho que usar fita por 4 meses meu medido o Dr.Lysio França Filho da cidade de BELO HORIZONTE e um excelente profissional agradeço a deus todos os dias pela minha vida e que deus continua abençoando a vida dele para que a cada dia ele se torna mais capacitado por que ele tem a mão de anjo graças a deus e a minha família e o meu medico e toda equipe do hospital Felício rocho fiquei mais segura hj estou ótima minha biópisia deu tudo normal graças a deus tomo puran t4 100 mg e vivo normalmente.
    Um grande abraço a todos…

  47. betty disse:

    Olá, Raimunda: Como vê, as coisas estão normalizando aos poucos. Preste atenção nas próximas vezes e se continuar como estes sintomas, vá p’ro ginecologista ou endocrinologista. Pode ser, também, que você pegou uma virose e que não tem nada a ver com a cirurgia… Abs, Betty

  48. betty disse:

    Que bom, Nayara. Que bom que tudo parece resolvido agora. Lembre-se sempre de tomar o remédio ao acordar. Não é o fim do mundo se se esquecer uma vez, mas a reposição regular é melhor para você.
    Um grande abraco, Betty

  49. helen disse:

    Olá, meu nome é Helen, tenho 28 anos e também passei pela cirugia de retirada da tireóide. Descobri o nódulo em um exame da coluna cervical, nem imaginava que tinha nada na tireoide. o nódulo já estava com 3 cm, foi um grande susto, não sentia nada. Logo que descobri já começei a procurar os médicos competente à esta área, me consultei com um endocrino e um cirurgião cabeça e pescoço que já solicitaram a punção aspirative e ultrasonografia. Foi tudo muito rápido, logo depois do resultado da punção que foi uma sugestão de malignidade agendei a cirurgia que foi Realizada dia 10 de Abril de 2012 no hospital A.C. CAMARGO (HOSPITAL MARAVILHOSO). Minha recuperação foi boa à partir do sexto dia, porque na primeira semana tive muita dor de cabeça, tanta que tive que voltar ao hospital e passar uma noite toda lá recebendo medicamento para que passasse minha dor. Além da dor de cabeça tive muito formigamento nas mãos, pernas e face, meu Cálcio ficou muito baixo e estou fazendo a reposição até hoje para regular. Mas graças a Deus, esses sintomas acabaram. hoje é dia 25 de Abril e recebi a melhor notícia que poderia receber, minha biópsia deu negativa para malignidade, isso tirou um peso de mim, não vou nem precisar fazer a iodoterapia. À partir de amanhã começo a tomar o puran t4 e na próxima semana já estou liberada para trabalhar. Só tenho a agradcer a Deus, e à minha família, eles foram maravilhosos!!! Espero que todas as pessoas que tenham que passar pela cirurgia e tratamentos fiquem em paz e acreditem em Deus, porque ele é MARAVILHOSO! Grande Abraço…..

  50. betty disse:

    Olá, Helen: Agradeço a contribuição do seu relato. Que bom que sua biopsia deu negativa para malignidade. Foi a mesma coisa comigo! Que Deus a abençoe. Abs, Betty

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (4)